violência na escola educação infantil

12
Professora Maria Aparecida Ferreira Ana Maria da Conceição G Lopes Denise Barbosa do Nascimento Eliane Maria Beltrão Monica Corrêa Rodrigues Renata Bezerra de Menezes A VEZ DO MESTRE Faculdade Integrada PROJETO DE “FUNDAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL“A ESCOLA DE HOJE PRECISA FAZER MAIS QUE ENSINAR, ELA PRECISA CRIAR ESPAÇOS ONDE A CONVIVÊNCIA ENTRE OS ALUNOS SEJA TRABALHADA, PARA QUE SE TORNE HARMONIOSA E SADIA, FAZENDO ENTÃO COM QUE ESSES ALUNOS TORNEM-SE CIDADÃOS MULTIPLICADORES DA PAZ.”

Upload: ana-lopes

Post on 04-Aug-2015

1.906 views

Category:

Technology


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Violência na escola   educação infantil

Professora Maria Aparecida Ferreira

Ana Maria da Conceição G Lopes

Denise Barbosa do Nascimento

Eliane Maria Beltrão

Monica Corrêa Rodrigues

Renata Bezerra de Menezes

A VEZ DO MESTRE Faculdade IntegradaPROJETO DE “FUNDAMENTO DA EDUCAÇÃO

INFANTIL”

“A ESCOLA DE HOJE PRECISA FAZER MAIS QUE ENSINAR, ELA PRECISA CRIAR ESPAÇOS ONDE A

CONVIVÊNCIA ENTRE OS ALUNOS SEJA TRABALHADA, PARA QUE SE TORNE HARMONIOSA E SADIA, FAZENDO ENTÃO COM QUE ESSES ALUNOS TORNEM-SE CIDADÃOS

MULTIPLICADORES DA PAZ.”

Page 2: Violência na escola   educação infantil

Observamos durante cinco dias as duas turmas do Pré Escolar de uma Escola particular na zona sul do Rio de Janeiro, que por questões éticas, não iremos citar o nome.

A Escola possui um amplo espaço físico, com salas climatizadas e moldadas ao público infantil. Possui duas áreas para recreação, sala de informática, inglês, artes e uma quadra voltada as aulas de educação física.

A SALA DE AULA é um espaço estimulador, com muito material didático, e os trabalhos desenvolvidos pelos alunos diariamente são expostos e valorizados.

“A ESCOLA” é o projeto que norteia o trabalho pedagógico no ano de 2011 envolvendo as questões: VALORES e VIRTUDES. Através dele, as crianças dão inicio a aprendizagem das primeiras letras e primeiros fonemas, descobrem seus atores, as diferenças culturais e as diferenças físicas e sociais. Aprendem a importância do convívio social.

Observamos a valorização das questões éticas e morais trabalhadas durante as aulas de ensino religioso; a questão da valorização do partilhar durante todas as atividades, inclusive na hora do lanche.

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Page 3: Violência na escola   educação infantil

TEMAA ESCOLA – Ensinando Valores, Transmitindo Virtudes.

DURAÇÃO1 ano letivo.

SEGMENTO A QUE SE DESTINAEducação infantilPré IICrianças com 5 anos

Page 4: Violência na escola   educação infantil

ESPAÇO E ROTINA

Antes de ir para a sala de aula, as professoras recebem as crianças em um pequeno pátio, juntamente com as crianças de outro segmento da educação infantil, proporcionando a elas uma sensação de acolhimento, e permitindo o convívio com outras criancinhas e “tias” da escola. Após uma canção, cada turma se direciona junto as professoras para suas salas, onde fazem uma oração de agradecimento por aquele momento de convivência. Na sala de aula a rotina se dá da seguinte maneira:1º) Rodinha – é neste momento que a professora inicia o desenvolvimento de atividades que estimulam a construção do conhecimento. Cada semana as crianças conhecem um personagem diferente do circo, trabalhando letras e fonemas e atividade desenvolvida por este personagem, sempre estimulando reflexões a respeito da ética e moral;2º) Hora dos Trabalhinhos – esta tarefa é realizada com as crianças sentadas cada uma em sua cadeira/carteira. Neste momento elas iniciam a escrita das letras e fonemas aprendidos, colorem, desenham de forma dirigida de acordo com o tema trabalhado;3º) Hora da Brincadeira – é neste momento que a criança representa aquilo que ela considera “realidade”. Então, neste momento de construção e desconstrução que a professora aproveita para enfatizar as questões de valores e virtudes, levando a criança a refletir, dividir, respeitar.

Page 5: Violência na escola   educação infantil
Page 6: Violência na escola   educação infantil

OBJETIVO DO PROJETOTrabalhar valores que possam contribuir no âmbito da formação moral da criança, para que se tornem cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, contribuindo para uma sociedade mais justa, ética e solidária.

JUSTIFICATIVANa infância que construímos nossos fundamentos éticos e morais, é preciso que as crianças tenham acesso ao saber das virtudes para que possam, em suas transformações pessoais, encontrar um sentido positivo no mundo em que vivemos.

Page 7: Violência na escola   educação infantil

ESTRATÉGIAS

Muitos recursos didáticos são utilizados pelas professoras da escola visando alcançar os objetivos contidos no ProjetoUtilização de jornais, histórias, canções, dramatizações;Apresentação de DVDsLeitura de fábulasDesenvolvimento de dinâmicas e reflexões em grupo;Confecção de cartazes.

Page 8: Violência na escola   educação infantil
Page 9: Violência na escola   educação infantil

SENSIBILIZAÇÃO

A professora fica atenta aos melhores momentos para Identificar e tratar das questões que envolvam Valores e Virtudes, mesmo em situações imprevistas, como um acontecimento na hora do recreio, ou em outras apresentadas propositalmente, como em um filme;

Apresentação do teatro de Fantoche “A CIGARRA E A FORMIGA”, para significação dos conceitos a serem trabalhados: trabalho, perseverança, generosidade, etc.;

Elaboração de cartazes com figuras que demonstrem amor, compaixão, solidariedade, convivência harmoniosa, partilha, etc.Apresentação do filme “VIDA DE INSETO”, que aborda as virtudes de um grupo de formiguinhas e de insetos de um circo falido: determinação, perseverança e espírito de união.

Page 10: Violência na escola   educação infantil

INTEGRAÇÃO DOS CONHECIMENTOS

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA – buscando o desenvolvimento integral da criança tanto nos aspectos afetivos, cognitivos e sociais, o trabalho de integração dos conhecimentos se dá de forma integrada com outras disciplinas, criando espaço para que as crianças possam descobrir o mundo através de suas experiências:EDUCAÇÃO FÍSICA – trabalha com jogos cooperativos, tais como pique-correntinha e pique-cola, entre outros, objetivando ainda o equilíbrio e coordenação corporal;INFORMÁTICA – as aulas são praticadas em dupla, para que haja cooperação entre as partes. Os programas de jogos tendem a abordar o tema do projeto;MÚSICA – fomenta a inserção da criança no grupo, através de experiências com instrumentos de percurssão e cantigas de roda que tratem do tema proposto; “O CRAVO E A ROSA” , “A CARROCINHA PEGOU”, “ATIREI O PAU-NO GATO”.DESENHO – oportuniza que a criança expresse seus conhecimentos orais através de desenhos e pinturas livres, ou trabalhe a motricidade fina no colorir da figura direcionada pela professora;

Page 11: Violência na escola   educação infantil

INTEGRAÇÃO DOS CONHECIMENTOS (CONTINUAÇÃO)

ESCRITA – este processo é trabalhado com muita delicadeza e com um direcionamento cauteloso, para que não se torne um processo mecânico. As crianças, aos poucos, aprendem a significar os sons por elas aprendidos; 

NATUREZA E SOCIEDADE – o trabalho realizado com leitura de histórias, apresentação de filmes e cartazes, conduz a criança a exploração de idéias propostas pela

ciência: idéia de mundo, natureza, meio social, etc. 

MATEMÁTICA – o conhecimento das formas, classificações, conjuntos e classificações é como as crianças são

conduzidas ao mundo da matemática, possibilitando descobertas, aprendendo a respeitar, dividir, auxiliar.

Page 12: Violência na escola   educação infantil

Durante esta semana de observação, pudemos identificar um trabalho voltado ao desenvolvimento integral das crianças sobre os aspectos psicológico, social, cognitivo e físico, dentro de um ambiente estimulador e confiável. Todo trabalho nos levou a reconhecer o esforço da equipe pedagógica trabalhando de forma intencionalmente planejada, oferecendo oportunidades as crianças de se tornarem cidadãos críticos e criativos

CONSIDERAÇÕES FINAIS