violência na escola

19
VIOLÊNCIA E ESCOLA

Upload: gabriela-costeira

Post on 29-Jul-2015

39 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 2: Violência na escola

GRUPO:Bianca Mara Cruz PachecoHércia da Mercês Bezerra da SilvaLetícia Peçanha Medeiros da CunhaWashington L.R.Silva

4º Período

Page 3: Violência na escola

Resolução de problemas

A METODOLOGIA

Page 4: Violência na escola

ENSINAR PARA RESOLVER• Nos últimos anos muito se tem falado de violência, até porque

esta passou a fazer parte do nosso cotidiano.• . A violência, entre outros, foi destacada por pessoas de

diferentes camadas sociais, como um dos principais problemas, principalmente aquela que atinge a vida e a integridade física dos indivíduos.

• Para que possamos entender melhor os determinantes da violência e o papel da educação, algumas questões nos parecem pertinentes para ajudar a nossa reflexão

Page 5: Violência na escola

• De que forma a violência é engendrada na nossa sociedade? • Quais os valores que têm norteado as diferentes práticas

sociais e entre estas, a educacional? • Qual o papel da educação e da escola diante de uma

sociedade com características violentas? • Estas são perguntas fundamentais.

Page 6: Violência na escola

Individualismo

Page 7: Violência na escola

VIOLÊNCIA FÍSICANecessidade de se levar vantagem em tudo, e daí a brutalidade e a intolerância.

Page 8: Violência na escola

• A violência perpassa as diferentes relações sociais e aparece de forma explícita nos meios de comunicação de massa, principalmente na mídia televisiva.

• A mídia televisiva comumente apresenta programas com "brincadeiras" desrespeitosas em que os indivíduos são usados como objeto sarcástico. Até os programas infantis não fogem a essa conotação violenta.

Page 9: Violência na escola

A ESCOLA E A VIOLÊNCIA• A escola também reflete o modelo violento de convivência

social.• Muitos educadores não se apercebem como violadores dos

direitos dos alunos. É o que podemos chamar de violência simbólica, que segundo Dulce Whitaker (1994), "ajuda não só a obscurecer a violência que está no dia-a-dia, no cotidiano, como também a esconder suas verdadeiras causas".

• A violência sutil, em geral, não aparece de forma tão explícita e serve para escamotear e dissimular os conflitos.

Page 10: Violência na escola

ESCOLA, CONTRUTORA DA CIDADANIA

Page 11: Violência na escola

Objetivo de uma escola que busca a cidadania• Tratar todos os indivíduos com dignidade, com respeito à divergência.• Valorizar o que cada um tem de bom;• Fazer com que a escola se torne mais atualizada para que os alunos

gostem dela;• Trabalhar a problemática da violência e dos direitos humanos, a partir

do processo de conscientização permanente, relacionando esses conteúdos ao currículo escolar;

• Incentivar comportamentos de trocas, de solidariedade e de diálogos, como bem coloca Renata Aguirre - aluna da 8ª série da Escola Municipal de São Paulo -, "a violência é a força bruta contra alguém. Quem prática a violência é burro, covarde, porque somos seres humanos e a única coisa que nos diferencia dos animais é a capacidade de pensar e de falar. Se nós temos a capacidade de usar palavras, para que usar a força bruta? É isso que as pessoas precisam entender".

Page 12: Violência na escola

• Dulce Withaker chama a atenção porque muitas vezes "os professores não se dão conta de que o que torna as crianças apáticas, não são propriamente os conteúdos ministrados, mas sim o ponto de partida da ação pedagógica que se apresenta carregado de autoritarismo e, portanto, de violência simbólica".

Page 13: Violência na escola

ESCOLA E CIDADANIA• A violência urbana e escolar, esta visão da escola enquanto

espaço de violência é destacada pelos alunos, e estes exemplificam como esta se manifesta:

• "quando o professor fala: este aluno está ferrado comigo" (isto porque o aluno era indisciplinado), ou então, "este aluno não quer nada com a escola e por mim está reprovado".

• O interessante é que os professores não vêm estas formas de relacionamento com os alunos como desrespeitosas ou violentas..

• Para estes, a violência na escola aparece, basicamente, na relação entre os alunos e destes para com o professor.

Page 14: Violência na escola

Escola, formando cidadãos

Page 15: Violência na escola

BULLYING• O bullying , ou violência moral trata-se de um problema que

sempre esteve presente nas escolas, e hoje tem sido fonte de preocupação de pais e professores.

• Bullying utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully - «tiranete» ou «valentão») ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying

Page 16: Violência na escola
Page 17: Violência na escola

Relato de experiência• João GuilhermeLembro-me bem de um caso de 'bullying' que ocorreu comigo na infância. Estudava numa escola pública. Tinha 13 anos e sempre apanhava de alguns colegas de turma que se mostravam valentões, bravos. E eu tinha muito medo deles, que percebiam isso. Acontece que sempre fui um excelente aluno e o melhor amigo um garoto grandão, valentão, mas não se envolvia nas confusões que aprontavam para mim. Ele, apesar de valentão, era meio desligado dos estudos e sempre tirava notas baixas nas provas, então aproveitei esta deficiência dele e propus um acordo: ele me livrava dos valentões nas brigas corriqueiras e eu o ajudava nas provas, a partir daí consegui me livrar das agressões. Até hoje me lembro desses episódios na infância, o grupo de valentões vindo em minha direção... São lembranças que me fazem muito mal, sinto calafrios, tremores, inquietações...

Page 18: Violência na escola

COMO EVITAR O BULLYING? • Para evitar o bullying os pais têm um papel muito importante,

devendo estar atentos a sinais que possam denunciar esta prática, sendo o seu educando o vitima ou o agressor. Por isso deverá estar atento aos seguintes sinais:-se o seu filho tem alguma característica na sua personalidade ou na sua fisionomia que o coloca na situação de ser “alvo fácil”, procure um psicólogo.-esteja atento, observe o seu filho a brincar com os outros colegas, solicite aos professores o parecer deles.-não se torne hiper-protector, mas vigie com atenção-não se esqueça que o seu filho pode precisar de ajuda-se o seu filho é muito agressivo, esteja atento, ele pode ser autor de Bullying a não ter consciência do sofrimento que provoca nos outras crianças.

Page 19: Violência na escola

EVITAR O BULLYING NA ESCOLA

• O primeiro passo é admitir que a escola é um local passível de bullying.

- Conversar com os alunos e escutar atentamente reclamações ou sugestões. - Estimular os estudantes a informar os casos. - Reconhecer e valorizar as atitudes da garotada no combate ao problema. - Criar com os estudantes regras de disciplina para a classe em coerência com o regimento escolar. - Estimular lideranças positivas entre os alunos, prevenindo futuros casos. - Interferir diretamente nos grupos, o quanto antes, para quebrar a dinâmica do bullying.