viver o natal, por sidónio e tiago

11
Viver o Natal em Português

Upload: isabel-preto

Post on 24-May-2015

2.226 views

Category:

Spiritual


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Viver o Natal, por Sidónio e Tiago

Viver o Natal em Português

Page 2: Viver o Natal, por Sidónio e Tiago

ÍndiceO significado do NatalHistória do Pai NatalO Natal em Portugal (costumes e ritos)As músicas do NatalJá é NatalProvérbiosAdvinhasIdentificação do TrabalhoBibliografia

Page 3: Viver o Natal, por Sidónio e Tiago

O que significado do Natal

O Natal surge como o aniversário do nascimento de Jesus Cristo, Filho de Deus, sendo actualmente uma das festas católicas mais importantes.

Inicialmente, a Igreja Católica não comemorava o Natal. Foi em meados do século IV d.C. que se começou a festejar o nascimento do Menino Jesus, tendo o Papa Júlio I fixado a data no dia 25 de Dezembro, já que se desconhece a verdadeira data do Seu nascimento.

Uma das explicações para a escolha do dia 25 de Dezembro como sendo o dia de Natal prende-se como facto de esta data coincidir com a Saturnália dos romanos e com as festas germânicas e célticas do Solstício de Inverno, sendo todas estas festividades pagãs, a Igreja viu aqui uma oportunidade de cristianizar a data, colocando em segundo plano a sua conotação pagã. Algumas zonas optaram por festejar o acontecimento em 6 de Janeiro, contudo, gradualmente esta data foi sendo associada à chegada dos Reis Magos e não ao nascimento de Jesus Cristo.

O Natal é, assim, dedicado pelos cristãos a Cristo, que é o verdadeiro Sol de Justiça (Mateus 17,2; Apocalipse 1,16), e transformou-se numa das festividades centrais da Igreja, equiparada desde cedo à Páscoa.

Page 4: Viver o Natal, por Sidónio e Tiago

A História do Pai Natal O Pai Natal ou Papai Noel como é conhecido no Brasil, é quem te deixa em tua casa os presentes de

Natal. É descrito geralmente como um homem gordo, alegre com barbas brancas, vestido de vermelho e branco, e conduz por todo o mundo um trenó composto por renas, sendo a mais famosa o Rudolfo.Entra nas casas pela chaminé para deixar presentes sob a árvore de Natal e nas meias de todas as crianças boas. Embora esta imagem familiar de Pai Natal seja uma invenção norte-americana, tem raízes europeias antigas e continua a influenciar a celebração do Natal em todo o mundo. Havia outrora segundo uma lenda cristã, um Santo de nome Nicolau, que era venerado por ser amigo e presentear as crianças e os pobres.Washington Irving deu aos americanos a primeira informação detalhada sobre a versão holandesa de São Nicolau. As propagandas da Coca-Cola introduzidas em 1931, mudariam as anteriores vestes daquele que foi evoluindo de São Nicolau até ao Pai Natal dos nossos tempos, em que se cobre com um fato vermelho cor do refrigerante publicitado. Nas versões modernas da do Pai Natal este conta com a preciosa ajuda de duendes para fazer todos os brinquedos de Natal.Muitas pessoas escrevem cartas ao Pai Natal dizendo o que desejam de presente.A imagem moderna de Pai Natal opõe-se ao verdadeiro sentido do Natal e promove o consumismo.No Natal lembre-se que melhor do que dar presentes caros é oferecer generosidade, e prolongue esta data por todo o ano.Neste site qualquer um pode participar através do e-mail fornecido e escrever no guestbook uma cartinha ao Pai Natal em qualquer altura do ano, quem sabe ele não espreite mais cedo os vossos desejos…

Page 5: Viver o Natal, por Sidónio e Tiago

O Natal em Portugal (Costumes e Ritos)

O Natal é, sem dúvida, uma das celebrações mais complexas do calendário português, no qual se observam elementos de cultos solsticiais e dos mortos, cerimónias da liturgia cristã comemorativas do nascimento de Jesus Cristo, entre outros.

Actualmente, devido a uma crescente globalização, o Natal português começa a ser influenciado por outras culturas, sobretudo através dos filmes americanos, um dos factos que comprova este tendência é a substituição do Menino Jesus pelo Pai Natal na entrega dos presentes; os tradicionais presépios, que representam o nascimento de Cristo (e que constituem um dos motivos mais notórios da estatuária popular portuguesa) têm agora de coexistir com a árvore de Natal, de origem certamente germânica. Contudo, isto não quer dizer que as tradições natalícias portuguesas desapareceram!

Page 6: Viver o Natal, por Sidónio e Tiago

As Músicas do Natal A Igreja Católica sempre deu muita importância à música. As músicas de

Natal surgiram devido aos esforços católicos de retirar importância às músicas e danças pagãs As primeiras músicas de Natal surgiram no século IV e ainda hoje são cantadas. No século XIX, surgiram muitas melodias de Natal de origem pagã.

Cada país tem as suas próprias canções, uma das mais populares é a canção inglesa “White Christmas” escrita por Irving Berlin em 1942, mas não é a única temos ainda o exemplo de “Silent Night, Holly Nigth” composta na Áustria por Franz Grubet no século XIX, “Jingle Bells”, entre muitas outras.Portugal também tem as sua músicas de Natal, a mais conhecida é “Adeste Fidelis”, que tem a particularidade de estar escrita em latim. Aliás a fama desta música fez com se que se criasse uma versão sua em inglês, a também famosa “O Come, All Ye Faithful”.

Page 7: Viver o Natal, por Sidónio e Tiago

Já é NatalJá é Natal

Jesus nasceuOs homens vem salvarRecebe o seu amorPrepara-lhe um lugarE canta em seu louvor

Já é NatalJesus é ReiAclama o teu senhor A Terra e o CéuOs campos e o marExultam no Criador

Já é NatalA luz brilhouE a Terra despertouNum canto triunfalProclamou com amorA glória do Senhor

Já é NatalJesus nasceuOs homens vem salvarRecebe o seu amorPrepara-lhe um lugarE canta em seu louvor

Page 8: Viver o Natal, por Sidónio e Tiago

Provérbios1.- As coisas raras são as mais apreciadas. 2 - As palavras voam, a escrita fica. 3 - Bem tocada, não há mulher feia. 4 - Bom livro, bom amigo. 5 - Cada um é que sabe com as linhas com que se cose. 6 - Comida fina, em corpos grossos, faz mal aos ossos. 7 - O bom filho à casa torna. 8 - O comer e coçar vai do começar. 9 - Deus nos livre de maus vizinhos ao pé da porta. 10 - Chuva em Novembro, Natal em Dezembro.

Page 9: Viver o Natal, por Sidónio e Tiago

AdivinhasO Que é que atravessa o vidro sem quebrar?Resposta: - A luzMuda de forma a toda a hora. Foi água, e água será. De

onde veio, não ignora... Mas nunca sabe a onde irá. Que é?Resposta: - A nuvem Qual é a palavra que tem quatro sílabas e vinte e nove

letras?Resposta: - AlfabetoQual é o apelido de uma pessoa que racha madeira?Resposta: - Machado. Sou filho de pais cantantes, minha mãe não tem dentes

nem nenhum dos meus parentes, eu sou calvo e de rosto alto. O que é?

Resposta: - O ovo.

Page 10: Viver o Natal, por Sidónio e Tiago

Identificação do Trabalho

Realizadores: Sidónio Mendes Nº 22 Tiago Almeida Nº 24

Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Isabel Preto

Ano lectivo: 2009/2010

Page 11: Viver o Natal, por Sidónio e Tiago

Bibliografiahttp://natalnatal.no.sapo.pt/simb_tra

d.htm

http://proverbioseadivinhas.blogs.sapo.pt/ Provérbios e adivinhas.

http://images.google.pt/ Imagens. http://www.painatal.info/historia-do-

pai-natal.htm História do Pai Natal.