pbvest.pb.gov.brpbvest.pb.gov.br/wp-content/uploads/2017/08/material... · web viewe inadequação...

23
AULA 03 O MODERNISMO DE 1930, GUERRA E AUTORITARISMO: LINGUAGEM E PROJETO LITERÁRIO E ARTÍSTICO MÃOS DADAS Não serei o poeta de um mundo caduco. Também não cantarei o mundo futuro. Estou preso à vida e olho meus companheiros Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças. Entre eles, considero a enorme realidade. O presente é tão grande, não nos afastemos. Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas. Não serei o cantor de uma mulher, de uma história. Não direi suspiros ao anoitecer, a paisagem vista na janela. Não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida. Não fugirei para ilhas nem serei raptado por serafins. O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes, a vida presente. ANDRADE, C. D. Sentimento do mundo. São Paulo: Cia. das Letras, 2012. 01) Escrito em 1940, o poema Mãos dadas revela um eu lírico marcado pelo contexto de opressão política no Brasil e da Segunda Guerra Mundial. Em face dessa realidade, o eu lírico (A) considera que em sua época o mais importante é a independência dos indivíduos. (B) desvaloriza a importância dos planos pessoais na vida em sociedade. (C) reconhece a tendência à autodestruição em uma sociedade oprimida (D) escolhe a realidade social e seu alcance individual como matéria poética. (E) critica o individualismo comum aos românticos e aos excêntricos. A ROSA DE HIROXIMA Pensem nas crianças Mudas telepáticas Pensem nas meninas Cegas inexatas Pensem nas mulheres Rotas alteradas Pensem nas feridas Como rosas cálidas Mas oh não se esqueçam Da rosa da rosa Da rosa de Hiroxima A rosa hereditária A rosa radioativa Estúpida e inválida A rosa com cirrose A anti-rosa atômica Sem cor sem perfume Sem rosa sem nada. 02) Neste poema A) a referência a um acontecimento histórico, ao privilegiar a objetividade, suprime o teor lírico do texto. B) parte da força poética do texto provém da associação da imagem tradicionalmente positiva da rosa a atributos negativos, ligados à ideia de destruição. C) o caráter politicamente engajado do texto é responsável pela sua despreocupação com a elaboração formal. D) o paralelismo da construção sintática revela que o texto foi escrito originalmente como letra de canção popular. E) o predomínio das metonímias sobre as metáforas responde, em boa medida, pelo caráter concreto do texto e pelo vigor de sua mensagem.

Upload: vuthien

Post on 03-Apr-2018

218 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: pbvest.pb.gov.brpbvest.pb.gov.br/wp-content/uploads/2017/08/Material... · Web viewE inadequação da matemática para elaborar uma explicação racional da natureza. QUESTÃO 3 A

AULA 03

O MODERNISMO DE 1930, GUERRA E AUTORITARISMO: LINGUAGEM E PROJETO LITERÁRIO E ARTÍSTICO

MÃOS DADAS

Não serei o poeta de um mundo caduco.Também não cantarei o mundo futuro.Estou preso à vida e olho meus companheirosEstão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.Entre eles, considero a enorme realidade.O presente é tão grande, não nos afastemos.Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.

Não serei o cantor de uma mulher, de uma história.Não direi suspiros ao anoitecer, a paisagem vista na janela.Não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida.Não fugirei para ilhas nem serei raptado por serafins. O tempo é a minha matéria, o tempo presente, oshomens presentes,a vida presente.

ANDRADE, C. D. Sentimento do mundo. São Paulo: Cia. das Letras, 2012.

01) Escrito em 1940, o poema Mãos dadas revela um eu lírico marcado pelo contexto de opressão política no Brasil e da Segunda Guerra Mundial. Em face dessa realidade, o eu lírico

(A) considera que em sua época o mais importante é a independência dos indivíduos.

(B) desvaloriza a importância dos planos pessoais na vida em sociedade.

(C) reconhece a tendência à autodestruição em uma sociedade oprimida

(D) escolhe a realidade social e seu alcance individual como matéria poética.

(E) critica o individualismo comum aos românticos e aos excêntricos.

A ROSA DE HIROXIMA

Pensem nas criançasMudas telepáticasPensem nas meninasCegas inexatasPensem nas mulheresRotas alteradasPensem nas feridasComo rosas cálidas

Mas oh não se esqueçamDa rosa da rosaDa rosa de HiroximaA rosa hereditáriaA rosa radioativaEstúpida e inválidaA rosa com cirroseA anti-rosa atômicaSem cor sem perfumeSem rosa sem nada.

02) Neste poema

A) a referência a um acontecimento histórico, ao privilegiar a objetividade, suprime o teor lírico do texto.

B) parte da força poética do texto provém da associação da imagem tradicionalmente positiva da rosa a atributos negativos, ligados à ideia de destruição.

C) o caráter politicamente engajado do texto é responsável pela sua despreocupação com a elaboração formal.

D) o paralelismo da construção sintática revela que o texto foi escrito originalmente como letra de canção popular.

E) o predomínio das metonímias sobre as metáforas responde, em boa medida, pelo caráter concreto do texto e pelo vigor de sua mensagem.

03) (ENEM)- O texto apresenta referências a um contexto histórico mundial em que

A) busca de forma poética esclarecer os motivos que levaram a ocorrer a Primeira Guerra Mundial.

B) faz alusão à bomba atômica atirada pelos americanos no Japão, após o término da Segunda Guerra Mundial na Europa.

C) refere-se ao conflito na China na Guerra do Ópio, em que a Inglaterra vence e a China assina o Tratado de Nanquim.

D) Está no contexto do imperialismo japonês iniciado com a Era Meiji

E) deixa claro os horrores provocados pela bomba H no território chinês durante a Segunda Guerra Mundial.

AULA 04

A POESIA DO MODERNISMO DE 30: O SOCIAL, O POLÍTICO E O MÍSTICO

Tenho apenas duas mãoso sentimento do mundo,mas estou cheio de escravos,minhas lembranças escorreme o corpo transigena confidência do amor.

Quando me levantar, o céu estará morto e saqueado, eu mesmo estarei morto, morto meu desejo, morto o pântano sem acordes.

Page 2: pbvest.pb.gov.brpbvest.pb.gov.br/wp-content/uploads/2017/08/Material... · Web viewE inadequação da matemática para elaborar uma explicação racional da natureza. QUESTÃO 3 A

Os camaradas não disseram que havia uma guerra e era necessário trazer fogo e alimento. Sinto-me disperso, anterior a fronteiras, humildemente vos peço que me perdoeis.

Quando os corpos passarem, eu ficarei sozinho desfiando a recordação do sineiro, da viúva e do microcopista que habitavam a barraca e não foram encontrados ao amanheceresse amanhecer mais noite que a noite.

01) Da leitura do texto acima, trecho de “Sentimento do mundo”, de Carlos Drummond de Andrade, só não está presente a alusão à

a) precariedade do indivíduo.b) sensibilidade ao sofrimento coletivo.c) consciência social.d) isolamento sociale) consciência do “estrar no mundo”

CONFIDÊNCIA DO ITABIRANO

Alguns anos vivi em Itabira.Principalmente nasci em Itabira.Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro.Noventa por cento de ferro nas calçadas.Oitenta por cento de ferro nas almas.E esse alheamento do que na vida é porosidade e[comunicação.A vontade de amar, que me paralisa o trabalho,vem de Itabira, de suas noites brancas, sem mulheres e[sem horizontes.E o hábito de sofrer, que tanto me diverte,é doce herança itabirana.De Itabira trouxe prendas diversas que ora te ofereço:esta pedra de ferro, futuro aço do Brasil,este São Benedito do velho santeiro Alfredo Duval;este couro de anta, estendido no sofá da sala de visitas;este orgulho, esta cabeça baixa...Tive ouro, tive gado, tive fazendas.Hoje sou funcionário público.Itabira é apenas uma fotografia na parede.Mas como dói!

ANDRADE, C. D. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2003.

02) (ENEM)- Carlos Drummond de Andrade é um dos expoentes do movimento modernista brasileiro. Com seus poemas, penetrou fundo na alma do Brasil e trabalhou poeticamente as inquietudes e os dilemas humanos. Sua poesia é feita de uma relação tensa entre o universal e o

particular, como se percebe claramente na construção do poema Confidência do Itabirano. Tendo em vista os procedimentos de construção do texto literário e as concepções artísticas modernistas, conclui-se que o poema acima

a) representa a fase heroica do modernismo, devido ao tom contestatório e à utilização de expressões e usos linguísticos típicos da oralidade.

b) apresenta uma característica importante do gênero lírico, que é a apresentação objetiva de fatos e dados históricos.

c) evidencia uma tensão histórica entre o “eu” e a sua comunidade, por intermédio de imagens que representam a forma como a sociedade e o mundo colaboram para a constituição do indivíduo.

d) crítica, por meio de um discurso irônico, a posição de inutilidade do poeta e da poesia em comparação com as prendas resgatadas de Itabira.

e) apresenta influências românticas, uma vez que trata da individualidade, da saudade da infância e do amor pela terra natal, por meio de recursos retóricos pomposos.

AULA 3

Figuras de linguagem

1.As figuras de linguagem são comumente encontradas nos textos literários, bem como em charges e tirinhas.

Nesta tirinha, a personagem faz referência a uma das mais conhecidas figuras de linguagem para 

A)condenar a prática de exercícios físicos.B) valorizar aspectos da vida moderna.C) desestimular o uso das bicicletas. D) caracterizar o diálogo entre gerações. E) criticar a falta de perspectiva do pai.

2.Assinale a alternativa que indica a figura de linguagem que predomina nos versos abaixo. Entre o bem e o mal a linha é tênue, meu bemEntre o amor e o ódio a linha é tênue também A) Ironia B) Eufemismo C) Antítese D) MetonímiaE) Metáfora

Page 3: pbvest.pb.gov.brpbvest.pb.gov.br/wp-content/uploads/2017/08/Material... · Web viewE inadequação da matemática para elaborar uma explicação racional da natureza. QUESTÃO 3 A

3. A mesma figura de linguagem que se encontra no enunciado “Por ele, ponho os pés e as mãos no fogo. Nós nos conhecemos há muitos anos...” também se encontra em 

A) “Se o que move o mundo são as perguntas, por que se pratica tanta corrupção, para entender que ser honesto, leal, competente é bom para o país?” B) “Não é suficiente ser honesto, é preciso agir e comportar como honestos.” C) “As varreduras nos gabinetes, oficialmente, mediante uma solicitação de algum parlamentar. Na atual legislatura, foram realizadas trinta operações desse tipo.” D) “O Estado brasileiro, durante toda a sua existência, só se deparou com mazelas e danos, incluindo os prejuízos provocados pelas administrações incompetentes e desonestas.” E) “O grande problema dos tribunais de contas reside no fato de que a grande maioria dos conselheiros é indicada pelos chefes do Poder Executivo e pelos parlamentos, ou seja, é coisa de compadre, do tipo ‘eu te indico e você me julga! ’”

4. O AÇÚCAR

O branco açúcar que adoçará meu cafénesta manhã de Ipanemanão foi produzido por mimnem surgiu dentro do açucareiro por milagre.Vejo-o puroe afável ao paladarcomo beijo de moça, águana pele, florque se dissolve na boca. Mas este açúcarnão foi feito por mim.Este açúcar veioda mercearia da esquina e tampouco o fez o Oliveira,[dono da mercearia.Este açúcar veiode uma usina de açúcar em Pernambucoou no Estado do Rioe tampouco o fez o dono da usina.Este açúcar era canae veio dos canaviais extensosque não nascem por acasono regaço do vale.(…)Em usinas escuras,homens de vida amargae duraproduziram este açúcarbranco e purocom que adoço meu café esta manhã em Ipanema. Ferreira Gullar. Toda Poesia. Rio de Janeiro:Civilização Brasileira, 1980, p. 227-8.

5. A antítese que configura uma imagem da

divisão social do trabalho na sociedade

brasileira é expressa poeticamente na oposição

entre a doçura do branco açúcar e

a) o trabalho do dono da mercearia de onde veio

o açúcar.

b) o beijo de moça, a água na pele e a flor que

se dissolve na boca.

c) o trabalho do dono do engenho em

Pernambuco, onde se produz o açúcar.

d) a beleza dos extensos canaviais que nascem

no regaço do vale.

e) o trabalho dos homens de vida amarga em

usinas escuras.

 Oxímoro (ou paradoxo) é uma construção

textual que agrupa significados que se excluem

mutuamente. Para Garfield, a frase de saudação

de Jon (tirinha abaixo) expressa o maior de

todos os oxímoros.

Folha de S. Paulo. 31 de julho de 2000.

Page 4: pbvest.pb.gov.brpbvest.pb.gov.br/wp-content/uploads/2017/08/Material... · Web viewE inadequação da matemática para elaborar uma explicação racional da natureza. QUESTÃO 3 A

 Nas alternativas abaixo, estão transcritos

versos retirados do poema “O operário em

construção”. Pode-se afirmar que ocorre um

oxímoro em:

a) “Era ele que erguia casas

Onde antes só havia chão.”

b) “… a casa que ele fazia

Sendo a sua liberdade

Era a sua escravidão.”

c) “Naquela casa vazia

Que ele mesmo levantara

Um mundo novo nascia

De que sequer suspeitava.”

d) “… o operário faz a coisa

E a coisa faz o operário.”

e) “Ele, um humilde operário

Um operário que sabia

Exercer a profissão.”

MORAES, Vinícius de. Antologia Poética. São Paulo:

Companhia das Letras, 1992.

AULA 4

Grafia de certas Palavras

1.Assinale a alternativa em que as formas mal ou mau estão utilizadas de acordo com a norma culta:

a) Mau agradecidas, as juízas se postaram diante do procurador, a exigir recompensas.b) Seu mal humor ultrapassa os limites do suportável.c) Mal chegou a dizer isso, e tomou um sopapo que o lançou longe.d) As respostas estavam mau dispostas sobre a

mesa, de forma que ninguém sabia a sequência correta.e) Então, mau ajeitada, desceu triste para o salão, sem perceber que alguém a observava.2.Complete as lacunas, usando adequadamente mas/mais/mal/mau:

Pedro e João, -------entraram em casa, perceberam que as coisas não estavam bem, pois sua irmã caçula escolhera um momento ------- para comunicar aos pais que iria viajar nas férias; --------------seus dois irmãos deixaram os pais ------- sossegados quando disseram que a jovem iria com as primas e a tia.  

a) mau – mal – mais – masb) mal – mal – mais – maisc) mal – mau – mas – maisd) mal – mau – mas – mase) mau – mau – mas – mais.

3.Empregue a forma correta encontrada nos

parênteses:

I. O bairro __________ moro fica há vinte

minutos da região sul da cidade. (onde/aonde).

II. O seminário de literatura foi __________

apresentado pelos alunos do Ensino Médio.

(mal/mau).

III. __________ de seis meses meus pais

mudaram-se para o litoral paulista. (a cerca /há

cerca).

IV. Eles viajariam, __________ preferiram

permanecer na cidade. (contudo/com tudo).

V. Estudou muito _________ de passar no

vestibular. (afim/ a fim).

a) aonde; mau; a cerca; com tudo; afim.

b) aonde; mal; há cerca; com tudo; a fim.

c) onde; mal; há cerca; contudo; a fim.

d) onde; mal; a cerca; contudo; a fim.

e) aonde; mal; há cerca; com tudo; a fim.

4..A alternativa errada quanto ao emprego do porquê é:

Page 5: pbvest.pb.gov.brpbvest.pb.gov.br/wp-content/uploads/2017/08/Material... · Web viewE inadequação da matemática para elaborar uma explicação racional da natureza. QUESTÃO 3 A

a) Não revelou o motivo por que não foi ao trabalho.b) Estavam ansiosos porque o dia já havia amanhecido.c) Eis o porquê da minha viagem.d) Ele não veio por que estava doente.e) Porque houve um engarrafamento, chegou atrasado ao colégio.

5 Ainda não sei _______________ gosto de música. Compro CD e gostaria de saber__________ compro sempre.

a) Porquê – por quêb) Por que – por queb) Porque – porqued) Por quê – por quêe) Por que – por que.

Prof. Caio Américo – Geografia

01. (ENEM – 2014) A urbanização brasileira, no início da segunda metade do século XX, promoveu uma radical alteração nas cidades. Ruas foram alargadas, túneis e viadutos foram construídos. O bonde foi a primeira vítima fatal. O destino do sistema ferroviário não foi muito diferente. O transporte coletivo saiu definitivamente dos trilhos.

JANOT, L. F. A caminho de Guaratiba. Disponível em: www.iab.org.br.

Acesso em: 9 jan. 2014 (adaptado).

A relação entre transportes e urbanização é explicada, no texto, pela

A. retirada dos investimentos estatais aplicados em transporte de massa.B. demanda por transporte individual ocasionada pela expansão da mancha urbana.C. presença hegemônica do transporte alternativo localizado nas periferias das cidades.D. aglomeração do espaço urbano metropolitano impedindo a construção do transporte metroviário.E. predominância do transporte rodoviário associado à penetração das multinacionais automobilísticas.

02. (ENEM – 2013) Trata-se de um gigantesco movimento de construção de cidades, necessário para o assentamento residencial dessa população, bem como de suas necessidades de trabalho, abastecimento, transportes, saúde, energia, água etc. Ainda que o rumo tomado pelo crescimento urbano não tenha respondido satisfatoriamente a todas essas necessidades, o território foi ocupado e foram construídas as condições para viver nesse espaço.MARICATO, E. Brasil, cidades: alternativas para

a criseurbana. Petrópolis: Vozes, 2001.

A dinâmica de transformação das cidades tende a apresentar como consequência a expansão das áreas periféricas pelo(a)

A. crescimento da população urbana e aumento da especulação imobiliária.B. direcionamento maior do fluxo de pessoas, devido à existência de um grande número de serviços.C. delimitação de áreas para uma ocupação organizada do espaço físico, melhorando a qualidade de vida.D. implantação de políticas públicas que promovem a moradia e o direito à cidade aos seus moradores.E. reurbanização de moradias nas áreas centrais, mantendo o trabalhador próximo ao seu emprego, diminuindo os deslocamentos para a periferia.

03.(ENEM – 2011) Como os combustíveis energéticos, as tecnologias da informação são, hoje em dia, indispensáveis em todos os setores econômicos. Através delas, um maior número de produtores é capaz de inovar e a obsolescência de bens e serviços se acelera. Longe de estender a vida útil dos equipamentos e a sua capacidade de reparação, o ciclo de vida desses produtos diminui, resultando em maior necessidade de matéria-prima para a fabricação de novos.GROSSARD. C. Le Monde Diplomatique Brasil,

ano 3, n. 36, 2010 (adaptado).

A postura consumista de nossa sociedade indica a crescente produção de lixo, principalmente nas áreas urbanas, o que, associado a modos incorretos de deposição,

A. provoca a contaminação do solo e do lençol freático, ocasionando assim graves problemas socioambientais, que se adensarão com a continuidade da cultura do consumo desenfreado.B. produz efeitos perversos nos ecossistemas, que são sanados por cadeias de organismos decompositores que assumem o papel de eliminadoresdos resíduos depositados em lixões.C. multiplica o número de lixões a céu aberto, considerados atualmente a ferramenta capaz de resolver de forma simplificada e barata o problema de deposição de resíduos nas grandes cidades.D. estimula o empreendedorismo social, visto que um grande número de pessoas, os catadores, têm livre acesso aos lixões, sendo assim incluídos na cadeia produtiva dos resíduos tecnológicos.E. possibilita a ampliação da quantidade de rejeitos que podem ser destinados a associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, financiados por instituições da sociedade civil ou pelo poder público.

Prof. Caio Américo – Geografia

01. (ENEM – 2014)Mas plantar pra dividir

Não faço mais isso, não.Eu sou um pobre caboclo,Ganho a vida na enxada.O que eu colho é dividido

Page 6: pbvest.pb.gov.brpbvest.pb.gov.br/wp-content/uploads/2017/08/Material... · Web viewE inadequação da matemática para elaborar uma explicação racional da natureza. QUESTÃO 3 A

Com quem não planta nada.Se assim continuar

vou deixar o meu sertão,mesmo os olhos cheios d’água

e com dor no coração.Vou pro Rio carregar massaspros pedreiros em construção.

Deus até está ajudando:está chovendo no sertão!

Mas plantar pra dividir,Não faço mais isso, não.

VALE, J.; AQUINO, J. B. Sina de caboclo. São Paulo: Polygram, 1994 (fragmento).

No trecho da canção, composta na década de 1960, retrata-se a insatisfação do trabalhador rural com

A. a distribuição desigual da produção.B. os financiamentos feitos ao produtor rural.C. a ausência de escolas técnicas no campo.D. os empecilhos advindos das secas prolongadas.E. a precariedade de insumos no trabalho do campo.

02. (ENEM – 2014)

Texto IA nossa luta é pela democratização da propriedade da terra, cada vez mais concentrada em nosso país. Cerca de 1% de todos os proprietários controla 46% das terras. Fazemos pressão por meio da ocupação de latifúndios improdutivos e grandes propriedades, que não cumprem a função social, como determina a Constituição de 1988. Também ocupamos as fazendas que têm origem na grilagem de terras públicas.

Disponível em: www.mst.org.br. Acesso em: 25 ago. 2011 (adaptado).

Texto IIO pequeno proprietário rural é igual a um pequeno proprietário de loja: quanto menor o negócio mais difícil de manter, pois tem de ser produtivo e os encargos são difíceis de arcar. Sou a favor de propriedades produtivas e sustentáveis e que gerem empregos. Apoiar uma empresa produtiva que gere emprego é muito mais barato e gera muito mais do que apoiar a reforma agrária.

LESSA, C. Disponível em: www.observadorpolitico.org.br. Acesso em: 25

ago. 2011 (adaptado).

Nos fragmentos dos textos, os posicionamentos em relação à reforma agrária se opõem. Isso acontece porque os autores associam a reforma agrária, respectivamente, à

A. redução do inchaço urbano e à crítica ao minifúndio camponês.B. ampliação da renda nacional e à prioridade ao mercado externo.C. contenção da mecanização agrícola e ao combate ao êxodo rural.

D. privatização de empresas estatais e ao estímulo ao crescimento econômico.E. correção de distorções históricas e ao prejuízo do agronegócio.03. (ENEM - 2012)

Na charge faz-se referência a uma modificação produtiva ocorrida na agricultura. Uma contradição presente no espaço rural brasileiro derivada dessa modificação produtiva está presente em:

A. Expansão das terras agricultáveis, com manutenção de desigualdades sociais.B. Modernização técnica do território, com redução do nível de emprego formal.C. Valorização de atividades de subsistência, com redução da produtividade da terra.D. Desenvolvimento de núcleos policultores, com ampliação da concentração fundiária.E. Melhora da qualidade dos produtos, com retração na exportação de produtos primários.

PBVEST

AULA I (HISTÓRIA)

AGOSTO 2017.2

1) A atividade colonizadora dos povos europeus na época moderna, inaugurada com a ocupação e utilização das ilhas atlânticas, e logo desenvolvida em larga escala com o povoamento e valorização econômica da América, distingue-se da empresa de exploração comercial que desde o século XV já vinham realizando os portugueses nos numerosos entrepostos do litoral atlântico-africano e no mundo indiano. Com base no texto, pode-se inferir que:

A) a colonização da época Moderna se estruturou a partir da criação de feitorias.B) o colonialismo mercantilista foi um desdobramento da Expansão Comercial e Marítima Européia.C) Portugal, pioneiro da expansão ultramarina, limitou-se a explorar as ilhas do Atlântico,

Page 7: pbvest.pb.gov.brpbvest.pb.gov.br/wp-content/uploads/2017/08/Material... · Web viewE inadequação da matemática para elaborar uma explicação racional da natureza. QUESTÃO 3 A

enquanto a Espanha empreendeu a colonização americana.D) os numerosos entrepostos do litoral atlântico-africano e do litoral indiano foram responsáveis pelo neocolonialismo.E) o povoamento, a ocupação e a valorização econômica do continente americano tomaram rumos diametralmente opostos do expansionismo europeu do século XV.

2) No Brasil colônia, a pecuária teve um papel decisivo na

A) ocupação das áreas litorâneasB) expulsão do assalariado do campoC) formação e exploração dos minifúndiosD) fixação do escravo na agriculturaE) expansão para o interior

3) Podemos afirmar sobre o período da mineração no Brasil que

A) atraídos pelo ouro, vieram para o Brasil aventureiros de toda espécie, que inviabilizaram a mineração.B) a exploração das minas de ouro só trouxe benefícios para Portugal.C) a mineração deu origem a uma classe média urbana que teve papel decisivo na independência do Brasil.D) o ouro beneficiou apenas a Inglaterra, que financiou sua exploração.E) a mineração contribuiu para interligar as várias regiões do Brasil e foi fator de diferenciação da sociedade.

4) O açúcar e suas técnicas de produção foram levados à Europa pelos árabes no século VIII, durante a Idade Média, mas foi principalmente a partir das Cruzadas (séculos XI e XIII) que a sua procura foi aumentando. Nessa época passou a ser importado do Oriente Médio e produzido em pequena escala no sul da Itália, mas continuou a ser um produto de luxo, extremamente caro, chegando a figurar nos dotes de princesas casadoiras.(CAMPOS, R. Grandeza do Brasil no tempo de Antonil (1681-1716). São Paulo: Atual, 1996)

Considerando o conceito do Antigo Sistema Colonial, o açúcar foi o produto escolhido por Portugal para dar início à colonização brasileira, em virtude de

A) o lucro obtido com o seu comércio ser muito vantajoso.B) os árabes serem aliados históricos dos portugueses.C) a mão de obra necessária para o cultivo ser insuficiente.D) as feitorias africanas facilitarem a comercialização desse produto.E) os nativos da América dominarem uma técnica de cultivo semelhante.

5) Entre as funções desempenhadas pela Igreja Católica no período colonial, destaca-se:

A) o incentivo à escravização dos nativos, pelos colonos, por meio da qualificação de todos os índios como criaturas sem alma. B) a tentativa de restringir a utilização de mão-de-obra escrava indígena, apenas aos serviços agrícolas nas áreas de extração do ouro e da prata.C) a orientação da educação indígena, no sentido de estimular a formação, na colônia, de uma elite intelectual católica. D) a imposição dos princípios cristãos por meio da catequese, favorecendo o avanço do processo colonizador.E) a promoção da plena alfabetização com a conversão de todos os índios e negros à fé católica.

6) A escravidão marcou profundamente as relações inter-raciais no tecido social do Brasil e dos Estados Unidos. Sobre as relações inter-raciais na atualidade, é correto afirmar:

A) No Brasil, os negros sofrem segregação e restrições legais formalizadas na limitação da escolha de moradias e do acesso a locais públicos.B) Nos Estados Unidos, existe uma harmoniosa convivência entre negros e brancos nos diversos espaços públicos. C) Os conceitos e categorias elaborados para analisar e descrever as relações sociais entre negros e brancos devem ser os mesmos para os dois países. D) No Brasil a tese da “democracia racial” está consolidada, sendo que o preconceito e a discriminação racial restringem-se ao passado colonial. E) As diferenças entre negros e brancos, que estruturam a sociedade brasileira, são alimentadas pelas desigualdades de classes e pelos preconceitos raciais.

FILOSOFIA: WALDEMIR PINHEIRO

QUESTÃO 1

Alguns dos desejos são naturais e necessários; outros, naturais e não necessários; outros, nem naturais nem necessários, mas nascidos de vã opinião. Os desejos que não nos trazem dor se não satisfeitos não são necessários, mas o seu impulso pode ser facilmente desfeito, quando é difícil obter sua satisfação ou parecem geradores de dano.

No fragmento da obra filosófica de Epicuro, o homem tem como fim:

A. alcançar o prazer moderado e a felicidade.

B. valorizar os deveres e as obrigações sociais.

C. aceitar o sofrimento e o rigorismo da vida com resignação.

D. refletir sobre os valores e as normas dadas peladivindade.

Page 8: pbvest.pb.gov.brpbvest.pb.gov.br/wp-content/uploads/2017/08/Material... · Web viewE inadequação da matemática para elaborar uma explicação racional da natureza. QUESTÃO 3 A

E. defender a indiferença e a impossibilidade de se atingir o saber.

QUESTÃO 2

A filosofia encontra-se escrita neste grande livro que continuamente se abre perante nossos olhos (isto é, o universo), que não se pode compreender antes de entender a língua e conhecer os caracteres com os quais está escrito. Ele está escrito em língua matemática, os caracteressãotriângulos, circunferências e outras figuras geométricas, semcujos meios é impossível entender humanamente as palavras; sem eles, vagamos perdidos dentro de um obscuro labirinto.

No contexto da revolução cientifica do século XVII, assumir a posição de galileu significava defender a

A continuidade do vínculo entre ciência e fé dominante na Idade Média.

B necessidade de o estudo linguístico ser acompanhado do exame matemático.

C oposição da nova física quantitativa aos pressupostos da filosofia escolástica.

D importância da independência da investigação cientifica pretendida pela igreja

E inadequação da matemática para elaborar uma explicação racional da natureza.

QUESTÃO 3

A casa de Deus, que acreditam una, está, portanto, dividida em três: uns oram, outros combatem, outros, enfim, trabalham. Essas trêspartesquecoexistem nãosuportam ser separadas; os serviços prestados por uma são a condição das obras das outras duas; cada uma por sua vez encarrega-se de aliviar o conjunto... Assim a lei pode triunfar e o mundo gozar da paz.

A ideologia apresentada por Aldalberon de Laon foi produzida durante a Idade Média. Um objetivo de tal ideologia e um processo que a ela se opôs estão indicados, respectivamente, em:

A. Justificar a dominação estamental / revoltas camponesas

B. Subverter a hierarquia social / centralização monárquica.

C. Impedir a igualdade jurídica / revoluções burguesas

D. Controlar a exploração econômica / unificação monetária

E. Questionar a ordem divina / reforma católica

QUESTÃO 4

O que implica o sistema da pólis é uma extraordinária preeminência da palavra sobre todos os outros instrumentos do poder. A palavra constitui o debate contraditório, a discussão, a argumentação e a polêmica. Torna-se a regra do jogo intelectual, assim como do jogo político.

Na configuração política da democracia grega, emespecial a ateniense, a ágora tinha por função:

A. agregar os cidadãos em torno de reis que governavam em prol da cidade.

B. permitir aos homens livres o acesso às decisões do Estado expostas por seus magistrados.

C. constituir o lugar onde o corpo de cidadãos se reunia para deliberar sobre as questões da comunidade.

D. reunir os exércitos para decidir em assembleias fechadas os rumos a serem tomados em caso de guerra.

E. congregar a comunidade para eleger representantes com direito a pronunciar-se em assembleias.

QUESTÃO 5

A filosofiagregaparece começar com uma ideia absurda, com a proposição: a água é a origem e a matriz de todas as coisas. Será mesmo necessário deter-nos nela e levá-lá a sério? Sim, e por trêsrazões: em primeirolugar, porque essa proposição enuncia algo sobre a origem das coisas; em segundo lugar, porque o faz sem imageme fabulação; e enfim, em terceiro lugar, porque nela, embora apenas em estado de crisálida, está contido o pensamento: Tudo é um.

O que, de acordo com Nietzsche, caracteriza o surgimento da filosofia entre os gregos?

A. O impulso para transformar, mediantejustificativas,os elementos sensíveis em verdades racionais.

B. O desejo de explicar, usando metáforas, a origem dos seres e das coisas.

C. A necessidade de buscar, de forma racional, a causa primeira das coisas existentes.

D. A ambição de expor, de maneira metódica, as diferenças entre as coisas.

E. A tentativa de justificar, a partir de elementos empíricos, o que existe no real.

Física – Professor Taveira

Movimento Harmônico Simples

Page 9: pbvest.pb.gov.brpbvest.pb.gov.br/wp-content/uploads/2017/08/Material... · Web viewE inadequação da matemática para elaborar uma explicação racional da natureza. QUESTÃO 3 A

1) Mackenzie-SP) Comenta-se que o célebre físico e matemático Galileu Galilei, ao observar a oscilação do lampadário da catedral de Pisa, na Itália, concluiu tratar-se de um movimento periódico, semelhante ao que hoje chamaríamos de pêndulo simples. Para tal conclusão, teria medido o período do movimento, utilizando, como unidade de medida para o tempo, seu próprio batimento cardíaco. Se considerarmos um grande pêndulo simples, de comprimento 10 m, oscilando num local onde g = 10 m/s² e que a frequência dos batimentos cardíacos é de 86 batidas por minuto, o período do movimento desse pêndulo será de aproximadamente:

A) 3 batidasB) 6 batidasC) 9 batidasD) 12 batidasE) 15 batidas

2) (UFU-MG) Para pequenas amplitudes a frequência de oscilação de um pêndulo simples f está relacionada ao seu comprimento L e ao valor local da aceleração da gravidade g por: 

.Portanto um relógio de pêndulo típico deverá:

A) diminuir seu período para qualquer variação da temperatura ambiente.

B) atrasar nos dias frios.

C) manter sua frequência inalterada sob qualquer variação de temperatura, pois a temperatura não aparece na fórmula acima.

D) aumentar seu período para qualquer variação da temperatura ambiente.

E) atrasar, se for conduzido para locais de maior altitude.

3) Um corpo de 4,0 kg é preso a uma mola ideal vertical e vagarosamente baixado até o ponto em que fica em equilíbrio, distendendo a mola de um comprimento de 20 cm.

Admitindo a constante elástica da mola como sendo k = 100 N/m, o período de oscilação do sistema corpo-mola, quando o corpo é afastado de sua posição de equilíbrio e, em seguida, abandonado, será aproximadamente:

A) 281 s

B) 44,5 s

C) 8,0 s

D) 4,0 s

E) 1,2 s

4) (UEL-PR) A partícula de massa m, presa à extremidade de uma mola, oscila num plano horizontal de atrito desprezível, em trajetória retilínea em torno do ponto de equilíbrio O. O movimento é harmônico simples, de amplitude x.

Considere as afirmações:I. O período do movimento independe de m.

II. A energia mecânica do sistema em qualquer ponto da trajetória é constante.

III. A energia cinética é máxima no ponto O.

É correto afirmar que somente:

A) I é correta.

B) II é correta.

C) III é correta.

D) I e II são corretas.

E) II e III são corretas.

O corpo da figura tem massa 1,0 kg e é puxado a 20 cm de sua posição de equilíbrio. Uma vez liberado, o corpo oscila realizando um MHS. As forças dissipativas são desprezíveis. A constante elástica da mola é igual a 5,0 · 102 N/m.

Qual a energia cinética e a energia potencial no instante em que o corpo é abandonado?

A) nula e 10 J.B) 10 J e nula.C) 10 J e 10 J.D) nula e nula.E) nula e 100 J

Um ponto material de massa m = 0,2 kg oscila em torno de uma posição de equilíbrio (posição O), com MHS. O módulo da máxima velocidade atingida é 1 m/s.

Sendo a constante elástica da mola k = 5 N/m, qual a energia mecânica do sistema e o período do movimento?

A) 1,2 J e 0,1 sB) 0,1 J e 1,2 sC) 12 J e 12 s.D) 0,1 J e 0,1 s.E) nula e 0,1 s.

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

QUESTÃO 01. (ENEM-MEC)

O tabagismo (vício do fumo) é responsável por uma grande quantidade de doenças e mortes prematuras na atualidade. O Instituto Nacional do Câncer divulgou que 90% dos casos

Page 10: pbvest.pb.gov.brpbvest.pb.gov.br/wp-content/uploads/2017/08/Material... · Web viewE inadequação da matemática para elaborar uma explicação racional da natureza. QUESTÃO 3 A

diagnosticados de câncer de pulmão e 80% dos casos diagnosticados de enfisema pulmonar estão associados ao consumo de tabaco. Paralelamente, foram mostrados os resultados de uma pesquisa realizada em um grupo de 2 000 pessoas com doenças de pulmão, das quais 1 500 são casos diagnosticados de câncer e 500 são casos diagnosticados de enfisema.Com base nessas informações, pode-se estimar que o número de fumantes desse grupo de 2 000 pessoas é, aproximadamente

a)740 b) 1100c) 1310d) 1620e) 1750

QUESTÃO 02. (ENEM-MEC)

Um fabricante de cosméticos decide produzir três diferentes catálogos de seus produtos, visando a públicos distintos. Como alguns produtos estarão presentes em mais de um catálogo e ocupam uma página inteira, ele resolve fazer uma contagem para diminuir os gastos com originais de impressão. Os catálogos C1, C2 e C3 terão, respectivamente, 50, 45 e 40 páginas. Comparando os projetos de cada catálogo, ele verifica que C1 e C2 terão 10 páginas em comum; C1 e C3 terão 6 páginas em comum; C2 e C3 terão 5 páginas em comum, das quais 4 também estarão em C1. Efetuando os cálculos correspondentes, o fabricante concluiu que, para a montagem dos três catálogos, necessitará de um total de originais de impressão igual

a)135.b) 126. c) 118. d) 114. e) 110

QUESTÃO 03. (ENEM-MEC)

As curvas de ofertas e de demanda de um produto representam, respectivamente, as quantidades que vendedores e consumidores estão dispostos a comercializar em função do preço do produto. Em alguns casos, essas curvas podem ser representadas por retas. Suponha que as quantidades de oferta e de demanda de um produto sejam, respectivamente, representadas pelas equações a seguir:

QO = – 20 + 4P. QD = 46 – 2P.

QO é a quantidade de oferta, QD é a quantidade de demanda e P é o preço do produto.Com base nessas equações, de oferta e de demanda, os economistas encontram o preço de equilíbrio de mercado, ou seja, quando QO e QD se igualam.Para a situação descrita, qual o valor do preço de equilíbrio?

a) 5 b) 11 c) 13 d) 23 e) 33

QUESTÃO 04. (ENEM-MEC)

O prefeito de uma cidade deseja construir uma rodovia para dar acesso a outro município. Para isso, foi aberta uma licitação na qual concorreram duas empresas. A primeira cobrou R$ 100.000,00 por km construído (n), acrescidos de um valor fixo de R$ 350. 000,00, enquanto a segunda cobrou R$ 120.000,00 por km construído (n), acrescidos de um valor fixo de R$ 150.000,00. As duas empresas apresentam o mesmo padrão de qualidade dos serviços prestados, mas apenas uma delas poderá ser contratada.Do ponto de vista econômico, qual equação possibilitaria encontrar a extensão da rodovia que tornaria indiferente para a prefeitura escolher qualquer uma das propostas apresentadas?

a) 100n + 350 = 120n + 150. b) 100n + 150 = 120n + 350.c) 100(n + 350) = 120(n + 150).d) 100(n + 350 000) = 120(n + 150 000).e) 350(n + 100 000) = 150(n + 120 000).

QUESTÃO 05. (ENEM-MEC)

Um experimento consiste em colocar certa quantidade de bolas de vidro idênticas em um copo com água até certo nível e medir o nível da água, conforme ilustrado na figura a seguir. Como resultado do experimento, concluiu-se que o nível da água é função do número de bolas de vidro que são colocadas dentro do copo.O quadro a seguir mostra alguns resultados do experimento realizado.

Número de bolas (x)

Nível da água (y)

5 6,35 cm

10 6,70 cm

15 7,05 cm

Qual a expressão algébrica que permite calcular o nível da água (y) em função do número de bolas (x)?

a) y = 30x. b) y = 25x + 20,2. c) y = 1,27x. d) y = 0,7x.e) y = 0,07x + 6.

Page 11: pbvest.pb.gov.brpbvest.pb.gov.br/wp-content/uploads/2017/08/Material... · Web viewE inadequação da matemática para elaborar uma explicação racional da natureza. QUESTÃO 3 A

QUESTÃO 06. (ENEM-MEC)

Uma cisterna de 6 000 L foi esvaziada em um período de 3 h. Na primeira hora foi utilizada apenas uma bomba, mas nas duas horas seguintes, a fim de reduzir o tempo de esvaziamento, outra bomba foi ligada junto com a primeira. O gráfico, formado por dois segmentos de reta, mostra o volume de água presente na cisterna, em função do tempo.

Qual é a vazão, em litro por hora, da bomba que foi ligada no início da segunda hora?

a) 1 000 d)2 000b) 1 250 e)2 500c) 1 500

QUESTÃO 07. (UFMG)

A expressãol = 0,004t + 79,8 fornece o comprimentol, em centímetros, de uma barra de metal em função de sua temperatura t, em graus Celsius (ºC).Essa barra, inicialmente à temperatura de 50 ºC, sofre um aquecimento e sua temperatura é, então, aumentada em 20%.O aumento percentual correspondente, no comprimento da barra, é de:

a) 0,02%b) 0,05%c) 0,04%d)0,08%e)0,10%

MATEMÁTICA - Prof. Helder

1. (Unisc 2017) A função que representa o

valor a ser pago após um desconto de sobre o valor de um produto é

a)

b)

c)

d)

e)

2. (G1 - ifal 2016) Em 2000, certo país da América Latina pediu um empréstimo de 1 milhão de dólares ao FMI (Fundo Monetário Internacional) para pagar em 100 anos. Porém, por problemas políticos e de corrupção, nada foi pago até hoje e a dívida foi sendo “rolada” com

a taxação de juros compostos de ao ano. Determine o valor da dívida no corrente ano de

2015, em dólar. Considere a) 1,2 milhões. b) 2,2 milhões. c) 3,375 milhões. d) 1,47 milhões. e) 2 milhões. 3. (G1 - cftmg 2016) O pagamento de uma

televisão foi feito, sem entrada, em parcelas mensais iguais, corrigidas a juros simples pela

taxa de ao mês. Dessa forma, no final do período, o valor total pago, em percentual, será maior do que o inicial em

a)

b)

c)

d) 4. (Upe-ssa 3 2016) Mariana fez um empréstimo à base de juros compostos, num

banco que cobra ao mês. Ao final de 180 dias, o montante a ser pago por ela será de

Com o dinheiro do empréstimo, Mariana realizou alguns pagamentos chegando

a sua casa com Quanto ela gastou, aproximadamente, com os pagamentos?

Adote 

a)

b)

c)

d)

e) 5. (Unicamp 2015) Uma compra no valor de

será paga com uma entrada de

e uma mensalidade de A taxa de juros aplicada na mensalidade é igual a

a)

b)

c)

d)

Page 12: pbvest.pb.gov.brpbvest.pb.gov.br/wp-content/uploads/2017/08/Material... · Web viewE inadequação da matemática para elaborar uma explicação racional da natureza. QUESTÃO 3 A

6. (Fgv 2013) Uma mercadoria é vendida com entrada de R$500,00 mais 2 parcelas fixas mensais de R$576,00. Sabendo-se que as parcelas embutem uma taxa de juros compostos de 20% ao mês, o preço à vista dessa mercadoria, em reais, é igual a a) 1.380,00. b) 1.390,00. c) 1.420,00. d) 1.440,00. e) 1.460,00. 7. (Fgvrj 2012) Adotando os valores

e em que prazo um capital triplica quando aplicado a juros compostos à taxa de juro de 20% ao ano? a) 5 anos e meio b) 6 anos c) 6 anos e meio d) 7 anos e) 7 anos e meio 8. (G1 - cftrj 2016) Uma calculadora tem uma tecla especial que faz duas operações seguidas: subtrai uma unidade do número e seguidamente calcula o inverso do resultado. Assim, quando inserido o número e apertada essa tecla, a

calculadora dá o valor da expressão O que aparecerá na tela se inserirmos o número 3 e apertarmos essa tecla especial duas vezes?

Observação: na segunda vez, será feita a conta com o resultado da primeira vez, quando inserido o número 3.

a) b) c)

d) 9. (G1 - ifba 2017) Um produtor de cinema faz um documentário sobre os mistérios da

natureza, composto por curtas metragens

de minutos cada. Se ele resolvesse utilizar

curtas metragens com duração de minutos, o número de curtas metragens que comporiam o documentário seria de:

a)

b)

c)

d)

e) 10. (G1 - ifsul 2017) As corridas com obstáculos são provas de atletismo que fazem parte do programa olímpico e consistem em corridas que têm no percurso barreiras que os atletas têm de saltar. Suponha que uma prova tenha um

percurso de metros e que a primeira

barreira esteja a metros da largada, a

segunda a metros, e assim sucessivamente.

Se a última barreira está a metros da linha de chegada, o total de barreiras no percurso é

a) b)

c)

d)

BIOLOGIA MALA PBVEST

1. Doenças causadas por hereditariedade, mas que também podem ser adquiridas, embora esses casos sejam bem raros. Pode ser transmitida :

· quando se come carne de gado infectado - como é o caso na doença de Creutzfeldt-Jakob variante (às vezes, chamada da versão humana da doença da vaca louca).

· Quando um órgão ou tecido contaminado é transplantado

· Quando pessoas são injetadas com uma droga contaminada

· Quando é feita uma cirurgia no cérebro com instrumentos contaminados

.quando não se tem capsideo nem Dna

Kuru também é uma doença adquirida, que ocorria em nativos de Papua Nova Guiné

As condições e características expostas acima nos aponta para uma doença causada por:

a)Vírus b) viróide c) príons d) virusóide e) bactéria

2. .A 1ª lei de Mendel considera que:

a) os gametas são produzidos por um processo de divisão chamado meiose.

b) Na mitose, os pares de fatores segregam-se independentemente.

c) Os gametas são puros, ou seja, apresentam apenas um componente de cada par de fatores considerado.

Page 13: pbvest.pb.gov.brpbvest.pb.gov.br/wp-content/uploads/2017/08/Material... · Web viewE inadequação da matemática para elaborar uma explicação racional da natureza. QUESTÃO 3 A

d) O gene recessivo se manifesta unicamente em homozigose.

e) A determinação do sexo se dá no momento da fecundação.

3.. Analise o heredograma e assinale a alternativa correta

a) Nesta família há 3 casais, 7 homens, o indivíduo 5 é tio de 14, 12 é primo de 16, 1 é avô de 10. O caráter representado em preto é recessivo. Não é possível afirmar o genótipo de 3 pessoas.

b) Nesta família há 3 casais, 7 homens, o indivíduo 5 é tia de 14, 12 é primo de 16, 1 é avó de 10. O caráter representado em preto é recessivo. Não é possível afirmar o genótipo de 3 pessoas.

c) Nesta família há 3 casais, 7 homens, o indivíduo 5 é tia de 14, 12 é primo de 16, 1 é avô de 10. O caráter representado em preto é dominante. Não é possível afirmar o genótipo de 3 pessoas.

d) Nesta família há 3 casais, 7 homens, o indivíduo 5 é tia de 14, 12 é primo de 16, 1 é avô de 10. O caráter representado em preto é recessivo. Não é possível afirmar o genótipo de 5 pessoas.

e) Nesta família há 3 casais, 7 homens, o indivíduo 5 é tia de 14, 12 é primo de 16, 1 é avô de 10. O caráter representado em preto é recessivo. Não é possível afirmar o genótipo de 3 pessoas.

4.As técnicas de engenharia genética podem ser consideradas ferramentas que possibilitam a identificação de pessoas com base na análise do DNA, além de propiciar aconselhamentos genéticos e resolver casos de paternidade desconhecida e problemas criminais. Sobre essas técnicas e sua importância, é CORRETO afirmar:

a) o aconselhamento genético é indicado para casais normais e consanguíneos, em que um dos cônjuges recebeu irradiação ionizante ou fez ingestão de drogas mutagênicas.

b) a terapia gênica, também conhecida como geneterapia, consiste em introduzir genes anormais e recombinantes em pessoas que tenham o alelo que causa uma determinada doença.

c) a identificação de pessoas com base na

análise do DNA possibilita um nível de certeza similar ao utilizado nas impressões digitais, ambas as técnicas são conhecidas como DNA fingerprint e ajudam a prevenir doenças genéticas.

d) a engenharia genética permite alterar a composição gênica dos indivíduos num intervalo de tempo maior, visto que a reprodução seletiva não permite a manipulação de genes.

e) a engenharia genética permite alterar a composição gênica dos indivíduos num intervalo de tempo maior, sendo apoiado pelo estado na busca de pessoas saudáveis

5. A expressão equilíbrio populacional significa que, na natureza há:

a) Um dinamismo devido a constantes alterações no tamanho das populações.

b) Equivalência entre os consumidores dos vários níveis ecológicos.

c) Igualdade entre as taxas de natalidade e de mortalidade.

d) Constância no número de indivíduos que constituem as populações.

e) Igualdade entre o número de produtores e o de consumidores primários.

AULA 4 BIOLOGIA MALA PBVEST

1.Há espécies de insetos cujos machos e fêmeas vivem no mesmo esconderijo, porém, na hora de alimentar-se,a fêmea busca o sangue de outros animais, enquanto que o macho se alimenta da seiva das plantas. Nessas circunstâncias, podemos afirmar que:

a) ambos ocupam nichos ecológicos diferentes, porém têm o mesmo habitat.

b) ambos ocupam o mesmo nichos ecológico, porém com habitats diferentes.

c) ambos ocupam o mesmo nicho ecológico e o mesmo habitat.

d) o macho é consumidor de segunda ordem ou de qualquer outra ordem superior.

e) a fêmea é sempre consumidora de primeira ordem.

2. O texto refere-se a algumas perigosas consequências trazidas pelo uso indiscriminado de anabolizantes.

HOMENS DE PEITO

Bíceps esculpidos, abdome em gomos, coxas torneadas… mamas grandes. A busca de músculos esculpidos à base de remédios não é novidade, vendidas nas academias de ginástica

Page 14: pbvest.pb.gov.brpbvest.pb.gov.br/wp-content/uploads/2017/08/Material... · Web viewE inadequação da matemática para elaborar uma explicação racional da natureza. QUESTÃO 3 A

ou importadas, muita gente anda consumindo as chamadas “bombas”, os esteroides anabolizantes.

Com o uso indiscriminado dos esteroides anabolizantes, aumentou a procura por cirurgias plásticas de mama… Gente querendo se livrar de um dos efeitos adversos das tais bombas.

Logo se percebeu que o uso indiscriminado dos anabolizantes pode levar ao câncer de fígado e de próstata, hipertensão, problemas cardíacos, pelos no rosto das mulheres e diminuição da libido. Isto ocorre porque, explica o Doutor Latufo, os esteroides sintéticos baixam a produção do hormônio natural. A queda na taxa de testosterona endógena provoca maior crescimento nas glândulas mamárias, aumentando a chance de tumores malignos.

Adaptado de Karina Pastore em Wilson Paulino. Biologia – Ensino médio. Editora Ática, p. 278

Assinale a alternativa que melhor defina, comente ou justifique as palavras em destaque.

a) A atividade física intensa, associada ao uso dos anabolizantes ou “bombas”, produz um rápido aumento da massa muscular, relacionado à proliferação das células musculares estriadas esqueléticas por mitose, bem como o aumento na quantidade de miofibrilas citoplasmáticas.

b) Os esteroides, genericamente denominados de hormônios sexuais, são polissacarídeos cujas moléculas apresentam cadeias fechadas, formando pontes que se unem para formar anéis. Esses hormônios são produzidos nas gônadas e afetam o crescimento e o desenvolvimento do corpo, controlando o ciclo reprodutivo e o comportamento sexual.

c) A próstata é a maior glândula acessória do aparelho reprodutor masculino; localiza-se atrás da bexiga urinária, produzindo um líquido, cuja função é a de nutrir os espermatozoides; esta secreção é lançada no duto ejaculador, constituindo o sêmen.

d) No homem, o hormônio folículo estimulante (FSH) da adenoipófise promove a maturação dos espermatozoides nos túbulos seminíferos, e o hormônio estimulante de células intersticiais (ICSH) da neuroipófise, atua sobre as células intersticiais e de Sertoli, estimulando a produção do hormônio masculino testosterona.

e) A testosterona, produzida pelas células intersticiais dos testículos, estimula o impulso sexual e é responsável pelo desenvolvimento das características secundárias masculinas,

como, por exemplo, a tonalidade da voz, aparecimento de pelos no rosto, no púbis e em outras partes do corpo.

3 . Os sintomas a seguir numerados se referem aos efeitos mais marcantes da carência de algumas vitaminas no organismo humano.

I.Provoca abortos e diminuição da motilidade espermática.

II. Secura da camada córnea do globo ocular e deficiência visual em ambiente de luz fraca.

III. Dificuldade de produzir o colágeno.

IV. Dermatite, demência e diarréia.

Esses sintomas estão associados, respectivamente, à carência das vitaminas:

a) D, E, C e A

b) K, A, B e D

c) E, A, C e B

d) B, D, K e A

e) D, A, K e B  

4.através de batalhas genéticas." Utilizando vírus inofensivos como vetores de genes, cientistas estão colocando, nas células dos pacientes, o material genético que os médicos desejam.

(Folha de São Paulo-dez/92).

Tal técnica é possível, pois, na célula hospedeira, o DNA injetado pelo vírus:

a) inativa as diferentes funções vitais.

b) comanda a produção de proteínas.

c) inibe a respiração celular.

d) induz uma mensagem deletéria.

e) estimula a duplicação do DNA celular.

5..Diante de ameaças surgidas com a

engenharia genética de alimentos, vários grupos

da sociedade civil conceberam o chamado

˜princípio da precaução”. O fundamento desse

princípio é: quando uma tecnologia ou produto

comporta alguma ameaça à saúde ou ao

ambiente, ainda que não se possa avaliar a

natureza precisa ou a magnitude do dano que

venha a ser causado por eles, deve-se evitá-los

ou deixá-los de quarentena para maiores

estudos e avaliações antes de sua liberação.

Os componentes nutricionais protéicos podem

em excesso causar danos hepáticos e renais.

O texto expõe uma tendência representativa do

pensamento social contemporâneo, na qual o

desenvolvimento de mecanismos de

Page 15: pbvest.pb.gov.brpbvest.pb.gov.br/wp-content/uploads/2017/08/Material... · Web viewE inadequação da matemática para elaborar uma explicação racional da natureza. QUESTÃO 3 A

acautelamento ou administração de riscos tem

como objetivo.

a) priorizar os interesses econômicos em

relação aos seres humanos e à natureza.

b) negar a perspectiva científica e suas

conquistas por causa de riscos tecnológicos,

porém estimulando o uso consciente.

c) instituir o diálogo público sobre mudanças

tecnológicas e suas conseqüências, tornando o

consumidor consciente dos riscos a ser

assumido.

d) combater a introdução de tecnologias,

preservando a saúde da população para não

travar o curso das mudanças sociais

d) romper o equilíbrio entre benefícios e riscos

do avanço tecnológico e científico.

QUÍMICA – PROF. ALENCAR

1) Analise os pares de fórmulas a seguir.

 

Associe cada par ao seu tipo de isomeria.

    (   )    A -   Isomeria de cadeia

   (   )    B -   Isomeria de função

   (   )    C -   Isomeria de compensação

   (   )    D -   Isomeria geométrica

   (   )    E -   Tautomeria

 

Assinale a alternativa que apresenta a correspondência correta.

a) I-A, II-E, III-D, IV-B e V-C.b) I-B, II-A, III-C, IV-E e V-D.c) I-C, II-B, III-E, IV-D e V-A.d) I-D, II-C, III-B, IV-A e V-E.e) I-E, II-D, III-A, IV-C e V-B.

2) Considere os compostos I, II, III e IV.

 

Pode-se afirmar que, dentre esses compostos, apresentam isômeros ópticos:

a) I, apenas.b) II e III, apenas.c) I e III, apenas.d) I e IV, apenas.e) II e IV, apenas.

3) Uma espécie de besouro, cujo nome científico é Anthonomusgrandis, destrói plantações de algodão, do qual se alimenta. Seu organismo transforma alguns componentes do algodão em uma mistura de quatro compostos, A, B, C e D, cuja função é atrair outros besouros da mesma espécie:

 

 

Considere as seguintes afirmações sobre esses compostos:

 I. Dois são álcoois isoméricos e os outros dois são aldeídos isoméricos.

II. A quantidade de água produzida na combustão total de um mol de B é igual àquela produzida na combustão total de um mol de D.

III. Apenas as moléculas do composto A contêm átomos de carbono assimétricos.

 É correto somente o que se afirma em:

a) Ib) IIc) IIId) I e IIe) I e III

4) As fórmulas estruturais de alguns componentes de óleos essenciais, responsáveis pelo aroma de certas ervas e flores, são:

Page 16: pbvest.pb.gov.brpbvest.pb.gov.br/wp-content/uploads/2017/08/Material... · Web viewE inadequação da matemática para elaborar uma explicação racional da natureza. QUESTÃO 3 A

 

 

Dentre esses compostos, são isômeros:

a) anetol e linalol.b) eugenol e linalol.c) citronelal e eugenol.d) linalol e citronelal.e) eugenol e anetol.

5) Os dois compostos abaixo representados são conhecidos como (+) Limoneno e (-) Limoneno. Ambos os compostos apresentam os mesmos valores de temperatura de fusão (PF = -74 oC), de ebulição (PE = 175-176 oC) e de densidade (d = 0,84 g.mL-1). Todavia, apresentam odores bastante diferentes e característicos. O (+) Limoneno é responsável pelo odor da laranja e outras frutas cítricas. Já o (-) Limoneno tem um odor parecido com o do pinho. Com relação às propriedades físicas, eles diferem somente no desvio do plano da luz polarizada. Enquanto um deles desvia o plano da luz para a direita, o outro desvia o plano com mesmo ângulo, porém em sentido contrário, ou seja, para a esquerda.

  

 

 

Com relação aos compostos que apresentam tais características, considere as seguintes afirmativas:

 

1. Compostos que difiram nas suas propriedades físicas apenas com relação ao desvio do plano da luz polarizada não podem ser separados.

2. Os compostos apresentados são denominados de isômeros geométricos e só podem ser identificados pelo desvio do plano da

luz polarizada, o que pode ser feito com o auxílio de um densímetro.

3. Os compostos apresentados são estereoisômeros e podem ser identificados utilizando-se polarímetro, instrumento que identifica o sentido e a magnitude do desvio do plano da luz polarizada.

4. Os compostos apresentados são denominados enantiômeros, que sempre apresentam rotações óticas antagônicas entre si.

5. Convencionou-se distinguir, entre os enantiômeros, o levógiro, quando a rotação ótica observada é para a esquerda, e o dextrógiro, quando a rotação ótica observada é para a direita.

 

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas 3, 4 e 5 são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 1, 4 e 5 são verdadeiras.

e) As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.

6) Isômeros constitucionais são moléculas que apresentam a mesma fórmula molecular diferindo entre si pela conectividade dos átomos que tomam parte da estrutura. Considerando a fórmula molecular C4H8O, assinale a alternativa que apresenta a estrutura que NÃO é isômera das demais.

a)

b)

c)

d)

e)

Page 17: pbvest.pb.gov.brpbvest.pb.gov.br/wp-content/uploads/2017/08/Material... · Web viewE inadequação da matemática para elaborar uma explicação racional da natureza. QUESTÃO 3 A

7) INSTRUÇÃO: Para responder à questão, analise o texto, as fórmulas e as afirmativas a seguir.

 

A erva-mate é usada tradicionalmente pelos povos sul-americanos para a preparação de bebidas como o chimarrão, o chá de mate e o tererê, entre outras. As propriedades estimulantes dessas bebidas estão relacionadas à presença de alguns alcaloides derivados da xantina, entre os quais a teofilina, a teobromina e, principalmente, a cafeína. As estruturas desses compostos orgânicos são mostradas abaixo.

 

 

Com base nessas informações, é correto afirmar que:

a) a cafeína tem menor massa molar do que a teofilina.

b) a cafeína e a teobromina são isômeros geométricos, sendo a teobromina o isômero trans.

c) a teofilina e a teobromina são isômeros, e por isso as massas molares desses alcaloides são iguais.

d) a xantina e a cafeína têm átomos de carbono distribuídos de maneiras diferentes, sendo isômeros de posição.

e) na xantina, as ligações químicas N-H são iônicas porque há grande diferença de eletronegatividade entre esses elementos.

8) Em época de aumento de incidência de dengue, é comum o uso de extratos vegetais para repelir o mosquito responsável pela propagação da doença. Um dos extratos mais usados é o óleo de citronela. A substância responsável pela ação repelente do óleo de citronela é conhecida como citronelal, cuja fórmula estrutural é fornecida a seguir.

 

 

Com relação ao citronelal, é correto afirmar que:

a) apresenta isomeria ótica.b) tem fórmula molecular C10H20O. c) apresenta duplas ligações conjugadas.d) não sofre reação de hidrogenação.e) apresenta a função cetona.

9) Etanoato de propila é isômero do:

a) Éter metil-propilicob) Pentan-1-olc) Hexan-3-onad) Pentan-1,5-diole) Ácido pentanóico

10) A isomeria cis-trans é um tema recorrente especialmente no estudo da estrutura dos lipídios e compostos correlacionados. Observe as fórmulas de I até VI e responda em que composto(s) a isomeria cis-trans está presente.

I) CH3CH=CH2

II) (CH3)2C=CHCH3

III) CH3CH2CH=CHCH3

IV) (CH3)2C=C(CH3)CH2CH3

V) ClCH=CHCl

VI) BrCH=CHCl

A isomeria cis-trans é possível em:

a) III, II, VIb) II, IV, Vc) I, IV, VId) IV, V, VIe) III, V, VI