geogabriel.webnode.com · web viewi - uma característica protecionista é a garantia de preços...

70
COMÉRCIO INTERNACIONAL, BLOCOS ECONÔMICOS E O BRASIL VESTIBULAR 2011 (UNEAL) Observe o mapa. A partir das informações contidas no mapa e de conhecimentos sobre o mundo dos anos 90 e início do século XXI, podese afirmar que o mapa trata, fundamentalmente, a) do conflito entre os países ricos e pobres. b) do estabelecimento de uma nova ordem mundial bipolar. c) dos principais blocos geopolíticos do hemisfério norte. d) da organização mundial ditada pelos blocos políticos e econômicos. e) da ordem mundial, estabelecida pelos países capitalistas e socialistas.

Upload: others

Post on 01-Nov-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

COMÉRCIO INTERNACIONAL, BLOCOS ECONÔMICOS E O BRASIL

 VESTIBULAR 2011

 

(UNEAL) Observe o mapa.

 

 

A partir das informações contidas no mapa e de conhecimentos sobre o mundo dos anos 90 e início do século XXI, podese afirmar que o mapa trata, fundamentalmente,

 

a) do conflito entre os países ricos e pobres.

b) do estabelecimento de uma nova ordem mundial bipolar.

c) dos principais blocos geopolíticos do hemisfério norte.

d) da organização mundial ditada pelos blocos políticos e econômicos.

e) da ordem mundial, estabelecida pelos países capitalistas e socialistas.

 

(UEPI) O MERCOSUL, bloco econômico regional formado por países da América do Sul, atualmente, se encontra na fase de Mercado Comum. Nesta fase, o Bloco apresenta as seguintes características:

Page 2: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

 

a) Diminuição ou eliminação das tarifas alfandegárias entre os membros do grupo; livre circulação de mercadorias, pessoas e serviços no interior do Bloco.

b) Abertura interna dos mercados e criação da TEC para regulamentação do comércio dos países do

Bloco com as nações de fora.

c) Diminuição ou eliminação das tarifas alfandegárias entre os países do Bloco; regulamentação do seu comércio com os países de fora, livre circulação de capitais, serviços e pessoas no interior do Bloco.

d) Circulação livre de bens, serviços e pessoas no interior do Bloco; existência de uma Constituição.

e) A prática de uma mesma política

 

(UFGD) Leia o texto a seguir.

 

OCDE: EMERGENTES TERÃO 60% DO PIB MUNDIAL ATÉ 2030

 

            Relatório da organização mostra uma transformação da riqueza global que vem acontecendo nos últimos 20 anos.

 

            Paris - Em 2030, quase 60% do Produto Interno Bruto (PIB) do mundo estará concentrado nos países em desenvolvimento, como resultado de uma "transformação estrutural de importância histórica" na economia mundial, afirmou a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) em um relatório divulgado nesta quarta-feira.

            Em 2000, os países que não integram a OCDE (atualmente formada por 34 países) representavam 40% da produção mundial, mas em 2030 concentrarão 57%, segundo o estudo, intitulado "Perspectivas sobre o desenvolvimento mundial 2010: riqueza em transformação".

            O informe assinala que "o rápido crescimento das economias emergentes levou a uma reacomodação do poder econômico" e deu lugar a uma "nova geografia do crescimento mundial" e indica que "a crise financeira e econômica acelerou esta transformação estrutura da economia".

Page 3: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

"As previsões sugerem que os países em desenvolvimento e os emergentes representarão quase 60% do PIB mundial em 2030", afirma a primeira edição deste informe anual.

            Exemplo dessa "transformação estrutural" que foi acontecendo nos últimos 20 anos é o caso da China, enfatiza a OCDE, país que, em 2009, se converteu no principal sócio comercial do Brasil, Índia e África do Sul.

            "O centro de gravidade econômico do planeta se deslocou para o Oriente e o Sul; de membros da OCDE a economias emergentes", afirma o documento, que classifica o fenômeno de "riqueza em transformação".

Disponível em <http://portalexame.abril.com.br/economia>. Acesso em 16 Nov. 2010 [Texto adaptado]

 

Considerando as informações trazidas pelo texto e as transformações ocorridas nos últimos anos no quadro da economia mundial, assinale a alternativa correta.

 

a) Os dados dos últimos 20 anos mostram que há uma tendência à manutenção da hegemonia do poder econômico nos países centrais que comandam a OCDE.

b) A economia mundial está passando por um conjunto de transformações que não alterarão a composição do cenário mundial, que continuará sob a hegemonia dos países centrais.

c) O conjunto de mudanças ocorridas na economia mundial aponta transformações em relação ao papel e à importância dos países em desenvolvimento e emergentes neste cenário para os próximos anos.

d) O poder econômico mundial está centralizado nos países do norte, e isso tem impedido a ascensão dos países em desenvolvimento e emergentes no quadro da economia mundial.

e) As previsões da OCDE mostram que a ascensão dos países emergentes na economia mundial propiciará a eliminação das desigualdades sociais nos países do Oriente e Sul do globo terrestre.

 

(U. E. SANTA CRUZ)

 

Page 4: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

 

A análise do mapa e os conhecimentos sobre a OMC, organização internacional que dispõe, atualmente, de mais de 150 países membros, envolvidos com as questões de comércio internacional, permitem afirmar:

 

a) O principal objetivo da organização é normatizar e ampliar o comércio internacional.

b) A organização tem sua sede localizada na Itália, em Roma, e foi criada para substituir o Pacto de Varsóvia, após a Segunda Guerra Mundial.

c) A OMC agrega todos os países da África, da Europa e da América, com exceção do Caribe.

d) A atuação da Instituição é pautada em acordos bilaterais entre os blocos regionais, o que favorece o protecionismo e aumenta as restrições.

e) A OMC realiza conferências mundiais a cada cinco anos e conseguiu eliminar o protecionismo no comércio internacional.

 

(U. E. SANTA CRUZ) O geógrafo e geopolítico francês Yves Lacoste afirmou que, quando a economia dos países centrais sofre um resfriado, pela ocorrência de um período de recessão, inúmeros países do mundo periférico deverão desenvolver uma pneumonia.

 

Uma situação dessa natureza indica

 

a) o esgotamento dos recursos naturais do mundo periférico, devido à sua exploração excessiva, pelos países centrais.

Page 5: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

b) a extinção do poder de comprar das populações das nações periféricas, o que proporciona a falência do mercado interno.

c) o fato de a base da economia dos países periféricos ser o setor secundário.

d) uma grande dependência desses países em relação ao mercado externo.

e) a inter-relação entre a situação econômica e a saúde da população, prejudicada pela diminuição da oferta de alimentos, em períodos de crise.

 

 

(UFRR) A abertura comercial e a livre circulação de capitais e serviços em escala mundial, um fenômeno da globalização, gerou disputas acirradas entre empresas e países no âmbito do mercado global, o que favoreceu a formação de blocos econômicos regionais - alianças econômicas em que os parceiros estabelecem relações econômicas privilegiadas. O bloco econômico que, sem adotar uma moeda única, busca a livre circulação de pessoas, mercadorias, capitais e serviços dos seus países membros e, ao mesmo tempo, elimina as tarifas aduaneiras internas e adota tarifas comuns para o mercado fora do bloco, pode ser classificado como:

 

a) Associação de livre-comércio;

b) União aduaneira;

c) União econômica e monetária;

d) Zona de preferência tarifária;

e) Mercado comum.

 

(UFAL) Há diversos graus de abertura de um país ao comércio internacional. O que se nota, contudo, no mundo atual é que com frequência se comercializa com produtos que poderiam ser fabricados mais

facilmente pelo país importador, mas se torna, muitas vezes, mais vantajoso importá-los. Uma das vantagens do comércio internacional decorre da economia de escala. Isso significa dizer que:

 

a) é necessário levar em conta, na exportação, especialmente o princípio malthusiano segundo o qual a população cresce em progressão geométrica, e os recursos naturais decrescem.

Page 6: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

b) ao aumentar a quantidade produzida para satisfazer um mercado mais amplo, os custos médios dos produtos decrescerão.

c) os países subdesenvolvidos sempre escalonam o pagamento de endividamento externo, decorrente do aumento das importações.

d) a economia de escala só foi possível nos países que adotaram um modelo econômico socialista, como os do Leste Europeu.

e) o comércio internacional só adota a economia de escala quando há uma grave crise em algum país subdesenvolvido que depende de um país desenvolvido.

 

(PUCRIO)

 

FONTE: www.dre.pt/ue

 

A organização observada no cartograma representa:

 

a) as nações européias que adotaram o Euro como moeda.

b) a atual composição regional da União Européia (UE).

c) as forças militares dos EUA na Europa da Guerra Fria.

d) o espaço militar europeu do século XXI (OTAN).

Page 7: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

e) as 25 nações mais ricas do continente europeu.

 

(UFLA) Leia o recorte de notícia abaixo:

 

 

A afirmação acima diz respeito a uma das etapas do processo que deu direito ao Brasil de abrir uma retaliação econômica contra os EUA (produtos americanos que poderão ter uma sobretaxa em suas importações).

 

Com base nas informações que se tem sobre as regras do comércio mundial associadas à questão, é INCORRETO afirmar que:

 

a) O direito de retaliação foi decisão da Organização Mundial do Comércio (OMC).

b) A OMC é uma organização internacional, de status permanente, com poder de decisão reconhecido por seus membros.

c) Em termos de comércio multilateral, a OMC é reconhecida atualmente como órgão de arbítrio para questões comerciais internacionais.

d) O processo citado foi arbitrado pelo GATT (Acordo Geral de Comércio e Tarifas), responsável por questões de litígio comercial entre partes contratadas.

 

(UCP) A competição econômica dos países capitalistas, por áreas de influência, cria uma nova ordem mundial com a formação de blocos econômicos.Com relação aos blocos econômicos e às organizações regionais da nova ordem mundial ,é correto afirmar que

 

Page 8: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

a) o MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) é integrado, exclusivamente, por Brasil e Argentina, países que, por sua importância, controlam o comércio nas Américas.

b) o bloco econômico asiático surge a partir do sucesso do Japão na Segunda Guerra Mundial e exclui, completamente, os Estados Unidos que não integram a APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico).

c) a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas) é o acordo econômico mais importante da América do Norte e congrega, além de Estados Unidos e Canadá, também o México.

d) se estabeleceu uma ordem tripolar, com o primeiro bloco liderado pelos Estados Unidos, o segundo, a partir da União Europeia e o terceiro, a partir do fortalecimento de um bloco oriental liderado pelo

Japão.

e) a CEI (Comunidade dos Estados Independentes) reúne ex-repúblicas socialistas que se uniram a fim de se contraporem ao poderio militar russo.

 

(FGV-SP) O espantoso crescimento econômico da China no último decênio revela-se com nitidez no aumento da participação do país no comércio mundial. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

 

a) Os preços das commodities no mercado mundial vêm sendo profundamente afetados pelas oscilações da demanda chinesa.

b) A China não pertence à Organização Mundial do Comércio (OMC), fato que limita seu intercâmbio comercial com os Estados Unidos.

c) Os investimentos chineses nos países africanos concentram-se no setor de serviços, especialmente transporte e comunicações.

d) O aumento da penetração de produtos chineses na América Latina não afeta de maneira significativa as exportações brasileiras para a região.

e) O incremento do fluxo de comércio bilateral Brasil-China não vem sendo acompanhado por investimentos produtivos chineses.

 

(PUCSP) Veja o mapa com atenção:

 

Page 9: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

In: http://cartographie.sciences_po.fr/cartotheque/BR_G04c_Commerce_exterieur_Bresil_2007.jpg, acesso em 19/10/2010.

 

Tendo em vista o representado, a relação correta do Brasil com respeito ao comércio exterior é:

 

a) América do Norte – déficit comercial

b) Europa – equivalência na blança comercial

c) Países vizinhos – déficit comercial

d) Japão – crescimento acelerado das importações

e) China – rápido crescimento do comércio e equivalência na balança

 

(UERJ) Em 2008, pela primeira vez desde 1880, os países ricos passaram a representar menos de 50% da produção mundial.

 

Page 10: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

Apresente dois fatores que explicam o elevado desempenho econômico dos BRIC, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China, nos últimos dez anos.

Apresente também duas consequências, uma geopolítica e outra ambiental, dessa nova realidade econômica mundial.

 

Resposta:

 

Dois dos fatores:

- impulso de industrialização

- grande mercado consumidor

- baixo custo de produção de mercadorias

- grande potencial de crescimento do mercado consumidor

- atração de grandes volumes de investimentos internacionais

 

Uma das consequências geopolíticas:

- fortalecimento das relações Sul-Sul

- consolidação de uma ordem mundial multipolar

- formação de novas alianças geopolíticas com as potências emergentes

 

Page 11: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

Uma das consequências ambientais:

- agravamento da poluição

- aumento da emissão de gases de efeito estufa

 

 

(UFRJ)

Redes sociais e redes empresariais

No mundo globalizado, a mobilidade das pessoas e das empresas tende a aumentar. Essa mobilidade depende de redes que se estabelecem entre distintas localizações. Os gráficos a seguir mostram a distribuição de empresas e de pessoas originárias do Brasil nas diversas regiões do mundo.

 

Page 12: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

Fonte: Valor Econômico, 2009; MRE, 2009.

 

a) Explique o papel do Estado na expansão das redes empresariais brasileiras na América do Sul.

 

 

 

b) Relacione o papel das redes sociais com o grande percentual de brasileiros residentes nos Estados Unidos.

 

Resposta:

 

a) O estabelecimento das redes empresariais que explicam a mobilidade das empresas brasileiras depende em grande parte da ação do Estado. Como o Brasil está emergindo como potência regional na América do Sul, existe um empenho por parte do Estado em promover acordos comerciais, uniões aduaneiras, e uma política financeira que favorece a mobilidade das empresas brasileiras na América do Sul, tais como acordos preferenciais no Mercosul, financiamentos do BNDES e os acordos diplomáticos multilaterais.

 

Page 13: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

b) As redes sociais que se estabelecem entre os migrantes e suas comunidades nacionais e regionais de origem atuam na orientação dos fluxos e facilitam a inserção dos imigrantes (mercado de trabalho, informações, sociabilidade, etc.) no país de destino.

 

(UFRJ) Nas últimas décadas, a Turquia vem pleiteando, sem sucesso, sua entrada na União Europeia.

 

Apresente uma razão que tem dificultado a entrada da Turquia na União Europeia.

 

Resposta

 

Dentre as razões que vêm dificultando o ingresso da Turquia na União Europeia encontram-se: o receio da entrada de um Estado-Nação de maioria muçulmana na União Europeia; o temor da competição por emprego por parte dos trabalhadores europeus; os riscos associados à proximidade da zona de conflitos no Oriente Médio; e a insegurança associada aos conflitos internos existentes na Turquia.

 

(FUVEST) Observe os gráficos abaixo sobre as exportações brasileiras.

 

Page 14: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

Fonte: SECEX/MDIC, 2010. Adaptado.

 

 

Fonte: SECEX/MDIC, 2010. Adaptado.

 

 

a) Com base no gráfico A e em seus conhecimentos, analise e explique as exportações brasileiras entre 2001 e 2010.

 

b) Compare as exportações brasileiras para a América Latina/Caribe e para a União Europeia (gráfico B). Explique as diferenças encontradas.

 

Page 15: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

 

Resolução:

 

a) Os valores do gráfico indicam uma diminuição relativa da exportação de produtos manufaturados e semimanufaturados, devido a fatores como o aumento da competitividade mundial e a valorização cambial do real; e, por outro lado, o aumento da exportação de produtos básicos, ou primários, devido principalmente à manutenção na década do crescimento da China, que se tornou, no período, o maior importador do Brasil.

 

b) As exportações totais do Brasil para América Latina e Caribe foram maiores que para a União

Europeia no período; para esta, predominou a exportação de produtos básicos, primários, seguidos

por manufaturados e semimanufaturados, enquanto as exportações para América Latina e Caribe tiveram o predomínio de produtos manufaturados, responsáveis por mais de 2/3 das exportações totais, o que mostra a preponderância industrial do Brasil no contexto latino-americano. O mesmo não ocorre quanto às exportações para a União Europeia, onde se destacam países mais industrializados, altamente competitivos e tradicionais importadores de produtos básicos do Brasil.

 

(FUVEST)

 

 

Page 16: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

Os investimentos diretos da China no Brasil aumentaram vertiginosamente nos últimos anos, conforme pode ser observado no gráfico acima.

 

Sobre esses investimentos, é correto afirmar:

 

a) Destinam-se, principalmente, à produção de matéria-prima no Brasil, destacando-se minério de ferro e soja.

b) Originam-se, principalmente, da falta de qualificação da mão de obra no setor agrícola, na China, nos últimos anos.

c) Devem-se à necessidade de a China diversificar e expandir sua indústria pesqueira para além do Sudeste asiático.

d) Concentram-se na produção pecuária, visando atender à crescente demanda de sua carteira de negócios no mercado norte-americano.

e) Relacionam-se à flexibilização da legislação trabalhista brasileira, que tem atraído investimentos chineses, sobretudo para o setor de biotecnologia.

 

(ESPM) Leia o texto:

 

O compromisso brasileiro com a integração regional tem sido uma prioridade de todos os governos desde 1985 ... Ao olhar para nossa geografia, entendemos por que isso faz sentido.

 

(Emílio Odebrecht, Folha de São Paulo, 25/07/10.)

 

A alternativa que justifica a fala do autor é:

 

a) A ALADI, Associação Latino-Americana de Integração, configura-se como a mais importante iniciativa de integração regional das Américas nos últimos anos e integra todos os países do continente.

b) O “olhar” ao qual se refere o autor diz respeito à homogeneidade étnica e natural da América do Sul, um fator facilitador da integração regional.

Page 17: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

c) O fato de o Brasil fazer fronteiras com todos os países sulamericanos, justifica a preocupação dos governos citados, especialmente com a prioridade dada ao Mercosul, a partir da assinatura do Tratado de Assumpção.

d) O Brasil faz fronteira com quase todos os países sulamericanos e isso é um aspecto que justifica a prioridade à integração regional que tem no Mercosul o principal bloco econômico.

e) Com exceção da Venezuela e Cuba, a Unasul surge como o principal fórum de resoluções políticas do cone sul da América.

 

(ESPM) Seguem abaixo indicadores de quatro países emergentes em seus respectivos mapas.

 

 

 

Observe-os e indique a alternativa correta:

 

Page 18: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

a) Apenas o Brasil apresenta superávit comercial.

b) O México apresenta o maior déficit comercial.

c) Comparativamente, a Índia é o país que apresenta a melhor qualidade de vida.

d) A Turquia apresenta o melhor saldo comercial.

e) O Brasil apresenta a maior renda per capita.

 

(UFRN) No período de 1970 a 2000, o Brasil apresentou alterações na composição das exportações, envolvendo produtos primários (agrícolas e minerais), produtos semimanufaturados (produtos primários que sofreram algum processamento industrial) e produtos manufaturados (que foram produzidos pelas indústrias).

 

O Gráfico a seguir apresenta a composição das exportações do Brasil, no período citado.

 

 

Observando-se as informações do Gráfico e considerando-se a dinâmica da economia brasileira, pode-se afirmar que,

 

a) em 2000, a baixa participação dos produtos primários na composição das exportações resulta da ampliação das barreiras protecionistas e do baixo investimento do capital estrangeiro no setor.

b) em 1970, a política de liberalização da economia implementada pelo Estado foi responsável pela elevada participação dos produtos primários na composição das exportações brasileiras.

Page 19: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

c) em 1970, a política de privatização do setor industrial, estimulada pelo Estado, contribuiu para a baixa participação dos produtos manufaturados na composição das exportações brasileiras.

d) em 2000, a elevada participação dos produtos manufaturados na composição das exportações reflete a redução das barreiras protecionistas e o processo de privatização das empresas estatais.

 

VESTIBULAR 2010

 

 

(UFOP) “A mundialização da economia capitalista gerou a segmentação do espaço econômico mundial. Esta característica geográfica se expressa no final do século XX na formação de blocos econômicos em todo o mundo”.

 

OLIVEIRA, A. A mundialização do capitalismo e a geopolítica mundial no fim do século XX. In: ROSS, J. L. Sanches (org.). Geografia do Brasil, v. 3. São Paulo: EDUSP, 1996. p. 255.

 

Sobre a formação dos blocos econômicos, assinale a afirmativa INCORRETA.

 

a) A Comunidade Comum Européia (CEE) constitui-se no exemplo mais avançado desse processo de formação e unificação econômica.

b) A CEE, também conhecida como União Européia, está gerando um dos maiores mercados mundiais.

c) Os blocos econômicos têm como objetivo estabelecer regulamentos alfandegários e protecionistas, limitando o livre trânsito de mercadorias entre os países membros.

d) O MERCOSUL surgiu de um acordo entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai e pretendeu implantar a livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre seus membros.

 

(UEG) Entre os temas mais polêmicos das reuniões da Organização Mundial do Comércio (OMC), estão as reivindicações dos países subdesenvolvidos, que pedem a redução de subsídios para a produção agrícola e o fim da proteção dos mercados internos nos países desenvolvidos. Tais países aplicam elevadas tarifas de importação de

Page 20: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

produtos agrícolas prejudicando as exportações do mundo subdesenvolvido. Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar:

 

a) as barreiras zoossanitárias e fitossanitárias eliminam a necessidade das elevadas tarifas sobre produtos importados, diminuindo assim o custo dos gêneros alimentícios.

b) as barreiras zoossanitárias e fitossanitárias consideradas não tarifárias são necessárias aos países subdesenvolvidos e pobres, já que são obrigados a importar grande volume de produtos agrícolas.

c) o dumping, comercialização de uma mercadoria com preço muito baixo para eliminar a concorrência, é uma forma de defesa dos países subdesenvolvidos contra a importação.

d) os países ricos, para reduzirem ainda mais a importação de produtos agrícolas, utilizam também as barreiras zoo e fitossanitárias, já que protegem a saúde humana de risco de contaminação.

 

(UFRO) Com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos econômicos, criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais. A coluna da esquerda apresenta blocos econômicos e a da direita, a caracterização de cada um. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

 

 

1 - MERCOSUL ( ) Foi criado na Austrália, como um fórum de conversação entre

os países membros da ASEAN (Associação das Nações do

Sudeste Asiático) e seis parceiros econômicos, dentre eles

EUA e Japão.

2 - APEC ( ) Adota políticas de integração econômica e aduaneira em

zona de livre comércio; originalmente constituído por

Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

3 - UE ( ) Surgiu do tratado de livre comércio assinado por

norte-americanos e canadenses em 1988, ao qual os

Page 21: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

mexicanos aderiram em 1992.

4 - NAFTA ( ) Tornou-se oficial em 1992, pelo tratado de Maastricht; propõe

moeda única e sistemas financeiro e bancário comuns.

Assinale a seqüência correta.

a) 2, 1, 4, 3

b) 2, 3, 1, 4

c) 3, 4, 2, 1

d) 3, 2, 4, 1

e) 4, 1, 3, 2

 

(UFRJ) O aumento do número de acordos de integração regional foi um dos principais eventos nas relações internacionais nas últimas décadas. Praticamente todos os países são membros de algum bloco e muitos participam de mais de um.

 

a) Apresente duas vantagens da criação de blocos econômicos para os países integrantes.

b) Apresente uma característica que diferencia a União Europeia de outros acordos de integração regional.

 

Resolução:

 

a) Entre as vantagens da criação de blocos econômicos para os países integrantes estão: a expansão das trocas comerciais entre os países integrantes; a redução ou isenção de taxas alfandegárias para determinados produtos; o estímulo à estruturação de cadeias produtivas intra-blocos; a transferência de tecnologia; a criação de um fórum de discussões entre países membros para tratar de assuntos não apenas econômicos; o fortalecimento dos países membros em negociações internacionais extra-bloco.

 

b) A principal característica diferenciadora da União Européia é a criação de uma unidade política supranacional materializada na criação do Parlamento Europeu e do estatuto de cidadão europeu.

Page 22: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

 

 

VESTIBULAR 2009

 

(UFBA)

 

A ONU — ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS — tem como objetivos manter a paz, defender os direitos humanos e as liberdades fundamentais e promover o desenvolvimento dos países em escala mundial. [...] A ONU é constituída por várias instâncias, que giram em torno do Conselho de

Segurança e da Assembléia Geral. A organização atua em diversos conflitos por meio de suas forças internacionais de paz. (A ONU — Organização ..., 2008, p. 75).

 

A globalização é o fenômeno mais recente da economia capitalista mundial. É resultado da evolução da técnica e da ciência, da eficiência dos meios de transportes e comunicações e da construção de instituições supranacionais que lhe dão sustentação, como a Organização Mundial do Comércio (OMC) e os diversos blocos econômicos regionais que, há pouco mais de uma década, estão em processo de consolidação. Caracteriza-se pela liberdade de circulação de mercadorias, capitais e serviços entre os países.

 

(LUCCI; BRANCO; MENDONÇA, 2006, p. 120).

 

Considerando-se as informações dos textos e com base nos conhecimentos sobre a Organização das Nações Unidas (ONU) e sua estrutura, a globalização e suas instituições supranacionais, pode-se afirmar:

 

(01) A Organização das Nações Unidas (ONU), criada logo após a Segunda Guerra Mundial, busca um novo papel no conflituoso mundo globalizado, transformando-se num respeitado fórum de discussão e de encaminhamento dos problemas mundiais.

(02) O Conselho de Segurança da ONU concentra um grande poder, sobretudo através dos membros

Page 23: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

permanentes — Estados Unidos, Reino Unido, França, Federação Russa e China — que possuem poder de veto, e por ser o órgão que aprova missões de paz, embargos e ações armadas.

(04) O Mercado Comum do Sul (Mercosul) surgiu no começo da década de 70 do século passado,

com objetivo de unificar tarifas entre países da América do Sul — inicialmente Brasil, Bolívia, Chile e Uruguai — e adotar políticas comuns.

(08) O termo “globalização” passou a ser usado para descrever uma nova fase, marcada pela crescente interdependência entre governos, empresas e movimentos sociais, porém sua dinâmica não trouxe maior igualdade entre os povos.

(16) A Organização Mundial do Comércio (OMC) — cujo objetivo é resolver as disputas comerciais entre países ricos e pobres — envolve 20 membros, representa países desenvolvidos e subdesenvolvidos, tendo começado a funcionar no início deste século, com a rodada de Doha.

(32) O BRIC é uma sigla criada por analistas financeiros para designar os quatro principais países

emergentes do mundo — Brasil, Rússia, Índia e China — visando demonstrar o impacto que o grupo tem e terá, cada vez mais, na economia mundial.

 

Resposta: 43 (01 + 02 + 08 + 32)

 

(IBMECRJ) As afirmativas a seguir se referem aos aspectos do processo de integração nas diferentes fases de formação de um bloco econômico. Analise-as.

 

I - A Zona de Livre Comércio corresponde à fase em que as tarifas alfandegárias são reduzidas ou mesmo eliminadas, e as mercadorias produzidas no âmbito dos países que compõem essa Zona circulam livremente de um país para outro e para o exterior.

II - Na fase da União Aduaneira, além das mercadorias produzidas no âmbito do bloco circularem livremente de um país para outro, é estabelecida uma tarifa externa comum (TEC), para o comércio com os países que não formam o bloco. Essa fase é caracterizada, também, pela livre circulação de pessoas.

III - No Mercado Comum, além do livre comércio de mercadorias entre os países membros do bloco e da existência de uma TEC para o comércio com países de fora, ocorre a existência, no bloco, da livre circulação de pessoas, de serviços e de capitais.

Page 24: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

IV - Na fase da União Monetária, o bloco tem características da fase de Mercado Comum, somando-se a essas uma unificação institucional do controle do fluxo monetário, e é estabelecida uma moeda única.

 

Assinale:

a) Se as afirmativas I e II estiverem certas.

b) Se as afirmativas II e III estiverem certas.

c) Se as afirmativas I e IV estiverem certas.

d) Se as afirmativas III e IV estiverem certas.

e) Se as afirmativas I, II e IV estiverem certas.

 

(IBMECRJ) Ao longo da História, a situação econômica dos países subdesenvolvidos sempre foi altamente desvantajosa em comparação com os países desenvolvidos e o resultado direto disso é o endividamento crescente dos países mais pobres, sendo causas determinantes para o agravamento desse problema:

 

I - Uma balança comercial de um modo geral mais favorável aos países ricos, em função da diversidade de produtos que têm a oferecer.

II - A tendência de queda nos preços internacionais dos produtos primários, oferecidos ao mercado pelos países subdesenvolvidos.

III - A não participação dos países subdesenvolvidos em órgãos internacionais como a ONU, que, em tese, poderiam defender melhor a aplicação de políticas de preço mais justas.

 

Assinale:

a) Se apenas a afirmativa I for correta.

b) Se apenas a afirmativa II for correta.

c) Se apenas a afirmativa III for correta.

d) Se as afirmativas I e II forem corretas.

e) Se todas as afirmativas forem corretas.

Page 25: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

 

(IBMECRJ) Uma das maiores preocupações da OMC (Organização Mundial do Comércio) é combater o chamado protecionismo, que se caracteriza por uma série de medidas postas em práticas por diversos países. Sobre essa postura protecionista são feitas as seguintes afirmativas:

 

I - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna.

II - Taxação mais elevada sobre os produtos importados.

III - Busca de acordos internacionais para aumentar as exportações, especialmente junto aos mercados de maior potencialidade.

 

Assinale:

a) Se apenas a afirmativa I for correta.

b) Se apenas a afirmativa II for correta.

c) Se apenas a afirmativa III for correta.

d) Se as afirmativas I e II forem corretas.

e) Se as afirmativas II e III forem corretas.

 

(IBMECRJ) "Desde 1992, quando assinou o acordo de livre comércio que deu origem ao Nafta, o México tem experimentado avanços impressionantes. As exportações triplicaram e o país acumula grande superávit no seu comércio com os EUA. O PIB nacional atingiu a marca de US$ 600 bilhões em 2001, ultrapassando o PIB brasileiro. Graças ao crescimento econômico impulsionado pelas exportações industriais, o México apresenta hoje uma taxa de desemprego de 2,5% (uma das menores do mundo) e inflação anual de apenas 4,4%."

 

            (Adaptado de: STEFANO, F.; ATTUCH, L. Negócios na ALCA: a nova fronteira do lucro. "Isto É Dinheiro", p. 32-33, 08 maio 2002.)

 

Sobre o texto anterior são feitas as seguintes afirmativas:

Page 26: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

 

1. Ao aceitar o convite norte-americano para integrar o Nafta, o governo do México desarticulou a estratégia brasileira de integração econômica do continente sul-americano, que consistia em fortalecer o Pacto Andino, do qual o México era signatário até então.

2. A participação dos Estados Unidos no Nafta vão além da questão meramente econômica, já que um de seus objetivos é a criação de um número maior de empregos no México com a finalidade de conter a entrada de imigrantes ilegais mexicanos nos Estados Unidos.

3. Liderando o Nafta, os norte-americanos também vislumbram a ampliação de suas vendas para o México, levando em conta o tamanho do mercado consumidor mexicano.

 

Assinale:

a) Se apenas a afirmativa 1 for correta.

b) Se apenas a afirmativa 2 for correta.

c) Se apenas a afirmativa 3 for correta.

d) Se as afirmativas 1 e 2 forem corretas.

e) Se as afirmativas 2 e 3 forem corretas.

 

(UFV)

 

 

Com relação às exportações e importações dos blocos econômicos, assinale a afirmativa NCORRETA:

a) Os parceiros econômicos intrabloco são muito importantes no caso do MERCOSUL e da União Européia, uma vez que as exportações intrabloco são predominantes.

Page 27: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

b) As trocas comerciais entre os países que compõem a União Européia são mais significativas, devido às vantagens fiscais e financeiras estipuladas para o bloco.

c) O NAFTA apresentou um valor de importações fora do bloco muito significativa, graças ao volume de importação realizado por um dos seus membros.

d) No MERCOSUL a superioridade das exportações e importações extrabloco deve-se às características produtivas semelhantes dos países membros.

 

(UFV)

 

 

Com relação à balança comercial dos blocos, assinale a afirmativa CORRETA:

a) O MERCOSUL e a União Européia apresentaram déficit da balança comercial, em função da ascensão comercial dos blocos asiáticos.

b) A União Européia apresentou superávit, graças ao seu estágio de formação do bloco, que se encontra na união monetária e militar.

c) O NAFTA foi o único que apresentou déficit na balança comercial, fruto do volume de importações de produtos de alta tecnologia feitas pelos EUA e México.

d) O MERCOSUL apresentou, em 2005, superávit comercial, devido às exportações de produtos agrícolas e ao aumento da exportação de produtos industrializados.

 

(UESPI) A nova divisão internacional do trabalho, em conjunto com a nova economia política, trouxe importantes mudanças para o sistema interestatal, que se configura como a forma política do sistema mundial moderno. Sobre esse assunto, é correto afirmar que:

 

a) se acentuou consideravelmente a tendência para os acordos políticos interestatais, como, por exemplo, a União Européia e o Mercosul.

Page 28: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

b) os Estados periféricos e semiperiféricos passaram a exercer um controle absoluto sobre a soberania efetiva dos Estados hegemônicos.

c) se reduziu, aceleradamente, a privatização das indústrias e dos serviços.

d) os novos sistemas de produção flexível foram substituídos pelo sistema de produção fordista.

e) aumentou o modelo de estatização dos serviços de bem-estar social e diminuiu a expansão do terceiro setor.

 

(Unifesp) A Rodada Doha, promovida pela Organização Mundial de Comércio, não chegou a acordos importantes, devido

a) às exigências trabalhistas de operários de fábricas localizadas em países emergentes, como México e Coréia do Sul.

b) ao protecionismo agrícola dos países centrais, que afeta as exportações de países como China e Índia.

c) às restrições ambientais do Protocolo de Kyoto, apoiadas pela União Européia, mas com resistência dos EUA.

d) às novas barreiras sanitárias à exportação de produtos agrícolas de países centrais aos países periféricos.

e) ao aumento nas exportações dos EUA para a China, apesar da crise financeira do país, gerada no setor imobiliário.

 

 

(UFJF) Leia a charge a seguir.

 

Page 29: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

 

a) Cite 4 países que fazem parte do G-8.

b) Cite 4 países que fazem parte do G-20.

c) Nessa charge, apresenta-se uma nova divisão do poder econômico mundial. Como essa divisão difere da divisão que agrupava os países como sendo do Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo?

 

Resolução

 

a) Alemanha, Canadá, França, Itália, Japão, Reino Unido, EUA, Rússia.

b) África do Sul, Egito, Nigéria, Tanzânia, Zimbábue, China, Filipinas, Índia, Indonésia, Paquistão, Tailândia, Turquia, República Tcheca, Hungria, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Cuba, Guatemala, México, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Equador, Peru.

Page 30: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

c) A diferença entre a divisão que agrupava os países como sendo do Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo e a nova divisão do poder econômico mundial relaciona-se ao fato de que a antiga divisão apoiava-se no grau de industrialização dos países e na divisão político-ideológica entre países capitalistas e socialistas. As novas formas de organização político-econômica que emergem face à abertura dos mercados e fim da Guerra Fria e, consequentemente, o desmonte da União Soviética, resultou na extinção do grupo denominado Segundo Mundo.

Entende-se como G-8 e G-20: o G-8, grupo de países das sete maiores economias industrializadas e ainda a Rússia e, o G-20, que reúne membros com a importância mundial na produção e comércio agrícolas.

Atualmente, tanto o G-8 quanto o G-20 são formados, em sua quase totalidade, por países capitalistas.

O G-8 visa estabelecer acordos sobre assuntos econômicos atuais relacionados aos interesses dos países membros. Já o G-20 exige concessões substanciais dos países ricos na redenção de seus subsídios agrícolas e não aceitam incluir na discussão a abertura dos seus mercados aos produtos manufaturados dos países desenvolvidos.

A divisão do poder econômico mundial está diretamente relacionada aos interesses de cada grupo de países de acordo com a sua inserção na divisão internacional do trabalho.

 

(UFPEL) Observe a figura a seguir.

 

Diário Popular, 01/10/2008

 

A figura é alusiva ao recente cataclismo no centro financeiro do capitalismo mundial, que gerou uma intervenção sem precedentes do governo estadunidense no mercado para sanear o capitalismo financeiro. Essa crise inevitavelmente atingirá a todos.

Page 31: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

Nesses momentos de crise financeira, cresce em importância, na economia mundial, a consideração do risco país, um conceito que orienta os investidores internacionais sobre as melhores escolhas.

 

Leia as afirmativas a seguir. O risco país

I. determina o grau de instabilidade dos países emergentes de primeira linha: Brasil, Rússia, Índia e China, os que são congregados na expressão denominada Bric.

II. indica, quanto maior, menor capacidade de atrair investimentos estrangeiros. Para tornar o investimento atraente, o país tem de elevar as taxas de juros que remuneram os títulos representativos da dívida.

III. é calculado por agências de classificação de risco e por bancos de investimento. Países como

Rússia, Bulgária, Marrocos, Filipinas, Polônia e outros não são considerados como dados comparativos no cálculo dos índices.

IV. não é influenciado pela contração do crédito externo, ou pela queda do preço das ações e oscilações do dólar no cenário interno de um país, uma vez que depende do relacionamento com o mercado internacional.

V. é um conceito que funciona como um termômetro psicológico do mercado internacional de investimentos, uma avaliação do grau de credibilidade econômica que determinado país inspira a quem estuda a possibilidade de nele aplicar o seu capital.

 

Estão corretas, apenas,

a) II e V.

b) I e III.

c) III, IV e V.

d) IV e V.

e) I, II e III.

f) I.R.

 

(UESPI) O conceito de globalização reúne um conjunto vasto de prescrições ancoradas no consenso hegemônico conhecido por “Consenso de Washington”. Sobre esse assunto, assinale a alternativa incorreta.

Page 32: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

a) O Consenso de Washington foi subscrito pelos Estados Centrais do sistema mundial.

b) Esse consenso hegemônico elaborou prescrições acerca do futuro da economia mundial.

c) As políticas de desenvolvimento compõem um dos pilares do consenso de Washington.

d) O papel do Estado na economia está inscrito no receituário desse consenso hegemônico.

e) Esse consenso foi elaborado pelos Estados periféricos do sistema mundial, no início da década de 1970, na Inglaterra.

 

 

VESTIBULAR 2008

 

(Ufc) A partir de 1989, a América Latina incorpora o neoliberalismo. Este modelo, contestado por diferentes grupos e movimentos sociais, caracterizou-se, neste continente, por

 

a) atenuar as diferenças sociais e a dependência em relação ao capital internacional, ofertando o pleno emprego.

b) estimular o desenvolvimento do campo social e político e implementar uma sociedade mais justa e igualitária.

c) diminuir o poder da iniciativa privada transnacional, mediante a intervenção do Estado a favor da burguesia nacional.

d) ter uma base econômica formada por empresas públicas que regularam a oferta e a demanda, assim como o mercado de trabalho.

e) instaurar um conjunto de idéias políticas e econômicas capitalistas que defendeu a diminuição da ingerência do Estado na economia.

 

(Unimontes) O governo Collor lançou, em 1990, um plano de estabilização econômica que se apoiava nos seguintes pontos, EXCETO

 

Page 33: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

a) Eliminação dos monopólios do Estado em telecomunicações e petróleo e fim da discriminação de capital estrangeiro.

b) Abertura da economia ao ingresso de produtos e serviços importados, por intermédio da redução e/ou eliminação dos impostos de importação.

c) Aumento da participação do Estado no setor produtivo, por intermédio de empresas estatais na concessão de exploração de infra-estrutura.

d) Confisco, por 18 meses, dos depósitos bancários em dinheiro, tanto em caderneta de poupança quanto em outros tipos de investimentos.

 

(Falm) Observe a tabela abaixo e responda:

 

 

A tabela acima apresenta a evolução do índice Ibovespa da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), medido em pontos. Com base na tabela e nas notícias recentemente veiculadas na imprensa brasileira, é possível afirmar que:

a) O mercado de ações brasileiro vive uma de suas maiores crises das últimas décadas, crise representada na tabela pelo aumento do índice nominal de aproximadamente 18 mil pontos em 2000 para aproximadamente 50 mil pontos em 2007.

b) O crescimento do índice Ibovespa reflete a perda do poder aquisitivo da população e o aumento do desemprego, verificados desde o Plano Real.

c) O mercado de ações brasileiro vive o melhor momento de sua história, momento representado na tabela pelo aumento do índice nominal de aproximadamente 18 mil pontos em 2000 para aproximadamente 50 mil pontos em 2007.

d) O índice Ibovespa representa o grau de confiança dos investidores externos e das agências de risco na economia brasileira.

Page 34: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

e) O crescimento do Ibovespa reflete o movimento inflacionário que leva à perda de poder aquisitivo por parte do trabalhador brasileiro.

 

(Fuvest) Em setembro de 2007, aconteceram passeatas, em diversas cidades do País, como forma de protesto contra a privatização da Vale (Companhia Vale do Rio Doce, antiga CVRD).

 

a) Caracterize o contexto político-econômico mundial e nacional em que se deu a privatização da Vale.

b) Outros movimentos pró-reestatização de empresas públicas que foram privatizadas têm ocorrido na América Latina. Identifique um país em que isto aconteceu recentemente e explique o fato.

 

Resposta

 

a) A CVRD – Companhia Vale do Rio Doce – integrou o conjunto de empresas estatais brasileiras que

foram privatizadas a partir da década de 1990, num contexto internacional caracterizado pela prevalência do pensamento neoliberal, momento de consolidação de uma ordem global capitalista.

Essa Nova Ordem que se estabelecia exigia a abertura da economia. Nos países do Sul, essa liberalização dos mercados somou-se à privatização de setores em que a presença estatal, imprescindível no período inicial da industrialização pós-Segunda Guerra Mundial, tornava-se um obstáculo à modernização, inviabilizando investimentos externos.

Além disso, dentro de outro momento do neoliberalismo, que foi o Consenso de Washington, exigiu-se dos países em desenvolvimento a racionalização das contas estatais com o intuito de saldar dívidas. A

venda de estatais, como a CVRD, entrava nesse contexto.

Os investimentos necessários à modernização do equipamento industrial dos países do Sul dirigiram-se

para setores estratégicos, como a infra-estrutura de transportes, energia e telecomunicações.

Page 35: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

O resultado desse processo de privatização do patrimônio outrora estatal permitiu a sua dinamização,

embora atualmente alguns setores sociais contrários a esse processos exijam sua revisão.

No Brasil, esse processo teve início no governo de Fernando Collor de Mello, sendo aprofundado no

governo de Fernando Henrique Cardoso. À época, houve já a mobilização de setores sociais que se

opuseram às privatizações, muitas das quais se manifestaram recentemente em favor da reestatização

da Companhia Vale do Rio Doce.

 

b) Dentre os exemplos latino-americanos de movimentos contrários à privatização, destacaram-se recentemente: a nacionalização dos hidrocarbonetos na Bolívia, a reestatização do setor elétrico na Venezuela, além do avanço da estatal petrolífera venezuelana, a PDVSA, sobre projetos multinacionais no vale do Rio Orinoco.

 

(UNESP) Analise as tabelas.

 

 

Page 36: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

 

A análise das duas tabelas permite afirmar que as exportações brasileiras

 

a) foram dominadas por um ou dois produtos até fins do 1século XIX, mas apresentam, atualmente, uma pauta muito diversificada.

b) passaram de produtos de origem vegetal até o fim do século XIX para uma pauta diversificada em 2006.

c) apresentavam uma pauta diversificada até meados do século XX, mas passaram, na atualidade, para uma pauta muito especializada.

d) caracterizam-se por pautas diversificadas tanto no passado como nos dias atuais.

e) eram diversificadas no passado, mas caracterizam-se por privilegiar, atualmente, matérias-primas sem valor agregado.

 

(ESPM) O mapa abaixo expressa o desempenho comercial dos países latino-americanos.

 

Page 37: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

 

(Le Monde Diplomatique, 2003)

 

De sua leitura, podemos concluir que:

 

a) Os Estados Unidos orientam a pauta comercial da América Latina

b) As relações Brasil-África tiveram forte incremento.

c) A América Latina apresenta largo superávit comercial em relação à Europa.

d) As trocas comerciais entre os países latino-americanos ocorrem no âmbito exclusivo das commodities.

e) Nos últimos anos, diminuíram substancialmente as exportações para os países asiáticos.

 

Page 38: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

(Uft) Os conflitos mundiais da atualidade ocorrem, também, em função do domínio dos fluxos do comércio internacional, onde o intercâmbio entre países do capitalismo central e periférico são extremamente desiguais.

 

Tomando por base o texto é INCORRETO afirmar que:

 

a) A formação dos blocos econômicos mundiais não proporcionou um crescimento eqüitativo para todos os países membros.

b) A divisão internacional do trabalho influencia no intercâmbio do comércio mundial.

c) Os países do capitalismo central estabelecem trocas desiguais com o mundo periférico, principalmente, pelo domínio científico-tecnológico.

d) Os centros de poder, que compõem a nova ordem mundial, possuem um ator hegemônico, qual seja: os Estados Unidos, que controlam e comandam todos os demais países, evidenciando a monopolaridade da nova ordem mundial.

 

(Ibmec) As principais Bolsas do mundo tiveram, a partir de julho, sucessivas quedas atribuídas à Crise Imobiliária nos Estados Unidos. Sobre essa crise, é correto afirmar que:

 

a) O setor imobiliário e a construção civil nos Estados Unidos, que teve um grande boom nos últimos anos, não foram afetados pela crise. As ações desse segmento continuam a ser as mais indicadas pelos bancos e gestores de investimento.

b) A crise imobiliária foi encerrada com a quebra do Banco francês BNP Paribas que tinha vários fundos de investimento com recursos aplicados em créditos gerados a partir de operações hipotecárias nos Estados Unidos, arrastando outros bancos.

c) A crise encerrou-se em julho quando o Banco Central Europeu, o Federal Reserve (Estados Unidos) e o Banco do Japão anunciaram o investimento de 94,8 bilhões de dólares no mercado imobiliário americano, salvando várias empresas do setor e aumentando a oferta de crédito.

d) O principal temor diz respeito à oferta de crédito disponível, já que foi detectada uma alta inadimplência do segmento imobiliário americano, com um número grande de americanos que estão atrasando ou deixando de pagar a hipoteca da casa própria.

e) O Brasil foi atingido parcialmente pela crise na medida em que grandes corporações americanas e

Page 39: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

japonesas também investiram no mercado imobiliário brasileiro que vivia uma grande expansão nos

últimos anos, com o grande crescimento da construção civil.

 

(Fuvest) Uma das características do setor agropecuário, na atualidade, é a alta especialização produtiva, que reforça a necessidade de circulação de alimentos pelo planeta. Como, todavia, os custos de produção são muito distintos nas diferentes porções do globo, políticas de subsídios agrícolas e de barreiras protecionistas foram e continuam sendo adotadas por alguns Estados, no sentido de proteger seus produtores rurais.

 

Sobre políticas de subsídios agrícolas e barreiras protecionistas,

 

a) cite dois países que as utilizam de forma sistemática e, ao menos, um produto por país citado.

 

b) analise criticamente as ações recentes do Estado Brasileiro junto à OMC e os resultados alcançados.

 

Resposta

 

a) Principalmente EUA e países europeus, como a França. Os EUA protegem produtos como o algodão,

soja, suco de laranja, milho, entre outros; a França dispõe de forte política de subsídios para grãos e horticultura, além de barreiras fitossanitárias,principalmente em relação à importação de carnes.

 

b) O Brasil se destaca por tomar a frente nas negociações que defendem a derrubada dos subsídios

e protecionismos no setor agropecuário, praticados pelos EUA e alguns países da UE, restringindo

Page 40: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

as exportações dos países periféricos. O País é o criador do grupo conhecido como G-20, formado em

2003 em Cancún, México, por ocasião da reunião da Organização Mundial do Comércio, que deu

continuidade à Rodada de Doha (2001, Catar), a qual acirrou as divergências entre ricos e pobres no

comércio mundial.

A liderança brasileira trouxe como vantagens um avanço nas negociações em favor dos interesses dos

países pobres, uma vez que abriu a possibilidade de maior acesso aos mercados consumidores dos países ricos, diante da flexibilização desses mecanismos protecionistas, mesmo que a médio ou a longo

prazo.

 

(Ufpi) Uma das características do mundo atual é a criação de blocos econômicos, mercados comuns entre grupos de nações, com a finalidade de ampliar as relações entre os países membros e também com outros povos do mundo.

 

Com relação a esse assunto, aponte as afirmações verdadeiras (V) e as falsas (F):

 

( ) São parceiros do acordo do livre comércio da América do Norte, conhecido como NAFTA, Estados Unidos, Canadá, México e Venezuela.

( ) México e Venezuela integram o acordo conhecido como NAFTA, porque dispõem de petróleo em

abundância para negociar favoravelmente os produtos industrializados de que necessitam.

( ) A ALCA (Área de Livre Comércio das Américas) é uma proposta de integração nacional, com o intuito de abranger todos os países das Américas, exceto Cuba.

( ) Entre os bons resultados alcançados pela União Européia (bloco constituído pela maioria das nações da Europa) estão a integração econômico-monetária ou a criação da moeda única e o livre trânsito das pessoas residentes nos países membros.

Page 41: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

( ) Na América do Sul, a criação do Pacto Andino, constituído pelo Chile, Peru e Bolívia, e o Mercosul, pelo Brasil e Argentina, propiciou áreas de livre comércio entre esses países, oportunizando a negociação com blocos econômicos.

 

Assinale a alternativa correta:

 

a) F-F-V-V-F

b) V-F-V-F-V

c) V-V-F-F-V

d) F-V-F-F-V

e) F-V-F-V-F

 

(Ufpe) As alternativas a seguir se referem aos aspectos do processo de integração nas diferentes fases de formação de um bloco econômico. Analise-as.

( ) A Zona de Livre Comércio corresponde à fase em que as tarifas alfandegárias são reduzidas ou mesmo eliminadas e as mercadorias produzidas no âmbito dos países que compõem esta Zona, circulam livremente de um país para outro e para o exterior..

( ) Na fase da União Aduaneira, além das mercadorias produzidas no âmbito do bloco circularem livremente de um país para outro, é estabelecida uma tarifa externa comum (TEC), para o comércio com os países que não formam o bloco. Esta fase é caracterizada, também, pela livre circulação de pessoas.

( ) No Mercado Comum, além do livre comércio de mercadorias entre os países membros do bloco e da existência de uma TEC para o comércio com paises de fora do bloco, ocorre a existência no bloco, da livre circulação de pessoas, de serviços e de capitais.

( ) Na fase da União Monetária, o bloco tem características da fase de Mercado Comum, somando-se a estas, uma unificação institucional do controle do fluxo monetário e é estabelecida uma moeda única.

( ) A União Política representa a fase em que o bloco além de apresentar definições legais da União Monetária, tem unificada, as políticas de relações internacionais, defesa, segurança interna e externa.

 

Resposta: FFVVV

Page 42: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

 

(Unifor) Observe o gráfico.

 

 

(Almanaque Abril, 2007)

 

A leitura do gráfico permite concluir que

 

a) a composição econômica dos membros do Mercosul é muito heterogênea.

b) o ingresso da Venezuela e da Bolívia no Mercosul não deve alterar as relações internas no bloco.

c) dos atuais integrantes do Mercosul, o Brasil é que pode ser considerado industrializado.

d) apesar das diferenças econômicas entre os membros, o Mercosul é um dos blocos mais atuantes do mundo.

e) o aumento da participação do Mercosul na OMC (Organização Mundial do Comércio) deve alterar a atual disparidade interna no bloco.

 

(Unifor) Os mercados mundiais de produtos agrícolas são muito instáveis pois as variações de preços representam um risco para países

Page 43: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

 

a) como a China que, dependendo de importações de cereais, acabam criando grandes déficits na balança comercial pelo que desembolsam na compra dos produtos.

b) tradicionalmente produtores como o Canadá e a Austrália que, exercendo grande domínio sobre os mercados, sentem-se ameaçados de perder a posição frente aos baixos preços.

c) tradicionalmente exportadores como a Argentina ou o México que, recebendo menor quantidade de divisas pelas exportações, têm dificuldades de investir em outros setores econômicos.

d) considerados subdesenvolvidos que, dependendo da exportação de alguns poucos produtos agrícolas, são prejudicados pelos baixos preços do mercado e pelas políticas protecionistas de alguns países desenvolvidos.

e) grandes importadores como os países da Europa Ocidental que, mesmo exercendo pressões sobre os produtores, são obrigados a pagar preços elevados pelos produtos e gerar crises de abastecimento.

 

(Umtm) Observe o mapa a seguir para responder a questão.

 

(Marcos Bernardino de Carvalho, Diamantino Alves Correia Pereira, Geografias do Mundo – Redes e Fluxos.)

 

Os países destacados no mapa constituem

 

Page 44: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

a) a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) aliança militar anti-terrorista que reúne as maiores potências do Hemisfério Norte.

b) a Zona do Euro, que reúne países nos quais a moeda da União Européia pode circular e ser aceita junto com a moeda local.

c) os países da OCDE(Org. para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), cuja missão é auxiliar economicamente os países mais pobres do globo.

d) o G8 (Grupo dos Oito), bloco que une os sete países com as maiores economias do globo, além da Rússia, admitida em 1997 por sua importância geopolítica.

e) os países desenvolvidos industrializados, que se caracterizam pelo alto investimento em tecnologia e por apresentarem alto IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

 

(Unifei) Estados Unidos, Canadá, Japão, França, Itália, Alemanha, Reino Unido e Rússia compõem o G-8 e são as principais potências econômicas, políticas e industriais do planeta. Somadas a esse grupo, as cinco principais economias emergentes formam o G8+5. Esses cinco países são:

 

a) Brasil, Argentina, Taiwan, Austrália e China.

b) Brasil, Argentina, Índia, África do Sul e Portugal.

c) Brasil, México, Índia, África do Sul e China.

d) Brasil, México, Taiwan, Austrália e Portugal.

 

(Unics) Na figura a seguir (FERREIRA, M. P., 2007) está representado um dos atuais blocos econômicos que comandam o mercado comercial internacional e a nova divisão internacional do trabalho. Foi organizado em 1967 e tem como principal objetivo promover o

dsenvolvimento econômico, social e cultural; salvaguardar a estabilidade econômica e política e ser um fórum para resolver conflitos entre seus 10 países membros. Representa um mercado de 500 milhões de pessoas e um PIB de 800 bilhões de dólares. Indique a sigla que corretamente identifica esse bloco econômico.

 

Page 45: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

Fonte: FERREIRA, M. P., 2007

 

a) ALC - Associação Asiática de Livre Comércio

b) CCM - Comunidade e Mercado Comum do Caribe

c) ASEAN - Associação das Nações do Sudeste Asiático

d) ALCA - Área de Livre Comércio das Américas

e) APEC - Associação de Cooperação Econômica do Pacífico

 

(Unifei) Assinale a alternativa correta.

 

A União Européia (EU) entrou em vigor em novembro de 1992, de acordo com o chamado Tratado de Maastricht, assinado em dezembro de 1991. É constituída por um bloco de países europeus ocidentais que visa a:

 

a) Estabelecer critérios para a redução da imigração e manter a alta qualidade de vida existente na Europa.

b) Consolidar a economia entre os países membros, tornando-os um mercado único e altamente competitivo no mundo.

c) Combater e erradicar o fundamentalismo religioso muçulmano, com a tomada de medidas anti-terroristas.

Page 46: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

d) Impedir o crescimento econômico de países emergentes, como a China, e competir com o forte e tradicional mercado norte-americano.

 

(URCA) Sobre o Mercado Comum do Sul: Mercosul. Marque a opção que não está correta.

 

a) O Mercado Comum do Sul (Mercosul) foi criado em 26/03/1991 com a assinatura do Tratado de Assunção no Paraguai. Os membros deste importante bloco econômico da América do Sul são os seguintes países: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela (entrou em julho de 2006).

b) Chile, Equador, Colômbia, Peru e Bolívia e México poderão entrar neste bloco econômico, pois assinaram tratados comerciais e já estão organizando suas economias para tanto. Participam até o momento como países associados ao Mercosul.

c) No ano de 1995, foi instalada a zona de livre comércio entre os países membros. A partir deste ano, cerca de 90% das mercadorias produzidas nos países membros podem ser comercializadas sem tarifas comerciais.

d) Em julho de 1999, um importante passo foi dado no sentido de integração econômica entre os países membros. Estabelece-se um plano de uniformização de taxas de juros, índice de déficit e taxas de inflação. Futuramente, há planos para a adoção de uma moeda única, a exemplo do fez o Mercado Comum Europeu.

e) Atualmente, os países do Mercosul juntos concentram uma população estimada em 311 milhões de habitantes e um PIB ( Produto Interno Bruto ) de aproximadamente 2 trilhões de dólares.

 

(Uneal) A associação de países com o objetivo de estabelecer relações comerciais privilegiadas entre si gera um bloco econômico. O NAFTA, um dos importantes blocos econômicos da atualidade, tem como membros:

 

1) EUA

2) Venezuela

3) México

4) Canadá

5) Reino Unido

Page 47: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

6) Costa Rica.

 

Estão corretas apenas:

 

a) 1, 2, 3 e 5

b) 2, 3, 4 e 6

c) 2, 3 e 6

d) 1, 3 e 4

e) 1, 2, 4 e 5

 

Leia o texto Disneylândia para responder as 2 próximas questões..

 

1 - “Filho de imigrantes russos casado na Argentina com uma pintora judia, casou-se pela segunda vez com uma princesa africana no México.

2 - Lanternas japonesas e chicletes americanos nos bazares coreanos de São Paulo.

3 - Imagens de um vulcão nas Filipinas passam na rede de televisão em Moçambique.

4 - Multinacionais japonesas instalam empresas em Hong-Kong e produzem com matéria prima brasileira para competir no mercado americano.

5 - Literatura Grega adaptada para crianças chinesas da comunidade européia.

6 - Relógios suíços falsificados no Paraguai vendidos por camelôs no bairro mexicano de Los Angeles.

7 - Turista francesa fotografada seminua com o namorado árabe na baixada fluminense.

8 - Filmes italianos dublados em inglês com legendas em espanhol nos cinemas da Turquia.

9 - Crianças iraquianas fugidas da guerra não obtêm visto no consulado americano do Egito para entrarem na Disneylândia.”

 

Disneylândia, In TITÃS, Titanomaquia, WEA, 1993.

Page 48: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

 

(Unifal) Esses nove “versos” são do texto Disneylândia, cuja música é dos Titãs em parceria com Arnaldo Antunes. Marque a alternativa que apresenta características do espaço geográfico mundial no período atual da globalização e que podem ser identificadas nos versos enumerados acima.

 

A) Todos os versos tratam de características do espaço geográfico mundial na década de 1990, quando se intensificou a globalização do capitalismo, mas essas características não existem mais.

B) Os versos 3, 8, 6 e 9 referem-se à circulação de pessoas que buscam trabalho e melhores condições de vida, migrando dos países subdesenvolvidos para os países desenvolvidos. Os demais versos tratam todos da produção e circulação de bens materiais.

C) Os versos referem-se a um mundo em movimento intenso, com maior circulação de pessoas, informações, capitais e de mercadorias, tanto bens materiais como culturais, em diferentes lugares, países e regiões do globo. Porém o verso de número 9 contraria a idéia de “um mundo sem fronteiras”.

D) Os versos 2, 4, 6 e 9 não estão relacionados ao fim das fronteiras nacionais para a livre circulação de mercadorias e pessoas pelo mundo.

 

(Unifal) Com base no texto Disneylândia, responda a questão abaixo.

 

Na letra da música Disneylândia são citados vários países, cidades, lugares e nacionalidades que integram alguns dos principais blocos econômicos regionais existentes no mundo. Dentre as alternativas abaixo, marque aquela que contém apenas os números de versos em que são citados países ou cidades do Mercosul ou do Nafta.

 

a) 1, 2 e 6

b) 1, 2, 3 e 6

c) 1, 2, 4, 7 e 9

d) 3, 4, 5 e 8

 

(Unifal) Para responder a questão, leia o fragmeto abaixo.

Page 49: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

 

“Em 4 de outubro de 1957, quando os soviéticos colocaram em órbita o primeiro satélite

artificial – Sputnik-1 –, o mundo vivia sob tensão constante. [...].

Hoje, a Guerra Fria não existe mais, mas o clima no espaço ainda está longe de refletir o ambiente de interação globalizada que mudou a economia, a política e a ciência em terra firme.

Ao contrário do que acontece em outras áreas tecnológicas, o país que quiser lançar satélites por

conta própria hoje tem de aprender sozinho.

“Os americanos não querem que a tecnologia de lançadores de satélites — que pode ser

utilizada para lançar bombas — caia na mão de determinados países, mesmo que sejam amigos”,

[...].

“Mesmo quando existe um projeto envolvendo vários países, como a Estação Espacial

Internacional, a colaboração se dá mais pela divisão do trabalho do que pela transferência da

tecnologia entre os países.” [...].

Hoje, apenas EUA, União Européia, Rússia, China, Índia e Japão são capazes de colocar

satélites em órbita. Cada um aprendeu a fazê-lo sozinho.”

 

GARCIA, Rafael. 50 anos depois do Sputnik, espaço ainda vê Guerra Fria. Folha de S. Paulo, 30/09/2007.

 

O fim da Guerra Fria entre os EUA e a URSS e o novo avanço do capitalismo com a globalização mundial estabeleceram uma nova ordem geopolítica.

Sobre esse assunto é correto afirmar que:

 

a) houve a eliminação das fronteiras nacionais com a fusão de países em blocos econômicos regionais e o surgimento do domínio das tecnologias de ponta pelos novos países industrializados e subdesenvolvidos.

Page 50: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

b) surgiram áreas de livre comércio como reservas de mercado para multinacionais, disputas entre capitalismo e socialismo representadas por EUA e pela União Européia.

c) houve a divisão do mundo em Primeiro Mundo (países capitalistas desenvolvidos), Segundo Mundo (países socialistas) e Terceiro Mundo (países capitalistas subdesenvolvidos e os de economia em transição do socialismo para o capitalismo).

d) surgiram blocos econômicos regionais; novos centros de poder – como o Japão e a União Européia – e tensões entre interesses políticos e econômicos dos países desenvolvidos do Norte e subdesenvolvidos do Sul.

 

(Univates) A Organização Mundial do Comércio (OMC) estabelece normas para o comércio mundial e decide sobre eventuais divergências comerciais entre países.

 

O Brasil está tentando com a O M C:

 

a) a sua interferência para a paulatina substituição do óleo diesel pelo biocombustível.

b) a possibilidade de sobretaxar os calçados chineses.

c) a redução das taxas alfandegárias de seus produtos pela União Européia.

d) a eliminação de subsídios agrícolas pelos Estados Unidos e União Européia.

e) a eliminação das taxas alfandegárias pelos países ricos.

 

(Unicamp) A integração européia, cuja construção se iniciou como um projeto utópico no final da 2ª Guerra Mundial, é a causa de muitas e importantes transformações na estrutura política e econômica da Europa Ocidental contemporânea. Pode-se afirmar que é graças à integração que a Europa conheceu uma longa fase de prosperidade econômica, com a modernização de estruturas produtivas e a melhoria substancial dos padrões de vida das populações européias.

 

(Adaptado de Antonio Carlos Lessa, “ A Europa seus organismos e sua integração político-econômica. “In: Henrique Altemani de Oliveira e Antonio Carlos Lessa (org), Política Internacional Contemporânea, São Paulo, Saraiva, 2006, p. 59).

 

a) O Tratado de Roma, assinado em 1957, instituiu a Comunidade Econômica Européia, um dos marcos da integração da Europa. Explique, sucintamente, os principais objetivos dessa integração.

Page 51: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

 

b) O fim da Guerra Fria provocou grandes modificações nas relações internacionais. No caso da Europa, quais foram os dois principais desafios que o fim da Guerra Fria trouxe para a integração entre os países.

 

Resposta:

 

a)

 

Criar o mercado comum, com moeda comum, para promover o desenvolvimento econômico com expansão contínua e equilibrada, modernizando as estruturas produtivas; melhorar as condições de vida da sua população; estreitar as relações entre os Estados europeus; criar uma organização supranacional para melhorar a competitividade internacional; implantar a tarifa externa comum; abolir a restrição à livre circulação de pessoas e mercadorias e eliminar barreiras comerciais; instituir políticas comuns, como a política agrícola.

 

b)

 

A unificação da Alemanha (1990), com a incógnita dos impactos que traria para a economia da Alemanha e de toda a Europa unificada; a transição dos ex-países socialistas para a economia de mercado, já que a evolução dessas economias era incerta e gerou fortes fluxos migratórios, com ressurgimento de nacionalismos; conciliação da soberania nacional com a integração européia.

 

VESTIBULAR 2007

 

(Fei) A alternativa que melhor define o significado de commodities é:

 

a) Ativos negociados sob a forma de contratos em bolsas de mercadorias, como por exemplo soja, trigo, boi, etc.

b) Ações de empresas estatais.

Page 52: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

c) Ações de empresas de capital misto.

d) Ações de produtos industrializados que são negociados em bolsas de valores.

e) Ações que são negociadas na Bolsa Nasdaq.

 

(Ufpi) A organização dos países em blocos econômicos visa facilitar a economia dos países, estimulando as trocas e a produção. Sobre os principais blocos, suas características e finalidades, assinale a alternativa correta.

 

a) ALCA – constituída por países africanos, promove a valorização de seus produtos, possibilitando a

concorrência com a economia asiática.

b) MERCOSUL – reúne todos os países da América Latina e visa ampliar as trocas comerciais e o fluxo

de pessoas entre os seus membros.

c) CEI – reúne os países da Europa Ocidental que são liderados pela Inglaterra que, por sua vez, detém

a hegemonia econômica desta parte de continente

d) União Européia – formada por todos os países da Europa, permite a livre circulação, no continente,

de pessoas e mercadorias.

e) NAFTA – formado pelos países da América do Norte, eliminou as barreiras tarifárias entre os seus

membros.

 

(Ufrr) Em setembro de 2003 realizou-se a 5ª conferência ministerial da OMC em Cancún, México, e as

nações desenvolvidas não avançaram nas negociações sobre o fim dos subsídios agrícolas.

Porém, nesse encontro sobre a liderança do Brasil e da Índia, foi criado um bloco de países em

Page 53: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

desenvolvimento denominado do:

 

a) G-07.

b) G-08.

c) G-20.

d) APEC.

e) OPEP.

 

(Ufrr) Um dos principais assuntos debatidos dentro da OMC refere-se à política protecionista e de

subsídios praticados principalmente pelos países desenvolvidos. Quando um país se sente

prejudicado no comércio internacional, tem o direito de apresentar à OMC pedidos de sanções

contra o país que está infringindo as regras comerciais. Indique a ação que NÃO poderá ser

adotada pela OMC, caso não haja acordo entre as partes envolvidas:

 

a) Restrições às exportações e importações.

b) Sanções econômicas.

c) Retaliação comercial.

d) Medidas compensatórias.

e) Intervenção militar.

 

(Ufpe) Em relação à atividade do comércio, analise as proposições abaixo.

 

Page 54: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

0-0) Apesar do desenvolvimento dos transportes e das comunicações que marcou o cenário mundial, a partir da segunda metade do Século XX, alguns países da América Latina ainda permanecem isolados, sem participar do comércio internacional.

1-1) Os países desenvolvidos nessa nova regionalização mundial, que teve como critério a expansão e a internacionalização dos mercados, correspondem aos chamados países centrais e mercados emergentes. Os subdesenvolvidos são os denominados países periféricos.

2-2) Apesar da tendência de queda ou mesmo de eliminação das tarifas comerciais, o protecionismo é uma prática adotada por várias nações do planeta, como forma de inibir a livre concorrência dos produtos estrangeiros. 3-3) O superavit da balança comercial de um país é obtido quando as suas exportações, no mercado internacional, são superiores às importações.

4-4) A colocação, no mercado externo, de frutas tropicais, por parte da região Nordeste brasileira, é uma conseqüência da irrigação desenvolvida nos altos cursos, próximos às nascentes, dos rios São Francisco e Parnaíba.

 

Resposta: FFVVF

 

(Ufpe) As exportações do Brasil para a China bateram um recorde histórico em julho de 2006. A balança bilateral reverteu os saldos negativos ou de baixo valor registrados até maio desse ano e atingiu o superávit de US$ 413 milhões de julho, com exportações de US$ 1,7 bilhão e importações de US$ 653 milhões. A maior pauta de exportações, feitas pelo Brasil, para aquele país asiático, refere-se aos seguintes produtos:

 

a) petróleo, computadores e medicamentos genéricos.

b) soja, minério de ferro e petróleo.

c) soja, carvão mineral e açúcar.

d) açúcar, álcool e cacau.

e) minério de ferro, álcool e açúcar.

 

(Pucrio-atualizada)

 

Page 55: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

 

A figura apresentada acima representa:

a) a Europa no período entreguerras (1919-1939), quando ocorreu o avanço do poderio da Rússia sobre o Leste europeu.

b) a organização territorial do Mercado Comum Europeu (países “brancos”), iniciado pelo Tratado de Roma, em 1957.

c) a atual composição da União Européia (U.E., países “brancos”) que, em 2004, estendeu o seu poder em direção ao Leste e Sul europeu e em 2007 passou a ser composta por 27 países.

d) a clara separação socioeconômica entre a periferia comunitária (“cinzas”) e os países ricos e consolidados na comunidade européia (“brancos”). Essa diferenciação é um dos maiores empecilhos para o sucesso da União Européia (U.E.).

e) a Comunidade dos Estados Independentes — CEI (países “cinzas”), que mantém próximos seus países membros para a resolução de problemas econômicos comuns existentes desde o tempo da Guerra Fria.

 

(Mack) As alternativas a seguir sintetizam os principais objetivos de um Tratado de Livre Comércio, como aqueles defendidos, em 2001, na conferência que ficou conhecida como a Rodada de Doha.

A respeito de tais objetivos, assinale a alternativa INCORRETA.

 

Page 56: geogabriel.webnode.com · Web viewI - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna. II - Taxação

a) Eliminar barreiras alfandegárias somente para países que façam parte de megablocos geoeconômicos já organizados, a exemplo da União Européia, do NAFTA, do MERCOSUL.

b) Proporcionar, indistintamente, proteção adequada aos direitos da propriedade intelectual.

c) Promover a cooperação entre países amigos, oferecendo soluções para possíveis controvérsias.

d) Promover as condições para uma concorrência justa, em todo o mundo.

e) Estabelecer medidas efetivas para estimular a produção de cada país.