wagner lopes ● a bíblia agrada a pequenos e grandes

22

Upload: aron-macedo

Post on 22-Jul-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Um tesouro para todas as famílias [algumas páginas]. Formado por textos práticos e modernos, elaborados de acordo com a pedagogia atual, este livro desperta a curiosidade das crianças, dos adolescentes e dos adultos.

TRANSCRIPT

Page 1: Wagner Lopes ● A Bíblia Agrada a Pequenos e Grandes
Page 2: Wagner Lopes ● A Bíblia Agrada a Pequenos e Grandes

W!"#$% S&'(!)$#*!#+ L,-$.

A BíbliaAgrada

a pequenos e grandes

A_Biblia_Agrada.indd 2 14/10/11 12:30

Page 3: Wagner Lopes ● A Bíblia Agrada a Pequenos e Grandes

W!"#$% S&'(!)$#*!#+ L,-$.

A BíbliaAgrada

a pequenos e grandes

SÃO PAULO 2011

A_Biblia_Agrada.indd 3 14/10/11 12:30

Page 4: Wagner Lopes ● A Bíblia Agrada a Pequenos e Grandes
Page 5: Wagner Lopes ● A Bíblia Agrada a Pequenos e Grandes

13

1ª Parte Bíblia Agrada

A BÍBLIA: AS PRIMEIRAS PALAVRAS Gn 1.1

No princípio criou Deus os céus e a terra.

A BÍBLIA: A PRIMEIRA PÁGINA Gn 1-2

Na primeira página da Bíblia, Deus está criando o Céu e a Terra. Antes só havia escuridão e um turbilhão de águas, o caos. O Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

Logo de início, Deus faz o dia e a noite, no segundo dia faz o céu, no terceiro dia, o mar e a terra. E deu ordem para que as plantas e as árvores frutíferas crescessem, no quarto dia Deus faz o sol, as estrelas e a lua para iluminarem a terra, no quinto dia Deus enche o mar de peixes e o céu de aves, no sexto dia, Deus cria todos os animais e também o homem e a mulher. Pronto. A Criação está completa, eis que era tudo muito bom. No sétimo dia Deus descansa.

ADÃO E EVA NO JARDIM DO ÉDEN Gn 2-3

Os primeiros seres humanos criados por Deus foram Adão e Eva. Deus plantou um lindo jardim no Éden com árvores muito bonitas com variadas e saborosas frutas; as

A_Biblia_Agrada.indd 13 14/10/11 12:30

Page 6: Wagner Lopes ● A Bíblia Agrada a Pequenos e Grandes

14

plantas eram belas e viçosas, Deus trouxe os animais para que Adão desse um nome a cada um deles e para que eles dois cuidassem de tudo o que ali existia. Adão e Eva podiam comer qualquer fruto do jardim e havia muitos e variados, eles, porém, só não deviam comer os frutos de uma árvore, da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Deus disse a eles que se comessem, morreriam.

A serpente enganadora, porém, tentou Adão através de Eva a que provasse o fruto proibido por Deus, dizendo que assim eles se tornariam conhecedores do bem e do mal conforme Deus. Eles não resistiram e desobedeceram à von-tade de Deus. E, passaram a ver, então, que estavam nus. E Deus que todos os dias conversava com eles, perguntou a Adão: Onde estás? Deus /cou muito zangado com a atitude que eles tomaram e vestiu os dois com peles de animais e os mandou embora do jardim do Éden para sempre. Dali por diante Adão e Eva tiveram que trabalhar com o suor do seu rosto para conseguir o alimento, por todos os dias de suas vidas. Pois ao desobedecerem, perderam o direito de morar no lindo Jardim.

OS PRIMEIROS IRMÃOS Gn 4

Os primeiros /lhos de Adão e Eva chamaram-se Abel e Caim um era bom e outro ruim, ambos brincaram e cres-ceram juntos. Caim foi agricultor e Abel pastor de ovelhas, os dois gostavam muito dos seus trabalhos e presenteavam com o fruto de seus esforços a Deus. Uma linda ovelhinha, Abel ofertava e Caim um feixe de trigo. Deus recebia as duas ofertas, porém só a oferta de Abel era bem aceita, porque ele

A_Biblia_Agrada.indd 14 14/10/11 12:30

Page 7: Wagner Lopes ● A Bíblia Agrada a Pequenos e Grandes

15

via a sinceridade de seu coração. Certo dia, por um intenso ciúme e ódio, Caim matou Abel, seu irmão mais novo.

Onde está Abel, Caim? Deus perguntou-lhe. Caim men-tiu para Deus dizendo que não sabia, mas subiu até o coração de Deus a sua maldade e Deus então o castigou. Nunca mais ele plantou como antes, passou a ser peregrino pela terra, a maldade de Caim se multiplicou por mil vezes.

NOÉ, A ARCA E O ARCO Gn 6-9

Noé viveu numa época de pessoas muito malvadas. Deus vendo tanta desobediência e maldade decidiu inundar tudo. Mas Noé era homem bom e andava em constante co-munhão com Deus. Por amor a Noé, Deus disse para que ele construísse uma arca de madeira. Um barco grande para salvar sua família inteira. E pediu que colocasse a sua família e um casal de todos os animais existentes dentro da arca. Noé pron-tamente obedeceu. Quando todos já estavam dentro da arca, Deus fechou a porta, repentinamente, o chuvisco... a chuva... a chuvarada começou a cair. Choveu, choveu demais, choveu por 40 dias e 40 noites. Toda a Terra e todos os seres vivos se afogaram. Até que a chuva parou. Noé soltou da arca uma pomba. Ela voou, voou, voou e voltou segurando no bico um ramo de oliveira. Noé entendeu que logo ele poderia sair da arca, pois as águas tinham baixado. Assim que Noé e todos saí-ram da arca, Noé deu um culto de ação de graça, pois o futuro de agora em diante estava em suas mãos. Deus prometeu para todas as gerações que a terra nunca mais seria inundada por um dilúvio e fez aparecer no céu um arco colorido como sinal dessa promessa eterna. E o mundo voltou a 0orir.

A_Biblia_Agrada.indd 15 14/10/11 12:30

Page 8: Wagner Lopes ● A Bíblia Agrada a Pequenos e Grandes

16

A FÉ DE ABRAÃO Gn 12, 21-22

Passados muitos séculos, Abraão, morador de Harã, juntamente com sua família, foi um escolhido de Deus. Ele lhe pediu para levar sua família e os seus animais para uma terra desconhecida, na qual chegaria com a ajuda do próprio Deus. Por sua obediência, Deus o recompensaria com uma promessa: que ele seria o pai de uma grande nação. Abraão partiu para uma longa viagem com Sara sua mulher, os quais chegaram à cidade de Hebrom, em Canaã, onde /caram morando. O tempo foi passando e as promessas de Deus se cumprindo.

Sara e Abraão tiveram um /lho por nome Isaque, quan-do ambos já estavam com idade avançada. Estando seu /lho Isaque já crescidinho, Deus quis provar a fé de Abraão. E Deus pediu a Abraão que levasse o seu único /lho para que fosse sacri/cado na montanha. Abraão mais uma vez foi /el a Deus e obedeceu a sua ordem. No exato momento em que Abraão ia matar o menino no alto do monte Moriá, Deus con/rma a sua enorme fé e obediência, enviando imediatamente até eles um anjo que bradou desde o céu para que ele não matasse Isaque. E eles muito felizes por con/rmarem o grande Amor de Seu criador por eles, voltaram a casa. Por causa desse ato de fé, Abraão até hoje é chamado de o Pai da Fé. Deus, então, abençoou Abraão e todo o seu povo enormemente.

LÓ EM SODOMA Gn 19

Ló era sobrinho de Abraão, ele havia viajado desde Ur, cidade dos Caldeus, com Abraão e Sara. Ló decidiu mo-

A_Biblia_Agrada.indd 16 14/10/11 12:30

Page 9: Wagner Lopes ● A Bíblia Agrada a Pequenos e Grandes

17

rar em uma cidade chamada Sodoma próxima à cidade de Gomorra. O povo de Sodoma e Gomorra era muito mau e não obedecia a Deus. Por isso, Deus resolveu destruir as duas cidades. Mas por causa do justo Ló que lá vivia com sua família, Deus enviou dois anjos à sua casa para salvar todos os que ali fossem bons. Os anjos chegaram e conduziram com rapidez para fora de Sodoma, todos os que gostavam de Deus. Mas somente a família de Ló tinha sinceridade no coração e amava o Senhor. Então, os anjos retiraram Ló, sua esposa e suas duas /lhas, pois foram os únicos que creram nos anjos; outros foram convidados, mas não creram. Os an-jos deram uma única ordem àquela família, para que assim que eles saíssem da cidade, corressem em frente e não olhas-sem para trás. Eles corriam quando começaram cair do céu bolas de fogo sobre a cidade de Sodoma e de Gomorra. Ló e suas /lhas obedeceram e saíram direto em busca de um lugar seguro, mas sua mulher não resistiu à tentação da curiosidade e desobedeceu a ordem dos anjos e olhou para trás. E, ime-diatamente foi transformada em uma estátua de sal. Ló e suas /lhas foram salvas. Mas Sodoma e Gomorra foram totalmen-te destruídas, ninguém mais conseguiu escapar.

ISAQUE SE CASA COM REBECA Gn 24

Isaque, o /lho dos anciãos, Abraão e Sara, que passou pelo teste do Senhor e foi liberto pela fé de seu pai; cresceu e chegou o tempo dele se casar. Abraão quis presenteá-lo com uma linda esposa, pois era costume do povo os pais escolhe-rem as esposas para seus /lhos. Então, pediu a um dos seus trabalhadores mais antigos para que fosse buscar uma mulher

A_Biblia_Agrada.indd 17 14/10/11 12:30

Page 10: Wagner Lopes ● A Bíblia Agrada a Pequenos e Grandes

18

da Mesopotâmia, lugar onde ele nascera. O trabalho de busca desse homem seria muito importante, e Abraão ensinou que ele seria conduzido por Deus. A viagem era longa e o empre-gado de Abraão partiu. Chegando cansado na Mesopotâmia, existia ali um poço e todas as tardes as mulheres saíam a tirar água. Uma delas, chamada Rebeca, ofereceu-lhe água para saciar a sede do trabalhador de Abraão e seu camelo. Abraão já havia dito que ele seria guiado por Deus, ele, então, en-tendeu que isso era um sinal de Deus. E, estava certo, pois a linda moça Rebeca era parente de Abraão, e o trabalhador de Abraão contou sua história a Rebeca, ela /cou muito feliz e quis retornar com ele para Canaã. Isaque e Rebeca casaram-se e tiveram dois /lhos gêmeos, Esaú e Jacó e foram muito felizes na presença de Deus.

JACÓ E O SONHO Gn 27-28

Jacó era /lho de Isaque e Rebeca, seu irmão gêmeo cha-mava-se Esaú. O preferido de Rebeca era Jacó, e o escolhido de seu pai era Esaú.

Esaú e Jacó começaram a lutar desde o ventre materno. Como Esaú foi o primeiro a nascer, seria o sucessor de seu pai Isaque, mas como Jacó queria muito ser o sucessor de seu pai também, fez uma proposta ao irmão num dia em que ele estava com muita fome, e perguntou se ele queria trocar um prato de comida por sua primogenitura. Ele aceitou e comeu toda a sopa, sem se preocupar muito com o que o irmão dis-se. Rebeca e Jacó aproveitaram o fato e tomaram uma decisão escondida, para que seu pai Isaque confundisse um /lho com o outro no dia em que fosse passar a benção ao primogênito.

A_Biblia_Agrada.indd 18 14/10/11 12:30

Page 11: Wagner Lopes ● A Bíblia Agrada a Pequenos e Grandes

19

E conseguiram enganá-lo direitinho. Esaú /cou muito irado quando soube que tudo já havia acontecido e quis matar o seu irmão. Jacó fugiu da presença do seu irmão e foi morar bem longe.

Partiu Jacó de Berseba e foi para Harã. Ao pôr do sol, ele tomou uma das pedras do lugar em que se encontrava, fazendo-a de travesseiro. Deitou-se ali para dormir. Duran-te a noite, Jacó teve um sonho. Nele via uma escada que chegava ao céu e os anjos de Deus subiam e desciam por ela, acima dela estava Deus, que lhe disse: Eu sou o Deus de Abraão e Isaque, esta terra em que estás deitado, eu a darei a ti e a tua descendência.

Jacó se confortou com as palavras que Deus lhe falara e como agradecimento tomou a pedra que tinha feito de tra-vesseiro derramou óleo em cima dela e chamou aquele lugar de Betel e continuou Jacó, muito feliz e con/ante em Deus, a sua viagem.

JOSÉ E SEU VALOR ENQUANTO ESCRAVO E GO-VERNADOR Gn 37,41

José era /lho de Jacó e de Raquel. Jacó amava a José mais que a todos os seus outros /lhos. O que muito ciúme causava em seus irmãos. Um certo dia, quando José tinha dezessete anos e pastoreava as ovelhas de seu pai, seus irmãos de maldade venderam José como escravo aos viajantes do de-serto, os midianitas.

José foi levado para o Egito e lá foi comprado como escravo por Potifar, um o/cial do Faraó. Ele trabalhou como

A_Biblia_Agrada.indd 19 14/10/11 12:30

Page 12: Wagner Lopes ● A Bíblia Agrada a Pequenos e Grandes

20

escravo para o Faraó, porém por causa da tão grande mal-dade existente naquela casa, foi levado para a prisão e lá /cou alguns anos. Mas como José era com e Deus com ele começou a interpretar os sonhos de outros presos e o Faraó /cou sabendo.

O Faraó, de certa feita, sonhou que estava em pé perto do Rio Nilo e viu que sete vacas gordas eram comidas por sete vacas magras. José foi imediatamente chamado pelo Fa-raó para explicar o signi/cado do sonho. E José respondeu com exatidão que viriam sete anos de fartura e depois sete anos de escassez.

Faraó /cou tão maravilhado que o promoveu a Gover-nador do Egito. José passou a ser o homem mais respeitado do Egito. E tomou a atitude de guardar todo o alimento em um grande depósito.

E sucedeu o que José tinha previsto no sonho. O tem-po da escassez chegou. A fome atingiu todas as regiões. E um dia Jacó pediu a seus /lhos que fossem ao Egito buscar comida para a família. José ao ver seus irmãos, perdoou-os, trazendo toda a sua descendência israelita para o Egito, lugar onde viveram por muitos anos.

MOISÉS LIBERTOU OS ESCRAVOS DO EGITO Ex 2,20

Com o passar do tempo, o Faraó morreu e outros o su-cederam. E começaram a maltratar a descendência de José e Jacó, fazendo de todos escravos. Porém, por mais que fossem maltratados, mais se multiplicavam e se espalhavam pelas ter-ras do Egito. Até que um belo dia, uma mulher israelita teve

A_Biblia_Agrada.indd 20 14/10/11 12:30

Page 13: Wagner Lopes ● A Bíblia Agrada a Pequenos e Grandes

21

um lindo bebê, e o Faraó soube que um dos recém-nascidos libertaria seu povo da escravidão.

Então o rei do Egito, o grande Faraó, ordenou que todo o bebê israelita do sexo masculino que nascesse fosse morto. A mãe do bebê e sua irmã assustadas arrumaram um jeito de salvá-lo, colocando o bebê dentro de um cesto de junco e o deixaram nas águas do rio Nilo e /caram vigiando. E viram que a /lha do Faraó desceu para tomar banho no rio e encon-trou o bebê, pegou-o e levou-o para casa, o qual foi cuidado pela escrava que, ela não sabia, mas era a própria mãe do bebê. O menino estando já grande foi apresentado ao Faraó, pela /lha, o qual o adotou e lhe pôs o nome de Moisés.

O jovem Moisés foi criado no palácio do Faraó, mas em seu coração sempre se preocupava com a escravidão e o sofrimento do seu povo, os israelitas.

Alguns anos se passaram e Deus ordenou a Moisés que tirasse o povo de Israel da escravidão do Egito e o levasse à Canaã, a Terra Prometida. Deus o ajudou e todo o povo passou por dentro do Mar Vermelho e todos /zeram uma longa viagem pelo deserto até chegarem perto do Monte Si-nai, onde Deus convidou Moisés a subir no monte para falar com ele. Moisés subiu e viu Deus que lhe presenteou com duas pedras planas onde estavam escritos os Dez Manda-mentos, eram as leis de Deus. O povo de Israel, a partir de então devia obedecê-las. Finalmente os israelitas chegaram a Canaã depois de quarenta anos caminhando pelo deserto. Hoje em dia sabe-se que se o povo não tivesse reclamado de Deus, e tivesse aceitado feliz todas as ordens que Deus lhes havia dado desde o início, chegariam à Canaã em alguns poucos dias.

A_Biblia_Agrada.indd 21 14/10/11 12:30

Page 14: Wagner Lopes ● A Bíblia Agrada a Pequenos e Grandes

22

O CORAJOSO E OBEDIENTE JOSUÉ Js 6

Josué pertencia ao povo de Israel que caminhava pelo deserto e era amigo de Moisés viajando juntos pelo deserto por muitos anos. Nesse tempo Moisés estava velho e enfra-quecido e Deus estava preparando Josué para ser o novo líder depois da morte de Moisés, para continuar a viagem à terra prometida ao povo de Israel.

O corajoso Josué chegou em Canaã com seu povo e precisou tomar a cidade de Jericó, mas seus portões estavam fortemente trancados, ninguém podia entrar nem sair e toda a cidade era cercada por muralhas. Deus ensinou a Josué como ele deveria fazer, e ele seguiu as instruções sabiamente.

O General Josué e seu exército deveriam dar uma volta ao redor da cidade durante seis dias seguidos, cheios de fé. Josué e seu exército marcharam em volta de Jericó, pois sabiam que Deus ia dar um sinal para que eles entrassem naquela cidade.

No sétimo dia, Josué e seus amigos marcharam sete vezes ao redor das muralhas da cidade, em seguida os sacer-dotes tocaram as trombetas e os soldados deram gritos de vitórias bem alto, na mesma hora as fortíssimas muralhas se espatifaram no chão. Josué e o seu povo foram vitoriosos e /xaram-se em Canaã.

A JUÍZA E PROFETIZA DÉBORA Jz 4

Débora era uma mulher moradora de Lapidote, nessa época ela era a juíza e profetisa escolhida por Deus. O povo de Israel subia a região montanhosa de Efraim onde Débora aconselhava os israelitas, pois o povo havia se afastado de Deus,

A_Biblia_Agrada.indd 22 14/10/11 12:30

Page 15: Wagner Lopes ● A Bíblia Agrada a Pequenos e Grandes

23

por isso Deus os entregou nas mãos de Jabim rei de Canaã. O trabalho de Débora era ensinar os israelitas a voltar para Deus e salvá-los do rei perverso de Canaã. Ela aconselhou um ho-mem chamado Baraque e ordenou como Deus lhe disse: Bara-que deveria formar um exército de dez mil homens e levá-lo ao monte Tabor para lutar contra o malvado rei Jabim. Baraque disse que só iria se Débora o ajudasse e ela prontamente con-cordou. O general do rei se chamava Sísera e o exército deles possuía 900 carros de guerra feitos de ferro, mas com a ajuda de Deus, Débora e Baraque foram mais valentes do que eles e o derrotaram, então desceram do Monte Tabor e cercaram todos até não /car um sequer. Os israelitas estavam livres e a missão de Débora e Baraque foi cumprida.

OS 300 HOMENS DE GIDEÃO Jz 7

Muitos anos passaram os israelitas em Canaã, e, nova-mente, deixaram de obedecer a Deus e foram atacados pe-los midianitas. Gideão cuidava do trigo, quando um anjo enviado por Deus lhe ordenou que aniquilasse os midiani-tas, ele obedeceu a Deus e preparou um forte exército, Deus orientou Gideão a escolher os 300 melhores homens para a guerra. Conduzido por Deus, Gideão e os seus homens atacaram de surpresa, na escuridão da noite, o acampamento dos midianitas com tochas de fogo e trombetas. Eles tocaram trombetas e os midianitas /caram confusos e começaram a lutar entre eles. Os israelitas venceram por completo os mi-dianitas, a paz voltou a reinar em Canaã e o povo de Israel voltou a obedecer a Deus.

A_Biblia_Agrada.indd 23 14/10/11 12:30

Page 16: Wagner Lopes ● A Bíblia Agrada a Pequenos e Grandes

24

SANSÃO E DALILA Jz 16

Deus escolheu Sansão para livrar o povo de Israel dos /listeus. Desde quando nascera Sansão possuíra muita força, mais que todos os homens daquele lugar; certa vez feriu mil homens com uma queixada de jumento e posteriormente ma-tou um leão sem nada na mão. Os inimigos de Sansão tinham muita inveja dele. Dalila era uma mulher muito malvada e bonita do povo /listeu, e, infelizmente, foi quem Sansão mais amou. Dalila tentou muitas vezes descobrir o segredo de sua força para dizer ao seu povo. Um dia Sansão contou-lhe o segredo: que a sua força estava nos seus cabelos. Então ela o traiu, preparou uma armadilha e cortou o seu cabelo deixan-do-o com a força de um homem normal. Os /listeus pegaram Sansão e feriram seus olhos, amarraram-no e puseram-no a girar em um moinho no cárcere. Naqueles dias os cabelos de Sansão começaram a crescer depois que fora raspado. Meses depois os /listeus deram uma festa e trouxeram Sansão do cárcere para zombar dele. Sansão pediu ao rapaz que o levara até a festa para apalpar duas colunas, e fez a sua última oração a Deus, pedindo que suas forças retornassem. Então derrubou as colunas de pedra, que sustentavam a construção e tudo desabou. Sansão e todos os /listeus morreram.

RUTE AMAVA SUA SOGRA Rt

Elimeque, sua esposa Noemi e seus /lhos saíram de Judá e foram morar em Moabe, uns dos /lhos casou com Rute e o outro casou com Orfa, infelizmente o pai e seus /lhos mor-reram deixando sua mãe Noemi com suas noras Rute e Orfa

A_Biblia_Agrada.indd 24 14/10/11 12:30

Page 17: Wagner Lopes ● A Bíblia Agrada a Pequenos e Grandes

25

viúvas. Noemi resolveu voltar para Judá, onde morava antes, ela disse a Rute e a Orfa que voltassem para a casa de seus pais e casassem novamente. Orfa voltou para os seus pais, mas Rute amava Noemi e queria cuidar dela e prometeu-lhe, que para onde ela fosse iria junto, que seu povo seria o seu povo, seu Deus o dela também. Assim, Noemi e Rute foram juntas para Belém de Judá em busca de alimento e um novo lar. Rute trabalhava nos campos juntando grãos para que pudes-sem comer. O proprietário daqueles campos era muito rico em Judá e era parente de Noemi, seu nome era Boaz. Ele era um homem bom e Rute era /el. Os dois se casaram e tiveram um /lho, chamado Obede ele foi avô do Rei Davi.

O PROFETA SAMUEL ISm 3

Certo dia Deus respondeu as orações de Ana e ela teve um /lho que se chamou Samuel. Como agradecimento Ana levou o menino ao templo para que ele /casse como ajudan-te do sacerdote Eli. Samuel passou a morar no templo, sua mãe sempre ia visitá-lo. Certa noite Samuel ouviu uma voz lhe chamar três vezes. Todas as vezes ele foi até o sacerdote Eli pensando que o estava chamando. Então Eli entendeu que era Deus quem estava chamando Samuel. Eli ensinou o pequeno Samuel como ele deveria fazer. Quando Deus lhe chamou outra vez, ele respondeu: Fala Deus que eu estou es-cutando. Deus disse a Samuel que o sacerdote Eli precisava organizar melhor a sua casa. Samuel foi profeta, juiz e um grande sacerdote de Deus. Ele trabalhou incansavelmente para o seu povo.

A_Biblia_Agrada.indd 25 14/10/11 12:30

Page 18: Wagner Lopes ● A Bíblia Agrada a Pequenos e Grandes

26

O REI SAUL ISm 10,16

O primeiro rei de Israel chamava-se Saul. O profeta Samuel derramou óleo em sua cabeça e o ungiu rei dos isra-elitas. Nessa época Saul tornou-se um bom rei, mas o tempo foi passando e ele não quis fazer a vontade de Deus e isso incomodou o coração de Deus. Então Deus enviou o profe-ta Samuel a ungir outro rei. Samuel prontamente obedeceu e foi na casa de Jessé e buscou o jovem Davi que cuidava de ovelhas. O pastorzinho Davi se tornou o rei Davi. Saul tentou fazer muitas maldades contra Davi, pois tinha inveja dele, até que um dia Saul morreu lutando contra os /listeus e Davi foi um grande rei em Israel.

O REI DAVI ISm 17

Davi era /lho de Jessé o belemita e gostava de tomar conta das ovelhas. Ainda muito jovem, inteligente e cora-joso não deixava os leões e os ursos famintos atacarem seu rebanho. Certo dia ele lutou com um leão para defender as ovelhas de seu pai.

Naqueles dias os /listeus foram guerrear contra os isra-elitas e entre eles havia um grande /listeu chamado Golias, com quase três metros de altura. Sua espada e sua lança dei-xavam todos com medo. Ele chamava todos os homens para lutar com ele e os israelitas tremiam de medo, mas Davi era valente e con/ava em Deus e prontamente aceitou o desa/o do gigante. Davi pegou sua funda juntou cinco pedras lisas e com a primeira pedrada arremessada mirou bem no meio da testa do gigante e ele morreu. O tempo foi passando e depois

A_Biblia_Agrada.indd 26 14/10/11 12:30

Page 19: Wagner Lopes ● A Bíblia Agrada a Pequenos e Grandes

27

da morte de Saul, Davi foi proclamado rei de Israel. O rei Davi era amado e respeitado por todos.

O REI SALOMÃO IRs 3,6

Salomão era /lho de Davi e Batseba. Davi /cou velhi-nho e morreu, Salomão, seu /lho tornou-se rei em seu lugar. Nessa época não havia guerra, Israel estava em paz, todos trabalhavam e viviam felizes sobre a proteção de Deus. No início do reinado de Salomão, Deus apareceu em sonho e perguntou-lhe: Peça o que você quiser, Eu lhe darei! Salomão pediu a Deus o dom da sabedoria para reinar corretamente como seu pai reinou. Deus gostou muito do pedido de Sa-lomão e deu a ele além de sabedoria, muita riqueza, paz em seu reino e uma vida farta de dias. Salomão convocou muita gente para edi/car um templo para Deus, onde o seu povo pudesse adorar a Deus e obedecer a sua palavra.

Naquela época a rainha de Sabá veio de uma terra mui-to longe visitar o rei Salomão. Quando ela viu a grandeza do reino, sua riqueza e a sabedoria do rei, /cou admirada, com tudo o que contemplava com os seus olhos. Ela glori/cou o Deus de Israel por seu amor a Salomão e ao seu povo.

O PROFETA ELIAS I Rs 17

Elias foi um profeta de Deus que era muito peludo e vestia-se com um cinto de couro. Certo dia ele se apresentou ao rei Acabe e disse que Deus iria trazer uma grande seca e o seu reino acabaria como castigo por sua maldade, pois Jezabel,

A_Biblia_Agrada.indd 27 14/10/11 12:30

Page 20: Wagner Lopes ● A Bíblia Agrada a Pequenos e Grandes

28

sua mulher, ensinara o rei Acabe a adorar outro deus. Então Deus cumpriu corretamente o que Elias tinha dito, veio a seca e faltou alimento.

Deus cuidava de Elias. Ele passou a morar perto de um ribeiro. Toda manhã e toda noite Deus enviava corvos com pão e carne e ele bebia do ribeiro. Mas passados alguns dias o ribeiro secou, porque não tinha havido chuva na terra.

Então Deus o conduziu para uma cidade chamada Sarepta e Deus ordenou a uma mulher viúva que o alimen-tasse. A viúva tinha apenas uma vasilha de farinha e umas gotas de azeite, mas Deus fez um grande milagre e durante todo o tempo em que Elias morou na casa dela nunca fal-tou alimento.

O PROFETA ELISEU II Rs 2

Eliseu era um jovem trabalhador e conduzia um dos arados nas lavouras de seu pai. Quando o profeta Elias o en-controu, deu de presente sua capa para Eliseu e naquele mo-mento o jovem Eliseu começou a andar com o profeta Elias sendo seu ajudante. Eliseu seguiu o profeta Elias com muita alegria, aprendendo muitos ensinamentos. Todo lugar que Deus conduzia Elias, Eliseu o acompanhava. Quando Deus estava para levar Elias ao céu em uma carruagem de fogo, lá estava Eliseu com ele. Eles estavam andando e conversando e repentinamente um carro de fogo, com cavalos de fogo os separou um do outro, Elias subiu ao céu num redemoinho e lançou sua capa para Eliseu. Ele se tornou um grande profeta de Deus e realizou muitos milagres.

A_Biblia_Agrada.indd 28 14/10/11 12:30

Page 21: Wagner Lopes ● A Bíblia Agrada a Pequenos e Grandes

29

O COPEIRO NEEMIAS E O SACERDOTE ESDRAS Ne 6, 8

Neemias era copeiro do rei Artaxerxes e Esdras era sa-cerdote e escritor, ambos eram amigos e projetaram no cora-ção os mesmos propósitos de edi/car os muros da cidade de Jerusalém como também o seu povo que estava caído, pois tinham se esquecido de Deus. O rei permitiu que Neemias fosse ajudar o seu povo, então ele deixou a vida sossegada e tranquila do palácio para ajudar o seu povo a0ito. Os dois trabalharam unidos sem se importar com os inimigos. Nee-mias levantou os muros da cidade e Esdras renovou a fé dos israelitas. Ele era um sacerdote muito humilde conhecia mui-to bem as Escrituras. Esdras reuniu todos e ensinou por mui-to tempo as Escrituras, ele incentivou o povo a lembrar da lei de Deus e se voltar para Deus de todo o coração. A cidade de Jerusalém estava com seus muros e o seu povo edi/cados.

A PACIÊNCIA DE JÓ Jó 42

Jó era um homem muito rico e honesto, cuidava muito bem de sua família, desviava-se do mal e em todos os mo-mentos adorava a Deus. Certo dia Deus quis experimentar Jó, para conhecer melhor a sua fé. Deus provou o seu servo da seguinte maneira: todos os seus animais morreram, todos os seus /lhos morreram e todo o seu corpo foi coberto de feridas, três amigos de Jó o acusavam falsamente e sua esposa falava no seu ouvido: Amaldiçoa o teu Deus e morre. Satanás odiava Jó por causa da sua grande fé em Deus. Toda essa

A_Biblia_Agrada.indd 29 14/10/11 12:30

Page 22: Wagner Lopes ● A Bíblia Agrada a Pequenos e Grandes

30

provação permitida por Deus durou muito tempo. Mas Jó permaneceu cada dia mais /el a Deus sem reclamar, essa ati-tude agradou tanto a Deus, que sua provação chegou ao /m. Como recompensa da sua fé e /delidade a Deus, Jô recebeu em dobro tudo o que ele perdeu, além de animais, /lhos, riqueza, Jô teve uma vida longa e com muita saúde na terra.

O PROFETA ISAÍAS Is 9

Isaías foi um dos maiores profetas de Deus, ele pro-fetizou muito ao seu povo, sobre diversos assuntos, porque Deus estava com ele. Na época de Isaías o seu povo pagava impostos à Assíria, que os fazia de escravos, destruía cidades muradas e levaram muitas pessoas para o cativeiro. Porém Isaías tinha muita fé em Deus, ele orou e aconselhou o rei Ezequias como ele deveria fazer para derrotar os seus inimi-gos. O anjo do Senhor feriu muitos assírios em uma só noite e os seus inimigos foram vencidos. Ele profetizou que um dia nasceria uma criança e que quando crescesse seria um grande profeta e o seu nome seria chamado de Messias e ele traria paz na terra e as pessoas iriam ouvir sua mensagem e crer nele. Assim Isaías profetizou até o /m da sua vida, sempre obedecendo a Deus.

O PROFETA JEREMIAS Jr 38

Jeremias foi um grande profeta desde o ventre de sua mãe. Quando jovem ele não tinha experiência com Deus para falar aos homens que eles adoravam falsos deuses, mas

A_Biblia_Agrada.indd 30 14/10/11 12:30