· web view5.1.5.3a cabina possui iluminação balanceada led, confortável, que atenda ao...

62
EDITAL PREGÃO PRESENCIAL Nº. 04/2016 EDITAL PARA MICROEMPRESAS, EMPRESAS DE PEQUENO PORTE, CONFORME LEI COMPLEMENTAR Nº 123/06 E LEI COMPLEMENTAR Nº 147/14, NA AUSÊNCIA DESTAS PODERÃO PARTICIPAR EMPRESAS NÃO ENQUADRADAS NA CONDIÇÃO ME, EPP E MEI A Câmara Municipal de Vereadores de Bagé, por intermédio de seu Pregoeiro e pela equipe de apoio designados pelo Senhor Presidente, pela Portaria nº.7363 de 01 de fevereiro de 2016, torna público que no dia 15/04/2016 , às 9h, no Plenário da Câmara de Vereadores de Bagé, localizada na Av. Sete de Setembro nº 812, Centro, em Bagé - RS, será realizada licitação na modalidade PREGÃO PRESENCIAL, do tipo MENOR PREÇO observadas às disposições contidas na Lei Federal nº 10.520, de 17/07/2002 e da Lei 8.666, de 21/06/93, com as devidas alterações e demais exigências deste Edital. Telefone para contato: (53) 3242-8788 e 3242-8411 Pregoeiro Armandino L. Ferreira Email [email protected] 1. DO OBJETO 1.1. A presente licitação tem como objeto a contratação de empresa especializada para manutenção de 1 (um) elevador, manutenção corretiva, preventiva e mensal de elevador social hidráulico instalado na Câmara Municipal de Vereadores de Bagé, conforme descrito no Anexo I integrante deste edital 2. São partes integrantes deste Edital: Anexo I – Termo de Referência (Objeto); Anexo II – Modelo de Credenciamento; Anexo III - Modelo de Declaração de Inexistência de Trabalho de Menor; Anexo IV - Modelo de Declaração de Ausência de Fatos Impeditivos; Anexo V - Modelo de Declaração de Idoneidade; Anexo VI – Modelo de Declaração de Micro empresa e empresa de pequeno porte; Anexo VII – Modelo de Proposta Comercial; Anexo VII – Minuta do Contrato. 3. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO: 3.1. Poderão participar da licitação, empresas brasileiras ou

Upload: vuthuy

Post on 02-May-2018

214 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

EDITAL PREGÃO PRESENCIAL Nº. 04/2016

EDITAL PARA MICROEMPRESAS, EMPRESAS DE PEQUENO PORTE, CONFORME LEI COMPLEMENTAR Nº 123/06 E LEI COMPLEMENTAR Nº 147/14,

NA AUSÊNCIA DESTAS PODERÃO PARTICIPAR EMPRESAS NÃO ENQUADRADAS NA CONDIÇÃO ME, EPP E MEI

A Câmara Municipal de Vereadores de Bagé, por intermédio de seu Pregoeiro e pela equipe de apoio designados pelo Senhor Presidente, pela Portaria nº.7363 de 01 de fevereiro de 2016, torna público que no dia 15/04/2016 , às 9h, no Plenário da Câmara de Vereadores de Bagé, localizada na Av. Sete de Setembro nº 812, Centro, em Bagé - RS, será realizada licitação na modalidade  PREGÃO PRESENCIAL, do tipo MENOR PREÇO observadas às disposições contidas na Lei Federal nº 10.520, de 17/07/2002 e da Lei 8.666, de 21/06/93, com as devidas alterações e demais exigências deste Edital.  Telefone para contato: (53) 3242-8788 e 3242-8411 Pregoeiro Armandino L. FerreiraEmail [email protected]

1. DO OBJETO 1.1. A presente licitação tem como objeto a contratação de empresa especializada para manutenção de 1 (um) elevador, manutenção corretiva, preventiva e mensal de elevador social hidráulico instalado na Câmara Municipal de Vereadores de Bagé, conforme descrito no Anexo I integrante deste edital

2. São partes integrantes deste Edital:Anexo I – Termo de Referência (Objeto);Anexo II – Modelo de Credenciamento;Anexo III - Modelo de Declaração de Inexistência de Trabalho de Menor;Anexo IV - Modelo de Declaração de Ausência de Fatos Impeditivos;Anexo V - Modelo de Declaração de Idoneidade;Anexo VI – Modelo de Declaração de Micro empresa e empresa de pequeno porte;Anexo VII – Modelo de Proposta Comercial;Anexo VII – Minuta do Contrato.

3. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO:

3.1. Poderão participar da licitação, empresas brasileiras ou empresas estrangeiras em funcionamento no Brasil, pertencentes ao ramo do objeto licitado, nos seguintes termos;

a) PREGÃO PRESENCIAL – somente poderão participar empresas enquadradas como Microempresa – ME, Empresa de Pequeno Porte – EPP, conforme Lei Complementar n° 123/2006, com as alterações da Lei Complementar 147/14.

b) Caso não se apresente(m) empresa(s) enquadra(s) na condição do item “a)” referido acima, serão aceitas propostas de empresas de médio de grande porte.

3.2. É vedada à participação de:

3.2.1. consórcios, apresentadas na forma de consórcios, agrupamentos, associações, cooperativas ou parceiras;

3.2.2. empresas declaradas inidôneas para licitar ou contratar com qualquer órgão ou entidade da Administração Pública direta ou indireta, Federal, Estadual ou Municipal;

3.2.3. empresas impedidas de licitar ou contratar com a Câmara Municipal de Vereadores de Bagé e a Prefeitura Municipal de Bagé;

3.2.4. empresas com falências decretadas ou em recuperação judicial; .

4. DA REPRESENTAÇÃO E DO CREDENCIAMENTO

4.1.  O interessado ou seu procurador deverá apresentar-se, perante o pregoeiro, para proceder ao respectivo credenciamento, munido dos documentos que o credenciem a participar deste procedimento licitatório, inclusive com poderes para formulação de ofertas e lances verbais.

4.2. Cada licitante credenciará apenas um representante que será o único admitido a intervir nas fases do procedimento licitatório e a responder, por todos os atos e efeitos previstos neste Edital, por sua representada.

4.3. A ausência do Credenciado, em qualquer momento da sessão, importará a imediata exclusão da licitante por ele representada, salvo autorização expressa do pregoeiro.

4.4. Para o credenciamento deverão ser apresentados os seguintes documentos:

a)  Tratando-se de representante legal, o estatuto social, contrato social ou outro instrumento de registro comercial, registrado na Junta Comercial, no qual estejam expressos seus poderes para exercer direitos e assumir obrigações em decorrência de tal investidura; (copias autenticadas ou apresentar os originais para conferência)

b)  Tratando-se de procurador, A PROCURAÇÃO por instrumento público ou particular, com reconhecimento de firma do outorgante, NA QUAL CONSTEM PODERES ESPECÍFICOS PARA FORMULAR LANCES, negociar preço, interpor recursos e desistir de sua interposição e praticar todos os demais atos pertinentes ao certame, acompanhado do correspondente documento, dentre os indicados na alínea "a", que comprove os poderes do mandante para a outorga; (cópias autenticadas ou apresentar os originais para conferência)

c)  O representante legal e o procurador deverão identificar-se exibindo documento oficial de identificação que contenha foto.

4.5 Sendo A PROCURAÇÃO PARTICULAR, deverá ter firma reconhecida e estar acompanhada do documento comprobatório dos poderes do outorgante (ato constitutivo/deliberativo da pessoa jurídica - contrato social onde se possa identificar o ADMINISTRADOR), que deverá ser apresentado no momento do credenciamento.

4.6. Estes documentos (originais ou cópias) deverão ser apresentados no início da sessão do pregão. No caso de cópias, as mesmas devem estar autenticadas por tabelião ou serem pelo pregoeiro ou  membro da sua equipe de apoio.

4.7. A não apresentação ou ainda a incorreção insanável de quaisquer dos documentos de credenciamento, impedirá a participação da licitante no presente certame.

4.8. O representante poderá ser substituído a qualquer momento por outro devidamente credenciado.

4.9. Não será admitida a participação de um mesmo representante para mais de uma empresa licitante.

4.10. Em hipótese alguma, exaurida a fase de credenciamento dos representantes das licitantes, será aceita a entrega ou complementação de documentos necessários ao ato de credenciamento, devendo a licitante no momento antecedente à sua convocação pela mesa, guardar em mãos todos os documentos necessários ao credenciamento, inclusive retirar dos envelopes a serem entregues à mesa, na hipótese de equivocadamente acostá-los ou à documentação de habilitação.

4.11. Na ocasião do credenciamento, as microempresas e empresas de pequeno porte poderão participar desta licitação em condições diferenciadas, na forma prescrita na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, e Lei Complementar nº 147/14, devendo para isso, DECLARAR, para fins legais, sob as penas da lei, que cumprem os requisitos legais para qualificação como microempresa ou empresa de pequeno porte nas condições do Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, sob pena de assim não fazer, não poder usufruir dos benefícios concedidos pela referida lei e ser inabilitada de participar da preferência a este tipo de empresa.

5. DA APRESENTAÇÃO DE DECLARAÇÃO E DOS DOCUMENTOS DE PROPOSTA DE PREÇO E HABILITAÇÃO

5.1. No dia, hora e local designados neste edital, na presença dos interessados ou seus representantes, devidamente credenciados, em sessão pública, o pregoeiro, que dirigirá os trabalhos, após abertura da mesma, receberá os documentos abaixo relacionados,  sendo registrados em ata os nomes dos licitantes:

5.1.1. Declaração, separada de qualquer dos envelopes exigidos no subitem abaixo, dando ciência de que cumpre os requisitos de habilitação para o presente certame licitatório, conforme Modelo de Declaração Ausência de Fatos Impeditivos, constante do Anexo IV deste Edital, e

5.1.2. Em envelopes devidamente fechados, a documentação exigida para proposta de Preço (envelope A) e Habilitação (envelope B).

5.2.  Encerrado o(s) credenciamento(s) não mais serão admitidos novos licitantes.

Os conjuntos de documentos relativos a Proposta de Preço e a Habilitação deverão ser entregues separadamente, em envelopes fechados, rubricados no fecho e identificados com o nome do licitante, o número e objeto da licitação e, respectivamente, os títulos dos conteúdos ("Proposta de Preço" e "Documentos de Habilitação"), na forma das alíneas “a” , “b” a seguir:

a)  Envelope contendo os documentos relativos à Proposta de Preço:

À CÂMARA DE VEREADORES DE BAGÉPREGÃO Nº 04/2016LICITANTE: ___________________________________

ENVELOPE “A “ (PROPOSTA DE PREÇOS)

b)  Envelope contendo os Documentos de Habilitação:

À CÂMARA DE VEREADORES DE BAGÉPREGÃO Nº 04/2016LICITANTE: ___________________________________ENVELOPE “B “ (DOCUMENTOS PARA HABILITAÇÃO)

5.3.  Os documentos necessários à participação na presente licitação poderão ser apresentados em original, ou por qualquer processo de cópia, autenticada por cartório competente, ou publicação em órgão da imprensa oficial, no caso de cópias, desde que acompanhadas dos originais para conferência, na sessão, pelo pregoeiro ou sua equipe de apoio.

5.4.  Não serão aceitos documentos apresentados por meio de fitas, discos magnéticos, filmes ou cópias em fac-símile, mesmo autenticadas, admitindo-se fotos, gravuras, desenhos, gráficos ou catálogos apenas como forma de ilustração das Propostas de Preço.

5.5. Após a apresentação da proposta, não mais caberá desistência, salvo por motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pelo Pregoeiro.

6. PARTICIPAÇÃO DE MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE – LC 123/06 e LC 147/14

6.1. A Declaração de microempresa ou de empresa de pequeno porte, objetivando o exercício da preferência prevista na Lei Complementar nº 123/06, e Lei Complementar lnº 147/14, de acordo com o modelo composto pelo Anexo V, deverá ser apresentada fora do(s) envelope(s) “A” e “B” e no dia designado para o recebimento dos envelopes.

6.2. As microempresas e as empresas de pequeno porte deverão, para habilitação na licitação, apresentar toda a documentação exigida para efeito de comprovação de regularidade fiscal, mesmo que esta apresente alguma restrição.

6.2.1. Havendo alguma restrição na comprovação da regularidade fiscal, será assegurado o prazo de 5 (cinco) dias úteis, para a regularização da documentação, pagamento ou parcelamento do débito, e emissão de eventuais certidões negativas de débito ou positivas com efeito de certidão negativa, cujo início corresponde ao momento em que o proponente for declarado o vencedor do certame.

6.2.2. A não-regularização da documentação, no prazo estabelecido no subitem anterior, implicará decadência do direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas no artigo 81 da Lei Federal nº 8.666/93, sendo facultado à Câmara de Vereadores de Bagé convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para assinatura do contrato ou revogar o certame.

7. DA APRESENTAÇÃO E CONTEÚDO DA PROPOSTA COMERCIAL - ENVELOPE “A”.

7.1. Os interessados deverão apresentar as suas propostas em envelope lacrado, identificado como Envelope “A”, caso se apresente empresas ME/MEI/EPP NÃO SERÁ ACEITA A PARTICIPAÇÃO NESTA LICITAÇÃO DE EMPRESAS QUE NÃO SE ENQUADREM NA CONDIÇÃO DE MICROEMPRESA, OU EMPRESA DE PEQUENO

PORTE OU MICROEMPREENDEDOR.

7.2. A proposta para os itens licitados deverá ser apresentada em 01 (uma) via datilografada/digitada, com a indicação do preço unitário e total do item, devidamente datada, rubricadas as suas folhas e assinada por representante legal, sem emendas, rasuras, entrelinhas ou ressalvas, e deverá conter, além de outras informações de livre disposição, o seguinte:

7.3 Indicar nome ou razão social da Licitante, endereço completo, telefone e endereço eletrônico (e-mail), este último se houver, para contato, bem como, nome, Carteira de Identidade e cargo ocupado pelo titular ou seu representante legal, legalmente comprovado

a) Indicar nome ou razão social da Licitante, endereço completo, telefone e endereço eletrônico (e-mail), este último se houver, para contato, bem como, nome, Carteira de Identidade e cargo ocupado pelo titular ou seu representante legal, legalmente comprovado.

b) Descrição do objeto conforme Anexo VII – “Modelo de Proposta”, parte integrante deste Edital;c) Valor unitário do(s) item(ns) cotado(s) – em algarismos (real).

d) Prazo de inicio da manutenção até 10 (dez) dias após a assinatura do contrato.

e) A unidade da Federação em que será emitida a Nota Fiscal, deverá ser da sede da empresa, constante no contrato social ou do Certificado de Registro Cadastral;

f) Prazo de validade da proposta, o qual não poderá ser inferior a 60 (sessenta) dias corridos a contar da abertura do certame;

g) A proposta comercial deverá ser apresentada, em moeda corrente nacional, sendo consideradas apenas as duas primeiras casas decimais.

h) Declaração de que no preço, com desconto, proposto encontram-se incluídos todos os tributos, impostos, encargos sociais e trabalhistas, frete até o destino e quaisquer outros ônus que porventura possam recair sobre o objeto da presente licitação.

7.4. Fica vedada qualquer indexação de preços por índices gerais, setoriais ou que reflitam a variação dos custos.

7.5.  A participação na licitação importa em total, irrestrita e irretratável submissão das licitantes proponentes às condições deste edital.

7.6.  Ficam vedadas:

a) A subcontratação total ou parcial do objeto pela contratada a outra empresa;

b) A cessão ou transferência total ou parcial do objeto do contrato.

8. DA IMPUGNAÇÃO DO ATO CONVOCATÓRIO

8.1.  Até 2 (dois) dias úteis antes da data fixada para recebimento das propostas, qualquer pessoa  poderá solicitar esclarecimentos, providências ou impugnar o ato convocatório do Pregão, ou seja, ATÉ O DIA 13 DE ABRIL DE 2016, devendo protocolar o pedido no Setor

de Protocolo, no horário das 8 horas às 13 horas, localizado na Câmara de Vereadores de Bagé, situada na Av. Sete de Setembro nº 812, Centro, Bagé - RS, cabendo ao Pregoeiro decidir sobre o requerimento no prazo de 24 (vinte e quatro) horas.

8.1.1. Caso seja acolhida a impugnação contra o ato convocatório, será designada nova data para a realização do certame.

8.2.  Decairá do direito de impugnar os termos deste Edital, por falhas ou irregularidades, o licitante que não o fizer até o segundo dia útil que anteceder à data de realização da sessão pública do Pregão, hipótese em que tal comunicação não terá efeito de recurso.

8.3.  A impugnação feita tempestivamente pelo licitante não o impedirá de participar do processo licitatório.

9. GARANTIA DE QUALIDADE

9.1. Garantir a qualidade das peças de reposição e dos serviços de manutenção pelo prazo de 12 (doze) meses, devendo fazer a sua correção imediata sempre que for verificada qualquer irregularidade, sem ônus para a CONTRATANTE.;

9.2 Todas as despesas de fretes e outras despesas que recaiam sobre o objeto desta licitação, que estejam cobertas pela garantia serão suportadas pela CONTRATADA.

10. DA APRESENTAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO DE HABILITAÇÃO - ENVELOPE “B”

10.1.  As licitantes deverão apresentar no envelope “B” – “Documentos de Habilitação”, documentos que demonstram atendimento às exigências indicadas neste item.

10.2.  Serão aceitas as Certidões, em original, obtidas pela Internet, dentro do prazo de validade, sujeitando-as a verificações, caso necessário.

10.3.  Habilitação Jurídica

a) Registro comercial, no caso de empresa individual;

b)   Ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, onde se possa identificar o administrador, em se tratando de sociedades comerciais, e, no caso de sociedade por ações, acompanhados de documentos que comprovem a eleição de seus administradores;

c)   Comprovante de inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhado de prova da composição da diretoria em exercício;

d) Decreto de autorização, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no País, e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir.

10.4. Regularidade Fiscal

Para habilitação ao presente Pregão, será exigida da licitante os seguintes documentos, dentro do prazo de validade:

a)    Prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ;

b) Prova de regularidade para com a Fazenda Federal, (compreendendo certidão da Dívida Ativa da União e Certidão de Quitação de Tributos e Contribuições Federais), Estadual e Municipal do domicílio ou sede da licitante, ou outra equivalente, na forma da lei;

c) Prova de regularidade relativa à Seguridade Social (INSS) e ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), demonstrando situação regular no cumprimento dos encargos sociais instituídos por lei.

d) CNDT – Certidão Negativa de Débitos Trabalhista

10.5.  Qualificação Econômica – Financeira

a)  certidão negativa de falência ou concordata, expedida pelo distribuidor da sede da licitante;

b) Declaração de cumprimento do disposto no inciso XXXIII do art. 7° da Constituição Federal, conforme modelo – Anexo I.

c)  Os documentos poderão ser apresentados em original, por qualquer processo de cópia autenticada por tabelião de notas ou publicação em órgão de imprensa oficial. No caso de apresentação de cópias, deverão ser autenticadas por tabelião ou apresentados os respectivos originais para conferência pelo pregoeiro ou por membro da equipe de apoio, na sessão.

11. DA SESSÃO E DOS CRITÉRIOS DE JULGAMENTO E ADJUDICAÇÃO

11.1. Aberta a sessão no dia, hora e local designados no edital, será realizado o recebimento das propostas das empresas ME/MEI/EPP, caso não se apresente nenhuma empresa nessa condição será aceito os envelopes das empresas não declaradas como ME/MEI/EPP, devendo o representante legal ou seu procurador proceder ao respectivo credenciamento, COMPROVANDO, possuir os necessários poderes para formulação de propostas verbais (lance) e para a prática de todos os demais atos inerentes ao certame e os representantes legais entregarão ao pregoeiro, declaração dando ciência de que cumprem plenamente os requisitos de habilitação, conforme estabelece o inciso VII do art. 4° da Lei 10.520 de 17 de julho de 2002 (Anexo IV).

11.1.1 O critério de julgamento das Propostas será o de “MENOR PREÇO”, conforme definido neste Edital e seus Anexos.

11.2 No dia, hora e local designados no preâmbulo deste Edital, será aberta a sessão pública para processamento da licitação, iniciando-se com o credenciamento dos interessados na participação do certame e recebimento dos envelopes contendo as Propostas e os Documentos de Habilitação e a Declaração de Habilitação para credenciamento (Anexo II), de que trata o subitem 4.2 deste Edital, do cumprimento de todos os requisitos da Habilitação;

11.3 Encerrada a fase de credenciamento, o Pregoeiro procederá à abertura do(s) Envelope(s) “A”, da(s) empresa(s) ME/MEI/EPP, e na ausência destas os envelopes contendo propostas de preços das empresas que não se enquadrem como empresas ME/MEI/EPP, contendo as Propostas de Preços e as ordenará em ordem crescente dos preços ofertados para os itens definidos neste Edital e seus Anexos, admitidas as Propostas que tenham sido apresentada com valores sucessivos e superiores em até 10%

(dez por cento) relativamente à de menor preço, apresentando respectiva análise prévia dos preços em relação ao valor de referência;

11.3.1 Na impossibilidade de classificação de, no mínimo 03 (três) propostas escritas nas condições definidas no subitem anterior, será admitida a melhor oferta subseqüente, até o máximo de 03 (três), para que seus autores participem da fase de lance, quaisquer que sejam os preços oferecidos nas Propostas escritas;

11.3.2.Sendo aceitável a oferta de menor preço, será verificado o atendimento das condições de habilitação da licitante que a tiver formulado. e das empresas que aderirem o primeiro classificado.

11.3.3 Aos proponentes titulares das Propostas classificadas será dada a oportunidade para a disputa por meio de lances verbais e sucessivos, de valores distintos e decrescentes, objetivando a escolha da Proposta de menor valor para o item;

11.3.4 Não poderá haver desistência dos lances ofertados, sujeitando-se o proponente desistente às penalidades constantes do item 19 deste Edital;

11.3.5 Não havendo mais interesse das licitantes em apresentar lance verbal, será encerrada a etapa competitiva e ordenadas as ofertas, exclusivamente, pelo critério MENOR PREÇO, conforme o definido neste Edital;

11.4 O Pregoeiro fará o exame da aceitabilidade da primeira Proposta classificada, quanto o objeto e o valor apresentado, de acordo com o definido neste Edital e seus Anexos;

11.5 Sendo aceitável a oferta, será verificado o atendimento das condições habilitatórias da licitante que a tiver ofertado;

11.5.1 O proponente que não apresentar qualquer dos documentos relacionados neste Edital, ou apresentá-lo com vício ou defeito ou fora do prazo de validade, terá sua proposta preliminarmente desclassificada ou será a empresa inabilitada;

11.5.2 Constatado o atendimento dos requisitos de habilitação previstos no Edital, a licitante será habilitada e declarada vencedora do certame;

11.5.3 Se a oferta não for aceitável ou se o proponente não atender às exigências editalícias, o Pregoeiro examinará as ofertas subseqüentes e a qualificação das licitantes, observada a ordem de classificação, até a apuração de uma Proposta que atende todas as exigências previstas neste Edital e seus Anexos;

11.6.4 Da reunião, lavrar-se-á Ata circunstanciada, na qual serão registradas as ocorrências relevantes e que, ao final, será assinada pelo(a) Pregoeiro(a) e pelos proponentes presentes.

12. DA HOMOLOGAÇÃO E FORMALIZAÇÃO DA AQUISIÇÃO

12.1. O resultado do julgamento será submetido à autoridade competente, para  homologação.

12.2. Após a adjudicação  e  homologação do resultado do certame licitatório, o licitante

vencedor será convidado, mediante notificação ou via email para endereço constante na proposta, o comparecimento nesta Câmara Municipal de Vereadores de Bagé para assinar o contrato em três dias e iniciar a manutenção, no prazo estipulado, que não poderá ser superior a 10 (dez) dias, contados a partir da ciência do empenho.

12.3. É facultado a Câmara de Vereadores de Bagé, quando o convocado não comparecer no prazo estipulado no subitem anterior, ou, ainda, recusar-se, injustificadamente, iniciar a manutenção e cumprir com sua proposta vencedora, convocar os LICITANTES remanescentes, na ordem de classificação, sem prejuízo da aplicação das sanções previstas neste edital e na legislação.

12.4. A aquisição pretendida deverá ser executada em estrita conformidade com as prescrições deste edital e seus anexos, que são dele partes integrantes e inseparáveis.

13. DO RECEBIMENTO E DO PAGAMENTO

13.1 A manutenção objeto da presente licitação, será realizada no seguinte endereço:a) Câmara Municipal de Vereadores de Bagé – Av. Sete de Setembro n° 812 – centro – Bagé – RS, CEP-96.400-003 – Telefone 53 32428788 – 32428411.

13.1 O servidor designado fará recebimento provisório da manutenção, limitando-se a verificar a sua conformidade com o discriminado na Nota Fiscal, fazendo constar no canhoto e no verso da Nota Fiscal a data da realização e, se for o caso, as irregularidades observadas.

13.2 O Servidor designado denominado fiscal da contratação procederá ao recebimento definitivo no prazo de 1 (um) dia útil, verificando a realização da manutenção as peças substituídas, quantidade e a qualidade das mesmas, além da conformidade com o exigido neste Edital e com do constante da respectiva proposta de preço da Contratada.

13.3 Em caso de conformidade, o Servidor designado atestará a efetivação da entrega no verso da Nota Fiscal, solicitará autorização do ordenador de despesa quanto ao pagamento da referida Nota Fiscal, e em seguida a encaminhará ao setor financeiro, para que seja efetuado o pagamento.

13.4 O pagamento será feito em moeda corrente nacional, mediante Ordem Bancária, e ocorrerá até o quinto dia corrido após a data do recebimento definitivo, a ser lavrado pelo fiscal da contratação.

13.5 A Nota Fiscal/Fatura deverá ser emitida pela própria CONTRATADA, obrigatoriamente com o número de inscrição no CNPJ apresentado nos documentos de habilitação e das propostas e constante na Nota de Empenho, não se admitindo Notas Fiscais/Faturas emitidas com outros CNPJs, mesmo de filiais ou da matriz.

14. DAS PENALIDADES:

14.1 Pela inexecução total ou parcial do objeto desta licitação, a Administração poderá, garantida a prévia defesa, aplicar à CONTRATADA as seguintes sanções:

14.1.2 Advertência, que será aplicada através de notificação, por meio de ofício, mediante

contra-recibo do representante legal da contratada, estabelecendo o prazo de 05 (cinco) dias úteis para que a empresa licitante apresente justificativas para o atraso, que só serão aceitas mediante avaliação e pronunciamento da CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE BAGÉ;

14.1.3 Multa de 0,5% sobre o valor do objeto não entregue e por descumprimento das obrigações estabelecidas neste Edital do Pregão, até o máximo de 30 (trinta) dias, quando então incidirá em outras cominações legais;

14.1.4 Multa de 2% (dois por cento) sobre o valor do contrato, no caso do não fornecimento parcial ou total entrega do objeto contratado, recolhida no prazo de 15 (quinze) dias corridos, contado da comunicação oficial, sem embargo de indenização dos prejuízos porventura causados à contratante;

14.2 Ficar impedida de licitar e de contratar com a Administração Pública:

14.2.1 por 06 (seis) meses – quando incidir em atraso na entrega dos objetos;

14.2.2 por 01 (um) ano – na entrega de objetos em desacordo com o exigido no edital;

14.2.3 pelo o prazo de até 02 (dois) anos, garantido o direito prévio da citação e de ampla defesa ou enquanto perdurar os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, a licitante que convocada dentro do prazo de validade da sua proposta não celebrar o contrato, deixar de entregar a documentação exigida para o certame ou apresentar documentação falsa, ensejar o retardamento do fornecimento do seu objeto, não mantiver a proposta, falhar ou fraudar no fornecimento do objeto pactuado, comportar-se de modo inidôneo ou cometer fraude fiscal, sem prejuízo das multas previstas no Edital, contrato e das demais sanções previstas na legislação;

14.3 - As sanções previstas nos subitens 14.1 deste item poderão ser aplicadas juntamente com as dos subitens 14.2, facultada a defesa prévia do interessado, no respectivo processo, no prazo de 05 (cinco) dias úteis;

14.4 Sem prejuízo das penalidades previstas nos itens anteriores, o Pregoeiro poderá desqualificar a licitante ou desclassificar a proposta comercial, bem assim a CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE BAGÉ poderá rescindir o Contrato, sem que isto gere direito indenizatório ou de reembolso, caso tome conhecimento de fato ou circunstância que desabone a idoneidade comercial ou afete a capacidade financeira, técnica, jurídica ou de produção da licitante;

14.5 Pelo descumprimento das demais obrigações assumidas, a licitante estará sujeita às penalidades previstas na Lei n. 8.666/1993 e demais legislações aplicáveis à espécie.

14.6 As penalidades serão registradas no cadastro da contratada, quando for o caso.

14.7 Nenhum pagamento será efetuado pela Administração enquanto pendente de liquidação qualquer obrigação financeira que for imposta ao fornecedor em virtude de penalidade ou inadimplência contratual.

15. DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

A despesa decorrente da contratação do objeto desta licitação correrá à conta das

seguintes Dotações Orçamentárias:

- 3.4.4.9.0.39.00.00.00 – OUTROS SERVIÇOS DE TERCEIROS- PESSOA JURÍDICA

16. DAS CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

16.1 O pagamento será feito no prazo máximo de até 10 (dez) dias, com a apresentação da Nota Fiscal/Fatura correspondente a aquisição do objeto, pelo preço da proposta  adjudicada e homologada, não se admitindo reajuste, após a emissão da Nota de Empenho, observando-se as condições de recebimento do objeto.

17. DAS CONDIÇÕES DE RECEBIMENTO DO OBJETO DA LICITAÇÃO

17.1. Os serviços de manutenção somente serão recebidos depois de certificado pela Setor de Patrimônio da Câmara de Vereadores de Bagé, através de vistoria e termo de recebimento, observadas as especificações contidas no termo de referência, e ainda, a consistência e a exatidão da Nota Fiscal discriminativa, apresentada em duas vias..

17.2. No caso de rejeição dos serviços de manutenção no ato da entrega o licitante deverá providenciar a imediata as devidas correções, dentro do prazo de 3 (três) dias corridos, sob pena de ser aplicada a multa estabelecida no subitem 14.1.3 e 14.1.4, ficando sob sua responsabilidade todos os custos da operação de troca.

18. DA REVOGAÇÃO E ANULAÇÃO DO CERTAME

18.1. A Administração, observadas razões de conveniência e oportunidade, devidamente justificadas, poderá revogar a qualquer momento o presente procedimento, ou declarar a sua nulidade por motivo de ilegalidade, mediante despacho fundamentado.

18.2. A anulação do procedimento licitatório induz à do instrumento contratual. Os licitantes não terão direito à indenização em decorrência da anulação ou revogação do procedimento licitatório.

19. DOS RECURSOS

19.1. Declarado o vencedor, qualquer licitante poderá manifestar imediatamente e motivadamente a intenção de recorrer, quando lhe será concedido o prazo de 03 (três) dias para apresentação das razões do recurso, ficando os demais licitantes desde logo intimados para apresentar contra-razões  em igual número de dias, que começarão a correr do término do prazo do recorrente, sendo-lhes assegurada vista imediata dos autos.

19.2. O acolhimento de recurso importará a invalidação apenas dos atos insuscetíveis de aproveitamento.

19.3. A petição poderá ser feita na  sessão, e se oral, será reduzida a termo em Ata.

19.4. A falta de manifestação imediata e motivada do licitante importará a decadência do direito de recurso e adjudicação do objeto da licitação pelo pregoeiro ao vencedor.

19.5. Decididos os recursos, a autoridade competente fará a adjudicação do objeto da

licitação ao licitante vencedor.

19.6. Homologada a licitação pela autoridade competente, o adjudicatário será notificado para entrega os equipamentos no prazo definido neste edital.

20. DOS CASOS OMISSOS

Os casos omissos serão solucionados diretamente pelo pregoeiro ou autoridade competente, observados os preceitos de direito público e as disposições de Lei n° 8.666/93.

21. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

21.1. O desatendimento de exigências formais não essenciais não importará no afastamento do licitante, desde que sejam possíveis a aferição da sua qualificação e a exata compreensão da sua proposta, durante a realização da sessão pública de Pregão.

21.2. As normas que disciplinam este Pregão serão sempre interpretadas em favor da ampliação da disputa entre os interessados, desde que não comprometam o interesse da Administração, a finalidade e a segurança da contratação.

21.3 É facultado o Pregoeiro ou à autoridade superior, em qualquer fase da licitação, a promoção de diligência destinada a esclarecer ou complementar a instrução do processo, vedada a inclusão posterior de documento ou informação que deveria constar no ato da sessão pública.

21.4 Fica assegurado a autoridade superior da Câmara Municipal de Vereadores de Bagé, o direito de, no interesse da Administração, anular ou revogar, alterar as condições do presente edital, com fixação de novo prazo para a sua realização a qualquer tempo, no todo ou em parte, dando ciência aos participantes, na forma da legislação vigente.

21.5 Os proponentes são responsáveis pela fidelidade, lealdade, autenticidade e legitimidade das informações prestadas, bem como pela veracidade e autenticidade dos documentos apresentados, sujeitando-se, em caso de falsa declaração, fraude ou inidoneidade as sanções e demais penalidades cominadas na legislação vigente.

22.6 Após apresentação da proposta, não caberá desistência desta, salvo por motivo justo e fundamentado, bem como em razão da ocorrência de caso fortuito ou de força maior, segundo a avaliação do Pregoeiro.

21.7 O proponente que vier a ser contratado, ficará obrigado a aceitar unilateralmente, nas mesmas condições pactuadas, os acréscimos ou supressões impostos pela Administração e que se fizerem necessários, até o limite de 25% (vinte e cinco por cento) do valor do ajuste ou em percentuais superiores se resolvido de comum acordo.

21.8 Eventuais inobservâncias de exigências meramente formais, tidas como sanáveis na proposta e/ou nos documentos apresentados, praticadas inadvertidamente pela licitante, não importará no seu afastamento do certame, desde que garantidos os requisitos de classificação e habilitação necessários.

21.9 As normas que disciplinam este Pregão serão sempre interpretadas em favor da ampliação da disputa entre os interessados e da supremacia do interesse público.

30.10 A homologação do resultado desta Licitação não implicará em direito à contratação.

21.10 Fica assegurado a Câmara Municipal de Vereadores de Bagé, por meio do Pregoeiro ou de autoridade superior, o direito de tomar as providências de alterar as condições deste EDITAL, divulgando novo prazo para a abertura da Licitação e adiar a data de abertura desta Licitação, divulgando a nova data marcada, no interesse da Administração, sem que caiba aos Licitantes qualquer tipo de reclamação por via judicial ou extrajudicial.

21.11 Cópia do EDITAL e de seus anexos poderão ser obtidas no endereço Av. Sete de Setembro n° 812 – Bagé – RS, - Centro TEL.: 53 3242-8411 E 3242-8788, email [email protected] ou pelo site: http://www.camvbage.rs.gov.br

Bagé, 29 de março de 2016  

 ARMANDINO LIMA FERREIRA

PREGOEIRO

  

ANEXO IPREGÃO PRESENCIAL Nº 04/2016

TERMO DE REFERÊNCIA

I – OBJETOA presente licitação tem como objeto a CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA MANUNTENÇÃO DE UM ELEVADOR, MANUTENÇÃO CORRETIVA, PREVENTIVA COM FORNECIMENTO TOTAL DE PEÇAS ORIGINAIS E MENSAL DE ELEVADOR SOCIAL HIDRÁULICO INSTALADO NA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE BAGÉ.

2 - DA JUSTIFICATIVA

2.1.Considerando a necessidade da Câmara de Vereadores de Bagé, em viabilizar o desempenho das atividades deste órgão, o presente procedimento tem por finalidade a manutenção do elevador hidráulico marca S.R. ENGENHARIA INDUSTRIAL LTDA para utilização desta Casa Legislativa.

3 - FUNDAMENTAÇÃO LEGALLei No 10.520, de 17 de julho de 2002, pela Lei No 8.666 de 21 de junho de 1993, pela Lei Complementar No 123 de 14 de dezembro de 2006 e Lei Complementar nº 147/14..4 - DESCRIÇÃO DOS MATERIAIS, ESPECIFICAÇÕES, QUANTITATIVOS E VALORES DE REFERÊNCIA

Serviço de manutenção corretiva, preventiva e MENSAL de 01 (um) elevador hidráulico social, com as seguintes especificações: Local da Manutenção: Câmara de Vereadores de Bagé - Av. Sete de Setembro nº812 - CEP-96.400.003 Bagé - RS.

5. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DOS ELEVADORES

5.1. Características dos elevadores

5.1.2. Trata-se de 01 (um) elevador, denominado elevador social, que compreende o sistema de transporte vertical do prédio da Câmara de Vereadores de Bagé, localizado na Av. Sete de Setembro nº 812 – Bagé - RS, com as características a seguir descritas.

I - Características básicas do elevador.

Utilização Qtde. Capacidade

N.º de Paradas

Localização Casa de

MáquinasVelocidade Controle

Social (Público em

Geral)1 600 kg 2

Térreo próximo a caixa do elevador

30 a 40 m/min

Sistema de controle

microprocessado

II. Áreas e dimensões internas originais das cabinas atualmente instaladas:

Elevador Medida A - Frente Medida B - Fundos Área livre Altura livre

(cm) (cm) (m2) (cm)Sociais 110,0 140,0 1,54,0 215,0

III. Dimensões das caixas, poço, última altura e percurso:

Elevador Medida AFrente (cm)

Medida BFundos (cm)

Prof. Poço(cm) Última altura (cm) Percurso

(m)Sociais 165,0 205,0 110,0 350,0 5,75

IV. Dimensões das portas atuais:

Elevador Altura (cm) Largura (cm)

Sociais 200,0 80,0

5.1.3. Acionamento

5.1.3.1 O tipo de acionamento do elevador é hidráulico, acionado por motor trifásico de corrente alternada, bloco de válvulas que permita o controle de velocidade, com aceleração frenagens suaves, além de alta precisão de nivelamento entre cabines e pisos de pavimento.

5.1.3.2 O conjunto hidráulico opera com baixo consumo de energia e com níveis mínimos de ruído.

5.1.3.3 O conjunto máquina de tração / motor de tração opera com baixo consumo de energia e com níveis mínimos de ruído.

5.1.3.4 O conforto aos passageiros é assegurado através de aceleração e frenagens suaves e alta precisão de nivelamento em cada pavimento, independentemente da carga e do percurso realizado.

5.1.3.5 O elevador hidráulico está instalado no nível térreo, sendo esta casa de máquinas localizada no térreo próximo a caixa do elevador.

5.1.4. Sistema de comando e controle5.1.4.1. O sistema de comando e controle dos elevadores é microprocessado, com capacidade de executar, permanentemente, rotinas de auto teste para verificação de sua integridade, ao mesmo tempo em que realiza operações de atendimento e viagem. O sistema de controle de chamadas será automático coletivo, seletivo na subida.

5.1.4.2. O elevador possui sistema detector de sobrecarga na cabina, sistema forçador de porta, ultrapassagem automática de carro lotado, operação de emergência para bombeiros, proteção contra falsas chamadas (inclusive na cabina), retorno automático do carro ao pavimento principal no caso de interrupção no fornecimento de energia, ajuste automático de tempos de porta e proteção contra esmagamento nas portas via barreira infravermelha de no mínimo 94 feixes.

5.1.5. Cabina5.1.5.1. A cabina do elevador em painéis de aço inoxidável escovado. os painéis laterais, instalados corrimãos com acabamento em aço inoxidável.

5.1.5.2 As cabinas possuem piso resistentes sem apresentar abertura.

5.1.5.3 A cabina possui iluminação balanceada led, confortável, que atenda ao disposto na norma em vigor, quanto ao número mínimo de lâmpadas e iluminamento médio mínimo ao nível do piso. Parte do circuito de iluminação está ligada ao sistema de iluminação de emergência, de modo que seja acionada automaticamente, em caso de falta de energia elétrica. Possui instalação de luminárias com os respectivos interruptores, nas partes superior e inferior externas das cabinas, para garantir iluminação na caixa dos elevadores durante a manutenção.

5.1.5.4 Está instalado na cabina um alarme para ajuda externa e um intercomunicador, viva voz, para comunicação entre a cabina e recepção. Em caso de falta de energia, tais dispositivos serão alimentados pela fonte do sistema de iluminação de emergência.

5.1.5.5 Está instalado na cabina indicador digital de posição e movimento conjugados com sistema de voz digital que anuncie o movimento e andar em que se encontram os elevadores.

5.1.5.6 Estão instaladas no teto da cabina chaves comutadoras que possibilitem alterar o comando do elevador, de automático para manual (serviço independente).

5.1.5.7 Estão instalados na cabina indicadores luminosos e sonoro de sobrecarga nas cabinas, acionados quando for ultrapassada a capacidade de carga dos elevadores.

5.1.5..8 A cabina é atendida por ventilação forçada, por meio de ventiladores silenciosos, acionados automaticamente a partir do quadro de comando.

5.1.5.9 As dimensões das cabinas obedecem aos parâmetros definidos para a capacidade de carga indicada, possuindo altura útil de 2,15 metros.

5.1.6. Porta das cabinas5.1.6.1 As portas (duas) opostas da cabina do elevador são revestidas com mesmo material dos painéis da cabina (aço inoxidável escovado), e são do tipo corrediça horizontal de duas folhas com abertura lateral. As portas deverão ter altura livre de passagem de 2,00 metros e largura de 0,80 metros.

5.1.6.2 As portas das cabinas são operadas de modo a realizar automaticamente sua abertura e fechamento.

5.1.6.3. São dotadas de barra de proteção eletrônica com emissores de raios infravermelhos com 94 feixes, que faz o movimento das portas retroceder automaticamente, sem tocar nos passageiros, sempre que seu campo de emissão sofrer qualquer interferência. Essa proteção é estendendida do nível do piso até a altura mínima de 1,80 metros, ou dimensão máxima permitida por norma. As portas das cabinas e dos pavimentos são interligadas e abrem simultaneamente. O movimento das cabinas é impedido até que suas portas estejam completamente fechadas.

5.1.7. Porta dos pavimentos5.1.7.1 As portas dos pavimentos 2 (dois) são revestidas com mesmo material dos painéis internos da cabina e são do tipo corrediça horizontal de duas folhas com

abertura lateral, sincronizadas automaticamente para a abertura do andar correspondente . São completas, com guia, soleira, sistema de abertura e fecho e contato de porta. Possuem altura livre de passagem de 2,00 metros e largura livre de 0,80 metros.

5.1.8. Batentes5.1.8.1. Os batentes das portas são revestidos com o mesmo material dos painéis internos das cabinas e terão largura compatível com a espessura da parede de alvenaria, em conformidade com o projeto arquitetônico.

5.1.9. Sinalização 5.1.9.1 Estão instalados indicadores luminosos de posição e movimento no interior das cabinas e em todos os pavimentos.

7.8.2. Está instalado na cabina um sintetizador de voz sonoro (voicer) que indicará a aproximação do carro, sentido de viajem e descrição dos pavimentos.

5.1.10. Botoeira 5.1.10.1 Os botões da cabina e de chamada nos pavimentos são de boa estética, proporcionam visualização imediata e rápido acesso, possui identificação em braille e são acionadas ao mais leve toque, produzindo iluminação ao seu redor e sinal sonoro. O botão que for acionado acende e permanecer aceso até que o carro chegue ao pavimento correspondente ao mesmo.

5.1.11. Características funcionais5.1.11.1 O elevador é dotado de dispositivo para funcionamento com força de emergência através de UPS específico que, na falta de energia da concessionária, permite ao elevador retornar ao pavimento térreo sem atender chamadas, e, lá chegando, abre suas portas para liberação de eventuais passageiros. Quando o elevador estiver no pavimento térreo, as chamadas internas e externas são canceladas até o retorno de energia da concessionária.

5.1.11.2 O elevador é dotado de dispositivo que, uma vez ultrapassada o limite de carga da cabina, impedirá sua partida.

5.1.12. Manutenção preventiva e corretiva do elevador

5.1.12.1 - Entende-se por manutenção preventiva aquela realizada através de visitas mensais programadas, ao local onde se encontra instalado o equipamento, independentemente de chamados da CMVB, com o mínimo de uma visita mensal durante o prazo de vigência do contrato, quando será inspecionado e avaliado esse equipamento, devendo ser efetuados os ajustes, as regulagens, a limpeza e a lubrificação que se fizerem necessários à continuidade do seu perfeito funcionamento

5.1.12.2 - Quando da realização da manutenção preventiva, o pessoal técnico da CONTRATADA registrará os horários de chegada e de saída na sede da CMVB, em livro próprio disponível na Seção de Manutenção desta última, a qual acompanhará o desenvolvimento dos serviços executados.

5.1.12.3 - Entende-se por manutenção corretiva aquela realizada a qualquer momento no equipamento, com vistas a remover os defeitos detectados e a restabelecer o seu perfeito funcionamento, seja mediante o conserto de peças e de componentes, seja pela substituição dos elementos avariados. A manutenção corretiva independe de programação periódica, podendo ser efetivada tantas vezes quantas forem necessárias durante o período de vigência do contrato.

5.1.12.4 - A manutenção corretiva do equipamento será realizada pela CONTRATADA sempre que essa constatar a sua necessidade ou quando for solicitada pela fiscalização da CMVB. Os procedimentos referentes aos registros de entrada e de saída do local dos serviços e o acompanhamento dos trabalhos são os mesmos descritos no subitem supra.

5.1.12.5 - O Setor de Patrimônio da CMVB ficará responsável por acompanhar e fiscalizar a execução dos serviços de manutenção preventiva e corretiva efetivadas pela CONTRATADA durante os dias úteis. No caso de manutenção corretiva emergencial que ocorra fora dos horários de funcionamento normal da CMVB, designar um responsável desta o acompanhamento e a fiscalização dos serviços, a qual repassará à ao gestor dos contratos as informações da realização desse atendimento.

5.1.12.6 - Sempre que uma manutenção preventiva ou corretiva exigir a substituição de peças, acessórios ou quaisquer componentes do equipamento, a CONTRATADA deverá emitir para a Setor de Patrimônio da CMVB um relatório técnico conclusivo, devidamente assinado pelo seu engenheiro responsável, nele estando discriminados: o problema ocorrido; a sua causa; a peça ou o equipamento defeituoso; os quantitativos e as especificações completas das peças substituídas. A emissão desse relatório não poderá atrasar o desenvolvimento do trabalho de reparo do equipamento danificado. Os custos das peças bem como os serviços de substituições fazem parte do contrato e estão incluídos no pagamento mensal.

5.1.12.7 A CONTRATADA não se encontra obrigada a garantir o funcionamento do equipamento em casos de: atos de vandalismo; infiltração de água no poço (quando existir); utilização do equipamento para fins diferentes daqueles a que se destina; quedas ou sobrecargas de tensão elétrica ou frequência (5% nominal) ou falta de energia elétrica e deflagração de incêndio em qualquer parte do edifício.

5.1.13 - A CONTRATADA se obriga a:

5.1.13.1 - Assumir, como exclusivamente seus, os riscos e as despesas decorrentes da boa e tecnicamente perfeita execução dos serviços contratados, responsabilizando-se, também, pela idoneidade de seus empregados, prepostos ou subordinados, bem como por quaisquer danos ou prejuízos causados às instalações físicas, ao mobiliário e aos equipamentos da CMVB e de terceiros.

5.1.13.2 - Atender, no prazo máximo de 4 (quatro) horas consecutivas, aos chamados para a manutenção corretiva do equipamento instalado na sede da CMVB. Caso a normalização do funcionamento do equipamento avariado exceda a 8 (oito) horas consecutivas, contadas a partir do chamado, a CONTRATADA deverá comunicar o gestor de contratos da CMVB, dependendo do dia ou do horário do atendimento, por ligação telefônica ou por escrito, a previsão do término dos serviços de reparo.

5.1.13.3 - Atender imediatamente ao chamado da fiscalização da CMVB, no caso de acidente ou de passageiro preso no equipamento.

5.1.13.4 - Informar ao Setor de Patrimônio da CVMV a ocorrência de quaisquer atos, circunstâncias ou fatos que possam atrasar ou impedir a conclusão dos serviços dentro do prazo previsto, sugerindo as medidas cabíveis e indispensáveis para a regularização do atendimento.

5.1.13.5 - Executar os serviços por meio de profissionais especializados, devidamente uniformizados, portando crachás de identificação funcional da CONTRATADA, utilizando todo o equipamento de proteção individual (E.P.I.) necessário e observando as medidas de segurança definidas por norma técnica, assumindo total responsabilidade por quaisquer acidentes, danos ou faltas que esses venham a cometer no desempenho de suas funções, podendo a fiscalização da CMVB paralisar o trabalho de manutenção até que todas as medidas de segurança sejam adotadas, ou mesmo exigir a substituição e retirada daqueles profissionais da CONTRATADA cujas condutas sejam consideradas inconvenientes.

5.1.13.6 - Fornecer e utilizar, sem quaisquer ônus para a CMVB que não sejam aqueles definidos e estabelecidos no preço global mensal do contrato, toda a mão de obra, o material, as peças originais, os componentes e os acessórios necessários à perfeita execução dos serviços de manutenção preventiva e corretiva do equipamento, inclusive toda e qualquer desmontagem, montagem, ajuste, reparo, substituição, transporte vertical ou horizontal, dentro e fora do local de trabalho, limpeza, retirada, transporte e bota-fora de sobras de peças e de material utilizado, além de outros serviços indispensáveis e suficientes ao perfeito funcionamento do equipamento durante todo o período de vigência do contrato.

5.1.13.7 - Utilizar material, peças originais, componentes, acessórios, equipamentos, ferramentas e instrumentos adequados, necessários e suficientes à perfeita execução dos serviços, observados todos os procedimentos técnicos recomendados e que resultem no máximo de segurança e, conseqüentemente, previnam a ocorrência de acidentes e danos que possam ser ocasionados à CMVB ou a terceiros.

5.1.13.8 - Assumir, integralmente, a responsabilidade por quaisquer acidentes nos quais possam ser vítimas seus empregados durante a execução dos serviços nas dependências da CMVB, por omissão, negligência e descumprimento das recomendações técnicas e daquelas estabelecidas neste anexo.

5.1.13.9 - Reparar prontamente as avarias ou os danos causados por seus empregados ou decorrentes da execução dos serviços de manutenção, às instalações e aos bens da CMVB.

5.1.13.10 - Supervisionar e acompanhar, por meio de engenheiro mecânico, todos os trabalhos realizados no equipamento pela equipe de manutenção preventiva e corretiva, sem ônus adicionais para a CMVB.

5.1.13.11 - Proceder à substituição e aplicação, sem quaisquer ônus adicionais para a CMVB, de todas as peças, os componentes e os acessórios danificados ou de reposição do equipamento, por outros idênticos, novos e devidamente aprovados pela fiscalização da CMVB, bem como o óleo e a graxa lubrificante empregados no equipamento, com exceção daqueles itens estabelecidos neste anexo como sendo de obrigação da CMVB.

5.1.13.12 - Comunicar por escrito a CMVB, imediatamente após cada visita realizada ao equipamento e suas instalações, o serviço realizado, os quantitativos e as

especificações dos materiais, peças, componentes e acessórios utilizados, acrescidos das eventuais observações. Caso o equipamento não possa funcionar por qualquer motivo, a CMVB deverá ser informada sobre as providências que estão sendo adotadas e o tempo estimado para a sua execução, o qual não poderá exceder a 72 (setenta e duas) horas consecutivas (a contar do início do atendimento), para que o funcionamento normal do equipamento avariado seja restabelecido.

5.1.13.13 - Apresentar, sem ônus adicional para a CMVB, a Anotação de Responsabilidade Técnica (A.R.T.) relativa ao equipamento, devidamente quitada junto ao CREA-RS, referente à realização dos serviços contratados.

5.1.13.14 - Manter em seu estoque todo o material de reposição e de consumo permanente e usado com maior freqüência, tais como: fusíveis, escovas, terminais, correias, graxas, óleos lubrificantes, solventes, estopas, lixas, pincéis, produtos de limpeza e demais itens utilizados no serviço de manutenção preventiva e corretiva do equipamento.

5.1.13.15 - Entregar mensalmente ao Setor de Patrimônio da CMVB, em 2 (duas) vias devidamente preenchidas, carimbadas e assinadas, as fichas de manutenção preventiva e corretiva do equipamento.

5.1.13.16 - Entregar à CMVB, no primeiro mês de vigência do contrato, a programação do serviço para os meses seguintes de duração do ajuste.

5.1.13.17 - Observar os seguintes dias e horários para a prestação dos serviços:

a)- manutenção preventiva mensal: de segunda-feira a sexta-feira (salvo feriados e dias de ponto facultativo), no horário compreendido entre 8:00 e 18:00 horas;

b)- manutenção corretiva:

● de segunda-feira a sexta-feira, no horário compreendido entre 8:00 e 18:00 horas;

● aos sábados, domingos, feriados e dias de ponto facultativo, no horário compreendido entre 8:00 e 18:00 horas;

● em caso de acidente ou de pessoa presa no equipamento, imediatamente após o chamado, seja qual forem o dia e o horário.

5.1.13.18 - Manter plantão para o atendimento em qualquer dia e horário, para os casos de emergência, acidente ou pessoa presa no equipamento.

5.1.13.19 - Manter o poço, a caixa de corrida do equipamento e os locais de trabalho sempre limpos e em ordem.

5.1.13.20- Apresentar apólice de seguro de responsabilidade civil para a cobertura de eventuais indenizações por danos a pessoas ou materiais, decorrentes dos serviços prestados. A apólice deverá conter as condições estabelecidas no ato convocatório da licitação. A cobertura do seguro deverá abranger todo o período de vigência do contrato. No caso de aditivos ou prorrogações, o seguro também deverá ser renovado por iguais períodos e sob as mesmas condições.

5.1.13.20.1- A cópia da apólice de seguro citada no subitem 5.1.13.20 supra deverá ser entregue pela CONTRATADA à CMVB no ato da assinatura do

contrato - Fornecer à CMVB os livros de registros de ocorrências, no modelo exigido pelas normas legais cabíveis.

5.1.13.21 - Realizar, em conjunto com a fiscalização da CMVB, ao término do contrato ou dos seus termos aditivos, ou sempre que necessário, uma inspeção no equipamento e nas suas respectivas instalações. Finalizada a inspeção, caberá à CONTRATADA a emissão de um relatório técnico conclusivo assinado pelo seu engenheiro responsável, informando as condições gerais das instalações e do equipamento inspecionado, devendo ser corrigidas, também pela CONTRATADA, as anomalias, irregularidades e avarias porventura existentes, sendo esta uma condição para o fornecimento, pela CMVB, do “Termo de Recebimento” dos serviços e para a liberação da fatura correspondente, sem prejuízo, no caso do não atendimento desta condicionante, da multa contratual.

5.1.14 - A CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE BAGÉ se obriga a:

5.1.14.1 - Permitir e facilitar ao pessoal técnico da CONTRATADA o livre acesso ao equipamento e às suas instalações.

5.1.14.2 - Proibir que pessoas não autorizadas pela CONTRATADA, sob qualquer pretexto, efetuem intervenções técnicas no equipamento.

5.1.14.3 - Manter a caixa de corrida e o poço do equipamento livres e desimpedidos, não permitindo a deposição de material estranho à sua finalidade e adotando todas as medidas necessárias a impedir a penetração de água nesses locais.

5.1.14.4 - Manter limpos: marcos, alizares, testeiras, soleiras, portas, botoeiras e cabina do equipamento.

5.1.14.5 - Substituir, no que for aplicável ao equipamento e quando necessário:a- os cabos do circuito que alimentam o quadro de força e os disjuntores nele existentes;b- as chaves de proteção dos quadros de distribuição e os cabos dos circuitos que alimentam o equipamento;c- as lâmpadas ou luminárias da sua caixa de corrida e do poço.

5.1.14.6 - Providenciar a manutenção do extintor de incêndio específico do equipamento.

5.1.14.7 - Proceder aos reparos necessários nas alvenarias e nas estruturas da caixa de corrida e do poço do equipamento, sempre com o acompanhamento de um técnico da CONTRATADA.

5.1.14.8 - Notificar a CONTRATADA, a qualquer momento e sempre que necessário, sobre a ocorrência de defeitos e irregularidades na execução dos serviços de manutenção, fixando-lhe um prazo para a sua correção.

5.1.15 – RELAÇÃO DO PESSOAL TÉCNICO

5.1.15.1 - A CONTRATADA deverá apresentar a CMVB, no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis a contar do recebimento do contrato assinado por esta última, uma relação contendo os nomes do pessoal técnico a ser disponibilizado para a prestação dos serviços, no seguinte quantitativo mínimo: 1 (um) Engenheiro Mecânico (com curso superior em Engenharia Mecânica, registrado no

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - CREA e com experiência mínima de seis meses em manutenção preventiva e corretiva de elevador do tipo indicado na proposta comercial) e 1 (um) Técnico (com ensino médio completo, curso técnico na área de mecânica, ou elétrica, ou correlatas, registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - CREA e com experiência mínima de seis meses em manutenção preventiva e corretiva de elevador do tipo indicado na proposta comercial).

5.1.15.2 - Durante a execução do contrato, admitir-se-á a substituição dos profissionais a serem indicados na relação citada no subitem, desde que os substitutos possuam formação e experiência equivalentes ou superiores, a serem previamente comprovadas junto à CMVB.

5.1.15.3 - Os profissionais mencionados no subitem anterior serão responsáveis pela execução das atividades de manutenção preventiva e corretiva do equipamento.

5.1.16 - FORMA DE PAGAMENTO DA MANUNTEÇÃO DO ELEVADOR:

5.1.16.1 - O pagamento será efetuado mensalmente, após a prestação dos serviços, no prazo máximo de 10 (dez) dias úteis a contar de sua aceitação definitiva pela CMVB, por meio de depósito bancário ou por outro meio que vier a ser acordado entre as partes, mediante entrega da correspondente nota fiscal (corretamente preenchida) ao Setor de Gestão Financeira da CMVB.

5.1.16.2 - A CMVB não efetuará, em nenhuma hipótese, pagamento antecipado. Somente serão pagos os serviços efetivamente prestados pela CONTRATADA e aceitos pela CMVB.

5.1.16.3 - A nota fiscal deverá ser emitida pela CONTRATADA em inteira conformidade com as exigências legais e contratuais, especialmente com as de natureza fiscal, com destaque, quando exigíveis, das retenções tributárias.

5.1.16.4 - O pagamento à CONTRATADA não será efetivado caso esta não encaminhe à CMVB a nota fiscal corretamente preenchida.

5.1.16.5 - A CMVB, identificando quaisquer divergências na nota fiscal, especialmente no que tange a preços e quantitativos, deverá devolvê-la à CONTRATADA para que sejam feitas as correções necessárias, reabrindo-se o prazo de 10 (dez) dias úteis citado no subitem 8.1 a partir da data de apresentação da nova nota fiscal corrigida dos vícios apontados.

5.1.16.6 - O pagamento realizado pela CMVB não implica prejuízo de a CONTRATADA reparar toda e qualquer falha que se apurar na prestação dos serviços, nem exclui as responsabilidades de que tratam as Leis Federais nºs 10.520/2002 e 8.666/1993, bem como o Código de Defesa do Consumidor, tudo dentro dos prazos legais pertinentes.

5.1.16.7 - O pagamento efetuado não implica, ainda, reconhecimento pela CMVB de adimplemento por parte da CONTRATADA relativamente às obrigações que lhe são devidas em decorrência da execução do objeto, nem novação em relação a qualquer regra constante das especificações deste anexo.

5.1.16.8 - Na hipótese de o início e o final do prazo de vigência do contrato não

coincidirem com, respectivamente, o primeiro e o último dia do mês, o pagamento correspondente será efetuado proporcionalmente ao número de dias de vigência contratual no mês em referência e de acordo com os serviços efetivamente prestados.

5.1.17 - FISCALIZAÇÃO:

5.1.17.1 - A prestação dos serviços será acompanhada, controlada, fiscalizada e avaliada por representante responsável da Câmara Municipal de Vereadores de Bagé, que será a área responsável pela gestão do contrato.

5.1.17.2 - Nos termos do § 1º do artigo 67 da Lei 8.666/1993, caberá ao representante da área supracitada, que será o fiscal do contrato, proceder às anotações das ocorrências relacionadas com a execução do ajuste, determinando o que for necessário à regularização das falhas ou das impropriedades observadas.

5.1.17.3 - O recebimento definitivo dos serviços somente se efetivará após a atestação pela CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE BAGÉ de que os mesmos foram prestados de acordo com todas as exigências contratualmente previstas.

5.1.17.4 - A fiscalização será exercida no interesse da CMVB, não excluindo ou reduzindo a responsabilidade da CONTRATADA, inclusive perante terceiros, por qualquer irregularidade e, na sua ocorrência, não implicará corresponsabilidade da CMVB ou de seus agentes e prepostos.

5.1.17.5 - A CMVB se reserva o direito de não receber os serviços prestados em desacordo com as especificações e condições constantes deste anexo, podendo rescindir a contratação e aplicar as penalidades previstas em contrato e na legislação pertinente.

5.1.17.6 - Quaisquer exigências da fiscalização, inerentes ao objeto contratado, deverão ser prontamente atendidas pela CONTRATADA, sem ônus adicionais para a CMVB.

ANEXO II

PREGÃO PRESENCIAL Nº 04/2016

MODELO DE CREDENCIAMENTO

Através do presente, credenciamos o(a) Sr.(a)

______________________________, portador(a) da Cédula de Identidade n°

__________________________. a participar da licitação instaurada pela Câmara de

Vereadores de Bagé, na modalidade PREGÃO nº. 04/2016, na qualidade de

REPRESENTANTE LEGAL, outorgando-lhe poderes para pronunciar-se em nome da

empresa_________________________, bem como formular propostas verbais,

recorrer e praticar todos os demais atos inerentes ao certame.

__________, em _____de ________2016

__________________________________

Carimbo e Assinatura do Credenciante

ANEXO III6PREGÃO PRESENCIAL Nº 04/2015

Modelo de Declaração de Inexistência de Trabalho de Menor

 D E C L A R AÇ Ã O

 _________________________________________ , inscrita no CNPJ sob o nº

___________________, sediada na ___________________________

___  , declara, sob as penas da Lei, para os fins requeridos no inciso XXXIII, do artigo

7° da Constituição Federal, consoante o que se estabeleceu no artigo 1°, da Lei n°

9.854, de 27 de outubro de 1999, que não tem em seu quadro de empregados,

menores de 18 anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre, bem como em

qualquer trabalho, menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14

anos.

  

, ____ de ____________ de 2016     

_______________________________________(Nome e assinatura do Declarante)

ANEXO IV

PREGÃO PRESENCIAL Nº 042016

Modelo de Declaração de ausência de fatos impeditivos

 D E C L A R AÇ Ã O

  

__________________________________________________inscrita no CNPJ sob o

n°_______________________________________________, sediada na

______________________________, declara, sob as penas da Lei, para os fins

requeridos no inciso VII, do artigo 4° da Lei n° 10.520 de 17 de julho de 2002, que

cumpre plenamente os requisitos de habilitação constante do subitem 5.1.1 do

presente edital.

 , ____ de ____________ de 2016

    

_______________________________________(Nome e assinatura do Declarante)

   

Obs.: Esta declaração deverá ser entregue no ato do Credenciamento (Declaração Fora dos Envelopes, entregue no início da Sessão).

 

 

ANEXO V

PREGÃO PRESENCIAL Nº 04/2016

MODELO DE DECLARAÇÃO DE IDONEIDADE

Declaramos para os devidos fins e especialmente para o Edital Pregão nº. 06/2015, da

Câmara de Vereadores de Bagé. que a empresa ………....................................…..,

inscrita no CNPJ/MF sob n.º…………........................., com sede à ................................

…………, em .......…………., não está impedida de participar em licitação ou de contratar

com a Administração, assim como não foi declarada inidônea por qualquer órgão das

Administrações Públicas da não União, de Estados ou de Municípios, estando portanto, apta

a contratar com a Câmara de Vereadores de Bagé.

,,,,,, ……de ………………. de 2016.

____________________________________

Assinatura

Nome

Cargo

ANEXO VI

MODELO DE DECLARAÇÃO DE MICROEMPRESA OU EMPRESA DE PEQUENO PORTE

DECLARO, sob as penas da lei, sem prejuízo das sanções e multas previstas neste

ato convocatório, que a empresa ____________________________________________

(denominação da pessoa jurídica), CNPJ nº ________________________ é microempresa ou empresa de pequeno porte, nos termos do enquadramento previsto na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, e Lei Complementar nº 147/15, cujos

termos declaro conhecer na íntegra, estando apta, portanto, a exercer o direito de

preferência no procedimento licitatório.

_______________, ____, _______

Atenciosamente,

____________________________________________________(Assinatura do representante legal)

Nome: RG nº:

ANEXO VII

PREGÃO PRESENCIAL Nº 04/2016

Modelo de Proposta Comercial 

NOME DA EMPRESA:________________________________________________CGC/CNPJ: _________________________________________________________ENDEREÇO: _______________________________________________________BANCO: _____________________AGÊNCIA _____________________________CONTA CORRENTE Nº. _______________________________________________TELEFONE/NOME CONTATO: : _________________________________________Emal: __________________________________Apresentamos nossa proposta pelo período de 12 (doze) meses, para realização da manutenção de um elevador objeto da presente licitação, modalidade PREGÃO nº 04/2016, acatando todas as estipulações consignadas no edital.

Item Descrição do Material Unid. Quant. Preço

MENSALPreço

ANUAL1 CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA EM

MANUNTENÇÃO DE ELEVADOR: MANUTENÇÕES CORRETIVA, PREVENTIVA, COM FORNECIMENTO TOTAL DE PEÇAS ORIGINAIS, MANUTENÇÃO NO MÍNIMO UMA VEZ POR MÊS, DO ELEVADOR SOCIAL HIDRÁULICO FABRICAÇÃO SR ENGENHARIA INDUSTRIAL LTDA. INSTALADO NA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE BAGÉ.

Unidade 1

PREÇO TOTAL

LOCAL: CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE BAGÉ - Av. Sete de Setembro n° 812 – Centro – BAGÉ – RS. CEP-96.400.003

4) VALIDADE DA PROPOSTA COMERCIAL, de: _____________(no mínimo 60 (sessenta) dias, contados da data-limite para a entrega dos envelopes.

5) PRAZO DE INÍCIO DA MANUTENÇÃO: até 10 (dez) dias.

6) PRAZO DE GARANTIA: A garantia da qualidade dos materiais fornecidos será de 12 (doze) meses.

Obs.: No preço cotado já estão incluídas eventuais vantagens e/ou abatimentos, impostos, taxas e encargos sociais, obrigações trabalhistas, previdenciárias, fiscais e comerciais, assim como despesas com transportes e deslocamentos e outras quaisquer que incidam sobre a contratação.

___________, ______de ____________ de 2016

____________________________________________Identificação e assinatura do responsável pela empresa

ANEXO VII

PREGÃO PRESENCIAL Nº 04 /2016

MINUTA DO CONTRATO

CONTRATO Nº 14/2014-CL

CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS AQUISIÇÃO DE UM ELEVADOR E MANUTENÇÃO PARA O PRÉDIO DA CÂMARA DE VEREADORES DE BAGÉ, QUE ENTRE SI CELEBRAM A CÂMARA DE VEREADORES DE BAGÉ E A EMPRESA .....

CONTRATANTE:

CÂMARA MUNICIPAL de VEREADORES de BAGÉ, órgão legislativo com personalidade judiciária, com sede em Bagé, na Av. 7 de Setembro, nº 812, inscrita no CNPJ sob o nº. 09.213.402/0001-49, neste ato representada por seu Presidente, Vereador, brasileiro, portador da C.I. nº. , inscrito no CPF sob o nº. , residente e domiciliado na Rua .

CONTRATADA:

EMPRESA Registrada na Junta Comercial sob nº. //, com sede na Rua, cidade, inscrita no CNPJ sob o nº. , neste ato representada pelo proprietário , identidade nº expedida pelo, inscrito no CPF sob o nº. , residente e domiciliado à Rua nº , bairro, cidade, estado.

As partes acima qualificadas e abaixo assinadas, de conformidade com o disposto nas Leis 10.520 de 17/07/2002, 8.666/93 de 21/06/93 e na legislação subseqüente, tem justo e contratada o seguinte:

I – OBJETOA presente licitação tem como objeto a CONTRATAÇÃO DE EMPRESA

ESPECIALIZADA PARA MANUNTENÇÃO DE 1 (UM) ELEVADOR, MANUTENÇÃO CORRETIVA, PREVENTIVA COM FORNECIMENTO TOTAL DE PEÇAS ORIGINAIS E MENSAL DE ELEVADOR SOCIAL HIDRÁULICO INSTALADO NA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE BAGÉ.

2 - DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO

Serviço de manutenção corretiva, preventiva e MENSAL de 01 (um) elevador hidráulico social, com as seguintes especificações: Local da Manutenção: Câmara de Vereadores de Bagé - Av. Sete de Setembro nº812 - CEP-96.400.003 Bagé - RS.

3. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DOS ELEVADORES

3.1. Características dos elevadores

3.1.2. Trata-se de 01 (um) elevador, denominado elevador social, que compreende o sistema de transporte vertical do prédio da Câmara de Vereadores de Bagé, localizado na Av. Sete de Setembro nº 812 – Bagé - RS, com as características a seguir descritas.

I - Características básicas do elevador.

Utilização Qtde. Capacidade

N.º de Paradas

Localização Casa de

MáquinasVelocidade Controle

Social (Público em

Geral)1 600 kg 2

Térreo próximo a caixa do elevador

30 a 40 m/min

Sistema de controle

microprocessado

II. Áreas e dimensões internas originais das cabinas atualmente instaladas:

Elevador Medida A - Frente (cm)

Medida B - Fundos (cm)

Área livre (m2)

Altura livre (cm)

Sociais 110,0 140,0 1,54,0 215,0

III. Dimensões das caixas, poço, última altura e percurso:

Elevador Medida AFrente (cm)

Medida BFundos (cm)

Prof. Poço(cm) Última altura (cm) Percurso

(m)Sociais 165,0 205,0 110,0 350,0 5,75

IV. Dimensões das portas atuais:

Elevador Altura (cm) Largura (cm)

Sociais 200,0 80,0

3.1.3. Acionamento

3.1.3.1 O tipo de acionamento do elevador é hidráulico, acionado por motor trifásico de corrente alternada, bloco de válvulas que permita o controle de velocidade, com aceleração frenagens suaves, além de alta precisão de nivelamento entre cabines e pisos de pavimento.

3.1.3.2 O conjunto hidráulico opera com baixo consumo de energia e com níveis mínimos de ruído.

3.1.3.3 O conjunto máquina de tração / motor de tração opera com baixo consumo de energia e com níveis mínimos de ruído.

3.1.3.4 O conforto aos passageiros é assegurado através de aceleração e frenagens suaves e alta precisão de nivelamento em cada pavimento, independentemente da carga e do percurso realizado.

3.1.3.5 O elevador hidráulico está instalado no nível térreo, sendo esta casa de máquinas localizada no térreo próximo a caixa do elevador.

3.1.4. Sistema de comando e controle3.1.4.1. O sistema de comando e controle dos elevadores deverá ser microprocessado, com capacidade de executar, permanentemente, rotinas de auto teste para verificação de sua integridade, ao mesmo tempo em que realiza operações de atendimento e viagem. O sistema de controle de chamadas será automático coletivo, seletivo na subida.

3.1.4.2. O elevador possui sistema detector de sobrecarga na cabina, sistema forçador de porta, ultrapassagem automática de carro lotado, operação de emergência para bombeiros, proteção contra falsas chamadas (inclusive na cabina), retorno automático do carro ao pavimento principal no caso de interrupção no fornecimento de energia, ajuste automático de tempos de porta e proteção contra esmagamento nas portas via barreira infravermelha de no mínimo 94 feixes.

3.1.5. Cabina3.1.5.1. A cabina do elevador em painéis de aço inoxidável escovado. os painéis laterais, são instalados corrimãos com acabamento em aço inoxidável.

3.1.5.2 As cabinas possuem piso resistentes sem apresentar abertura.

3.1.5.3 A cabina possui iluminação balanceada led, confortável, que atenda ao disposto na norma em vigor, quanto ao número mínimo de lâmpadas e iluminamento médio mínimo ao nível do piso. Parte do circuito de iluminação está ligada ao sistema de iluminação de emergência, de modo que seja acionada automaticamente, em caso de falta de energia elétrica. PossuI instalação de luminárias com os respectivos interruptores, nas partes superior e inferior externas das cabinas, para garantir iluminação na caixa dos elevadores durante a manutenção.

3.1.5.4 Está instalado na cabina um alarme para ajuda externa e um intercomunicador, viva voz, para comunicação entre a cabina e recepção. Em caso de falta de energia, tais dispositivos serão alimentados pela fonte do sistema de iluminação de emergência.

3.1.5.5 Está instalado na cabina indicador digital de posição e movimento conjugados com sistema de voz digital que anuncie o movimento e andar em que se encontram os elevadores.

3.1.5.6 Estão instaladas no teto da cabina chaves comutadoras que possibilitem alterar o comando do elevador, de automático para manual (serviço independente).

3.1.5.7 Estão instalados na cabina indicadores luminosos e sonoro de sobrecarga nas cabinas, acionados quando for ultrapassada a capacidade de carga dos elevadores.

3.1.5..8 A cabina é atendida por ventilação forçada, por meio de ventiladores silenciosos, acionados automaticamente a partir do quadro de comando.

3.1.5.9 As dimensões das cabinas obedecem aos parâmetros definidos para a capacidade de carga indicada, possuindo altura útil de 2,15 metros.

3.1.6. Porta das cabinas3.1.6.1 As portas (duas) opostas da cabina do elevador são revestidas com mesmo material dos painéis da cabina (aço inoxidável escovado), e são do tipo corrediça horizontal de duas folhas com abertura lateral. As portas deverão ter altura livre de passagem de 2,00 metros e largura de 0,80 metros.

3.1.6.2 As portas das cabinas são operadas de modo a realizar automaticamente sua abertura e fechamento.

3.1.6.3. São dotadas de barra de proteção eletrônica com emissores de raios infravermelhos com 94 feixes, que faz o movimento das portas retroceder automaticamente, sem tocar nos passageiros, sempre que seu campo de emissão sofrer qualquer interferência. Essa proteção é estendida do nível do piso até a altura mínima de 1,80 metros, ou dimensão máxima permitida por norma. As portas das cabinas e dos pavimentos são interligadas e abrem simultaneamente. O movimento das cabinas é impedido até que suas portas estejam completamente fechadas.

3.1.7. Porta dos pavimentos3.1.7.1 As portas dos pavimentos 2 (dois) são revestidas com mesmo material dos painéis internos da cabina e são do tipo corrediça horizontal de duas folhas com abertura lateral, sincronizadas automaticamente para a abertura do andar correspondente . São completas, com guia, soleira, sistema de abertura e fecho e contato de porta. Possuem altura livre de passagem de 2,00 metros e largura livre de 0,80 metros.

3.1.8. Batentes3.1.8.1. Os batentes das portas são revestidos com o mesmo material dos painéis internos das cabinas e terão largura compatível com a espessura da parede de alvenaria, em conformidade com o projeto arquitetônico.

3.1.9. Sinalização 3.1.9.1 Estão instalados indicadores luminosos de posição e movimento no interior das cabinas e em todos os pavimentos.

3.8.2. Está instalado na cabina um sintetizador de voz sonoro (voicer) que indicará a aproximação do carro, sentido de viajem e descrição dos pavimentos.

3.1.10. Botoeira 3.1.10.1 Os botões da cabina e de chamada nos pavimentos são de boa estética, proporcionam visualização imediata e rápido acesso, possui identificação em braille e são acionadas ao mais leve toque, produzindo iluminação ao seu redor e sinal sonoro. O botão que for acionado acende e permanecer aceso até que o carro chegue ao pavimento correspondente ao mesmo.

3.1.11. Características funcionais3.1.11.1 O elevador é dotado de dispositivo para funcionamento com força de emergência através de UPS específico que, na falta de energia da concessionária, permite ao elevador retornar ao pavimento térreo sem atender chamadas, e, lá chegando, abre suas portas para liberação de eventuais passageiros. Quando o elevador estiver no pavimento térreo, as chamadas internas e externas são canceladas até o retorno de energia da concessionária.

3.1.11.2 O elevador é dotado de dispositivo que, uma vez ultrapassada o limite de carga da cabina, impedirá sua partida.

3.1.12. Manutenção preventiva e corretiva do elevador3.1.12.1 - Entende-se por manutenção preventiva aquela realizada através de visitas mensais programadas, ao local onde se encontra instalado o equipamento, independentemente de chamados da CMVB, com o mínimo de uma visita mensal durante o prazo de vigência do contrato, quando será inspecionado e avaliado esse equipamento, devendo ser efetuados os ajustes, as regulagens, a limpeza e a lubrificação que se fizerem necessários à continuidade do seu perfeito funcionamento

3.1.12.2 - Quando da realização da manutenção preventiva, o pessoal técnico da CONTRATADA registrará os horários de chegada e de saída na sede da CMVB, em livro próprio disponível na Seção de Manutenção desta última, a qual acompanhará o desenvolvimento dos serviços executados.

3.1.12.3 - Entende-se por manutenção corretiva aquela realizada a qualquer momento no equipamento, com vistas a remover os defeitos detectados e a restabelecer o seu perfeito funcionamento, seja mediante o conserto de peças e de componentes, seja pela substituição dos elementos avariados. A manutenção corretiva independe de programação periódica, podendo ser efetivada tantas vezes quantas forem necessárias durante o período de vigência do contrato.

3.1.12.4 - A manutenção corretiva do equipamento será realizada pela CONTRATADA sempre que essa constatar a sua necessidade ou quando for solicitada pela fiscalização da CMVB. Os procedimentos referentes aos registros de entrada e de saída do local dos serviços e o acompanhamento dos trabalhos são os mesmos descritos no subitem supra.

3.1.12.5 - O Setor de Patrimônio da CMVB ficará responsável por acompanhar e fiscalizar a execução dos serviços de manutenção preventiva e corretiva efetivadas pela CONTRATADA durante os dias úteis. No caso de manutenção corretiva emergencial que ocorra fora dos horários de funcionamento normal da CMVB, designar um responsável desta o acompanhamento e a fiscalização dos serviços, a qual repassará à ao gestor dos contratos as informações da realização desse atendimento.

3.1.12.6 - Sempre que uma manutenção preventiva ou corretiva exigir a substituição de peças, acessórios ou quaisquer componentes do equipamento, a CONTRATADA deverá emitir para a Setor de Patrimônio da CMVB um relatório técnico conclusivo, devidamente assinado pelo seu engenheiro responsável, nele estando discriminados: o problema ocorrido; a sua causa; a peça ou o equipamento defeituoso; os quantitativos e as especificações completas das peças substituídas. A emissão desse relatório não poderá atrasar o desenvolvimento do trabalho de reparo do equipamento danificado. Os custos das peças bem como os serviços de substituições fazem parte do contrato e estão incluídos no pagamento mensal.

3.1.12.7 A CONTRATADA não se encontra obrigada a garantir o funcionamento do equipamento em casos de: atos de vandalismo; infiltração de água no poço (quando existir); utilização do equipamento para fins diferentes daqueles a que se destina; quedas ou sobrecargas de tensão elétrica ou frequência (5% nominal) ou falta de energia elétrica e deflagração de incêndio em qualquer parte do edifício.

3.1.13 - A CONTRATADA se obriga a:

3.1.13.1 - Assumir, como exclusivamente seus, os riscos e as despesas decorrentes da boa e tecnicamente perfeita execução dos serviços contratados, responsabilizando-se, também, pela idoneidade de seus empregados, prepostos ou subordinados, bem como por quaisquer danos ou prejuízos causados às instalações físicas, ao mobiliário e aos equipamentos da CMVB e de terceiros.

3.1.13.2 - Atender, no prazo máximo de 4 (quatro) horas consecutivas, aos chamados para a manutenção corretiva do equipamento instalado na sede da CMVB. Caso a normalização do funcionamento do equipamento avariado exceda a 8 (oito) horas consecutivas, contadas a partir do chamado, a CONTRATADA deverá comunicar o gestor de contratos da CMVB, dependendo do dia ou do horário do atendimento, por ligação telefônica ou por escrito, a previsão do término dos serviços de reparo.

3.1.13.3 - Atender imediatamente ao chamado da fiscalização da CMVB, no caso de acidente ou de passageiro preso no equipamento.

3.1.13.4 - Informar ao Setor de Patrimônio da CVMV a ocorrência de quaisquer atos, circunstâncias ou fatos que possam atrasar ou impedir a conclusão dos serviços dentro do prazo previsto, sugerindo as medidas cabíveis e indispensáveis para a regularização do atendimento.

3.1.13.5 - Executar os serviços por meio de profissionais especializados, devidamente uniformizados, portando crachás de identificação funcional da CONTRATADA, utilizando todo o equipamento de proteção individual (E.P.I.) necessário e observando as medidas de segurança definidas por norma técnica, assumindo total responsabilidade por quaisquer acidentes, danos ou faltas que esses venham a cometer no desempenho de suas funções, podendo a fiscalização da CMVB paralisar o trabalho de manutenção até que todas as medidas de segurança sejam adotadas, ou mesmo exigir a substituição e retirada daqueles profissionais da CONTRATADA cujas condutas sejam consideradas inconvenientes.

3.1.13.6 - Fornecer e utilizar, sem quaisquer ônus para a CMVB que não sejam aqueles definidos e estabelecidos no preço global mensal do contrato, toda a mão de obra, o material, as peças originais, os componentes e os acessórios necessários à perfeita execução dos serviços de manutenção preventiva e corretiva do

equipamento, inclusive toda e qualquer desmontagem, montagem, ajuste, reparo, substituição, transporte vertical ou horizontal, dentro e fora do local de trabalho, limpeza, retirada, transporte e bota-fora de sobras de peças e de material utilizado, além de outros serviços indispensáveis e suficientes ao perfeito funcionamento do equipamento durante todo o período de vigência do contrato.

3.1.13.7 - Utilizar material, peças originais, componentes, acessórios, equipamentos, ferramentas e instrumentos adequados, necessários e suficientes à perfeita execução dos serviços, observados todos os procedimentos técnicos recomendados e que resultem no máximo de segurança e, conseqüentemente, previnam a ocorrência de acidentes e danos que possam ser ocasionados à CMVB ou a terceiros.

3.1.13.8 - Assumir, integralmente, a responsabilidade por quaisquer acidentes nos quais possam ser vítimas seus empregados durante a execução dos serviços nas dependências da CMVB, por omissão, negligência e descumprimento das recomendações técnicas e daquelas estabelecidas neste anexo.

3.1.13.9 - Reparar prontamente as avarias ou os danos causados por seus empregados ou decorrentes da execução dos serviços de manutenção, às instalações e aos bens da CMVB.

3.1.13.10 - Supervisionar e acompanhar, por meio de engenheiro mecânico, todos os trabalhos realizados no equipamento pela equipe de manutenção preventiva e corretiva, sem ônus adicionais para a CMVB.

3.1.13.11 - Proceder à substituição e aplicação, sem quaisquer ônus adicionais para a CMVB, de todas as peças, os componentes e os acessórios danificados ou de reposição do equipamento, por outros idênticos, novos e devidamente aprovados pela fiscalização da CMVB, bem como o óleo e a graxa lubrificante empregados no equipamento, com exceção daqueles itens estabelecidos neste anexo como sendo de obrigação da CMVB.

3.1.13.12 - Comunicar por escrito a CMVB, imediatamente após cada visita realizada ao equipamento e suas instalações, o serviço realizado, os quantitativos e as especificações dos materiais, peças, componentes e acessórios utilizados, acrescidos das eventuais observações. Caso o equipamento não possa funcionar por qualquer motivo, a CMVB deverá ser informada sobre as providências que estão sendo adotadas e o tempo estimado para a sua execução, o qual não poderá exceder a 72 (setenta e duas) horas consecutivas (a contar do início do atendimento), para que o funcionamento normal do equipamento avariado seja restabelecido.

3.1.13.13 - Apresentar, sem ônus adicional para a CMVB, a Anotação de Responsabilidade Técnica (A.R.T.) relativa ao equipamento, devidamente quitada junto ao CREA-RS, referente à realização dos serviços contratados.

3.1.13.14 - Manter em seu estoque todo o material de reposição e de consumo permanente e usado com maior freqüência, tais como: fusíveis, escovas, terminais, correias, graxas, óleos lubrificantes, solventes, estopas, lixas, pincéis, produtos de limpeza e demais itens utilizados no serviço de manutenção preventiva e corretiva do equipamento.

3.1.13.15 - Entregar mensalmente ao Setor de Patrimônio da CMVB, em 2 (duas) vias devidamente preenchidas, carimbadas e assinadas, as fichas de manutenção preventiva e corretiva do equipamento.

3.1.13.16 - Entregar à CMVB, no primeiro mês de vigência do contrato, a programação do serviço para os meses seguintes de duração do ajuste.

3.1.13.17 - Observar os seguintes dias e horários para a prestação dos serviços:

a)- manutenção preventiva mensal: de segunda-feira a sexta-feira (salvo feriados e dias de ponto facultativo), no horário compreendido entre 8:00 e 18:00 horas;

b)- manutenção corretiva:

● de segunda-feira a sexta-feira, no horário compreendido entre 8:00 e 18:00 horas;

● aos sábados, domingos, feriados e dias de ponto facultativo, no horário compreendido entre 8:00 e 18:00 horas;

● em caso de acidente ou de pessoa presa no equipamento, imediatamente após o chamado, seja qual forem o dia e o horário.

3.1.13.18 - Manter plantão para o atendimento em qualquer dia e horário, para os casos de emergência, acidente ou pessoa presa no equipamento.

3.1.13.19 - Manter o poço, a caixa de corrida do equipamento e os locais de trabalho sempre limpos e em ordem.

3.1.13.20- Apresentar apólice de seguro de responsabilidade civil para a cobertura de eventuais indenizações por danos a pessoas ou materiais, decorrentes dos serviços prestados. A apólice deverá conter as condições estabelecidas no ato convocatório da licitação. A cobertura do seguro deverá abranger todo o período de vigência do contrato. No caso de aditivos ou prorrogações, o seguro também deverá ser renovado por iguais períodos e sob as mesmas condições.

3.1.13.20.1- A cópia da apólice de seguro citada no subitem 5.1.13.20 supra deverá ser entregue pela CONTRATADA à CMVB no ato da assinatura do contrato - Fornecer à CMVB os livros de registros de ocorrências, no modelo exigido pelas normas legais cabíveis.

3.1.13.21 - Realizar, em conjunto com a fiscalização da CMVB, ao término do contrato ou dos seus termos aditivos, ou sempre que necessário, uma inspeção no equipamento e nas suas respectivas instalações. Finalizada a inspeção, caberá à CONTRATADA a emissão de um relatório técnico conclusivo assinado pelo seu engenheiro responsável, informando as condições gerais das instalações e do equipamento inspecionado, devendo ser corrigidas, também pela CONTRATADA, as anomalias, irregularidades e avarias porventura existentes, sendo esta uma condição para o fornecimento, pela CMVB, do “Termo de Recebimento” dos serviços e para a liberação da fatura correspondente, sem prejuízo, no caso do não atendimento desta condicionante, da multa contratual.

3.1.14 - A CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE BAGÉ se obriga a:

3.1.14.1 - Permitir e facilitar ao pessoal técnico da CONTRATADA o livre acesso ao equipamento e às suas instalações.

3.1.14.2 - Proibir que pessoas não autorizadas pela CONTRATADA, sob qualquer

pretexto, efetuem intervenções técnicas no equipamento.

3.1.14.3 - Manter a caixa de corrida e o poço do equipamento livres e desimpedidos, não permitindo a deposição de material estranho à sua finalidade e adotando todas as medidas necessárias a impedir a penetração de água nesses locais.

3.1.14.4 - Manter limpos: marcos, alizares, testeiras, soleiras, portas, botoeiras e cabina do equipamento.

3.1.14.5 - Substituir, no que for aplicável ao equipamento e quando necessário:a- os cabos do circuito que alimentam o quadro de força e os disjuntores nele existentes;b- as chaves de proteção dos quadros de distribuição e os cabos dos circuitos que alimentam o equipamento;c- as lâmpadas ou luminárias da sua caixa de corrida e do poço.

3.1.14.6 - Providenciar a manutenção do extintor de incêndio específico do equipamento.

3.1.14.7 - Proceder aos reparos necessários nas alvenarias e nas estruturas da caixa de corrida e do poço do equipamento, sempre com o acompanhamento de um técnico da CONTRATADA.

3.1.14.8 - Notificar a CONTRATADA, a qualquer momento e sempre que necessário, sobre a ocorrência de defeitos e irregularidades na execução dos serviços de manutenção, fixando-lhe um prazo para a sua correção.

3.1.15 – RELAÇÃO DO PESSOAL TÉCNICO

3.1.15.1 - A CONTRATADA deverá apresentar a CMVB, no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis a contar do recebimento do contrato assinado por esta última, uma relação contendo os nomes do pessoal técnico a ser disponibilizado para a prestação dos serviços, no seguinte quantitativo mínimo: 1 (um) Engenheiro Mecânico (com curso superior em Engenharia Mecânica, registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - CREA e com experiência mínima de seis meses em manutenção preventiva e corretiva de elevador do tipo indicado na proposta comercial) e 1 (um) Técnico (com ensino médio completo, curso técnico na área de mecânica, ou elétrica, ou correlatas, registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - CREA e com experiência mínima de seis meses em manutenção preventiva e corretiva de elevador do tipo indicado na proposta comercial).

3.1.15.2 - Durante a execução do contrato, admitir-se-á a substituição dos profissionais a serem indicados na relação citada no subitem, desde que os substitutos possuam formação e experiência equivalentes ou superiores, a serem previamente comprovadas junto à CMVB.

3.1.15.3 - Os profissionais mencionados no subitem anterior serão responsáveis pela execução das atividades de manutenção preventiva e corretiva do equipamento.

3.1.16 - FORMA DE PAGAMENTO DA MANUNTEÇÃO DO ELEVADOR:

3.1.16.1 - O pagamento será efetuado mensalmente, após a prestação dos serviços, no prazo máximo de 10 (dez) dias úteis a contar de sua aceitação definitiva pela

CMVB, por meio de depósito bancário ou por outro meio que vier a ser acordado entre as partes, mediante entrega da correspondente nota fiscal (corretamente preenchida) ao Setor de Gestão Financeira da CMVB.

3.1.16.2 - A CMVB não efetuará, em nenhuma hipótese, pagamento antecipado. Somente serão pagos os serviços efetivamente prestados pela CONTRATADA e aceitos pela CMVB.

3.1.16.3 - A nota fiscal deverá ser emitida pela CONTRATADA em inteira conformidade com as exigências legais e contratuais, especialmente com as de natureza fiscal, com destaque, quando exigíveis, das retenções tributárias.

3.1.16.4 - O pagamento à CONTRATADA não será efetivado caso esta não encaminhe à CMVB a nota fiscal corretamente preenchida.

3.1.16.5 - A CMVB, identificando quaisquer divergências na nota fiscal, especialmente no que tange a preços e quantitativos, deverá devolvê-la à CONTRATADA para que sejam feitas as correções necessárias, reabrindo-se o prazo de 10 (dez) dias úteis citado no subitem 8.1 a partir da data de apresentação da nova nota fiscal corrigida dos vícios apontados.

3.1.16.6 - O pagamento realizado pela CMVB não implica prejuízo de a CONTRATADA reparar toda e qualquer falha que se apurar na prestação dos serviços, nem exclui as responsabilidades de que tratam as Leis Federais nºs 10.520/2002 e 8.666/1993, bem como o Código de Defesa do Consumidor, tudo dentro dos prazos legais pertinentes.

3.1.16.7 - O pagamento efetuado não implica, ainda, reconhecimento pela CMVB de adimplemento por parte da CONTRATADA relativamente às obrigações que lhe são devidas em decorrência da execução do objeto, nem novação em relação a qualquer regra constante das especificações deste anexo.

3.1.16.8 - Na hipótese de o início e o final do prazo de vigência do contrato não coincidirem com, respectivamente, o primeiro e o último dia do mês, o pagamento correspondente será efetuado proporcionalmente ao número de dias de vigência contratual no mês em referência e de acordo com os serviços efetivamente prestados.

3.1.17 - FISCALIZAÇÃO:

3.1.17.1 - A prestação dos serviços será acompanhada, controlada, fiscalizada e avaliada por representante responsável da Câmara Municipal de Vereadores de Bagé, que será a área responsável pela gestão do contrato.

3.1.17.2 - Nos termos do § 1º do artigo 67 da Lei 8.666/1993, caberá ao representante da área supracitada, que será o fiscal do contrato, proceder às anotações das ocorrências relacionadas com a execução do ajuste, determinando o que for necessário à regularização das falhas ou das impropriedades observadas.

3.1.17.3 - O recebimento definitivo dos serviços somente se efetivará após a atestação pela CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE BAGÉ de que os mesmos foram prestados de acordo com todas as exigências contratualmente previstas.

3.1.17.4 - A fiscalização será exercida no interesse da CMVB, não excluindo ou reduzindo a responsabilidade da CONTRATADA, inclusive perante terceiros, por qualquer irregularidade e, na sua ocorrência, não implicará co-responsabilidade da CMVB ou de seus agentes e prepostos.

3.1.17.5 - A CMVB se reserva o direito de não receber os serviços prestados em desacordo com as especificações e condições constantes deste anexo, podendo rescindir a contratação e aplicar as penalidades previstas em contrato e na legislação pertinente.

3.1.17.6 - Quaisquer exigências da fiscalização, inerentes ao objeto contratado, deverão ser prontamente atendidas pela CONTRATADA, sem ônus adicionais para a CMVB.

4. FORMA DE PAGAMENTO DA MANUNTEÇÃO DO ELEVADOR:

4.1. O pagamento será efetuado mensalmente, após a prestação dos serviços, no prazo máximo de 10 (dez) dias úteis a contar de sua aceitação definitiva pela CMVB, por meio de depósito bancário ou por outro meio que vier a ser acordado entre as partes, mediante entrega da correspondente nota fiscal (corretamente preenchida) ao Setor de Gestão Financeira da CMVB.

4.1.1 A CMVB não efetuará, em nenhuma hipótese, pagamento antecipado. Somente serão pagos os serviços efetivamente prestados pela CONTRATADA e aceitos pela CMVB.

4.1.2 A nota fiscal deverá ser emitida pela CONTRATADA em inteira conformidade com as exigências legais e contratuais, especialmente com as de natureza fiscal, com destaque, quando exigíveis, das retenções tributárias.

4.1.3 O pagamento à CONTRATADA não será efetivado caso esta não encaminhe à CMVB a nota fiscal corretamente preenchida.

4.1.4 A CMVB, identificando quaisquer divergências na nota fiscal, especialmente no que tange a preços e quantitativos, deverá devolvê-la à CONTRATADA para que sejam feitas as correções necessárias, reabrindo-se o prazo de 10 (dez) dias úteis citado no subitem 8.1 a partir da data de apresentação da nova nota fiscal corrigida dos vícios apontados.

4.1.5 O pagamento realizado pela CMVB não implica prejuízo de a CONTRATADA reparar toda e qualquer falha que se apurar na prestação dos serviços, nem exclui as responsabilidades de que tratam as Leis Federais nºs 10.520/2002 e 8.666/1993, bem como o Código de Defesa do Consumidor, tudo dentro dos prazos legais pertinentes.

4.1.6 O pagamento efetuado não implica, ainda, reconhecimento pela CMVB de adimplemento por parte da CONTRATADA relativamente às obrigações que lhe são devidas em decorrência da execução do objeto, nem novação em relação a qualquer regra constante das especificações deste anexo.

4.1.6.1 Na hipótese de o início e o final do prazo de vigência do contrato não coincidirem com, respectivamente, o primeiro e o último dia do mês, o pagamento correspondente será efetuado proporcionalmente ao número de dias de vigência contratual no mês em referência e de acordo com os serviços efetivamente prestados.

5. FISCALIZAÇÃO:

5.1 A prestação dos serviços será acompanhada, controlada, fiscalizada e avaliada por representante responsável da Câmara Municipal de Vereadores de Bagé, que será a área responsável pela gestão do contrato.

5.1.1 Nos termos do § 1º do artigo 67 da Lei 8.666/1993, caberá ao representante da área supracitada, que será o fiscal do contrato, proceder às anotações das ocorrências relacionadas com a execução do ajuste, determinando o que for necessário à regularização das falhas ou das impropriedades observadas.

5.1.2 O recebimento definitivo dos serviços somente se efetivará após a atestação pela CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE BAGÉ de que os mesmos foram prestados de acordo com todas as exigências contratualmente previstas.

5.1.3 A fiscalização será exercida no interesse da CMVB, não excluindo ou reduzindo a responsabilidade da CONTRATADA, inclusive perante terceiros, por qualquer irregularidade e, na sua ocorrência, não implicará co-responsabilidade da CMVB ou de seus agentes e prepostos.

5.1.4 A CMVB se reserva o direito de não receber os serviços prestados em desacordo com as especificações e condições constantes deste anexo, podendo rescindir a contratação e aplicar as penalidades previstas em contrato e na legislação pertinente.

5.1.5 Quaisquer exigências da fiscalização, inerentes ao objeto contratado, deverão ser prontamente atendidas pela CONTRATADA, sem ônus adicionais para a CMVB.

6. DAS CONDIÇÕES DE RECEBIMENTO DO OBJETO DA LICITAÇÃO

6.1. O recebimento dos serviços será feito pela CONTRATANTE, após verificação de sua perfeita execução, da seguinte forma: Provisoriamente, pela Comissão de Fiscalização e recebimento de Obras, mediante termo circunstanciado, assinado pelas partes em até 3 (três) dias da comunicação escrita da contratante. Definitivamente, pela Comissão de Fiscalização e recebimento de Obras, mediante termo circunstanciado, assinado pelas partes em até 10 (dez) dias, da comunicação escrita da contratante, de observação e vistoria que comprove a adequação do objeto aos termos contratuais, observado o disposto no Art. 69 da Lei nº 8.666/93. O recebimento dos serviços atenderá as especificações contidas no memorial descritivo e termo de referência, e ainda, a consistência e a exatidão da Nota Fiscal discriminativa. A Comissão de Recebimento e Fiscalização de Obras poderão solicitar informações na oportunidade da vistoria, ficando o licitante obrigado a atender. No caso de rejeitação dos serviços no ato da entrega o licitante deverá providenciar o(s)

imediato(s) reparo(s), dentro do prazo de 10 (dez) dias corridos, sob pena de ser aplicada a multa estabelecida no edital, ficando sob sua responsabilidade todos os custos.

Parágrafo Primeiro - A desconformidade dos serviços executados estabelecidas no presente instrumento, acarretará o não recebimento e sujeitarão a CONTRATADA as sanções previstas na legislação aplicada.

7. DO PRAZO DE DURAÇÃO DO CONTRATO E DE INÍCIO DOS SERVIÇOS DA MANUTENÇÃO

7.1 O presente contrato terá sua vigência de doze meses, determinada, com inicio a partir da assinatura do presente contrato. O contrato poderá ser prorrogado por iguais e sucessivos períodos conforme Art 57 inc II da Lei 8.666/93 consolidada. Se de comum acordo entre as partes, reajustando-se os valores pela aplicação da variação do IGPM DE F.G.V. dos 12 (doze) meses anteriores.

7.2 - Compete à CONTRATADA iniciar a manutenção o objeto deste contrato no prazo de até 10 (dez) dias a partir da assinatura do contrato, no prédio da Câmara de Vereadores de Bagé, à Av. Sete de Setembro nº 812, Centro, Bagé - RS Setor de Patrimônio, no período das 08h  às 13h, em dias úteis.

8. DA GARANTIA

8.1 Prestar garantia dos serviços executados, bem como as peças substituídas durante o prazo de 12 (doze) meses, e a CONTRATADA deverá executar os reparos apontados pela Comissão de Fiscalização e Recebimento de Obras. sem ônus para a CONTRATANTE.

8.1.1 Todas as despesas de fretes, seguros, testes, ensaios e re-inspeção e outras despesas que recaiam sobre os serviços executados e materiais que estejam cobertas pela garantia serão suportadas pela CONTRATADA.

9. DOS TRIBUTOS

9.1 A CONTRATADA é responsável pelos encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais resultante da execução do contrato. A CONTRATANTE, quando fonte retentora, descontará dos pagamentos que efetuar os tributos que esteja obrigado pela legislação vigente, fazendo o recolhimento das parcelas retidas nos prazos legais.

10. DAS PENALIDADES

10.1 No caso de não cumprimento do prazo de entrega proposto, ficará a CONTRATADA sujeita a multa de 0,5% (cinco décimos por cento) ao dia de atraso, calculada sobre o preço total contratado.

10.1.1 Ficar impedida de licitar e de contratar com a Administração Pública:

10.1.1.1 Pelo inadimplemento das obrigações, seja na condição de participante do pregão ou de contratante, as licitantes, conforme a infração, estarão sujeitas às seguintes penalidades, observando o principio da ampla defesa e do contraditório.

10.1.1.2 Deixar de apresentar a documentação exigida no certame: suspensão do direito de licitar e contratar com a Câmara de Vereadores de Bagé pelo prazo de 2 (dois) anos e multa de até 10% sobre o valor estimado da contratação;

10.1.1.3 Deixar de manter a proposta (recusa injustificada para contratar): suspensão do direito de licitar e contratar com a Câmara de Vereadores de Bagé pelo prazo de 2 (dois) anos e multa de 10% sobre o valor estimado da contratação;

10.1.1.4 Executar o contrato com irregularidades, passíveis de correção durante a execução e sem prejuízo ao resultado: advertência;

10.1.1.5 Executar o contrato com atraso injustificado, até o limite de 05 (cinco) dia, após os quais será considerado como inexecução contratual: multa diária de 0,5% sobre o valor atualizado do contrato;

10.1.1.6 Inexecução parcial do contrato: suspensão do direito de licitar e contratar com a Câmara de Vereadores de Bagé pelo prazo de 1 (um) ano e multa de 8% sobre o valor correspondente ao montante não adimplido do contrato;

10.1.1.7 Inexecução total do contrato: suspensão do direito de licitar e contratar com a Câmara de Vereadores de Bagé pelo prazo de 2 (dois) anos e multa de até 10% sobre o valor atualizado do contrato;

10.1.1.8 Causar prejuízo material resultante diretamente de execução contratual: declaração de inidoneidade cumulada com a suspensão do direito de licitar e contratar com a Administração Pública pelo prazo de 2 (dois) anos e multa de 10 % (dez por cento) sobre o valor atualizado do contrato.

10.1.1.9 As penalidades serão registradas no cadastro da contratada, quando for o caso.

10.1.1.10 Nenhum pagamento será efetuado pela Administração enquanto pendente de liquidação qualquer obrigação financeira que for imposta ao fornecedor em virtude de penalidade ou inadimplência contratual.

10.1.1.11 Fica assegurado a CONTRATANTE o direito de optar pela dedução do valor da multa de qualquer pagamento que deva ser efetuado à CONTRATADA.

11 DO PREÇO E PAGAMENTO

11. 1 A CONTRATANTE pagará a CONTRATADA a importância mensal de: R$ (), referente a manutenção do elevador incluído substituições de peças e o valor anual a importância de R$ () durante 12 (doze) meses referente aos serviços de manutenção do elevador, com fornecimento total de peças, importância que inclui as despesas relativas a tributos federais, estaduais e municipais, fretes, taxas e emolumentos, encargos sociais, trabalhistas e previdenciários, bem como todos os ônus diretos e indiretos, inclusive referentes ao Benefício de Despesas Indiretas (BDI), incluindo a garantia, referida na Cláusula Terceira.

Parágrafo Primeiro - O pagamento deverá ser efetuado até 10 (dez) dias após o recebimento dos serviços contratados, mediante termo circunstanciado assinada pela Comissão de Recebimento e Fiscalização de Obras da CONTRATANTE de que os mesmos estão em perfeitas condições, atendendo totalmente as especificações mínimas estabelecidas no Edital - Pregão nº. 08/2014.

Parágrafo Segundo - Na hipótese de atraso no pagamento, será acrescida a taxa de 0,2% (dois décimos por cento) ao dia, a título de compensação financeira, desde o dia imediatamente subseqüente ao do vencimento até o dia do seu efetivo pagamento.

12. DO CRÉDITO ORÇAMENTÁRIO

12.1 - Para cumprir com as despesas relativas ao presente Contrato será disponibilizada a seguinte dotação orçamentária da CONTRATANTE:

- 3.3.3.9.0.39.00.00.00 – Serviços de Terceiros Pessoa Jurídica.

13. DOCUMENTOS APLICÁVEIS

13.1 - Para efeitos obrigacionais, são partes integrantes do presente contrato tanto o Edital de Licitação - Pregão nº 04/2016, quanto a proposta nela adjudicada, valendo seus termos e condições em tudo quanto com ele não conflitarem.

14. DA RESCISÃO

14.1 - Esse Contrato será rescindido na hipótese estabelecida nos parágrafos primeiro e segundo da Cláusula Primeira e na Cláusula Segunda, constituindo, igualmente, motivos para a sua unilateral rescisão, independente de aviso ou interpelação judicial ou extrajudicial, quaisquer das circunstâncias arroladas no artigo 78, da Lei nº. 8666.

14.2 - A CONTRATADA obriga-se a manter, durante a execução do Contrato, compativelmente com as obrigações ora assumidas, todas as condições de habilitação e qualificação comprovadas na licitação que lhe corresponde.

15. DO FORO

15.1 - O Foro da Comarca de Bagé-RS é o competente para dirimir quaisquer dúvidas oriundas deste Contrato, em virtude de privilégio legal que detém a CONTRATANTE, bem como por opção das partes, com expressa renúncia de qualquer outro, por mais privilegiado que seja ou venha a ser.

E, para firmeza e prova de acordado, é lavrado o presente Contrato, o qual, depois de lido e achado conforme, é assinado em 03 (três) vias de igual teor e forma, pelas partes contratantes e pelas testemunhas abaixo firmadas.

Bagé, de de 2016

. .

Vereador Presidente da Câmara de Vereadores de Bagé Contratante

Contratada

TESTEMUNHAS:

1. ______________________CPF:

2. ______________________ CPF: