vida líquida

4
Parte Jéssica - Segunda Parte do Capítulo 1 e Capítulo 2 Segunda Parte do Capítulo 1 - O indivíduo sitiado "Se cada pessoa na Terra vivesse com tanto conforto quanto um cidadão da América do Norte, precisaríamos não de apenas um, mas de três planetas para suprir a todos". Individuo e Individualidade -A identidade pela identidade é algo um tanto evasivo -individualidade é e deverá continuar sendo por muito tempo um privilégio. -O modelo consumista adotado pela atual "emancipação para a individualidade" parece singularmente resistente ao estiramento. -identidade luta para abraçar as coisas "sem as quais não se pode estar nem ser visto" hoje, embora totalmente consciente de que, muito provavelmente, estas se transformarão em coisas "com as quais não se pode estar nem ser visto" amanhã. "Negócios perfeitamente viáveis são destruídos e abandonados, empregados capazes são lançados à deriva em vez de ser recompensados, simplesmente porque a organização tem de provar ao mercado que é capaz de mudar." "Substitua "negócios" por "identidades", "empregados capazes" por "propriedades e parceiros" e "organização" por "self' - e você terá uma descrição fiel do destino que define o homo eligens. Homo eligens -É o mercado de commodities coexistem em perfeita simbiose. Ambos não viveriam para ver o dia seguinte se não fossem apoiados e nutridos pela companhia um do outro. O mercado não sobreviveria caso os consumidores se apegassem às coisas. Para sua própria sobrevivência, não pode tolerar clientes comprometidos e leais ou que apenas se mantenham numa trajetória consistente e coesa que resista a desvios e evite saídas colaterais. A arte do marketing -Está focalizada em evitar a limitação das opções e a realização dos desejos. Hibridos e Hibridização

Upload: jessica-batista

Post on 09-Dec-2015

5 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

resumo capitulo 1 e 2 do livro vida liquida de bauman

TRANSCRIPT

Page 1: Vida Líquida

Parte Jéssica - Segunda Parte do Capítulo 1 e Capítulo 2

Segunda Parte do Capítulo 1 - O indivíduo sitiado

"Se cada pessoa na Terra vivesse com tanto conforto quanto um cidadão da América do Norte, precisaríamos não de apenas um, mas de três planetas para suprir a todos".

Individuo e Individualidade

-A identidade pela identidade é algo um tanto evasivo-individualidade é e deverá continuar sendo por muito tempo um privilégio. -O modelo consumista adotado pela atual "emancipação para a individualidade" parece singularmente resistente ao estiramento.-identidade luta para abraçar as coisas "sem as quais não se pode estar nem ser visto" hoje, embora totalmente consciente de que, muito provavelmente, estas se transformarão em coisas "com as quais não se pode estar nem ser visto" amanhã.

"Negócios perfeitamente viáveis são destruídos e abandonados, empregados capazes são lançados à deriva em vez de ser recompensados, simplesmente porque a organização tem de provar ao mercado que é capaz de mudar."

"Substitua "negócios" por "identidades", "empregados capazes" por "propriedades e parceiros"e "organização" por "self' - e você terá uma descrição fiel do destino que define o homo eligens.

Homo eligens

-É o mercado de commodities coexistem em perfeita simbiose. Ambos não viveriam para ver o dia seguinte senão fossem apoiados e nutridos pela companhia um do outro. O mercado não sobreviveria caso os consumidores se apegassem àscoisas. Para sua própria sobrevivência, não pode tolerar clientes comprometidos e leais ou que apenas se mantenham numa trajetória consistente e coesa que resista a desvios e evite saídas colaterais.

A arte do marketing -Está focalizada em evitar a limitação das opções e a realização dos desejos.

Hibridos e Hibridização -A "hibridização" é uma declaração de autonomia, não de independência, na esperança de prosseguir com a soberania das práticas

-Os "híbridos culturais" querem se sentir em toda parte como se estivessemchez sói - a fim de se vacinarem contra a maligna bactéria da domesticidade.

-"hibridização" significa um movimento em direção a uma identidade eternamente "indeterminada",de fato "indeterminável".

"Modernidade líquida é "líquida" na medida em que também é pós-hierárquica"

-Habitantes de um mundo líquido-moderno não encontram, não importa o quanto se esforcem, um "porta-voz confiável"

Page 2: Vida Líquida

Sociedade de consumidores -destinada e feita para o seu consumo.

Busca de dois valores: 1. Liberdade 2. Segurança

"Poder-se-ia dizer que, mesmo que todos os homens pensem que a causa da liberdade está do seu lado, só os ricos e poderosos sabem que está. A carne se transforma em veneno do outro lado da mesa (ou do campo de batalha, como pode ser o caso e, cada vez com mais freqüência, é.

"Toda a idéia de escolas e universidades é para aumentar a taxa de crescimento econômico e ajudar-nos a competir com nossos parceiros europeus", e assim também (poderíamos acrescentar) ajudar o governo a vencer a próxima eleição.

"Para a maioria dos estudantes, a educação é acima de tudo uma porta de entrada para o emprego, e, quanto mais ampla a passagem e melhores as recompensas do árduo trabalho e melhor."

Capítulo 2 - De mártir a herói e de herói a celebridade

Como pessoas de outros lugares podem sacrificar suas vidas?-Por uma "causa"?-Por que escolheriam morrer para ajudar a "causa"?-Porque não sobreviver e, ao que esperam, triunfar?-"homens-bomba", -"fanatismo religioso"-"lavagem cerebral"

"Verdade do sacrifício revelada na crucificação é que o poder não é garantia de se estar certo".

Os mártires- desvantagens esmagadoras.- sua morte é quase certa,- seu derradeiro sacrifício provavelmente não será valorizado pelos espectadores, muito menos receberá deles orespeito que merece-"contágio mimético""Os mártires correm com a lebre, mas se recusam terminantemente a caçar com os cães.

O que separa o mártir do herói moderno? -Mártires derradeira prova de sua integridade moral, do arrependimento de seus pecados, da redenção de sua alma. -Herois calculam perdas e ganhos, querem que seu sacrifício seja recompensado.

"A sociedade de consumo líquido-moderna estabelecida na parte rica do planeta não tem espaço para mártires ou heróis, já que mina, despreza e milita contra os dois valores que desencadearam sua oferta e demanda."

Page 3: Vida Líquida

"À medida que avança a sociedade líquido-moderna, com seu consumismo endêmico, mártires e heróis vão batendo em retirada. Hoje em dia, eles encontram seu último abrigo entre as pessoas que ainda enfrentam o que para muitos habitantes do planeta (talvez a maioria) parece uma guerra já perdida contra uma desigualdade opressora; uma guerra contra os terríveis poderes financeiros e militares globais que sitiam os poucos territórios intocados remanescentes..."

“A sociedade líquido-moderna de consumidores considera os feitos dos mártires, heróis e todas as suas versões híbridas quaseincompreensíveis e irracionais e, portanto, ultrajantes e repulsivos.”

Celebridades-Igualmente proeminentes no elenco dos personagens líquido-modernos. -Alguém conhecido por sua característica de ser bem conhecido-Causas menos importantes de sua "qualidade de conhecido". -Principais fatores geradores de comunidades. -Culto a uma celebridade não tem aspirações monopolistas.

-in statu nascendi.