violência no namoro

26
VIOLÊNCIA NO NAMORO

Upload: pief2

Post on 22-Dec-2014

6.592 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Violência no namoro

VIOLÊNCIA NO NAMORO

Page 2: Violência no namoro

VIOLÊNCIA

Violência é qualquer comportamento ou

conjunto de comportamentos que visem causar dano a

outra pessoa, ser vivo ou objecto.

(Wikipédia)

Page 3: Violência no namoro

FORMAS DE VIOLÊNCIA

A violência pode assumir várias formas: tanto pode ser física, psicológica,

emocional, verbal, económica e/ou sexual.

O objectivo da pessoa que agride é sempre o de controlar a vítima, isolá-la,

torná-la frágil e insegura.

Page 6: Violência no namoro

VIOLÊNCIA EMOCIONAL

- Criticar pensamentos, sentimentos, opiniões e acções- Interromper quando está a comer, a falar, etc.- Culpar de tudo o que corre mal- Deitar abaixo devido a defeitos físicos- Perseguir no contexto do emprego, família ou amigo/as- Ter atitudes de extremo ciúme (acusa-a de ter amantes, de andar a enganar)- Controlar as conversar telefónicas, os quilómetros do carro- Proibir de usar o telefone, de ver amigas/os- Não deixar sair de casa- Forçar a fazer coisas degradantes (por exemplo: ajoelhar-se)- Insultar pessoas de quem gosta, amigas/os ou família- Tratar como se fosse uma empregada- Não considerar a sua opinião nas decisões da família

Page 8: Violência no namoro

VIOLÊNCIA ECONÓMICA

- Tirar o dinheiro (ordenado, subsídios e pensões)- Esconder a situação financeira do casal, negar o acesso à conta bancária- Obrigar a pedir dinheiro e a prestar contas- Controlar as despesas (o que comprou, quanto gastou, o uso do carro, o uso do telefone)

Page 9: Violência no namoro

VIOLÊNCIA SEXUAL

- Criticar (chamando-lhe “frígida”)- Chamar de prostituta- Toques não desejados- Forçar a actos sexuais que não deseja (sexo oral, actuação pornográfica, etc.)- Forçar a ter relações sexuais com outras pessoas- Exigir sexo quando está doente, cansada ou depois de lhe ter batido- Violação

Page 10: Violência no namoro

VIOLÊNCIA NO NAMORO

Page 11: Violência no namoro

O QUE É A VIOLÊNCIA NO NAMORO

Existe violência quando, numa relação amorosa, um exerce poder e controlo sobre o outro, com o objectivo de obter o que deseja.

A violência nas relações amorosas surge quando:

os rapazes pensam que:- têm o direito de decidir determinadas coisas pela namorada- o respeito impõe-se- ser masculino é ser agressivo e usar a força

Page 12: Violência no namoro

O QUE É A VIOLÊNCIA NO NAMORO?

as raparigas acreditam que: - as crises de ciúme e o sentimento de posse do namorado significam que ele a ama- são responsáveis pelos problemas da relação - não podem recusar ter relações sexuais quando ele deseja

A violência não conhece fronteiras de estratos sociais, faixas etárias, religiões, etnias, etc, e ocorre em todos os casais (hetero e homossexuais).

Page 13: Violência no namoro

MITOS E REALIDADES

Mito: A violência no namoro não é uma situação comum nem séria.Realidade: A violência não é apenas um problema de adultos, também ocorre nas relações amorosas entre adolescentes.

Mito: As adolescentes gostam dessas relações ou não continuariam com o namoro.Realidade: As adolescentes mantém as relações de namoro por várias e complexas razões, nunca por gostarem de ser abusadas. Ninguém se mantém numa relação de abuso porque gosta, e sair duma relação violenta pode ser um processo muito difícil.

Mito: Um rapaz grita ou bate porque gosta da namorada.Realidade: Os rapazes que agem dessa forma estão a usar a violência para controlar a namorada. Gostar de alguém quer dizer respeitar a pessoa não a agredindo.

Adaptado de: www.mccsmcrd.com

Page 14: Violência no namoro

SINAIS DE UMA RELAÇÃO DE NAMORO VIOLENTA?

Estás a viver relação amorosa violenta se o teu namorado:

- belisca-te, empurra-te, arranha-te- dá-te ordens ou toma todas as decisões- não valoriza as tuas opiniões- é ciumento e possessivo, não quer que saias com as tuas amigas e amigos- controla todos os teus movimentos (pergunta constantemente onde estiveste, com quem estiveste)

Page 15: Violência no namoro

-humilha-te à frente das tuas amigas e amigos (insulta-te, diz que nada serias sem ele, etc.)- culpa-te pelos comportamentos violentos dele- assusta-te, tens medo da reacção dele quando dizes ou fazes alguma coisa- pressiona-te para terem relações sexuais, para terem relações sexuais não protegidas ou práticas sexuais não desejadas por ti

SINAIS DE UMA RELAÇÃO DE NAMORO VIOLENTA?

Page 16: Violência no namoro

- pressiona-te a consumir álcool ou outras drogas que te poderão desinibir sexualmente (como por exemplo o medicamento Rohypnol)- intimida-te- não aceita que queiras terminar a relação- ameaça espalhar rumores se acabares com a relação, fazer mal a alguém (ou a ele próprio)- oferece-te prendas em excesso, especialmente após um comportamento violento

Traduzido de: www.teenrelationships.org

SINAIS DE UMA RELAÇÃO DE NAMORO VIOLENTA?

Page 17: Violência no namoro

LEMBRA-TE! TENS O DIREITO DE…

1. Nao ter namorado 2. Expressar as tuas ideias 3. Expressar os teus sentimentos, mesmo sendo negativos 4. Escolher o teu trabalho e a tua religião 5. Viver sem medo6. Ter tempo para ti7. Gastar o teu dinheiro como bem entendes 8. Ser apoiada pela tua família e amigas/os 9. Ser ouvida pelas tuas amigas e amigos, e familiares 10. Escolher as tuas amigas e amigos 11. Expressar as tuas convicções, competências e talentos 12. Decidir se queres participar em actos sexuais ou não

Traduzido de: www.teenrelationships.org

Page 18: Violência no namoro

Quem Ama não Destrói!

Page 19: Violência no namoro

PORQUE É QUE UMA JOVEM MANTÉM UMA RELAÇÃO DE NAMORO VIOLENTA?

Normalmente a violência não é uma constante na relação, acontece

ocasionalmente, e após o episódio de violência existe a chamada fase

de “lua-de-mel”. Nesta fase o agressor procura desculpabilizar-se

e desresponsabilizar-se, pedindo desculpa, oferecendo presentes e prometendo que a violência não

voltará a acontecer.

Page 20: Violência no namoro

As razões pelas quais as jovens mantêm uma relação de namoro violenta são várias, entre as quais:

1. Gostar realmente do namorado, querer que a violência acabe e não o namoro, e acreditar que poderá mudá-lo.

2. A pressão do grupo:

- Aquilo que as nossas amigas e amigos pensam sobre nós tem muita importância e gostamos de sentir que somos aceites.- Os namorados normalmente partilham o mesmo grupo de amigas e amigos, o que é que o grupo vai fazer se terminar o namoro? Vai escolher ficar do lado dela ou dele? E se não acreditarem nela, ao saberem os motivos que a levaram a terminar a relação? E se escolherem ficar do lado dele? Os rapazes que são violentos em privado, podem aparentar serem calmos e carinhosos publicamente.

PORQUE É QUE UMA JOVEM MANTÉM UMA RELAÇÃO DE NAMORO VIOLENTA?

Page 21: Violência no namoro

3. A vergonha (por exemplo: de contar à família e amigas/os o que se está a passar)

4. O medo (por exemplo: das represálias, perseguições, ameaças)

É preciso muita coragem para terminar uma relação que não é violenta, torna-se ainda mais difícil quando se trata de uma relação violenta e abusiva.

PORQUE É QUE UMA JOVEM MANTÉM UMA RELAÇÃO DE NAMORO VIOLENTA?

Page 22: Violência no namoro

QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DE UMA RELAÇÃO VIOLENTA?A violência no namoro tem consequências graves em termos de saúde física e mental para a jovem, tais como:

- Perda de apetite e emagrecimento excessivo- Dores de cabeça- Nódoas negras- Queimaduras (ácido, pontas de cigarro)- Nervosismo- Tristeza- Ansiedade- Sentimentos de culpa- Baixa auto-estima- Confusão- Depressão- Isolamento - Gravidez indesejada - Doenças sexualmente transmissíveis - Baixa dos rendimentos escolares ou abandono escolar - Suicídio

Page 23: Violência no namoro

O QUE POSSO FAZER SE UMA AMIGA ESTIVER ENVOLVIDA NUMA RELAÇÃO DE NAMORO VIOLENTA?

Se queres apoiar a tua amiga, é muito importante que ela perceba que está a viver uma relação amorosa violenta. Podes dizer-lhe que:

- a violência é um crime punível por lei- ela tem direito a viver sem violência e a ser respeitada pelo namorado- procure alguém com quem falar sobre o assunto e que a possa auxiliar e informar (familiar, professor/a, psicólogo/a da escola, associações)

Se pensas que a tua amiga se encontra numa situação de perigo iminente e que não consegue falar com ninguém, diz-lhe que vais procurar apoio de alguém de confiança.

O fim da relação não significa o fim da violência. Por vezes, o ex-namorado não aceita o fim da relação, continuando a perseguir e a controlar todos os passos que a ex-namorada dá.

Daí que seja importante ter em conta algumas medidas de segurança:

- Mudar o número de telemóvel- Mudar de e-mail- Mudar a fechadura do cacifo da escola- Procurar caminhos alternativos para os locais que habitualmente frequentas - Procurar andar acompanhada- Falar da situação com pessoas de confiança que possam apoiar em situações de emergência - Manter um diário sobre as situações de violência que ocorreram- Gravar no telemóvel os contactos necessários em caso de emergência (112, polícia local, pessoa de confiança)

Page 24: Violência no namoro

SERVIÇOS DE APOIO

Linha de Emergência NacionalServiço de apoio gratuito, funciona pelo telefone, através do número 144 – 24 horas por dia. Proporciona alojamento de emergência e encaminha para recursos na comunidade

Linha Telefónica de Informação às Vítimas de Violência DomésticaServiço de informação, anónimo, confidencial e gratuito, funciona pelo telefone, através do número 800 202 148 - 24 horas por dia.

APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima Disponibiliza apoio emocional, jurídico, psicológico e social a quem é vítima de crime e a seus familiares. Contactos.

Número único: 707 20 00 77

Page 25: Violência no namoro

SITES

Sites de interesse

http://www.love is not abuse.com

http://www.teenrelationships.org/quiz

http://www.uhavetheright.net/home.html

Page 26: Violência no namoro

ENQUADRAMENTO LEGAL

A violência entre namorados é um crime punível pela lei (Código Penal, artigos 143º e seguintes).

É punido com pena de prisão de 2 a 10 anos.

Podes apresentar queixa em qualquer posto da PSP ou GNR.