vincent van gogh

30
Vincent van Gogh

Upload: beatriz-miranda

Post on 09-Aug-2015

125 views

Category:

Education


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: Vincent van gogh

Vincent van Gogh

Page 2: Vincent van gogh

Biografia

Nome completo: Vincent Willem van Gogh

Nascimento: 30 de março de 1853, Zundert, Países Baixos.

Falecimento: 29 de julho de 1890, França.

(37 anos)

Período: Pós-impressionismo

Nacionalidade: Neerlandês

Page 3: Vincent van gogh

Terraço do Café à Noite(1888)

Page 4: Vincent van gogh

Primeiros Anos

• Na infância, Van Gogh aprendeu inglês, francês e alemão. Mas, com apenas 15 anos, deixou os estudos para trabalhar na loja de um tio, em Haia (Holanda).

• Com 24 anos, achou que a sua vocação era trabalhar com a evangelização, chegando a estudar teologia, em Amsterdã. Pouco tempo depois, dividiu os seus poucos bens com os pobres e passou a ser sustentado pelo irmão, ao mesmo tempo em que iniciava a carreira profissional como pintor.

Page 5: Vincent van gogh

Ainda vida com couve e tamancosHaia: final de novembro meados de dezembro de 1881

Page 6: Vincent van gogh

Família• Era filho de Theodorus, um pastor da Igreja Reformada

Neerlandesa e de Anna Cornelia Carbentus. • Recebeu o mesmo nome de seu avô paterno e também

daquele que seria o primogênito da família, morto antes mesmo de nascer exatamente um ano antes de seu nascimento.

• Especula-se que este fato tenha influenciado profundamente certos aspectos de sua personalidade, e que determinadas características de sua pintura (como a utilização de pares de figuras masculinas) tenham sido motivadas por isso. Ao todo, Vincent teve dois irmãos: Theodorus, e Cornelius; e três irmãs: Elisabeth, Anna e Willemina.

Page 7: Vincent van gogh

Vaso com Zinnias e outras flores Paris: Verão, 1886

Page 8: Vincent van gogh

Família• Em 1877 sua família mandou-o para Amsterdã, onde

morou com seu tio Jan. Vincent preparou-se para os exames de admissão da Universidade de Teologia com seu tio Johannes Stricker (teólogo), mas fracassou.

• Mudou-se então para a Bélgica, e novamente fracassou nos estudos da escola Missionária Protestante.

• Em 1879, ainda na Bélgica, começou um trabalho temporário como missionário em uma comunidade pobre de mineiros.

• Consta que na família de Van Gogh existiram outros casos de transtorno mental: Théo sofreu depressão e ansiedade e faleceu de "demência paralítica" (neurossífilis. Willemina era esquizofrênica e Cornelius cometeu suicídio aos 37 anos de idade.

Page 9: Vincent van gogh

Os Comedores De Batatas (1885)

Primeiros trabalhos

Page 10: Vincent van gogh

Vida pessoal• Envolveu-se com uma prostituta grávida e já mãe de um

filho, conhecida como Sien. Quando o pai de Van Gogh soube do relacionamento do filho, exigiu que ele a abandonasse.

• Em 1883, mudou-se para Nuenen (Holanda) onde se dedicou à pintura. Lá se apaixonou pela filha de uma vizinha, Margot Begemann. Decidiram se casar, mas suas famílias não aceitaram o casamento, o que fez com que Margot tentasse o suicídio.

• Através de Theo, conhece Monet, Renoir, Sisley, Pissarro, Degas, Signac e Seurat.

Page 11: Vincent van gogh
Page 12: Vincent van gogh

Vida pessoal

• Em 1889, aos 36 anos, pediu para ser internado no hospital psiquiátrico em Saint-Paul-de-Mausole, perto de Saint-Rémy-de-Provence, na Provença.

• Em maio de 1890, Vincent deixou a clínica e mudou-se de novo para perto de Paris (em Auvers-sur-Oise), onde podia estar mais perto do seu irmão e frequentar as consultas do doutor Paul Gachet, um especialista habituado a lidar com artistas.

Page 13: Vincent van gogh

Retrato de Armand Roulin (1888)

Retrato do Dr. Gachet, (1890)

Auto-Retrato com o chapéu de feltro (1887-1888)

Retratos

Page 14: Vincent van gogh

Vida Artística• Em 1880, Vincent decidiu seguir a sugestão do seu irmão

Theo e levar a pintura mais a sério. Ele partiu para Bruxelas para tomar aulas com Willem Roelofs, que o convenceu a tentar a Academia Royal de Artes. Lá ele estudou um pouco de anatomia e de perspectiva.

•  Durante a sua convalescença quando no asilo em Saint-Rémy, Van Gogh dedicou parte do seu tempo aos estudos dos pintores que ele tinha admirado e aprendeu em seu passado.

Page 15: Vincent van gogh

Pietà Saint-Rémy: Maio de 1890

Page 16: Vincent van gogh

Japonaseries

Oiran (1887)

"Meu estúdio não é tão ruim, especialmente porque eu tenho preso um monte de pequenas gravuras japonesas na parede, o que me diverte muito.”

Page 17: Vincent van gogh

Vida Artística

• O estado mental de Vincent durante os últimos seis meses de sua vida oscilou freneticamente. Às vezes, Vincent estava bem de saúde e em aparente perfeito controle de suas faculdades; em outras, ele estava em profunda agonia de colapso mental completo. Alguns dos seus melhores, e as obras mais comoventes vêm destes meses. Há uma paz e perto de contentamento em muitas das pinturas de parques e campos empreendeu enquanto em Auvers-sur-Oise.

Page 18: Vincent van gogh

Campo de trigo com corvosAuvers-sur-Oise: julho de 1890 

Page 19: Vincent van gogh

Morte• Diagnóstico: epilepsia do lobo temporal, agravada pelo uso do

absinto, Vincent teria sofrido de xantopsia (visão dos objetos em amarelo), por isso exagerava no amarelo em suas telas, esquizofrenia e de transtorno bipolar do humor,

• A depressão agravou-se, e a 27 de Julho de 1890, depois de semanas de intensa atividade criativa (nesta época Van Gogh pinta, em média, um quadro por dia), Van Gogh dirige-se ao campo onde disparou um tiro contra o peito. Arrastou-se de volta à pensão onde se instalara e onde morreu dois dias depois, nos braços de Theo. As suas últimas palavras, dirigidas a Theo, teriam sido: “A tristeza durará para sempre”.

• Encontra-se sepultado no cemitério municipal de Auvers-sur-Oise na França.

Page 20: Vincent van gogh

A Noite Estrelada (1889)

Page 21: Vincent van gogh

Curiosidades da vida de Van Gogh:

• - Durante sua vida, Vincent Van Gogh não conseguiu vender nenhuma de suas obras de arte.

• - No final do ano de 1888, Van Gogh cortou a orelha direita. Alguns biógrafos da vida do artista afirmam que o ato foi uma espécie de vingança contra sua amante Virginie, depois que Van Gogh descobriu que ela estava apaixonada pelo artista Paul Gauguin. De acordo com esta versão, Van Gogh teria enviado a orelha ensanguentada, dentro de um envelope, para a amante.  

Page 22: Vincent van gogh
Page 23: Vincent van gogh

Curiosidades da vida de Van Gogh:•  Em muitos aspectos, a família Roulin eram apenas

amigos de Vincent em Arles. Sempre desafiados a encontrar sujeitos dispostos por seus retratos, Vincent encontrou os Roulin para ser extremamente flexível e paciente. 

• No total, Van Gogh pintou ou desenhou 25 obras da família Roulin. Graças ao velho carteiro, Joseph Roulin, e sua família - a sua bondade para este pintor excêntrico e problemático - Vincent foi capaz de produzir alguns de seus trabalhos mais amava.

Page 24: Vincent van gogh

Girassóis

Doze girassóis numa jarra (1889) Três girassóis numa jarra (1888)

Page 25: Vincent van gogh

Cartas para Theo“E o objetivo da minha vida é fazer retratos e desenhos, tantos quanto eu puder; então, no fim da minha vida, eu espero morrer, olhando para trás com carinho e um agradável arrependimento, e pensar: 'Ahh, os retratos eu poderia ter feito!'"

Vincent van Gogh

19 de novembro de 1883

O que me apaixona mais - muito mais, muito mais do que todo o resto do meu métier - é o retrato, o retrato moderno. Busco lo em cores, e com certeza eu não sou o único a procurá-lo nesse sentido. Gostaria - lembre-se, longe de mim dizer que eu serei capaz de fazê-lo, embora isso seja o que eu estou visando - Gostaria de pintar retratos que aparecem depois de um século para as pessoas que vivem em seguida, como aparições.

Vincent van Gogh

5 de junho de 1890

Page 26: Vincent van gogh

Restaurante de la Sirene em Asnières (1887)

Page 27: Vincent van gogh

Cartas para Theo

• "Após a experiência dos ataques repetidos, convém-me a humildade. Assim pois: paciência. Sofrer sem se queixar é a única lição que se deve aprender nesta vida.“

• Vincent Van Gogh

Page 28: Vincent van gogh
Page 29: Vincent van gogh

Noite Estrelada Sobre o Ródano (1888)

Page 30: Vincent van gogh