viajando nas idéias!

32

Upload: welington-carvalho

Post on 08-Apr-2016

232 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Idéias, trabalhos, inspirações. http://welingtonsc.blogspot.com/

TRANSCRIPT

Page 1: Viajando nas Idéias!
Page 2: Viajando nas Idéias!

Dedico esta obra, à muitas pessoas, em especial, aos meus pais, que

sempre estiveram comigo, me deram uma ótima base, às minhas

queridas irmãs, que estão sempre jogando videogame comigo ou

participando e me ajudando em minhas artes. Em especial também aos

meus professores do Ginásio Leopoldinense, diretor Fernando, Maria

Emilia, Daniel, Norma, Fátima e muitos outros. À Rhanna Pimentel, por

estar sempre comigo também. Ao Waldir, da JN Empresas (Viação

Leopoldinense), que acreditou em meu trabalho, ao Isaías e Arandina,

da Info Byte Escola Profissionalizante, que me deram uma

oportunidade, incrível oportunidade. Vai aqui também meu carinho à

amigos distantes, mas que estão presentes sempre, no coração:

Carolina Barreto, Leonardo Alves, Fernanda Bassetto e Elisangela

Carvalho (anos conversando e rindo pela internet). Ao meu amigo

Guilherme Zainho, muito maluco e sempre disposto a me ajudar em

trabalhos também. À uma nova tia que ganhei (Bernadete Resende),

graças a uma garotinha de muito brilho, mas que não está mais nesse

plano, Lívia Rezende. À Vanessa Cristina Sarabia, uma chilena artista

também no qual tive o prazer de conhecer. E, pra finalizar, uma grande

pessoa que me deu mais forças ainda e me incentivou e ajudou nesse

livro, o nome dele é Adriano Schuabb, de coração imenso e grande

humano (ele é gigante mesmo). Enfim, muito obrigado de coração a

todos que acreditam e confiam em minhas ideias.

Page 3: Viajando nas Idéias!

Apresentação

Alguns me chamam de louco, outros falam que sou lunático, mas eu sou só eu mesmo, caseiro, fã de filmes, livros, artes e ficar jogando videogame. Desde pequeno, apaixonado por câmeras, desenhos, inventava brincadeiras, usando caixas de creme dental como câmeras, eu e amigos vivíamos inventando programas de televisão. Era tudo espontâneo, feliz. Tive uma infância muito feliz, não tenho nada a reclamar. Ganhei o primeiro computador na época de Windows 98, e, sempre curioso, mexi, mexi até conseguir atrapalhar todo o PC. Meu pai não gostou muito, pois teve de levá-lo rápido para o conserto (várias vezes), mas, dali em diante, fui aprofundando muito nessa nova área que ainda não conhecia. Ainda com 12, 13 anos, comprei muitos livros e revistas (muitas vezes guardava o dinheiro do lanche que meu pai me dava pra ir na loja e encontrar novos livros e revistas), explorava e me divertia pela internet, na época discada (no qual tinha que esperar 00:01h para se conectar). Fiz muitas amizades virtuais, comecei a ingressar nas chamadas redes sociais. Fui apaixonando cada vez mais pelo computador e pelas ideias que poderia aplicar junto dele. Fiz alguns cursos. Veio a ideia de um blog, onde de início postava apenas edições de exemplo e tutoriais, mas logo depois fui tornando o blog uma página mais séria para amostra de produtos próprios, como os cadernos personalizados. Bem, não sou o especialista no assunto, mas digo que aprendi muita coisa e continuo aprendendo (estudando, aprimorando), e hoje, através deste, venho mostrar algumas das edições favoritas, como produzir

algumas e de onde vem a inspiração! A ideia de lançar este livro veio através das mensagens que muita gente de fora vem deixando através do meu blog de trabalhos. Espero que gostem.

Page 4: Viajando nas Idéias!

O começo

Ao invés de sair, fazer bagunça, etc, muitas vezes preferia ficar na frente do computador ou em meio a livros sempre tentando aprender um pouco mais. Até na escola, levava alguns dos livros ou ficava desenhando no caderno, quando vinha a inspiração, não poderia esperar, tinha eu colocar em prática, mesmo que fosse algo apenas pessoal, para treinamento. A gente encontra pelo caminho pessoas que nos dá inspiração, assim como também encontramos pessoas desacreditadas e que acabam tentando nos desanimar. Mas não podemos desistir. Eu já pensei em desistir, mas, a cada passo que eu dava, vi que poderia e posso ir cada vez mais além, mesmo que não tenha alguém que acredite em você. Quando veio a ideia de montar o blog, eu buscava pessoas que gostariam de fazer parte dos meus trabalhos, principalmente garotas para serem as ‘modelos’ de minhas artes. De início, para treinamento, fazia muitas edições em temas de novelas da televisão. Eu amo aquelas aberturas, cheios de imaginação, brilho, música e fantasia, e com isso, para começo, tentava fazer algo parecido, pegando o tema e montando com as fotos de algumas das garotas da cidade onde eu moro. E deu certo, algumas pessoas riram, mas outras, achavam aquilo diferente. Depois disso, começaram todas as ideias próprias, no qual também usava fotos das meninas e depois de um tempo eu mesmo comecei a tirar fotos minhas e montar com minhas próprias fotografias. Eu confesso que algumas das edições eu fazia como forma de declaração para algumas meninas. Recebia elogios, mas não davam muito certo (risos). Muitas das edições de início

eu removi do blog, deixando boa parte das atuais e somente algumas antigas. As edições em temas de novelas não publiquei aqui devido a direitos autorais das emissoras, mas elas estão no blog para quem quiser visualizar.

Page 5: Viajando nas Idéias!

As ideias

Nem sempre as ideias vem rapidamente. Primeiramente, fiz muitos trabalhos no qual não tive nenhum retorno financeiro, são trabalhos feitos com toda dedicação e amor de quem realmente gosta do que faz. Vou mostrar e comentar sobre eles ainda aqui. Quando já havia feito cursos, pensei comigo mesmo que já era hora de colocar em prática o que aprendi. Em 2007, em uma conversa em família, surgiu a ideia de desenvolver um website para a Escola Estadual Professor Botelho Reis, o Ginásio Leopoldinense, onde estudei. Apaixonado pela escola, e, amigo de muitos professores, conversei sobre a ideia do site e o diretor Fernando Vargas aprovou. Depois de muito trabalho, pesquisas, ajuda, em 2010 consegui colocar o site da Escola no ar. Fiquei tão realizado com aquilo, que tive de arrumar um jeito de espalhar aquela notícia. Enviei e-mail a redação do Jornal da cidade, que, na época em conjunto com a rádio da cidade, me chamaram para uma entrevista. Foi quando tive a oportunidade de falar melhor sobre o projeto. Fiquei muito feliz. Acabei me tornando também um voluntário na escola, até em forma de agradecimento aos meus professores que sempre me apoiaram. Nessa época, eu e meu tio abrimos uma LanHouse, que na verdade era uma espécie de “faz-tudo”. Fazíamos trabalhos gráficos, trabalhos escolares e oferecíamos serviços de internet, jogos, etc. Foi realmente um ano de conquistas.

Page 6: Viajando nas Idéias!

A notícia no site do Jornal Leopoldinense e nosso grupo de trabalho sobre reciclagem, onde fizemos uma apresentação no Conservatório de Música:

Page 7: Viajando nas Idéias!

Voltando um pouquinho, no final de 2009, a empresa de coletivos da cidade completa 10 anos de existência em Leopoldina. Eu, sempre apaixonado por ônibus desde pequeno, liguei para o proprietário e tentei insistir sobre a ideia também de um site para a empresa. A ideia não foi aceita de inicio, mas dias depois, o próprio diretor, retornou a ligação, fazendo um convite para ir até a garagem. Eu como sempre bobo, ficava tremendo, ansioso, de tanta felicidade. O próprio diretor, Waldir Teixeira, brincou, perguntando se eu estava sentindo frio (risos), mas é que a felicidade era tanta, que eu nem sabia como me comportar! Foi tudo muito legal, conheci a equipe da garagem, tirei muitas fotos nos veículos, enfim, foi uma festa assim como o Ginásio, porque era tudo novidade e diferente, não estava acostumado com tal

situação!

Tive o prazer de viajar com o Waldir até Xerém-RJ, na empresa Marcopolo, verificar os novos veículos sendo fabricados para Leopoldina. Foi uma experiência bacana! Recebemos brindes legais.

Page 8: Viajando nas Idéias!

E as ideias não paravam. Os cadernos personalizados como citei anteriormente, surgiu quando uma emissora transmitiu uma história sobre estudantes, em uma cidade fictícia aqui em Minas Gerais. Achei aquilo tão incrível, que pensei comigo mesmo, poderia ter algo diferente em relação. Foi quando veio a ideia de desenvolver um primeiro caderno inteiramente personalizado com fotos, no tema da história. Os colegas de classe achavam diferente, pois ninguém ali tinha algo parecido. Como tudo estava relacionado um ao outro, comecei a trabalhar também com camisas pintadas à mão. Comprei as tintas e fiz diversas, mas essas, pessoais. Durante a Copa de 2010 mesmo, e e família juntamos as ideias e colocamos em prática. Aliás, modéstia a parte, já disse que minha família só tem artista ? Meu pai DJ, minha mãe costureira, que também desenha, minhas irmãs que também pintam. Acho que vim parar no lugar certo, não ? (risos)

Sabe quando surge uma ideia? Quando estou observando o céu, ouvindo música ou até mesmo jogando videogame. Sou apaixonado pela Lua, apaixonado pelas estrelas, vivo literalmente em outro mundo. Todos os trabalhos no qual faço, gosto de deixar bem detalhado. Ou se faz algo por inteiro ou não se faz nada. Os recortes das fotografias por exemplo. Muitos já me perguntaram se tenho estúdio, e eu respondo que Não. Até mesmo uma foto de celular, se for bem registrada, dá para se usar em uma edição bem elaborada, não existe tempo ruim. O que leva um trabalho ficar muito bem feito e até mesmo divertido: A PACIÊNCIA E DEDICAÇÃO. Já chegaram até a minha pessoa perguntando sobre isso. Muitos querem algo rápido. Dá pra fazer sim, mas depois de anos de prática. Não se faz um professor de hoje pra amanhã por exemplo. Eu gosto de fazer algo muito diferente nas fotografias, algo que não se é visto por aí, gosto de ousar, gosto de diferenciar, mesmo que possam dar risadas ou sequer entender o que aquilo quer dizer. Todos os meus trabalhos, possuem sentimentos, SIM. É como já vi escrito na internet: “a arte existe para que não possamos enlouquecer com a realidade”, e é verdade. É preciso fugir da realidade, às vezes, ou sempre. É preciso fazer algo com amor, com sentimento. O que adianta você trabalhar em uma área se não gosta do que faz? Está fazendo algo por obrigação? Assim não vale, pois perde todo o encanto do que se realmente gosta. Eu sou assim, se vem a inspiração, faço muita coisa, se não vem, vou deitar e dormir, relaxar, pensar um pouco mais. Não adianta querer fazer algo forçado, porque não sai. Um outro detalhe é você estar

Page 9: Viajando nas Idéias!

sempre lendo, buscando adquirir mais conhecimentos, além do que, na minha opinião, é tudo de bom. Ler, entender, se sentir inspirado naquilo e conseguir produzir algo diferente. Ter força de vontade, foco e fé naquilo que se faz, é importante.

Como já disse anteriormente, não sou o especialista no assunto, mas busco passar tudo aquilo que já aprendi. Muitas pessoas irão tentar te desanimar, inclusive de início no blog tinha pessoas que colocavam xingamentos e zombavam daquilo que fazia. Se você se importar demais com isso, acaba lhe machucando, desanimando. Mas o mais legal de tudo é você saber que pode ir além, dar a volta por cima e mostrar que você é capaz, independente das opiniões. Todos erram, mas nem todos querem melhorar e aprender.

Infelizmente, ideias grandes não funcionam em mentes pequenas. É preciso querer voar alto sem medo de cair, e se cair, levantar e tentar novamente, por que não ?

Continuando, pouco depois de 2010, eu percebi que a cidade onde eu moro não tinha nenhuma página onde mostrava fotos atuais, filmagens, até mesmo entrevistas com a população. Surgiu a ideia de montar um blog mostrando tudo isso. A cidade é pequena, carinhosamente chamada por ‘Minha Pequena Leopoldina’ por muitos, e até mesmo na letra da música de um cantor leopoldinense. O Blog ficou com esse titulo mesmo, e, andando pela cidade fui registrando por toda a parte onde eu passava, seja por câmera comum ou celular. Andei bastante até por bairros distantes, fiz filmagens, inclusive com meu pai, no qual o convidei pra irmos de carro a

pontos distantes, um deles o ponto turístico daqui, alto da cidade, chamado Morro do Cruzeiro, onde fazem diversos eventos ao ar livre e vôos de paragliders, é realmente incrível e mostrarei por algumas fotos também aqui no livro. Os endereços serão disponibilizados nas últimas páginas.

Page 10: Viajando nas Idéias!

Em 2014

Durante um bom tempo, trabalhei em casa, fazendo artes em fotos, vídeos, cartazes, blusas. Em 2013, tive a oportunidade de começar a trabalhar como instrutor de informática em uma instituição aqui da minha cidade. É onde estou atualmente. É muito bacana, você poder mostrar suas habilidades a outras pessoas, passar seus conhecimentos. E, além disso, conhecer pessoas de diversas idades, principalmente crianças, que tem sua maneira rápida de aprender. É tudo muito divertido e o carinho de todos eles com você. Está sendo uma experiência bacana, fora outras habilidades também em informática. Conheci inclusive dois alunos no qual fiz amizade, Igor e Leandro.

Depois de algumas observações, agora em 2014 juntando as ideias com o Igor, estamos desenvolvendo um jogo de terror, sendo o cenário a cidade de Leopoldina. Brevemente, poderão ter mais detalhes. A história está super bacana e tudo pode ser acompanhado por um blog especial que fizemos. (Os endereços disponibilizo nas páginas finais).

Para encerrar essa parte, digo mais uma vez: se gosta do que faz, corra atrás, busque sempre inspiração, não se apresse, faça com dedicação e amor. Na vida, vence quem se atreve, se arrisca, não quem é mais rápido. Todos nós estamos aprendendo coisas novas a todo tempo. Deixo agora nas próximas páginas alguns principais trabalhos, edições e imaginação! Ao final, deixo os endereços dos blogs no qual trabalho, faço parte. E obrigado a todos pela paciência.

Page 11: Viajando nas Idéias!

Uma montagem junto com desenhos em 2007.

Uma campanha pela paz (2009)

Page 12: Viajando nas Idéias!

Equipe de produção de documentário “O Menino do Livro”

Filmagens do documentário O MENINO DO LIVRO.

Page 13: Viajando nas Idéias!
Page 14: Viajando nas Idéias!
Page 15: Viajando nas Idéias!
Page 16: Viajando nas Idéias!
Page 17: Viajando nas Idéias!
Page 18: Viajando nas Idéias!
Page 19: Viajando nas Idéias!
Page 20: Viajando nas Idéias!
Page 21: Viajando nas Idéias!
Page 22: Viajando nas Idéias!
Page 23: Viajando nas Idéias!
Page 24: Viajando nas Idéias!
Page 25: Viajando nas Idéias!
Page 26: Viajando nas Idéias!
Page 27: Viajando nas Idéias!
Page 28: Viajando nas Idéias!
Page 29: Viajando nas Idéias!
Page 30: Viajando nas Idéias!
Page 31: Viajando nas Idéias!
Page 32: Viajando nas Idéias!

Essas artes que vocês viram são algumas das centenas que já fiz. Algumas apenas de exemplo, outras para escola, empresas e etc. Meu agradecimento às pessoas que sempre confiaram em meu trabalho, à aquelas que deixaram usar sua imagem nessa obra e diversas outras. Meu grande abraço a todos que curtem.

Confiram as páginas na qual faço parte, faço trabalhos e ajudo em ideias:

http://welingtonsc.blogspot.com/ - Meus trabalhos

http://welingtonscarvalho.blogspot.com/ - Meu blog pessoal

http://www.ginasioleopoldinense.orgfree.com/ - Site do Ginásio Leopoldinense

http://www.viacaoleopoldinense.xpg.com.br/ - Site da Viação Leopoldinense

http://ginasioleopoldinense.blogspot.com/ - Blog do Ginásio Leopoldinense

http://viacaoleopoldinense.blogspot.com/ - Blog da Viação Leopoldinense

http://wbproducoesartes.blogspot.com/ - WB Produções, no qual eu e Igor estamos desenvolvendo um game juntos.

Um grande abraço a todos, fiquem na paz!