violência na escola entre alunos

15
VIOLÊNCIA ENTRE VIOLÊNCIA ENTRE ALUNOS NA ESCOLA ALUNOS NA ESCOLA

Upload: misscat

Post on 23-Jun-2015

18.482 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Violência na escola entre alunos

VIOLÊNCIA ENTRE VIOLÊNCIA ENTRE ALUNOS NA ESCOLAALUNOS NA ESCOLA

Page 2: Violência na escola entre alunos

APRESENTAÇÃOAPRESENTAÇÃO

Estudos vêm demonstrando a Estudos vêm demonstrando a importância da argumentação sobre importância da argumentação sobre a violência entre alunos. a violência entre alunos.

Neste projeto, apontaremos como Neste projeto, apontaremos como contribuir para o desenvolvimento de contribuir para o desenvolvimento de intervenção pedagógica no combate intervenção pedagógica no combate a prática de violência nas a prática de violência nas dependências das escolas. dependências das escolas.

Page 3: Violência na escola entre alunos

PROBLEMA:PROBLEMA:

O que ocasiona a violência na O que ocasiona a violência na escola? escola?

Como este problema pode ser Como este problema pode ser solucionado, sem prejudicar o solucionado, sem prejudicar o desenvolvimento do aluno? desenvolvimento do aluno?

Que medidas as escolas podem Que medidas as escolas podem adotar para que esse problema seja adotar para que esse problema seja combatido? combatido?

Page 4: Violência na escola entre alunos

JUSTIFICATIVA:JUSTIFICATIVA:

O desejo de investigar a violência O desejo de investigar a violência entre alunos surgiu devido ao entre alunos surgiu devido ao grande número de relatos de grande número de relatos de professores sobre os casos na sala professores sobre os casos na sala de aula.de aula.

A necessidade de esclarecer a A necessidade de esclarecer a sociedade os verdadeiros fatores sociedade os verdadeiros fatores que geram essa violência, que geram essa violência, implantando projetos sociais na implantando projetos sociais na escola, onde a comunidade estará escola, onde a comunidade estará envolvida.envolvida.

Page 5: Violência na escola entre alunos

OBJETIVOS:OBJETIVOS:

OBJETIVO GERAL:OBJETIVO GERAL:

Diagnosticar as causas da Diagnosticar as causas da violência e com que freqüência violência e com que freqüência vem ocorrendo esses casos e vem ocorrendo esses casos e suas conseqüências.suas conseqüências.

Page 6: Violência na escola entre alunos

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Constatar a problemática que Constatar a problemática que ocorre nas salas de aula;ocorre nas salas de aula;

Apresentar estratégias que Apresentar estratégias que amenize o crescimento dessa amenize o crescimento dessa violência;violência;

Aferir os motivos que leva o Aferir os motivos que leva o aluno a prática da violência na aluno a prática da violência na escola .escola .

Page 7: Violência na escola entre alunos

HIPÓTESEHIPÓTESE

A violência é uma conseqüência da falta A violência é uma conseqüência da falta de uma política mais atuante em nosso de uma política mais atuante em nosso país;país;

Para solucionar esse problema o governo Para solucionar esse problema o governo deve investir mais recursos e selecionar deve investir mais recursos e selecionar pessoas capacitadas para desenvolver pessoas capacitadas para desenvolver programas sociais que visam reintegrar os programas sociais que visam reintegrar os jovens na sociedade.jovens na sociedade.

As instituições devem fomentar entre os As instituições devem fomentar entre os estudantes a convivência pacífica, estudantes a convivência pacífica, ensinando-os a conviver com as ensinando-os a conviver com as diferenças, respeitando o espaço, posição diferenças, respeitando o espaço, posição social, cor, religião, entre outros, combater social, cor, religião, entre outros, combater a discriminação.a discriminação.

Page 8: Violência na escola entre alunos

REFERENCIAL TEÓRICOREFERENCIAL TEÓRICO::

Page 9: Violência na escola entre alunos

O artigo 22, da LDBEN, a O artigo 22, da LDBEN, a educação básica tem por educação básica tem por finalidade desenvolver o finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável formação comum indispensável para o exercício da cidadania e para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em progredir no trabalho e em estudos posteriores.estudos posteriores.

Page 10: Violência na escola entre alunos

Segundo TIBA, Içami (1996, Segundo TIBA, Içami (1996, p.150) “Assim como a mãe tem p.150) “Assim como a mãe tem que interferir para ajudar o filho que interferir para ajudar o filho mais frágil, o professor também mais frágil, o professor também deve intervir para proteger o deve intervir para proteger o aluno mais fraco.aluno mais fraco.

Page 11: Violência na escola entre alunos

“Uma gestão de qualidade inclui projetos que tragam os professores,pais e voluntários para perto dos alunos dentro da escola...”

CARVALO,Joyce

Page 12: Violência na escola entre alunos

““se desde cedo a criança aprende se desde cedo a criança aprende que há limites a serem que há limites a serem respeitados, aos poucos ela respeitados, aos poucos ela própria vai compreendendo que própria vai compreendendo que as regras são como contratos as regras são como contratos estipulados para que todas as estipulados para que todas as partes sejam beneficiadas”.partes sejam beneficiadas”.

De La Taille De La Taille

Page 13: Violência na escola entre alunos

““Os mestres fascinantes podem ser Os mestres fascinantes podem ser desprezados e ameaçados, mas sua desprezados e ameaçados, mas sua força é imbatível. São incendiários força é imbatível. São incendiários que inflamam a sociedade com o que inflamam a sociedade com o calor da sua inteligência, compaixão calor da sua inteligência, compaixão e singeleza. São fascinantes porque e singeleza. São fascinantes porque são livres, são livres porque são livres, são livres porque pensam, pensam porque amam pensam, pensam porque amam solenemente a vida” solenemente a vida”

CURY, AugustoCURY, Augusto

Page 14: Violência na escola entre alunos

O professor hoje em dia não O professor hoje em dia não pode ser mais apenas um pode ser mais apenas um transmissor de conhecimentos e transmissor de conhecimentos e sim um amigo, companheiro, sim um amigo, companheiro, educador, orientador para educador, orientador para exercer com sucesso sua exercer com sucesso sua função de construtor de função de construtor de conhecimentos.conhecimentos.

Page 15: Violência na escola entre alunos

““Educar é ser um artesão da Educar é ser um artesão da personalidade, um poeta da personalidade, um poeta da inteligência, um semeador de inteligência, um semeador de idéias”. idéias”.

CURY, Augusto Jorge CURY, Augusto Jorge