· web viewos dois termos moral e ética vêm do grego mos e ethos , sendo que o...

22
Ética no Serviço Público Prof. Glauber Marinho Ética e Moral ESAF ANEEL 2004 Julgue as afirmativas referentes a Moral e ética e, em seguida, marque a opção que apresenta os itens corretos: I. Moral e ética são termos que possuem sentidos semelhantes C II. Moral vem do latim mos que quer dizer costumes C III. Ética vem do grego ethos que quer dizer costumes C IV. Os dois termos Moral e ética vêm do grego mos e ethos , sendo que o primeiro mos quer dizer moradia enquanto que o segundo ethos quer dizer costume E V. Moral e Ética são termos complementares um do outro e significam costume (ethos) segundo o lugar em que se mora (mos). E FUMARC - 2011 - PRODEMGE - Analista de Gestão Administrativa Segundo Arruda (2011), a palavra ética tem origem no grego éthos, que signifca “caráter”. Trata-se da parte da flosofa que estuda a moralidade das ações humanas. Marque a opção que indica os três elementos essenciais os quais deverão ser ponderados, para que uma conduta possa ser considerada ética: a) ação, intenção e circunstâncias. b) ação, coerção e circunstâncias. c) intenção, interesse pessoal e circunstâncias. d) ação, interesse organizacional e circunstâncias. IADES - 2011 - PG-DF - Técnico Jurídico - Apoio Administrativo Assinale a alternativa que estabelece corretamente as características de moral. a) A moral resulta do conjunto de leis, costumes e tradições de uma sociedade e é subordinada a ética comportamental definida em regras constitucionais. b) Entende-se por moral, um conjunto de regras consideradas válidas para uma maioria absoluta, que valem-se dela para impor conduta ética aos demais cidadãos. c) A moral é mutável e varia de acordo com o desenvolvimento de cada sociedade. Ela norteia os valores éticos na Administração Pública. d) A moral é mais flexível do que a lei, por variar de indivíduo para indivíduo, e afeta diretamente a prestação dos serviços públicos por criar condições para uma ética flexível no atendimento às necessidades básicas da população. e) A ética confunde-se com a moral como um dos parâmetros para a avaliação do grau de 1

Upload: vonhan

Post on 19-Mar-2018

221 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: · Web viewOs dois termos Moral e ética vêm do grego mos e ethos , sendo que o primeiro mos quer dizer moradia enquanto que o segundo ethos quer dizer costume E Moral e Ética são

Ética no Serviço PúblicoProf. Glauber Marinho

Ética e Moral

ESAF ANEEL 2004 Julgue as afirmativas referentes a Moral e ética e, em seguida, marque a opção que apresenta os itens corretos:

I. Moral e ética são termos que possuem sentidos semelhantes CII. Moral vem do latim mos que quer dizer costumes CIII. Ética vem do grego ethos que quer dizer costumes CIV. Os dois termos Moral e ética vêm do grego mos e ethos , sendo que o primeiro mos quer dizer moradia enquanto que o segundo ethos quer dizer costume EV. Moral e Ética são termos complementares um do outro e significam costume (ethos) segundo o lugar em que se mora (mos). E

FUMARC - 2011 - PRODEMGE - Analista de Gestão Administrativa Segundo Arruda (2011), a palavra ética tem origem no grego éthos, que signifca “caráter”. Trata-se da parte da flosofa que estuda a moralidade das ações humanas. Marque a opção que indica os três elementos essenciais os quais deverão ser ponderados, para que uma conduta possa ser considerada ética:

a) ação, intenção e circunstâncias.

b) ação, coerção e circunstâncias.

c) intenção, interesse pessoal e circunstâncias.

d) ação, interesse organizacional e circunstâncias.

IADES - 2011 - PG-DF - Técnico Jurídico - Apoio Administrativo Assinale a alternativa que estabelece corretamente as características de moral.

a) A moral resulta do conjunto de leis, costumes e tradições de uma sociedade e

é subordinada a ética comportamental definida em regras constitucionais.

b) Entende-se por moral, um conjunto de regras consideradas válidas para uma maioria absoluta, que valem-se dela para impor conduta ética aos demais cidadãos.

c) A moral é mutável e varia de acordo com o desenvolvimento de cada sociedade. Ela norteia os valores éticos na Administração Pública.

d) A moral é mais flexível do que a lei, por variar de indivíduo para indivíduo, e afeta diretamente a prestação dos serviços públicos por criar condições para uma ética flexível no atendimento às necessidades básicas da população.

e) A ética confunde-se com a moral como um dos parâmetros para a avaliação do grau de desenvolvimento de determinada sociedade e, consequente, padronização da prestação dos serviços públicos comunitários.

FCC - 2011 - NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO - Contador A respeito dos conceitos de ética, moral e virtude, é correto afirmar:

a) A vida ética realiza-se no modo de viver daqueles indíviduos que não mantêm relações interpessoais.

b) Etimologicamente, a palavra moral deriva do grego mos e significa comportamento, modo de ser, caráter.

c) Virtude deriva do latim virtus, que significa uma qualidade própria da natureza humana; significa, de modo geral, praticar o bem usando a liberdade com responsabilidade constantemente.

d) A moral é influenciada por vários fatores como, sociais e históricos; todavia, não há diferença entre os conceitos morais de um grupo para outro.

e) Compete à moral chegar, por meio de investigações científicas, à explicação de determinadas realidades sociais, ou seja, ela investiga o sentido que o homem dá a suas ações para ser verdadeiramente feliz.

Com relação à ética, à moral e às virtudes, bem como às suas aplicações no contexto de empresas e organizações públicas, assinale a opção correta.

1

Page 2: · Web viewOs dois termos Moral e ética vêm do grego mos e ethos , sendo que o primeiro mos quer dizer moradia enquanto que o segundo ethos quer dizer costume E Moral e Ética são

A Uma cultura empresarial pode ser caracterizada pela ética na medida em que seus valores, e não as pessoas que integram a organização ou os produtos e serviços por ela oferecidos à sociedade, apresentam tal característica.B Condutas éticas são aprendidas somente no contexto familiar. Dessa forma, um sistema de desenvolvimento, monitoramento e controle dos ambientes interno e externo de uma organização é ineficaz para detectar pontos que possam causar uma conduta antiética.C Ao analisar a ética da virtude, pesquisas mostram que as empresas que possuem culturas fracas costumam prezar valores como fidelidade e justiça, enfatizando o bem-estar das pessoas e o sentido de pertencer a algo, promovendo a lealdade.D Pessoas são caracterizadas, entre outras coisas, por suas virtudes e pelos seus vícios, sendo que ambos pressupõem valores que, se não forem traduzidos em ações, perdem seu sentido.E A responsabilidade pelas condutas éticas das empresas públicas se restringe à alta administração e aos gerentes, pois eles são responsáveis pelas principais decisões nas empresas.QUESTÃO 16

CESPE - 2010 - ANEEL - Todos os Cargos - Nível Superior 1-A respeito de ética e moral, julgue o item abaixo.A ética no serviço público diz respeito somente às relações de comando e obediência, enquanto a moral aplica-se às relações de compromisso e respeito aos princípios e valores.E CESPE - 2010 - AGU - Agente Administrativo 1-A ética no serviço público envolve a responsabilidade do servidor público tanto por aquilo que fez quanto por aquilo que não fez, mas que deveria ter feito. C2-A ética ocupa-se de questões subjetivas, abstratas e essencialmente de interesse particular do indivíduo, sem relação com valores ou condutas sociais. E3-O êxito da opção por uma forma ética de prestação de serviços públicos requer a procura contínua de padrões de excelência elaborados com base em mecanismos de avaliação internos, correspondentes aos posicionamentos daqueles servidores que ocupam posições elevadas na hierarquia da administração. Nesse sentido, a

avaliação dos usuários-cidadãos tem papel secundário. E4-A ética representa uma abordagem sobre as constantes morais, ou seja, refere-se àquele conjunto de valores e costumes mais ou menos permanente no tempo e no espaço. C5-A ética tem por objetivo a determinação do que é certo ou errado, bom ou mau em relação às normas e valores adotados por uma sociedade. C6-Os conceitos e valores tradicionais da moral não são universais nem estabelecidos objetivamente, mas têm suas origens em um momento histórico e em uma cultura específicos, servindo a certos interesses que vão sendo esquecidos com o tempo. C

Decreto 1171

FCC - 2010 - AL-SP - Agente Legislativo de Serviços Técnicos e Administrativos Ética é o conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade.A respeito de ética, considere:

Está correto o que se afirma APENAS em

a) I, II, e IV.

b) I, III e IV.

c) II, III e V.

d) II, IV e V.

e) III, IV e V.

Decreto 1171

2

Page 3: · Web viewOs dois termos Moral e ética vêm do grego mos e ethos , sendo que o primeiro mos quer dizer moradia enquanto que o segundo ethos quer dizer costume E Moral e Ética são

FCC - 2010 - DNOCS - Agente Administrativo No que concerne às Regras Deontológicas estabelecidas no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, é correto afirmar que

a) o trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como obrigação, independentemente do seu próprio bem- estar, já que, como funcionário público, integrante do Poder Executivo, o êxito desse trabalho é requisito essencial à manutenção de seu cargo, não dizendo respeito ao seu patrimônio e a sua vida particular.

b) a remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contra- partida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, sendo dissociável de sua aplicação e de sua finalidade.

c) a moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

d) toda pessoa tem direito à verdade, sendo que o servidor poderá omiti-la, caso seja contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo da opressão, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nação.

e) deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, é comum e normal e, portanto, não causa dano moral aos usuários dos serviços públicos e nem mesmo configura atitude contra a ética ou ato de desumanidade.

DPU cargo 1

Determinado órgão público federal realizou reunião para definir a destinação de recursos financeiros para educação básica

— complementação da União. A fim de subsidiar a decisão, um servidor público responsável pelos cálculos para a referida destinação apresentou slides contendo os seguintes dados por municípios: demanda populacional pelo serviço (isto é, o tamanho da população em idade escolar); oferta das instituições públicas de educação básica; recursos financeiros destinados no ano anterior; e, em função da relação demanda-oferta, projeção de recursos financeiros a serem destinados no ano seguinte. Após a apresentação, constatou-se que determinado município fora privilegiado com relação ao montante de recursos financeiros a serem destinados, em detrimento de outros municípios.Questionado, o servidor explicou que se baseara somente no critério populacional para elaborar a projeção de distribuição dos recursos financeiros e que, na realidade, não houve necessidade de considerar os outros dados. Após averiguação, a equipe comprovou que o município privilegiado realmente apresentava o maior contingente populacional, mas não aquele em idade escolar, conforme a apresentação dos slides. Verificou-se, posteriormente, que o município privilegiado era a localidade de origem do servidor, onde residia sua família.Considerando a situação hipotética apresentada acima, assinale a opção correta de acordo com o Código de Ética do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (DL n.º 1.171/1994).

A A situação descrita caracterizou a utilização do cargo ou função para obtenção de favorecimentos para si ou para outrem, conduta esta que é vedada pelo código de ética em questão.B A atitude do servidor obedeceu aos princípios da impessoalidade e da verdade, uma vez que ele utilizou o critério do maior contingente populacional ao destinar recursos financeiros ao município.C Como o trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, porque, como integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio, o servidor em questão agiu em consonância com o exercício de sua função pública.D A apresentação do servidor cumpriu o dever de participar dos movimentos e

3

Page 4: · Web viewOs dois termos Moral e ética vêm do grego mos e ethos , sendo que o primeiro mos quer dizer moradia enquanto que o segundo ethos quer dizer costume E Moral e Ética são

estudos que se relacionem com a melhoria do exercício de suas funções, tendo por escopo a realização do bem comum.E A conduta do servidor constituiu erro técnico.

Cargo 8

O Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal estabelece, no inciso VI, capítulo I, que a função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia a dia na vida privada do servidor poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional. Com base nessas informações, assinale a opção correta.

A O inciso em questão atende a exigência formal inscrita na Lei n.º 8.112/1990, que dispõe acerca do regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.B O conteúdo do inciso está eivado da cultura política tradicional brasileira, ao confundir a esfera pública com a privada.C O conteúdo do inciso em apreço está em acordo com o inciso I, que estabelece a dignidade e o decoro como norteadores da conduta do servidor, no exercício do cargo ou fora dele.D O conteúdo do inciso expressa a pretensão totalitária do Estado de controlar a vida privada do indivíduo.E O conteúdo do inciso contradiz os dispositivos constitucionais que estabelecem a liberdade individual e a liberdade profissional.

A finalidade pública está compreendida no princípio da impessoalidade administrativa, cuja observância pela administração pública exime o ato praticado de qualquer sentido de individualismo, posicionando-o em conformidade com o bem comum.Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção correta a respeito do conceito de bem comum na administração pública.A Agir de acordo com o bem comum é agir pautado em uma racionalidade subjetiva.B O bem comum é constituído pela soma dos interesses individuais.C O bem comum é um universal verdadeiro.

D O bem comum é um construto concreto, historicamente definido.E A noção de bem comum constitui um norteador de conduta moral e ética para o gestor público.

Cargo 13

Em caso de atraso no atendimento a cidadãos em órgão público, o servidor deve, com base nos princípios de ética no serviço público,A exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, buscando por fim ao problema.B ter respeito à hierarquia, não se imiscuindo na situação, que não lhe diz respeito, e procurando fazer da melhor maneira suas atribuições.C ser apenas cortês com os cidadãos, caso lhe apresentem reclamações quanto a situação de atraso.D informar aos cidadãos que, diante da situação, só deve fazer o que está previsto em lei, em respeito ao princípio da estrita legalidade.E atender ao princípio de isonomia, não se envolvendo na situação em tela, cumprindo suas obrigações, porque, caso aja de modo diferente, incorrerá em crime de advocacia administrativa.

Considere que um servidor público, membro de comissão de licitação, tenha recebido um presente valioso de um fornecedor contumaz do órgão a que é vinculado. Mesmo não existindo nenhum indício indicando que houve favorecimento ilícito para que esse fornecedor ganhasse licitação promovida anteriormente, é correto afirmar, à luz das regras deontológicas do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, que

A o servidor deveria avaliar, antes de receber a oferta do presente, se esse ato viria ao encontro do bem comum.B a moralidade na administração pública se limita a distinguir se o ato do servidor é bom ou mau.C a moralidade na administração pública se atém, com exclusividade, à violação concreta de alguma lei quando da realização do ato administrativo desenvolvido pelo servidor.D a moralidade na administração pública se atém, com prioridade, à finalidade do servidor quando recebeu o presente.

4

Page 5: · Web viewOs dois termos Moral e ética vêm do grego mos e ethos , sendo que o primeiro mos quer dizer moradia enquanto que o segundo ethos quer dizer costume E Moral e Ética são

E o servidor público deve decidir apenas entre se é justo ou injusto receber o presente.

Ao ter conhecimento de um ato administrativo ilegal, o servidor público

A tem dever de dizer a verdade em primeiro lugar às chefias e aos demais, quando autorizado, visando atentar ao princípio da hierarquia.B não pode omitir esse ato, ainda que contrário aos interesses da própria pessoa interessada ou da administração pública.C deverá sempre contar tudo que tiver conhecimento em qualquer situação.D poderá falsear a informação sobre o referido ato, visando preservar o interesse do governo vigente.E deverá atentar sempre ao princípio da publicidade, que é inerente à moralidade pública.

Ao exercer as prerrogativas funcionais inerentes ao seu cargo, o servidor público deveráA exercer, inclusive, aquelas estranhas ao seu cargo, desde que esteja atuando no atendimento ao público.B exercê-las em plenitude e com intensidade.C exercê-las com moderação.D exercê-las enfaticamente quando estiver atuando no atendimento ao público.E exercê-las ao seu bel-prazer.

CESPE MPU 2010 cargo 50

Em determinado órgão público, uma servidora concursada foi nomeada para cargo de confiança, com considerável ganho pecuniário. Depois de algum tempo, seu chefe imediato passou a ameaçá-la com a retirada do cargo caso ela não se encontrasse com ele fora do local de trabalho. Por não ceder às investidas do superior, a servidora passou a sofrer perseguição no trabalho e, por fim, optou por deixar o cargo.Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir, relativos à ética no serviço público.96 A conduta do chefe imediato da referida servidora, além de antiética, é considerada crime. C97 A servidora, ao se demitir do cargo, agiu de acordo com os princípios éticos, que pressupõem obediência a regras morais ou normas de comportamento.E

98 O dilema ético retratado na situação deve ser avaliado estritamente no âmbito do relacionamento pessoal, e não profissional.E

Com relação à ética profissional, julgue os seguintes itens.99 Os códigos de ética expressam a filosofia de ação profissional, o que confere verdadeiro sentido à profissão.C100 O conhecimento científico não garante, por si só, que o indivíduo que o adquiriu assuma conduta profissional ética.C101 Algumas condutas antiéticas extrapolam os limites das relações entre indivíduos e se tornam objeto de relação política, o que fomenta a elaboração de códigos de ética de grupos profissionais, como os dos servidores públicos.C

CESPE - STM 2011 cargo 22

Julgue os itens a seguir, relativos à ética no serviço público.103 O servidor que trabalha em harmonia com a estrutura organizacional, respeitando seus colegas e cada concidadão, colabora para o bem-estar de todos e de todos recebe colaboração.C104 Para desempenhar suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, o servidor público deve, de imediato, comunicar a seus superiores todo e qualquer ato ou fato de interesse público.E105 É legalmente permitido que um servidor público atrase o seu trabalho quando estiver participando de movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exercício de suas funções, com o objetivo de realizar o bem comum. E106 Um servidor público que atrase prestação de serviço por não possuir informações e capacitação adequadas para isso poderá ser responsabilizado por atitude antiética ou por causar danos morais aos usuários dos serviços públicos. C107 A globalização e a intensificação do comércio internacional reforçam a necessidade da adoção de condutas éticas no serviço público. C108 O servidor público deve apresentar comportamentos e atitudes direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos, tanto no exercício de seu cargo ou função quanto fora dele. C109 O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao bem-estar do próximo e ao seu próprio bem-estar. C

5

Page 6: · Web viewOs dois termos Moral e ética vêm do grego mos e ethos , sendo que o primeiro mos quer dizer moradia enquanto que o segundo ethos quer dizer costume E Moral e Ética são

110 A função pública caracteriza-se como um exercício profissional que deve ser incorporado à vida particular do servidor público. C111 Quando um servidor falta ao trabalho, em qualquer circunstância, contribui para a desmoralização do serviço público e para a desordem nas relações humanas. E

CESGRANRIO - 2011 - FINEP - Analista - Jurídica

Vitor, servidor público do alto escalão do Executivo Federal, é superior hierárquico de Joaquim, também servidor. Diversas vezes, Joaquim flagrou Vitor usando sua função para obter favorecimentos pessoais. De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, Joaquim deve

a) denunciar seu chefe ao Conselho de Ética de seu respectivo órgão.

b) denunciar seu chefe aos órgãos judiciários competentes, visto que a Comissão de Ética de seu órgão não tem competência para punir servidores do alto escalão.

c) denunciar publicamente seu chefe para garantir que não sofrerá represálias.

d) respeitar a hierarquia funcional e não comentar o ocorrido com ninguém, visto que as ações de seu chefe não tipificam nenhum crime.

e) solicitar transferência de órgão ou função para não ser conivente com as ações duvidosas de seu superior hierárquico.

CESGRANRIO - 2011 - FINEP - Analista - Jurídica João Paulo, cidadão brasileiro, foi maltratado em um órgão público do Executivo Federal. O servidor público que o atendeu não foi solícito e nem tentou ajudá-lo a encontrar a informação desejada. O servidor justificou sua atitude dizendo que aquela não era sua função e que não tinha a obrigação de fazer o trabalho de outro servidor que se encontrava de licença. Em vista do ocorrido, João Paulo deve

a) aguardar o retorno do funcionário responsável pela área específica, visto que não pode denunciar o servidor apenas porque foi maltratado.

b) denunciar à Comissão de Ética do respectivo órgão o servidor que agiu de modo aético ao ser descortês e não buscar agilizar o trabalho de seu setor.

c) instaurar um processo por dano moral contra o servidor infrator, uma vez que não pode, enquanto cidadão, provocar a atuação da Comissão de Ética do respectivo órgão.

d) buscar outro funcionário do setor que possa fazer por ele a denúncia à Comissão de Ética do respectivo órgão.

e) retornar com um advogado para certificar-se de que a conduta do servidor está de acordo com a lei, visto que somente poderá denunciá-lo à Comissão de Ética se comprovada a ilegalidade.

CESGRANRIO - 2011 - FINEP - Analista - Jurídica Sobre o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, considere as afirmativas abaixo. I - O Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal aplica-se ao servidor público que preste serviços remunerados de natureza permanente a qualquer órgão do poder estatal.

II - A Comissão de Ética de cada órgão, ao receber a denúncia contra servidor, deve afastá-lo de suas atribuições até a finalização das investigações.

III - A Comissão de Ética de cada órgão pode aplicar a pena de censura ao servidor público, com fundamentação escrita e assinada por todos os seus integrantes. Está correto o que se afirma em

a) I, apenas.

b) III, apenas.

c) I e II, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I, II e III.

IADES - 2011 - PG-DF - Técnico Jurídico - Apoio Administrativo De acordo com as regras deontológicas que fundamentam a ética profissional do servidor público, assinale a alternativa correta.

6

Page 7: · Web viewOs dois termos Moral e ética vêm do grego mos e ethos , sendo que o primeiro mos quer dizer moradia enquanto que o segundo ethos quer dizer costume E Moral e Ética são

a) Os atos, comportamentos e atitudes de um servidor público serão destinados para preservar sua imagem e a cultura social.

b) O servidor público não pode omitir a verdade ou falseá- la, ainda que contra aos interesses da Administração Pública.

c) A moralidade da Administração Pública limita-se à distinção entre o bem e o mal, sendo sempre o fim maior o interesse profissional do servidor público.

d) Como cidadão e integrante da sociedade, a posição que ocupa o servidor público justifica sua omissão contra o bem comum e contra a moralidade.

e) Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios justificam a imprudência no desempenho da função pública, absolvendo uma conduta negligente.

CESPE - 2011 - EBC - Técnico - Administração A respeito do disposto no Decreto n.° 1.171/1994, que instituiu o Código de Ética do Servidor Público Civil, julgue os itens seguintes.

I-É vedado ao servidor público alterar o teor de documentos recebidos e que devam ser encaminhados para providências, ainda que motivado por seu espírito de solidariedade e com a intenção de corrigir equívoco de forma ou de conteúdo. CII-Fatos e atos relativos à conduta do servidor no dia a dia de sua vida privada não podem ser considerados para acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional, em razão de terem ocorrido ou sido praticados fora do local de trabalho.EIII-O servidor que, por desconhecimento das atualizações legais, pratica ato de acordo com normas e legislações já alteradas não age em desacordo com o referido código de ética.EIV- Para obedecer a seus superiores, o servidor não poderá abster- se de exercer sua função, poder ou autoridade, mesmo que a finalidade da ordem por ele recebida seja estranha ao interesse público.E

COPEVE-UFAL - 2011 - UFAL - Assistente de Administração Segundo as normas do Código de Ética dos Servidores Públicos Civis Federais, indique a opção que não representa uma

vedação expressa aos referidos agentes públicos.

a) Usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material.

b) Deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister.

c) Exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.

d) Resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações morais, ilegais ou aéticas e denunciá-las.

e) Prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam.

CESPE - 2011 - STM - Cargos de Nível Superior - Conhecimentos Básicos - Cargos 4 a 21 (exceto cargo 14) Julgue os itens seguintes, referentes ao Código de Ética dos Servidores da Justiça Militar da União.I-A ausência de publicidade nos atos administrativos enseja, necessariamente, comprometimento ético.EII-Quando um servidor falta ao trabalho, em qualquer circunstância, contribui para a desmoralização do serviço público e para a desordem nas relações humanas. EIII-A função pública caracteriza-se como um exercício profissional que deve ser incorporado à vida particular do servidor público. CIV-O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao bem-estar do próximo e ao seu próprio bem-estar. CV- O servidor público deve apresentar comportamentos e atitudes direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos, tanto no exercício de seu cargo ou função quanto fora dele. CVI- Um servidor público que atrase prestação de serviço por não possuir informações e capacitação adequadas para isso poderá ser responsabilizado por atitude antiética ou por causar danos morais aos usuários dos serviços públicos. C

7

Page 8: · Web viewOs dois termos Moral e ética vêm do grego mos e ethos , sendo que o primeiro mos quer dizer moradia enquanto que o segundo ethos quer dizer costume E Moral e Ética são

VII- É legalmente permitido que um servidor público atrase o seu trabalho quando estiver participando de movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exercício de suas funções, com o objetivo de realizar o bem comum. E

VIII- Para desempenhar suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, o servidor público deve, de imediato, comunicar a seus superiores todo e qualquer ato ou fato de interesse público. E

IX- O servidor que trabalha em harmonia com a estrutura organizacional, respeitando seus colegas e cada concidadão, colabora para o bem-estar de todos e de todos recebe colaboração. C

CESPE - 2011 - MMA - Analista Ambiental - I Com relação ao Código de Ética Profissional do servidor públicocivil do Poder Executivo federal, julgue o próximo item.I-As disposições desse código não se restringem à conduta do servidor público no âmbito do local de trabalho e às funções precipuamente exercidas. Nesse código, também constam, entre as vedações que compreende, as que dizem respeito a servidor embriagar-se fora do serviço habitualmente e a ligar seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso. C

FUNIVERSA - 2011 - EMBRATUR - Técnico Especializado II O Código de Ética do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal informa que a conduta dos agentes públicos deve ser pautada pelas “regras deontológicas”. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

a) A legalidade deve ser o princípio ainda predominantemente utilizado como baliza de julgamento para a prática dos atos administrativos.

b) A conduta de um servidor público em sua vida privada somente a ele diz respeito e não afeta seu conceito funcional, em face da falta de conexão entre as referidas esferas.

c) O Código de Ética do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal reconhece expressamente a ocorrência de grave dano moral aos usuários de serviços

públicos nos casos de demora na prestação desses serviços.

d) A ausência ao trabalho de um servidor invariavelmente provoca a desmoralização da imagem do serviço público, em face da desordem nas relações humanas a que são submetidos os administrados.

e) A publicidade de todos os atos administrativos constitui requisito de eficácia e moralidade deles.

CESPE - 2011 - FUB - Analista de Tecnologia da Informação - Básicos Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situaçãohipotética seguida de uma assertiva a ser julgada com relação àconduta dos agentes em conformidade com o que dispõe o Códigode Ética do Servidor Público.I-Um servidor público vem sendo pressionado por seu chefe a, deliberadamente, procrastinar a entrega de um relatório a fim de favorecer os interesses de terceiro. Nessa situação, o servidor agiria de acordo com o que prevê o referido código de ética se resistisse às pressões e denunciasse o chefe.CII-Jair sempre procurou manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão público onde exerce suas funções. Nesse caso, o servidor age de acordo com o que dispõe o mencionado código de ética. CIII-A servidora pública Jane, irritada com o fato de uma colega ter sido designada para fiscalizar o seu trabalho, não fez nada para prejudicar ou facilitar o trabalho de fiscalização. Nessa situação, a atitude de Jane é aceitável, visto que não há qualquer obrigação da sua parte em facilitar o trabalho de fiscalização.EIV- João, servidor público, é muito religioso e não consegue admitir que Paulo, seu colega de setor, seja ateu. Sempre que Paulo está presente, João perde a paciência ao realizar seus afazeres, permitindo que sua antipatia pelo colega interfira no trato com o público. Nesse caso, João deve ser advertido em razão de sua conduta, vedada aos servidores públicos.C

V- Marcos exerce cargo de chefia em determinado órgão público. Ao recepcionar os servidores recém-empossados, exorta-os a cumprir fielmente seus compromissos

8

Page 9: · Web viewOs dois termos Moral e ética vêm do grego mos e ethos , sendo que o primeiro mos quer dizer moradia enquanto que o segundo ethos quer dizer costume E Moral e Ética são

éticos com o serviço público, afirmando que a atividade pública é a grande oportunidade para o crescimento e o engrandecimento da nação. Nessa situação, Marcos descumpre o código de ética, de acordo com o qual o servidor deve evitar comentários exagerados e ufanistas. E

VI- Considere que um servidor público, profundamente insatisfeito com seu trabalho, execute, diariamente, suas tarefas com impaciência e utilize, com o objetivo de dificultar o acesso do público à sua repartição, uma série de artifícios para procrastinar a prestação de serviços. Nessa situação, a conduta do servidor, embora reprovável do ponto de vista moral, não constitui violação ao Código de Ética dos Servidores Públicos. E

VII-Suponha que Ana, servidora de uma fundação pública, tente convencer seu colega André, também servidor público, a aceitar de um empresário gratificação pelos serviços prestados, e ele, indignado, rechace a proposta, dizendo-lhe que nada mais fez que cumprir seus deveres. Suponha, ainda, que, alguns dias depois, André aceite do referido empresário uma oferta de emprego para seu filho recém-formado. Nessa situação, a atitude de André, por não estar prevista no Código de Ética dos Servidores Públicos, não é passível de reprimenda. EVIII-A conscientização de cada servidor público quanto à preservação da honra e da tradição dos serviços públicos decorre do desempenho de sua função com dignidade, decoro, zelo e eficácia.C

CESPE - 2011 - PREVIC - Técnico Administrativo - Básicos No que se refere a ética e conduta pública, julgue os itens a seguir.I-A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui apenas uma ofensa ao equipamento e às instalações ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligência, seu tempo, suas esperanças e seus esforços para construí-los. C

Constitui dever do servidor cumprir as ordens superiores, mesmo quando manifestamente ilegais. E

CESPE - 2010 - UERN - Agente Técnico Administrativo 1-A moralidade da administração pública não deve ser limitada tão somente à distinção entre o bem e o mal. De acordo com o que dispõe o Código de Ética do Servidor Público, o fim almejado deve ser, sempre,

a) o atendimento às razões do Estado.

b) a manutenção da ordem e a realização do progresso.

c) o bem comum.

d) o interesse da maioria.

e) a preservação da estrutura corporativa do Estado.

CESPE - 2010 - INCA - Assistente em Ciência e Tecnologia - Apoio Técnico Administrativo Parte I

1-A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, seja fora dele. C

2-A função pública deve ser tida como exercício profissional; portanto, integra-se na vida particular de cada servidor público. C

CESPE - 2010 - ANEEL - Todos os Cargos - Nível Superior

1-A respeito de ética e moral, julgue o item abaixo.A ética no serviço público diz respeito somente às relações de comando e obediência, enquanto a moral aplica-se às relações de compromisso e respeito aos princípios e valores. ECESPE - 2010 - AGU - Agente Administrativo 1-A ética no serviço público envolve a responsabilidade do servidor público tanto por aquilo que fez quanto por aquilo que não fez, mas que deveria ter feito. C

9

Page 10: · Web viewOs dois termos Moral e ética vêm do grego mos e ethos , sendo que o primeiro mos quer dizer moradia enquanto que o segundo ethos quer dizer costume E Moral e Ética são

Concurso Público – Prefeitura Municipal de São Luís/MA – SEMTURAuxiliar de serviços gerais

28. A respeito de relacionamento e de atendimento ao público, e considerando a ética profissional a ser observada pelo servidor, julgue as situações hipotéticas a seguir e assinale a opção correta quanto à análise da conduta por parte do servidor.I – Ao atender chamadas telefônicas em uma repartição pública, Ana sempre pergunta quem está falando antes de fazer qualquer saudação e proceder a sua identificação pessoal e do setor de onde fala. A atitude de Ana é essencial para se evitar trotes e selecionar a maneira mais adequada para se tratar a pessoa com quem se fala. Quando se trata de um superior hierárquico, Ana o trata com respeito e zelo. Nos demais casos, não há necessidade de tratamento formal.EII – Ao saber que seus chefes imediatos haviam viajado, Pedro aproveitou – por não ter muitas tarefas a cumprir ao longo do dia – o seu horário de expediente para resolver algumas pendências pessoais, solicitando a um colega que lhe telefonasse caso precisassem dele em seu setor. Nesta situação, Pedro agiu corretamente, pois quando precisassem dele, poderia retornar a qualquer momento ao seu setor.EIII – Antônia recebeu uma ordem a ser executada com urgência. No entanto, antes de cumpri-la, decidiu atender a um telefonema corriqueiro de caráter pessoal. Neste caso, Antônia negligenciou o serviço, prejudicando o andamento das atividades do seu setor.CIV – Isabela, por ter facilidade em ser confidente de seus colegas de trabalho, aproveitou-se de uma informação de caráter pessoal para dinamizar as tarefas no dia-a-dia. E, embora isso possa prejudicar algumas pessoas, o essencial é que Isabela favoreça sempre o serviço do setor.Desta maneira, Isabela agiu corretamente.EA quantidade de itens certos é igual a(A) 0.(B) 1.(C) 2.(D) 3.(E) 4.

Concurso Público – SEDECT/PA Auxiliar operacional

Considere a seguinte situação hipotética.24. Marcos é vigilante noturno de uma fábrica de doces. Sempre que seu chefe imediato se ausenta, Marcos dirige-se a Juvenal, que é despachante da fábrica e seu vizinho, para juntos pegarem algumas caixas de doces e venderem a preços mais altos no bairro em que moram.Com base no caso acima, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.I – Não faltou ética profissional aos dois empregados, já que trabalham há muito tempo na empresa.EII – Apenas Marcos não agiu com ética, já que Juvenal tem um cargo privilegiado na fábrica e pode pegar quantas caixas de doce quiser.EIII – Nem Marcos nem Juvenal agiram corretamente.Independentemente do cargo que ocupam ou do tempo de serviço, não podem levar nada da empresa para a qual trabalham sem o consentimento de seus superiores.CIV – O fato de trabalhar na área de despacho não dá a Juvenal direito de se apoderar dos doces produzidos pela fábrica.CA quantidade de itens certos é igual a(A) 1.(B) 2.(C) 3.(D) 4.

DNPM

CARGO 14: TÉCNICO ADMINISTRATIVOADMINISTRATIVO – tipo C

Questão 30A respeito do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.I – Um juiz de direito(poder judiciário), como servidor público, não pode procrastinar indefinidamente uma decisão sobre determinado processo.EII – Seus efeitos aplicam-se aos servidores em regime de contrato temporário.CIII – É obrigatória a constituição de comissão de ética em qualquer órgão da Administração Pública Federal.CIV – A suspensão temporária do cargo, a exoneração e a perda do cargo em comissão são penas previstas no referido código.EV – Cabe aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos

10

Page 11: · Web viewOs dois termos Moral e ética vêm do grego mos e ethos , sendo que o primeiro mos quer dizer moradia enquanto que o segundo ethos quer dizer costume E Moral e Ética são

servidores fornecer à comissão de ética os registros sobre a conduta ética do servidor, para instruir e fundamentar promoções.EA quantidade de itens certos é igual a(A) 1.(B) 2.(C) 3.(D) 4.(E) 5.Questão 36Com base no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, relacione a primeira coluna à segunda e, em seguida, assinale a opção correta, observando que não há repetição de situações.

I – ComunicabilidadeII – AtençãoIII – Cortesia( ) Respeitar a capacidade e as limitações individuais dousuário do serviço público.( ) Evitar conduta negligente às ordens legais de seussuperiores.( ) Aperfeiçoar o contato com o público.A sequência correta é:(A) II, III, I.(B) III, II, I.(C) I, III, II.(D) II, I, III.(E) I, II, III.

Concurso Público – ADEPARÁ/2009 auxiliar administrativo

Questão 29 Roberto iniciou sua vida profissional como servidor público, buscando resguardar, em sua conduta, a honra e a dignidade de sua função, em harmonia com a preservação da boa imagem institucional. Após um ano de exercício profissional, Roberto encontrava-se tramitando documentos de seu setor, quando localizou um instrumento que contemplava sua avaliação de estágio probatório realizada por seu superior hierárquico. De posse do documento, resolveu alterar o instrumento, no quesito ética, em um ponto acima da escala de avaliação utilizada, pois considerou injustiça a pontuação atribuída por sua chefia. Questionado por seu superior quanto à sua conduta, alegou ter esquecido de comunicar à chefia a alteração efetuada.Com base na situação acima, é correto afirmar que Roberto agiu

(A) conforme princípios éticos, ao resistir à pressão de seu superior hierárquico que visava obter vantagens indevidas em decorrência de ação imoral.(B) em conformidade com os princípios éticos, ao manter sob sigilo a alteração por ele realizada, e que só a ele dizia respeito.(C) contrariamente aos deveres éticos, ao adulterar o teor de documento que tramitou no órgão, submetido a sistema de controle interno.(D) contrariamente aos deveres éticos, ao facilitar, como servidor, a fiscalização de todos os atos ou serviços por quem de direito.

Questão 30 (anulada)Angélica, secretária de uma empresa pública, tem ciência de seus deveres e direitos e destaca-se profissionalmente entre as demais secretárias dessa instituição por desenvolver as atribuições estabelecidas para o seu cargo com base em princípios éticos.

Considerando a situação mencionada e as recomendações para o exercício ético-profissional, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.I – É fundamental que as amizades, a posição e as influências obtidas no exercício profissional sejam utilizadas pela secretária para conseguir favoritismo pessoal e facilidades, em detrimento de outros profissionais.EII – É facultado à secretária, por ter se pautado sempre com ética, prejudicar deliberadamente a reputação de outra secretária.EIII – É vedado à secretária, em função de seu espírito de solidariedade, ser conivente com erro, contravenção penal ou infração contra os princípios éticos.CIV – É proibido à secretária assinar documentos que possam resultar no comprometimento da dignidade de sua categoria profissional.CEstão certos apenas os itens(A) I e II.(B) I e III.(C) II e III.(D) III e IV.

Auxiliar operacional

Questão 24 Muitas organizações promovem treinamentos, palestras, debates e outras ações para auxiliar os trabalhadores a distinguirem entre o certo e o errado em

11

Page 12: · Web viewOs dois termos Moral e ética vêm do grego mos e ethos , sendo que o primeiro mos quer dizer moradia enquanto que o segundo ethos quer dizer costume E Moral e Ética são

suas condutas e relações profissionais e a criarem um ambiente favorável à ética. No que se refere ao comportamento de acordo com a ética profissional, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.I – Um trabalhador encontra respaldo nos princípios éticos ao fazer “vista grossa” diante dos delitos alheios.EII – Uma conduta baseada na justificativa “Todo mundo faz isso”, em detrimento da conduta fundamentada na justificativa “É correto fazer isso”, é considerada uma recomendação ética diante de delitos.EIII – “Hoje em dia você tem de aproveitar todas as vantagens”, mesmo que contrárias aos valores morais coletivos, constitui recomendação que atende aos princípios éticos.EA seqüência correta é:(A) V, V, V.(B) F, V, V.(C) F, F, V.(D) F, F, F.Questão 25AERA DAS INCERTEZAS Fiz um belo texto sobre cultura e educação. Vou botar na internet, assinado pelo Mário Quintana Ótimo este texto do Mário Quintana. Vou repassá-lo assinado com meu nome.

Internet: www.malvados.com.br. Acesso em 31/5/2009 (com adptações).

O amplo acesso das pessoas às novas tecnologias da informação, e especificamente à Internet, tem facilitado a ocorrência de condutas nem sempre éticas. Tendo como referência a ilustração acima, assinale a opção que apresenta uma relação direta à recomendação ética nela comprometida.(A) Evite acessar conteúdos de obras alheias.(B) Não se aproprie de idéias que não são suas.(C) Não use os recursos de computadores alheios sem pedir permissão.(D) Use o computador de modo a proteger sua capacidade de julgamento

COMISSÕES

FCC - 2010 - DNOCS - Agente Administrativo

Com relação às Comissões de Ética dispostas no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder

Executivo Federal, considere:I. Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética.II. Incumbe ao servidor fornecer seu registro da sua conduta ética para a Comissão de Ética, encarregada da execução do quadro de carreira dos servidores, para o efeito de instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público.III. A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.IV. Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público, exclusivamente, a pessoa que, por força de lei, preste serviços de natureza permanente condicionada ao recebimento de salário e esteja ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias e as fundações públicas.

Está correto o que consta APENAS em

a) I e III.

b) I e II.

c) II e III.

d) II e IV.

e) III e IV.

- Do ponto de vista da comissão de ética pública, a repressão, na prática, é quase sempre ineficaz. O ideal seria a prevenção, por meio da identificação e do tratamento específico, das áreas da administração pública em que ocorressem, com maior frequência, condutas incompatíveis com o padrão ético almejado para o serviço público.C

CESGRANRIO - 2011 - FINEP - Analista - Jurídica

A comissão de ética, prevista no Código de Ética Profissional do Servidor Público, Decreto n° 1.171/1994, é encarregada de

a) criar novas diretrizes que

12

Page 13: · Web viewOs dois termos Moral e ética vêm do grego mos e ethos , sendo que o primeiro mos quer dizer moradia enquanto que o segundo ethos quer dizer costume E Moral e Ética são

contribuam para aplicação do Código de Ética do respectivo órgão.

b) encaminhar cópia dos autos às autoridades competentes quando estas constatarem a possível ocorrência de ilícitos penais ou civis, suspendendo o servidor infrator até o fim do processo judicial.

c) aplicar a pena de suspensão do servidor público infrator, com fundamentação escrita e assinada por todos os seus integrantes.

d) transferir o servidor público infrator, com a devida fundamentação.

e) fornecer os registros sobre a conduta ética dos servidores aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira.

- A comissão de ética prevista no Código de Ética do Servidor Público é encarregada de

a) conhecer concretamente de imputação de infrações penais e crimes contra o patrimônio público.

b) processar e julgar os crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.

c) processar e julgar os crimes contra a fé pública.

d) orientar e aconselhar acerca da ética profissional do servidor público, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público.

e) processar e julgar as transgressões contra a regulamentação ética das carreiras públicas, bem como aplicar as sanções penais cabíveis.

CESPE - 2011 - CNPQ - Analista em Ciência e Tecnologia Júnior - Geral Julgue os itens seguintes, relativos à gestão da ética no serviçopúblico.I-A implementação do Programa de Gestão da Ética iniciou-se com a criação da Comissão de Ética Pública, ocorrida após a aprovação do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.EII- As comissões de ética na administração pública federal direta, indireta, autárquica e fundacional foram instituídas por decreto, com o objetivo de orientar e aconselhar a

respeito de normas de conduta ética do servidor público. C

CESPE - 2010 - MS - Todos os Cargos  

Quanto ao código de ética profissional do servidor público civil do Poder Executivo federal, julgue o próximo item. 1-Para fins de apuração do comprometimento ético, é servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste ao poder público serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que seja sem retribuição financeira. C

DECRETO 6029

CESGRANRIO - 2011 - FINEP - Analista - Jurídica Em caso de omissão do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, as Comissões de Ética devem

a) ouvir, previamente, a área jurídica do órgão ou entidade.

b) solicitar consultoria jurídica externa para dirimir a dúvida.

c) suprir a omissão através do recurso à analogia e aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

d) encaminhar o processo à entidade fiscalizadora do exercício profissional na qual o servidor público infrator estiver inscrito

e) arquivar o procedimento de investigação, caso este já tenha sido instaurado, visto que a matéria é regida pelo princípio da estrita legalidade.

CESPE - 2011 - STM - Cargos de Nível Superior - Conhecimentos Básicos - Cargos 4 a 21 (exceto cargo 14) Julgue os próximos itens, a respeito da comissão de ética da justiçamilitar da União.I-Os integrantes da comissão de ética deverão, durante o desempenho das atividades de membro da comissão, se afastar do exercício de outras funções.CESPE - 2011 - STM - Analista Judiciário - Execução de Mandados - Básicos Acerca de procedimentos apuratórios da comissão de ética, julgue os itens subsequentes.

13

Page 14: · Web viewOs dois termos Moral e ética vêm do grego mos e ethos , sendo que o primeiro mos quer dizer moradia enquanto que o segundo ethos quer dizer costume E Moral e Ética são

I-No procedimento apuratório da comissão de ética, devem ser garantidos o contraditório e a ampla defesa ao indiciado. C

CESPE- São deveres dos titulares de entidade ou órgão da administração pública federal, direta e indireta: conduzir em seu âmbito a avaliação da gestão da ética conforme processo coordenado pela Comissão de Ética Pública, bem como assegurar as condições de trabalho para que as comissões de ética cumpram suas funções, inclusive para que do exercício das atribuições de seus integrantes não lhes resulte qualquer prejuízo ou dano. C - A proteção à honra e à imagem da pessoa investigada, a proteção à identidade do denunciante — que deve ser mantida sob reserva, se este assim o desejar —, bem como a independência e imparcialidade dos seus membros na apuração dos fatos são princípios que devem ser observados pelas comissões de ética em seus trabalhos. C- Segundo o Decreto nº 6.029, de 01/02/07, poderá(ão) provocar a atuação da CEP ou de Comissão de Ética, visando à apuração de infração ética imputada a agente público, órgão ou setor específico de ente estatal:A) somente pessoa jurídica de direito público;B) qualquer cidadão ou pessoa jurídica de direito público;C) apenas o cidadão prejudicado;D) agentes públicos, pessoas jurídicas de direito público e privado, associação ou entidade de classe e o cidadão prejudicado;E) qualquer cidadão, agente público, pessoa jurídica de direito privado, associação ou entidade de classe.

MAPA Agente Administrativo

O servidor público Y, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, apresentou-se embriagado no serviço, violando o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. A pena aplicável ao referido servidor pela Comissão de Ética é a de censura, e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado:A) por dois integrantes no mínimo;B) pela maioria dos seus integrantes, sem ciência dos faltosos;

C) por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso;D) por um dos integrantes, com ciência dos faltosos;E) pela minoria dos seus integrantes.

FUNIVERSA - 2010 - MTur - Agente Administrativo Em relação ao Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, de que tratam o Decreto n.º 1.171/1994 e o Decreto n.º 6.029/2007, assinale a alternativa correta.

a) Se um servidor houver de avaliar a prática de ato inerente à sua função e verificar que se trata de ato legal e oportuno, saberá que, automaticamente, terá sido atendido o elemento ético do ato.

b) Apesar de relevante, o componente da moralidade do ato administrativo está fora do universo da legalidade; é aspecto extralegal do ato.

c) Para que um ato atenda aos princípios éticos, não basta levar em conta o aspecto da economicidade.

d) Em virtude da proteção constitucional à privacidade, os atos da vida particular do servidor público não devem ser considerados para nenhum efeito funcional.

e) A fim de preservar as pessoas envolvidas e os legítimos interesses do poder público, os atos administrativos, em princípio, não devem ser divulgados.

CESPE - 2008 - INSS - Técnico do SeguroSocial Considere a seguinte situação hipotética.Natália e sua equipe de servidores do setor decomunicação de um ministério foram encarregadas de prepararfolheto destinado a divulgar as atividades da Comissão de Ética Pública (CEP) e de explicar, em particular, as relações entre o presidente da República, os ministros de Estado e a referida Comissão. A partir dessa situação, julgue os próximos itens,

14

Page 15: · Web viewOs dois termos Moral e ética vêm do grego mos e ethos , sendo que o primeiro mos quer dizer moradia enquanto que o segundo ethos quer dizer costume E Moral e Ética são

de acordo com o disposto nos decretos n.os 6.029/2007 e 1.171/1994. Considere-se que a versão inicial do folheto preparado pela equipe de Natália contivesse diagrama no qual a CEP e sua Secretaria-Executiva estivessem diretamente ligadas ao ministro da Justiça por ser esse ministério o mais antigo. Nesse caso, o folheto deveria ser corrigido, pois a CEP e sua Secretaria-Executiva são vinculadas diretamente ao presidente da República. E

II-Suponha-se ter havido um episódio, largamente noticiado pela imprensa, em que a votação de matéria polêmica houvesse terminado empatada e o presidente da CEP houvesse desempatado em favor de uma das partes. Nessa situação, seria correto a equipe de Natália explicar que o presidente da CEP tem voto de qualidade nas deliberações do colegiado. C

III- Suponha-se que o folheto preparado pela equipe de Natália explicasse que as decisões tomadas pela CEP não precisariam ser, necessariamente, seguidas pelo presidente da República, visto que a Comissão se caracteriza apenas como um órgão de aconselhamento. Nesse caso, a informação do folheto estaria correta, pois, em matéria de ética pública, a CEP é, de fato, instância consultiva do presidente da República e dos ministros de Estado. C

CESPE - 2010 - INSS - Engenheiro Civil A respeito da ética no serviço público, julgue os itens que seseguem.I-A comissão de ética pública deve ser integrada por sete brasileiros que preencham os requisitos de idoneidade moral, reputação ilibada e notória experiência em administração pública.C

CESPE - 2010 - INSS - Engenheiro Civil

A respeito da ética no serviço público, julgue os itens que seseguem.I-A comissão de ética pública deve ser integrada por sete brasileiros que preencham os requisitos de idoneidade moral, reputação ilibada e notória experiência em administração pública.CII-A remuneração dos membros da comissão de ética pública equivale à metade do vencimento do servidor no seu cargo de origem.EIII-Qualquer procedimento instaurado para apuração de prática em desrespeito às normas éticas será mantido com a chancela de reservado, até que seja concluído.CIV-A qualquer pessoa que esteja sendo investigada por procedimento ético são assegurados os direitos de obtenção de cópia dos autos e certidão de seu teor.CV-As autoridades competentes podem alegar sigilo para deixar de prestar informações solicitadas pelas comissões de ética.EVI-As normas do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil não se aplicam a servidor que estiver em gozo de licença.E

15