histÓria questÃo 01 correto · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes...

104
COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 2: AMARELA 1 HISTÓRIA QUESTÃO 01 Sobre as artes na antiguidade, é CORRETO afirmar que: 01. os povos que se estabeleceram na região dos rios Tigre e Eufrates precisavam defender e expandir seu território constantemente, o que os impediu de realizar obras artísticas. 02. as diferentes formas de expressão artística desenvolvidas por diversas sociedades nos permitem conhecer melhor seu passado e podem ser consideradas fontes históricas. 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam cenas envolvendo ações divinas. 08. entre os poetas mais conhecidos da Roma antiga, figura Virgílio, autor da “Ilíada”, poema que descreve o desenvolvimento do Senado romano. 16. na Grécia antiga, a tragédia foi um gênero literário muito presente nas artes cênicas; várias peças teatrais deste gênero ficaram famosas e foram encenadas em outros períodos da história. 32. os romanos desenvolveram um estilo artístico que permaneceu independente da influência de outros povos, mesmo após a constituição do Império. RESPOSTA QUESTÃO 02 Sobre o período conhecido como Idade Média, é CORRETO afirmar que: 01. o romance de cavalaria foi um gênero literário que divulgou ideias de amor cortês. 02. a peste negra foi uma doença que teve graves consequências para a sociedade medieval, dizimando parte da população europeia. 04. as universidades criadas no período tiveram importante papel no desenvolvimento da cultura e do ensino no Ocidente. 08. a formação das corporações de ofício está relacionada à efervescência comercial da Europa no início da Idade Média. 16. várias dissidências da Igreja surgiram no período, como foi o caso dos cátaros. Devido ao acolhimento à diversidade defendido pela Igreja, as comunidades cátaras puderam ser mantidas. 32. o cristianismo difundido pela Igreja penetrou de tal maneira em todas as camadas da sociedade medieval que foi capaz de anular as crenças pagãs de origem antiga. 64. as ordens mendicantes foram criadas por uma parcela do clero medieval que defendia o conceito de usura e estimulava o acúmulo de bens e lucro. RESPOSTA

Upload: others

Post on 27-May-2020

6 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 2: AMARELA 1

HISTÓRIA

QUESTÃO 01 Sobre as artes na antiguidade, é CORRETO afirmar que: 01. os povos que se estabeleceram na região dos rios Tigre e Eufrates precisavam defender e

expandir seu território constantemente, o que os impediu de realizar obras artísticas.

02. as diferentes formas de expressão artística desenvolvidas por diversas sociedades nos permitem conhecer melhor seu passado e podem ser consideradas fontes históricas.

04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam cenas envolvendo ações divinas.

08. entre os poetas mais conhecidos da Roma antiga, figura Virgílio, autor da “Ilíada”, poema que descreve o desenvolvimento do Senado romano.

16. na Grécia antiga, a tragédia foi um gênero literário muito presente nas artes cênicas; várias peças teatrais deste gênero ficaram famosas e foram encenadas em outros períodos da história.

32. os romanos desenvolveram um estilo artístico que permaneceu independente da influência de outros povos, mesmo após a constituição do Império.

RESPOSTA QUESTÃO 02 Sobre o período conhecido como Idade Média, é CORRETO afirmar que: 01. o romance de cavalaria foi um gênero literário que divulgou ideias de amor cortês.

02. a peste negra foi uma doença que teve graves consequências para a sociedade medieval, dizimando parte da população europeia.

04. as universidades criadas no período tiveram importante papel no desenvolvimento da cultura e do ensino no Ocidente.

08. a formação das corporações de ofício está relacionada à efervescência comercial da Europa no início da Idade Média.

16. várias dissidências da Igreja surgiram no período, como foi o caso dos cátaros. Devido ao acolhimento à diversidade defendido pela Igreja, as comunidades cátaras puderam ser mantidas.

32. o cristianismo difundido pela Igreja penetrou de tal maneira em todas as camadas da sociedade medieval que foi capaz de anular as crenças pagãs de origem antiga.

64. as ordens mendicantes foram criadas por uma parcela do clero medieval que defendia o conceito de usura e estimulava o acúmulo de bens e lucro.

RESPOSTA

Page 2: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 2: AMARELA 2

QUESTÃO 03

Sobre segregação, conflitos e defesa dos direitos de afrodescendentes, é CORRETO afirmar que:

01. entre as conquistas do movimento negro brasileiro, pode-se citar a oficialização do Dia Nacional da Consciência Negra, a aprovação de cotas para afrodescendentes em universidades públicas e a obrigatoriedade do ensino de história da África e afro-brasileira na Educação Básica.

02. o arianismo, defendido pelo nazismo, afirmava que os arianos possuíam características de uma “raça superior”, servindo de justificativa para a perseguição de todos os que não as possuíam. Os negros, no entanto, foram poupados desta segregação.

04. no século XX, a segregação racial dos negros nos Estados Unidos se traduziu, por exemplo, pela separação do uso de espaços comuns, como transportes, banheiros e praças públicas.

08. na década de 1950, Rosa Parks, cidadã negra americana, realizou um ato de manifestação contra a segregação quando, em um ônibus, se recusou a ceder seu lugar para um passageiro branco. A ação não teve maiores consequências, constituindo-se em um ato isolado.

16. o Partido Pantera Negra para Autodefesa foi criado na década de 1960 e compartilhava os ideais pacifistas defendidos pelo líder da resistência negra nos Estados Unidos, Martin Luther King.

32. entre as várias formas de resistência à escravidão, está a formação de quilombos, cujas comunidades remanescentes ainda são encontradas em diferentes locais do Brasil.

RESPOSTA QUESTÃO 04

Sobre a mineração na América portuguesa, é CORRETO afirmar que:

01. a grande instabilidade social do início da mineração resultou em diversos conflitos armados, sendo o mais conhecido deles a chamada Guerra dos Emboabas.

02. ao contrário da produção açucareira, a exploração das minas de ouro priorizou o trabalho livre em detrimento do uso de mão de obra escrava em função dos frequentes temores de fugas e roubos por parte dos mineradores.

04. com o objetivo de assegurar o controle sobre a exploração do ouro, Portugal assumiu a posse das áreas mineradoras e passou a concedê-las em forma de lotes (datas).

08. a liberdade religiosa, uma das características das sociedades mineradoras, permitiu, ainda no século XVIII, a instalação de muitas igrejas e templos de diferentes religiões europeias e africanas.

16. o crescimento da produção aurífera nas últimas décadas do século XVIII fez com que o governo português reduzisse o controle sobre a cobrança de tributos, garantindo maior tranquilidade política na colônia do Brasil.

32. os artistas setecentistas da região das minas costumavam ser agrupados como representantes de um estilo denominado cubismo mineiro, típico das Minas Gerais.

RESPOSTA

Protestos realçam divisão racial nos EUA Os protestos pedindo justiça pela morte do adolescente negro Michael Rown, 18, assassinado com seis tiros pelo policial branco Darren Wilson, 28, estão tão “rachados” quanto a segregada comunidade entre brancos e negros. Durante o dia, mesmo sob o sol de 35 oC, famílias inteiras portam cartazes coloridos e levantam os braços aos gritos de “não atire” pelas calçadas da avenida West Flosissant, que corta a pequena Ferguson, de 21 mil habitantes, subúrbio de Saint Louis. Folha de São Paulo, 10 ago. 2014. A10.

A peso de ouro

Mais do que um recurso natural. Mais do que um artigo de exportação. O que se descobriu em Minas Gerais depois de dois séculos de colonização foi fortuna em estado puro.

CARRARA, Angelo Alves. Revista de História da Biblioteca Nacional, nov. 2008. Dossiê Ouro.

Page 3: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 2: AMARELA 3

QUESTÃO 05 Sobre movimentos migratórios e integração, é CORRETO afirmar que: 01. a diversidade populacional em vários países europeus, obtida através de múltiplas migrações,

proporcionou o fim da xenofobia e de movimentos racistas.

02. a ocupação israelense em áreas destinadas pela ONU para a formação do Estado palestino foi bem recebida pelos palestinos, uma vez que estabeleceu a possibilidade de um acordo de paz entre ambos.

04. entre os fatores que favoreceram o crescimento urbano da China, pode-se citar a imensa quantidade de trabalhadores no país, muitos ex-trabalhadores rurais que se estabeleceram nas cidades ganhando baixos salários.

08. o processo pacífico de descolonização da Argélia permitiu uma maior integração entre os franceses e os argelinos que imigraram para a Europa.

16. o processo de nacionalização promovido na Era Vargas teve como uma de suas ações o fechamento de diversas escolas de língua alemã nas regiões coloniais do sul do Brasil.

RESPOSTA

Argélia tem equipe “francesa”

A Copa do Mundo no Brasil terá, ao todo, 85 jogadores defendendo países onde não nasceram. Só a Argélia é responsável por levar 18 jogadores nascidos em outro país – a França, país que mais cedeu atletas a outras seleções, com nove jogadores que se naturalizaram na Costa do Marfim, na Argentina, em Camarões e em Gana. A naturalização é um caso antigo do futebol. O maior jogador da história de Portugal, Eusébio, nasceu em Moçambique. O caso dos argelinos é ligado à história do país. A maioria dos atletas nascidos na França é formada por filhos de argelinos que fugiram de seu país por causa das guerras e conflitos internos. Segundo a presidente da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Carmen Rial, embora a França tenha uma política de integração, na prática, os laços com as origens étnicas dos argelinos são mantidos. “Esses imigrantes moram nos subúrbios e continuam com práticas religiosas, língua e costumes da Argélia”, disse.

Disponível em: <http://brasileconomico.ig.com.br/brasil/2014-06-16/argelia-tem-equipe-francesa.html> Acesso em: 15 set. 2014.

Page 4: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 2: AMARELA 4

QUESTÃO 06 Sobre o uso dos recursos naturais e sobre os impactos ambientais da ação humana ao longo da história, é CORRETO afirmar que: 01. na antiguidade, o uso dos rios como fonte de irrigação para a prática da agricultura estava

diretamente relacionado com as origens das primeiras civilizações.

02. a ciência moderna, defensora do teocentrismo, combatia a ideia de controle e domínio da natureza pelo homem.

04. os impactos do acidente nuclear de Chernobyl, ocorrido em 1986, na Ucrânia, durante o domínio soviético, foram responsáveis por milhares de mortes e pela enorme propagação de radiação na região.

08. a chamada “revolução verde”, ocorrida principalmente nos anos 1960 e 1970, foi o primeiro grande movimento de combate ao uso de agrotóxicos na agricultura.

16. Santa Catarina, estimulada pela sua vocação turística, destaca-se no cenário nacional pelo eficiente sistema de saneamento básico, responsável pelo tratamento da totalidade dos resíduos lançados nas regiões litorâneas.

RESPOSTA

Sem chuva, interior de São Paulo vive pior seca em 70 anos

Caminho seco. As marcas nos pilares da ponte mostram o nível do rio antes da seca que castiga o interior paulista. O transporte hidroviário está parado há dois meses. (Foto de Marcos Alves)

ARAÇATUBA E PEDERNEIRAS (SP) – Não é apenas a capital paulista que vive a maior crise no abastecimento de água da sua história. O rico interior do estado de São Paulo enfrenta a pior seca dos últimos 70 anos. Não chove desde o final do ano passado. O Rio Tietê baixou em até oito metros na região de Araçatuba, a 467 quilômetros de São Paulo, interrompendo há dois meses o tráfego de barcaças na hidrovia Tietê/Paraná, uma das maiores do país, já que há lugares onde o rio está no nível zero. Com isso, não será possível escoar parte das seis milhões de toneladas de grão transportadas por ali anualmente. A situação impede a navegação até de barcos de pescadores, agravando a crise social. Já foram demitidas três mil pessoas que trabalhavam na hidrovia na região entre Araçatuba e Barra Bonita, com 42 municípios. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/brasil/sem-chuva-interior-de-sao-paulo-vive-pior-seca-em-70-anos-13517020> Acesso em: 15 set. 2014.

Page 5: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 2: AMARELA 5

QUESTÃO 07

Sobre a Primeira Guerra Mundial e seu contexto, é CORRETO afirmar que: 01. a Primeira Guerra Mundial tem suas motivações vinculadas às disputas nacionalistas e

imperialistas articuladas à política de alianças das grandes potências da época. 02. a entrada da Rússia na guerra, logo após a Revolução Bolchevique de 1917, foi decisiva para o

desfecho favorável aos países vinculados à Tríplice Aliança. 04. não houve participação brasileira na Primeira Guerra, pois a organização do país como

República, imprescindível para a formação de tropas militares, ainda era muito recente. 08. a Revolução Científico-Tecnológica do século XIX influenciou diretamente o conflito, tanto pelas

disputas imperialistas como pelo uso, nas batalhas, de recursos como granadas, tanques, aviões e armas químicas.

16. a gripe espanhola ocorreu durante a Primeira Guerra Mundial e foi vista como ameaça para as nações em conflito; porém, com o desenvolvimento dos antibióticos no início do século XX, a doença foi controlada sem gerar maiores consequências.

32. com a ida de um número expressivo de homens aos campos de batalha, muitas mulheres ficaram responsáveis por tarefas até então consideradas predominantemente masculinas.

RESPOSTA QUESTÃO 08

A respeito do texto e dos movimentos de resistência e de independência na América hispânica, é CORRETO afirmar que: 01. apesar do seu poder econômico, os criollos não podiam participar das atividades administrativas

coloniais e eram desprezados pelos espanhóis por sua origem africana. 02. as ideias iluministas foram, em parte, responsáveis pela formação intelectual da elite criolla em

fins do século XVIII e princípio do século XIX. 04. Simón Bolívar, conhecido como “o Libertador”, defendia a ideia de uma América fragmentada em

pequenos estados independentes e controlados pelos trabalhadores rurais e urbanos. 08. as contradições dos movimentos de independência ficaram evidentes após sua concretização e

a implantação de regimes monárquicos na maior parte dos novos países. 16. o atual Uruguai foi incorporado oficialmente por Portugal ao Brasil em 1821 e tornou-se uma

província brasileira. A independência da banda oriental do rio da Prata foi conquistada somente após a Guerra Cisplatina (1825-1828).

32. Tupac Amaru II, líder de origem inca, comandou um dos maiores levantes indígenas desde a conquista espanhola. Um dos objetivos do movimento era acabar com a cobrança da mita.

RESPOSTA

O campo de batalha é terrível. Há um cheiro de azedo, pesado e penetrante de cadáveres. Homens que foram mortos no último outubro estão meio afundados no pântano e nos campos de nabos em crescimento. As pernas de um soldado inglês, ainda envoltas em polainas, irrompem de uma trincheira, o corpo está empilhado com outros; um soldado apoia o seu rifle sobre eles. Um pequeno veio de água corre através da trincheira, e todo mundo usa a água para beber e se lavar; é a única água disponível. Ninguém se importa com o inglês pálido que apodrece alguns passos adiante. BINDING, Rudolf Georg. Um fatalista na guerra. In: MARQUES, Adhemar et alii. História contemporânea através de textos. 11. ed. São Paulo: Contexto, 2005. p. 119.

Os criollos: uma elite contra os espanhóis

Instalados há várias gerações [...] numa terra que consideram sua, os criollos têm nas mãos as rédeas econômicas da América hispânica. Possuem imensas estâncias e rebanhos de escravos, detêm e desempenham cargos da advocacia e constituem, de modo compacto, o povo dos letrados, particularmente aberto às ideias do século. Ora, por uma contradição interna, essa elite econômica e de inteligência, numa sociedade em que a presença do índio e do escravo negro confere a todo homem branco “um complexo de superioridade”, sofre com a exclusão da administração real e com a desconfiança que esta lhe manifesta.

CHAUNU. História da América Latina. 4. ed. São Paulo: Difel, 1979. p. 59.

Page 6: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 2: AMARELA 6

QUESTÃO 09

O texto acima pertence à carta-testamento de Getúlio Vargas, morto há sessenta anos. Nesse documento, o ex-presidente relata seu sentimento sobre as pressões políticas sofridas à época e sua trajetória no comando do país. A respeito da carta-testamento e da conjuntura nacional e internacional durante os governos de Vargas, é CORRETO afirmar que: 01. o Primeiro de Maio, principal data para os movimentos operários, tornou-se marco do governo de

Vargas, com a realização de inúmeras comemorações oficiais.

02. logo após ter sido eleito presidente da República em 1930, Getúlio Vargas iniciou sua política voltada aos interesses dos trabalhadores promulgando uma série de leis trabalhistas no país.

04. as forças de oposição, mencionadas por Getúlio na carta-testamento, eram grupos de esquerda defensores do protecionismo da economia nacional e, portanto, contrários à profunda adesão do governo de Vargas ao bloco capitalista liderado pelos Estados Unidos durante a Guerra Fria.

08. durante o Estado Novo, surgiu a Hora do Brasil, programa de rádio de abrangência nacional que tinha o objetivo de divulgar as propostas e as iniciativas do governo para a população.

16. o suicídio do presidente provocou comoção nacional e acabou servindo para alavancar a carreira política de Carlos Lacerda, maior aliado de Getúlio Vargas durante seu governo populista (1951-1954).

32. conforme afirma Vargas na carta-testamento, em seus governos as liberdades social e de expressão foram garantidas aos diversos setores da sociedade brasileira.

RESPOSTA

Trecho da carta-testamento de Getúlio Vargas

Disponível em: <http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/GetulioVargas> Acesso em: 15 set. 2014.

Page 7: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 2: AMARELA 7

QUESTÃO 10 Sobre o discurso de João Goulart e o contexto político do seu governo, é CORRETO afirmar que:

01. o discurso do presidente João Goulart vinha ao encontro das pressões dos movimentos sociais rurais, que se manifestavam por meio das ligas camponesas exigindo “reforma já” e “reforma agrária na lei ou na marra”.

02. a legislação trabalhista, já garantida aos trabalhadores urbanos, deveria ser estendida aos trabalhadores rurais através do Estatuto do Trabalhador Rural, aprovado em 1963.

04. promulgada em 1891 durante o governo do marechal Deodoro da Fonseca, a “constituição antiquada” mencionada por Goulart mantinha evidentes privilégios à elite oligárquica brasileira.

08. entre os pontos fundamentais das chamadas “reformas de base” defendidas pelos partidos de oposição ao governo “Jango”, estavam a redução drástica dos impostos no Brasil e a maior abertura do mercado nacional para investidores estrangeiros.

16. a vitória do golpe militar de 1964 contou com apoio civil e de políticos de oposição ao governo Goulart, como Adhemar de Barros, Carlos Lacerda e Magalhães Pinto, governadores de São Paulo, da Guanabara e de Minas Gerais, respectivamente.

32. o apoio ao comício de João Goulart pode ser percebido pela grande manifestação em defesa da igualdade, da liberdade e da justiça social, conhecida como “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”, ocorrida em São Paulo no dia 19 de março de 1964.

RESPOSTA

Disponível em: <http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Os-45-anos-do-comicio-da-Central-do-Brasil/4/14697> Acesso em: 15 set. 2014.

O Comício da Central do Brasil:

O presidente se compromete com a reforma agrária

A constituição atual, trabalhadores, é uma Constituição antiquada, porque legaliza uma estrutura socioeconômica já superada; uma estrutura injusta e desumana. O povo quer que se amplie a democracia, quer que se ponha fim aos privilégios de uma minoria; que a prosperidade da terra seja acessível a todos.

Discurso de João Goulart apud DARATIOTO, F. F. M.; DANTAS, J. De Getúlio a Getúlio: a democracia populista. São Paulo: Atual, 1991. p. 63-64.

Page 8: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 2: AMARELA 8

GEOGRAFIA QUESTÃO 11

Com relação ao assunto tratado e à figura acima, é CORRETO afirmar que: 01. como consequência do fim do chamado "bloco socialista", os países capitalistas centrais vêm

rebaixando brutalmente os direitos e as conquistas sociais dos trabalhadores, dada a "inexistência", segundo o capital, do "perigo socialista" hoje.

02. a partir dos anos 1970, o projeto neoliberal passou a ditar o ideário e o programa a serem implementados pelos países capitalistas, inicialmente no centro e logo depois nos países subordinados, contemplando reestruturação produtiva, privatização acelerada, enxugamento do Estado e políticas fiscais e monetárias.

04. é perceptível, particularmente nas últimas décadas do século XX, um significativo aumento do número de assalariados médios no setor primário da economia, que foram expulsos do mundo produtivo industrial, sobretudo nos chamados países do Eixo Norte.

08. o trabalho passa a satisfazer as necessidades do trabalhador no momento em que ele se aliena da atividade produtiva.

RESPOSTA QUESTÃO 12 Sobre a formação econômica de Santa Catarina, é CORRETO afirmar que: 01. no final do século XIX, as frentes pioneiras, o extrativismo vegetal e a construção da Estrada de

Ferro São Paulo-Rio Grande no litoral norte do estado resumem-se num só elemento, que explica a introdução de relações capitalistas de produção no litoral e na região então conhecida como Contestado.

02. no início do século XX, começaram a se consolidar os setores que comandariam a economia catarinense até o início dos anos 1960: têxtil, madeireiro e alimentício.

04. os anos 1990, a chamada “década perdida”, significaram verdadeiros retrocessos para segmentos representativos da indústria nacional. Em Santa Catarina, um dos setores mais atingidos foi o segmento têxtil e de vestuário, com o processo de abertura comercial e sobrevalorização.

08. no século XIX, os imigrantes alemães e italianos que desembarcaram no sul de Santa Catarina foram os desbravadores da extração da fluorita e do carvão vegetal, que alimentariam as futuras indústrias carboníferas.

16. a grande propriedade, a pecuária e o extrativismo mercantil constituíram a base econômica do Vale do Itajaí.

32. o padrão de crescimento da indústria catarinense alterou-se, sobretudo a partir dos anos 1960, principalmente com investimentos em energia e transporte e com a consolidação do setor eletro-metal-mecânico, liderado pelas médias e grandes indústrias.

RESPOSTA

Nos últimos anos, particularmente depois da década de 1970, o mundo do trabalho vivenciou uma situação fortemente crítica, talvez a maior desde o nascimento da classe trabalhadora e do próprio movimento operário inglês. O entendimento dos elementos constitutivos desta crise é de grande complexidade, uma vez que, neste mesmo período, ocorreram mutações intensas de ordens diferenciadas. Tais mutações, no seu conjunto, acabaram por acarretar consequências muito fortes ao movimento operário, em particular no âmbito do movimento sindical. Texto e imagem disponíveis em: <http://historianovest.blogspot.com.br/ 2010/04/as-dimensoes-da-crise-no-mundo-do.html> [Adaptado] Acesso em: 13 jul. 2014.

Page 9: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 2: AMARELA 9

QUESTÃO 13

Sobre o assunto tratado acima, é CORRETO afirmar que: 01. os atuais conflitos entre árabes e israelenses são devidos à Primavera Árabe, pois as duas

populações reivindicam governos democráticos, e não teocráticos, como os que atualmente estão instalados.

02. a Faixa de Gaza é um território localizado na Palestina, entre Israel e Egito, ao longo do Mar Mediterrâneo. O território é conhecido por estar em constante conflito, uma vez que é reivindicado pelo povo palestino.

04. na sua porção ocidental, Israel estabelece limite com o Mar Morto.

08. os franceses e os norte-americanos, após a Primeira Guerra Mundial, comprometeram-se a ajudar os judeus a construir um Estado livre e independente em território palestino, buscando, assim, enfraquecer os árabes e conquistar vantagens econômicas na região.

16. tanto Israel como a Palestina reivindicam áreas que concentram dois recursos naturais não renováveis imprescindíveis para a humanidade: a água e o petróleo.

32. o predomínio de climas áridos e semiáridos na região do Oriente Médio é bastante prejudicial para o desenvolvimento da agropecuária.

64. os conflitos que hoje assolam o Oriente Médio têm diferentes motivos. O principal deles diz respeito ao território: israelenses e palestinos lutam para assegurar terras sobre as quais, segundo eles, têm direito milenar.

RESPOSTA

Veja os principais obstáculos para o acordo de paz Jerusalém Os palestinos reivindicam a parte oriental da cidade como capital de seu futuro Estado. Israel a considera sua “capital eterna e indivisível”. Assentamentos Mais de 150 mil judeus vivem em assentamentos nos territórios ocupados por Israel, que quer mantê-los sob soberania israelense. Os palestinos querem o fim dos assentamentos. Refugiados palestinos Há mais de 3,5 milhões de refugiados palestinos. Israel rechaça o retorno de todos eles. Propõe a volta de uma pequena parte deles e compensação para os outros. Água Ambas as partes reivindicam o controle dos recursos hídricos da Cisjordânia.

Disponível em: <http://dc386.4shared.com/doc/r_Wsqikc/preview.html> [Adaptado] Acesso em: 11 set. 2014.

Page 10: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 2: AMARELA 10

QUESTÃO 14

Sobre a recente crise no leste europeu, é CORRETO afirmar que:

01. parte da Europa ocidental está preocupada com a resolução do conflito entre a Ucrânia e a Rússia, pois é grande o volume de importação de gás russo que passa por território ucraniano.

02. após a "Guerra Fria", com a queda da URSS e a reunificação alemã, o mundo não tem mais uma nação hegemônica, mas blocos de poder multipolares.

04. a crise entre a Ucrânia e a Rússia abre novas possibilidades de exportação de gás natural pelo Brasil e pela Bolívia, grandes produtores desta matéria-prima.

08. a Rússia tenta manter sua hegemonia no leste europeu, mesmo com a forte presença dos Estados Unidos na Europa ocidental.

16. a dissolução do Tratado do Atlântico Norte trouxe tranquilidade aos países do leste europeu, pois não existia mais o perigo de uma guerra entre os Estados Unidos e a URSS, havendo apenas conflitos regionalizados.

RESPOSTA

Gasodutos na Rússia e na Ucrânia

Disponível em: <http://brasilsoberanoelivre.blogspot.com.br/2014/06/russia-ucrania-e-uniao-europeia-voltam. html> [Adaptado] Acesso em: 20 ago. 2014.

O gás natural corresponde a 25% da matriz energética da União Europeia; 42% desse gás provém da Rússia.

Page 11: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 2: AMARELA 11

QUESTÃO 15 Sobre desertificação, é CORRETO afirmar que:

01. gera vários problemas e prejuízos para o ser humano. Com a formação de áreas úmidas, a temperatura diminui e o nível de umidade do ar aumenta, dificultando a vida do ser humano nestas regiões.

02. ocorre sobre afloramento rochoso onde antes havia solo, com aparecimento de ravinamento e voçorocas; o pouco solo restante apresenta, em geral, salinidade por causa de sua formação rochosa.

04. a ação antrópica gera principalmente a erosão laminar através da destruição da cobertura vegetal, que se agrava com as alterações nos índices pluviométricos, criando condições materiais para o desenvolvimento dos processos de desertificação.

08. no Brasil, a desertificação vem aumentando e atinge várias regiões. Nordeste (região do sertão), pampas gaúchos, cerrado no Tocantins, norte do Mato Grosso e norte de Minas Gerais são áreas do território brasileiro afetadas atualmente pela desertificação.

16. as áreas desertificadas são de clima árido e a evaporação potencial é menor que a precipitação média anual. Caracteriza-se pela presença de solos úmidos e de cobertura vegetal densa e pela ausência de xerófilas e de plantas temporárias.

RESPOSTA QUESTÃO 16

Sobre o assunto tratado no texto e na figura acima, é CORRETO afirmar que:

01. as questões sociais são elementares para fazer com que o sertão nordestino se industrialize de forma qualitativa e gere emprego de qualidade para que a população tenha melhores condições de sobreviver.

02. o coronelismo foi uma experiência típica dos primeiros anos da República brasileira. O chamado “coronel” era militar e detinha pequenas propriedades rurais, cuja produção atendia às demandas do mercado interno brasileiro, como café e cacau.

04. a área de domínio dos coronéis era a caatinga, pois esse bioma apresentava excelentes condições edafoclimáticas para a agricultura de plantation de cana-de-açúcar.

08. no século XIX, o sertão nordestino, historicamente caracterizado por latifúndios produtivos e secas cíclicas, passava por uma grave crise econômica e social. Antônio Conselheiro, ou coronel Antônio, liderou, juntamente com seus seguidores, um confronto contra o Exército brasileiro para eliminar as desigualdades socieconômicas, porém manteve o voto de cabresto.

16. se em tempos passados as pessoas eram obrigadas a votar em determinados candidatos, muitas vezes coagidas pela presença de jagunços portando espingardas a serem acionadas em caso de votos contrários ao interesse dos coronéis, nos dias de hoje os avanços das tecnologias de informação e comunicação tornam o papel de convencimento do eleitor uma tarefa muito mais complexa.

32. a economia do Nordeste brasileiro vem crescendo nas últimas décadas, mas a distribuição de renda não segue no mesmo ritmo, visto que a maior parte do poder ecônomico ainda se concentra nas mãos de uma classe social e política que descende do chamado “coronelismo” do século XIX.

RESPOSTA

Primeira obra de destaque do escritor João Ubaldo Ribeiro, Sargento Getúlio também marcou a carreira do cineasta Hermano Penna, que levou o livro ao cinema. Nesta sexta-feira (18/07/2014), o diretor lamentou a morte do autor, vítima de embolia pulmonar aos 73 anos. [...] Publicado em 1971, o livro de Ubaldo virou filme em 1983. Penna se sentiu impactado pela história do sargento Getúlio (interpretado nas telas por Lima Duarte) e pelo modo como Ubaldo retratou o coronelismo e o banditismo no sertão. Disponível em: <http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/livros/2014-07-18/joao-ubaldo-ribeiro-pensou-o-brasil-como-poucos-diz-cineasta-hermano-penna.html> [Adaptado] Acesso em: 28 ago. 2014. Imagem disponível em: <http://historiaprofchris.blogspot.com.br/2012/10/o-coronelismo-e-sua-relacao-com.html> Acesso em: 28 ago. 2014.

Page 12: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 2: AMARELA 12

QUESTÃO 17 Sobre o estado de Santa Catarina, é CORRETO afirmar que:

01. é o menor estado da Região Sul do Brasil e, no entanto, ali são encontradas grandes diferenças em termos de paisagens, culturas e atividades econômicas.

02. o clima predominante no estado tem as características de tropical de altitude, com temperaturas agradáveis, que variam de 13 °C a 25 °C, com chuvas mal distribuídas durante todo o ano.

04. a pequena produção mercantil possibilitou a gênese da indústria catarinense, principalmente nas áreas de colonização europeia.

08. a superfície do território estadual é pouco ondulada (acidentada), com destaque para as grandes extensões de seu litoral, as chamadas Planícies Costeiras.

16. o mapa representa as áreas administrativas do estado, observando-se grandes extensões territoriais.

RESPOSTA

QUESTÃO 18

Sobre o assunto tratado na tabela acima, é CORRETO afirmar que:

01. o crescimento do comércio mundial após a Segunda Grande Guerra pode ser associado ao grande boom do capitalismo no período subsequente e à criação do GATT (General Agreement on Tariffs and Trade – Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio) em 1947, que deu grande impulso para o fim de protecionismos existentes em quase todos os países.

02. no comércio mundial, diferentemente do que ocorre entre empresas (mercado aberto), não existe grande concorrência, pois o fim dos protecionismos gera novas oportunidades de negócios.

04. os blocos econômicos podem fortalecer os países mais fracos economicamente diante de nações mais poderosas ou mesmo diante de outros blocos econômicos.

08. diferentemente do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA – North American Free Trade Agreement), que prevê a livre movimentação de capitais e mão de obra, a União Europeia, depois da crise de 2007-2008, definiu o uso de uma moeda única, o Euro.

16. desde a primeira década de 2000, o Brasil e os países-membros do Mercado Comum do Sul (Mercosul) conseguiram ter significativa participação no comércio mundial.

32. o desenvolvimento histórico do comércio internacional levou à formação de importantes polos: Europa ocidental, América anglo-saxônica, Japão e parte da Ásia, com destaque para a China.

RESPOSTA

Evolução do Comércio Mundial – 1948-2003

Importações Mundiais (US$ bilhões) Transformação de Exportações Mundiais (US$ bilhões) Períodos Médias Períodos Médias 1948-1950 64,11203 1957-1960 9,7133 1951-1960 100,05070 1957-1960 16,9363 1961-1970 204,22590 1961-1970 82,3643 1971-1980 1010,44400 1971-1980 192,3286 1981-1990 2395,91800 1981-1990 409,2237 1991-2000 4999,69400 1991-2000 558,3154 2001-2003 6844,92300 2001-2003 s/d

Fonte: Adaptado de Fundo Monetário Internacional, International Financial Statistics (FMI/IFS – Internacional). Vários anos.

Estado de Santa Catarina

Disponível em: <http://www.mapainterativo.ciasc.gov.br> [Adaptado] Acesso em: 24 ago. 2014

Page 13: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 2: AMARELA 13

QUESTÃO 19

Disponível em: <www.pordentrodaafrica.com> Acesso em: 19 set. 2014.

Sobre o continente africano, é CORRETO afirmar que: 01. é um continente cuja população urbana é superior à rural, considerando que a indústria é a

atividade econômica predominante.

02. mesmo com enormes riquezas naturais, em sua maior parte é um continente pobre e subdesenvolvido que apresenta baixos índices de desenvolvimento econômico.

04. a origem dos baixos índices de desenvolvimento econômico e social no continente tem raízes históricas, relacionadas às ocupações e à expropriação de riquezas por parte de vários países europeus desde pelo menos o século XV.

08. a maior parte dos países que formam o continente teve suas fronteiras traçadas por países colonizadores que não se preocuparam com as culturas das diversas etnias nem com o uso de seus territórios.

16. os problemas sociais dos países africanos são resultado da forma de organização política e econômica, baseada em culturas ancestrais, e do isolamento do mundo ocidental.

32. a Revolução Técnico-Científico-Informacional, ocorrida na Europa oriental, motivou vários países europeus a explorar matérias-primas no continente, especialmente minérios, fundamentais para a produção industrial.

RESPOSTA

Page 14: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 2: AMARELA 14

QUESTÃO 20 Sobre urbanização, é CORRETO afirmar que: 01. a forte urbanização brasileira pode ser explicada por vultosos investimentos em áreas

degradadas dos principais centros urbanos, o que atraiu grande contingente de trabalhadores.

02. é possível haver crescimento urbano sem que haja urbanização. Esta só ocorre quando o crescimento urbano é superior ao rural.

04. a indústria se tornou forte atrativo para as cidades, o que ocasionou intenso êxodo rural.

08. o crescimento urbano no Brasil se deu de forma harmoniosa, não havendo grandes diferenças entre as regiões e as cidades industriais em franca expansão.

16. a cidade capitalista é a expressão do próprio modo de produção capitalista, com suas contradições e resistências de grupos menos privilegiados em relação a outros com maiores benefícios.

RESPOSTA

Page 15: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 2: AMARELA 15

DADOS E FORMULÁRIO PARA AUXILIAR

NA RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DESTA PROVA

2sm10g ≅ 2

29

0 Cm N109,0k ×=

sm103,0c 8×=

sm340vsom = T (K) = 273 + T(oC)

1água o

calcg C

=

1,6 -19e 10 C= ×

0 4 -7 T m10A

µ π= × K mol

atm L082,0R = 2

112

N .mG 6,67.10kg

−=

d = d0 + v0t + 21 at2 Ep = mgh M F.d .senθ=

s 00

s f

v vf ' fv v

±= ±

v = v0 + at Ec =21 mv2 p =

AF

1 2n sen i n sen r=

v2 = 20v + 2a∆d τ = ∆Ec

escape2GMv

R=

F BiLsenθ=

T =f1 Nfa µ= 0K qV =

d Δt

EP =

T2πω = Ep =

21 kx2

02

K qE =d

iVR =

v=ω R vmp

= Q = mc∆T = C∆T ViP =

0

2IB =d

µπ

p tF I

ΔΔ ==

Q = mL RVRiP

22 ==

amF

= F = G 221

dmm Δ

ΔΦNt

ε = −

BA cosφ θ=

gmP

= constantedT

3

2=

Page 16: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 2: AMARELA 16

FÍSICA

QUESTÃO 21 Recentemente, a revista Popular Mechanics em conjunto com o canal History elaboraram uma lista com “101 invenções que mudaram o mundo”. Grandes invenções modificam o comportamento da sociedade, introduzindo praticidade e conforto, mas também novos problemas. Muitas delas envolvem fenômenos e princípios físicos que explicam seu funcionamento. Na tabela abaixo, são apresentadas as invenções eleitas como as vinte mais importantes.

Sobre o assunto tratado acima, é CORRETO afirmar que:

01. nas lâmpadas incandescentes ocorre o efeito Joule, que provoca o aquecimento do filamento de tungstênio (resistor).

02. o controle remoto opera com a emissão de ondas mecânicas transversais. 04. como transfere calor de uma fonte fria para uma fonte quente, o aparelho de ar condicionado

viola a Segunda Lei da Termodinâmica. 08. a velocidade de translação de uma bicicleta pode ser alterada pela modificação da razão Raio da

coroa pelo Raio da catraca, que estão ligadas aos pedais e à roda. 16. parte do funcionamento das televisões analógicas antigas é devido à deflexão (desvio) de um

feixe de elétrons por um campo eletromagnético. 32. quando você fala com alguém ao telefone, as ondas eletromagnéticas da sua voz se propagam

através da rede telefônica. 64. dentro de um aspirador de pó, a pressão do ar é menor do que na parte externa, fazendo com

que as partículas de sujeira sejam sugadas para seu interior.

RESPOSTA

QUESTÃO 22 A ideia de linhas de campo magnético foi introduzida pelo físico e químico inglês Michael Faraday (1791-1867) para explicar os efeitos e a natureza do campo magnético. Na figura ao lado, extraída do artigo “Pesquisas Experimentais em Eletricidade”, publicado em 1852, Faraday mostra a forma assumida pelas linhas de campo com o uso de limalha de ferro espalhada ao redor de uma barra magnética.

Sobre campo magnético, é CORRETO afirmar que:

01. o vetor campo magnético em cada ponto é perpendicular à linha de campo magnético que passa por este ponto.

02. as linhas de campo magnético são contínuas, atravessando a barra magnética. 04. as linhas de campo magnético nunca se cruzam. 08. por convenção, as linhas de campo magnético “saem” do polo sul e “entram” no polo norte. 16. as regiões com menor densidade de linhas de campo magnético próximas indicam um campo

magnético mais intenso. 32. quebrar um ímã em forma de barra é uma maneira simples de obter dois polos magnéticos

isolados. 64. cargas elétricas em repouso não interagem com o campo magnético.

RESPOSTA

01. Smartphone 08. Fonógrafo 15. Modem 02. Rádio 09. Despertador 16. Rádio transistor 03. Televisão 10. Lâmpada 17. GPS 04. Seringa hipodérmica 11. Pilha 18. Aspirador de pó 05. Computador pessoal 12. Bicicleta 19. Câmera fotográfica compacta 06. Aparelho de ar condicionado 13. Palito de fósforo 20. Controle remoto 07. Telefone 14. Máquina de escrever

Page 17: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 2: AMARELA 17

QUESTÃO 23

O desenho abaixo ilustra o sistema de guindaste usado para suspender os blocos de concreto que darão a base para a pista de rolamento dos veículos. Uma estrutura metálica fica apoiada sobre dois pilares (A e C), dando suporte ao guindaste que suspende os blocos de concreto, para que sejam fixados aos demais. Vamos admitir que a estrutura metálica possua uma massa de 200 toneladas (200x103 kg) cujo centro de massa esteja a 80,0 m do pilar A, que cada bloco possua uma massa de 10 toneladas e que o guindaste tenha uma massa de 5 toneladas. Adote g = 10 m/s2.

Com base nos dados acima, é CORRETO afirmar que: 01. para que todo o sistema (estrutura, guindaste e bloco) esteja em equilíbrio, é necessário que a

soma dos momentos seja zero, 0M =∑

, assim como a soma das forças, 0F =∑

.

02. a altura do bloco suspenso pelo guindaste influencia o seu torque em relação ao pilar A ou ao pilar C.

04. à medida que o guindaste se desloca em direção ao pilar B, a força de reação dos pilares A e C aumenta e diminui, respectivamente.

08. supondo que o bloco suspenso esteja a 20,0 m do pilar C, as forças de reação nos pilares A e C são, respectivamente, 121,5x104N e 93,5x104N.

16. inserir um novo ponto de sustentação da estrutura no pilar B não altera as forças de reação nos pilares A e C.

32. as forças de reação nos pilares A e C se alteram durante a subida do bloco, em velocidade constante, pelo guindaste.

RESPOSTA

A BR-101, também conhecida como Rodovia Translitorânea, faz a ligação do Brasil de norte a sul. Sua duplicação, portanto, é uma obra de grande importância. A construção da nova ponte de Laguna, batizada em homenagem à lagunense Anita Garibaldi, a heroína de dois mundos (América Latina e Europa), faz parte da obra de duplicação dessa rodovia e substituirá a atual ponte de Laguna, a Ponte Henrique Lage, inaugurada em 1o de setembro de 1934. A construção da nova ponte de Laguna e a conclusão da duplicação da rodovia BR-101 darão um grande impulso ao desenvolvimento econômico desta região e, também, ao turismo. Disponível em: <www.pontedelaguna.com.br> [Adaptado] Acesso em: 17 ago. 2014.

Page 18: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 2: AMARELA 18

QUESTÃO 24 Para determinar o equivalente mecânico do calor, faz-se um experimento que consiste em deixar cair um recipiente muito resistente com água de uma altura h em relação ao solo. O recipiente é termicamente isolado para impedir trocas de calor com o meio, mas contém um termômetro acoplado para medir as variações de temperatura ΔT da água. As colisões com o solo são inelásticas e toda a energia é transferida para a água. O gráfico abaixo foi obtido com dados do experimento realizado com 1,0 kg de água. Considere g = 10 m/s2.

Sobre o assunto tratado e com base no gráfico acima, é CORRETO afirmar que: 01. para a temperatura da água ser elevada em 1 °C, a altura h deve ser de 800 m. 02. lançar o recipiente térmico com velocidades iniciais diferentes de zero levaria a maiores

aumentos de temperatura da água do que os apresentados, para as mesmas alturas h do gráfico.

04. a variação da temperatura da água é diretamente proporcional à massa da água. 08. perdas na forma de energia sonora poderiam ser consideradas no experimento. 16. o equivalente mecânico do calor obtido a partir do gráfico é 1,0 cal = 4,0 J. RESPOSTA

QUESTÃO 25 Pedro, que é muito interessado em Física, está sentado em um banco às margens da Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis. Ele observa diversos eventos e faz as seguintes anotações: I. A frequência do som da sirene de um carro de polícia que se aproxima é diferente da frequência do

som da sirene quando o carro está parado. II. A frequência do som da buzina de um carro que se afasta, cujo motorista resolve fazer um buzinaço

(ato de apertar continuamente a buzina), é diferente da frequência do som da buzina quando o carro está parado.

III. A frequência da sirene de um carro de bombeiros parado não sofre alterações. IV. A frequência da sirene de um carro de bombeiros parado não sofre alterações, nem mesmo quando o

vento sopra.

De acordo com o exposto acima, é CORRETO afirmar que: 01. a anotação I está correta porque, quando o carro de polícia se aproxima, o comprimento de onda

do som da sirene é aparentemente encurtado e a frequência percebida é maior. 02. a anotação II está correta porque, quando o carro se afasta, o comprimento de onda do som da

buzina não se altera, apenas diminui o número de frentes de onda que passam por Pedro. 04. a anotação III está incorreta porque a velocidade relativa entre o carro de bombeiros e Pedro

não é zero. 08. a anotação IV está correta porque o vento em movimento altera apenas a velocidade da onda,

mas não altera a frequência do som da sirene do carro de bombeiros em repouso. 16. a anotação II está correta porque, quando o carro se afasta, o buzinaço provoca ondas de

choque que alteram a frequência do som da buzina.

RESPOSTA

0

50

100

150

200

0,1 0,2 0,3 0,4

h (m)

ΔT (°C)

Page 19: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 2: AMARELA 19

QUESTÃO 26 Dois amigos, Tiago e João, resolvem iniciar a prática de exercícios físicos a fim de melhorar o condicionamento. Tiago escolhe uma caminhada, sempre com velocidade escalar constante de 0,875 m/s, 300 m na direção norte e, em seguida, 400 m na direção leste. João prefere uma leve corrida, 800 m na direção oeste e, em seguida, 600 m na direção sul, realizando o percurso com velocidade média de módulo 1,25 m/s. Eles partem simultaneamente do mesmo ponto. De acordo com o exposto acima, é CORRETO afirmar que: 01. o módulo da velocidade média de Tiago é 0,625 m/s. 02. Tiago e João realizam seus percursos em tempos diferentes. 04. o deslocamento de Tiago é de 700 m. 08. a velocidade escalar média de João é de 1,75 m/s. 16. o módulo do deslocamento de João em relação a Tiago é 1500 m. 32. a velocidade de João em relação a Tiago é de 0,625 m/s. RESPOSTA QUESTÃO 27 Bárbara recebeu a seguinte tarefa de seu professor de Física: procurar em casa algum equipamento que pudesse representar um circuito gerador-resistor-receptor. Após observar o seu celular carregando conectado ao computador por um cabo USB (Universal Serial Bus), tentou representar o circuito de maneira esquemática, conforme a figura a seguir:

Observação: a tensão de saída da porta USB deste computador é . 5,0c c cV i r Vε= − = e a corrente máxima é de 500,0 mA. De acordo com o exposto acima, é CORRETO afirmar que: 01. para carregar o celular, a tensão do gerador tem que ser no mínimo igual à tensão do receptor. 02. quando desconectamos o celular do computador, equivale a abrir a chave 1. 04. a corrente elétrica que percorre a bateria do celular quando a chave 1 está fechada é de 0,4A. 08. para a resistência R igual a 50,0Ω, a corrente que percorre o celular quando desconectado do

computador é de aproximadamente 0,09A. 16. de acordo com o circuito, o resistor R sempre estará associado em paralelo com rb. 32. se o celular estiver ligado e conectado ao computador, tanto o computador quanto a bateria do

celular serão os geradores do circuito. RESPOSTA

Dados: εc = 5,5V rc = 1,0Ω

εb = 4,6V rb = 1,0Ω

Page 20: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 2: AMARELA 20

QUESTÃO 28 Fotografar é uma arte que se popularizou com os celulares e se intensificou com as redes sociais, pois todos querem “postar”, publicar os seus registros, suas selfies. Talvez alguns celulares de última geração consigam a qualidade de uma máquina fotográfica profissional, mas nada como utilizar a própria máquina fotográfica profissional com todos os seus recursos de alto desempenho para tirar uma foto de alta qualidade. Antigamente as máquinas fotográficas usavam filmes, hoje usam sensores que captam a luz e a convertem em sinal digital, registrando a imagem em um arquivo digital. Na essência, tirando a tecnologia embarcada, as máquinas profissionais funcionam do mesmo jeito que antes. A luz incide pela objetiva (conjunto de lentes), reflete em um espelho, incide em um pentaprisma e emerge passando pela ocular. Além da ocular, as máquinas mais modernas possuem um visor LCD para ver o que está sendo focalizado para fotografar. Quando se aperta o disparador para fotografar, o espelho refletor levanta e a luz se propaga diretamente para o sensor, registrando desta forma a imagem desejada. A figura abaixo ilustra o que foi explicado antes.

Disponível em: <http://rauna-photography.blogspot.com.br/2011_06_01_archive.html> [Adaptado] Acesso em: 18 ago. 2014.

Com base na figura e no exposto acima, é CORRETO afirmar que: 01. a reflexão da luz é classificada de duas formas: a reflexão difusa e a reflexão especular, que só

ocorre em superfícies planas. 02. a refração da luz é caracterizada pelo desvio da luz ao mudar de meio com refringências

distintas. 04. a luz incide no pentaprisma e sofre duas reflexões antes de emergir. Estas reflexões são

chamadas de reflexões totais, pois duas condições estão sendo satisfeitas: a luz está no meio mais refringente e o ângulo de incidência é maior que o ângulo limite.

08. o conjunto de lentes da objetiva é formado por lentes divergentes, pois somente elas formam imagens reais, que são projetadas.

16. a imagem projetada no sensor é real, direita e menor. Isto garante que ela possa ser vista com a mesma orientação, tanto pela ocular quanto pelo visor LCD.

32. pela figura, podemos observar que o raio de luz que incide no pentaprisma cruza com o raio de luz que irá emergir. O princípio da independência dos raios luminosos garante que este “encontro” não interfira na imagem vista pelo observador pela ocular.

RESPOSTA

Lentes (1) Espelho refletor (2) Tela de focagem (3) Pentaprisma (4)

Ocular (5) Obturador (6) Sensor CCD/Sensor CM Os/Filme (7) Luz

Page 21: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 2: AMARELA 21

QUESTÃO 29 O ato de eletrizar um corpo consiste em gerar uma desigualdade entre o número de cargas positivas e negativas, ou seja, em gerar uma carga resultante diferente de zero. Em relação aos processos de eletrização e às características elétricas de um objeto eletrizado, é CORRETO afirmar que: 01. em qualquer corpo eletrizado, as cargas se distribuem uniformemente por toda a sua superfície. 02. no processo de eletrização por atrito, as cargas positivas são transferidas de um corpo para

outro. 04. em dias úmidos, o fenômeno da eletrização é potencializado, ou seja, os objetos ficam

facilmente eletrizados. 08. dois objetos eletrizados por contato são afastados um do outro por uma distância D. Nesta

situação, podemos afirmar que existe um ponto entre eles onde o vetor campo elétrico resultante é zero.

16. o meio em que os corpos eletrizados estão imersos tem influência direta no valor do potencial elétrico e do campo elétrico criado por eles.

RESPOSTA QUESTÃO 30 A tabela abaixo apresenta dados astronômicos referentes a algumas propriedades dos planetas que compõem o nosso sistema solar. Adote a massa da Terra 6,0x1024 kg.

Com base na tabela acima e nos fenômenos e leis associados à gravitação, é CORRETO afirmar que: 01. admitindo que exista um planeta X a uma distância média do Sol três vezes maior que a

distância média da Terra ao Sol, o seu período de revolução será de aproximadamente 3 3anos.

02. a velocidade orbital dos planetas pode ser considerada um valor médio; ela será máxima no ponto mais próximo do Sol, denominado de periélio, e será mínima no ponto mais afastado do Sol, denominado de afélio.

04. a velocidade de escape é a velocidade mínima para que um objeto possa escapar de um campo gravitacional, que depende da massa e do raio do planeta. No caso de Marte, a sua velocidade de escape deve ser menor que a da Terra e maior que a de Mercúrio.

08. a primeira Lei de Kepler define que cada planeta revolve em torno do Sol em uma órbita elíptica, com o Sol no ponto médio entre os focos da elipse.

16. imponderabilidade é um fenômeno que pode ser descrito como a ausência aparente de massa; aparente, pois parece não haver nenhum tipo de força gravitacional sobre o objeto em questão.

32. com os dados da tabela, é possível estimar a aceleração da gravidade de Saturno, que vale aproximadamente 20,0 m/s2.

RESPOSTA

Mercúrio Vênus Terra Marte Júpiter Saturno Urano Netuno

Distância média ao Sol (106 km) 57,9 108 150 228 778 1430 2870 4500

Período de revolução (anos) 0,241 0,615 1,00 1,88 11,9 29,5 84,0 165 Velocidade orbital (km/s) 47,9 35,0 29,8 24,1 13,1 9,64 6,81 5,43 Massa (Terra = 1) 0,0558 0,815 1,000 0,107 318 95,1 14,5 17,2 Valor de g na superfície (m/s2) 3,78 8,60 9,78 3,72 22,9 ***** 7,77 11,0 Velocidade de escape (km/s) 4,3 10,3 11,2 ****** 59,5 35,6 21,2 23,6 Raio equatorial (Terra =1) 0,382 0,949 1,000 0,530 11,59 9,44 4,10 3,80 HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de Física 1. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2003.

Page 22: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 2: AMARELA 22

QUÍMICA

QUESTÃO 31

Copa do Mundo 2014: o que é a espuma utilizada pelos árbitros?

Não, não é espuma de barbear. Trata-se de uma mistura de substâncias expelidas na forma de aerossol que fornece um auxílio visual para que, durante uma cobrança de falta, os defensores e o cobrador mantenham a distância regulamentar de 9,15 m entre a barreira e a bola. O spray que desaparece contém uma mistura de butano, 2-metilpropano (isobutano) e propano gasosos, além de detergente, água e outros produtos químicos. Quando o árbitro pressiona o “gatilho”, a mistura é expelida e se expande, criando gotículas cobertas de água no gramado. A mistura de gases, então, rapidamente se evapora, deixando apenas água e resíduo de detergente para trás.

Disponível em: <http://www.cbsnews.com/news/world-cup-2014-what-is-that-foaming-spray-used-by-referees> [Adaptado] Acesso em: 24 ago. 2014. Imagem disponível em: <http://metro.co.uk/tag/world-cup-2014/page/49> Acesso em: 24 ago. 2014.

Sobre o assunto tratado acima, é CORRETO afirmar que:

01. o spray contém dois isômeros ópticos de butano.

02. os gases contidos na lata, pressurizados, sofrem contração de volume ao serem liberados para a atmosfera, já que a pressão externa é menor que a pressão no interior da lata de spray.

04. a evaporação dos gases quando a espuma é liberada ocorre devido ao fato de a temperatura no gramado ser inferior ao ponto de ebulição dos gases.

08. a mistura gasosa propelente é composta por alcanos.

16. detergentes, como os utilizados nas formulações para a formação da espuma pelos árbitros de futebol, são formados por misturas entre metais e proteínas.

32. a liberação de gases do interior da lata para o gramado deve resultar em diminuição da temperatura do material expelido, em relação à temperatura ambiente.

64. considerando que os gases expelidos são hidrocarbonetos aromáticos, o uso do spray pode contribuir para o aquecimento global.

RESPOSTA

Page 23: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 2: AMARELA 23

QUESTÃO 32

Esquema reacional para a produção de benzoato de sódio:

Sobre o assunto tratado acima, é CORRETO afirmar que:

01. o composto I possui um átomo de hidrogênio ionizável e o composto II é o hidróxido de sódio. 02. para obter 9,0 g de benzoato de sódio, são necessários 6,0 g do composto I. 04. em uma garrafa contendo dois litros de refrigerante, a quantidade máxima permitida de benzoato

de sódio é de um grama. 08. o ponto de fusão do benzoato de sódio é menor do que o do composto I. 16. o benzoato de sódio é um sal de ácido carboxílico obtido por meio de uma reação de

neutralização. 32. no benzoato de sódio, ocorre ligação covalente entre o átomo de oxigênio e o de sódio. 64. o composto I é o ácido benzoico, cuja fórmula molecular é C7H6O2. RESPOSTA QUESTÃO 33 Sobre o assunto tratado acima, é CORRETO afirmar que:

01. a grafite e o diamante são duas formas alotrópicas do carbono. 02. a cristalização é um processo de separação e purificação de misturas homogêneas sem que

ocorra mudança de estado físico. 04. em uma mistura homogênea mantida sob temperatura e pressão constantes, observam-se fases

distintas. 08. decantação, filtração e flotação são processos de separação de misturas heterogêneas nos

quais não é necessária nenhuma transformação física. 16. quando uma substância pura muda de estado físico à pressão constante, a temperatura varia

com o tempo enquanto a mudança se processa. 32. a grafite e o diamante possuem a mesma composição química. RESPOSTA

I + II CO-Na+

O+ H2O

+ baseácidocarboxílico benzoato de sódio água

O benzoato de sódio é um conservante bactericida e fungicida utilizado na indústria de bebidas e alimentos. A utilização de benzoato de sódio é permitida pela legislação brasileira (ANVISA, RDC n. 05, de 15/01/2007), sendo a concentração máxima de 0,05 g/100 mL para bebidas não alcoólicas gaseificadas e não gaseificadas. Sua presença em bebidas e alimentos pode ser considerada uma fonte de consumo de sódio. Disponível em: <http://www.nutramax.com.br/conservantes.html> [Adaptado] Acesso em: 15 ago. 2014.

Brasil terá mina primária de diamantes

Embora não apareça entre os grandes fornecedores mundiais de diamantes, o Brasil pode voltar em breve ao clube dos exportadores da gema. O Brasil foi o maior produtor mundial de diamantes durante 150 anos, mas perdeu a posição em 1866, com a descoberta das minas primárias de diamante na África do Sul. Em 2015, será feita a primeira operação de lavra na rocha primária no município de Braúnas, na Bahia, controlada por uma empresa canadense.

Disponível em: <http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=brasil-tera-mina-primaria-diamantes&id=010175140821#.U_qku2N aY4c> [Adaptado] Acesso em: 24 ago. 2014.

Page 24: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 2: AMARELA 24

HO

HO

QUESTÃO 34 O canabidiol (fórmula estrutural ao lado) é uma substância química livre de efeitos alucinógenos encontrada na Cannabis sativa. Segundo estudos científicos, essa substância pode ser empregada no tratamento de doenças que afetam o sistema nervoso central, tais como crises epilépticas, esclerose múltipla, câncer e dores neuropáticas. De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o medicamento contendo canabidiol está inserido na lista de substâncias de uso proscrito no Brasil. Interessados em importar o medicamento precisam apresentar a prescrição médica e uma série de documentos, que serão avaliados pelo diretor da agência. A autorização especial requer, em média, uma semana. Já existem algumas campanhas pela legalização do medicamento. Disponível em: <http://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2014/08/anvisa-autoriza-37-pedidos-de-importacao-do-canadibiol-desde-abril.html> [Adaptado] Acesso em: 22 ago. 2014.

Sobre o assunto tratado acima, é CORRETO afirmar que:

01. a fórmula molecular do canabidiol é C21H30O2.

02. os grupos hidroxila estão ligados a átomos de carbono saturados presentes em um anel benzênico.

04. o canabidiol apresenta massa molar igual a 314 g/mol.

08. a molécula do canabidiol apresenta entre átomos de carbono 22 ligações covalentes do tipo sigma (σ) e 5 ligações covalentes do tipo pi (π).

16. a ordem decrescente de eletronegatividade dos elementos químicos presentes no canabidiol é carbono > hidrogênio > oxigênio.

32. o átomo de carbono apresenta dois elétrons na sua camada de valência.

64. a molécula de canabidiol apresenta isomeria geométrica. RESPOSTA

Page 25: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 2: AMARELA 25

QUESTÃO 35

Considere um produto contendo ômega 3 cujo rótulo informa que uma porção de três cápsulas apresenta 0,36 g de EPA; 0,24 g de DHA; 15 mg de colesterol e 10 mg de vitamina E.

Fórmulas estruturais do EPA, do DHA, do colesterol e da vitamina E

Sobre o assunto tratado acima, é CORRETO afirmar que:

01. as moléculas de EPA, DHA, colesterol e vitamina E apresentam mais de um átomo de carbono com orbitais híbridos sp.

02. a molécula de vitamina E apresenta as funções orgânicas éter e fenol. 04. um indivíduo que ingerir apenas uma cápsula do produto contendo ômega 3 terá ingerido

120 mg de EPA e 80 mg de DHA. 08. a molécula de EPA possui 20 átomos de carbono, ao passo que a molécula de DHA possui 22

átomos de carbono. 16. um indivíduo que ingerir diariamente três cápsulas do produto contendo ômega 3 durante quinze

dias consecutivos terá ingerido 0,1 g de colesterol. 32. as moléculas de EPA e de DHA apresentam em sua fórmula estrutural um grupo carboxila, que

caracteriza a presença da função orgânica aldeído. RESPOSTA

EPAHO

C

O

HOColesterol

O

HO

Vitamina E

DHAHO

C

O

Cuidado com o salmão que você está comendo – especialista afirma que o salmão consumido no Brasil não contém ômega 3

O salmão do mar (selvagem) é um peixe de coloração rosa suave rico em ômega 3 (substâncias que incluem o ácido eicosapentaenoico – EPA e o ácido docosaexaenoico – DHA) que se alimenta de algas oceânicas e de fitoplânctons. Atualmente, devido ao aumento da procura, mais da metade do salmão consumido no planeta é produzido em cativeiros no Chile, Canadá, Estados Unidos e norte da Europa. O salmão de cativeiro é vendido por preços mais acessíveis, apresenta coloração bege (torna-se laranja com a adição de corantes artificiais, derivados do petróleo) e contém apenas traços insignificantes de nutrientes como ômega 3, vitaminas A, D, E e do complexo B, magnésio e ferro, presentes em abundância no salmão selvagem.

Disponível em: <http://www.noticiasnaturais.com/2014/02/cuidado-com-o-salmao-que-voce-esta-comendo-especialista-afirma-que-sal-mao-consumido-no-brasil-nao-contem-omega-3/> [Adaptado] Acesso em: 21 ago. 2014.

Page 26: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 2: AMARELA 26

QUESTÃO 36

Em um episódio da série de comédia norte-americana “The Big Bang Theory”, o físico Sheldon Cooper, interpretado por Jim Parsons, preparou uma mistura de substâncias capazes de produzir uma grande quantidade de espuma, que poderia cobrir completamente os equipamentos do laboratório de seu rival, Barry Kripke. A “pegadinha” armada por Sheldon é, na verdade, decorrente da reação de decomposição do peróxido de hidrogênio catalisada por íons iodeto, em uma solução contendo detergente comum. A decomposição do peróxido de hidrogênio gera oxigênio gasoso, que fica retido nas bolhas formadas pelo detergente criando mais bolhas e, finalmente, espuma, que se expande rapidamente. De maneira simplificada, a reação pode ser descrita por duas etapas, que levam à reação global:

Etapa I: H2O2(aq) + I-(aq) → OI-(aq) + H2O(ℓ) Etapa II: H2O2(aq) + OI-(aq) → I-(aq) + H2O(ℓ) + O2(g)

A variação de entalpia associada à reação global é de -196 kJ/mol. Suponha que Sheldon tenha preparado um experimento no qual 100 mL de uma solução contendo H2O2 0,088 mol/L e gotas de detergente foram adicionados a 20 mL de uma solução saturada de KI, à temperatura ambiente (25 °C) e pressão de 1,00 atm.

Imagem disponível em: <bigbangtheory.wikia.com/wiki/The_Vengeance_Formulation> Acesso em: 4 set. 2014.

Sobre o assunto tratado acima, é CORRETO afirmar que: 01. a equação global que descreve o processo pode ser expressa por:

2 H2O2(aq) → 2 H2O(ℓ) + O2(g).

02. os íons iodeto, embora atuem como catalisadores na reação, são consumidos para promover a decomposição do peróxido de hidrogênio.

04. nas condições reacionais explicitadas no enunciado, será produzido 0,21 L de O2 a partir da decomposição de todo o H2O2 disponível.

08. a reação de decomposição do H2O2 está associada à liberação de calor para o meio.

16. a massa de H2O2 presente no início do experimento, considerando-se a quantidade correta de algarismos significativos, é de 0,30 g.

32. por se tratar de uma reação endotérmica, a decomposição do H2O2 ocorreria mais rapidamente se o experimento fosse realizado a 45 °C.

RESPOSTA

Page 27: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 2: AMARELA 27

QUESTÃO 37

Sobre o assunto tratado acima, é CORRETO afirmar que:

01. o raio do átomo neutro de sódio é maior que o raio do átomo neutro de cloro. 02. o raio do átomo neutro de sódio é maior que o raio do respectivo cátion. 04. um indivíduo que consome dois pratos de feijoada contendo, no total, 11,7 g de cloreto de sódio

estará ingerindo quantidade superior à recomendada para ingestão diária de sódio. 08. ao adicionar sal de cozinha na água para cozimento de uma porção de macarrão, ocorre uma

reação de oxirredução, na qual são produzidos sódio na forma metálica (reduzida) e cloro na forma de gás (Cℓ2).

16. a configuração eletrônica do íon cloreto é 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6. 32. o cloreto de sódio é um composto que por dissociação libera o cátion sódio e o ânion cloreto. 64. o cloreto de sódio será mais solúvel em 200 mL de óleo de soja do que em 200 mL de uma

bebida refrigerante. RESPOSTA QUESTÃO 38

Sobre o assunto tratado acima, é CORRETO afirmar que:

01. o ácido clorídrico, em contato com água, ioniza-se para formar íons cloreto. 02. a fórmula molecular do ácido clorídrico é HCℓO4. 04. para neutralizar o ácido clorídrico derramado na pista, o Corpo de Bombeiros poderia recorrer ao

uso de vinagre em grande quantidade. 08. o ácido clorídrico poderia ser neutralizado com solução de bicarbonato de sódio (NaHCO3). 16. se 40,0 L de ácido clorídrico tivessem se misturado a um certo volume de água neutra de um

córrego próximo, o pH do córrego se elevaria naquele local. 32. por se tratar de uma molécula com ligação covalente, o ácido clorídrico é polar e insolúvel em

água. RESPOSTA

Acidente na rodovia Castello Branco causa vazamento de ácido clorídrico

Um acidente entre dois caminhões ocorrido em fevereiro deste ano bloqueou totalmente os dois sentidos da rodovia Castello Branco durante cerca de quatro horas na região de Itapevi (a 40 km de São Paulo). Uma pessoa morreu e outra ficou ferida. Um caminhão bateu na traseira de outro, que transportava ácido clorídrico. Segundo a concessionária, o compartimento que carregava o produto se rompeu, o que provocou vazamento do ácido e liberação de fumaça tóxica. O ácido clorídrico é tóxico e deve ser manuseado com cuidado. A fumaça liberada por esse produto químico é sufocante e corrosiva. Esse ácido é usado na produção de tintas e corantes, na indústria alimentícia e na extração de petróleo.

Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2014/02/18/acidente-com-carreta-que-transportava-acido-bloqueia-a-castello-bran-co.htm> [Adaptado] Acesso em: 31 ago. 2014.

A Organização Mundial de Saúde recomenda a ingestão de, no máximo, 2 g de sódio por dia, mas o brasileiro consome, em média, mais do que o dobro desta quantidade. O sódio está atrelado à regulação da pressão sanguínea e, em excesso, sobrecarrega o sistema circulatório, causando problemas renais e cardiovasculares. Apesar de o sal de cozinha (NaCℓ) ser a principal fonte de consumo de sódio, a presença deste elemento nos alimentos e bebidas industrializados vem crescendo e preocupando autoridades da área da saúde. Com isso, em 2011, um acordo que prevê a redução voluntária de níveis de sódio em alimentos processados vendidos em restaurantes e supermercados foi firmado com as Associações Brasileiras das Indústrias de Alimentos (Abia), de Massas Alimentícias (Abima), de Trigo (Abitrigo) e de Panificação e Confeitaria (Abip). Mas, segundo os dados de pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), diversos fabricantes de alimentos estão descumprindo o acordo para redução de sódio firmado com o governo em 2011.

Disponível em: <http://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/industria-de-alimentos-descumpre-acordo-de-reducao-de-sodio-mostra-teste-do-idec-13561902> [Adaptado] Acesso em: 22 ago. 2014.

Page 28: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 2: AMARELA 28

QUESTÃO 39 De acordo com as informações acima, é CORRETO afirmar que: 01. a reação que descreve a interação entre o dióxido de carbono e a água pode ser descrita por

CO2(g) + H2O(ℓ) H2CO3(aq), o que justifica a redução do pH da água pela absorção de CO2. 02. a acidificação dos oceanos é um processo prejudicial, pois, entre outros fatores, pode ameaçar a

vida de organismos marinhos que possuem, em sua constituição, carbonato de cálcio. 04. o íon carbonato é classificado, segundo a teoria de Arrhenius, como um ácido. 08. a redução do pH da água do mar associada ao aumento da concentração de CO2 na atmosfera é

consequência da produção de ácido carbônico, que se ioniza para produzir íons H+. 16. em 2012, a água oceânica poderia ser classificada como neutra, ou seja, a concentração de íons

H+ era equivalente à concentração de íons OH-. 32. em 1991, a água oceânica poderia ser classificada como alcalina em função, principalmente, da

presença de HNO3 produzido por organismos marinhos. RESPOSTA

As figuras mostram a variação na pressão parcial de CO2 (p CO2) na superfície da água (Figura A) e os valores de pH obtidos para a água oceânica (Figura B) de uma região do Oceano Pacífico, no período compreendido entre 1989 e 2012. Nos gráficos, os pontos representam os valores experimentais e a reta representa a tendência de variação dos dados. Sabe-se que cerca de 30 a 40% do CO2 atmosférico é absorvido pelos oceanos e que parte do CO2 atmosférico, quando absorvido pela água do mar, reage para formar, como principal produto, ácido carbônico.

Disponível em: <http://hahana.soest.hawaii.edu/hot/products/HOT_surface_CO2.txt> [Adaptado] Acesso em: 24 ago. 2014.

Page 29: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 2: AMARELA 29

QUESTÃO 40

De acordo com as informações acima e com relação às descobertas de Linus Pauling, é CORRETO afirmar que:

01. a eletronegatividade do bromo é maior que a do flúor, o que explica o fato de a molécula de HF

ser mais polar que a molécula de HBr.

02. considerando a distribuição eletrônica para o átomo neutro de magnésio, pode-se afirmar que a camada de valência é composta por dois elétrons em orbitais “s”, dispostos na terceira camada.

04. o composto KCℓ possui ligação com caráter iônico, ao passo que a molécula de NH3 possui ligações com caráter covalente.

08. no benzeno (C6H6), a inexistência de híbridos de ressonância sugere que os elétrons que participam das ligações covalentes entre átomos de carbono estão dispostos em orbitais σ.

16. na molécula de ácido metanoico, o hidrogênio ionizável interage por meio de uma ligação iônica com o átomo de carbono.

32. na molécula de etanol, o polo negativo encontra-se sobre o átomo de oxigênio, que possui maior eletronegatividade que o átomo de carbono e o de hidrogênio.

RESPOSTA

Hoje na História: 1994 – Morre o cientista Linus Pauling

Linus Carl Pauling, bioquímico, cristalógrafo, biólogo molecular, investigador médico e ativista norte-americano, morre em Big Sur, Califórnia, em 19 de agosto de 1994, aos 93 anos. A contribuição de Pauling ao desenvolvimento científico do século XX é excepcional. Pauling é reconhecido como um cientista muito versátil, devido às suas contribuições em diversos campos, incluindo a química quântica, química inorgânica e orgânica, metalurgia, imunologia, psicologia, desintegração radioativa, entre outros. Em 1939, Pauling publicou sua obra mais importante, A Natureza da Ligação Química, em que desenvolveu o conceito de hibridização das órbitas atômicas. Para descrever a capacidade do átomo de carbono em formar quatro ligações, Pauling introduziu conceitos de orbitais híbridos, nos quais as órbitas teóricas descritas pelos elétrons se deslocam de suas posições originais devido à mútua repulsão. Para o caso de compostos cuja geometria não se pode justificar mediante uma única estrutura, propôs o modelo de híbridos de ressonância, que contempla a verdadeira estrutura da molécula como um estado intermediário entre duas ou mais estruturas suscetíveis de serem desenhadas. Introduziu, ainda, o conceito empírico de eletronegatividade como medida de poder de atração dos elétrons envolvidos em uma ligação de caráter covalente por parte de um átomo.

Disponível em: <http://operamundi.uol.com.br/conteudo/historia/37508/hoje+na+historia+1994+morre+o+cientista+linus+pauling.shtml> [Adaptado] Acesso em: 31 ago. 2014.

Page 30: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 2: AMARELA 30

Page 31: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 2: AMARELA 31

SOMENTE ESTA PARTE PODERÁ SER DESTACADA

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

Page 32: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 2: AMARELA 32

Page 33: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR – UFSC/2015 PROVA 3 1

Dizer o quê – de Paris? Os turistas dirão muitas coisas: lugares, preços, estações de metrô. Os turistas sabem coisas práticas. Os outros [os viajantes] sabem que onde as informações acabam é que a vida começa [...].

Cecília Meireles

REDAÇÃO PROPOSTA 1 Considere os excertos abaixo e redija uma dissertação sobre as diferentes concepções de viagem apresentadas. Assuma uma posição sobre o tema e defenda-a com argumentos consistentes.

O turismo do começo do século XXI tem esse tom quantitativo: quanto mais, melhor. E se for em menos tempo, melhor ainda. Trata-se de maximizar o tempo, conhecer tudo o que for possível, mesmo que não seja com qualidade. Felizmente, tem gente por aí pregando algo diferente, como o pessoal do site Slow Travel [viagem lenta]. Parece até engraçado, no meio de tanta rapidez na vida, nos negócios, no amor, na comida, que haja pessoas querendo voltar a um estilo mais pausado, que respeite o ritmo biológico de cada um e do entorno em que se está. O Slow Travel propõe desfrutar a viagem em si, para além da ansiedade do chegar.

Blog Flanâncias

Page 34: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR – UFSC/2015 PROVA 3 2

PROPOSTA 2 Considere os excertos abaixo, reflita sobre os significados do envelhecimento na contemporaneidade e redija uma crônica sobre esse tema.

Fiquei velho

Tempus fugit... Sim, o tempo foge sem parar. Mas, por convenção, só nos lembramos disso em datas especiais. Minha data chegou. Mudaram-se os meus números. Oficialmente fiquei mais velho. Sessenta e oito anos! Nunca imaginei que isso iria me acontecer. Mas aconteceu. Fiquei velho. Não é ruim. A velhice tem uma beleza que lhe é própria. A beleza das velhas árvores é diferente da beleza das árvores jovens. [...]

Rubem Alves

A tendência contemporânea é rever os estereótipos associados ao envelhecimento. A ideia de um processo de perdas tem sido substituída pela consideração de que os estágios mais avançados da vida são momentos propícios para novas conquistas, guiadas pela busca do prazer e da satisfação pessoal. As experiências vividas e o saberes acumulados são ganhos que oferecem oportunidades de realizar projetos abandonados em outras etapas e estabelecer relações mais profícuas com o mundo dos mais jovens e dos mais velhos.

Guita Grin Debert

Page 35: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR – UFSC/2015 PROVA 3 3

QUESTÕES DISCURSIVAS

Questão discursiva 1

a) Cite três novos países europeus resultantes dos tratados assinados com o fim da

Primeira Guerra Mundial. b) A economia brasileira sofreu alguns impactos em decorrência da Primeira Guerra

Mundial. Cite e explique um deles.

a) b)

A anexação da Crimeia pela Rússia, a guerra civil na Síria, a permanente tensão no Iraque e o fortalecimento nacionalista na Europa despertam um antigo debate: uma crise regional é capaz de provocar um conflito global, como ocorreu há cem anos?

Estudiosos consideram remota a chance do enredo que levou à Primeira Guerra, cuja origem é uma crise localizada entre a Sérvia e o Império Austro-Húngaro após o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, em Sarajevo.

O complexo sistema de alianças na Europa levou a uma reação em cadeia que provocou a ampliação do conflito. Em quatro anos, a guerra matou ao menos 11 milhões de pessoas.

Ao mesmo tempo, desmantelou impérios, instigou o nacionalismo étnico, delimitou novas fronteiras na Europa e desencadeou a Segunda Guerra (1939-1945).

“A guerra é o ponto de partida para compreendermos o contexto atual da Europa e do mundo. Marcou o início da era em que vivemos. Depois de 100 anos, ainda estamos lidando com consequências políticas e sociais dela”, diz Stephen Badsey, do departamento de História e Estudos sobre Guerra da Universidade de Wolverhampton.

COLON, Leandro. 100 anos da 1a Guerra. Folha de São Paulo, 28 jun. 2014. Sessão Mundo, p. A17.

Page 36: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR – UFSC/2015 PROVA 3 4

Questão discursiva 2

Atenção: Nos itens que seguem, é obrigatória a apresentação correta dos cálculos para que

as respostas sejam pontuadas. a) Determine, indicando a unidade de medida, a área de cobertura da torre de controle.

(Use π = 3,14) b) Determine a equação geral da circunferência que representa a linha limite de cobertura

da torre de controle. c) Determine, apresentando os cálculos, se o ponto P (1, 3 ), localizado no mesmo plano

cartesiano da torre de controle, pertence ou não pertence à área de cobertura dessa torre de controle.

Formulário

(x – a)2 + (y – b)2 = r2 dA,B= ( ) ( )22ABAB yyxx −+− A = 2r⋅π

a) b) c)

Até a Primeira Guerra Mundial, os pilotos dos aviões só se comunicavam com o pessoal de terra por meio de bandeiras e luzes coloridas a curta distância. Na Grande Guerra, os especialistas americanos desenvolveram um sistema de radiotelégrafos capaz de orientar todo o tráfego aéreo em um raio de 200 quilômetros, dando origem às primeiras torres de controle. Considere que uma torre de controle está situada no ponto T (100, 100 3 ) de um plano cartesiano, em que cada unidade corresponde a 1 km, e que seu alcance é de 200 km. Disponível em: <http://infograficos.estadao.com.br/public/especiais/100-anos-primeira-guerra-mundial> [Adaptado] Acesso em: 14 out. 2014.

Page 37: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR – UFSC/2015 PROVA 3 5

Questão discursiva 3

A radiotelegrafia é definida como a telegrafia sem fio pela qual são transmitidas mensagens através do espaço por meio de ondas. Responda às perguntas sobre o tema tratado acima. a) Qual a natureza da onda gerada na torre de controle? b) Na situação de comunicação entre torre de controle e avião em voo, do ponto de vista

físico, qual elemento define a velocidade da onda e qual elemento define a frequência da onda?

c) Apresentando todos os cálculos, fundamentados em princípios físicos, determine a razão I1/I2 das intensidades da onda, a 1,0 km (posição 1) e a 200,0 km (posição 2) da torre de controle. Considere que a torre transmite uniformemente para todas as direções e que não existe dissipação de energia.

Observação: NÃO serão consideradas respostas na forma de fração.

a) b) c)

A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA O inventário da inovação técnica nos arsenais da Grande Guerra é imenso, diversificado, bem-sucedido e supera os limites dos tópicos populares. [...] Especialistas americanos desenvolveram um sistema de radiotelégrafos capaz de orientar todo o tráfego aéreo em um raio de 200 quilômetros – as primeiras torres de controle. [...]

Disponível em: <http://infograficos.estadao.com.br/public/especiais/100-anos-primeira-guerra-mundial> Acesso em: 14 out. 2014.

Page 38: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR – UFSC/2015 PROVA 3 6

Questão discursiva 4 O heredograma abaixo é uma representação gráfica da herança dos sistemas ABO e Rh em uma família hipotética. As informações contidas nos símbolos são referentes aos fenótipos dos indivíduos.

Legenda:

Com base nas informações presentes no heredograma, responda às seguintes perguntas. a) Qual o padrão de herança do sistema Rh negativo? b) Indique em percentual (aproximação de duas casas decimais) a probabilidade de o

indivíduo III-3 ser do grupo sanguíneo O. c) Indique qual(is) indivíduo(s) do heredograma é(são) COM CERTEZA duplo-homozigoto. d) Em um banco de sangue, estão armazenados 93 litros de sangue distribuídos entre os

diversos tipos sanguíneos, conforme abaixo:

Obs.: a representação gráfica das bolsas é apenas ilustrativa. Sabendo-se que o indivíduo III-4 não deve receber sangue do tipo sanguíneo dos seus pais, avós, tios e primas representados no heredograma, qual o volume total em litros de sangue que esse banco tem disponível para pessoas com o mesmo tipo sanguíneo desse indivíduo? Considere que as transfusões sanguíneas não podem provocar aglutinação das hemácias recebidas devido à incompatibilidade quanto ao sistema ABO nem provocar sensibilização devido à incompatibilidade quanto ao sistema Rh.

I

II

III AB+

1

A+

2

?

3

A-

3

B+

4

1

A+

2

A+

1

O+

2

O-

3

AB-

4

O+

6

A-

7

AB+

4

?

5

A+

5

B+

6

A+

A+ 30 L

A- 13 L

B+ 15 L

B- 9 L

O- 5 L

AB+ 8 L

AB- 2 L

O+ 11 L

Sexo masculino Sexo feminino Informações fenotípicas ocultadas ?

Page 39: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR – UFSC/2015 PROVA 3 7

a)

b)

c)

d)

Fontes dos excertos da redação: http://www.flanancias.com/slow-travel-a-arte-de-viajar-com-delicadeza MEIRELES, Cecília. Pergunta em Paris. In: ____.Crônicas de viagem 1. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998. p. 284-5. ALVES, Rubem. As cores do crepúsculo: a estética do envelhecer. Campinas: Papirus, 2001. p. 77. DEBERT, Guita Grin. A reinvenção da velhice: socialização e processos de reprivatização do envelhecimento. São Paulo: Edusp, Fapesp, 1999. Fontes das imagens da redação: http://blog.viajarbarato.com.br http://adoroviagens.com.br http://almacarvalho.blogspot.com.br/2012/05/almas-estranhas-onde-o-tempo-parou.html http://www.raphaeldisanto.com.br http://quintos-beija.blogspot.com.br

Page 40: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR – UFSC/2015 PROVA 3 8

Page 41: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: AMARELA 1

Ilustração da Revista Pif Paf, 1964.

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52

TEXTO 1

“Imprensa aceitou a censura”, diz historiadora

Em livro, pesquisadora mostra que, em vez de resistência, houve colaboracionismo por parte dos grandes

veículos durante a ditadura

Muito longe de fazer frente ao regime militar, a grande imprensa brasileira acabou por se acomodar à censura imposta pela ditadura que vigorou de 1964 a 1985. A resistência, quando houve, deu-se na imprensa alternativa, enquanto os grandes veículos se adaptaram para conseguir coexistir com os censores exigidos pelos militares. A tese é defendida pela historiadora Beatriz Kushnir, que mergulhou em documentos do Arquivo Nacional para destrinchar a ação dos censores nas redações dos principais jornais do País. Kushnir, que era esperada para falar sobre a tese de doutorado que originou o livro Cães de Guarda – Jornalistas e Censores, do AI-5 à Constituição de 1988 (Editora Boitempo) na Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva” no ano passado, deve depor em audiência pública nos próximos meses. [...]

No livro, que é nada palatável para a imprensa brasileira e foi pouco divulgado, a doutora em história lembra que, antes mesmo de os militares tomarem o poder, a própria imprensa pedia o golpe em colunas e editoriais, como o Fora!, no qual o Correio da Manhã pediu a saída de João Goulart em 1o de abril de 1964, data em que o golpe foi consolidado.

Quando o regime se instalou, as lendárias receitas de bolo ou poemas de Camões publicados para indicar ao público que o veículo estava sob censura revelam mais uma postura de conivência do que de resistência, avalia Kushnir. Diferentemente de outras ditaduras, como na Espanha, não houve uma só capa dizendo claramente que o jornal estava sob censura ou mesmo espaços em branco que indicassem isso. “Suporte e fôlego para carimbar que o veículo estava sob censura ninguém teve. Que ideia, então, de resistência é essa? Resistir para manter o jornal aberto, para fazer o jogo do mercado? Ou resistência para comunicar à nação brasileira o que estava acontecendo?”

No eixo Rio-São Paulo, a grande imprensa na época da ditadura civil-militar estava concentrada em cinco grupos – O Globo, Jornal do Brasil, Folha, Estadão e Abril –, cada um na mão de uma família. A proximidade de cada clã com os militares é difícil de mensurar, mas o papel jornal, lembra a historiadora, era fornecido sob concessão do governo, o grande financiador de propaganda mantenedora dos veículos de comunicação.

Diante desse cenário, o único protesto de fato estava na imprensa alternativa, protagonizada por nomes como Pif Paf, Movimento e O Pasquim, cuja 300a edição ficou marcada pelo editorial Sem Censura, assinado por Millôr Fernandes. A morte do militante Carlos Marighella, da ALN (Aliança Libertadora Nacional), por exemplo, foi um indicativo do contraste vivido pelos meios de comunicação na época. Enquanto o jornal Venceremos, que circulou de setembro a novembro de 1971, trazia na capa “Este jornal não é censurado pela ditadura. Viva Marighella”, a primeira página da Folha da Tarde estampava a manchete: “Metralhado Marighella, Chefe Geral do Terror”. [...]

Nos anos da repressão chegou-se a um total de 220 censores. Um número pequeno para dar conta de todo o País, avalia a historiadora. Para se adaptar às exigências, lembra, começa então um processo de autocensura, no qual a própria redação se adequava às imposições da ditadura.

Algumas redações chegaram a ter policiais integrando sua equipe. No livro de Kushnir, o capítulo O jornal de maior tiragem: a trajetória da Folha da Tarde. Dos jornalistas aos policiais é dedicado exclusivamente ao tema. Ela analisa como os policiais dentro da redação ajudavam a moldar o conteúdo do jornal, que ficou conhecido como o “Diário Oficial da Oban”. Além de ser uma espécie de porta-voz dos órgãos de repressão, dirigentes da redação eram oriundos de órgãos militares e da polícia paulista.

“Uma coisa é resistir ou não, outra coisa é não colaborar. Não colaborar é não entregar um jornal na mão de uma equipe de policiais para esconder as mortes decorrentes de tortura”, contesta Kushnir sobre as versões publicadas dos assassinatos dos militantes. Uma dinâmica, ela ressalta, que de certa forma ainda ressoa nos grandes veículos. “Isso ficou muito claro durante os protestos de junho. As pessoas que queriam saber o que estava acontecendo liam muito mais os jornais online e blogs porque a grande imprensa tecia outras cores", afirma. GOMBATA, Marsílea. “Imprensa aceitou a censura”, diz historiadora. Carta Capital. Especial – 50 anos do golpe. Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br/sociedade/201cimprensa-aceitou-e-se-adaptou-a-censura201d-diz-historiadora-6924.html> [Adaptado] Publicado em: 17 jan. 2014. Acesso em: 15 ago. 2014.

Page 42: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: AMARELA 2

QUESTÃO 01 Com base na leitura do texto 1, é CORRETO afirmar que:

01. de acordo com o texto 1, a dinâmica do colaboracionismo não acontece mais na imprensa brasileira, pois a população pode esclarecer-se nos jornais online e nos blogs, como ocorreu nos protestos de junho de 2013.

02. na avaliação da historiadora Kushnir, a ideia corrente de que receitas culinárias ou poemas serviam para revelar ao público brasileiro que um jornal ou revista estava sob censura não é prova de resistência. Países como a Espanha expuseram o que acontecia de modo claro, noticiando a intervenção ou mantendo em branco o espaço reservado a textos censurados.

04. no Brasil, na época da ditadura civil-militar, o protesto se dava apenas na imprensa alternativa, como evidencia a historiadora ao mencionar a primeira página da Folha da Tarde. Neste exemplar, lia-se a manchete: “Metralhado Marighella, Chefe Geral do Terror” (linhas 32 e 33), denunciando o covarde assassinato do jornalista na emboscada armada pela polícia.

08. no trecho: “No eixo Rio-São Paulo, a grande imprensa na época da ditadura civil-militar estava concentrada em cinco grupos – O Globo, Jornal do Brasil, Folha, Estadão e Abril –, cada um na mão de uma família. A proximidade de cada clã com os militares é difícil de mensurar [...]” (linhas 21-23), as palavras sublinhadas aludem ao fato de o poder da grande imprensa da época permanecer nas mãos de poucas pessoas, em núcleos formados por laço de parentesco.

16. o texto 1 é acompanhado de uma ilustração. Nesta imagem, retirada da revista Pif Paf, vemos um militar desembainhando sua espada para apontar um lápis, o que reforça a ideia central do texto de que os militares são os responsáveis pela censura na imprensa brasileira pós-golpe de 1964.

32. os termos “alternativa” (linha 03), “regime” (linha 14) e “lendárias” (linha 14) poderiam ser substituídos no texto, sem que houvesse prejuízo de sentido, pelos sinônimos “contrária”, “dieta” e “fabulosas”.

RESPOSTA

Page 43: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: AMARELA 3

QUESTÃO 02

Com base na leitura dos excertos acima retirados do texto 1 e na variedade padrão escrita da língua portuguesa, é CORRETO afirmar que: 01. em III, os trechos destacados denotam tempo, finalidade e comparação, respectivamente. 02. em II, o uso dos vocábulos “que”, em destaque, é um recurso de coesão textual utilizado para

retomar os termos que os antecedem: capa e espaços, respectivamente. 04. o vocábulo “isso”, em II, retoma espaços em branco e poderia ser substituído, sem que

houvesse prejuízo de sentido, pelo pronome oblíquo “os”: “[...] ou mesmo espaços em branco que os indicassem.”.

08. os vocábulos “resistência”, “veículos”, “lendárias” e “público” recebem acento gráfico com base na mesma regra de acentuação: todas são palavras paroxítonas.

16. o trecho II poderia ser assim reescrito, sem que houvesse mudança de sentido e desrespeito à variedade padrão escrita da língua portuguesa: “Não houve uma só capa que dissesse claramente que o jornal estava censurado, assim como não houveram espaços em branco que indicassem esse fato.”.

RESPOSTA QUESTÃO 03 Com base na leitura do texto 1 e na variedade padrão escrita da língua portuguesa, é CORRETO afirmar que: 01. no texto 1, observamos a presença de metáfora, uma das figuras de linguagem mais conhecidas

por estabelecer comparações indiretas, em “[...] a grande imprensa tecia outras cores.” (linha 52) 02. a autora utiliza o sujeito oculto como recurso sintático para evitar o comprometimento com as

informações a respeito da censura na imprensa, como ilustra a seguinte frase: “Algumas redações chegaram a ter policiais integrando sua equipe.” (linha 39)

04. na Espanha, segundo Kushnir, os leitores de jornais sempre são informados quando os veículos de comunicação estão sob censura.

08. Pif Paf, Movimento e O Pasquim, assinados por Millôr Fernandes, eram veículos de comunicação defensores do protesto que culminou com o golpe militar de 1964 e a derrubada de João Goulart da Presidência.

16. há presença de dígrafos, ou seja, do encontro de duas letras para representar um único fonema, nos vocábulos: “Espanha”, “assassinatos” e “porque”.

32. no trecho “No livro, que é nada palatável para a imprensa brasileira e foi pouco divulgado, a doutora em história lembra que [...]” (linhas 10 e 11), a informação que aparece entre as vírgulas é uma oração explicativa, que acrescenta o ponto de vista da autora do texto sobre o livro em discussão.

RESPOSTA

I. “A resistência, quando houve, deu-se na imprensa alternativa, enquanto os grandes veículos se adaptaram para conseguir coexistir com os censores exigidos pelos militares.” (linhas 02-04)

II. “Diferentemente de outras ditaduras, como na Espanha, não houve uma só capa dizendo claramente que o jornal estava sob censura ou mesmo espaços em branco que indicassem isso.” (linhas 16 e 17)

III. “Quando o regime se instalou, as lendárias receitas de bolo ou poemas de Camões publicados para indicar ao público que o veículo estava sob censura revelam mais uma postura de conivência do que de resistência, avalia Kushnir.” (linhas 14-16)

Page 44: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: AMARELA 4

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11

TEXTO 2

Os jornais da manhã noticiavam em grandes manchetes o atentado. Os estudantes haviam entrado em uma greve de “protesto contra o banditismo. Nossa alma está coberta de opróbrio. Uma cova se abriu e o povo não esquecerá”. A repercussão do atentado no Congresso fora enorme. As galerias da Câmara dos Deputados e do Senado estavam lotadas quando foram abertos os trabalhos nas duas casas do Legislativo. Conforme os congressistas da oposição, “corria sangue nas ruas da capital e não havia mais tranquilidade nos lares”. Representantes de todos os partidos políticos haviam feito discursos condenando o atentado. O deputado Armando Falcão apresentara um projeto de amparo à viúva do major Vaz. Respondendo às afirmativas de Lacerda, publicadas nos jornais, de que as “fontes do crime estão no Palácio do Catete, Lutero Vargas é um dos mandantes do crime”, o líder do governo na Câmara, deputado Gustavo Capanema, ocupara a tribuna para classificar de infundadas as acusações ao filho do presidente da República. A multidão que ocupava as galerias vaiara Capanema estrepitosamente. FONSECA, Rubem. Agosto. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. p. 74.

QUESTÃO 04 Com base na variedade padrão escrita da língua portuguesa, na leitura do texto 2, no livro Agosto, de Rubem Fonseca, publicado pela primeira vez em 1990, e no contexto histórico ao qual a obra remete, é CORRETO afirmar que: 01. Rubem Fonseca faz um trabalho de recriação ficcional de personagens históricas. São de sua

autoria os pseudônimos “Anjo Negro” e “Corvo”, empregados para designar, respectivamente, Gregório Fortunato e Lacerda.

02. na obra, a polêmica influência de Lacerda sobre a população fica evidente em termos e expressões tais quais “lacerdismo” ou “lacerdistas doentes”, que se referem, respectivamente, às atitudes de quem apoiava Lacerda e aos adeptos de Lacerda que contraíram problemas de saúde após os protestos contra o governo.

04. o narrador que mais ganha voz em Agosto é Getúlio Vargas, tendo em vista que o ex-presidente é a personagem central da trama de Rubem Fonseca.

08. Agosto é uma obra composta por uma sucessão de narrativas curtas que se desenrolam em núcleos distintos. Tais narrações tanto se desenvolvem paralelamente no tempo e no espaço quanto dão lugar a digressões e avanços.

16. Mattos, o comissário responsável pelo suposto atentado a Lacerda, incorpora o investigador de romance policial por excelência. Rubem Fonseca destaca-se nesse gênero com textos nos quais são recorrentes as investigações policiais, os crimes e a brutalidade das personagens.

32. os verbos “apresentara” (linha 07), “ocupara” (linha 10) e “vaiara” (linha 11) têm como variantes as formas compostas pelos verbos auxiliares ter e haver. Assim, sem que houvesse mudança de sentido, poderíamos substituí-los por tinha/havia apresentado, tinha/havia ocupado e tinha/havia vaiado.

64. considerando o sentido da palavra “opróbrio” (linha 02), ela está empregada adequadamente na frase: “Nas ruas, as multidões comemoravam mais uma vitória repletas de opróbrio.”.

RESPOSTA

Page 45: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: AMARELA 5

QUESTÃO 05 Com base na leitura do texto 3, no livro O que é isso, companheiro?, lançado em 1979, e no contexto de publicação desta obra, é CORRETO afirmar que: 01. em O que é isso, companheiro?, temos um narrador onisciente intruso que comenta o cenário

político nacional e que se alterna com um narrador personagem responsável por descrever quadro a quadro o que sente no desenrolar da ação. Esta alternância fica evidente quando o narrador volta-se diretamente ao leitor, chamando-o inclusive de “amigo(a)”, ou quando se volta aos colegas do movimento, aos quais se dirige nominalmente.

02. a certa altura da obra, é explicada a expressão que deu origem ao título: “O que é isso, companheiro?”. Ela simbolizava a falta de compreensão sobre o cenário político brasileiro de então. Equivale semanticamente a “O que está acontecendo no Brasil, parceiro?”.

04. ao revelar que os jornalistas concedem algum encanto às notícias, transformando-as em matérias atraentes, o narrador demonstra seu empenho em apurar os fatos o mais fielmente possível, como revela a notícia sobre a queda de Goulart estar atrelada às atitudes do mordomo.

08. a linguagem de Gabeira é bastante subjetiva, razão pela qual seu livro é considerado um “romance reportagem” ou “depoimento”. Publicado logo após a Anistia, a obra conta as experiências pessoais de um homem contra o regime civil-militar no Brasil, como é salientado no prefácio.

16. o narrador do texto 3 faz uso de ironia quando se refere ao comportamento do chefe de uma repartição oficial que se divertia passando rasteira no colega de trabalho.

RESPOSTA

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

TEXTO 3

A faculdade de Direito fechou durante um bom período em 64. Era o centro da oposição

estudantil. Os IPMS seguiram vasculhando todos os setores da administração anterior. O governo Goulart nos era apresentado numa versão unilateral, a versão dos inquisidores.

Na minha mesa de redator do JB, caíram muitas notícias sobre o período Goulart. A algumas delas demos até um certo encanto, transformando-as em matérias atraentes. Lembro-me de um IPM numa repartição oficial, onde se apurou que o chefe beliscava a secretária, vinha diariamente vestido de terno branco, calçava sapato marrom e branco e dava rasteira no contínuo. Imaginem que diversão: rasteira num companheiro de trabalho. Lembro-me de um depoimento do chefe da Casa Militar, dizendo que o mordomo do palácio tratava mal os convidados e ajudou a isolar Jango. Lembro-me da notícia em sua forma final: chefe da Casa Militar diz que a culpa da queda de Goulart foi do mordomo. GABEIRA, Fernando. O que é isso, companheiro? São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p. 23.

Page 46: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: AMARELA 6

01 02 03 04 05

TEXTO 4

A literatura de informação

Diversos viajantes europeus que aqui estiveram, no século XVI, registraram no papel suas observações sobre a terra. Fizeram-no por obrigação profissional ou por motivos pessoais. Seus textos são basicamente depoimentos e relatos de viagem, com a finalidade de apresentar aos compatriotas um panorama do Novo Mundo. Sob a forma de cartas, diários, tratados ou crônicas, esses textos informativos foram escritos principalmente por portugueses. OLIVIERI, A. C.; VILLA, M. A. (Org.). Cronistas do século XVI: o Brasil na visão dos descobridores. In: _____. Cronistas do descobrimento. São Paulo: Ática, 2013. p. 16.

QUESTÃO 06 Com base no texto 4 e na leitura da obra Cronistas do descobrimento, uma seleção de textos do século XVI, organizada por Antonio Carlos Olivieri e Marco Antonio Villa, é CORRETO afirmar que: 01. alguns dos textos reunidos são de autores que escreveram para narrar à Corte as dificuldades

encontradas em alto-mar antes de chegarem à América, como é o caso de “Viagem ao Brasil”, de Hans Staden, e “Viagem à terra do Brasil”, de Jean de Léry.

02. na “Carta do achamento do Brasil”, Pero Vaz de Caminha enaltece a bravura e a perspicácia dos índios encontrados aqui. Esse mesmo tratamento será retomado mais tarde pelos escritores românticos que se dedicaram a recriar uma identidade nacional retratando os índios como guerreiros e heróis, a exemplo de José de Alencar e Gonçalves Dias.

04. o padre Fernão Cardim, em “Tratados da terra e gente do Brasil”, descreve as riquezas da flora e da fauna brasileiras utilizando-se de verbetes. Apesar das riquezas com as quais revela ter se deparado no Brasil, no final da crônica faz uma crítica à quantidade de insetos que encontrou aqui.

08. em “Diário de navegação”, Pero Lopes de Sousa opta pelo diário, gênero textual caracterizado pela presença de data, vocativo e linguagem coloquial. O autor faz um relato pessoal em que conversa com o leitor insistentemente, dirigindo-se a este com o uso do pronome “vós”.

16. nem todos os textos reunidos em Cronistas do descobrimento são crônicas. Alguns visavam levar ensinamentos sobre o Novo Mundo ao leitor da Corte, o que faziam por meio de personagens animais que, utilizando-se da linguagem coloquial, apresentavam a flora e a fauna brasileiras na forma de diálogo.

32. os textos que compõem a coletânea subscrevem-se em pelo menos quatro gêneros textuais distintos, como revela o texto 4 (linha 04). Apesar disso, foram agrupados em um único volume intitulado Cronistas do descobrimento tendo em vista seu valor estético e/ou histórico ao descrever o cotidiano no primeiro século de exploração do Brasil.

RESPOSTA

Page 47: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: AMARELA 7

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

TEXTO 5

ESCRIVÃO, lendo — “O abaixo-assinado vem dar os parabéns a V. Sa. por ter entrado com saúde no novo ano financeiro. Eu, Ilmo. Sr. Juiz de Paz, sou senhor de um sítio que está na beira do rio, aonde dá muito boas bananas e laranjas, e como vem de encaixe, peço a V. Sa. o favor de aceitar um cestinho das mesmas que eu mandarei hoje à tarde. Mas, como ia dizendo, o dito sítio foi comprado com o dinheiro que minha mulher ganhou nas costuras e outras coisas mais; e, vai senão quando, um meu vizinho, homem da raça do Judas, diz que metade do sítio é dele. E então, que lhe parece, Sr. Juiz, não é desaforo? Mas, como ia dizendo, peço a V. Sa. para vir assistir à marcação do sítio. Manuel André. Espera receber mercê.” JUIZ — Não posso deferir por estar muito atravancado com um roçado; portanto, requeira ao suplente, que é o meu compadre Pantaleão. MANUEL ANDRÉ — Mas, Sr. Juiz, ele também está ocupado com uma plantação. JUIZ — Você replica? Olhe que o mando para a cadeia. MANUEL ANDRÉ — Vossa Senhoria não pode prender-me à toa: a Constituição não manda. JUIZ — A Constituição!... Está bem!... Eu, o Juiz de Paz, hei por bem derrogar a Constituição! Sr. Escrivão, tome termo que a Constituição está derrogada, e mande-me prender este homem. MANUEL ANDRÉ — Isto é uma injustiça! JUIZ — Ainda fala? Suspendo-lhe as garantias... MANUEL ANDRÉ — É desaforo... JUIZ, levantando-se — Brejeiro!... (Manuel André corre; o Juiz vai atrás.) Pega... Pega... Lá se foi... Que o leve o diabo. (Assenta-se.) Vamos às outras partes. PENA, Martins. Trecho da Cena XI. O Juiz de Paz na roça. Disponível em: <http://www.literaturabrasileira.ufsc.br/documentos/?action=download&id=28988> Acesso em: 27 jul. 2014.

QUESTÃO 07 Com base na variedade padrão escrita da língua portuguesa, na leitura do texto 5, na peça O Juiz de Paz na roça, de Martins Pena, encenada pela primeira vez em 1838, e no contexto de produção desta obra, é CORRETO afirmar que: 01. embora o diálogo reproduzido no excerto ocorra entre um homem simples da comunidade

(Manuel André) e um magistrado, nota-se que o homem conhece os pronomes de tratamento adequados para um juiz. É o que comprovam os trechos onde Manuel André emprega “Ilmo. Sr.” (linha 02), “V. Sa.” (linha 07) e “mercê” (linha 08).

02. o trecho reproduzido entre aspas (linhas 01-08) inscreve-se no gênero abaixo-assinado, um documento coletivo que visa expressar os interesses de um grupo ou comunidade que o subscreve. Neste caso, trata-se de parabenizar o magistrado, agraciá-lo com frutas e pedir sua intervenção na contenda que se passa entre dois vizinhos.

04. a peça O Juiz de Paz na roça expõe a situação dos escravos no Brasil da primeira metade do século XIX: faz menção ao mercado da Rua do Valongo, ao contrabando e à falta de mão de obra no campo após a proibição do tráfico. Também menciona a relação servil, a jornada extenuante e a má alimentação que recebiam.

08. em O Juiz de Paz na roça, Manuel André luta para reaver na justiça parte do sítio de sua esposa, invadido por um membro da família Judas. Manuel André se mostra indignado com a situação, pois sua esposa comprou o imóvel com o que recebia pelo seu trabalho como costureira.

16. os termos “aonde” (linha 02), “como vem de encaixe” (linha 03) e “mesmas” (linha 04) podem ser substituídos, sem que lhes seja modificado o sentido, por “onde”, “aproveitando a oportunidade” e “frutas”, respectivamente.

32. em “Vossa Senhoria não pode prender-me à toa: a Constituição não manda.” (linha 13), há uma relação de adversidade entre as orações que estão separadas pelos dois-pontos, que poderiam ser substituídos por “todavia”.

RESPOSTA

Page 48: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: AMARELA 8

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

TEXTO 6

Garcia, em pé, mirava e estalava as unhas; Fortunato, na cadeira de balanço, olhava para o teto; Maria Luísa, perto da janela, concluía um trabalho de agulha. Havia já cinco minutos que nenhum deles dizia nada. Tinham falado do dia, que estivera excelente – de Catumbi, onde morava o casal Fortunato, e de uma casa de saúde, que adiante se explicará. Como os três personagens aqui presentes estão agora mortos e enterrados, tempo é de contar a história sem rebuço. Tinham falado também de outra coisa, além daquelas três, coisa tão feia e grave, que não lhes deixou muito gosto para tratar do dia, do bairro e da casa de saúde. Toda a conversação a este respeito foi constrangida. Agora mesmo, os dedos de Maria Luísa parecem ainda trêmulos, ao passo que há no rosto de Garcia uma expressão de severidade, que lhe não é habitual. Em verdade, o que se passou foi de tal natureza, que para fazê-lo entender é preciso remontar à origem da situação. ASSIS, Machado de. A causa secreta. In: _____. Várias histórias. Disponível em: <www.literaturabrasileira.ufsc.br/documentos/?id=136498> Acesso em: 20 ago. 2014.

QUESTÃO 08 Com base na variedade padrão escrita da língua portuguesa, na leitura do texto 6, da coletânea Várias histórias, de Machado de Assis (1896), e no contexto de produção desta obra, é CORRETO afirmar que: 01. o conto “A causa secreta” aborda o sadismo, corporificado pela personagem Fortunato, médico

que sente prazer ao torturar animais e observar o sofrimento das pessoas. Um sentimento semelhante, de perversidade, é observável no conto “O enfermeiro”, no qual o coronel Felisberto inferniza a vida de seus empregados, agredindo-os física e verbalmente.

02. no segundo parágrafo do texto 6, ao enunciar uma coisa feia, grave e constrangedora que se passou, o narrador faz uso de gradação para anunciar que contará ao leitor como Fortunato e Garcia planejaram construir uma casa de saúde em que maltratavam pacientes, fato já enunciado no parágrafo anterior.

04. a dúvida quanto a uma suposta traição, tema recorrente na obra machadiana, é evocada ao final do conto “A causa secreta”, quando Fortunato assiste surpreso ao beijo que Garcia deposita na testa de Maria Luísa, já morta.

08. na apresentação da obra, Machado de Assis faz uma “Advertência” ao leitor, justificando o grande número de contos reunidos como um modo de passar o tempo. De maneira irônica, compara conto e romance, destacando que, no caso de ambos serem medíocres, o primeiro será sempre superior, pelo simples fato de ser curto.

16. a frase “Havia já cinco minutos que nenhum deles dizia nada.” (linhas 02 e 03) poderia ser reescrita, sem que a variedade padrão escrita da língua portuguesa sofresse desvios, da seguinte forma: “Faziam já cinco minutos que nenhum deles dizia nada.”.

32. na frase “[...] ao passo que há no rosto de Garcia uma expressão de severidade, que lhe não é habitual” (linhas 08 e 09), o pronome em destaque retoma “expressão de severidade”.

RESPOSTA

Page 49: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: AMARELA 9

QUESTÃO 09

Com base na figura acima, “Bruxas metamorfoseadas em bois”, e na leitura da obra O fantástico na Ilha de Santa Catarina, conjunto de imagens e de narrativas de Franklin Cascaes produzidas entre 1946 e 1975, é CORRETO afirmar que:

01. na figura, os homens presos à canga por bruxas metamorfoseadas remetem a um significado negativo das feiticeiras na cultura açoriana dos primeiros dois séculos de colonização: eram vistas como seres maléficos, responsáveis pela devastação ocasionada por fenômenos naturais, moléstias, anomalias congênitas e toda uma gama de infortúnios.

02. em boa parte dos contos da coletânea, temos a narração de histórias em que as personagens podem ser punidas se transgredirem algum costume ou preceito estabelecido, como a interdição de varrer o quintal em Sexta-feira Santa ou a exigência de esmagar um grilo na mão esquerda de crianças nascidas nesta data.

04. as narrativas de Cascaes registram as histórias da cultura popular da Ilha de Santa Catarina, reproduzindo o modo de falar açoriano. Para tanto, valem-se de uma escrita marcada por peculiaridades fonéticas, morfossintáticas, semânticas e lexicais.

08. O fantástico na Ilha de Santa Catarina explora os significados do conto fantástico, teorizado em ensaio do autor na obra. Contrapondo-se ao maravilhoso, Cascaes apresenta uma possibilidade de explicação racional dos fatos/fenômenos observados, como é o caso de um narrador embriagado ou com algum desequilíbrio psicológico.

16. Franklin Cascaes, além de escritor e professor, foi também artesão, escultor e desenhista. Em O fantástico na Ilha de Santa Catarina, cada narrativa é precedida por uma figura. A reprodução acima, “Bruxas metamorfoseadas em bois”, é mais uma entre as muitas em que o autor representa as bruxas em formas híbridas, a exemplo de sapatos, vassouras, esqueletos e animais.

32. a figura alude a um conto homônimo em que os bois ocupam o centro da narrativa. Na época da colonização da Ilha, o boi era tido como um animal sagrado, resguardado para rituais religiosos; daí a profanação do desenho, em que os bois são possuídos por bruxas e subjugam os humanos.

RESPOSTA

Bruxas metamorfoseadas em bois (1960) Técnica: nanquim sobre papel Dimensões: 30,3 x 47,3 cm

CASCAES, Franklin. O fantástico na Ilha de Santa Catarina. Florianópolis: EdUFSC, 2012. p. 168.

Page 50: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: AMARELA 10

QUESTÃO 10 Com base na variedade padrão escrita da língua portuguesa, na leitura do texto 7, lançado inicialmente em Paisagens com figuras (1955), nos demais poemas de João Cabral de Melo Neto presentes em Melhores poemas e no contexto de sua publicação, é CORRETO afirmar que: 01. embora tenha sido escrito em meados do século XX, o poema “Cemitério pernambucano”, de João

Cabral de Melo Neto, é um soneto e, como tal, traz consigo algumas características que remontam ao Classicismo, como a presença de versos livres e brancos.

02. o verbo “jazer” no poema remete ao significado de “estar sepultado”. Tal sentido é negado pelo poeta ao afirmar que “Nesta terra ninguém jaz” (verso 01), pois a terra não envolve o corpo, tal qual mortalha, como o mar não envolve o rio; ambos misturam-se, integram-se, passam a fazer parte um do outro.

04. as formas verbais “vem” (verso 06) e “vêm” (verso 09) são variantes da 3a pessoa do plural do presente do indicativo do verbo “ver”.

08. o tema principal do poema “Cemitério pernambucano”, a reforma agrária, contrasta com o de Morte e vida severina: auto de Natal pernambucano, cujo foco é denunciar a falta de cemitérios e de maternidades públicas para acolher as vidas ceifadas pela morte e as que chegavam unicamente pelas mãos das parteiras sertanejas.

16. ao longo do poema, percebe-se o uso de conjunções e locuções conjuntivas. É o que ocorre nos versos 02, 03, 07 e 15, em que elas denotam, respectivamente, explicação, adição, conclusão e consequência.

32. em Paisagens com figuras, coletânea na qual o poema “Cemitério pernambucano” foi publicado pela primeira vez, há poemas que aludem à seca, à pobreza e ao vazio, permitindo que o poeta estabeleça paralelos com a Espanha, local onde João Cabral de Melo Neto atuou como diplomata.

RESPOSTA

TEXTO 7

CEMITÉRIO PERNAMBUCANO

(NOSSA SENHORA DA LUZ) 01 Nesta terra ninguém jaz, 02 pois também não jaz um rio, 03 noutro rio, nem o mar 04 é cemitério de rios. 05 Nenhum dos mortos daqui 06 vem vestido de caixão. 07 Portanto, eles não se enterram, 08 são derramados no chão. 09 Vêm em redes de varandas 10 abertas ao sol e à chuva. 11 Trazem suas próprias moscas. 12 O chão lhes vai como luva. 13 Mortos ao ar-livre, que eram, 14 hoje à terra-livre estão. 15 São tão da terra que a terra 16 nem sente sua intrusão.

MELO NETO, João Cabral de. Melhores poemas. Seleção de Antonio Carlos Secchin. São Paulo: Global, 2010. p. 108.

Page 51: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: AMARELA 11

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11

TEXTO 8

[...] Outras vezes, como naquela manhã, ela brincava com a boneca de pano confeccionada por Emilie. Lembro-me perfeitamente do rosto da boneca; tinha os olhos negros e salientes, umas bochechas de anjo, e se prestasses atenção aos detalhes, verias que apenas as orelhas e a boca estavam sem relevo, pespontadas por uma linha vermelha: artimanha das mãos de Emilie. Soraya nunca largava a boneca; enfeitava-lhe a cabeça com as papoulas que colhia, oferecia-lhe pedaços de frutas, dirigia-lhe os mesmos gestos com a mão, com o rosto, passava-lhe água-de-colônia no corpo, acariciava-lhe os cabelos de palha ou arrancava-os num momento de fúria, montava com ela no dorso das ovelhas e deitavam juntas, abraçadas. Foram dias de exaltação, de descobertas. Soraya, que parecia uma sonâmbula assustada, começou a abstrair; desenhava formas estranhas, geralmente sinuosas, na superfície de pano que cobria a mesa da sala; reproduzia formas idênticas nas paredes, nos mosaicos rugosos que circundavam a fonte, e na carapaça de Sálua onde o nome de Emilie ainda não se apagara. HATOUM, Milton. Relato de um certo Oriente. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. p. 13.

QUESTÃO 11 Com base na variedade padrão escrita da língua portuguesa, na leitura do texto 8, no romance Relato de um certo Oriente, lançado em 1989, e no contexto de publicação desta obra, é CORRETO afirmar que: 01. o vocábulo “lhe” (linhas 05 e 06) tem a mesma função sintática e o mesmo referente em todas as

ocorrências em que aparece destacado no texto. 02. a palavra “que”, em destaque nas linhas 05, 08 e 10 do texto, poderia ser substituída, sem que

houvesse prejuízo do sentido, por “as quais”, “a qual” e “o qual”, respectivamente. 04. o vocábulo destacado em “[...] e na carapaça de Sálua onde o nome de Emilie ainda não se

apagara.” (linha 11) foi utilizado no texto como elemento de coesão e estratégia do autor para que não se repetisse, mais uma vez, o vocábulo “que”, pois esta seria a palavra mais adequada para o contexto, segundo a gramática normativa.

08. o excerto evidencia a relação íntima e afetuosa estabelecida entre Soraya e sua boneca: renegada pela família materna desde a gestação, a menina só verbaliza seus segredos diante do brinquedo.

16. o texto 8 diz respeito a fatos que aconteceram repetidamente na vida da menina, o que pode ser observado pelo uso de formas verbais como “brincava”, “largava”, “enfeitava”, “dirigia”, “desenhava”, “cobria” e “reproduzia”, entre outras.

32. Relato de um certo Oriente é um texto híbrido, soma de vozes dispersas reproduzidas com rigor, como afirma a narradora, a filha adotiva de Emilie, responsável pela metódica transcrição de depoimentos e relatos coletados em entrevistas com parentes e amigos da família.

64. a obra evoca a problemática da imigração no processo de formação cultural brasileiro, destacando a presença de árabes no Norte do Brasil. A Parisiense, loja do marido de Emilie, evidencia a maneira como se fixaram, prosperaram, enriqueceram e conseguiram superar o sentimento de deriva e deslocamento.

RESPOSTA

Page 52: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: AMARELA 12

QUESTÃO 12 Com base na leitura dos quadrinhos que compõem o texto 9, é CORRETO afirmar que: 01. ao declarar que, para votar, é necessário ler os anúncios, panfletos, cartazes e faixas de um

candidato (quadrinho 03), a personagem Bode Orelana defende que o eleitor faça sua escolha unicamente a partir do conteúdo veiculado pela campanha publicitária.

02. o direito a voto do eleitor analfabeto é negado por Bode Orelana. Sua justificativa é a incapacidade do eleitor de compreender o que realmente importa sobre um candidato, ou seja, sua personalidade e caráter.

04. na fala “Que qui custa ele votar uma vez?” (quadrinho 02), a palavra destacada poderia ser omitida, já que se trata de um termo expletivo, utilizado apenas para dar ênfase à pergunta feita.

08. no primeiro quadrinho, a personagem ave Graúna utiliza um substantivo no grau diminutivo, “abatidinho”, para fazer alusão à estatura de Zeferino.

16. no período “Tá tão abatidinho, tão jururu porque não pode votar” (quadrinho 01), o sujeito da frase que foi omitido corresponde a Zeferino, impedido de participar do pleito por ser analfabeto.

RESPOSTA

Os quadrinhos ao lado são do cartunista brasileiro Henfil, famoso por criar personagens como Fradim e, especialmente, a ave Graúna e seus companheiros, o cangaceiro Zeferino e o Bode Orelana.

HENFIL. A volta da Graúna. Apresentação Ziraldo Alves Pinto. São Paulo: Geração Editorial, 2003. p. 118-119.

TEXTO 9

01

02

03

04

05

Page 53: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: AMARELA 13

INGLÊS

QUESTÃO 13 According to Text 1, select the CORRECT proposition(s).

01. The team of professionals in Lie to Me is headed by Dr. Cal Lightman. 02. The expertise of the Lie to Me team is in finding ways to reach the truth. 04. The last time Lie to Me was produced was 2011. 08. Each member of the Lie to Me team has unique talents. 16. Paul Ekman is the main character of the series. 32. The series takes place at the University of California, San Francisco School of Medicine.

RESPOSTA QUESTÃO 14 Select the CORRECT proposition(s) according to the meaning of the following words, highlighted in Text 1.

01. Un- in the word uncover (line 02) carries the meaning of removal (remove the cover from). 02. The meaning carried by in- in the word invincible (line 10) is that of negation (not vincible). 04. The meaning of -ist in the word psychologist (line 05), -er in the word researcher (line 07), and -or in

the word behavior (line 10) is that of indicating one’s profession. 08. Effectively (line 04) means “in an effective manner”. 16. In- in the word insight (line 10) gives the idea of negation. 32. Anti- in the word anti-terrorism (line 13) indicates opposition to the practice of terrorism.

RESPOSTA

TEXT 1

Image from: <http://misfittoys.com.br/wp-content/uploads/2014/03/lie_to_me-3.jpg> Accessed on August 8th, 2014.

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15

Lie to Me is an American crime drama television series that ran from January 2009 to January 2011. This TV drama tells the tale of an expert in frauds who helps uncover the truth for the FBI, local police, law firms, corporations, and individuals. Dr. Cal Lightman and his team are effectively human machines to detect lies, and no truth can be concealed from them. His partner, Dr. Gillian Foster, is a gifted psychologist who brings balance to the partnership by thinking about the overall picture while Lightman focuses on the details. Eli Loker is the team researcher, who believes in radical honesty. He often gets in trouble for saying what he thinks. Ria Torres is one of the few "naturals" in the field of deception detection. She has an untapped ability to read people that, with the right training, makes her a force to be reckoned with. Together they make an invincible team with insight into human behavior. The show is inspired by the work of Paul Ekman, the world's supreme expert on facial expressions and a professor emeritus of psychology at the University of California San Francisco School of Medicine. Dr. Ekman has served as an advisor to police departments and anti-terrorism groups (including the Transportation Security Administration) and acted as a scientific consultant in the production of the series.

Adapted from: <http://www.tv.com/shows/lie-to-me/ and http://en.wikipedia.org/wiki/Lie_to_Me> Accessed on August 8th, 2014.

Page 54: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: AMARELA 14

QUESTÃO 15 Select the proposition(s) which contains (contain) the CORRECT meaning for the underlined expressions as they are used in Text 1. 01. ran (line 01): was presented 02. tale (line 02): story 04. concealed (line 04): satisfying 08. balance (line 05): instability 16. trouble (line 07): scandal 32. supreme expert (line 11): major specialist

RESPOSTA

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16

TEXT 2

You’re in the middle of a texting conversation when the other person suddenly stops for a long pause before responding. What does it mean? Maybe they got a call or got distracted by something else, or their thumbs needed a break. But it’s also possible they’re taking the time to cook up a lie. Researchers from Brigham Young University asked more than 100 college students to respond to 30 questions each that were generated by a computer and texted to the participants. In half of their responses, the students were asked to lie. The researchers found that when the students lied, it took them 10% longer to send the text message and they made more edits than usual. When communicating with someone in person, most people look for behaviors that they feel are indicators of dishonesty, like not being able to look people in the eye or moving nervously. Spotting such signals is hard to do when someone is on the other end of a string of text messages. But the new research suggests that some patterns, such as the delay in texting, could become a sign for detecting lies in such communications. The researchers say their findings raise questions about how the validity of communications on social media might be interpreted on matters of security and personal safety. From: Time – 100 New health discoveries – how the latest breakthroughs can improve your health and wellness. ed. 50. Time Inc. Specials, 2003, p. 51.

QUESTÃO 16 Choose the alternative(s) that BEST represents (represent) a possible title for Text 2. 01. Research on face to face communication 02. Liars take longer to text 04. Skilled versus unskilled communicators 08. Strategic media 16. The power of telling the truth

RESPOSTA QUESTÃO 17 Choose the CORRECT alternative(s) according to Text 2.

01. Doing research on technology requires at least 100 participants. 02. Taking longer to text may be a sign of lying. 04. Responding to text messages takes 10% longer than sending text messages. 08. It is harder to detect lies when communicating through messages than when communicating

with someone in person. 16. Communications on social media are totally safe.

RESPOSTA

Page 55: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: AMARELA 15

QUESTÃO 18 Choose the CORRECT alternative(s). 01. It, in line 02, refers to the delay of a person’s response when texting a message. 02. Them, in line 08, refers to researchers. 04. They, in line 11, refers to most people. 08. Such signals, in line 12, refers to text messages. 16. Their, in line 15, refers to research findings on virtual security and safety.

RESPOSTA QUESTÃO 19 Which question(s) can be answered according to Text 2? Select the CORRECT proposition(s). 01. In which situations did students have to lie? 02. How did students report to feel when they had to tell a lie? 04. In how many answers did each student have to lie? 08. Why was the research conducted by Brigham Young University? 16. How many students were interviewed by researchers from Brigham Young University? 32. How long did the research last? 64. How many questions were asked to these students?

RESPOSTA QUESTÃO 20 Select the CORRECT proposition(s) according to Text 3. 01. What you say and what you do are always equivalent. 02. Telling lies is all about telling the truth. 04. Words not necessarily correspond to actions. 08. It is impossible to always tell the truth. 16. Actions are more reliable than words. 32. The truth is more likely to be represented by actions than by words.

RESPOSTA

TEXT 3

From: <https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSRHkzlGchGtXRXVBmxOvDD9_ QTNBgRWmBu1GUYIWQuGQwZ4Ymq8g> Accessed on September 25th, 2014.

Page 56: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: AMARELA 16

MATEMÁTICA

FORMULÁRIO

30o

45o

60o

cosec x =

x sen1 , sen x ≠ 0

sen 2

1 22

23

sec x = x cos

1 , cos x ≠ 0

cos 2

3 22

21

tg x = x cosx sen , cos x ≠ 0

tg 3

3 1

3

cotg x =

x senx cos , sen x ≠ 0

sen2 x + cos2 x = 1

an = a1+ (n-1) r

nS2

aa n1n

=

+

an = a1 qn –1

Sn 1

n(q 1)aq 1

−=

q1aS 1−

=

𝑉𝑐𝑖𝑙𝑖𝑛𝑑𝑟𝑜 = (área da base)(altura)

(x – a)2 + (y – b)2 = r2

dA,B= ( ) ( )22ABAB yyxx −+−

Atriângulo = D21 ,

1yx1yx1yx

D

33

22

11= onde

Tp+1 = pnp xapn −

!pnp!n!

pn

p,nC)( −

=

=

!pnn!

p,nA)( −

=

Pn α,β =

𝑛!𝛼!𝛽!

𝑃𝑛 = 𝑛!

𝑃(𝐴) =𝑛(𝐴)𝑛(𝐸)

Acírculo = 2rπ

sen(a b)= sen a cos b sen b cos a± ± cos(a b)= cos a cos b sen a sen b± 𝑎

𝑠𝑒𝑛 𝐴= 𝑏

𝑠𝑒𝑛 𝐵 = 𝑐

𝑠𝑒𝑛 = 2R

𝑎² = 𝑏² + 𝑐² − 2 𝑏 𝑐 𝑐𝑜𝑠(Â)

( )( )pirâmide

área da base alturaV

3=

Page 57: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: AMARELA 17

QUESTÃO 21 Em relação à(s) proposição(ões) abaixo, é CORRETO afirmar que:

01. A probabilidade de as duas seleções sul-americanas, apresentadas nas tabelas abaixo, terem se classificado em primeiro lugar nos seus grupos na Copa do Mundo de 2014 é de 50%.

02. “A cartomante”, conto que compõe o livro Várias histórias, de Machado de Assis, retrata um

tema clássico das obras do autor: o adultério. Rita, que é casada com Vilela, mantém um caso com Camilo, amigo do marido traído. Curiosamente o nome da traidora, R I T A, permite formar o anagrama T R A I. Além desses dois anagramas, o nome da personagem permite formar exatamente mais 22 anagramas.

04. Na Copa de 1970, Pelé quase marcou um gol antológico contra a Tchecoslováquia; do ponto inicial até o gol, a bola cruzou 60 metros de distância em um chute que chegou a 105 km/h. Pelé estava com a bola em seu campo, ainda dentro do círculo central, quando percebeu o goleiro adiantado e chutou. A bola passou rente à trave esquerda e mesmo sem entrar ficou na história das Copas. Um artilheiro localizado em um ponto diretamente alinhado com o centro do gol, a uma distância de 20 m, tenta encobrir um goleiro de 2 m de altura que está adiantado 2 m em relação ao centro da linha do gol. Sabe-se ainda que o artilheiro, o goleiro, o centro do gol e o centro do campo estão posicionados em linha reta. A bola descreve uma trajetória parabólica que está contida num plano perpendicular ao solo e alcança 5 m no ponto máximo, no meio do caminho entre o jogador e a linha do gol. Nessa situação, a bola deverá encobrir o goleiro e será GOL!

08. O Maracanã, que já foi considerado o maior estádio do mundo, com seu campo de jogo medindo 110 m de comprimento por 75 m de largura, teve que se adaptar para a Copa de 2014. O campo de jogo foi reduzido, medida esta determinada pela FIFA, que padroniza as dimensões dos gramados para o Mundial em 105 m por 68 m. Portanto, houve uma redução na área do campo de jogo de aproximadamente 13,45%.

16. Os 32 países participantes da Copa de 2014 tinham grandes disparidades na economia e no clima. Segundo o Banco Mundial, os Estados Unidos possuem o maior PIB (Produto Interno Bruto), US$ 16,8 trilhões, enquanto que a Bósnia-Herzegóvina tem o menor PIB, US$ 17,8 bilhões. Com base nestes dados, é possível afirmar que o PIB da Bósnia-Herzegóvina representa aproximadamente 1,05% do PIB dos Estados Unidos.

RESPOSTA

Page 58: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: AMARELA 18

QUESTÃO 22 Em relação à(s) proposição(ões) abaixo, é CORRETO afirmar que: 01. O papiro de Rhind, cópia de um trabalho matemático ainda mais antigo feito pelo escriba

Ahmes em escrita hierática, em 1650 a.C., contém problemas aritméticos, algébricos e geométricos. Entre eles, temos o seguinte problema: “Divida 100 pães entre 5 homens de modo que as partes recebidas estejam em progressão aritmética e que um sétimo da soma das três partes maiores seja igual à soma das duas menores” [adaptado]. Portanto, a quantidade

de pães que a primeira pessoa recebeu é igual a 213

.

02. Um fornecedor de equipamentos de som e segurança para automóveis recebeu R$ 5.000,00 pela venda de 100 unidades dos diversos produtos A, B e C. Sabendo-se que o preço unitário dos produtos A, B e C é R$ 500,00, R$ 100,00 e R$ 10,00, respectivamente, então a quantidade vendida de produtos do tipo B foi 39 unidades.

04. Em uma atividade de dinâmica de grupo, todas as pessoas cumprimentaram-se apertando as mãos umas das outras. Se foram 435 apertos de mão, então o número de pessoas que participaram da atividade foi 29.

08. A localização no plano cartesiano das Igrejas de São Tomé e de São Pedro são os pontos T 76 ,3

10 −

e P(6,3), respectivamente. As duas igrejas badalam seus sinos, precisamente, às

12 horas. Suponha que um físico ouviu os sinos das Igrejas de São Tomé e de São Pedro quando já eram passados 15 segundos e 25 segundos do meio-dia, respectivamente. Se a velocidade com que o som viaja é de 340 metros por segundo, então é possível afirmar que o físico encontra-se no ponto F 25 ,3

10 −

deste plano cartesiano. Considere cada unidade do

plano cartesiano como 1 km. 16. Não é possível expressar uma porcentagem usando um número irracional. 32. O vírus ebola causa febre hemorrágica, frequentemente fatal. É transmitido pelo contato direto

com o sangue, secreções ou sêmen de pessoas portadoras do vírus. As populações africanas são infectadas em alto número, devido à cultura das comunidades. As famílias têm o costume de lavar o corpo dos mortos, o que faz com que o vírus seja transmitido a todos que têm contato com o corpo infectado. Suponha que no primeiro dia do ritual de funeral quatro pessoas foram infectadas. No segundo dia, cada uma dessas quatro pessoas transmitiu a doença para quatro pessoas saudáveis. E assim a doença se propagou nos dias seguintes. Quando o número de pessoas infectadas atingiu 1024, já tinham se passado 6 dias.

RESPOSTA

Page 59: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: AMARELA 19

QUESTÃO 23 Em relação à(s) proposição(ões) abaixo, é CORRETO afirmar que: 01. A geometria da molécula diz respeito à posição dos núcleos dos átomos ligantes em relação ao

átomo central e é fator preponderante para determinar suas propriedades. Eugênio, professor de química, utilizou canudinhos rígidos de 10 cm de comprimento para mostrar aos alunos que a geometria molecular do metano (CH4), em estado gasoso, é tetraédrica. Considerando que a medida da aresta de um tetraedro é de 10 cm, é possível afirmar que seu volume é de

250 2V3

= cm3.

02. Os logaritmos dos termos da progressão 1 1 1, , ,1,2,4,8,...8 4 2

na base 2, formam uma

progressão aritmética de razão 1. 04. A tabela Q, abaixo, representa a quantidade de peças, em unidades, dos tipos A, B e C,

utilizadas pelas fábricas I, II e III para a produção de um determinado artigo. A tabela P, abaixo, representa o custo unitário das peças A, B e C, em reais, nas fábricas I, II e III. A forma de obter o menor custo para a produção do artigo é combinar as quantidades de peças da fábrica I com os preços praticados pela fábrica III.

TABELA Q

A B C Fábrica I 3 5 2 Fábrica II 2 4 6 Fábrica III 6 3 1

TABELA P

Fábrica I Fábrica II Fábrica III A 50,00 60,00 30,00 B 20,00 80,00 10,00 C 40,00 50,00 20,00

08.

Supondo que um casal queira ter três filhos, a probabilidade de serem do mesmo sexo é de 12,5%.

16. Sabemos que apenas uma das fitas do DNA serve de molde (Fita Sense) para a síntese do RNA mensageiro. O número de formas diferentes de montar um códon (sequência de três nucleotídeos) utilizando as quatro bases nitrogenadas, sem repetição, é 12.

32. Numa loja, os preços de todos os produtos sofreram um aumento de 12%. Com o fracasso nas vendas, o gerente resolveu retornar ao preço antigo. Para não trocar as etiquetas, basta lançar uma promoção que conceda um desconto de 12% sobre o preço da etiqueta.

RESPOSTA

Page 60: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: AMARELA 20

QUESTÃO 24 Em relação à(s) proposição(ões) abaixo, é CORRETO afirmar que: 01. As lâmpadas fluorescentes passaram a ser o modelo mais utilizado atualmente, seja pela sua

eficiência luminosa, pela sua durabilidade ou por sua menor produção de calor. A grande problemática é o descarte destas lâmpadas, em virtude de conterem mercúrio, que ao ser lançado nos aterros contamina o solo, os recursos hídricos, a fauna e a flora locais, chegando à cadeia alimentar. Se a quantidade de vapor de mercúrio liberado pela quebra de uma lâmpada é de 20 miligramas e forem descartadas 8 milhões de lâmpadas fluorescentes em um aterro, então se pode afirmar que a quantidade de mercúrio liberado será de 1.600 kg.

02. A livraria de sebo “Traça Neurótica” compra livros usados por R$ 10,00 a unidade, mais 8% de seu valor original, enquanto a sua concorrente “Cupim Faminto” compra os livros por R$ 16,00 a unidade, mais 2% de seu valor original. Se você quer vender um livro usado cujo valor original foi de R$ 98,20, então é mais vantajoso para você vendê-lo na “Traça Neurótica”.

04. Pluviosidade, termo veiculado nos noticiários, é utilizado para fazer referência à quantidade de chuva durante um período de tempo, aferida pela pluviometria, e sua unidade de medida é o milímetro (mm). A pluviosidade de 1 mm equivale ao volume de 1 litro (L) de água de chuva que se acumulou sobre uma superfície de área igual a 1m2, ou seja, ao volume de uma caixa de base quadrada com 1 m de lado e altura de 1 mm. Então, 1 mm de pluviosidade

corresponde a 2

1

2

r0,1 cmr

na escala do pluviômetro experimental da figura abaixo.

08. As duas rodas dentadas da figura abaixo estão engrenadas uma na outra. A maior tem 30

dentes e dá 10 voltas por minuto. Se a segunda tiver 20 dentes, então as duas rodas levarão 12 segundos para voltar à posição inicial.

16. A temperatura em graus Farenheit é uma função polinomial de 1o grau da temperatura em

graus centígrados. Se o termômetro Farenheit está marcando 203 graus, então o termômetro Celsius estará marcando 112,777... graus.

RESPOSTA

A1: área da boca do funil em cm2; A2: área do cilindro armazenador em cm2; r1: raio da boca do funil em cm; r2: raio do cilindro armazenador em cm; V: volume de parte do cilindro armazenador, considerando altura de 1 cm.

Page 61: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: AMARELA 21

QUESTÃO 25 A tabela abaixo apresenta a previsão do comportamento das marés para o dia 07/08/14 no Porto de Itajaí, em Santa Catarina.

HORA ALTURA (m) 00:38 0,8 06:02 0,1 12:02 1,0 19:47 0,3

Disponível em: <http://www.mar.mil.br/dhn/chm/box-previsao-mare/tabuas> Acesso em: 15 ago. 2014.

Em relação ao assunto e à tabela acima, é CORRETO afirmar que: 01. A partir da conjugação da força gravitacional entre os corpos do sistema Lua-Sol-Terra e da

rotação da Terra em torno de seu eixo, é possível inferir que o movimento das marés é periódico e, como tal, pode ser representado por meio de uma função trigonométrica, seno ou cosseno.

02. O período médio do comportamento das marés, no dia 07/08/14, é de, aproximadamente, 6,38 h.

04. A amplitude da função trigonométrica que representa o movimento das marés, segundo os dados da tabela, é de, aproximadamente, 0,45 m.

08. O período da função

+=

3254 πxseny é

52π .

16. Se 22

=xsen , então o valor da expressão 11

2

2

+−

=xtgxsecE é 2 .

32. Sabendo que 3sen x5

= e 5cos y

13= com 0 x

< < e 3 y 22π π< < , então

64cos ( x y )65

+ = .

RESPOSTA

Page 62: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: AMARELA 22

QUESTÃO 26 Em relação à(s) proposição(ões) abaixo, é CORRETO afirmar que: 01. Se um investidor aplicou a importância de R$ 5.000,00, pelo prazo de 8 meses, à taxa de 1,2%

ao mês, então o valor correspondente aos juros será de R$ 480,00. 02. Se as medidas dos lados de um triângulo retângulo estão em progressão aritmética (P.A.),

então a razão da P.A. é igual ao raio do círculo inscrito no triângulo. 04. Uma escola oferece espanhol e inglês para seus alunos. Sabe-se que 300 alunos estudam

apenas inglês, 260 estudam espanhol e 100 alunos estudam ambas as línguas. Se todos os alunos da escola estudam pelo menos uma das línguas estrangeiras oferecidas, então a escola tem 660 alunos.

08. A média aritmética de um conjunto formado por 45 elementos é igual a 6. Se acrescentarmos a esse conjunto o número 144, então a média aumenta em 53,33...%.

16. Na figura abaixo, a medida de b + c é igual a 24 2 cm.

32. Em um paralelogramo, o ângulo obtuso mede 150° e os lados medem 6 cm e 32 cm. Logo, sua diagonal menor terá a mesma medida do menor lado.

RESPOSTA QUESTÃO 27

Se a terna (a, b, c) é solução do sistema x 2y z 92x y z 33x y 2z 4

+ + = + − = − − = −

, então calcule o valor numérico de (a + b + c)

e assinale o valor obtido no cartão-resposta. RESPOSTA

C

B A

a

b

c = 6 cm

Page 63: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: AMARELA 23

QUESTÃO 28 Em relação à(s) proposição(ões) abaixo, é CORRETO afirmar que:

01. A inversa da matriz 2 5

A1 3

− = −

é a matriz 1 2 5A

1 3− − = −

.

02. No desenvolvimento de 𝑥2 − 1√𝑥12

, para 𝑥 > 0, não existe termo independente de 𝑥.

04. O triângulo de vértices A(2,2), B(-4,-6) e C(4,-12) é retângulo e escaleno. 08. A área do quadrilátero ABCD, em unidades de área, é 19.

16. O quilate é uma unidade utilizada para medir a pureza de metais. Aplicado ao ouro, trata-se da

razão entre a massa de ouro presente e a massa total da peça, sendo que cada quilate indica 1/24 de ouro do todo. Por exemplo, se um anel for feito de metal com 18 partes de ouro puro e 6 partes de outros metais, então ele terá 18 quilates. Se uma joia tem 20 partes de ouro puro e 4 partes de outros metais, então ela tem 20 quilates. Assim, uma joia que possui 62,5% de ouro puro tem 14 quilates.

RESPOSTA

Page 64: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: AMARELA 24

QUESTÃO 29 Em relação à(s) proposição(ões) abaixo, é CORRETO afirmar que: 01. Se o gráfico abaixo representa a função polinomial f , definida em IR por

3 2f ( x ) ax bx cx d= + + + , com a, b e c coeficientes reais, então f ( 2 ) 24= .

02. Se 3 3f ( x ) ( x 2 ) ( x 1) 5ax 2b= + + − + + , com a e b reais, é divisível por 2( x 1)+ , então a – b = 1.

04. As raízes da equação 3 2x 9x 23x 15 0− + − = estão em progressão aritmética de razão 1.

08. Se 2f ( x ) x ( p q )x= + − e 3g( x ) x ( p q )x qx= + + − são divisíveis por (3 – x), com p e q reais, então q – p = -3.

16. Os valores reais de p para que a equação 3x 3x p 0− + = admita uma raiz dupla são -2 e 2.

RESPOSTA

Page 65: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: AMARELA 25

QUESTÃO 30 Considere as informações abaixo.

Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que:

01. Considerando a sequência das larguras das novas notas em ordem crescente, teremos uma progressão aritmética cuja diferença entre os termos consecutivos é sempre 7

10.

02. A nota de R$ 2,00 possui uma área maior do que 70% da área da nota de R$ 100,00. 04. Para fabricar a quantia de R$ 100.000,00 em notas de R$ 20,00, da segunda família do real,

será gasto um valor correspondente a 52

do custo que se terá para fabricar a mesma quantia

em notas de R$ 50,00 dessa mesma família.

08. Os números de série das notas são criados de forma que não existam duas notas com o mesmo número, ou seja, para cada nota há um número de série. Esse número de série é um código constituído de duas letras e nove algarismos, como na figura. No controle da fabricação das cédulas, os números de série também identificam o lote de fabricação. Suponha que, em certo lote de cédulas, os seis primeiros algarismos sejam fixos e os demais sejam sempre algarismos primos. Quanto às letras, são usadas apenas vogais distintas. Nessas condições, esse lote possui exatamente 3125 cédulas.

RESPOSTA

A Segunda Família do Real

[...] é importante promover a renovação das notas do Real, para deixá-las mais modernas e protegidas. As notas da Segunda Família do Real contam com novos elementos gráficos e de segurança, capazes de impor obstáculos mais sólidos às tentativas de falsificação, além de promover a acessibilidade aos portadores de deficiência visual, oferecendo mais recursos para o reconhecimento das notas por essa parcela da população.

Altura 6,5 cm Largura 12,1 cm Altura 6,5 cm Largura 12,8 cm

Altura 6,5 cm Largura 13,5 cm

Altura 6,5 cm Largura 14,2 cm Altura 7 cm Largura 14,9 cm

Altura 7 cm Largura 15,6 cm

Qual é o custo da fabricação das notas da Segunda Família do Real?

Cédula 1a Família

(custo por milheiro de cédulas) 2a Família

(custo por milheiro de cédulas) 2 reais 172,84 175,30 5 reais 165,73 178,92

10 reais 145,81 182,29 20 reais 179,05 206,18 50 reais 180,48 238,27

100 reais 180,48 247,51

Disponível em: <www.bcb.gov.br> [Adaptado] Acesso em: 18 set. 2014.

número de série

Page 66: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: AMARELA 26

BIOLOGIA QUESTÃO 31 Variações pluviométricas ocorrem conforme as estações do ano em várias regiões do Brasil. Os gráficos abaixo mostram os índices pluviométricos e as temperaturas em algumas cidades localizadas em biomas típicos do nosso País.

AMABIS, José M.; MARTHO, Gilberto R. Biologia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2010. p. 308-315. v. 3 [Adaptado].

Com base na análise dos dados constantes nos gráficos acima e nos conhecimentos acerca dos biomas típicos do Brasil, é CORRETO afirmar que: 01. nas quatro regiões, os índices pluviométricos não apresentam grandes variações ao longo do

ano. 02. Bagé apresenta a distribuição pluviométrica mais irregular durante o ano. 04. nas quatro regiões, os meses com os maiores índices pluviométricos são aqueles em que

ocorrem as temperaturas mais baixas. 08. no bioma com o maior índice pluviométrico em um único mês, as monocotiledôneas de grande

porte são seus exemplares típicos. 16. as plantas da região de Goiânia devem apresentar adaptações para períodos de estiagem e

para sobreviverem ao fogo. 32. a floresta de Araucárias apresenta um índice pluviométrico de cerca de 3.000 mm anuais.

RESPOSTA

0

5

10

15

20

25

30

0

50

100

150

200

250

300

Jan Mar Mai Jul Set Nov

°C mm Goiânia – GO Cerrado

mm º C

0

5

10

15

20

25

0

50

100

150

200

250

Jan Mar Mai Jul Set Nov

°C mm Curitiba – PR Floresta de Araucárias

mm º C

0

5

10

15

20

25

30

0

50

100

150

200

250

300

Jan Mar Mai Jul Set Nov

°C mm Bagé – RS Pampa

mm º C

0

5

10

15

20

25

30

0

50

100

150

200

250

300

350

Jan Mar Mai Jul Set Nov

°C mm Caxias – MA Floresta de Cocais

mm º C°C

°C °C

°C

Page 67: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: AMARELA 27

QUESTÃO 32 As figuras abaixo são micrografias eletrônicas de duas estruturas celulares.

Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br> Acesso em: 10 ago. 2014.

Sobre a fisiologia e a morfologia dessas estruturas, é CORRETO afirmar que: 01. as duas estruturas estão presentes nas células em geral. 02. tanto a mitocôndria quanto o cloroplasto possuem dupla membrana de constituição lipoproteica. 04. na matriz mitocondrial, ocorre a quebra da molécula de glicose para a obtenção de energia pelas

células. 08. no interior dos cloroplastos, ocorre a quebra das moléculas de água, as quais fornecem

hidrogênio para a formação da glicose. 16. nas mitocôndrias, ocorre a transformação do dióxido de carbono em açúcares. 32. moléculas de glicose originadas pelo processo de fotossíntese podem ser acumuladas na forma

de amido ou constituir a celulose. 64. a clorofila é uma proteína presente nas mitocôndrias capaz de absorver a energia luminosa e

utilizá-la na quebra das moléculas de glicose, processo conhecido como respiração aeróbica.

RESPOSTA QUESTÃO 33 A invenção do microscópio óptico é atribuída aos holandeses Zacharias Janssen e seu pai, por volta do ano 1590. O microscópio eletrônico de transmissão foi inventado no início dos anos 1930 pelo alemão Ernest Ruska. Mais importante que a capacidade de aumento de um microscópio é o seu poder de resolução, ou seja, a capacidade de distinguir dois pontos próximos como se estivessem separados. Com relação a estes instrumentos, é CORRETO afirmar que: 01. na microscopia óptica, a observação com uma objetiva de 40 x e uma ocular de 10 x resulta em

um aumento final de 400 x. 02. para a observação de células com o microscópio eletrônico de transmissão, é preciso apenas

garantir que elas estejam bem separadas entre si. 04. na microscopia eletrônica de transmissão, em vez da luz comum utilizam-se luz polarizada e

corante fluorescente para distinguir partes de uma célula. 08. microscópios ópticos permitem aumentos da ordem de 5.000 x, o que torna possível visualizar,

por exemplo, a estrutura da membrana nuclear. 16. com o uso de microscopia eletrônica de transmissão, é possível visualizar, com o auxílio de

corantes fluorescentes, a estrutura molecular das proteínas. 32. um objeto que mede 0,01 mm, visualizado através de uma lente objetiva de 100 x e uma lente

ocular de 10 x, terá sua imagem ampliada para 1,0 mm.

RESPOSTA

A – Mitocôndria B – Cloroplasto

Page 68: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: AMARELA 28

QUESTÃO 34 Os ossos são estruturas muito resistentes e também elásticas e têm importantes funções no nosso organismo, como a de sustentação. Na figura abaixo, são mostradas as partes principais de um osso longo humano.

Atlas Ilustrado de Anatomia. São Paulo: Girassol, 2007. p. 39.

Sobre os ossos, é CORRETO afirmar que: 01. os ossos estão presentes como elemento de sustentação em todos os representantes do filo dos

Cordados. 02. além da função de sustentação, todos os ossos têm no seu interior a medula óssea vermelha,

responsável pela produção das hemácias. 04. o crescimento dos ossos depende, entre outros, de fatores genéticos. 08. o tecido ósseo cessa seu crescimento e as trocas de sais minerais com o sangue na idade

adulta dos indivíduos. 16. além do cálcio e do fósforo, a vitamina D é essencial para o desenvolvimento dos ossos. 32. o crescimento dos ossos longos ocorre na região da diáfise, ou seja, entre as suas epífises. 64. nos indivíduos adultos, a deposição de cálcio nos ossos é constante, tornando-os cada vez mais

rígidos.

RESPOSTA QUESTÃO 35 No noticiário atual ou mesmo em séries de TV e novelas, tem sido frequente a referência aos “exames de DNA” ou “testes de DNA” para determinação de paternidade, identificação de criminosos ou de suas vítimas e mesmo de cadáveres. Com relação a estes testes e ao DNA, é CORRETO afirmar que: 01. nos testes de DNA, é necessário fazer o sequenciamento de todo o DNA presente na célula de

um indivíduo para compará-lo com o DNA de outra pessoa. 02. para realizar este tipo de exame, é necessário coletar células sanguíneas, principalmente as

hemácias, pela quantidade de DNA que estas apresentam. 04. nestes testes, é possível fazer exclusão de paternidade, pois um filho deve apresentar pelo

menos um cromossomo de origem paterna. 08. exames de DNA podem ser utilizados para traçar semelhanças evolutivas entre espécies. 16. para realizar este tipo de teste, é necessário que o DNA seja “fragmentado” por enzimas

especiais e depois analisado com o auxílio de microscópios. 32. os testes de DNA só são possíveis quando se comparam as sequências das bases nitrogenadas

e a sequência das pentoses.

RESPOSTA

medula óssea diáfise vermelha

endósteo periósteo

limite da superfície articular

cartilagem articular

Page 69: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: AMARELA 29

QUESTÃO 36 Ao observar diferentes grupos de animais, constata-se que existe grande diversidade entre eles no que se refere aos sistemas digestório, circulatório, respiratório, esquelético e excretor, entre outros. Na coluna A citam-se sistemas que podem ser encontrados em diferentes grupos animais e na Coluna B, as variações destes sistemas.

Coluna A – SISTEMAS Coluna B – TIPOS

I – Digestório A – Incompleto B – Completo

II – Circulatório A – Aberto B – Fechado

III – Respiratório A – Respiração Cutânea B – Respiração Branquial C – Respiração Pulmonar

IV – Esquelético A – Hidrostático B – Exoesqueleto C – Endoesqueleto

V – Excretor

A – Difusão Simples B – Glândulas Coxais C – Glândulas Antenais D – Protonefrídios E – Rins

Com relação às associações entre as colunas A e B, é CORRETO afirmar que:

01. no filo dos Cnidários, as associações II – A e IV – A estão corretas. 02. em répteis, as associações possíveis seriam: I – A; III – B e IV – A. 04. em sapos e rãs, pode-se ter as seguintes associações: I – B; II – B; III – A e III – C. 08. animais com a associação V – A devem viver na água. 16. as associações V – B e V – C são encontradas no filo dos Anelídeos. 32. animais com a associação II – B possuem coração com quatro cavidades. 64. os equinodermos têm uma associação IV – B quanto ao seu sistema esquelético.

RESPOSTA

Page 70: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: AMARELA 30

QUESTÃO 37 A figura abaixo representa a chegada e a proliferação de células tumorais no tecido hepático provenientes do tecido pulmonar.

BRÖCKELMANN, Rita Helena. Conexões com a Biologia. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2013. p. 152. v. 1. [Adaptado]

Com base na figura e nos conhecimentos atuais sobre o câncer, é CORRETO afirmar que:

01. falhas nos mecanismos de controle do ciclo celular podem desencadear a formação de tumores. 02. no câncer, as células mitóticas se transformam em células meióticas. 04. uma das estratégias nas pesquisas de combate ao câncer é a indução à apoptose das células

tumorais por meio da manipulação da regulação gênica. 08. a figura representa um exemplo de metástase. 16. o câncer é uma doença de origem genética sobre a qual nenhum fator ambiental tem influência. 32. as células tumorais apresentam alta taxa metabólica devido à intensa proliferação celular.

RESPOSTA

Page 71: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: AMARELA 31

QUESTÃO 38

Sobre o assunto, é CORRETO afirmar que:

01. nos lixões, os gases resultantes da decomposição da matéria orgânica podem causar explosões, ocasionando risco de acidente aos catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis.

02. nos aterros sanitários, deve haver um revestimento com material impermeável, evitando a infiltração do chorume no solo e a contaminação dos lençóis freáticos. Além disso, o chorume deve ser coletado e encaminhado à Estação de Tratamento de Líquidos.

04. a compostagem, além de reciclar a matéria orgânica, proporciona ao solo melhores características estruturais, como a redução de erosões e a retenção da umidade e dos nutrientes.

08. os lixões representam um sério problema de saúde pública, pois atraem animais transmissores de doenças.

16. resíduos biológicos provenientes dos serviços de saúde podem ser descartados junto com o lixo comum, desde que devidamente embalados.

32. aparelhos celulares e baterias podem ser descartados no lixo comum, pois os metais que os constituem já foram consumidos gradativamente durante o uso dos aparelhos.

64. as lâmpadas fluorescentes devem ser encaminhadas aos postos de coleta específicos, pois contêm mercúrio, substância nociva ao ser humano e ao meio ambiente.

RESPOSTA QUESTÃO 39 Para explicar a herança da cor da pele nos humanos, existem dois modelos poligênicos. O primeiro se baseia na existência de dois genes com dois alelos cada um. O segundo admite a existência de três genes, cada um deles também com dois alelos. No primeiro modelo, indivíduos AABB seriam negros e aabb seriam brancos. No segundo modelo, AABBCC seriam negros e aabbcc seriam brancos. Em ambos os modelos, a ação dos genes e seus alelos seria aditiva, não existindo uma relação de dominância entre os alelos envolvidos. A cor da pele dependeria então da presença de alelos mais ou menos ativos na produção da melanina, sendo este um modelo típico de herança quantitativa. Com relação à herança da cor da pele humana, é CORRETO afirmar que: 01. em ambos os modelos, o padrão de herança é autossômico recessivo. 02. no primeiro modelo, a chance de um casal duplo heterozigoto ter um descendente negro é de

6,25%. 04. no segundo modelo, a chance de um casal triplo heterozigoto ter um descendente branco é de

3,12%. 08. no primeiro modelo, há a possibilidade de existirem quatro classes fenotípicas diferentes. 16. no segundo modelo, pode-se prever a existência de sete classes fenotípicas diferentes. 32. na herança de padrão quantitativo, as condições ambientais têm pouca influência nos fenótipos. 64. o gráfico de distribuição das classes fenotípicas de uma herança quantitativa tende a apresentar

uma distribuição contínua de suas classes.

RESPOSTA

Terminou, no dia 2 de agosto de 2014, o prazo de quatro anos concedido pela Lei n. 12.305, de 2010 – a lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) – para os municípios brasileiros apresentarem seus planos diretores de gerenciamento de resíduos e instalarem aterros sanitários adequados. Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), existem hoje 1.360 aterros nos mais de 5 mil municípios do País; o restante, fica implícito, vai para lixões a céu aberto. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), 40% do lixo coletado tem "destinação irregular". Mas, sem planos adequados, as prefeituras não poderiam receber recursos federais. E, diz a CNM, 61,7% dos municípios não se adequaram às exigências da PNRS. NOVAES, Washington. O prazo chega ao fim. Que se fará com o lixo? O Estado de São Paulo, ago. 2014. [Adaptado]

Page 72: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: AMARELA 32

QUESTÃO 40 A figura abaixo representa a idade geológica das principais espécies de hominídeos, com base na datação de fósseis.

AMABIS, José M.; MARTHO, Gilberto R. Biologia em Contexto. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2013. p. 299. v. 2.

Com base na figura e nos conhecimentos atuais sobre a evolução humana, é CORRETO afirmar que: 01. algumas espécies do gênero Australopithecus coexistiram com as primeiras espécies do gênero

Homo. 02. o Homo sapiens sapiens não coexistiu com nenhuma outra espécie de hominídeos. 04. o Homo erectus foi a primeira espécie de hominídeos que adquiriu a postura bípede. 08. um evento aceito cientificamente sobre a evolução humana foi a dispersão do Homo sapiens

sapiens a partir da África. 16. a espécie de hominídeos que existiu por maior período foi a Australopithecus afarensis. 32. o Homo erectus surgiu anteriormente ao Australopithecus (Homo) habilis. 64. a postura bípede possibilitou maior liberdade de locomoção e de exploração dos ambientes nas

savanas africanas.

RESPOSTA SOMENTE ESTA PARTE PODERÁ SER DESTACADA

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

Page 73: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: VERDE 1

Ilustração da Revista Pif Paf, 1964.

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52

TEXTO 1

“Imprensa aceitou a censura”, diz historiadora

Em livro, pesquisadora mostra que, em vez de resistência, houve colaboracionismo por parte dos grandes

veículos durante a ditadura

Muito longe de fazer frente ao regime militar, a grande imprensa brasileira acabou por se acomodar à censura imposta pela ditadura que vigorou de 1964 a 1985. A resistência, quando houve, deu-se na imprensa alternativa, enquanto os grandes veículos se adaptaram para conseguir coexistir com os censores exigidos pelos militares. A tese é defendida pela historiadora Beatriz Kushnir, que mergulhou em documentos do Arquivo Nacional para destrinchar a ação dos censores nas redações dos principais jornais do País. Kushnir, que era esperada para falar sobre a tese de doutorado que originou o livro Cães de Guarda – Jornalistas e Censores, do AI-5 à Constituição de 1988 (Editora Boitempo) na Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva” no ano passado, deve depor em audiência pública nos próximos meses. [...]

No livro, que é nada palatável para a imprensa brasileira e foi pouco divulgado, a doutora em história lembra que, antes mesmo de os militares tomarem o poder, a própria imprensa pedia o golpe em colunas e editoriais, como o Fora!, no qual o Correio da Manhã pediu a saída de João Goulart em 1o de abril de 1964, data em que o golpe foi consolidado.

Quando o regime se instalou, as lendárias receitas de bolo ou poemas de Camões publicados para indicar ao público que o veículo estava sob censura revelam mais uma postura de conivência do que de resistência, avalia Kushnir. Diferentemente de outras ditaduras, como na Espanha, não houve uma só capa dizendo claramente que o jornal estava sob censura ou mesmo espaços em branco que indicassem isso. “Suporte e fôlego para carimbar que o veículo estava sob censura ninguém teve. Que ideia, então, de resistência é essa? Resistir para manter o jornal aberto, para fazer o jogo do mercado? Ou resistência para comunicar à nação brasileira o que estava acontecendo?”

No eixo Rio-São Paulo, a grande imprensa na época da ditadura civil-militar estava concentrada em cinco grupos – O Globo, Jornal do Brasil, Folha, Estadão e Abril –, cada um na mão de uma família. A proximidade de cada clã com os militares é difícil de mensurar, mas o papel jornal, lembra a historiadora, era fornecido sob concessão do governo, o grande financiador de propaganda mantenedora dos veículos de comunicação.

Diante desse cenário, o único protesto de fato estava na imprensa alternativa, protagonizada por nomes como Pif Paf, Movimento e O Pasquim, cuja 300a edição ficou marcada pelo editorial Sem Censura, assinado por Millôr Fernandes. A morte do militante Carlos Marighella, da ALN (Aliança Libertadora Nacional), por exemplo, foi um indicativo do contraste vivido pelos meios de comunicação na época. Enquanto o jornal Venceremos, que circulou de setembro a novembro de 1971, trazia na capa “Este jornal não é censurado pela ditadura. Viva Marighella”, a primeira página da Folha da Tarde estampava a manchete: “Metralhado Marighella, Chefe Geral do Terror”. [...]

Nos anos da repressão chegou-se a um total de 220 censores. Um número pequeno para dar conta de todo o País, avalia a historiadora. Para se adaptar às exigências, lembra, começa então um processo de autocensura, no qual a própria redação se adequava às imposições da ditadura.

Algumas redações chegaram a ter policiais integrando sua equipe. No livro de Kushnir, o capítulo O jornal de maior tiragem: a trajetória da Folha da Tarde. Dos jornalistas aos policiais é dedicado exclusivamente ao tema. Ela analisa como os policiais dentro da redação ajudavam a moldar o conteúdo do jornal, que ficou conhecido como o “Diário Oficial da Oban”. Além de ser uma espécie de porta-voz dos órgãos de repressão, dirigentes da redação eram oriundos de órgãos militares e da polícia paulista.

“Uma coisa é resistir ou não, outra coisa é não colaborar. Não colaborar é não entregar um jornal na mão de uma equipe de policiais para esconder as mortes decorrentes de tortura”, contesta Kushnir sobre as versões publicadas dos assassinatos dos militantes. Uma dinâmica, ela ressalta, que de certa forma ainda ressoa nos grandes veículos. “Isso ficou muito claro durante os protestos de junho. As pessoas que queriam saber o que estava acontecendo liam muito mais os jornais online e blogs porque a grande imprensa tecia outras cores", afirma. GOMBATA, Marsílea. “Imprensa aceitou a censura”, diz historiadora. Carta Capital. Especial – 50 anos do golpe. Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br/sociedade/201cimprensa-aceitou-e-se-adaptou-a-censura201d-diz-historiadora-6924.html> [Adaptado] Publicado em: 17 jan. 2014. Acesso em: 15 ago. 2014.

Page 74: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: VERDE 2

QUESTÃO 01 Com base na leitura do texto 1, é CORRETO afirmar que: 01. na avaliação da historiadora Kushnir, a ideia corrente de que receitas culinárias ou poemas

serviam para revelar ao público brasileiro que um jornal ou revista estava sob censura não é prova de resistência. Países como a Espanha expuseram o que acontecia de modo claro, noticiando a intervenção ou mantendo em branco o espaço reservado a textos censurados.

02. de acordo com o texto 1, a dinâmica do colaboracionismo não acontece mais na imprensa brasileira, pois a população pode esclarecer-se nos jornais online e nos blogs, como ocorreu nos protestos de junho de 2013.

04. no Brasil, na época da ditadura civil-militar, o protesto se dava apenas na imprensa alternativa, como evidencia a historiadora ao mencionar a primeira página da Folha da Tarde. Neste exemplar, lia-se a manchete: “Metralhado Marighella, Chefe Geral do Terror” (linhas 32 e 33), denunciando o covarde assassinato do jornalista na emboscada armada pela polícia.

08. no trecho: “No eixo Rio-São Paulo, a grande imprensa na época da ditadura civil-militar estava concentrada em cinco grupos – O Globo, Jornal do Brasil, Folha, Estadão e Abril –, cada um na mão de uma família. A proximidade de cada clã com os militares é difícil de mensurar [...]” (linhas 21-23), as palavras sublinhadas aludem ao fato de o poder da grande imprensa da época permanecer nas mãos de poucas pessoas, em núcleos formados por laço de parentesco.

16. o texto 1 é acompanhado de uma ilustração. Nesta imagem, retirada da revista Pif Paf, vemos um militar desembainhando sua espada para apontar um lápis, o que reforça a ideia central do texto de que os militares são os responsáveis pela censura na imprensa brasileira pós-golpe de 1964.

32. os termos “alternativa” (linha 03), “regime” (linha 14) e “lendárias” (linha 14) poderiam ser substituídos no texto, sem que houvesse prejuízo de sentido, pelos sinônimos “contrária”, “dieta” e “fabulosas”.

RESPOSTA QUESTÃO 02

Com base na leitura dos excertos acima retirados do texto 1 e na variedade padrão escrita da língua portuguesa, é CORRETO afirmar que: 01. o vocábulo “isso”, em II, retoma espaços em branco e poderia ser substituído, sem que

houvesse prejuízo de sentido, pelo pronome oblíquo “os”: “[...] ou mesmo espaços em branco que os indicassem.”.

02. em II, o uso dos vocábulos “que”, em destaque, é um recurso de coesão textual utilizado para retomar os termos que os antecedem: capa e espaços, respectivamente.

04. em III, os trechos destacados denotam tempo, finalidade e comparação, respectivamente. 08. os vocábulos “resistência”, “veículos”, “lendárias” e “público” recebem acento gráfico com base

na mesma regra de acentuação: todas são palavras paroxítonas. 16. o trecho II poderia ser assim reescrito, sem que houvesse mudança de sentido e desrespeito à

variedade padrão escrita da língua portuguesa: “Não houve uma só capa que dissesse claramente que o jornal estava censurado, assim como não houveram espaços em branco que indicassem esse fato.”.

RESPOSTA

I. “A resistência, quando houve, deu-se na imprensa alternativa, enquanto os grandes veículos se adaptaram para conseguir coexistir com os censores exigidos pelos militares.” (linhas 02-04)

II. “Diferentemente de outras ditaduras, como na Espanha, não houve uma só capa dizendo claramente que o jornal estava sob censura ou mesmo espaços em branco que indicassem isso.” (linhas 16 e 17)

III. “Quando o regime se instalou, as lendárias receitas de bolo ou poemas de Camões publicados para indicar ao público que o veículo estava sob censura revelam mais uma postura de conivência do que de resistência, avalia Kushnir.” (linhas 14-16)

Page 75: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: VERDE 3

QUESTÃO 03 Com base na leitura do texto 1 e na variedade padrão escrita da língua portuguesa, é CORRETO afirmar que: 01. no texto 1, observamos a presença de metáfora, uma das figuras de linguagem mais conhecidas

por estabelecer comparações indiretas, em “[...] a grande imprensa tecia outras cores.” (linha 52) 02. no trecho “No livro, que é nada palatável para a imprensa brasileira e foi pouco divulgado, a

doutora em história lembra que [...]” (linhas 10 e 11), a informação que aparece entre as vírgulas é uma oração explicativa, que acrescenta o ponto de vista da autora do texto sobre o livro em discussão.

04. na Espanha, segundo Kushnir, os leitores de jornais sempre são informados quando os veículos de comunicação estão sob censura.

08. Pif Paf, Movimento e O Pasquim, assinados por Millôr Fernandes, eram veículos de comunicação defensores do protesto que culminou com o golpe militar de 1964 e a derrubada de João Goulart da Presidência.

16. há presença de dígrafos, ou seja, do encontro de duas letras para representar um único fonema, nos vocábulos: “Espanha”, “assassinatos” e “porque”.

32. a autora utiliza o sujeito oculto como recurso sintático para evitar o comprometimento com as informações a respeito da censura na imprensa, como ilustra a seguinte frase: “Algumas redações chegaram a ter policiais integrando sua equipe.” (linha 39)

RESPOSTA

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11

TEXTO 2

Os jornais da manhã noticiavam em grandes manchetes o atentado. Os estudantes haviam entrado em uma greve de “protesto contra o banditismo. Nossa alma está coberta de opróbrio. Uma cova se abriu e o povo não esquecerá”. A repercussão do atentado no Congresso fora enorme. As galerias da Câmara dos Deputados e do Senado estavam lotadas quando foram abertos os trabalhos nas duas casas do Legislativo. Conforme os congressistas da oposição, “corria sangue nas ruas da capital e não havia mais tranquilidade nos lares”. Representantes de todos os partidos políticos haviam feito discursos condenando o atentado. O deputado Armando Falcão apresentara um projeto de amparo à viúva do major Vaz. Respondendo às afirmativas de Lacerda, publicadas nos jornais, de que as “fontes do crime estão no Palácio do Catete, Lutero Vargas é um dos mandantes do crime”, o líder do governo na Câmara, deputado Gustavo Capanema, ocupara a tribuna para classificar de infundadas as acusações ao filho do presidente da República. A multidão que ocupava as galerias vaiara Capanema estrepitosamente. FONSECA, Rubem. Agosto. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. p. 74.

Page 76: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: VERDE 4

QUESTÃO 04 Com base na variedade padrão escrita da língua portuguesa, na leitura do texto 2, no livro Agosto, de Rubem Fonseca, publicado pela primeira vez em 1990, e no contexto histórico ao qual a obra remete, é CORRETO afirmar que: 01. Rubem Fonseca faz um trabalho de recriação ficcional de personagens históricas. São de sua

autoria os pseudônimos “Anjo Negro” e “Corvo”, empregados para designar, respectivamente, Gregório Fortunato e Lacerda.

02. na obra, a polêmica influência de Lacerda sobre a população fica evidente em termos e expressões tais quais “lacerdismo” ou “lacerdistas doentes”, que se referem, respectivamente, às atitudes de quem apoiava Lacerda e aos adeptos de Lacerda que contraíram problemas de saúde após os protestos contra o governo.

04. Mattos, o comissário responsável pelo suposto atentado a Lacerda, incorpora o investigador de romance policial por excelência. Rubem Fonseca destaca-se nesse gênero com textos nos quais são recorrentes as investigações policiais, os crimes e a brutalidade das personagens.

08. Agosto é uma obra composta por uma sucessão de narrativas curtas que se desenrolam em núcleos distintos. Tais narrações tanto se desenvolvem paralelamente no tempo e no espaço quanto dão lugar a digressões e avanços.

16. o narrador que mais ganha voz em Agosto é Getúlio Vargas, tendo em vista que o ex-presidente é a personagem central da trama de Rubem Fonseca.

32. os verbos “apresentara” (linha 07), “ocupara” (linha 10) e “vaiara” (linha 11) têm como variantes as formas compostas pelos verbos auxiliares ter e haver. Assim, sem que houvesse mudança de sentido, poderíamos substituí-los por tinha/havia apresentado, tinha/havia ocupado e tinha/havia vaiado.

64. considerando o sentido da palavra “opróbrio” (linha 02), ela está empregada adequadamente na frase: “Nas ruas, as multidões comemoravam mais uma vitória repletas de opróbrio.”.

RESPOSTA

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

TEXTO 3

A faculdade de Direito fechou durante um bom período em 64. Era o centro da oposição

estudantil. Os IPMS seguiram vasculhando todos os setores da administração anterior. O governo Goulart nos era apresentado numa versão unilateral, a versão dos inquisidores.

Na minha mesa de redator do JB, caíram muitas notícias sobre o período Goulart. A algumas delas demos até um certo encanto, transformando-as em matérias atraentes. Lembro-me de um IPM numa repartição oficial, onde se apurou que o chefe beliscava a secretária, vinha diariamente vestido de terno branco, calçava sapato marrom e branco e dava rasteira no contínuo. Imaginem que diversão: rasteira num companheiro de trabalho. Lembro-me de um depoimento do chefe da Casa Militar, dizendo que o mordomo do palácio tratava mal os convidados e ajudou a isolar Jango. Lembro-me da notícia em sua forma final: chefe da Casa Militar diz que a culpa da queda de Goulart foi do mordomo. GABEIRA, Fernando. O que é isso, companheiro? São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p. 23.

Page 77: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: VERDE 5

QUESTÃO 05 Com base na leitura do texto 3, no livro O que é isso, companheiro?, lançado em 1979, e no contexto de publicação desta obra, é CORRETO afirmar que:

01. a certa altura da obra, é explicada a expressão que deu origem ao título: “O que é isso, companheiro?”. Ela simbolizava a falta de compreensão sobre o cenário político brasileiro de então. Equivale semanticamente a “O que está acontecendo no Brasil, parceiro?”.

02. em O que é isso, companheiro?, temos um narrador onisciente intruso que comenta o cenário político nacional e que se alterna com um narrador personagem responsável por descrever quadro a quadro o que sente no desenrolar da ação. Esta alternância fica evidente quando o narrador volta-se diretamente ao leitor, chamando-o inclusive de “amigo(a)”, ou quando se volta aos colegas do movimento, aos quais se dirige nominalmente.

04. ao revelar que os jornalistas concedem algum encanto às notícias, transformando-as em matérias atraentes, o narrador demonstra seu empenho em apurar os fatos o mais fielmente possível, como revela a notícia sobre a queda de Goulart estar atrelada às atitudes do mordomo.

08. a linguagem de Gabeira é bastante subjetiva, razão pela qual seu livro é considerado um “romance reportagem” ou “depoimento”. Publicado logo após a Anistia, a obra conta as experiências pessoais de um homem contra o regime civil-militar no Brasil, como é salientado no prefácio.

16. o narrador do texto 3 faz uso de ironia quando se refere ao comportamento do chefe de uma repartição oficial que se divertia passando rasteira no colega de trabalho.

RESPOSTA

01 02 03 04 05

TEXTO 4

A literatura de informação

Diversos viajantes europeus que aqui estiveram, no século XVI, registraram no papel suas observações sobre a terra. Fizeram-no por obrigação profissional ou por motivos pessoais. Seus textos são basicamente depoimentos e relatos de viagem, com a finalidade de apresentar aos compatriotas um panorama do Novo Mundo. Sob a forma de cartas, diários, tratados ou crônicas, esses textos informativos foram escritos principalmente por portugueses.

OLIVIERI, A. C.; VILLA, M. A. (Org.). Cronistas do século XVI: o Brasil na visão dos descobridores. In: _____. Cronistas do descobrimento. São Paulo: Ática, 2013. p. 16.

QUESTÃO 06 Com base no texto 4 e na leitura da obra Cronistas do descobrimento, uma seleção de textos do século XVI, organizada por Antonio Carlos Olivieri e Marco Antonio Villa, é CORRETO afirmar que:

01. alguns dos textos reunidos são de autores que escreveram para narrar à Corte as dificuldades encontradas em alto-mar antes de chegarem à América, como é o caso de “Viagem ao Brasil”, de Hans Staden, e “Viagem à terra do Brasil”, de Jean de Léry.

02. na “Carta do achamento do Brasil”, Pero Vaz de Caminha enaltece a bravura e a perspicácia dos índios encontrados aqui. Esse mesmo tratamento será retomado mais tarde pelos escritores românticos que se dedicaram a recriar uma identidade nacional retratando os índios como guerreiros e heróis, a exemplo de José de Alencar e Gonçalves Dias.

04. em “Diário de navegação”, Pero Lopes de Sousa opta pelo diário, gênero textual caracterizado pela presença de data, vocativo e linguagem coloquial. O autor faz um relato pessoal em que conversa com o leitor insistentemente, dirigindo-se a este com o uso do pronome “vós”.

08. o padre Fernão Cardim, em “Tratados da terra e gente do Brasil”, descreve as riquezas da flora e da fauna brasileiras utilizando-se de verbetes. Apesar das riquezas com as quais revela ter se deparado no Brasil, no final da crônica faz uma crítica à quantidade de insetos que encontrou aqui.

16. nem todos os textos reunidos em Cronistas do descobrimento são crônicas. Alguns visavam levar ensinamentos sobre o Novo Mundo ao leitor da Corte, o que faziam por meio de personagens animais que, utilizando-se da linguagem coloquial, apresentavam a flora e a fauna brasileiras na forma de diálogo.

32. os textos que compõem a coletânea subscrevem-se em pelo menos quatro gêneros textuais distintos, como revela o texto 4 (linha 04). Apesar disso, foram agrupados em um único volume intitulado Cronistas do descobrimento tendo em vista seu valor estético e/ou histórico ao descrever o cotidiano no primeiro século de exploração do Brasil.

RESPOSTA

Page 78: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: VERDE 6

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

TEXTO 5

ESCRIVÃO, lendo — “O abaixo-assinado vem dar os parabéns a V. Sa. por ter entrado com saúde no novo ano financeiro. Eu, Ilmo. Sr. Juiz de Paz, sou senhor de um sítio que está na beira do rio, aonde dá muito boas bananas e laranjas, e como vem de encaixe, peço a V. Sa. o favor de aceitar um cestinho das mesmas que eu mandarei hoje à tarde. Mas, como ia dizendo, o dito sítio foi comprado com o dinheiro que minha mulher ganhou nas costuras e outras coisas mais; e, vai senão quando, um meu vizinho, homem da raça do Judas, diz que metade do sítio é dele. E então, que lhe parece, Sr. Juiz, não é desaforo? Mas, como ia dizendo, peço a V. Sa. para vir assistir à marcação do sítio. Manuel André. Espera receber mercê.” JUIZ — Não posso deferir por estar muito atravancado com um roçado; portanto, requeira ao suplente, que é o meu compadre Pantaleão. MANUEL ANDRÉ — Mas, Sr. Juiz, ele também está ocupado com uma plantação. JUIZ — Você replica? Olhe que o mando para a cadeia. MANUEL ANDRÉ — Vossa Senhoria não pode prender-me à toa: a Constituição não manda. JUIZ — A Constituição!... Está bem!... Eu, o Juiz de Paz, hei por bem derrogar a Constituição! Sr. Escrivão, tome termo que a Constituição está derrogada, e mande-me prender este homem. MANUEL ANDRÉ — Isto é uma injustiça! JUIZ — Ainda fala? Suspendo-lhe as garantias... MANUEL ANDRÉ — É desaforo... JUIZ, levantando-se — Brejeiro!... (Manuel André corre; o Juiz vai atrás.) Pega... Pega... Lá se foi... Que o leve o diabo. (Assenta-se.) Vamos às outras partes. PENA, Martins. Trecho da Cena XI. O Juiz de Paz na roça. Disponível em: <http://www.literaturabrasileira.ufsc.br/documentos/?action=download&id=28988> Acesso em: 27 jul. 2014.

QUESTÃO 07 Com base na variedade padrão escrita da língua portuguesa, na leitura do texto 5, na peça O Juiz de Paz na roça, de Martins Pena, encenada pela primeira vez em 1838, e no contexto de produção desta obra, é CORRETO afirmar que: 01. embora o diálogo reproduzido no excerto ocorra entre um homem simples da comunidade

(Manuel André) e um magistrado, nota-se que o homem conhece os pronomes de tratamento adequados para um juiz. É o que comprovam os trechos onde Manuel André emprega “Ilmo. Sr.” (linha 02), “V. Sa.” (linha 07) e “mercê” (linha 08).

02. os termos “aonde” (linha 02), “como vem de encaixe” (linha 03) e “mesmas” (linha 04) podem ser substituídos, sem que lhes seja modificado o sentido, por “onde”, “aproveitando a oportunidade” e “frutas”, respectivamente.

04. a peça O Juiz de Paz na roça expõe a situação dos escravos no Brasil da primeira metade do século XIX: faz menção ao mercado da Rua do Valongo, ao contrabando e à falta de mão de obra no campo após a proibição do tráfico. Também menciona a relação servil, a jornada extenuante e a má alimentação que recebiam.

08. em O Juiz de Paz na roça, Manuel André luta para reaver na justiça parte do sítio de sua esposa, invadido por um membro da família Judas. Manuel André se mostra indignado com a situação, pois sua esposa comprou o imóvel com o que recebia pelo seu trabalho como costureira.

16. o trecho reproduzido entre aspas (linhas 01-08) inscreve-se no gênero abaixo-assinado, um documento coletivo que visa expressar os interesses de um grupo ou comunidade que o subscreve. Neste caso, trata-se de parabenizar o magistrado, agraciá-lo com frutas e pedir sua intervenção na contenda que se passa entre dois vizinhos.

32. em “Vossa Senhoria não pode prender-me à toa: a Constituição não manda.” (linha 13), há uma relação de adversidade entre as orações que estão separadas pelos dois-pontos, que poderiam ser substituídos por “todavia”.

RESPOSTA

Page 79: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: VERDE 7

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

TEXTO 6

Garcia, em pé, mirava e estalava as unhas; Fortunato, na cadeira de balanço, olhava para o teto; Maria Luísa, perto da janela, concluía um trabalho de agulha. Havia já cinco minutos que nenhum deles dizia nada. Tinham falado do dia, que estivera excelente – de Catumbi, onde morava o casal Fortunato, e de uma casa de saúde, que adiante se explicará. Como os três personagens aqui presentes estão agora mortos e enterrados, tempo é de contar a história sem rebuço. Tinham falado também de outra coisa, além daquelas três, coisa tão feia e grave, que não lhes deixou muito gosto para tratar do dia, do bairro e da casa de saúde. Toda a conversação a este respeito foi constrangida. Agora mesmo, os dedos de Maria Luísa parecem ainda trêmulos, ao passo que há no rosto de Garcia uma expressão de severidade, que lhe não é habitual. Em verdade, o que se passou foi de tal natureza, que para fazê-lo entender é preciso remontar à origem da situação. ASSIS, Machado de. A causa secreta. In: _____. Várias histórias. Disponível em: <www.literaturabrasileira.ufsc.br/documentos/?id=136498> Acesso em: 20 ago. 2014.

QUESTÃO 08 Com base na variedade padrão escrita da língua portuguesa, na leitura do texto 6, da coletânea Várias histórias, de Machado de Assis (1896), e no contexto de produção desta obra, é CORRETO afirmar que: 01. o conto “A causa secreta” aborda o sadismo, corporificado pela personagem Fortunato, médico

que sente prazer ao torturar animais e observar o sofrimento das pessoas. Um sentimento semelhante, de perversidade, é observável no conto “O enfermeiro”, no qual o coronel Felisberto inferniza a vida de seus empregados, agredindo-os física e verbalmente.

02. no segundo parágrafo do texto 6, ao enunciar uma coisa feia, grave e constrangedora que se passou, o narrador faz uso de gradação para anunciar que contará ao leitor como Fortunato e Garcia planejaram construir uma casa de saúde em que maltratavam pacientes, fato já enunciado no parágrafo anterior.

04. na frase “[...] ao passo que há no rosto de Garcia uma expressão de severidade, que lhe não é habitual” (linhas 08 e 09), o pronome em destaque retoma “expressão de severidade”.

08. na apresentação da obra, Machado de Assis faz uma “Advertência” ao leitor, justificando o grande número de contos reunidos como um modo de passar o tempo. De maneira irônica, compara conto e romance, destacando que, no caso de ambos serem medíocres, o primeiro será sempre superior, pelo simples fato de ser curto.

16. a frase “Havia já cinco minutos que nenhum deles dizia nada.” (linhas 02 e 03) poderia ser reescrita, sem que a variedade padrão escrita da língua portuguesa sofresse desvios, da seguinte forma: “Faziam já cinco minutos que nenhum deles dizia nada.”.

32. a dúvida quanto a uma suposta traição, tema recorrente na obra machadiana, é evocada ao final do conto “A causa secreta”, quando Fortunato assiste surpreso ao beijo que Garcia deposita na testa de Maria Luísa, já morta.

RESPOSTA

Page 80: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: VERDE 8

QUESTÃO 09

Com base na figura acima, “Bruxas metamorfoseadas em bois”, e na leitura da obra O fantástico na Ilha de Santa Catarina, conjunto de imagens e de narrativas de Franklin Cascaes produzidas entre 1946 e 1975, é CORRETO afirmar que:

01. na figura, os homens presos à canga por bruxas metamorfoseadas remetem a um significado negativo das feiticeiras na cultura açoriana dos primeiros dois séculos de colonização: eram vistas como seres maléficos, responsáveis pela devastação ocasionada por fenômenos naturais, moléstias, anomalias congênitas e toda uma gama de infortúnios.

02. em boa parte dos contos da coletânea, temos a narração de histórias em que as personagens podem ser punidas se transgredirem algum costume ou preceito estabelecido, como a interdição de varrer o quintal em Sexta-feira Santa ou a exigência de esmagar um grilo na mão esquerda de crianças nascidas nesta data.

04. as narrativas de Cascaes registram as histórias da cultura popular da Ilha de Santa Catarina, reproduzindo o modo de falar açoriano. Para tanto, valem-se de uma escrita marcada por peculiaridades fonéticas, morfossintáticas, semânticas e lexicais.

08. Franklin Cascaes, além de escritor e professor, foi também artesão, escultor e desenhista. Em O fantástico na Ilha de Santa Catarina, cada narrativa é precedida por uma figura. A reprodução acima, “Bruxas metamorfoseadas em bois”, é mais uma entre as muitas em que o autor representa as bruxas em formas híbridas, a exemplo de sapatos, vassouras, esqueletos e animais.

16. O fantástico na Ilha de Santa Catarina explora os significados do conto fantástico, teorizado em ensaio do autor na obra. Contrapondo-se ao maravilhoso, Cascaes apresenta uma possibilidade de explicação racional dos fatos/fenômenos observados, como é o caso de um narrador embriagado ou com algum desequilíbrio psicológico.

32. a figura alude a um conto homônimo em que os bois ocupam o centro da narrativa. Na época da colonização da Ilha, o boi era tido como um animal sagrado, resguardado para rituais religiosos; daí a profanação do desenho, em que os bois são possuídos por bruxas e subjugam os humanos.

RESPOSTA

Bruxas metamorfoseadas em bois (1960) Técnica: nanquim sobre papel Dimensões: 30,3 x 47,3 cm

CASCAES, Franklin. O fantástico na Ilha de Santa Catarina. Florianópolis: EdUFSC, 2012. p. 168.

Page 81: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: VERDE 9

QUESTÃO 10 Com base na variedade padrão escrita da língua portuguesa, na leitura do texto 7, lançado inicialmente em Paisagens com figuras (1955), nos demais poemas de João Cabral de Melo Neto presentes em Melhores poemas e no contexto de sua publicação, é CORRETO afirmar que: 01. embora tenha sido escrito em meados do século XX, o poema “Cemitério pernambucano”, de João

Cabral de Melo Neto, é um soneto e, como tal, traz consigo algumas características que remontam ao Classicismo, como a presença de versos livres e brancos.

02. as formas verbais “vem” (verso 06) e “vêm” (verso 09) são variantes da 3a pessoa do plural do presente do indicativo do verbo “ver”.

04. o verbo “jazer” no poema remete ao significado de “estar sepultado”. Tal sentido é negado pelo poeta ao afirmar que “Nesta terra ninguém jaz” (verso 01), pois a terra não envolve o corpo, tal qual mortalha, como o mar não envolve o rio; ambos misturam-se, integram-se, passam a fazer parte um do outro.

08. o tema principal do poema “Cemitério pernambucano”, a reforma agrária, contrasta com o de Morte e vida severina: auto de Natal pernambucano, cujo foco é denunciar a falta de cemitérios e de maternidades públicas para acolher as vidas ceifadas pela morte e as que chegavam unicamente pelas mãos das parteiras sertanejas.

16. ao longo do poema, percebe-se o uso de conjunções e locuções conjuntivas. É o que ocorre nos versos 02, 03, 07 e 15, em que elas denotam, respectivamente, explicação, adição, conclusão e consequência.

32. em Paisagens com figuras, coletânea na qual o poema “Cemitério pernambucano” foi publicado pela primeira vez, há poemas que aludem à seca, à pobreza e ao vazio, permitindo que o poeta estabeleça paralelos com a Espanha, local onde João Cabral de Melo Neto atuou como diplomata.

RESPOSTA

TEXTO 7

CEMITÉRIO PERNAMBUCANO

(NOSSA SENHORA DA LUZ) 01 Nesta terra ninguém jaz, 02 pois também não jaz um rio, 03 noutro rio, nem o mar 04 é cemitério de rios. 05 Nenhum dos mortos daqui 06 vem vestido de caixão. 07 Portanto, eles não se enterram, 08 são derramados no chão. 09 Vêm em redes de varandas 10 abertas ao sol e à chuva. 11 Trazem suas próprias moscas. 12 O chão lhes vai como luva. 13 Mortos ao ar-livre, que eram, 14 hoje à terra-livre estão. 15 São tão da terra que a terra 16 nem sente sua intrusão.

MELO NETO, João Cabral de. Melhores poemas. Seleção de Antonio Carlos Secchin. São Paulo: Global, 2010. p. 108.

Page 82: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: VERDE 10

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11

TEXTO 8

[...] Outras vezes, como naquela manhã, ela brincava com a boneca de pano confeccionada por Emilie. Lembro-me perfeitamente do rosto da boneca; tinha os olhos negros e salientes, umas bochechas de anjo, e se prestasses atenção aos detalhes, verias que apenas as orelhas e a boca estavam sem relevo, pespontadas por uma linha vermelha: artimanha das mãos de Emilie. Soraya nunca largava a boneca; enfeitava-lhe a cabeça com as papoulas que colhia, oferecia-lhe pedaços de frutas, dirigia-lhe os mesmos gestos com a mão, com o rosto, passava-lhe água-de-colônia no corpo, acariciava-lhe os cabelos de palha ou arrancava-os num momento de fúria, montava com ela no dorso das ovelhas e deitavam juntas, abraçadas. Foram dias de exaltação, de descobertas. Soraya, que parecia uma sonâmbula assustada, começou a abstrair; desenhava formas estranhas, geralmente sinuosas, na superfície de pano que cobria a mesa da sala; reproduzia formas idênticas nas paredes, nos mosaicos rugosos que circundavam a fonte, e na carapaça de Sálua onde o nome de Emilie ainda não se apagara. HATOUM, Milton. Relato de um certo Oriente. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. p. 13.

QUESTÃO 11 Com base na variedade padrão escrita da língua portuguesa, na leitura do texto 8, no romance Relato de um certo Oriente, lançado em 1989, e no contexto de publicação desta obra, é CORRETO afirmar que: 01. o vocábulo “lhe” (linhas 05 e 06) tem a mesma função sintática e o mesmo referente em todas as

ocorrências em que aparece destacado no texto. 02. a palavra “que”, em destaque nas linhas 05, 08 e 10 do texto, poderia ser substituída, sem que

houvesse prejuízo do sentido, por “as quais”, “a qual” e “o qual”, respectivamente. 04. o vocábulo destacado em “[...] e na carapaça de Sálua onde o nome de Emilie ainda não se

apagara.” (linha 11) foi utilizado no texto como elemento de coesão e estratégia do autor para que não se repetisse, mais uma vez, o vocábulo “que”, pois esta seria a palavra mais adequada para o contexto, segundo a gramática normativa.

08. o excerto evidencia a relação íntima e afetuosa estabelecida entre Soraya e sua boneca: renegada pela família materna desde a gestação, a menina só verbaliza seus segredos diante do brinquedo.

16. a obra evoca a problemática da imigração no processo de formação cultural brasileiro, destacando a presença de árabes no Norte do Brasil. A Parisiense, loja do marido de Emilie, evidencia a maneira como se fixaram, prosperaram, enriqueceram e conseguiram superar o sentimento de deriva e deslocamento.

32. Relato de um certo Oriente é um texto híbrido, soma de vozes dispersas reproduzidas com rigor, como afirma a narradora, a filha adotiva de Emilie, responsável pela metódica transcrição de depoimentos e relatos coletados em entrevistas com parentes e amigos da família.

64. o texto 8 diz respeito a fatos que aconteceram repetidamente na vida da menina, o que pode ser observado pelo uso de formas verbais como “brincava”, “largava”, “enfeitava”, “dirigia”, “desenhava”, “cobria” e “reproduzia”, entre outras.

RESPOSTA

Page 83: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: VERDE 11

QUESTÃO 12 Com base na leitura dos quadrinhos que compõem o texto 9, é CORRETO afirmar que: 01. ao declarar que, para votar, é necessário ler os anúncios, panfletos, cartazes e faixas de um

candidato (quadrinho 03), a personagem Bode Orelana defende que o eleitor faça sua escolha unicamente a partir do conteúdo veiculado pela campanha publicitária.

02. o direito a voto do eleitor analfabeto é negado por Bode Orelana. Sua justificativa é a incapacidade do eleitor de compreender o que realmente importa sobre um candidato, ou seja, sua personalidade e caráter.

04. no primeiro quadrinho, a personagem ave Graúna utiliza um substantivo no grau diminutivo, “abatidinho”, para fazer alusão à estatura de Zeferino.

08. na fala “Que qui custa ele votar uma vez?” (quadrinho 02), a palavra destacada poderia ser omitida, já que se trata de um termo expletivo, utilizado apenas para dar ênfase à pergunta feita.

16. no período “Tá tão abatidinho, tão jururu porque não pode votar” (quadrinho 01), o sujeito da frase que foi omitido corresponde a Zeferino, impedido de participar do pleito por ser analfabeto.

RESPOSTA

Os quadrinhos ao lado são do cartunista brasileiro Henfil, famoso por criar personagens como Fradim e, especialmente, a ave Graúna e seus companheiros, o cangaceiro Zeferino e o Bode Orelana.

HENFIL. A volta da Graúna. Apresentação Ziraldo Alves Pinto. São Paulo: Geração Editorial, 2003. p. 118-119.

TEXTO 9

01

02

03

04

05

Page 84: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: VERDE 12

ESPANHOL

Texto 1

Gabriel García Márquez (1927-2014)

Del colombiano del que se hablará cuando pase un siglo en este mundo será de él y probablemente de ningún otro

García Márquez no es poca cosa: un hombre que con la sola fuerza de su pluma logró convertir la historia de un pueblo del Caribe colombiano en el impresionante relato colectivo de una nación entera. Sus amores y sus odios, sus temores y sus fantasías, su certeza y su desesperanza. Si hay alguien que lograra en Colombia generar cohesión entre sus ciudadanos, mucho más allá de las pasiones momentáneas, fue él y nadie más. Y, de paso, como si eso no bastara y sobrara, dejó un legado literario para la humanidad entera. En Zimbabue y en Tokio, en Nueva York y en La Habana, hay personas que han leído sobre un pequeño pueblo colombiano ficticio en el que la realidad se compagina con la fantasía a la sazón de una serie de palabras puestas una detrás de la otra con lirismo y fiereza únicos. Porque es eso de García Márquez, de poner a Colombia en el mapa y explicar la realidad que nos va llevando en un remolino a todos nosotros, lo que le agradecemos: ningún político, ningún oportunista mediático, ningún delincuente, ningún héroe de un día lograron lo que Gabo hizo ese lejano 1982 en el que los medios del mundo nombraban a Colombia, ya no por sus problemas endémicos y su esquizofrenia colectiva, sino por su literatura. La magia de fundir las palabras con la condición humana. Eso en lo que él fue un genio. Un monstruo. Un hombre diferente. Y fue ahí cuando García Márquez, ya por encima de lo concebible, leyó en la academia sueca “La soledad de América Latina”, un exquisito y profundo discurso de recepción del Nobel de Literatura que puso las cartas sobre la mesa en lo que a la geopolítica del mundo respecta. Él y nadie más. El hijo de un telegrafista de Aracataca, Colombia: la nada perdida en la mitad del mundo. Mucho más allá de su legado literario, que durará imperturbable por los siglos de los siglos, quisiéramos también rescatar al ser humano que se escondió detrás de los libros. Esa personalidad imbatible que salió desde su natal Aracataca para enfrentar al mundo entero. Un hombre que, pese a su proverbial timidez, se abrió paso y logró hacerlo todo. Un hombre que aprovechó el hecho de estar vivo en este planeta: desde vivir en los prostíbulos costeños, alimentando su mente con historias, hasta atravesarse Europa en un tren con Julio Cortázar y Carlos Fuentes, hablando de la magia de la literatura. Todo. ¿Cómo le quedó tiempo para tanto a ese impresionante ser humano? Editoriales, notas ligeras, crónicas extensas, reportajes punzantes, dirección de revistas y escuelas de periodismo en las que él mismo participaba. Y más. Crítica de cine y guiones de películas y obras de teatro y actuación en piezas cinematográficas y escuelas de cine en las que él mismo participaba. Y más. Borracheras con amigos, tertulias con periodistas, peleas con escritores, reuniones humanas de las que él mismo era el anfitrión... Todo. Una vida llena de contrastes en la que pudo experimentar lo que en su literatura se hizo claro: el hambre (tanta hambre), la desesperanza, el desprestigio, el frío, la soledad. Pero también la alegría y la embriaguez, el éxtasis y la fama. La holgura económica y la gloria. La inmortalidad. García Márquez nos deja una historia de un hombre que se comprometió con la vida hasta el límite. Nos deja el ejemplo del trabajo incansable que caracterizó su paso por el mundo para cumplir un sueño y dejarnos el testimonio de lo que es posible. Dio la vida por una causa. Esta casa editorial, su casa por muchos años, llora hoy su muerte anunciada el jueves pasado. Ojalá, Gabo querido, que las estirpes condenadas a cien años de soledad tengamos por fin y para siempre una segunda oportunidad sobre la tierra. Disponible en: <http://www.elespectador.com/opinion/editorial/gabriel-garcia-marquez-1927-2014-articulo-487658> Acceso en: 20 ago. 2014.

Page 85: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: VERDE 13

QUESTÃO 13 Conforme la lectura del Texto 1, es CORRECTO afirmar que: 01. la configuración y estructura del texto en análisis nos permite clasificarlo como “género textual

cuento”. 02. se trata de un texto en que el autor plantea cuestiones diversas sobre la vida de Gabriel García

Márquez, presentando al lector informaciones sobre aspectos personales y profesionales de este escritor colombiano.

04. solamente en el párrafo final es posible asociar los argumentos del autor al título del texto. 08. la pregunta “¿Cómo le quedó tiempo para tanto a ese impresionante ser humano?” aparece en

un párrafo en que se enumeran diversas actuaciones de García Márquez: en la literatura y en el periodismo, por ejemplo.

16. el autor concluye su texto con una forma de despedida al escritor colombiano, como se puede observar en el párrafo final de la obra.

32. en el penúltimo párrafo, el autor presenta varias facetas de la vida de Gabriel García Márquez. RESPOSTA QUESTÃO 14 Conforme la lectura del Texto 1, es CORRECTO afirmar que: 01. gracias a Gabriel García Márquez, Colombia se hace conocida en 1982 no por sus problemas

habituales, sino por su literatura. 02. en diferentes partes del mundo se ha leído sobre un imaginario poblado colombiano donde

realidad y fantasía se relacionan. 04. el texto se refiere a García Márquez como “un monstruo”, “un hombre diferente”, cuyas obras

literarias siempre depreciaron América Latina. 08. Gabo, forma como es conocido este autor en el mundo, salió de Aracataca para enfrentar al

mundo entero ya que sus conciudadanos no lo reconocían. 16. el texto destaca la timidez del autor y argumenta que esa característica lo hizo vivir de forma

pacífica sin probar ningún tipo de aventura. RESPOSTA QUESTÃO 15 Conforme la lectura del Texto 1, en cuanto a las estructuras lingüísticas y vocabulario empleados, es CORRECTO afirmar que: 01. en el segundo párrafo del texto, el verbo HABER, conjugado en presente de indicativo – “hay

personas” –, podría ser sustituido por el verbo EXISTIR, como en “existen personas”. 02. la construcción “lo que le agradecemos”, presente en el segundo párrafo del Texto 1, exhibe el

pronombre complemento indirecto “le”, que, en este caso, sirve para evitar la repetición del nombre “García Márquez”.

04. en el penúltimo párrafo del texto, el sustantivo femenino “hambre” aparece acompañado del artículo definido masculino singular “el”. Aunque “hambre” sea un sustantivo femenino singular, se trata de una construcción correcta en atención a reglas de eufonía del idioma castellano.

08. el verbo “pudo”, presente en el penúltimo párrafo del texto, aparece en tiempo presente y se refiere al escritor del texto, ya que está conjugado en primera persona de singular.

16. los verbos “bastase” y “sobrase” podrían sustituir, sin perjuicio de significado, las formas “bastara” y “sobrara”, presentes en el último periodo del primer párrafo.

RESPOSTA

Page 86: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: VERDE 14

QUESTÃO 16 Las palabras COMPAGINA, EXQUISITO y HOLGURA, que aparecen destacadas en el Texto 1, podrían ser respectivamente sustituidas, sin perjuicio de significado, por: 01. relaciona, placentero y abundancia. 02. relaciona, placentero y estrechez. 04. concilia, refinado y abundancia. 08. concilia, grosero y estrechez. 16. asocia, refinado y abundancia. RESPOSTA

QUESTÃO 17 Sobre lo dicho por García Márquez (Texto 2), es CORRECTO afirmar que: 01. la vida es un breve pasaje del ser humano que vale la pena recordar. 02. no hay una sola manera de recordar la vida. 04. la vida es hecha de sueños, algunos importantes, otros no. 08. es importante en la vida la manera como la recordamos. 16. aunque la vida sea una lucha diaria, vale la pena recordarla. RESPOSTA QUESTÃO 18 Conforme la lectura del Texto 2, es CORRECTO afirmar que: 01. el elemento “la”, en sus tres primeros empleos del periodo en análisis, es un pronombre

complemento directo. 02. para evitar la repetición, se sustituye el referente “vida” por el pronombre complemento “la” como

en las construcciones “la recuerda” y “contarla”. 04. la palabra “uno” desempeña la función de pronombre definido, especificando la identidad de una

persona. 08. la palabra “sino” señala que lo que está pospuesto se contrapone a la idea inmediatamente

anterior. 16. el periodo en portugués “A vida não é a que se viveu” representa una traducción posible para “La

vida no es la que uno vivió”. RESPOSTA

Texto 2

Disponible en: <http://akifrases.com/frase/137162> Acceso en: 22 ago. 2014.

Page 87: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: VERDE 15

QUESTÃO 19 Las expresiones grifadas en el Texto 3 pueden ser sustituidas, sin cambio de significado, por los siguientes vocablos presentados consecutivamente: 01. reciente / diferentes / rascar 02. distante / sucias / acordar 04. lejana / traslúcidas / indicar 08. pronta / oscuras / silbar 16. lejana / cristalinas / apuntar RESPOSTA QUESTÃO 20 Conforme la lectura de los Textos 1, 2 y 3, es CORRECTO afirmar que: 01. los textos en análisis son ejemplos del género crónica. 02. el Texto 1 presenta al lector un resumen de las obras literarias de Gabriel García Márquez. 04. el Texto 2 expresa un punto de vista sobre lo que es la vida. 08. en el Texto 3, fragmento de la obra Cien años de soledad, se observan secuencias narrativas y

descriptivas. 16. los textos en análisis coinciden en autoría y temática. RESPOSTA

Texto 3

Muchos años después, frente al pelotón de fusilamiento, el coronel Aureliano Buendía había de recordar aquella tarde remota en que su padre lo llevó a conocer el hielo. Macondo era entonces una aldea de veinte casas de barro y cañabrava construidas a la orilla de un río de aguas diáfanas que se precipitaban por un lecho de piedras pulidas, blancas y enormes como huevos prehistóricos. El mundo era tan reciente, que muchas cosas carecían de nombre, y para mencionarlas había que señalarlas con el dedo […]. MÁRQUEZ, Gabriel García. Cien años de soledad. 6. ed. Madrid: Cátedra, 1995. p. 79-81.

Page 88: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: VERDE 16

MATEMÁTICA

FORMULÁRIO

30o

45o

60o

cosec x =

x sen1 , sen x ≠ 0

sen 2

1 22

23

sec x = x cos

1 , cos x ≠ 0

cos 2

3 22

21

tg x = x cosx sen , cos x ≠ 0

tg 3

3 1

3

cotg x =

x senx cos , sen x ≠ 0

sen2 x + cos2 x = 1

an = a1+ (n-1) r

nS2

aa n1n

=

+

an = a1 qn –1

Sn 1

n(q 1)aq 1

−=

q1aS 1−

=

𝑉𝑐𝑖𝑙𝑖𝑛𝑑𝑟𝑜 = (área da base)(altura)

(x – a)2 + (y – b)2 = r2

dA,B= ( ) ( )22ABAB yyxx −+−

Atriângulo = D21 ,

1yx1yx1yx

D

33

22

11= onde

Tp+1 = pnp xapn −

!pnp!n!

pn

p,nC)( −

=

=

!pnn!

p,nA)( −

=

Pn α,β =

𝑛!𝛼!𝛽!

𝑃𝑛 = 𝑛!

𝑃(𝐴) =𝑛(𝐴)𝑛(𝐸)

Acírculo = 2rπ

sen(a b)= sen a cos b sen b cos a± ± cos(a b)= cos a cos b sen a sen b± 𝑎

𝑠𝑒𝑛 𝐴= 𝑏

𝑠𝑒𝑛 𝐵 = 𝑐

𝑠𝑒𝑛 = 2R

𝑎² = 𝑏² + 𝑐² − 2 𝑏 𝑐 𝑐𝑜𝑠(Â)

( )( )pirâmide

área da base alturaV

3=

Page 89: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: VERDE 17

QUESTÃO 21 Em relação à(s) proposição(ões) abaixo, é CORRETO afirmar que:

01. A probabilidade de as duas seleções sul-americanas, apresentadas nas tabelas abaixo, terem se classificado em primeiro lugar nos seus grupos na Copa do Mundo de 2014 é de 50%.

02. “A cartomante”, conto que compõe o livro Várias histórias, de Machado de Assis, retrata um

tema clássico das obras do autor: o adultério. Rita, que é casada com Vilela, mantém um caso com Camilo, amigo do marido traído. Curiosamente o nome da traidora, R I T A, permite formar o anagrama T R A I. Além desses dois anagramas, o nome da personagem permite formar exatamente mais 22 anagramas.

04. Na Copa de 1970, Pelé quase marcou um gol antológico contra a Tchecoslováquia; do ponto inicial até o gol, a bola cruzou 60 metros de distância em um chute que chegou a 105 km/h. Pelé estava com a bola em seu campo, ainda dentro do círculo central, quando percebeu o goleiro adiantado e chutou. A bola passou rente à trave esquerda e mesmo sem entrar ficou na história das Copas. Um artilheiro localizado em um ponto diretamente alinhado com o centro do gol, a uma distância de 20 m, tenta encobrir um goleiro de 2 m de altura que está adiantado 2 m em relação ao centro da linha do gol. Sabe-se ainda que o artilheiro, o goleiro, o centro do gol e o centro do campo estão posicionados em linha reta. A bola descreve uma trajetória parabólica que está contida num plano perpendicular ao solo e alcança 5 m no ponto máximo, no meio do caminho entre o jogador e a linha do gol. Nessa situação, a bola deverá encobrir o goleiro e será GOL!

08. Os 32 países participantes da Copa de 2014 tinham grandes disparidades na economia e no clima. Segundo o Banco Mundial, os Estados Unidos possuem o maior PIB (Produto Interno Bruto), US$ 16,8 trilhões, enquanto que a Bósnia-Herzegóvina tem o menor PIB, US$ 17,8 bilhões. Com base nestes dados, é possível afirmar que o PIB da Bósnia-Herzegóvina representa aproximadamente 1,05% do PIB dos Estados Unidos.

16. O Maracanã, que já foi considerado o maior estádio do mundo, com seu campo de jogo medindo 110 m de comprimento por 75 m de largura, teve que se adaptar para a Copa de 2014. O campo de jogo foi reduzido, medida esta determinada pela FIFA, que padroniza as dimensões dos gramados para o Mundial em 105 m por 68 m. Portanto, houve uma redução na área do campo de jogo de aproximadamente 13,45%.

RESPOSTA

Page 90: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: VERDE 18

QUESTÃO 22 Em relação à(s) proposição(ões) abaixo, é CORRETO afirmar que: 01. O papiro de Rhind, cópia de um trabalho matemático ainda mais antigo feito pelo escriba

Ahmes em escrita hierática, em 1650 a.C., contém problemas aritméticos, algébricos e geométricos. Entre eles, temos o seguinte problema: “Divida 100 pães entre 5 homens de modo que as partes recebidas estejam em progressão aritmética e que um sétimo da soma das três partes maiores seja igual à soma das duas menores” [adaptado]. Portanto, a quantidade

de pães que a primeira pessoa recebeu é igual a 213

.

02. Em uma atividade de dinâmica de grupo, todas as pessoas cumprimentaram-se apertando as mãos umas das outras. Se foram 435 apertos de mão, então o número de pessoas que participaram da atividade foi 29.

04. Um fornecedor de equipamentos de som e segurança para automóveis recebeu R$ 5.000,00 pela venda de 100 unidades dos diversos produtos A, B e C. Sabendo-se que o preço unitário dos produtos A, B e C é R$ 500,00, R$ 100,00 e R$ 10,00, respectivamente, então a quantidade vendida de produtos do tipo B foi 39 unidades.

08. A localização no plano cartesiano das Igrejas de São Tomé e de São Pedro são os pontos T 76 ,3

10 −

e P(6,3), respectivamente. As duas igrejas badalam seus sinos, precisamente, às

12 horas. Suponha que um físico ouviu os sinos das Igrejas de São Tomé e de São Pedro quando já eram passados 15 segundos e 25 segundos do meio-dia, respectivamente. Se a velocidade com que o som viaja é de 340 metros por segundo, então é possível afirmar que o físico encontra-se no ponto F 25 ,3

10 −

deste plano cartesiano. Considere cada unidade do

plano cartesiano como 1 km. 16. Não é possível expressar uma porcentagem usando um número irracional. 32. O vírus ebola causa febre hemorrágica, frequentemente fatal. É transmitido pelo contato direto

com o sangue, secreções ou sêmen de pessoas portadoras do vírus. As populações africanas são infectadas em alto número, devido à cultura das comunidades. As famílias têm o costume de lavar o corpo dos mortos, o que faz com que o vírus seja transmitido a todos que têm contato com o corpo infectado. Suponha que no primeiro dia do ritual de funeral quatro pessoas foram infectadas. No segundo dia, cada uma dessas quatro pessoas transmitiu a doença para quatro pessoas saudáveis. E assim a doença se propagou nos dias seguintes. Quando o número de pessoas infectadas atingiu 1024, já tinham se passado 6 dias.

RESPOSTA

Page 91: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: VERDE 19

QUESTÃO 23 Em relação à(s) proposição(ões) abaixo, é CORRETO afirmar que: 01. Numa loja, os preços de todos os produtos sofreram um aumento de 12%. Com o fracasso nas

vendas, o gerente resolveu retornar ao preço antigo. Para não trocar as etiquetas, basta lançar uma promoção que conceda um desconto de 12% sobre o preço da etiqueta.

02. Os logaritmos dos termos da progressão 1 1 1, , ,1,2,4,8,...8 4 2

na base 2, formam uma

progressão aritmética de razão 1. 04. A tabela Q, abaixo, representa a quantidade de peças, em unidades, dos tipos A, B e C,

utilizadas pelas fábricas I, II e III para a produção de um determinado artigo. A tabela P, abaixo, representa o custo unitário das peças A, B e C, em reais, nas fábricas I, II e III. A forma de obter o menor custo para a produção do artigo é combinar as quantidades de peças da fábrica I com os preços praticados pela fábrica III.

TABELA Q

A B C Fábrica I 3 5 2 Fábrica II 2 4 6 Fábrica III 6 3 1

TABELA P

Fábrica I Fábrica II Fábrica III A 50,00 60,00 30,00 B 20,00 80,00 10,00 C 40,00 50,00 20,00

08.

Supondo que um casal queira ter três filhos, a probabilidade de serem do mesmo sexo é de 12,5%.

16. Sabemos que apenas uma das fitas do DNA serve de molde (Fita Sense) para a síntese do RNA mensageiro. O número de formas diferentes de montar um códon (sequência de três nucleotídeos) utilizando as quatro bases nitrogenadas, sem repetição, é 12.

32. A geometria da molécula diz respeito à posição dos núcleos dos átomos ligantes em relação ao átomo central e é fator preponderante para determinar suas propriedades. Eugênio, professor de química, utilizou canudinhos rígidos de 10 cm de comprimento para mostrar aos alunos que a geometria molecular do metano (CH4), em estado gasoso, é tetraédrica. Considerando que a medida da aresta de um tetraedro é de 10 cm, é possível afirmar que seu volume é de

250 2V3

= cm3.

RESPOSTA

Page 92: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: VERDE 20

QUESTÃO 24 Em relação à(s) proposição(ões) abaixo, é CORRETO afirmar que: 01. As lâmpadas fluorescentes passaram a ser o modelo mais utilizado atualmente, seja pela sua

eficiência luminosa, pela sua durabilidade ou por sua menor produção de calor. A grande problemática é o descarte destas lâmpadas, em virtude de conterem mercúrio, que ao ser lançado nos aterros contamina o solo, os recursos hídricos, a fauna e a flora locais, chegando à cadeia alimentar. Se a quantidade de vapor de mercúrio liberado pela quebra de uma lâmpada é de 20 miligramas e forem descartadas 8 milhões de lâmpadas fluorescentes em um aterro, então se pode afirmar que a quantidade de mercúrio liberado será de 1.600 kg.

02. A livraria de sebo “Traça Neurótica” compra livros usados por R$ 10,00 a unidade, mais 8% de seu valor original, enquanto a sua concorrente “Cupim Faminto” compra os livros por R$ 16,00 a unidade, mais 2% de seu valor original. Se você quer vender um livro usado cujo valor original foi de R$ 98,20, então é mais vantajoso para você vendê-lo na “Traça Neurótica”.

04. A temperatura em graus Farenheit é uma função polinomial de 1o grau da temperatura em graus centígrados. Se o termômetro Farenheit está marcando 203 graus, então o termômetro Celsius estará marcando 112,777... graus.

08. As duas rodas dentadas da figura abaixo estão engrenadas uma na outra. A maior tem 30 dentes e dá 10 voltas por minuto. Se a segunda tiver 20 dentes, então as duas rodas levarão 12 segundos para voltar à posição inicial.

16. Pluviosidade, termo veiculado nos noticiários, é utilizado para fazer referência à quantidade de

chuva durante um período de tempo, aferida pela pluviometria, e sua unidade de medida é o milímetro (mm). A pluviosidade de 1 mm equivale ao volume de 1 litro (L) de água de chuva que se acumulou sobre uma superfície de área igual a 1m2, ou seja, ao volume de uma caixa de base quadrada com 1 m de lado e altura de 1 mm. Então, 1 mm de pluviosidade

corresponde a 2

1

2

r0,1 cmr

na escala do pluviômetro experimental da figura abaixo.

RESPOSTA

A1: área da boca do funil em cm2; A2: área do cilindro armazenador em cm2; r1: raio da boca do funil em cm; r2: raio do cilindro armazenador em cm; V: volume de parte do cilindro armazenador, considerando altura de 1 cm.

Page 93: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: VERDE 21

QUESTÃO 25 A tabela abaixo apresenta a previsão do comportamento das marés para o dia 07/08/14 no Porto de Itajaí, em Santa Catarina.

HORA ALTURA (m) 00:38 0,8 06:02 0,1 12:02 1,0 19:47 0,3

Disponível em: <http://www.mar.mil.br/dhn/chm/box-previsao-mare/tabuas> Acesso em: 15 ago. 2014.

Em relação ao assunto e à tabela acima, é CORRETO afirmar que: 01. A partir da conjugação da força gravitacional entre os corpos do sistema Lua-Sol-Terra e da

rotação da Terra em torno de seu eixo, é possível inferir que o movimento das marés é periódico e, como tal, pode ser representado por meio de uma função trigonométrica, seno ou cosseno.

02. O período médio do comportamento das marés, no dia 07/08/14, é de, aproximadamente, 6,38 h.

04. Sabendo que 3sen x5

= e 5cos y

13= com 0 x

< < e 3 y 22π π< < , então

64cos ( x y )65

+ = .

08. O período da função

+=

3254 πxseny é

52π .

16. Se 22

=xsen , então o valor da expressão 11

2

2

+−

=xtgxsecE é 2 .

32. A amplitude da função trigonométrica que representa o movimento das marés, segundo os dados da tabela, é de, aproximadamente, 0,45 m.

RESPOSTA

Page 94: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: VERDE 22

QUESTÃO 26 Em relação à(s) proposição(ões) abaixo, é CORRETO afirmar que: 01. Se um investidor aplicou a importância de R$ 5.000,00, pelo prazo de 8 meses, à taxa de 1,2%

ao mês, então o valor correspondente aos juros será de R$ 480,00. 02. Uma escola oferece espanhol e inglês para seus alunos. Sabe-se que 300 alunos estudam

apenas inglês, 260 estudam espanhol e 100 alunos estudam ambas as línguas. Se todos os alunos da escola estudam pelo menos uma das línguas estrangeiras oferecidas, então a escola tem 660 alunos.

04. Se as medidas dos lados de um triângulo retângulo estão em progressão aritmética (P.A.), então a razão da P.A. é igual ao raio do círculo inscrito no triângulo.

08. A média aritmética de um conjunto formado por 45 elementos é igual a 6. Se acrescentarmos a esse conjunto o número 144, então a média aumenta em 53,33...%.

16. Na figura abaixo, a medida de b + c é igual a 24 2 cm.

32. Em um paralelogramo, o ângulo obtuso mede 150° e os lados medem 6 cm e 32 cm. Logo, sua diagonal menor terá a mesma medida do menor lado.

RESPOSTA QUESTÃO 27

Se a terna (a, b, c) é solução do sistema x 2y z 92x y z 33x y 2z 4

+ + = + − = − − = −

, então calcule o valor numérico de (a + b + c)

e assinale o valor obtido no cartão-resposta. RESPOSTA

C

B A

a

b

c = 6 cm

Page 95: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: VERDE 23

QUESTÃO 28 Em relação à(s) proposição(ões) abaixo, é CORRETO afirmar que:

01. A inversa da matriz 2 5

A1 3

− = −

é a matriz 1 2 5A

1 3− − = −

.

02. O quilate é uma unidade utilizada para medir a pureza de metais. Aplicado ao ouro, trata-se da razão entre a massa de ouro presente e a massa total da peça, sendo que cada quilate indica 1/24 de ouro do todo. Por exemplo, se um anel for feito de metal com 18 partes de ouro puro e 6 partes de outros metais, então ele terá 18 quilates. Se uma joia tem 20 partes de ouro puro e 4 partes de outros metais, então ela tem 20 quilates. Assim, uma joia que possui 62,5% de ouro puro tem 14 quilates.

04. O triângulo de vértices A(2,2), B(-4,-6) e C(4,-12) é retângulo e escaleno. 08. A área do quadrilátero ABCD, em unidades de área, é 19.

16. No desenvolvimento de 𝑥2 − 1√𝑥12

, para 𝑥 > 0, não existe termo independente de 𝑥.

RESPOSTA

Page 96: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: VERDE 24

QUESTÃO 29 Em relação à(s) proposição(ões) abaixo, é CORRETO afirmar que: 01. Se o gráfico abaixo representa a função polinomial f , definida em IR por

3 2f ( x ) ax bx cx d= + + + , com a, b e c coeficientes reais, então f ( 2 ) 24= .

02. Se 3 3f ( x ) ( x 2 ) ( x 1) 5ax 2b= + + − + + , com a e b reais, é divisível por 2( x 1)+ , então a – b = 1.

04. Se 2f ( x ) x ( p q )x= + − e 3g( x ) x ( p q )x qx= + + − são divisíveis por (3 – x), com p e q reais, então q – p = -3.

08. Os valores reais de p para que a equação 3x 3x p 0− + = admita uma raiz dupla são -2 e 2.

16. As raízes da equação 3 2x 9x 23x 15 0− + − = estão em progressão aritmética de razão 1.

RESPOSTA

Page 97: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: VERDE 25

QUESTÃO 30 Considere as informações abaixo.

Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que:

01. Considerando a sequência das larguras das novas notas em ordem crescente, teremos uma progressão aritmética cuja diferença entre os termos consecutivos é sempre 7

10.

02. Os números de série das notas são criados de forma que não existam duas notas com o mesmo número, ou seja, para cada nota há um número de série. Esse número de série é um código constituído de duas letras e nove algarismos, como na figura. No controle da fabricação das cédulas, os números de série também identificam o lote de fabricação. Suponha que, em certo lote de cédulas, os seis primeiros algarismos sejam fixos e os demais sejam sempre algarismos primos. Quanto às letras, são usadas apenas vogais distintas. Nessas condições, esse lote possui exatamente 3125 cédulas.

04. Para fabricar a quantia de R$ 100.000,00 em notas de R$ 20,00, da segunda família do real, será gasto um valor correspondente a 5

2 do custo que se terá para fabricar a mesma quantia

em notas de R$ 50,00 dessa mesma família.

08. A nota de R$ 2,00 possui uma área maior do que 70% da área da nota de R$ 100,00.

RESPOSTA

A Segunda Família do Real

[...] é importante promover a renovação das notas do Real, para deixá-las mais modernas e protegidas. As notas da Segunda Família do Real contam com novos elementos gráficos e de segurança, capazes de impor obstáculos mais sólidos às tentativas de falsificação, além de promover a acessibilidade aos portadores de deficiência visual, oferecendo mais recursos para o reconhecimento das notas por essa parcela da população.

Altura 6,5 cm Largura 12,1 cm Altura 6,5 cm Largura 12,8 cm

Altura 6,5 cm Largura 13,5 cm

Altura 6,5 cm Largura 14,2 cm Altura 7 cm Largura 14,9 cm

Altura 7 cm Largura 15,6 cm

Qual é o custo da fabricação das notas da Segunda Família do Real?

Cédula 1a Família

(custo por milheiro de cédulas) 2a Família

(custo por milheiro de cédulas) 2 reais 172,84 175,30 5 reais 165,73 178,92

10 reais 145,81 182,29 20 reais 179,05 206,18 50 reais 180,48 238,27

100 reais 180,48 247,51

Disponível em: <www.bcb.gov.br> [Adaptado] Acesso em: 18 set. 2014.

número de série

Page 98: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: VERDE 26

BIOLOGIA QUESTÃO 31 Variações pluviométricas ocorrem conforme as estações do ano em várias regiões do Brasil. Os gráficos abaixo mostram os índices pluviométricos e as temperaturas em algumas cidades localizadas em biomas típicos do nosso País.

AMABIS, José M.; MARTHO, Gilberto R. Biologia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2010. p. 308-315. v. 3 [Adaptado].

Com base na análise dos dados constantes nos gráficos acima e nos conhecimentos acerca dos biomas típicos do Brasil, é CORRETO afirmar que: 01. nas quatro regiões, os índices pluviométricos não apresentam grandes variações ao longo do

ano. 02. Bagé apresenta a distribuição pluviométrica mais irregular durante o ano. 04. nas quatro regiões, os meses com os maiores índices pluviométricos são aqueles em que

ocorrem as temperaturas mais baixas. 08. a floresta de Araucárias apresenta um índice pluviométrico de cerca de 3.000 mm anuais. 16. as plantas da região de Goiânia devem apresentar adaptações para períodos de estiagem e

para sobreviverem ao fogo. 32. no bioma com o maior índice pluviométrico em um único mês, as monocotiledôneas de grande

porte são seus exemplares típicos.

RESPOSTA

0

5

10

15

20

25

30

0

50

100

150

200

250

300

Jan Mar Mai Jul Set Nov

°C mm Goiânia – GO Cerrado

mm º C

0

5

10

15

20

25

0

50

100

150

200

250

Jan Mar Mai Jul Set Nov

°C mm Curitiba – PR Floresta de Araucárias

mm º C

0

5

10

15

20

25

30

0

50

100

150

200

250

300

Jan Mar Mai Jul Set Nov

°C mm Bagé – RS Pampa

mm º C

0

5

10

15

20

25

30

0

50

100

150

200

250

300

350

Jan Mar Mai Jul Set Nov

°C mm Caxias – MA Floresta de Cocais

mm º C°C

°C °C

°C

Page 99: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: VERDE 27

QUESTÃO 32 As figuras abaixo são micrografias eletrônicas de duas estruturas celulares.

Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br> Acesso em: 10 ago. 2014.

Sobre a fisiologia e a morfologia dessas estruturas, é CORRETO afirmar que: 01. as duas estruturas estão presentes nas células em geral. 02. tanto a mitocôndria quanto o cloroplasto possuem dupla membrana de constituição lipoproteica. 04. na matriz mitocondrial, ocorre a quebra da molécula de glicose para a obtenção de energia pelas

células. 08. no interior dos cloroplastos, ocorre a quebra das moléculas de água, as quais fornecem

hidrogênio para a formação da glicose. 16. moléculas de glicose originadas pelo processo de fotossíntese podem ser acumuladas na forma

de amido ou constituir a celulose. 32. nas mitocôndrias, ocorre a transformação do dióxido de carbono em açúcares. 64. a clorofila é uma proteína presente nas mitocôndrias capaz de absorver a energia luminosa e

utilizá-la na quebra das moléculas de glicose, processo conhecido como respiração aeróbica.

RESPOSTA QUESTÃO 33 A invenção do microscópio óptico é atribuída aos holandeses Zacharias Janssen e seu pai, por volta do ano 1590. O microscópio eletrônico de transmissão foi inventado no início dos anos 1930 pelo alemão Ernest Ruska. Mais importante que a capacidade de aumento de um microscópio é o seu poder de resolução, ou seja, a capacidade de distinguir dois pontos próximos como se estivessem separados. Com relação a estes instrumentos, é CORRETO afirmar que: 01. na microscopia eletrônica de transmissão, em vez da luz comum utilizam-se luz polarizada e

corante fluorescente para distinguir partes de uma célula. 02. para a observação de células com o microscópio eletrônico de transmissão, é preciso apenas

garantir que elas estejam bem separadas entre si. 04. na microscopia óptica, a observação com uma objetiva de 40 x e uma ocular de 10 x resulta em

um aumento final de 400 x. 08. microscópios ópticos permitem aumentos da ordem de 5.000 x, o que torna possível visualizar,

por exemplo, a estrutura da membrana nuclear. 16. com o uso de microscopia eletrônica de transmissão, é possível visualizar, com o auxílio de

corantes fluorescentes, a estrutura molecular das proteínas. 32. um objeto que mede 0,01 mm, visualizado através de uma lente objetiva de 100 x e uma lente

ocular de 10 x, terá sua imagem ampliada para 1,0 mm.

RESPOSTA

A – Mitocôndria B – Cloroplasto

Page 100: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: VERDE 28

QUESTÃO 34 Os ossos são estruturas muito resistentes e também elásticas e têm importantes funções no nosso organismo, como a de sustentação. Na figura abaixo, são mostradas as partes principais de um osso longo humano.

Atlas Ilustrado de Anatomia. São Paulo: Girassol, 2007. p. 39.

Sobre os ossos, é CORRETO afirmar que: 01. os ossos estão presentes como elemento de sustentação em todos os representantes do filo dos

Cordados. 02. além da função de sustentação, todos os ossos têm no seu interior a medula óssea vermelha,

responsável pela produção das hemácias. 04. o crescimento dos ossos depende, entre outros, de fatores genéticos. 08. o tecido ósseo cessa seu crescimento e as trocas de sais minerais com o sangue na idade

adulta dos indivíduos. 16. nos indivíduos adultos, a deposição de cálcio nos ossos é constante, tornando-os cada vez mais

rígidos. 32. o crescimento dos ossos longos ocorre na região da diáfise, ou seja, entre as suas epífises. 64. além do cálcio e do fósforo, a vitamina D é essencial para o desenvolvimento dos ossos.

RESPOSTA QUESTÃO 35 No noticiário atual ou mesmo em séries de TV e novelas, tem sido frequente a referência aos “exames de DNA” ou “testes de DNA” para determinação de paternidade, identificação de criminosos ou de suas vítimas e mesmo de cadáveres. Com relação a estes testes e ao DNA, é CORRETO afirmar que: 01. nos testes de DNA, é necessário fazer o sequenciamento de todo o DNA presente na célula de

um indivíduo para compará-lo com o DNA de outra pessoa. 02. exames de DNA podem ser utilizados para traçar semelhanças evolutivas entre espécies. 04. nestes testes, é possível fazer exclusão de paternidade, pois um filho deve apresentar pelo

menos um cromossomo de origem paterna. 08. para realizar este tipo de exame, é necessário coletar células sanguíneas, principalmente as

hemácias, pela quantidade de DNA que estas apresentam. 16. para realizar este tipo de teste, é necessário que o DNA seja “fragmentado” por enzimas

especiais e depois analisado com o auxílio de microscópios. 32. os testes de DNA só são possíveis quando se comparam as sequências das bases nitrogenadas

e a sequência das pentoses.

RESPOSTA

medula óssea diáfise vermelha

endósteo periósteo

limite da superfície articular

cartilagem articular

Page 101: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: VERDE 29

QUESTÃO 36 Ao observar diferentes grupos de animais, constata-se que existe grande diversidade entre eles no que se refere aos sistemas digestório, circulatório, respiratório, esquelético e excretor, entre outros. Na coluna A citam-se sistemas que podem ser encontrados em diferentes grupos animais e na Coluna B, as variações destes sistemas.

Coluna A – SISTEMAS Coluna B – TIPOS

I – Digestório A – Incompleto B – Completo

II – Circulatório A – Aberto B – Fechado

III – Respiratório A – Respiração Cutânea B – Respiração Branquial C – Respiração Pulmonar

IV – Esquelético A – Hidrostático B – Exoesqueleto C – Endoesqueleto

V – Excretor

A – Difusão Simples B – Glândulas Coxais C – Glândulas Antenais D – Protonefrídios E – Rins

Com relação às associações entre as colunas A e B, é CORRETO afirmar que:

01. no filo dos Cnidários, as associações II – A e IV – A estão corretas. 02. em répteis, as associações possíveis seriam: I – A; III – B e IV – A. 04. os equinodermos têm uma associação IV – B quanto ao seu sistema esquelético. 08. animais com a associação V – A devem viver na água. 16. as associações V – B e V – C são encontradas no filo dos Anelídeos. 32. animais com a associação II – B possuem coração com quatro cavidades. 64. em sapos e rãs, pode-se ter as seguintes associações: I – B; II – B; III – A e III – C.

RESPOSTA

Page 102: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: VERDE 30

QUESTÃO 37 A figura abaixo representa a chegada e a proliferação de células tumorais no tecido hepático provenientes do tecido pulmonar.

BRÖCKELMANN, Rita Helena. Conexões com a Biologia. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2013. p. 152. v. 1. [Adaptado]

Com base na figura e nos conhecimentos atuais sobre o câncer, é CORRETO afirmar que:

01. falhas nos mecanismos de controle do ciclo celular podem desencadear a formação de tumores. 02. no câncer, as células mitóticas se transformam em células meióticas. 04. uma das estratégias nas pesquisas de combate ao câncer é a indução à apoptose das células

tumorais por meio da manipulação da regulação gênica. 08. o câncer é uma doença de origem genética sobre a qual nenhum fator ambiental tem influência. 16. a figura representa um exemplo de metástase. 32. as células tumorais apresentam alta taxa metabólica devido à intensa proliferação celular.

RESPOSTA

Page 103: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: VERDE 31

QUESTÃO 38

Sobre o assunto, é CORRETO afirmar que:

01. nos lixões, os gases resultantes da decomposição da matéria orgânica podem causar explosões, ocasionando risco de acidente aos catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis.

02. nos aterros sanitários, deve haver um revestimento com material impermeável, evitando a infiltração do chorume no solo e a contaminação dos lençóis freáticos. Além disso, o chorume deve ser coletado e encaminhado à Estação de Tratamento de Líquidos.

04. a compostagem, além de reciclar a matéria orgânica, proporciona ao solo melhores características estruturais, como a redução de erosões e a retenção da umidade e dos nutrientes.

08. resíduos biológicos provenientes dos serviços de saúde podem ser descartados junto com o lixo comum, desde que devidamente embalados.

16. os lixões representam um sério problema de saúde pública, pois atraem animais transmissores de doenças.

32. aparelhos celulares e baterias podem ser descartados no lixo comum, pois os metais que os constituem já foram consumidos gradativamente durante o uso dos aparelhos.

64. as lâmpadas fluorescentes devem ser encaminhadas aos postos de coleta específicos, pois contêm mercúrio, substância nociva ao ser humano e ao meio ambiente.

RESPOSTA QUESTÃO 39 Para explicar a herança da cor da pele nos humanos, existem dois modelos poligênicos. O primeiro se baseia na existência de dois genes com dois alelos cada um. O segundo admite a existência de três genes, cada um deles também com dois alelos. No primeiro modelo, indivíduos AABB seriam negros e aabb seriam brancos. No segundo modelo, AABBCC seriam negros e aabbcc seriam brancos. Em ambos os modelos, a ação dos genes e seus alelos seria aditiva, não existindo uma relação de dominância entre os alelos envolvidos. A cor da pele dependeria então da presença de alelos mais ou menos ativos na produção da melanina, sendo este um modelo típico de herança quantitativa. Com relação à herança da cor da pele humana, é CORRETO afirmar que: 01. em ambos os modelos, o padrão de herança é autossômico recessivo. 02. no primeiro modelo, a chance de um casal duplo heterozigoto ter um descendente negro é de

6,25%. 04. no segundo modelo, a chance de um casal triplo heterozigoto ter um descendente branco é de

3,12%. 08. o gráfico de distribuição das classes fenotípicas de uma herança quantitativa tende a apresentar

uma distribuição contínua de suas classes. 16. no segundo modelo, pode-se prever a existência de sete classes fenotípicas diferentes. 32. na herança de padrão quantitativo, as condições ambientais têm pouca influência nos fenótipos. 64. no primeiro modelo, há a possibilidade de existirem quatro classes fenotípicas diferentes.

RESPOSTA

Terminou, no dia 2 de agosto de 2014, o prazo de quatro anos concedido pela Lei n. 12.305, de 2010 – a lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) – para os municípios brasileiros apresentarem seus planos diretores de gerenciamento de resíduos e instalarem aterros sanitários adequados. Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), existem hoje 1.360 aterros nos mais de 5 mil municípios do País; o restante, fica implícito, vai para lixões a céu aberto. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), 40% do lixo coletado tem "destinação irregular". Mas, sem planos adequados, as prefeituras não poderiam receber recursos federais. E, diz a CNM, 61,7% dos municípios não se adequaram às exigências da PNRS. NOVAES, Washington. O prazo chega ao fim. Que se fará com o lixo? O Estado de São Paulo, ago. 2014. [Adaptado]

Page 104: HISTÓRIA QUESTÃO 01 CORRETO · 04. a mitologia foi fonte inspiradora de diferentes manifestações artísticas no Egito antigo. Algumas pinturas funerárias, por exemplo, representavam

COPERVE CONCURSO VESTIBULAR-UFSC/2015 PROVA 1: VERDE 32

QUESTÃO 40 A figura abaixo representa a idade geológica das principais espécies de hominídeos, com base na datação de fósseis.

AMABIS, José M.; MARTHO, Gilberto R. Biologia em Contexto. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2013. p. 299. v. 2.

Com base na figura e nos conhecimentos atuais sobre a evolução humana, é CORRETO afirmar que: 01. algumas espécies do gênero Australopithecus coexistiram com as primeiras espécies do gênero

Homo. 02. o Homo sapiens sapiens não coexistiu com nenhuma outra espécie de hominídeos. 04. o Homo erectus foi a primeira espécie de hominídeos que adquiriu a postura bípede. 08. o Homo erectus surgiu anteriormente ao Australopithecus (Homo) habilis. 16. a espécie de hominídeos que existiu por maior período foi a Australopithecus afarensis. 32. um evento aceito cientificamente sobre a evolução humana foi a dispersão do Homo sapiens

sapiens a partir da África. 64. a postura bípede possibilitou maior liberdade de locomoção e de exploração dos ambientes nas

savanas africanas.

RESPOSTA SOMENTE ESTA PARTE PODERÁ SER DESTACADA

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40