viva o atletismo 4

15
_________________________________________________________ Caderno de Apoio / GRCAJ - FPA __________________________________ __________________________________ 118 P P R R O O J J E E C C T T O O D D E E E E S S C C O O L L A A S S D D E E A A T T L L E E T T I I S S M M O O

Upload: ricardo-batista

Post on 26-Jun-2015

313 views

Category:

Documents


7 download

TRANSCRIPT

Page 1: Viva o Atletismo 4

_________________________________________________________ Caderno de Apoio / GRCAJ - FPA

__________________________________ __________________________________ 118

PPRROO JJEE CC TT OO DD EE EESS CC OO LLAASS DD EE AATT LLEE TT II SS MMOO

Page 2: Viva o Atletismo 4

_________________________________________________________ Caderno de Apoio / GRCAJ - FPA

__________________________________ __________________________________ 119

ORGANIZAÇÃO

As Escolas de Atletismo (E.A.) organizar-se-ão em quaisquer instalações formais ou informais e deverão ser implementadas preferencialmente em Escolas Básicas (1° ciclo), utilizando as infra-estruturas já existentes. Podem organizar-se em pistas - local ideal - mas também em pátios, recreios, campos de futebol, polidesportivos, pavilhões e outros. A organização das Escolas de Atletismo considerará dois níveis de intervenção: - Promotores: Direcção e Organização - Direcção Técnico - Pedagógica

Promotores: - Consideram-se promotores privilegiados as Autarquias, pela acção formativa e educativa que poderão desempenhar junto das crianças da sua área de intervenção. Os Promotores desenvolverão Acções para divulgação da actividade, inscrição das crianças nas actividades e constituição da direcção da escola, para o que serão convidados a participar, os pais das crianças. Direcção Técnico Pedagógica: - Será da responsabilidade das AARR’s de Atletismo e da DTN da Federação Portuguesa de Atletismo. A Direcção Técnico Pedagógica garantirá a definição dos conteúdos programáticos, a formação inicial e contínua dos monitores e a avaliação da acção.

As Escolas de Atletismo, como estruturas abertas de acolhimento de crianças e jovens, não se sobrepõem ao movimento associativo, pretendendo antes ser o seu suporte. Como oferta pública que são, têm condições para serem enquadradas nos programas de desporto das autarquias (Câmaras e Juntas de Freguesia) e apoiadas pelas Associações Regionais e Federação Portuguesa de Atletismo. Cada Escola de Atletismo. será orientada por um Monitor. Estes deverão ser enquadrados a nível concelhio ou distrital, conforme o número de escolas envolvidas no projecto, por um técnico superior qualificado, que poderá ser o Director Técnico Regional.

Page 3: Viva o Atletismo 4

_________________________________________________________ Caderno de Apoio / GRCAJ - FPA

__________________________________ __________________________________ 120

A Formação e Selecção dos Monitores será feita em colaboração com as Associações Regionais e a Federação Portuguesa de Atletismo. A fim de uniformizar a remuneração a atribuir aos Monitores, propõem-se as seguintes tabelas:

- Duas acções (aulas/treinos) por semana e enquadramento em activi-dades de animação e festivas –100,00€/mês, durante 10 meses

- Três acções por semana e enquadramento em actividades de animação e festivas – 125,00€/mês, durante 10 meses.

PREVISÃO DO Nº DE ESCOLAS PARA 2002/2003 - A Nível Nacional – 50 Escolas de Atletismo - A Nível Distrital – 1 Escola de Atletismo - A Nível de Pista – 1 Escola de Atletismo - Municípios a contactar institucionalmente por Associação – 50% A superação destes mínimos constituirá um aspecto valorativo a reconhecer. PROGRAMA GERAL DE FUNCIONAMENTO DAS ESCOLAS DE

ATLETISMO

PERÍODO DE FUNCIONAMENTO

O aparecimento das E.A. deverá ser desencadeado durante a preparação da nova época. PROGRAMA O programa de lançamento da E.A. deverá contemplar as seguintes Acções:

. Preparação do programa geral da proposta pelo Monitor responsável de cada Escola

Page 4: Viva o Atletismo 4

_________________________________________________________ Caderno de Apoio / GRCAJ - FPA

__________________________________ __________________________________ 121

. Apresentação do programa às Direcções das Associações Distritais e

aos Directores Técnicos Regionais . Promoção e divulgação das E. Atletismo . Definição de programas curriculares e da organização do ano lectivo . Apresentação do programa das E.A. às várias entidades do distrito -

Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Escolas e outros . Divulgação da actividade . Constituição da Estrutura de Acolhimento . Abertura de Inscrições . Início da Actividade

PREPARAÇÃO DA PROPOSTA GERAL PELO DIRECTOR TÉCNICO REGIONAL Torna-se necessário elaborar uma proposta geral de organização das EA. em cada distrito, devendo a respectiva Associação Distrital, através do seu DTR, planear os pormenores da sua implementação. Terão de ser previstos os locais de funcionamento, as entidades a contactar, os monitores que as enquadrarão, as estratégias de coordenação, os contactos a estabelecer e os calendários a cumprir. TIPO DE CONTACTOS

O tipo de contactos a estabelecer inicialmente poderá estar dependente da realidade local e do relacionamento institucional entre as entidades envolvidas. Poderá ser feito solicitando uma reunião para explicação do Projecto ou através de carta, explicando os respectivos objectivos e enviando o máximo de detalhes por forma a garantir um esclarecimento, o mais completo possível.

Page 5: Viva o Atletismo 4

_________________________________________________________ Caderno de Apoio / GRCAJ - FPA

__________________________________ __________________________________ 122

ACÇÕES A DESENVOLVER

ACÇÕES A DESENVOLVER DATAS

Aprovação do Projecto pela Direcção Técnica Nacional e pela

Direcção da Federação Portuguesa de Atletismo

Novembro de 2002

Apresentação do Projecto às Associações Distritais e respectivos

Directores Técnicos Regionais em reunião de Zona ou Nacional

Novembro de 2002

Apresentação do Projecto à Associação Nacional de Municípios,

Autarquias, Juntas de Freguesias, Escolas e outras entidades

Dezembro de 2002

Reuniões com Monitores para formação inicial Janeiro de 2003

Balanço do número de E. A. já formadas Fevereiro de 2003

Reuniões de Planeamento mensais entre o Coordenador e

respectivos Monitores

Novembro de 2002 a Julho de 2003

Encontro das Escolas de Atletismo, a nível concelhio 1ª quinzena de Junho de 2003

Festa de Encerramento da Escolas de Atletismo, a nível distrital 2ª quinzena de Junho de 2003

Page 6: Viva o Atletismo 4

_________________________________________________________ Caderno de Apoio / GRCAJ - FPA

__________________________________ __________________________________ 123

PPRROO GG RRAAMM AA DD EE AANN IIMM AA ÇÇ ÃÃOO DD EE AATT LLEE TT II SSMM OO

NNAA SS EESS CCOO LLAASS // PPRROO PPOOSSTT AA

Page 7: Viva o Atletismo 4

_________________________________________________________ Caderno de Apoio / GRCAJ - FPA

__________________________________ __________________________________ 124

- É do conhecimento geral que a prática do atletismo não se organiza,

na generalidade das escolas, de forma a proporcionar aos estudantes uma participação regular e atractiva.

Quer por inexistência ou insuficiência de instalações e de materiais mínimos, quer por indisponibilidade de horários adequados às necessidades de programas de Educação Física e Desportiva, quer ainda e, como consequência do anterior, da fraca motivação da estrutura interna das escolas, a prática do atletismo não se organiza como contributo válido, para a formação dos jovens estudantes.

- A Federação Portuguesa de Atletismo e o Sector Juvenil têm um co-

nhecimento concreto da participação das Escolas, num quadro competitivo aberto (sem quaisquer impedimentos burocráticos) destinado também a jovens que frequentam as escolas. Nos três principais torneios a participação de jovens representando Escolas e Clubes nas fases distritais, apresenta uma flagrante desproporção como se pode verificar a seguir:

Época 2001

ENTIDADES

PARTICIPANTES TRIATLO JOVEM

SALTO EM ALTURA

EM SALA ATLETA

COMPLETO NA ÉPOCA EM GERAL

Escolas 10 6 13 40

Clubes 154 73 168 282

TOTAL 164 79 181 322

- Ao longo da "Campanha Viva o Atletismo" o Sector Juvenil tem com-

tactado com muitos professores de Educação Física no âmbito do Atletismo. A fim de possuir elementos seguros, foram solicitados às AARR’s elementos concretos que nos permitissem conhecer os Professores de Educação Física que treinam clubes e que participam regularmente em quadros competitivos federados.

Page 8: Viva o Atletismo 4

_________________________________________________________ Caderno de Apoio / GRCAJ - FPA

__________________________________ __________________________________ 125

Obteve-se a relação que se apresenta na página 121, onde se verifica que mais de 100 professores – 102 sem incluir os da zona de Lisboa que se supõe se aproximem das 2 dezenas, realizam actividades ligadas ao Atletismo, na sua grande maioria treinando atletas em clubes. Não se incluem nesta lista os DTR’s e os Técnicos da FPA.

Este total significa que há um excedente de professores que se dedicam ao atletismo competitivo nos clubes e que ultrapassa largamente o total daqueles que o fazem nas escolas.

- Esta centena de Professores que treinam atletas em clubes, tem um

conhecimento específico da modalidade que a sua formação académica e a sua dedicação à modalidade garantem. A captação e o ensino/treino dos atletas e a actividade organizativa que normalmente desempenham nos pequenos clubes, representa um potencial de conhecimentos que importa aproveitar para implantar, com alguma profundidade, uma actividade da prática do atletismo nas Escolas 2/3 Ciclos e Secundárias, onde os mesmos professores exercem a sua actividade profissional.

- É a partir destes pressupostos que se apresenta, no âmbito da Direcção

Técnica Nacional, o “Programa de Animação do Atletismo nas Escolas” – PROGANATLE que, no essencial, consiste em integrar neste programa de animação, os professores que já se dedicam ao atletismo nos clubes.

- Este “PROGRANATLE” ou “PROGATLE” orientar-se-á pelo seguinte pro-cesso organizativo:

DEFINIÇÃO

Em cerca de 80 escolas será dinamizado um processo de animação do atletismo, mediante a organização de um quadro participativo simplificado.

Page 9: Viva o Atletismo 4

_________________________________________________________ Caderno de Apoio / GRCAJ - FPA

__________________________________ __________________________________ 126

QUADRO PARTICIPATIVO

Serão criadas oportunidades de participação em cada escola, num programa anual de actividades que integrará:

. Salto em Altura em Sala

. Triatlo em Sala

. Torneios de Turma

. Torneios de Escola

. Torneios entre Escolas

Estes torneios serão realizados nos pavilhões das Escolas, nas áreas de ar livre e nas pistas de atletismo existentes. FORMAS DE PARTICIPAÇÃO

Para cada torneio serão elaboradas normas organizativas gerais, admitindo-se a possibilidade de, através da comparação de resultados, se elaborar uma Classificação Nacional das Escolas em Atletismo.

Admite-se que os torneios a realizar abranjam dois Escalões Etários: Infantis - 12/13 anos e Iniciados - 14/15 anos.

ENQUADRAMENTO

Serão responsáveis pela dinamização e animação destas actividades os professores de Educação Física que se referem nos mapas, que se anexam, que adiram a este PROGATLE. Estes professores trabalharão em função das actividades referidas em cooperação com as AARR’s de Atletismo e com os DTR’s.

APOIOS DIVERSOS

- Apoio à organização de competições – Associações Distritais de Atletis-mo e Comissão de Juizes

- Transportes e outros apoios – Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia - Escolas / Desporto Escolar – Apoio no fornecimento de pequenas

refeições e atribuição de Prémios. Atribuição de prémios às Escolas classificadas na Classificação Nacional de Escolas.

- Sector Juvenil . Regulamentação da actividade . Divulgação da actividade . Atribuição de Certificados com resultados para Atletas e Escolas

Page 10: Viva o Atletismo 4

_________________________________________________________ Caderno de Apoio / GRCAJ - FPA

__________________________________ __________________________________ 127

ORGANIZAÇÃO GERAL

Serão cumpridas as seguintes fases: - Elaboração de documento geral do PROGATLE - Convite aos professores referidos. Realização de um Encontro Nacio-

nal para apresentação do Projecto, definição de tarefas e levanta-mento das Escolas a animar.

- Organização de Calendários Regionais do PROGATLE . - Elaboração de Classificação Nacional de Escolas. Atribuição de

Prémios.

PREVISÃO ORÇAMENTAL

- A suportar pela FPA (ou outra fonte de financiamento a considerar)

Gratificação anual a Professores - 80 Professores x 60.000$00 (299.28 €) = 4.800c (23.943,30 €)

Divulgação e prémios = 1.000c ( 4.987.98 €) TOTAL: = 5.800c (28.931.28 €)

- A suportar pelas AARR’s – Organização dos quadros competitivos nas pistas

Page 11: Viva o Atletismo 4

_________________________________________________________ Caderno de Apoio / GRCAJ - FPA

__________________________________ __________________________________ 128

LISTA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

QUE TREINAM ATLETAS EM CLUBES

NOME / CONTACTO

CLUBE EM QUE TREINAM

ESCOLA EM QUE LECCIONAM

AA.RR. DISTRITO

Ana Oliveira 289389681

INUAF ALGARVE

Sofia Horta 969788535

Clube da Escola Internacional Algarve

Escola E.B. 2+3 ESTOMBAR ALGARVE

Joaquim Dionísio 919788535

INUAF ALGARVE

Helder Silva 963011868 PIC-NIC

Escola E.B. 2+3 VILA NOVA CACELA ALGARVE

João Carlos Martins 919468952

Clube da Escola Internacional Algarve

Escola Internacional Algarve ALGARVE

Filipe Santos 919892650 S.C. Lagoa C.M. de Aljezur ALGARVE

Marco Gonçalves 962684723

Clube da Escola Dr. Neves Junior Escola EB 2+3 Dr. Neves Junior

ALGARVE

Artur Lara Ramos 289824946 INUAF ALGARVE

Eduardo Lacerda 914117500 Clube do Colégio de Calvão Colégio de Calvão AVEIRO

António Beça 919927037

Escola Secundária Júlio Dinis Ovar C.A.Ovar AVEIRO

José Carlos Marques 966883006 Escola EB 2,3 Castro Matoso E.B. 2,3 Castro Matoso AVEIRO

Wanderlei Lacerda Colégio de Calvão Colégio de Calvão AVEIRO

Lucildina Santos 917179500

E.B.2,3 Aires Barbosa E.B.2,3 Aires Barbosa AVEIRO

Rosário Gestosa 93948052

NAC Cucujães Escola Secundária Vale de Cambra

AVEIRO

José Silveira J.D. Neves Escola Sec. Diogo Gouveia BEJA

Leonel Silva A.C.R. Zona Azul C.M. Cuba BEJA

Hugo Diogo A.C.R. Zona Azul C.M. Beja BEJA

Hugo Patrício 284485148 C.N. Alvito BEJA

Judite Gomes 253253368

Clube Esc. E.B. 2,3 Palmeira Esc. E.B. 2,3 Palmeira BRAGA

Helena Gomes 253625641 C.D. Escola do Prado E.B 2,3 Prado BRAGA

Helena Gomes 253625641 C.D. Escola do Prado E.B 2,3 Prado BRAGA

Paulo Costa 253624250 ACARF Formões E.B 2,3 de Real BRAGA

Alexandra Sarmento 966148638

CCD Ribeirão E.B. 2,3 Via Todos BRAGA

Gil Viana Sporting Clube de Braga E.B. 2,3 Francisco Sanches BRAGA

Continua na Página Seguinte

Page 12: Viva o Atletismo 4

_________________________________________________________ Caderno de Apoio / GRCAJ - FPA

__________________________________ __________________________________ 129

Manuel Macedo Sporting Clube de Braga E.B. 2,3 da Palmeira BRAGA

José Cidré Moreno E.S. Emídio Gouveia BRAGA

Maria Olímpia Santos 273326571

Clube Escola Augusto Moreno E.B. 2,3 Augusto Moreno BRAGANÇA

Carlos D. Fernandes 273332668

Ginásio Clube de Bragança E.B. 2,3 Augusto Moreno BRAGANÇA

Paula Pimentel 278512130

ARRUF E.B.2,3 Vila Flor BRAGANÇA

José Horta Ramos 962467489

S.C. Mirandela Escola Mirandela BRAGANÇA

Luís Serra 962537027 C.A. Macedo de Cavaleiros

Escola de Macedo de Cavaleiros BRAGANÇA

Luís Rosas 963000699

Academia KORPOS

Mogadouro BRAGANÇA

Alexandra Pinto 919366360 Instituto PIAGET Instituto PIAGET BRAGANÇA

Luis Rochena 272320976

ESAL E.S. Amato Lusitano CASTELO BRANCO

Anabela Balau 914882268 REDGIMNO Escola EB 2,3 Sertã

CASTELO BRANCO

Carlos Bocho 965633799 Escola Ribeiro Sanches Escola EB 2,3 Ribeiro

Sanches CASTELO BRANCO

Martin Nunes 96813806 C.M. Sertã/Regadinho Palmeiras

CASTELO BRANCO

Rui Beato 934118737

E.P. Mafra Escola Primária Mafra CASTELO BRANCO

António F. Antunes 963786779

Sudovais Escola Sec. Alahda Figueira da Foz

COIMBRA

Manuel S. Fernandes 969041554 Febres Sport Clube Escola Secundária de Febres COIMBRA

Etelvina Maria Simões 938458238

A.A.Coimbra Escola B.S. Condeixa Nova COIMBRA

Hugo Miguel Simões 964038115 A.A. Coimbra Escola Secundária de Anadia COIMBRA

Pedro Iglésias 936402458

A.A. Coimbra Escola Secundária Ceira COIMBRA

João Sactº. Bonfim Instituto Pedro Hispano Instituto Pedro Hispano COIMBRA

Gonçalo Pacheco Esc. Atletismo de Coimbra Escola EB 2,3 Taveiro COIMBRA

Isabel Maria Fonseca Escola Básica Dr. João Barros COIMBRA

Fernando Marmeleira 265891240

Estrela F.C. Escola Secundária Montemor-o-Novo

ÉVORA

Rafael Pardal Varela 268892772 Estrela F.C. Escola Sec. Estremoz ÉVORA

António Melgueira 265892772

G.D. Paiva Escola. Secundária Vendas Novas

ÉVORA

Sérgio Pires 292678600 C.D. Esc. Lages do Pico Esc. EB 2,3 Lages do Pico FAIAL

José Neves 966453166

C.D. Esc. Lages do Pico Esc. EB 2,3 Lages do Pico FAIAL

Continua na Página Seguinte

Page 13: Viva o Atletismo 4

_________________________________________________________ Caderno de Apoio / GRCAJ - FPA

__________________________________ __________________________________ 130

Ana Sousa 965656482 G.D. Ilheus

Esc. B+S Cardeal Costa Nunes/Madalena FAIAL

Cristina Santos 917548998

G.D. Ilheus Esc. B+S Cardeal Costa Nunes/Madalena

FAIAL

João Amaro 965276151 CIAIA

Esc. Dr. Manuel Arriaga - Horta FAIAL

Regina Fonseca Babo 919001097

C.A.Seia Escola Secundária de Seia GUARDA

Carlos Francisco 275982127 (Escola)

G.D. Sameiro Esc. EB 2,3 Manteigas GUARDA

João Patricio N.A. Foz Coa Escola Secundária de Foz Coa

GUARDA

Agostinho Carlos 271221857

C. Escola Trancoso Escola EB 2,3 Trancoso GUARDA

António Teixeira 271312103 (Escola) F. Cultura e Tempos Livres

Esc. Secundária Figueira de Castelo Rodrigo GUARDA

Horácio Carveeira 271703369 (Escola)

Esc. EB 2,3 Fornos de Algodres Esc. EB 2,3 Fornos de Algodres

GUARDA

José Carlos Martins Clube Esc. De Meda Esc. E.B. Meda GUARDA

José Prata Amaral 238954308 (Escola) G. D. Loriga

Escola E.B. 2,3 Reis Leitão - Loriga GUARDA

Rui Manuel Ribeiro Nobre

C. D. Celorico da Beira Escola Sec. Amadora GUARDA

Paulo Jorge Gil Reis 244827907 919719727

Juventude Vidigalense E.B. 2,3 Prof. Alberto Néry Capucho

LEIRIA

Nuno Alexandre Silvestre Oliveira 933401690

Juventude Vidigalense Escola Francisco Rodrigues Lobo

LEIRIA

Filipe Borges de Carvalho 917781930

Juventude Vidigalense Escola Sec. Afonso Lopes Vieira

LEIRIA

Paulo Bernardo 244823936 966269597

Bairro dos Anjos E.B. 2,3 Correia Alexandre LEIRIA

Vitor Manuel Abelha Zabumba 262551817 93338608

CAMG ½ Maratona da Nazaré E.B. 2,3 Mafra LEIRIA

Paulo Fernando Sousa Carreira 966386375

G. C. Alcobaça E.B. 2,3 Marrazes LEIRIA

Jorge Manuel Galvão Favas 262824180

Arneirense Escola Sec. Raúl Proença LEIRIA

Jorge Fernandes 291964260

ADRAP Serviços Técnicos E.B. Dificient. Intelectuais

MADEIRA

Luis Noronha 291951970 ACDSJ

Escola Básica / Sec. Padre Manuel Álvares MADEIRA

Yolanda Henriques 962413473 291743925

CFA E.B. 2,3 Santo António (Destacado)

MADEIRA

Continua na Página Seguinte

Page 14: Viva o Atletismo 4

_________________________________________________________ Caderno de Apoio / GRCAJ - FPA

__________________________________ __________________________________ 131

Raul Carvalho 291204900 ZMN Zona Militar da Madeira MADEIRA

Paulo Gonçalves 291705860 966646925

DREER Direcção Regional de Educação Especial

MADEIRA

Horácio Alves 291947381 965618700

GDE Serviços Estrangeiros e Fronteiras MADEIRA

Cristina de Sousa 962503093

CAM Ginásio Particular MADEIRA Helena Gouveia

291205011 966505469

CSN E.B. 2,3 Dr. Alfredo ferreira Nobrega Júnior Camacha (Destacada)

MADEIRA

Adelino Fernandes 291947381

GDE Escola Secundária Machico MADEIRA Dinarte França

291947381 GDE

Escola Sec. e Básica Câmara de Lobos

MADEIRA Nélio Ornelas

291947381 GDE Escola Secundária de Machico MADEIRA

Sérgio Abreu 291947381

GDE Esc. Básica e Sec. Gonçalves Zarco

MADEIRA Guilherme Valente

934393410 229410977

C+S LAVRA Escola EB 2,3 de Lavra PORTO

Bárbara Moreira 966322549 229732640

FCP Esc. EB 2,3 D. António F. Gomes Ermesinde

PORTO

António Ramos Pereira 938317898

G. A. Fátima Colégio S. Miguel SANTARÉM

Susana Miguel 243949414

CNRM E.B. Fernando Casimiro SANTARÉM Porfírio Fernandes

243329387 Escola de Mem Ramires SANTARÉM

Vasco Guedes 967194615

CNRM E.B. 2,3 Dr. Anastácio Gonçalves

SANTARÉM

Sérgio Damásio TSU Escola Sec. de Coimbra SANTARÉM João Ribeiro

212153874 Vários Atletas a) Esc. Sec. Baixa da Banheira SETÚBAL

Joaquim Neves 212749625

Esc. Sec. Monte da Caparica SETÚBAL

Pedro Algarvio 212105328

Esc. Básica 1º Ciclo Alcochete

SETÚBAL Paulo Soromenho

212230122 ACD Cotovia (Não colocado) SETÚBAL Bruno Mota

212892310 G. D. Fabril Esc. Básica 2,3 de Moita SETÚBAL

José Maria F. Martins 258951241 Ancorensis

Escola Ancorensis V.P. Âncora VIANA

Sérgio Torres 251534143

C. D. Mouriminho EB 2,3 Monção VIANA

Jorge Rodrigues ADC Louvelhe – Cerveira EB 2,3 de Cerveira VIANA

Continua na Página Seguinte

Page 15: Viva o Atletismo 4

_________________________________________________________ Caderno de Apoio / GRCAJ - FPA

__________________________________ __________________________________ 132

Eduarda Mª Rocha Coelho 919541871

UTAD VILA REAL

Emanuel Antº Silva Brandão 938407289

Escola EB 2,3 Dr. Azeredo Perdigão – Abravezes

VILA REAL

Colette C. Rodrigues 966090283

Esc. Sec. Castelo Branco VILA REAL Helder José

Rodrigues 966090406

VILA REAL

Carlos Silva 232422071

Atlético de Viseu Esc. Sec. Alves Martins VISEU

Raimundo Esteves 969685968

Sport Viseu e Benfica Ferreirós do Dão Escola 1º Ciclo Tondela

VISEU