vestibular sociologia

11
Questões de Vestibulares Sociologia

Upload: clamence

Post on 26-Oct-2015

170 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Vestibular Sociologia

Questões de Vestibulares

Sociologia

Page 2: Vestibular Sociologia

1) (UEL 2008) De acordo com Florestan Fernandes:

A concepção fundamental de ciência, de Emile Durkheim (1858-1917), é realista, no sentido de defender o princípio segundo o qual nenhuma ciência é possível sem definição de um objeto próprio e independente.(FERNANDES, F. Fundamentos empíricos da explicação sociológica. Rio de Janeiro: Cia Editora Nacional, 1967. p. 73).

Assinale a alternativa que descreve o objeto próprio da Sociologia, segundo EmileDurkheim (1858-1917).a) O conflito de classe, base da divisão social e transformação do modo de

produção.b) O fato social, exterior e coercitivo em relação à vontade dos indivíduos.c) A ação social que define as inter-relações compartilhadas de sentido entre os indivíduos.d) A sociedade, produto da vontade e da ação de indivíduos que agem independentes uns dos outros.e) A cultura, resultado das relações de produção e da divisão social do trabalho.

Page 3: Vestibular Sociologia

2) (UEL 2007) Segundo Émile Durkheim “[...] constitui uma lei da história que a solidariedade mecânica, a qual a princípio é quase única, perca terreno progressivamente e que a solidariedade orgânica, pouco a pouco, se torne preponderante”.

Fonte: DURKHEIM, É. A Divisão Social do Trabalho, In Os Pensadores. Tradução de Carlos A. B. de Moura. São Paulo: Abril Cultural, 1977, p. 67.Por esta lei, segundo o autor, nas sociedades simples, organizadas em hordas e clãs,

prevalece a solidariedade por semelhança, também chamada de solidariedade

mecânica. Nas organizações sociais mais complexas, prevalece a solidariedade

orgânica, que é aquela que resulta do aprofundamento da especialização

profissional. De acordo com a teoria de Durkheim, é correto afirmar que:

a) As sociedades tendem a evoluir da solidariedade orgânica para a solidariedade mecânica, em função da multiplicação dos clãs.b) Na situação em que prevalece a solidariedade mecânica, as sociedades não evoluem para a solidariedade orgânica.c) As sociedades tendem a evoluir da solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica, em função da intensificação da divisão do trabalho.d) Na situação em que prevalece a divisão social do trabalho, as sociedades não desenvolvem formas de solidariedade. e) Na situação em que prevalecem clãs e hordas, as sociedades não desenvolvem formas de solidariedade e, por isso, tendem a desaparecer progressivamente.

Page 4: Vestibular Sociologia

3) (UEL 2008) Segundo Braverman:O mais antigo princípio inovador do modo capitalista de produção foi a divisão manufatureira do trabalho [...] A divisão do trabalho na indústria capitalista não é de modo algum idêntica ao fenômeno da distribuição de tarefas, ofícios ou especialidades da produção [...].(BRAVERMAN, H. Trabalho e capital monopolista. Tradução Nathanael C. Caixeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. p. 70.)

O que difere a divisão do trabalho na indústria capitalista das formas de distribuição anteriores do trabalho?a) A formação de associações de ofício que criaram o trabalho assalariado e a padronização de processos industriais.b) A realização de atividades produtivas sob a forma de unidades de famílias e mestres, o que aumenta a produtividade do trabalho e a independência individual de cada trabalhador.c) O exercício de atividades produtivas por meio da divisão do trabalho por idade e gênero, o que leva à exclusão das mulheres do mercado de trabalho.d) O controle do ritmo e da distribuição da produção pelo trabalhador, o que resulta em mais riqueza para essa parcela da sociedade.e) A subdivisão do trabalho de cada especialidade produtiva em operações limitadas, o que conduz ao aumento da produtividade e à alienação do trabalhador.

Page 5: Vestibular Sociologia

4) (UEL 2009) O texto a seguir faz referência a uma forma específica de organização do trabalho, que impulsionou o desenvolvimento do capitalismo industrial no século XX“O trabalho era [...] prender tampas de vidro em garrafas pequenas. Trazia na cintura a meada de barbante. Segurava as garrafas entre os joelhos, para poder trabalhar com as duas mãos. Nesta posição, sentado e curvado sobre os joelhos, os seus ombros estreitos foram se encurvando; o peito ficava contraído durante dez horas por dia [...] O superintendente tinha grande orgulho dele e trazia visitantes para observarem-no [...] Isto significava que ele atingira a perfeição da máquina. Todos os movimentos inúteis eram eliminados. Todos os movimentos dos seus magros braços, cada movimento de um músculo dos dedos magros, era rápidos e precisos. Trabalhava sob grande tensão, e o resultado foi tornar-se nervoso.”(LONDON, J. Contos. São Paulo: Expressão Popular, 2005. P. 98)Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que esta forma de

organização do trabalhoa) implicou um enriquecimento das tarefas a serem desenvolvidas, de tal modo que os trabalhadores poderiam operar, por exemplo, com a habilidade das duas mãos.b) produziu um trabalhador mais intelectualizado, visto que a complexidade do seu trabalho coincidia com a complexidade da máquina utilizada.c) apoiava-se no princípio do Just in time, isto é, trabalho a tempo justo, na maior autonomia do trabalhador frente a seus meios de trabalho.d) generalizou a tarefa parcelar, monótona e desinteressante, pela subordinação do homem àmáquina, distanciando-o, assim, do trabalho criativo.e) revelou-se inviável em outros setores de atividade, como o caso dos escritórios e restaurantes de fast-food, embora tenha sido amplamente utilizada no espaço fabril ao longo do século XX.

Page 6: Vestibular Sociologia

(UEL 2009) Leia os textos a seguir e responda à questão abaixo:Texto IReserva da insensatezO processo de demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, éo mais antigo e conturbado da história do Brasil [...] Ao delimitarem uma reserva desse tamanho [7,5% da área do estado], os antropólogos da Funai pressupunham que os índios continuariam vivendo como nômades, de caça e da pesca, a exemplo de seus ancestrais. Mas eles estão totalmente integrados às cidades do entorno. Moram em casas, fazem compras em supermercados e falam português [...].(Revista Veja, 30 set 2008.)

Texto IISelva é com eleO Comandante da Amazônia [general-de-exército Augusto Heleno Pereira] chamou a atual política indigenista de “lamentável” e “caótica”, por impedir não-índios de entrar em reservas e por abandonar as comunidades indígenas à miséria depois da demarcação [...] A doutrina militar defende desde sempre a ocupação e a civilização da Amazônia como a melhor forma de protegê-la. A ameaça de invasão da região por traficantes e terroristas estrangeiros, como os da Farc, é real. Sóquem pode contê-la é o Exército. Por isso, é de bom senso sempre ouvir o que os generais têm a dizer sobre a Amazônia.(Revista Veja, 23 abr. 2008. P. 58)

Page 7: Vestibular Sociologia

5) Em 2008, o Supremo Tribunal Federal brasileiro discutiu a demarcação contínua da Reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima. Fortes críticas à permissão da demarcação (como ilustrado pelos textos anteriores) revelam valores e formas de pensamento de setores da sociedade brasileira.Sobre esta polêmica, considere as seguintes afirmativas.I. Este processo de disputa atesta a dificuldade, ainda nos dias atuais, da efetivação dos direitos de etnias indígenas em meio aos interesses de proprietários de terra.II. Embora contrárias à demarcação, as críticas expostas nos textos estão livres do sentimento de superioridade cultural pelos não-índios.III. As polêmicas são causadas pelas debilidades culturais das etnias indígenas, que não lhes permitem integrar-se de forma harmoniosa ao Estado brasileiro.IV. O argumento segundo o qual se deve “civilizar” a Amazônia demonstra que pressupostos etnocêntricos ainda se encontram presentes na sociedade brasileira.

Assinale a alternativa correta.a) Somente as afirmativas I e III são corretas.b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.c) Somente as afirmativas II e IV são corretas.d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Page 8: Vestibular Sociologia

6) (UEL 2007) Para a teoria sociológica de Max Weber, em toda sociedade hádominação, que é entendida como uma “[...] probabilidade de haver obediência para ordens específicas (ou todas) dentro de um determinado grupo de pessoas [...]”.

Fonte: WEBER, M. Tradução de Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa. Economia e

Sociedade, Brasília: Ed. UnB, 1991, p. 139.De acordo com a teoria sociológica do autor, é correto afirmar que os três tipos

puros de dominação legítima são:

a) Racional (legal), tradicional e carismática.b) Econômica, social e política.c) Feudal, capitalista e comunista.d) Monárquica, absolutista e republicana.e) Socialista, neoliberal, social-democrata.

Page 9: Vestibular Sociologia

7) (UEL 2004) O sociólogo alemão Max Weber (1864-1920) definiu dominação

como a “possibilidade de encontrar obediência para ordens específicas (ou

todas) dentro de determinado grupo de pessoas” (WEBER, M. Economia e

sociedade. Brasília: UnB, 1991. p. 139). Em Weber este conceito está relacionado

à idéia de autoridade e a partir dele é possível analisar a estrutura das

organizações e instituições como empresas, igrejas e governos. Na sociedade

capitalista, dentre os vários tipos de dominação existentes, predomina a

dominação burocrática ou racional. Assinale a alternativa que indica

corretamente a quem se deve obediência nesse tipo de dominação.

a) “À ordem impessoal, objetiva e legalmente estatuída e aos superiores por ela determinados, em virtude da legalidade formal de suas disposições.”b) “Aos mais velhos, pois são eles os melhores conhecedores da tradição sagrada.”c) “Ao líder carismaticamente qualificado como tal, em virtude de confiança pessoal na sua capacidade de revelação, heroísmo ou exemplaridade.”d) “À pessoa do senhor nomeada pela tradição e vinculada a esta, em virtude de devoção aos hábitos costumeiros.”e) “Ao senhor, mas não a normas positivas estabelecidas. E isto unicamente

segundo a tradição.”

Page 10: Vestibular Sociologia

8) (UEL 2005) Em O Príncipe, Maquiavel (1469-1527) formulou idéias e conceitos que firmaram

a sua reputação de o fundador da Ciência Política moderna. Dentre elas, pode-se citar os

aspectos relacionados às ações políticas dos governantes e à dominação das massas. Para ele,

a política deveria ser compreendida pelo governante como uma esfera independente dos

pressupostos religiosos que até então a impregnavam. Ao propor a autonomia da política

(esfera da vida pública e da ação dos dirigentes políticos) sobre a ética (esfera da vida privada

e da conduta moral dos indivíduos), é legítimo afirmar que Maquiavel não deixou, entretanto,

de reconhecer e valorizar a religião como uma importante dimensão da vida em sociedade.

Segundo Maquiavel, a religião dos súditos deveria ser objeto de análise atenta por parte do

governante. Sobre a relação entre política e religião, de acordo com Maquiavel, é correto

afirmar:

a) A religião deve ser cultivada pelo governante para garantir que ele seja mais amado do que temido.b) Por se constituírem em personagens importantes na vida política de uma comunidade, os líderes religiosos devem formular as ações a serem executadas pelos príncipes.c) O sentimento religioso dos súditos é um valor moral e, portanto, deverá ser combatido pelo príncipe, uma vez que conduz ao fanatismo e prejudica a estabilidade do Estado.d) A religião dos súditos é sempre um instrumento útil nas mãos do Príncipe, o qual deve aparentar ser virtuoso em matéria religiosa.e) O dirigente político deve se esforçar para tornar-se, também, o dirigente religioso de seu povo, rompendo, assim, com o preceito do Estado laico.

Page 11: Vestibular Sociologia

9) (UEL 2005) Em sua obra Leviatã, o filósofo inglês Thomas Hobbes (1588-1679) descreveu

uma sociedade marcada pela ausência de uma liderança que se mostrasse capaz de reunir os

indivíduos sob um comando soberano. Hobbes constatou a falência do Estado monárquico

absolutista e reconheceu que da anarquia da guerra civil deveria se erguer uma sociedade de

normas, regida por leis comuns, e sob a liderança de uma autoridade soberana que não

conheceria limites para o exercício de seu poder. A vantagem evidente da passagem do estado

de natureza ao estado civil, segundo Thomas Hobbes, estava no fato de que a nova ordem

pública, a ser instituída por meio de um contrato social (entre todos os indivíduos) e por um

pacto político (entre os indivíduos e o governante), levaria à completa superação de aspectos

peculiares à vida precária no estado de natureza como, por exemplo, a morte prematura e

violenta. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que a nova

forma de representação do poder político proposta por Hobbes:

a) Critica o absolutismo de direito civil e propõe em seu lugar uma democracia forte, lançando, assim, as bases do liberalismo clássico.b) Indica que o contrato social hobbesiano é democrático, pois busca preservar o direito dos súditos em detrimento do poder absoluto do soberano.c) Sugere que o contratualismo proposto por ele levaria à constituição de um regime político autoritário, já que as leis emanam da vontade exclusiva do governante.d) Revela que seu pensamento é incompatível com a defesa de formas autoritárias do exercício do poder, porque sua proposta se firma na soberania do povo.e) Aponta que, se não fosse o risco da morte prematura e violenta, o estado de natureza dispensaria a necessidade do estado civil.