vários órgãos

85
Compilação: Alden Mangueira de Oliveira Atualizado até fev/2003 1 COLETÂNEA DE QUESTÕES DE CONCURSOS DIREITO ADMINISTRATIVO VII . Próprios órgãos 104 - TJBA/Juiz Substituto/1999 As questões seguintes são múltiplas, contendo 5, 6 ou 7 proposições, indicadas pelos números 01, 02, 04, 08, 16, 32 e 64. Cada questão poderá conter uma ou mais proposições verdadeiras. Você deverá identificá-las, somar os números a elas correspondentes e passar para a Folha de Respostas o resultado obtido. Você só deverá marcar qualquer proposição quando tiver certeza de que ela é verdadeira, pois se marcar um número que contenha alguma proposição falsa, perderá toda a questão. O máximo da soma de cada questão é 99. 780. A alienação de bens imóveis das entidades com personalidade jurídica de direito privado, sob controle do poder público, dependerá de avaliação prévia e de licitação na modalidade de 01. tomada de preços, dispensável esta no caso de dação em pagamento. 02. concorrência, dispensada esta no caso de investidura. 04. concorrência ou tomada de preços, de acordo com o valor atribuído ao imóvel no respectivo laudo, dispensada esta no caso de venda a outro órgão da Administração Pública. 08. concorrência. dispensada esta no caso de dação em pagamento. 16. tomada de preços, dispensável esta no caso de dação em pagamento. 32. concorrência, dispensada esta no caso de doação. 781. Em se tratando de controle jurisdicional, é correto afirmar que o ato administrativo 01. pode ser anulado pela Administração Pública por razões de legitimidade ou legalidade, gerando o ato anulatório efeitos ex tunc. 02. pode ser revogada por razões de ilegalidade e conveniência, somente pelo Poder Judiciário, gerando efeitos ex tunc. 04. não pode ser anulado por razões de conveniência e oportunidade, seja pela Administração Pública ou pelo Poder Judiciária. 08. pode ser anulado por razões de ilegalidade, conveniência e oportunidade, tanto pela Administração Pública como pelo Poder Judiciário. 16. deve ser anulado por razões de legitimidade ou legalidade, tanto pela Administração Pública como pelo Poder Judiciário, gerando a anulação efeitos ex nunc. 32. pode ser invalidado somente pelo Poder Judiciário, em decorrência de ilegalidade insanável, mediante anulação com efeitos ex nunc. 64. pode ser invalidado pelo Poder Judiciário em decorrência de ilegalidade, mediante anulação, gerando efeitos ex tunc.

Upload: fabiana-adaice

Post on 30-Jul-2015

30 views

Category:

Government & Nonprofit


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

1

COLETÂNEA DE QUESTÕES DE CONCURSOS

DIREITO ADMINISTRATIVO

VII. Próprios órgãos

104 - TJBA/Juiz Substituto/1999As questões seguintes são múltiplas, contendo 5, 6 ou 7 proposições, indicadas pelosnúmeros 01, 02, 04, 08, 16, 32 e 64.Cada questão poderá conter uma ou mais proposições verdadeiras.Você deverá identificá-las, somar os números a elas correspondentes e passar para aFolha de Respostas o resultado obtido.Você só deverá marcar qualquer proposição quando tiver certeza de que ela é verdadeira,pois se marcar um número que contenha alguma proposição falsa, perderá toda aquestão.O máximo da soma de cada questão é 99.

780. A alienação de bens imóveis das entidades com personalidade jurídica de direitoprivado, sob controle do poder público, dependerá de avaliação prévia e de licitação namodalidade de01. tomada de preços, dispensável esta no caso de dação em pagamento.02. concorrência, dispensada esta no caso de investidura.04. concorrência ou tomada de preços, de acordo com o valor atribuído ao imóvel norespectivo laudo, dispensada esta no caso de venda a outro órgão da AdministraçãoPública.08. concorrência. dispensada esta no caso de dação em pagamento.16. tomada de preços, dispensável esta no caso de dação em pagamento.32. concorrência, dispensada esta no caso de doação.

781. Em se tratando de controle jurisdicional, é correto afirmar que o ato administrativo01. pode ser anulado pela Administração Pública por razões de legitimidade oulegalidade, gerando o ato anulatório efeitos ex tunc.02. pode ser revogada por razões de ilegalidade e conveniência, somente pelo PoderJudiciário, gerando efeitos ex tunc.04. não pode ser anulado por razões de conveniência e oportunidade, seja pelaAdministração Pública ou pelo Poder Judiciária.08. pode ser anulado por razões de ilegalidade, conveniência e oportunidade, tanto pelaAdministração Pública como pelo Poder Judiciário.16. deve ser anulado por razões de legitimidade ou legalidade, tanto pela AdministraçãoPública como pelo Poder Judiciário, gerando a anulação efeitos ex nunc.32. pode ser invalidado somente pelo Poder Judiciário, em decorrência de ilegalidadeinsanável, mediante anulação com efeitos ex nunc.64. pode ser invalidado pelo Poder Judiciário em decorrência de ilegalidade, medianteanulação, gerando efeitos ex tunc.

Page 2: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

2

782. É cedo que a caducidade da declaração expropriatória, conforme se trate demanifestação de utilidade ou necessidade pública ou de interesse social,respectivamente, ocorre ao fim de01. um e quatro anos, contadas da data de expedição do respectivo decreto, podendo omesmo bem ser objeto de nova declaração após decorridos cinco anos02. quatro e um ano, contados da data da publicação do respectivo decreto.04. três e dois anos, contados da data de expedição do respectivo decreto, só podendo omesmo bem ser objeto de nova declaração quando decorridos dois anos.08. dois e cinco anos, contados da data da publicação do respectivo decreto.16. cinco ou dois anos, contados da data da expedição do respectivo decreto, só podendoo mesmo bem ser objeto de nova declaração quando decorrido um ano.

783. Todo ato ou omissão de agente administrativo, desde que lesiva e injusto, éreparável pela Fazenda Pública, em conformidade com a responsabilidade01. objetiva do Estado, sob a modalidade do risco administrativo, sem se indagar seprovêm do jus imperi, uma vez que é forma de atuação administrativa.02. sem culpa do Estado, sob a modalidade do risco administrativo, sem se indagar seprovem do jus gestionis, por constituir forma de atuação administrativa.04. aquiliana e civilista do Estado, sob a modalidade de risco integral, desde queproveniente do jus imperi ou jus gestionis como formas de atuação administrativa.08. civilista do Estado, sob a modalidade do risco integral, desde que seja proveniente dojus gestionis como torna de atuação administrativa.16. aquiliana do Estado, sob as modalidades dos riscos administrativo e integral, somentequando proveniente do jus imperi como forma de atuação administrativa32. objetiva ou sem culpa do Estado, sob a modalidade do risco administrativo, sem seindagar se provem do jus imperi ou do jus gestionis, uma vez que ambos são formas deatuação administrativa.

784. Os entes administrativos autônomos, criados por lei específica, com personalidadejurídica de Direito Público interno, patrimônio próprio e atribuições estatais especificas,denominam-se01. entidades paraestatais, ás quais são reservados, dentre outros, os seguintesprivilégios: impossibilidade de usucapião de seus bens imóveis; pagamento de custas sóa final, quando vencidas; e execução fiscal de seus créditos inscritas.02. sociedades de economia mista, e não são detentoras, dentre outros, dos seguintesprivilégios: impedimento de acumulação de cargos e empregos, dispensa de exibição demandato em juízo; e ação regressiva contra seus dirigentes culpados por danos aterceiros.04. autarquias e têm, dentre outros, os seguintes privilégios: imunidade de impostos sobrosou patrimônio; impenhorabilidade de seus bens e rendas; e prazo em quádruplo paracontestar e em dobro para recorrer.08. entidades autárquicas, e não são detentoras, dentre outros, dos seguintes privilégios:parcial sujeição ao concurso de credores; execução fiscal de seus débitos e créditos; eprazo em dobro para contestar quádruplo para recorrer

Page 3: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

3

16. empresas públicas, e não são detentoras, dentre outros, dos seguintes privilégios:prescrição qüinqüenal de suas dívidas passivas; recurso de ofício nas sentenças quejulgarem improcedente os seus pedidos; e possibilidade de acumulação remunerada deempregos.32. fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público, e têm, dentre outros, osseguintes privilégios: impossibilidade de usucapião de seus bens imóveis; ação regressivacontra seus empregadores culpados por danos e terceiros; e execução fiscal de seuscréditos inscritos.

65 - TRF da 4ª Região/IX Concurso Público/Juiz Federal Substituto/2000476. Considerando os princípios do Direito Administrativo, assinale a afirmativainteiramente correta:a) O princípio da razoabilidade ou proporcionalidade só pode ser aferido pelos critériospessoais do administrador.b) São princípios explícitos da Administração Pública, entre outros, os da legalidade,impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.c) A eficiência não é princípio consagrado sequer implicitamente.d) O princípio da publicidade obriga a presença do nome do administrador nos atos,obras, serviços e campanhas do Poder Público.

477. Considerando os atos administrativos vinculados e discricionários, assinale aafirmativa inteiramente correta:a) A discricionariedade é a liberdade de agir da Administração, podendo ingressar naesfera da arbitrariedade, havendo interesse público.b) No exercício do poder disciplinar a Administração pode agir discricionariamente, querpara apurar a infração, quer para aplicar as penalidades.c) No exercício do poder disciplinar, a Administração não tem liberdade de escolha, demodo que, tendo conhecimento da falta, deve instaurar o procedimento adequado.d) Atendidos os pressupostos próprios para a prática do ato vinculado, a Administraçãonão dispõe de liberdade de não praticá-lo, salvo no que se refere ao critério deconveniência.

478. Com referência às características do contrato administrativo, assinale a afirmativainteiramente correta:a) O contratante tem direito de ver mantido o contrato, mesmo que sejam apuradasilegalidades na condução da licitação que lhe deu origem.b) No contrato administrativo típico, pode ser efetuada pelo contratante a subcontrataçãototal ou parcial do objeto.c) O contrato administrativo típico admite alteração unilateral pela Administração,garantida ao contratante a mantença do equilíbrio econômico-financeiro.d) O direito de ver mantida a equação econômico-financeira é garantia do contratadoapenas até a data de assinatura do ajuste.

Page 4: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

4

479. Em relação à concessão de serviços públicos, assinale a afirmativa inteiramentecorreta:a) A outorga de serviço público em regime de concessão não depende de lei autorizadora,nem de licitação para escolha do particular, mas o ajuste deve ser formalizado com as“cláusulas exorbitantes”.b) A outorga de um serviço público em regime de concessão depende de lei que aautorize e de prévia licitação, devendo a remuneração do contratado ser custeada pelaAdministração.c) As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviçospúblicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem aterceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ouculpa.d) Nenhuma das alternativas está inteiramente correta.

480. No que se refere às licitações em geral, assinalar a afirmativa inteiramente correta:a) O Edital dá publicidade à licitação, identifica o objeto licitado, estabelece critérios paraanálise da oferta e é vinculante para a Administração, sendo que as exigências nãoprevistas ou contrárias à lei, não podem ser afastadas pelos licitantes.b) O princípio da adjudicação compulsória impõe à Administração, concluído oprocedimento, atribuir o objeto da licitação ao vencedor que, todavia, não tem um direitosubjetivo de exigir a adjudicação, caso dela desista o Poder Público.c) O princípio da impessoalidade impede que, na concorrência para compra de materiais,participem parentes até o terceiro grau, dos dirigentes das entidades licitantes.d) Exigem licitação as obras, compras e alienações promovidas pela Administração direta,indireta e empresas públicas; e quanto aos serviços, os de publicidade e locação estãodispensados da exigência licitatória.

481. Considerar as seguintes afirmações, indicando, adiante, a alternativa correta:I) Pela falta residual, não compreendida na absolvição pelo juízo criminal, é admissível apunição administrativa do servidor público.II) A responsabilidade administrativa do servidor denunciado por ilícito penal será afastadano caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou da sua autoria.III) A administração pública não necessita aguardar a conclusão do processo criminal,para iniciar e concluir o procedimento administrativo-disciplinar, aplicando a pena que a leiautorizar.

a) Apenas as afirmações I e II estão inteiramente corretas.b) Apenas as afirmações II e III estão inteiramente corretas.c) Todas as afirmações estão inteiramente corretas.d) Nenhuma das afirmações está inteiramente correta.

482. Considerar as seguintes afirmações, indicando, adiante, a alternativa correta:

Page 5: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

5

I) O Poder de Polícia nem sempre é discricionário, pois se há autorizações expedidasdiscricionariamente, as licenças, igualmente expressões típicas do poder de polícia, sãoatos vinculados.II) A apreensão de material de caça e pesca, inclusive embarcações e armas de fogo,utilizados por particulares em excursão de caráter esportivo, em desacordo com asdisposições dos Códigos de Caça e Pesca e da Lei dos Crimes Ambientais, não pode serefetuada sem a prévia oitiva e defesa dos acusados.III) A apreensão de gêneros alimentícios impróprios ao consumo, a queima de cultivarestransgênicos plantados sem autorização do órgão competente, a interrupção de umespetáculo teatral por ofensas aos governantes e o fechamento de estabelecimentoindustrial lançador de odores fétidos, são todas medidas que podem ser aplicadas semprévia oitiva ou admoestação aos particulares e independente de prévio pronunciamentojudicial.

a) Apenas a afirmativa I está inteiramente correta.b) Apenas a afirmativa II está inteiramente correta.c) Apenas a afirmativa III está inteiramente correta.d) Todas as afirmativas estão inteiramente corretas.

483. Considerar as seguintes afirmações, indicando, adiante, a alternativa correta:I) O Poder Público não pode exercer a sua atividade expropriatória para efetivação dareforma agrária em áreas situadas na Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Serra do Mar,Pantanal ou Zona Costeira, pois são áreas consideradas do Patrimônio Nacional.II) Para a instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativadegradação ambiental há necessidade de apresentação, pelo empreendedor, inclusive oPoder Público, de prévio estudo de impacto ambiental, na forma da lei.III) A Constituição Federal de 1988 converteu em bens públicos os imóveis particularesrecobertos por mata atlântica e florestas, estando o particular impedido de utilizar asreferidas áreas e sem direito a qualquer indenização.

a) Apenas a afirmativa I está inteiramente correta.b) Apenas a afirmativa II está inteiramente correta.c) Apenas a afirmativa III está inteiramente correta.d) Não há alternativa inteiramente correta.

484. Considerar as seguintes afirmações, indicando, adiante, a alternativa correta:I) A responsabilidade objetiva abrange atos praticados por agente pessoa jurídica dedireito público e de direito privado prestadora de serviços públicos, inclusiveconcessionários de serviços públicos.II) A responsabilidade objetiva do Estado supõe nexo de causa e efeito, isto é, que hajaum dano causado a terceiros em decorrência do ato do agente ou da prestação doserviço.III) A responsabilidade objetiva do Estado se verifica mesmo em relação aos atos doservidor praticados fora das funções públicas.

Page 6: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

6

a) Apenas as afirmativas I e II estão inteiramente corretas.b) Apenas as afirmativas I e III estão inteiramente corretas.c) Todas as afirmativas estão inteiramente corretas.d) Nenhuma das afirmativas está inteiramente correta.

485. Considerar as seguintes afirmações, indicando, adiante, a alternativa correta:I) No desempenho da implementação do programa de reforma agrária, o Poder Público,considerando a urgência na efetivação das medidas, está dispensado de comunicarpreviamente aos proprietários a realização das vistorias administrativas.II) A invasão de propriedades rurais, sem que os proprietários, apesar das medidasjudiciais, obtenham a reintegração na posse, caracteriza hipótese de força maiorimpeditiva de dar à terra a produtividade adequada.III) Para efeito de avaliação do cumprimento da função social da propriedade, não pode,mediante simples portarias, definir os índices de rendimento de produtos agrícolas e delotação de unidades pecuárias.

a) Apenas a afirmativa I está inteiramente correta.b) Apenas a afirmativa II está inteiramente correta.c) Apenas a afirmativa III está inteiramente correta.d) Nenhuma das afirmativas está inteiramente correta.

42 - BRDES/Analista de Projetos/Área: Ciências Jcas e Sociais/2001302. A pessoa jurídica de direito privado, instituída com capital preponderantementepúblico, na forma de sociedade anônima, é chamadaa) autarquia.b) empresa paraestatal.c) empresa pública.d) fundação.e) sociedade de economia mista.303. Os bens de uso comum do povo e os de uso especial, a fim de serem alienados,devem ter mudada a sua destinação, de forma que passem a integrar o patrimôniodisponível da entidade estatal a que estiverem vinculados, vindo a se chamar dominicais.A essa mudança se dá o nome dea) alienação.b) desafetação.c) expropriação.d) licitação.e) tredestinação.

304. De acordo com a Lei de Licitações, Lei n.º 8.666, de 21 de junho de 1993, a fase deatribuição do objeto da licitação ao vencedor de uma concorrência se chamaa) adjudicação.

Page 7: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

7

b) classificação.c) convocação.d) homologação.e) publicação.

86 - MPF/18º Concurso/Procurador da República/P Objetiva/2001615. AO ATO ADMINISTRATIVO, CUJA PRÁTICA DEPENDA DA VONTADE ÚNICA DEUM ÓRGÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, MAS CUJA EXEQÜIBILIDADE DEPENDADA VERIFICAÇÃO E APROVAÇÃO DE OUTRO ÓRGÃO, SE DÁ O NOME DE:a) ato administrativo múltiplo;b) ato administrativo complexo;c) ato administrativo conjunto;d) ato administrativo vinculado.

616. A FISCALIZAÇÃO DAS CONTAS NACIONAIS DAS EMPRESASSUPRANACIONAIS DE CUJO CAPITAL SOCIAL A UNIÃO PARTICIPE, DE FORMADIRETA OU INDIRETA, É DA COMPETÊNCIA:a) do sistema de controle externo do Poder Executivo;b) de Comissão Especial do Congresso Nacional;c) do Tribunal de Contas da União;d) do Conselho Monetário Nacional, por intermédio do Banco Central.

617. SE, NO DECORRER DE SUA EXECUÇÃO, UM CONTRATO ADMINISTRATIVO,REGULARMENTE FIRMADO, SE REVELAR PREJUDICIAL AO INTERESSE PÚBLICO:a) somente poderá ser rescindido pela administração pública por intermédio do PoderJudiciário;b) somente poderá ser rescindido por acordo entre as partes contratantes;c) poderá ser rescindido de forma unilateral, pela administração pública, com indenizaçãojusta à outra parte contratante;d) poderá ser rescindido unilateralmente pela administração pública sem qualquerindenização à outra parte contratante.

618. O INQUÉRIYO CIVIL PÚBLICO, INSTAURADO POR PORTARIA REGULAR:a) será encerrado em 60 dias;b) não tem prazo legal para ser encerrado;c) será encerrado em 30 dias;d) será encerrado em 180 dias.

619. A AÇÃO DISCIPLINAR ADMINISTRATIVA:a) prescreve em 4 (quatro) anos, quanto às infrações puníveis com pena de demissão;b) prescreve em vinte anos;c) é imprescritível, na hipótese de apropriação de dinheiro público;

Page 8: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

8

d) prescreve no prazo estabelecido na lei penal, se o fato objeto da ação disciplinaradministrativa constituir crime.

620. A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FIRMOU CONTRATO COM EMPRESA PRIVADAPARA A EXPLORAÇÃO DE SERVIÇO PÚBLICO DE TRANSPORTE DEPASSAGEIROS. O CONTRATO CONTÉM CLÁUSULA NA QUAL SE AFIRMA QUE AEXPLORAÇÃO DO SERVIÇO SERÁ FEITA A TÍTULO PRECÁRIO, POR PRAZOCERTO, SENDO RESCINDÍVEL NAS HIPÓTESES INDICADAS, TAXATIVAMENTE, EMLEI DETERMINADA. TRATA-SE DE UMA:a) concessão;b) permissão;c) autorização;d) permissão condicionada.

621. PARA A PRODUÇÃO DE LEI QUE REGULE A PRESERVAÇÃO DE UMA ÁREA DEFLORESTA, SITUADA NO ESTADO X E NO MUNICÍPIO Y (QUE TEM NELA SUA MAISIMPORTANTE ÁREA DE LAZER), DISTANTE TRÊS QUILÔMETROS E MEIO DAMARGEM DE UM RIO DE MÉDIO PORTE:a) edição de lei federal impede a edição de lei municipal;b) edição de lei estadual impede a edição de lei federal;c) podem ser editadas leis federal, estadual e municipal;d) a edição de lei municipal impede a edição de lei federal.

622. É DEVER DO ADMINISTRADOR PÚBLICO ATUAR SEGUNDO A LEI, PROIBIDASUA ATUAÇÃO CONTRA-LEGEM E EXTRA-LEGEM. ESSE PRINCÍPIO DO DIREITOADMINISTRATIVO SE DENOMINA:a) da restritividade ou legalidade estrita;b) da ultratividade;c) da moralidade;d) do condicionamento.

623. POR EXCLUSIVA CONVENIÊNCIA POLÍTICA, O PRESIDENTE DA REPÚBLICADEMITIU O DIRETOR GERAL DA AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA –ANEEL. CONSIDERADO UM TÉCNICO COMPETENTE E PROBO , FOI ELECONVIDADO PARA OCUPAR O CARGO DE DIRETOR PRESIDENTE DE UMAEMPRESA PRIVADA, GERADORA DE ENERGIA ELÉTRICA. PODE ELE ASSUMIRESTE NOVO CARGO:a) imediatamente;b) em 3 meses;c) em 12 meses;d) em 24 meses.

624. SE UM AGENTE ADMINISTRATIVO, NO USO DE SUA COMPETÊNCIADISCRICIONÁRIA, PRATICA ATO ADMINISTRATIVO DECLARANDO O MOTIVO QUEO JUSTIFICA:

Page 9: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

9

a) tal ato continua discricionário;b) a declaração do motivo constitui manifestação inócua do agente;c) mesmo demonstrada a inexistência do motivo declarado, tal ato fica imune ao controledo Poder Judiciário;d) a validade deste ato passa a depender da existência do motivo declarado.

625. INDIQUE O ENUNCIADO CORRETO:O fato de a lei exigir o depósito prévio da multa como pressuposto de admissibilidade dorecurso administrativo, segundo orientação do Supremo Tribunal Federal:a) ofende o direito constitucional do contribuinte de livre acesso à justiça administrativa;b) é cabível apenas em decisões que envolvam cobrança de imposto direto;c) não ofende o direito constitucional de acessibilidade à instância administrativa;d) é possível no caso de cobrança de tributos sujeitos ao regime de lançamento porhomologação.

41 - Prefeitura Municipal de Guaru/Advogado/2001291. Constitui(em) ato(s) de improbidade administrativa que atenta(m) contra os princípiosda Administração Pública:A. Ordenar ou permitir a realização de despesas não autorizadas em lei ou regulamento.B. Permitir, facilitar ou concorrer para que terceiro se enriqueça ilicitamente.C. Frustrar a licitude de concurso público.D. Dispensar processo licitatório indevidamente.

292. Assinale a alternativa correta, conforme o previsto na Lei 8429/92:A. Os atos de improbidade administrativa importarão, cumulativamente, na suspensão dosdireitos políticos, na perda da função pública, na indisponibilidade dos bens e noressarcimento ao erário, na forma e na gradação previstas em lei, sendo vedado o “bis inidem”, mediante ação penal.B. Os atos de improbidade administrativa que atentam contra os princípios daAdministração Pública importarão, cumulativamente, ao responsável, no ressarcimentointegral do dano, se houver, na perda da função pública, na suspensão dos direitospolíticos, no pagamento de multa civil no valor de até 100 vezes a remuneração percebidapelo agente e na proibição de contratar com o Poder Público ou dele receber incentivosou benefícios fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, por 3 anos, sem prejuízo dassanções penais, administrativas e civis, previstas em lei específica.C. A aplicação das sanções previstas na Lei 8429/92 dependerá da efetiva ocorrência dodano ao patrimônio público.D. A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos aplicadas como sançãoà prática de ato de improbidade administrativa já se efetivam com a condenação doagente em primeiro grau de jurisdição, independentemente da eventual interposição derecurso.

293. NÃO se inclui, dentre os princípios da licitação:

Page 10: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

10

A. Princípio do “non bis in idem”.B. Princípio da competitividade.C. Princípio da vinculação ao instrumento convocatório.D. Princípio da padronização.

294. Assinale a alternativa INCORRETA:A. Na modalidade licitatória do convite, haverá contratação direta pela AdministraçãoPública se, por insuficiência do mercado ou por manifesto desinteresse dos convidados,for impossível obter, no mínimo, 3 propostas em condição de julgamento.B. Na modalidade licitatória do convite, havendo na praça mais de 3 possíveisinteressados, a cada novo convite realizado para objeto idêntico ou assemelhado éobrigatório o convite a, no mínimo, mais um interessado, enquanto houver cadastradosque não tenham sido convidados nas últimas licitações.C. É expressamente vedada a combinação das modalidades licitatórias taxativamenteprevistas em lei.D. Na modalidade licitatória do convite, se, por insuficiência do mercado, for impossívelobter, no mínimo, 3 propostas em condição de julgamento, essa circunstância deverá ser

295. A vedação constitucional de acumulação remunerada de cargos públicos:A. Estende-se a empregos e funções públicas, mas abrange apenas as autarquias e osentes da Administração Pública direta.B. Restringe-se aos cargos públicos, excluídos empregos e funções públicas, e abrangeas autarquias.C. Estende-se a empregos e funções, mas não se aplica às pessoas jurídicas daAdministração indireta quando houver compatibilidade de horários.D. Constitui regra geral, mas é permitida a acumulação remunerada de um cargo devereador com qualquer outro cargo, emprego ou função pública, desde que hajacompatibilidade de horários.

296. No tocante aos bens públicos, assinale a alternativa correta:A. Os bens públicos não podem ser jamais objeto de desapropriação.B. Os bens públicos de domínio de Municípios só podem ser desapropriados pela União,desde que para fins de utilidade pública.C. Os bens públicos de domínio de um Município podem ser desapropriados tanto pelaUnião quanto pelo Estado-membro em cujo território se encontrem.D. Os bens públicos de domínio de um Município só podem ser desapropriados peloEstado-membro em cujo território se localize e, nunca, pela União, em face do princípiofederativo.

297. Sobre bens públicos, assinale a alternativa ERRADA:A. Os de uso comum ou especial, enquanto estiverem afetados, serão sempreinalienáveis.B. As terras devolutas são bens públicos dominicais, sendo que as indispensáveis àdefesa das fronteiras, das fortificações e das construções militares, as vias federais decomunicação, bem como as áreas de preservação ambiental pertencem à União. As

Page 11: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

11

demais pertencem aos Estados-membros, desde que não tenham sido trespassadas aosMunicípios.C. Os bens desafetados, ao passarem à categoria de bens públicos dominicais poderão,por meio de lei, perder a inalienabilidade.D. A desafetação dos bens de uso comum, isto é, seu trespasse para uso especial ou suaconversão em bens meramente dominicais dar-se-á com o trânsito em julgado desentença declaratória procedente.

298. Assinale a alternativa ERRADA:A. A presunção de legitimidade do ato administrativo é presunção “jure et de jure”(absoluta), em face da supremacia do Poder Público perante os administrados.B. O chamado “poder extroverso” da Administração, que permite ao Poder Público editarprovimentos que interferem na esfera jurídica do administrado, dá ao ato administrativo oatributo de imperatividade.C. Conforme a teoria dos Motivos Determinantes, ocorrerá nulidade do ato administrativose o agente invocar fatos falsos para fundamentar a prática de ato discricionário, aindaque a lei dispense motivação expressa.D. A autorização de porte de arma e a licença para construir são exemplos,respectivamente, de ato administrativo discricionário e de ato administrativo vinculado.

299. A invasão de um presídio pela Polícia Militar do Estado, em caso de rebelião depresos, que venha a acarretar várias mortes de detentos e policiais, como ocorreu noepisódio do Carandiru, caracteriza a responsabilidade objetiva do Estado:A. Por ser ordenada pela cúpula da Polícia Militar e por outras autoridades superiores.B. Pela teoria do risco administrativo.C. Pelo abuso de direito de repressão, individualmente comprovado.D. Pela configuração da chamada “falta de serviço”, ou seja, pelo mau funcionamento doserviço.

300. Em relação aos contratos administrativos, é correto afirmar que:A. A “exceptio non adimpleti contractus”, sendo princípio geral de direito contratual, éaplicável sem qualquer restrição.B. O particular contratado poderá suspender o cumprimento de suas obrigaçõescontratuais se os pagamentos devidos pela Administração Pública atrasarem por mais de90 dias, salvo em caso de calamidade pública, grave perturbação da ordem interna ouguerra.C. A rescisão unilateral do contrato pela Administração Pública por razões de relevanteinteresse público não acarreta o pagamento de indenização ao contratado não culpado,em face do princípio da supremacia do interesse público sobre o particular.D. É facultada à empresa concessionária de serviço público a paralisação sumária naexecução do serviço, na hipótese de não estar recebendo os pagamentos devidos pelaAdministração.

301. Assinale a alternativa ERRADA:

Page 12: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

12

A. A Administração Pública poderá revogar ato administrativo por motivo de conveniênciae oportunidade.B. A revogação do ato administrativo tem efeitos “ex nunc”, pois ao ato revogado, legítimoe eficaz, não se podem negar os efeitos passados produzidos.C. O controle da Administração feito pelo Poder Judiciário pode, por vezes, adentrar omérito do ato administrativo, analisando aspectos de conveniência e oportunidade.D. A anulação do ato administrativo ilegítimo ou ilegal pode ser feita tanto internamente,pela própria Administração Pública, como externamente, pelo Poder Judiciário.

91 - Procuradoria-Geral do MT/ Procurador do Estado/2001670. João das Couves, por equívoco da Prefeitura Municipal de Nuvens Negras, teve osseus proventos erroneamente calculados, com fixação de um “quantum” a menor. Portratar-se de pessoa de pouca informação, durante 06 (seis) anos, não constatou estairregularidade. A Administração Pública, a despeito de verificar a procedência do pedidode adequação que lhe foi formulado, entendeu pela ocorrência da prescrição, que nessecaso:a) atingirá o próprio fundo de direito;b) não se verificará em qualquer hipótese, pois o ato apresenta vício de nulidade;c) não alcançará o fundo de direito, mas retroagirá, atingindo as prestações referentes aoprazo qüinqüenal;d) começara a fluir apenas da citação em medida judicial que venha a ser proposta.

671. O figurino estabelecido pela legislação aplicável à Procuradoria-Geral do Estado deMato Grosso permite a análise das conclusões abaixo indicadas. Assinale a alternativacorreta.a) É defeso ao Procurador do Estado o exercício da advocacia fora de suas atribuiçõesinstitucionais, salvo se em causa própria.b) Cabe à Procuradoria-Geral do Estado a representação extrajudicial do Estado de MatoGrosso.c) Compete à Procuradoria-Geral do Estado apenas a cobrança dos créditos tributáriosdefinidos em lei.d) Excepcionalmente, poderá o Procurador do Estado atuar na assistência judiciária,desde que designado pelo Conselho Superior da PGE.

672. Assinale a alternativa incorreta:a) a concessão de uso é contrato administrativo “intuitu personae”;b) a autorização de uso é ato administrativo unilateral e discricionário;c) a permissão de uso é ato administrativo bilateral, precário e revogável;d) a licença, diversamente da autorização, caracteriza-se como ato vinculado.

Page 13: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

13

673. Imaginando que um servidor público estadual venha ser criminalmente absolvido emfunção da inexistência do fato ilícito alegado ou da autoria a ele imputada:a) nas áreas civil e administrativa a sua responsabilidade não será afastada;b) a responsabilidade civil será afastada, mas não a administrativa;c) a responsabilidade administrativa será afastada, mas não a civil;d) será afastada a sua responsabilidade nas áreas civil e administrativa.

674. Sabe-se que a lei pode deixar à autoridade administrativa a opção de, no casoconcreto, dentre várias soluções nela previstas, adotar uma ou outra, visando a prática dedeterminado ato.Tal situação guarda relação com:a) o mérito administrativo;b) o poder vinculado;c) a eficácia do ato;d) a motivação do ato.

675. Autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista,efetivamente, integram a Administração Indireta, sendo que:I. autarquias e empresas públicas têm personalidade jurídica de direito público;II. sociedades de economia mista e empresas públicas têm personalidade jurídica dedireito privado;III. todas elas apresentam-se como entidades ou pessoas políticas estatais;IV. todas elas apresentam-se como entes administrativos.

Das alternativas acima indicadas:a) I e III estão corretas;b) II e IV estão corretas;c) II e IV estão incorretas;d) III e IV estão corretas;

676. O processo administrativo disciplinar, mercê das disposições legais a ele aplicáveis:I. deve observar os princípios da oficialidade, da atipicidade e da gratuidade;II. expediente, outorga, controle e punitivo são suas modalidades;III. sua instauração depende, necessariamente, de sindicância;IV. não pode ser instaurado mediante provocação de particular.A quantidade de itens incorretos é:a) um;b) dois;c) três;d) quatro.

677. Por necessidade ou utilidade pública, o Estado de Mato Grosso poderá desapropriar:

Page 14: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

14

I. bens de particulares e de municípios localizados em seu território;II. bens da União ou de autarquias federais;III. bens de outros Estados federados ou das autarquias estaduais a eles pertencentes;IV. somente bens de particulares.A respeito do tema proposto, podemos dizer que:a) apenas I e II estão incorretos;b) II e III estão corretos;c) apenas III e IV estão corretos;d) apenas I está correto.

678. A responsabilidae civil do Estado, pelos danos causados por seus agentes aterceiros, é:I. objetiva, não admitindo o direito de regresso;II. objetiva, sendo admitido o regresso contra o agente responsável, dolosa ouculposamente, pelo dano;III. objetiva, porém, dependente da comprovação de culpa por parte do agente.Tangentemente aos itens propostos, é de se afirmar que:a) somente I está correto;b) somente II está correto;c) II e III estão corretos;d) somente III está incorreto.

679. A melhor doutrina define a servidão administrativa como “o direito real de gozo, denatureza pública, instituído sobre imóvel de propriedade alheia, com base em lei, porentidade pública ou os seus delegados, em favor de um serviço público ou de um bemafetado a fim de utilidade pública” (Di Pietro, 1999/143).Essa definição permite concluir que a servidão:I. dispensa a exigência de lei específica;II. sempre limita a propriedade;III. pode ser estabelecida sobre imóveis da própria pessoa jurídica de direito público.Cortejando as conclusões esposadas, extrai-se que:a) somente a alternativa I está correta;b) somente a alternativa II está correta;c) somente a alternativa III está incorreta;d) somente as alternativas I e III estão corretas.

680. Quando ainda submetido ao período de estágio probatório, o Procurador do Estadode Mato grosso terá direito a:I. afastar-se para missão de estudo em outro Estado federado;II. exercer cargo comissionado;III. licença para atividade política.Com referência aos itens acima expostos:

Page 15: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

15

a) I e II estão corretos;b) I e II estão incorretos;c) III está incorreto;d) II e III estão corretos.

681. As várias características do contrato administrativo permitem afirmar:I. a sua mutabilidade;II. a sua posição de gerar inteira igualdade entre os signatários;III. a sua caracterização como contrato de adesão;IV. a impossibilidade de a Administração fixar unilateralmente as cláusulas contratuais.Das assertivas supra:a) I e IV estão incorretas;b) II e III estão corretas;c) I e III estão incorretas;d) II e IV estão incorretas.

682. O ato praticado por autoridade pública, não diretamente relacionado com o contrato,porém, nele repercutindo indiretamente, provocando desequilíbrio econômico-financeiro, épela doutrina denominado:a) fato do príncipe;b) desvio de poder;c) fato acidental;d) ato discricionário.

683. É pacífico na doutrina e iterativo na jurisprudência o entendimento de que aAdministração Pública só pode agir “secundun legem”. Esse entendimento exterioriza oconhecido princípio:a) da restritividade ou da legalidade restrita;b) do condicionamento da administração;c) da discricionariedade;d) da moralidade.

684. São formas de extinção da concessão de serviços públicos, por ato unilateral daAdministração Pública, antes de expiar o prazo contratual:I. a encampação ou resgate;II. a retrocessão;III. a reversão;IV. a tredestinação.Avaliando as alternativas alinhadas:a) somente I está correta;b) somente II está correta;c) somente III está correta;

Page 16: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

16

d) somente IV está correta.

685. Na hipótese de o Prefeito Municipal de Poconé, com o afã de melhor servir aosmoradores daquela cidade, decidir-se por delegar à iniciativa privada a execução doserviço público de coleta de lixo urbano, indique a seqüência corretas das medidasprocedimentares a serem tomadas:a) edital de licitação, regulamento do serviço, lei autorizativa contrato de concessão;b) regulamento do serviço, edital de licitação, termo de permissão, lei autorizativa;c) lei autorizativa, regulamento do serviço, edital de licitação, contrato de concessão;d) edital de licitação, lei autorizativa, contrato de concessão, regulamento do serviço.

686. No âmbito da Lei 8.429, de 02/06/92 (Lei da Improbidade Administrativa):I. sujeito ativo é apenas o servidor público efetivo;II. a sociedade de economia mista estadual pode ser sujeito passivo;III. os atos danosos, meramente culposos, podem ser nela enquadrados;IV. se o ato praticado também constituir infração penal, fica obstada a abertura doprocesso administrativo disciplinar ou a propositura de ação civil buscando a reparação dodano.Diante do quadro telado, podemos afirmar:a) a alternativa I está correta;b) a alternativa II está incorreta;c) as alternativas III e IV estão corretas;d) somente as alternativas II e III estão corretas.

687. O Palácio Paiaguás, sede do Governo do Estado de Mato Grosso, aos termos da lei,deve ser considerado:a) bem dominical do Estado de mato Grosso;b) bem público de uso comum do povo;c) bem público de uso especial;d) bem público de natureza mista.

688. Quanto aos crimes praticados por funcionários públicos contra a Administração emgeral:I. a concussão apresenta-se como uma espécie de extorsão, que se aperfeiçoa com aobtenção de vantagem indevida, ainda que fora da função o agente, porém em razãodela;II. o peculato pode ser imputado a quem não seja servidor público;III. o sujeito ativo da corrupção passiva é o funcionário que solicita ou aceita vantagemindevida;IV. a condescendência criminosa admite a forma tentada.Indaga-se a respeito:a) apenas a alternativa IV está incorreta;b) apenas as alternativas I e III estão corretas;

Page 17: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

17

c) apenas as alternativas II e IV estão incorretas;d) todas as alternativas estão corretas.

689. Assinale a alternativa que indica os atributos característicos do poder de polícia:a) auto-executoriedade, legitimidade e imperatividade;b) discricionariedade, legitimidade e coercibilidade;c) auto-executoriedade, discricionariedade e coercibilidade;d) imperatividade, discricionariedade e auto-executoriedade.

92 - Procuradoria-Geral do RN/ Procurador do Estado/2001690. A alteração unilateral de contrato administrativo pela Administração Públicaconsubstancia expressão prática da aplicação de que princípio?a) moralidadeb) supremacia do interesse público sobre o particularc) hierarquiad) eficiênciae) motivação

691. Descentralização administrativa por colaboração é:a) a transferência por meio de contrato ou ato administrativo unilateral da execução dedeterminado serviço público a pessoa jurídica de direito privado, conservando o poderpúblico a titularidade do serviço.b) a transferência por meio de contrato ou ato administrativo unilateral da execução e datitularidade de determinado serviço público a pessoa jurídica de direito privado.c) a transferência por lei da titularidade e da execução de determinado serviço públicopara pessoa jurídica de direito público ou privado.d) atribuição de personalidade jurídica própria, de direito público, a uma entidade local,geograficamente delimitada, com capacidade administrativa genérica.e) faculdade legal de celebração de contratos de prestação de serviços relativos aatividades materiais acessórias.

692. Assinale a alternativa que contém uma afirmação incorreta:a) A noção de interesse público encerra conceito jurídico indeterminado.b) O regime jurídico administrativo é composto por prerrogativas e sujeições.c) O princípio da finalidade, ou da supremacia do interesse público, está presente nomomento da elaboração da lei, condicionando a atuação do legislador, bem como nomomento da sua execução em concreto pela Administração Pública.d) Em nome do princípio da eficiência, introduzido na Constituição Federal pela EmendaConstitucional n. 19, de 4/6/98, o administrador passou a ter a disponibilidade sobre osinteresses públicos confiados à sua guarda e realização, relativizando o princípio dalegalidade.

Page 18: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

18

e) A Administração Pública pode se submeter a regime jurídico de direito privado ou aregime jurídico de direito público.

693. Assinale a alternativa correta sobre a distinção entre dispensa e inexigibilidade delicitação:a) As hipóteses de inexigibilidade de licitação estão taxativamente fixadas na lei, sendo assituações de dispensa de licitação apenas exemplificativamente discriminadas.b) Na dispensa de licitação existe possibilidade de competição. A licitação deixa deocorrer por opção discricionária do administrador. Na inexigibilidade a competição éinviável, porque apenas uma pessoa ou um único objeto satisfazem as necessidades daAdministração.c) Na inexigibilidade de licitação a competição é perfeitamente possível, sendo opçãodiscricionária do administrador a não realização do certame licitatório. Nas hipóteses dedispensa de licitação é impossível realizar-se o procedimento licitatório.d) Não há distinção. O administrador pode optar livremente por uma ou outra alternativa.e) As hipóteses de dispensa elencadas na lei, pela sua própria natureza, emboraevidenciem a possibilidade de competição, obriqam o administrador a, diante da situaçãofática nelas abstratamente descrita, deixar de realizar o procedimento licitatório. Nainexigibilidade de licitação a inviabilidade de competição faculta ao administrador a nãorealização do procedimento licitatório.

694. Assinale a alternativa que contém uma afirmação incorreta.a) Não existe poder de tutela entre a entidade descentralizada e a pessoa jurídica que ainstituiu sem expressa previsão legal, na medida em que o poder de controle não podeinvadir a liberdade de auto-administração atribuída ao ente descentralizado.b) A tutela não se presume; ela se constitui de uma soma de competências particularesatribuídas explicitamente por lei, que não podem ser acrescidas, nem por analogia.c) Entes descentralizados não estão hierarquicamente subordinados à AdministraçãoDireta. Existe apenas uma vinculação para fins de controle.d) O recurso hierárquico é dirigido a autoridade superior àquela que proferiu a decisãoatacada, para reexame da questão. Sua interposição pressupõe a existência devinculação hierárquica.e) Recurso hierárquico impróprio é aquele dirigido a autoridade de órgão diverso daqueleque proferiu a decisão atacada. Sua interposição é sempre possível, independente deexpressa previsão legal, sendo decorrência do princípio do contraditório e da ampladefesa.

695. Sobre a função administrativa é correto assinalar:a) Caracteriza-se por prover de maneira imediata e concreta às exigências individuais oucoletivas para a satisfação dos interesses públicos. É imparcial, concreta e subordinada.b) Existe exclusivamente no seio do Poder Executivo, único apto a editar atosadministrativos.c) O administrador público, no exercício da função administrativa, só deve atuar quandoprovocado, na medida em que não dispõe da iniciativa para dar à lei contornos concretos.d) Tem como pressuposto a satisfação do bem comum. Além de ser exercida pelo PoderExecutivo, também está presente em atos do Poder Judiciário e do Poder Legislativo,

Page 19: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

19

podendo, ainda, materializar-se por meio de atos praticados por terceiros autorizados aagir em nome do Estado, como ocorre com os concessionários e permissionários deserviços públicos.e) Na sua abrangência não se incluem as atividades de fomento.

696. A alteração do contrato administrativo para restabelecimento da equação econômico-financeira inicialmente pactuada, nos termos traçados pela Lei n. 8.666/93, é hipótese:a) Não admitida. O contrato deve ser executado nos exatos valores constantes daproposta vencedora, admitindo-se apenas o reajuste de valores conforme assinalado noinstrumento convocatório da licitação, em face da predominância dos princípios davinculação ao instrumento convocatório e da supremacia do interesse público sobre oparticular.b) Não admitida por força da aplicação do princípio pacta sunt servanda.c) Admitida apenas e exclusivamente se a Administração impuser encargos adicionais aoparticular contratado, não inicialmente previstos no instrumento convocatório.d) Admitida sempre que o contratado demonstrar que os preços constantes de suaproposta não refletem os valores de mercado na data da prestação, ainda que a causa dodescompasso seja anterior à apresentação da proposta.e) Admitida em caráter excepcional, desde que presente álea econômica extraordinária eextracontratual.

697. A Administração Estadual desapropriou terreno urbano para fins de utilidade públicacom intuito de edificar escola. Passados dez anos a escola teve de ser inteiramentedemolida para dar lugar, em parte da área, a ampliação da rodovia. A parte remanescentenão aproveitada na ampliação, para não ficar ociosa, foi transformada em posto de saúde.Em decorrência, assinale a alternativa correta:a) O particular desapropriado tem direito à retrocessão da área, nos termos do artigo1.150 do Código Civil, porque a destinação atual do bem é diversa da apontada nodecreto expropriatório. Cuida-se de hipótese de desvio de poder.b) Ainda que não se cuide de hipótese de desvio de poder, o antigo proprietário da áreaterá pleno êxito se pleitear judicialmente a retrocessão porque a Administração não podealterar a destinação apontada no decreto expropriatório.c) Não há direito à retrocessão. Avaliando discricionariamente a situação fática, noentanto, poderia o administrador público, em vez de implantar o posto de saúde, ofereceressa parte da área ao antigo proprietário para que ele, se assim o desejasse, exercesse odireito de preempção nas condições previstas pelo artigo 1.150 do Código Civil, isto é,podendo readquirir a área pelo mesmo montante expropriado, sem qualquer atualizaçãodo valor pago pelo Poder Público.d) Não há direito à retrocessão. A dinâmica da vida social admite que a Administração dêao bem destino diverso do inicialmente previsto, desde que igualmente atendido ointeresse público.e) Na doutrina e na jurisprudência é pacífico o entendimento de que não tem o primitivoproprietário o direito de reaver o próprio imóvel desapropriado, na medida em que anorma do Código Civil foi revogada pelo artigo 35 do Decreto-lei n. 3.365, de 21 de junhode 1941. O particular teria direito, apenas, de pleitear perdas e danos.

698. Ato administrativo complexo é:

Page 20: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

20

a) aquele que versa sobre questões de difícil alcance.b) aquele que resulta da manifestação de dois ou mais órgãos, em que a vontade de um éinstrumental em relação a de outro, que edita o ato principal.c) aquele que depende da manifestação de vontade de um órgão colegiado.d) aquele que depende da manifestação de vontade de um ou mais órgãos colegiados.e) aquele que resulta da manifestação de dois ou mais órgãos, sejam eles singulares oucolegiados, cuja vontade se funde para formar um ato único.

699. Ato administrativo inexistente é:a) ato administrativo que não foi praticado.b) ato administrativo que não chega a entrar no mundo jurídico por falta de um elementoessencial e que, em conseqüência, não é passível de convalidação.c) ato administrativo que embora padeça de graves vícios na sua formação é passível deser objeto de convalidação.d) ato praticado com defeito de forma.e) ato praticado com defeito de competência, podendo ser ratificado pela autoridadesuperior.

700. Sobre as autarquias, assinale a afirmação correta:a) Só podem ser criadas por lei, podendo assumir personalidade de direito público ouprivado.b) Contra seus atos cabe mandado de segurança mas não ação popular.c) Têm plena capacidade de auto-administração, o que lhes confere poder para criar opróprio direito.d) Podem ser conceituadas como serviço público descentralizado.e) Não se sujeitam à lei de licitações.

701. Assinale a alternativa que contém afirmação inverídica acerca do princípio darazoabilidade:a) É conceito que está implícito na Constituição Federal;b) Pode ser considerado em relação à lei, hipótese em que está intimamente relacionadocom os princípios da isonomia e do devido processo legal substantivo e pode ser tomadoem relação aos atos da Administração, quando se confunde com o princípio daproporcionalidade;c) O princípio da razoabilidade pode ser encontrado no artigo 37, inciso XXI, daConstituição Federal, que, ao exigir licitação para as compras, alienações, obras eserviços somente admite exigências de qualificação técnica e econômica indispensáveis àgarantia do cumprimento das obrigações;d) Pode, em situações especiais, ser invocado como justificativa para a AdministraçãoPública deixar de cumprir preceito legal;e) Serve de limite à discricionariedade do administrador público.

702. Assinale a alternativa correta. Os bens públicos:

Page 21: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

21

a) podem ser alienados a partir de exame de conveniência e oportunidade peloadministrador. A alienação de bens imóveis sujeita-se apenas à prévia avaliação erealização de procedimento licitatório.b) apenas os bens públicos dominicais podem ser alienados, desde que haja razão deinteresse público mediante prévia avaliação e autorização legislativa, se imóveis, e desdeque realizado procedimento licitatório. A dispensa de licitação só é admitida nas hipótesesprevistas na lei.c) não podem ser alienados por força do princípio da indisponibilidade do interessepúblico.d) apenas os bens públicos de uso especial podem ser alienados, mediante autorizaçãolegislativa, se imóveis, e desde que submetidos a prévia avaliação, medianteprocedimento licitatório na modalidade de concorrência.e) a autorização legislativa para alienação de bens públicos é sempre exigida, sejam osbens móveis ou imóveis.

703. Entre as prerrogativas atribuídas ao particular por força do contrato de concessãonão se encontra a de:a) promover desapropriação.b) zelar pelos bens vinculados à prestação do serviço.c) alterar as normas de organização do serviço.d) gerir os recursos financeiros necessários à prestação do serviço.e) captar os recursos financeiros para prestação do serviço.

704. Em matéria de estabilidade do servidor público é correto afirmar:a) Uma das alterações introduzidas pela Emenda Constitucional n. 19/98 diz respeito à"flexibilização" da estabilidade do servidor público vitalício, que passou a ser demissívelmediante processo administrativo.b) Restou fortalecida pela EC n. 19/98.c) Foi relativizada pela EC n. 19/98. O servidor público passou a ser demissível tambémmediante procedimento administrativo de avaliação de desempenho e se não forcumprido o limite de gastos com pessoal estabelecido em lei complementar.d) Passou a ser adquirida após três anos de efetivo exercício. As hipóteses em que oservidor efetivo poderá perder o cargo foram ampliadas no texto constitucional, admitindo-se, sem qualquer formalidade, a demissão ad nutum do servidor público sempre que olimite de gastos com pessoal superar os limites fixados em lei complementar.e) A estabilidade beneficia os servidores ocupantes de cargos e empregos públicos,cumprido o estágio probatório de três anos, desde que submetidos a avaliação especialde desempenho por comissão instituída para essa finalidade.

705. A atividade do Estado consistente em limitar o exercício dos direitos individuais embenefício do interesse público é chamada de:a) Poder hierárquico.b) Poder de polícia.c) Serviço público.d) Atividade de fomento.

Page 22: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

22

e) Poder regulamentar.

706. Em matéria de contratos e convênios é correto afirmar:a) os convênios representam um acordo de vontades, envolvendo interesses recíprocospara consecução de fim comum. Podem ser firmados pelo poder público com entidadespúblicas ou privadas.b) não existe diferença substancial entre eles, podendo ser indistintamente adotados pelaAdministração Pública quando desejar associar-se a outras entidades públicas ouprivadas.c) os convênios apenas podem ser firmados com entidades públicas.d) os convênios representam um acordo de vontades, com natureza contratual, devendoser utilizados preferencialmente aos contratos, sempre que a Administração Públicapretender celebrar ajustes em condição de igualdade com o particular, abdicando da suaposição de supremacia.e) os convênios firmados pelo poder público com outros órgãos ou entidades públicasadquirem personalidade jurídica, podendo assumir direitos e obrigações em nome próprio.

707. Desapropriação extensiva é:a) modalidade de desapropriação por utilidade pública, caracterizada por abranger a áreacontígua necessária ao desenvolvimento da obra a que se destina e as zonas que sevalorizarem extraordinariamente em conseqüência da realização do serviço.b) modalidade de desapropriação destinada a implementar planos de urbanização; oloteamento de terrenos edificados ou não para sua melhor utilização econômica, higiênicaou estética.c) modalidade de desapropriação destinada a garantir o abastecimento regular de meiosde subsistência aos centros populacionais.d) modalidade de desapropriação realizada a título punitivo, incidente sobre terras ondese cultivem plantas psicotrópicas.e) o mesmo que desapropriação por interesse social.

69 - TAMG/Oficial Judiciário/2001573. O servidor público estadual que não logre aprovação em estágio probatório deverá, após ocumprimento das formalidades próprias, ser:a) demitidob) posto em disponibilidadec) exoneradod) aproveitado em outro cargo, se houver

574. A exigência de que o servidor público estadual aja sempre com a maior dedicação ao serviço epleno acatamento ao ordenamento constitucional, de modo a identificar-se com os superiores interessesdo Estado e os fins legítimos da Administração, define, especificamente, o dever funcional de:a) discriçãob) lealdade

Page 23: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

23

c) obediênciad) urbanidade

575. Determinado funcionário público estadual estável é eleito prefeito municipal. Para oexercício do mandato, o servidor:a) deverá ser colocado em disponibilidadeb) será afastado do cargo, podendo optar por sua remuneraçãoc) poderá exercer o cargo e o mandato, recebendo por ambos, desde que hajacompatibilidade de horáriodeverá requerer licença para tratar de assuntos particulares

69 - TJPI/Juiz Substituto/2001502. O contrato administrativo pode ser alterado, consoante previsão da Lei dasLicitações e Contratos Administrativos (Lei nº 8.666/93), por acordo das partes e desdeque haja a devida justificação, quandoa) houver modificação do projeto para melhor adequação técnica aos seus objetivos.b) necessária a modificação do valor contratual em decorrência de acréscimos efetuadose desde que respeitados os limites da lei.c) ocorrer descumprimento de cláusulas contratuais.d) houver subcontratação total de seu objeto.e) conveniente a substituição da garantia dada para sua execução.

503. A respeito da pessoa jurídica de direito público Município, assinale a assertivacorreta.a) Sua fiscalização será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controleexterno, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma dalei.b) A lei orgânica municipal deve ser aprovada por maioria simples e em votação única.c) O número de vereadores deve ser proporcional ao eleitorado municipal e nunca seráinferior a 11.d) O subsídio do Prefeito é fixado por ato da Mesa Diretora da Câmara Municipal.e) O Prefeito Municipal, quando acusado de prática de improbidade administrativa,deverá ser julgado perante o Tribunal de Justiça.

504. Quanto ao regime jurídico do servidor público civil, é correto afirmar quea) a investidura em cargo público depende de aprovação prévia em concurso público deprovas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo, naforma que for estabelecida pela Administração Pública.b) a lei reservará os casos de contratação por tempo determinado para atender anecessidade temporária de excepcional interesse público.

Page 24: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

24

c) a Administração Pública, nos termos da Constituição Federal, reservará percentualdos cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência, definindo elaprópria os critérios de sua admissão.d) havendo compatibilidade de horários, é permitida a cumulação remunerada de cargospúblicos.e) a remuneração do servidor público será revista a qualquer tempo, sempre a critério daAdministração Pública.

505. A revogação e a nulidade do ato administrativo são temas sempre presentes nocontrole jurisdicional da Administração Pública. Diante disso, assinale a assertiva correta.a) O mandado de segurança é o recurso processual cabível para atacar a revogação doato administrativo desde que presente o direito líquido e certo da parte impetrante.b) A declaração de nulidade não pode retroagir para atingir direito adquirido.c) A revogação, embora típica manifestação de vontade administrativa, só produz efeitosa partir de sua publicação.d) A declaração de nulidade, quando proclamada pela própria Administração Pública, emrespeito ao poder discricionário, não necessita de motivação.e) Da sentença proferida em ação popular e que declara procedente a nulidade de atoadministrativo lesivo ao patrimônio público, cabe reexame necessário.

506. A desapropriação é uma das formas de intervenção do Estado na propriedadeprivada. Diante disso, tomando-se por base o Decreto-Lei nº 3.365/41, é correto afirmarquea) da sentença que fixar o preço da indenização caberá apelação nos efeitos suspensivoe devolutivo, quando interposta pelo expropriado.b) a União pode desapropriar bens do Estado, independentemente de autorizaçãolegislativa.c) a sentença que condenar a Fazenda Pública em processo desapropriatório, qualquerque seja o valor, fica sujeita ao duplo grau de jurisdição.d) no âmbito do Município, o Prefeito Municipal é a autoridade competente paradesapropriar, por decreto, bens de particulares.e) O bem hipotecado, por se tratar de garantia real, não pode ser objeto dedesapropriação.

45 - Atividades Notariais e de Registro/RJ/2001310. Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável:A. ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seuadequado aproveitamento em outro cargo;B. ficará em disponibilidade, com remuneração integral, até seu adequadoaproveitamento em outro cargo;C. ficará em disponibilidade, com remuneração integral, até a restauração do cargoextinto;D. será aproveitado no cargo de classificação mais elevada do quadro ao qual pertencia;

Page 25: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

25

E. ficará em disponibilidade, com remuneração integral, até completar o prazo faltante àaposentadoria.

311. - O funcionário deixará de receber:A. 1/3 ( um terço ) do vencimento, durante o afastamento por motivo de suspensãopreventiva, excluídas as vantagens pessoais;B. 1/3 ( um terço ) do vencimento, durante o recolhimento à prisão por ordem judicial nãodecorrente de condenação definitiva, sem direito à percepção de vantagens pessoais;C. 2/3 ( dois terços ) do vencimento e vantagens, durante o cumprimento, sem perda docargo, de pena privativa de liberdade;D. 2/3 ( dois terços ) do vencimento, durante o cumprimento, sem perda do cargo, depena privativa de liberdade, excluídas as vantagens pessoais;E. o vencimento do dia, se comparecer ao serviço após 60 (sessenta) minutos seguintesà hora inicial do expediente, não computadas as vantagens pessoais para efeito dedesconto.

312. A falta administrativa, também prevista como crime na lei penal, prescreverá:A. em 05 ( cinco ) anos, a contar da ciência da autoridade administrativa;B. juntamente com o crime respectivo;C. em 05 ( cinco ) anos, a contar da data do evento punível;D. no mesmo prazo aplicável à pena de demissão;E. no mesmo prazo aplicável à cassação de aposentadoria ou disponibilidade.

313. A suspensão preventiva do funcionário público decorrente da instauração deprocesso administrativo disciplinar, por malversação ou alcance de dinheiro ou valorespúblicos ocorrerá:A. pelo prazo máximo de 30 ( trinta ) dias a contar da instauração;B. pelo prazo máximo de 90 ( noventa ) dias, findos os quais cessarão automaticamenteseus efeitos;C. até a decisão final do respectivo processo administrativo disciplinar;D. até decisão do respectivo processo penal no juizo competente;E. pelo prazo máximo de 90 ( noventa ) dias, a partir do momento em que a administraçãotem ciência do fato.

314. A característica diferencial do contrato administrativo é:A. ser o mesmo atípico, oneroso e de adesão;B. a obrigatoriedade de ser o contrato firmado somente entre entidades públicas;C. o fato de ter a Administração liberdade ampla e informal de contratar;D. ter a Administração a faculdade de inserir no contrato cláusulas exorbitantes;E. ser seu objeto normalmente diferenciado do contrato privado.

315. Entre as modalidades de procedimento licitatório, indique aquela que a legislaçãonão prevê:

Page 26: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

26

(A) convite;(B) tomada de preços;(C) leilão;(D) convênio;(E) pregão.

316. Administração estatal determina que proprietários de terrenos permitam a passagemde fios elétricos instalados em postes dentro de seus imóveis. No caso, ocorre a seguinteespécie de intervenção na propriedade:A. servidão administrativa;B. desapropriação;(C) limitação administrativa;(D) permissão;(E) concessão.

317. Aponte, entre os atos administrativos abaixo, aquele que se classifica comoenunciativo:(A) portaria;(B) parecer;(C) licença;(D) autorização;(E) ordem de serviço.

318. Assinale a única hipótese expressamente prevista em lei para reversão:A. solicitação do servidor aposentado para retornar ao serviço público, ficando a critérioda Administração acolher ou não;B. nomeação de servidor aposentado para ocupar cargo em comissão;C. aproveitamento de servidor em disponibilidade;D. reingresso do servidor demitido após reconhecida a ilegalidade da demissão;E. retorno do servidor aposentado por invalidez após constatado em laudo médico quedesapareceram os motivos da aposentação.

319. O domínio dos terrenos reservados pertence:(A) ao Município;(B) ao particular;(C) ao Estado;(D) à União;(E) à empresa pública.

320. A responsabilidade civil da Administração Pública pela falta do serviço funda-se:A. no risco integral;B. no risco social;

Page 27: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

27

C. no risco criado;D. no risco administrativo;E. na culpa da administração.

67 - TRT da Região (PR)/Juiz do Trabalho Substituto/2001491. Assinale as proposições corretas:I – É possível afirmar que são requisitos do ato administrativo (elementos e pressupostos)competência, finalidade, forma, motivo, objeto e causa, além daqueles intuídos pelo artigo2º e respectivo parágrafo da Lei 4.717/65 (Lei de Ação Popular).II – A perfeição do ato administrativo não se confunde com a validade nem com a eficácia,embora seja pressuposto inafastável tanto de uma como de outra.III – Classificam-se os atos administrativos, quanto ao grau de liberdade para aadministração pública decidir, em simples e complexos.IV – Somente à Administração Pública se reconhece competência para revogar atoadministrativo que praticou.V – Autorização é ato vinculado e licença, ato discricionário.a. Proposições IV e V estão incorretas.b. I e III estão corretas.c. I, II e IV estão corretas.d. III apenas está correta.e. I e III estão incorretas. 492. É correto afirmar:I – O exame da justiça ou não do ato administrativo que aplicou a pena de demissão aoservidor foge do âmbito da competência do Poder Judiciário, ao qual incumbe examinar alegalidade da pena imposta.II – A extinção do cargo do servidor e a declaração de sua desnecessidade decorrem dejuízo de conveniência e oportunidade formulado pela Administração Pública, prescindindode lei ordinária que as discipline.III – A proibição de acumular cargos estende-se a empregos e funções e abrangeautarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações mantidas pelopoder público.IV – Os atos de improbidade administrativa importarão em suspensão de direitos políticos,perda de função pública, indisponibilidade dos bens e ressarcimento ao erário, nagradação prevista em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.V – É assegurado o direito de regresso pelas pessoas jurídicas de direito público contraseus agentes, nos casos em que, por dolo ou culpa, causarem danos a terceiros.a. Somente a proposição V é correta.b. Somente as proposições IV e II são corretas.c. Apenas as proposições I e III são corretas.d. Todas as proposições são corretas.e. Apenas a proposição V é incorreta.

Page 28: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

28

493. É correto afirmar que o servidor público em exercício de mandato eletivo federal,estadual ou distrital:a. Perceberá sempre as duas remunerações.b. Poderá acumular as remunerações, se houver compatibilidade de horários.c. Será demitido do cargo de servidor público.d. Ficará afastado de seu cargo, emprego ou função.e. Deverá optar entre a remuneração do mandato eletivo e a remuneração do cargoefetivo. 494. Em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício do mandato eletivo, otempo de serviço do funcionário público será contado para todos os efeitos legais, excetopara:a. Promoção por antigüidade.b. Aposentadoria.c. Licença-prêmio.d. Promoção por merecimento.e. Nenhuma das alternativas. 495. Revogado um ato administrativo, a Administração Pública deve:a. desconsiderar todos os efeitos decorrentes do ato;b. considerar os efeitos já produzidos;c. reconhecer que o mesmo não produziu qualquer efeito válido;d. desconsiderar apenas determinados efeitos, em nome do interesse público;e. exigir manifestação judicial para determinar-se o alcance do fato.

71 - TRF da 1ª Região/Juiz Federal Substituto – 11/2/2001512. É certo afirmar, quando à invalidação dos atos administrativos:a) a Administração detém controle interno mais amplo, que permite o desfazimento deseus atos por considerações de mérito e de ilegalidade.b) o controle interno da Administração está sempre restrito a considerações deilegalidade, em face da teoria dos motivos determinantes.c) o controle externo por parte do Judiciário poderá alcançar o exame de mérito, desdeque esteja em questão a prática de ato dentro dos limites traçados paradiscricionariedade.d) o controle do Judiciário se estende tanto aos aspectos de mérito quanto à legalidade.

513. Na Administração Pública o abuso de poder pode ser revestir:a) de forma omissiva.b) de forma comissiva.c) de forma omissiva e comissiva.d) de maneira distinta, desde que o ato praticado seja considerado inexistente.

514. Em se tratando de servidor público podemos afirmar que:

Page 29: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

29

a) só perderá o cargo em razão de sentença judicial transitada em julgado.b) não poderá perder o cargo mediante processo administrativo de avaliação dedesempenho.c) somente adquire estabilidade após dois anos de efetivo exercício, quando nomeadopara cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.d) extinto o cargo, aquele que tenha adquirido estabilidade ficará em disponibilidade, comremuneração proporcional ao tempo de serviço.

515. Sobre a responsabilidade civil do Estado, em decorrência de dano causado por seusagentes, apresenta-se razoável afirmar:

a) será imprescindível, durante a fase de instrução, restar demonstrada a culpa doagente.b) deverá aplicar-se a teoria do risco integral, ante a mudança levada a efeito na Carta de1988.c) bastará haver demonstração do fato ocorrido em serviço e a relação de nexo decausalidade entre este e o evento danoso.d) apesar da responsabilidade objetiva admitida, no curso do processo deverá serprovada a culpa in eligendo da Administração.

516. Com relação aos bens públicos dominiais apresenta-se incorreta a afirmaçãoseguinte:a) podem ser alienados ou cedidos pela Administração.b) podem ser objeto de cessão de uso entre o titular do domínio e outro órgão público.c) podem ser objeto de aforamento ou enfiteuse, quando a Administração transfere odomínio direto a outrem, mediante pagamento de foro anual por parte do enfiteuta ouadquirente.d) laudêmio é a importância que o foreiro paga ao senhorio, quando este renuncia seudireito de reaver o domínio útil transferido, em igualdade de condições com relação aoterceiro que o adquire.

517. Quanto às terras tradicionalmente ocupadas pelos índios, assinale a alternativaincorreta:a) a Constituição de 1988 assegurou aos índios a posse permanente das terras por elesocupadas, além de considerá-las inalienáveis e indisponíveis.b) o Estado somente favorecerá eventual atividade de garimpo, se este for realizado pormeio de cooperativa, que estará sempre submetida à supervisão dos índios, da Funai edo Ministério Público Federal, inclusive quanto à necessidade de proteção do meioambiente.c) apresenta-se viável a indenização de benfeitorias derivadas de ocupação de boa-fé, naforma da lei.d) são considerados nulos e extintos, não produzindo efeitos jurídicos, os atos quetenham por objeto a ocupação, o domínio e a posse dessas terras, não gerando anulidade e a extinção direito à indenização.

Page 30: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

30

518. As afirmativas seguintes são verdadeiras, exceto:a) as terras devolutas pertencem ao domínio público, muito embora não se achemutilizadas pelo Poder Público.b) terrenos reservados são as faixas de terras particulares, marginais dos rios, lagos ecanais públicos, na largura de 15 metros, onerados com servidão de trânsito.c) terrenos de marinha são banhados pelas águas do mar ou dos rios navegáveis, em suafoz, em até 33 metros para a parte das terras, contatos desde o ponto em que chega apreamar média, cujo controle de registro da dominialidade está afetado ao Ministério daMarinha, seu proprietário, em livro próprio mantido na respectiva Capitania dos Portos,devidamente rubricado pelo oficial do registro de imóveis da comarca de situação terras.d) os recursos minerais, inclusive os do subsolo, são bens da União.

519. Assinale a opção incorreta:a) requisição é a utilização coativa de bens ou serviços particulares pelo Poder Público,para atendimento de necessidades coletivas urgentes e transitórias, com indenizaçãoulterior.b) ocupação temporária é a utilização transitória, remunerada ou não, de bensparticulares pelo Poder Público, para a execução de obras, serviços ou atividadespúblicas.c) limitação administrativa é toda imposição geral, unilateral, remunerada e de ordempública condicionadora do exercício de direitos ou atividades particulares, devendo opagamento respectivo ocorrer antes de ser baixado o ato limitador.d) o tombamento, em princípio, não enseja indenização, exceto se as condições impostasao proprietário para conservação do bem acarretarem despesas extraordinárias ouprovocarem a própria interdição do uso do bem.

520. Em matéria de desapropriação por interesse social não é acertado afirmar que:a) para fins de reforma agrária, a indenização da terra nua se fará mediante pagamentoem títulos públicos, com cláusula de preservação do valor real, resgatáveis em no máximo20 anos.b) o Ministério Público intervirá, obrigatoriamente, após a manifestação das partes, antesde cada decisão no feito expropriatório, em qualquer instância.c) havendo dúvida quanto ao domínio, o valor da indenização ficará depositado àdisposição do juízo até que os interessados resolvam seus conflitos em ações próprias.d) as benfeitorias necessárias, úteis e voluptuárias serão indenizadas em dinheiro,somente após trânsito em julgado da respectiva decisão judicial.

521. O Município de Anápolis expropriou o terreno onde seria instalada nova fábrica daCoca Cola, objetivando construir um novo espaço de lazer aos seus munícipes. Passadosmais de dois anos, com a eleição e posse do novo prefeito, este resolveu mudarcompletamente o projeto original e construiu no local um grande aterro sanitário. Essaalteração de finalidade caracteriza:a) retrocessão, tendo o expropriado direito à recuperação do bem.b) simples mudança do objeto específico da desapropriação, incapaz de ensejar direito areaquisição do bem.

Page 31: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

31

c) retrocessão, assistindo ao expropriado complementação de pagamento, a título deperdas e danos.d) transformação da desapropriação direta em indireta.

522. A implantação regular de gasoduto pelo governo federal, por intermédio daPetrobrás, em imóvel urbano cujo domínio útil esteja conferido a particular e o domíniodireto mantido pela União constitui:a) servidão de passagem, com obrigação de pagamento de indenização restrita aodomínio privado.b) desapropriação direta, mediante pagamento de indenização relativa ao domínioparticular afetado.c) servidão de passagem com dispensa de indenização em virtude da titularidade plenada União sobre o imóvel.d) desapropriação indireta, com indenização limitada ao domínio útil que detém oparticular sobre o imóvel.

72 - TJDF/Juiz Substituto – 17/6/2001523. A doutrina denomina “poder extroverso” da Administração aquele que permite aoPoder Público editar provimentos que interferem na esfera jurídica do administrado. Talpoder dá a esse ato administrativo o atributo de:(A) executariedade.(B) exigibilidade.(C) imperatividade.(D) Legitimidade.

524. Adjudicação, ato formal no procedimento licitatório, é:(A) o ato pelo qual o poder licitante recebe, independentemente de pagamento, o objetolicitado.(B) a entrega do objeto da licitação ao proponente classificado em primeiro lugar.(C) o ato pelo qual, inexistindo licitantes que preencham os requisitos do edital, o PoderPúblico extingue o processo de licitação.(D) o ato pela qual a Administração autoriza contratação com apoio no artigo 24, incisoIV, da Lei nº 8.666/93, em havendo demora na conclusão do processo licitatório.

525. O Poder Público, agindo ilicitamente, ocupou imóvel particular e nele realizou obraspúblicas. O particular, para obter reparação direito lesado, poderá propor:(A) ação de indenização por desapropriação indireta, em vinte anos.(B) ação de indenização por desapropriação indireta, em cinco anos.(C) ação de reintegração de posse, em vinte anos.(D) ação de indenização contra o agente público, em dez anos.

526. A exigência imposta por lei municipal, determinada de recuo de certo número demetros na construção a ser levantada em terreno urbano, constitui:

Page 32: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

32

(A) servidão predial.(B) limitação administrativa.(C) desapropriação parcial do terreno.(D) servidão administrativa.

527. Contrato administrativo pelo qual a Administração confere ao particular a execuçãoremunerada de serviço público é:(A) autorização(B) concessão(C) permissão(D) convênio.

528. No que concerne aos servidores titulares de cargos efetivos do Distrito Federal, nãoé correto afirmar:(A) é assegurado regime de previdência de caráter contributivo.(B) será compulsória a aposentadoria aos setenta anos.(C) na hipótese de aposentadoria por invalidez, os proventos do servidor serãoproporcionais ao tempo de serviço, excetuados os casos previstos na Constituição e nalei.(D) o servidor público do Distrito Federal submete-se ao regime da Lei n. 8.112/90, porforça de lei local.

529. Assinale a resposta incorreta. Os atos ordinários, espécie dos atos administrativos,são os que:(A) visam a regular o funcionamento da Administração.(B) visam a orientar o servidor público no exercício de suas atribuições.(C) visam a orientar o administrativo em suas relações com a Administração.(D) incluem as “instruções” como uma de suas espécies.

530. Entre os meios de controle judicial dos atos administrativos incluem-se, exceto:(A) a ação de inconstitucionalidade por omissão.(B) o habeas-data.(C) mandado de segurança individual.(D) ação de indenização por dano causado por agente público.

531. Tício, Policial Civil, no exercício de suas funções e em legítima defesa de terceiro,matou o marginal X. Por isso, o Distrito Federal:(A) deverá indenizar, pela simples morte de X.(B) não deverá indenizar, porque Tício agiu em defesa de terceiro.(C) deverá indenizar, porque Tício atuou na qualidade de agente público.(D) não deverá indenizar, porque Tício não agiu com culpa ou dolo.

Page 33: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

33

532. Aponte a alternativa incorreta:(A) a lei não poderá estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuiçãofictício.(B) como condição para aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial dedesempenho do servidor por comissão instituída para essa finalidade.(C) o tempo de serviço federal, estadual ou municipal será contado para efeito deaposentadoria.(D) ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei delivre nomeação e exoneração, aplica-se o regime geral de previdência social.

533. No tocante à “permissão”, não é correto afirmar:(A) depende de licitação(B) o serviço é executado em nome do permissionário, por conta e risco daAdministração.(C) seu objeto é a execução de serviço público, continuando a titularidade do serviço como Poder Público.(D) o ato de outorga pode ser revogado ou alterado pela Administração.

534. Indique a alternativa correta:(A) a União pode desapropriar bens dos Estados.(B) a União não pode desapropriar bens dos Municípios.(C) o Município pode desapropriar bens do estado, não os da União.(D) nenhuma das alternativas.

535. São requisitos constitucionais exigidos para a desapropriação os seguintes, exceto:(A) necessidade pública.(B) utilidade pública.(C) interesse político premente.(D) justa e prévia indenização.

536. Assinale a afirmativa incorreta:(A) a invalidação deve ocorrer sempre que haja vício no ato administrativo.(B) a revogação e a cassação do ato administrativo são termos sinônimos.(C) o ato administrativo pode extinguir-se por decurso de prazo.(D) o ato administrativo pode ser dotado de auto-executoriedade.

80 - MPE-SP/Oficial de Promotoria – 18.8.2001576. No inquérito civil ou procedimento preparatório, no caso de não atendimento dasdiligências ou omissão no atendimento das requisições determinadas pelo Promotor deJustiça, incumbe o Oficial de Promotoria(A) Comunicar o fato ao Promotor de Justiça no prazo de vinte e quatro horas.

Page 34: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

34

(B) Anotar a ocorrência do fato nos autos e os encaminhar conclusos ao Promotor deJustiça, no prazo de quarenta e oito horas.(C) Representar ao Promotor de Justiça, por escrito, no prazo de vinte e quatro horas.(D) Oficiar ao Procurador Geral de Justiça, juntando cópia nos autos, no prazo dequarenta e oito horas.(E) Reiterar o ofício, notificação ou requisição, no prazo de quarenta e oito horas e,não obtendo êxito, comunicar o fato ao Promotor de Justiça.

577. Caracteriza-se como pena moral a(A) Repreensão.(B) Multa.(C) Demissão a bem do serviço público.(D) Suspensão.(E) Prisão administrativa.

578. Os autos dos inquéritos civis ou procedimentos preparatórias serão encaminhados àconclusão do Promotor de Justiça se as diligências não estiverem concluídas no prazo de(A) 30 dias.(B) 40 dias.(C) 60 dias.(D) 70 dias.(E) 90 dias.

579. Assinale a alternativa correspondente a dever do servidor público.(A) Empregar material do serviço público em serviço particular.(B) Tratar de interesses particulares na repartição.(C) Guardar sigilo sobre assuntos da repartição.(D) Promover ou subscrever listas de donativos dentro da repartição.(E) Deixar de comparecer ao serviço sem causa justificada.

580. A pena de demissão é aplicada nos casos de(A) Indisciplina.(B) Reincidência.(C) Falta de cumprimento dos deveres.(D) Ausência por motivo de doença prolongada.(E) Ausência ao serviço, sem causa justificável, por mais de trinta dias consecutivos.

63 - TRF da 5ª Região/Juiz Substituto/Set de 2001455. A ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações, sendo autarquia de regimeespecial,(A) pode prover seus cargos independentemente de concurso público.

Page 35: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

35

(B) é subordinada hierarquicamente ao Ministério das Comunicações.(C))tem dirigentes com mandato fixo e estabilidade.(D) é dispensada da realização de licitação para contratar obras e serviços e para alienarbens móveis.(E) não se submete à fiscalização pelo Tribunal de Contas da União.

456. O direito real de uso de um terreno público federal(A) pode ser adquirido por usucapião por um particular que tenha sobre ele possemansa e pacífica por 20 anos, vedada sua transferência a terceiros.(B)) pode ser contratualmente concedido pela União a um particular, sendo lícita aprevisão contratual de sua transferência a terceiros por ato inter vivos, ou por sucessãolegítima ou testamentária.(C) pode ser outorgado pela União a um particular, exclusivamente por lei, vedada suatransferência a terceiros.(D) pode ser concedido pela União a um particular, por ato administrativo unilateral eprecário, sendo admissível sua transferência a terceiros exclusivamente por sucessãolegítima ou testamentária.(E) não pode ser outorgado ou concedido a particular, nem por ele adquirido anenhum título.

457. Em matéria de concessão de serviços públicos federais, considera-seencampação a retomada do serviço pelo poder concedente, por motivo de interessepúblico,(A)) durante o prazo da concessão, mediante lei autorizativa específica e apóspagamento de indenização.(B) após encerrado o prazo da concessão, mediante decisão administrativa eindependentemente de pagamento de indenização.(C) durante o prazo da concessão, mediante decisão administrativa e após pagamentode indenização.(D) durante o prazo da concessão, mediante lei autorizativa específica eindependentemente de pagamento de indenização.(E) após encerrado o prazo da concessão, mediante decisão administrativa e apóspagamento de indenização.

458. Um servidor público já ocupa, remuneradamente, um cargo público de professor emuniversidade federal constituída sob forma de autarquia e outro cargo público de médicojunto à Administração direta de um Estado. Considerando que haja compatibilidade dehorários, esse servidor(A) poderá ainda ocupar remuneradamente um emprego público qualquer em umasociedade de economia mista municipal.(B) poderá ainda ocupar remuneradamente um cargo público de médico junto àAdministração direta de um Município.(C) poderá ainda ocupar remuneradamente um emprego público qualquer em umaempresa subsidiária de uma empresa pública federal.

Page 36: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

36

(D) poderá ainda ocupar remuneradamente um cargo público de professor junto àAdministração direta de um Município.(E)) não poderá ocupar remuneradamente nenhum outro cargo ou emprego público,seja junto à Administração direta, seja junto às entidades da administração indireta, suassubsidiárias ou sociedades controladas pelo Poder Público, de qualquer nível daFederação.

459. A ação judicial para apuração da prática de ato de improbidade administrativa, nostermos da Lei nº 8.429/92,(A) é de iniciativa exclusiva do Ministério Público.(B) comporta transação, desde que haja concordância expressa da pessoa jurídicainteressada e ressarcimento dos danos causados ao patrimônio público.(C) deve ser extinta, sem aplicação de sanção, ante a aprovação, pelo Tribunal deContas competente, das contas do administrador responsável pelo ato impugnado.(D)) pode acarretar a aplicação de sanções indepen-dentemente da efetiva ocorrênciade dano ao patrimônio público.(E) é imprescritível.

460. Nos termos da legislação vigente no Brasil, um bem expropriado, uma vezincorporado à Fazenda Pública(A)) não pode ser objeto de reivindicação, devendo a situação resolver-se em perdas edanos.(B) pode ser objeto de reivindicação, desde que fundada em título constituído há maisde vinte anos.(C) pode ser objeto de reivindicação, desde que fundada em nulidade do título peloqual o expropriado era considerado proprietário do bem.(D) pode ser objeto de reivindicação, desde que fundada em previsão de preferêncialegal para aquisição do bem.(E) pode ser objeto de reivindicação, desde que fundada em nulidade do processo dedesapropriação.

461. Determinado processo administrativo, sujeito à Lei no 9.784/99, foi iniciado deofício pela Administração, teve a produção de algumas provas determinada de ofício peloórgão responsável por sua impulsão e foi decidido em25 dias a contar do encerramento da instrução. Além disso, alguns atos administrativos,praticados no seio desse processo e dos quais decorriam efeitos favoráveis aosdestinatários, foram anulados pela Administração passados 4 anos de sua prática. Nasituação acima descrita, a Lei nº 9.784/99 foi(A) desrespeitada no tocante ao modo de se conduzir a instrução.(B) desrespeitada no tocante ao modo de se iniciar o processo.(C)) respeitada.(D) desrespeitada no tocante ao prazo de decisão.(E) desrespeitada no tocante à anulação dos atos referidos.

Page 37: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

37

462. Certa empresa particular, que é parte em contrato administrativo regido pela Lei no

8.666/93, recebe ordem escrita da Administração para suspender a execução do contratopor 110 dias, 90 dos quais em período de calamidade pública. Um ano após ter sidoretomada a execução do contrato, sobrevém nova ordem, agora verbal, para suspensãoda execução, por mais 70 dias. Tal empresa particular(A) decaiu do direito, que tinha, de pleitear a rescisão do contrato, invocando comomotivo a primeira ordem de suspensão, sendo que não tem esse direito em face dasegunda ordem.(B)) não tem base jurídica para pleitear a rescisão do contrato, nem em face daprimeira ordem de suspensão, nem em face da segunda, mesmo somados os seusperíodos.(C) tem base jurídica para pleitear a rescisão do contrato, invocando como motivo ototal somado de 180 dias de suspensão da execução.(D) tem base jurídica para pleitear a rescisão do contrato, invocando como motivo os90 dias somados de suspensão da execução, excluídos os 90 dias de calamidade pública.(E) decaiu do direito de pleitear a rescisão do contrato, invocando como motivo aprimeira ordem de suspensão, mas pode invocar esse direito em face da segunda ordem.

Instruções: As questões de seguintes contêm duas afirmações. Assinale, na folha derespostas,(A) se as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.(B) se as duas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.(C) se a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.(D) se a primeira é falsa e a segunda é verdadeira.(E) se as duas são falsas.

463. Os atos administrativos discricionários podem ser revogados pela Administração, aqualquer tempo, por motivo de conveniência ou oportunidade, sendo o ato de revogaçãoexcluído da apreciação judicialPORQUEnão há direitos adquiridos em face de atos administrativos discricionários.

464. A contratação, pela União, de empresa privada para a realização da atividade depesquisa e lavra das jazidas de petróleo é incompatível com o regime constitucionalmenteestabelecido para essa atividadePORQUEa Constituição Federal prevê que a pesquisa e a lavra das jazidas de petróleo constituemmonopólio da União.

64 - TRF da 4ª Região/X Conc. Pub./Juiz Federal Substituto - 07/10/2001466. Assinalar a alternativa correta.A - autoridade administrativa, usando de sua competência discricionária, em hipóteseprevista em lei, pratica determinado ato e declara o motivo que o justifica.

Page 38: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

38

B - A revelação dos motivos do ato discricionário é irrelevante, pois a lei confere atuaçãodiscricionária ao administrador.C - O ato discricionário nunca perde tal condição, mesmo provada a inexistência domotivo.D - A discricionariedade foi afastada da esfera administrativa pela Carta Política de 1988,pois todos os atos são plenamente vinculados.E - Exposto o motivo, o ato administrativo discricionário tem a sua validade condicionadaà verificação concreta do motivo declarado.

467. Assinalar a alternativa correta. A ação disciplinar administrativa caracteriza-se por:A - prescrever em vinte anos, qualquer que seja a penalidade prevista;B - ser imprescritível em qualquer hipótese;C - ser imprescritível no caso de violação dos deveres impostos pela lei deresponsabilidade fiscal;D - prescrever, no prazo previsto na lei penal, se o fato objeto da ação disciplinarconfigurar crime, sem resíduo administrativo.

468. Assinalar a alternativa correta. Em relação às agências reguladoras e à luz dosistema constitucional vigente, pode-se defini-las como:A - autarquias em regime especial, totalmente independentes em relação aos trêspoderes do Estado, dispondo de amplo poder regulador;B - autarquias em regime especial, totalmente independentes em relação aos trêspoderes do Estado, com poder regulador, absorvendo, na matéria, todas as atribuiçõesantes concentradas no Executivo;C - autarquias em regime especial, relativamente independentes em relação aos trêspoderes do Estado, absorvendo, na matéria, algumas das atribuições antes concentradasno Executivo;D - autarquias em regime especial, relativamente independentes em relação ao Executivoe ao Legislativo, com poder regulador, absorvendo, na matéria, todas as atribuições antesconcentradas no Executivo.

469. Em decorrência de um sinistro ocorrido no século XVII, afundou nas costasbrasileiras, no limite das 12 milhas marítimas, um navio britânico com preciosa carga. Aempresa britânica, sucessora da antiga companhia, requereu a autorização da União parapesquisa e remoção do navio e sua carga, provando só ter tomado conhecimento dalocalização dos destroços no ano de 1998, graças à sofisticação dos equipamentos. Comestes dados fáticos, assinalar a alternativa correta.A - A autorização não é necessária e não pode ser negada, diante do disposto no art. 5ºda Constituição Federal, que garante o direito de propriedade a brasileiros e estrangeiros.B - A autorização para pesquisa é necessária, mas deve ser negada, pois empresasestrangeiras não podem realizar tais atividades em território nacional.C - A autorização para pesquisa é necessária tanto para empresas nacionais quanto paraestrangeiras e o seu deferimento insere-se na competência vinculada da autoridade,desde que ultrapassado o prazo qüinqüenal do Dec. 20.910/32.

Page 39: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

39

D - A autorização para pesquisa é necessária tanto para empresas nacionais quanto paraestrangeiras, porque a defesa do patrimônio histórico e cultural brasileiro prevalece sob apropriedade privada, inserindo-se na competência discricionária da Administração.

470. Assinalar a alternativa correta.No que respeita às terras devolutas é correto dizerque:A - terras devolutas são aquelas que, sendo particulares e disponíveis, não cumprem asua função social;B - terras devolutas são terras particulares indisponíveis que, temporariamente, estãodestinadas a uso público, como terrenos reservados;C - terras devolutas são terras públicas, integrantes da categoria de bens dominiais,indisponíveis ou não, sem qualquer destinação pública;D - terras devolutas são terras públicas que, por não terem destinação especial, podemser livremente usucapidas.

471. Assinalar a alternativa correta. No modelo administrativo brasileiro, o princípio daparticipação popular na gestão e controle administrativo:A - não se concretiza, visto que é meramente programático;B - concretiza-se unicamente na via judicial em função da publicidade dos atosadministrativos;C - concretiza-se, entre outras hipóteses, nas consultas prévias, audiências públicas eplebiscitos;D - não se aplica, pois o sistema é democrático-representativo e não participativo.

472. Assinalar a alternativa correta. Firmado regularmente o contrato administrativo,circunstâncias supervenientes revelam-no prejudicial ao interesse público. Neste caso:A - a Administração, para rescindir o contrato, necessita da concordância expressa docontratante e de homologação judicial;B - a Administração poderá unilateralmente rescindir o contrato sem indenização aocontratante, eis que o interesse público se impõe ao particular;C - a Administração pode rescindir unilateralmente o contrato com indenização à partecontratante;D - a Administração pública somente em juízo poderá rescindir o contrato comindenização ao contratante.

473. Assinalar a alternativa correta. Em face de uma desapropriação de imóvel rural parareforma agrária, controvertem sobre o levantamento da oferta Flávio e Caio. O primeiroexibe título dominial originário de compra e venda do Estado do Paraná, feita em 1950.Caio exibe título imperial de 1822, concessão de sesmaria. A FUNAI ingressa nos autosdizendo que se trata, na realidade, de área pública, eis que existem vestígios de cemitérioindígena no local. Como juiz da causa e seguindo a orientação prevalecente najurisprudência, o procedimento adequado será:A - a imediata suspensão da ação de desapropriação, até que definida a propriedade dasterras em ação própria;

Page 40: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

40

B - a imediata extinção da ação de desapropriação, pois cabe ao promovente a exataidentificação dos proprietários das terras;C - a imediata autorização, à Funai, do levantamento do depósito diante do disposto noartigo 231 da Constituição Federal, que defere aos índios os direitos originários sobre asterras que tradicionalmente ocupam;D - a remessa dos litigantes Flávio, Caio e Funai às vias ordinárias para definição datitularidade das terras, deixando o depósito à disposição do Juízo.

474. A autoridade administrativa federal, na gestão dos recursos hídricos e da zonacosteira, negou licenciamento para a construção de uma plataforma marítima eembarcadouro. O empreendedor, concluindo que a autorização municipal já obtida erasuficiente, iniciou a obra. Com base nesses fatos, assinalar a alternativa correta.A - A obra é irregular, pois as águas marinhas são bens públicos federais, necessitandosempre de licenciamento ambiental federal para as construções.B - A obra é regular, pois o licenciamento municipal é suficiente diante da unificação dagestão dos recursos hídricos.C - A autorização municipal é suficiente, pois a Lei 9.433/97 não se aplica às águasmarinhas e, não havendo restrição de acesso ao público, é desnecessária a licençaambiental federal.D - A autorização municipal é suficiente, pois se trata de caso de peculiar interessemunicipal.

475. Assinalar a alternativa correta.A - O poder disciplinar é aquele de que está investida a administração pública para apurarinfrações e aplicar penalidades.B - O poder disciplinar é atividade administrativa absolutamente vinculada.C - O poder disciplinar é atividade administrativa totalmente discricionária.D - O poder disciplinar é atividade administrativa preponderantemente discricionária,podendo ser utilizado também contra os particulares não sujeitos à disciplina interna daAdministração.E - O poder disciplinar é atividade preponderantemente vinculada e pode ser utilizadotambém contra particulares, desde que esses, de alguma forma, estejam sujeitos àdisciplina administrativa.

58 – BNDES/Advogado da Empresa/2002432. Dentre as alternativas abaixo, indique a que não se aplica à contratação comdispensa de licitação, no caso de emergência:(A) Contratação de obras ou execução de serviços que possam ser concluídos em atécento e oitenta dias consecutivos e ininterruptos.(B) Ocorre quando caracterizada a urgência de atendimento de situação.(C) Pode ser utilizada, desde que demonstrado que aquela situação de emergência nãofoi causada por desídia administrativa.(D) Serve para evitar que um dano maior e irreparável possa ser causado à pessoas ebens.

Page 41: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

41

(E) A dispensa deve ser necessariamente justificada e comunicada, dentro de três dias, àautoridade superior e publicada na imprensa oficial, como condição para eficácia do ato.

61 - Defensoria Pública-CE/Defensor Público/2002438. Em se tratando de controle jurisdicional, é correto afirmar que o ato administrativo:A) pode ser anulado pela Administração Pública por razões de legitimidade ou legalidade,gerando o ato anulatório efeitos ex tunc.B) pode ser revogado por razões de ilegalidade e conveniência, somente pelo PoderJudiciário, gerando efeitos ex tunc.C) não pode ser anulado por razões de conveniência e oportunidade, seja pelaadministração pública ou pelo Poder Judiciário.D) pode ser invalidado pelo Poder Judiciário em decorrência de ilegalidade, medianteanulação, gerando efeitos ex tunc.

439. Para que alguém obtenha indenização do Estado por danos que lhe tenham sidocausados por atos comissivos de seus agentes, é necessário provar, além do dano, onexo de causalidade entre o dano e a atuação:A) dolosa ou culposa do agenteB) dolosa do agenteC) do agenteD) ilegal do agente.

440. A caducidade da declaração expropriatória, conforme se trate de manifestação deutilidade ou necessidade pública ou de interesse social, respectivamente, ocorre ao fimde:A) um e quatro anos, contados da data de expedição do respectivo decreto, podendo omesmo bem ser objeto de nova declaração após decorridos cinco anos.B) quatro e um ano, contados da data da publicação do respectivo decreto.C) três e dois anos, contados da data de expedição do respectivo decreto, só podendo omesmo bem ser objeto de nova declaração quando decorridos dois anos.D) cinco e dois anos, contados da data da expedição do respectivo decreto, só podendo omesmo bem ser objeto de nova declara-ção quando decorrido um ano.

441. Os entes administrativos autônomos, criados por lei especifica, com personalidadejurídica de Direito Público interno, patrimônio próprio e atribuições estatais especificas,denominam-se:A) empresas públicas, não detentoras de privilégios fiscais.B) autarquias, detentoras de privilégios de imunidade a impostos e impenhorabilidade dosseus bens.C) fundações instituídas e mantidas pelo poder público, com competência paraexploração de atividade econômica.D) sociedades de economia mista, não detentoras do privilégio de acumulação de cargose empregos.

Page 42: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

42

442. São hipóteses de desapropriação por interesse social, dentre outras:A) a segurança nacional; a salubridade pública; a assistência pública.B) a segurança pública; o aproveitamento de bem improdutivo; as obras de higiene edecoração, casas de saúde e exploração de serviços públicos.C) o estabelecimento e a manutenção de colônias ou cooperativas de povoamento etrabalho agrícola, a construção de casas po-pulares e a proteção do solo.D) a preservação e manutenção do patrimônio histórico, a proteção dos mananciais deágua e a segurança nacional.

443. Quanto à utilização dos bens de uso especial é correto afirmar:A) são bens de uso especial aqueles onde estão instalados repartições públicas, aquelesutilizados através de permissão de uso e os cedidos através de direito real de uso.B) são os bens onde estão instaladas as repartições públicas e, como regra, o uso que aspessoas podem fazer deles ó que corres-ponda às condições de prestação do serviço alisediado.C) são os utilizados por força de enfiteuse ou aforamento.D) é de livre utilização por todos.

444. Os concessionários de serviço público, na forma da Lei N.º 8.987/95, estão sujeitos,dentre outros, aos seguintes encargos:A) prestação de serviço adequado, permitir aos encarregados da fiscalização livre acessoas obras e equipamentos, liberdade de política tarifária e constituição de servidões.B) prestação de contas da gestão do serviço ao poder concedente e ao usuário, promoveras desapropriações e servidões autoriza-das, prestação de serviço adequado, captar,aplicar e gerir os recursos financeiros necessários.C) prestação de serviço adequado, atualização das contas da gestão, estabelecerregulamentos próprios.D) liberdade de política tarifária, promoção das desapropriações necessárias, prestaçãode serviço adequado.

445. A extinção dos atos administrativos é determinada por diversas causas, dentre asquais a revogação, da qual é correto afirmar:A) o sujeito ativo da revogação é uma autoridade no exercício da função administrativa,seu motivo é a inconveniência ou a ino-portunidade de mantença da situação precedentee o seu objeto um ato válido.B) o sujeito ativo é o Poder Judiciário, o objeto é um ato válido e o efeito é ex nunc.C) o motivo é a inconveniência e a inoportunidade, seu efeito não ofende os atospassados e o seu objeto é uma relação jurídica ou um ato inválidos.D) o objeto é um ato inválido, o sujeito é a autoridade administrativa no exercício dafunção administrativa, o fundamento é a competência discricionária e o motivo ainconveniência e a inoportunidade.

446. Quanto ao Poder de Polícia Administrativa, pode-se afirmar, corretamente:A) pode ser imposto coercitivamente pela Administração Pública e abrangegenericamente as atividades, propriedades e os mo-nopólios fiscais.

Page 43: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

43

B) caracteriza-se, normalmente, pela imposição de abstenções aos particulares.C) manifesta-se somente através de atos normativos gerais.D) objetiva impedir ou paralisar atividades anti-sociais e responsabilizar os violadores daordem jurídica.

88 - MPE-MA/ Prova preambular/Promotor de Justiça/2002646. De acordo com a Lei nº 8.666/93 (Licitação e Contratos), o registro ou inscrição dointeressado em participar de processo licitatório, na entidade profissional competente,está relacionado a:a) Habilitação jurídica;b) Qualificação técnica;c) Qualificação econômica;d) Qualificação financeira;e) Regularidade fiscal.

647. A despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativonormativo que fixe a obrigação legal de sua execução por um período superior a doisexercícios, pela Lei de Responsabilidade Fiscal, diz respeito a:a) Despesa de estabilidade fiscal;b) Despesa permanente de estabilidade fiscal;c) Despesa previsível pelo plano plurianual;d) Despesa obrigatória de caráter continuado;e) Despesa plurianual de estabilidade fiscal.

648. Marque a alternativa que, segundo a Lei nº 8.429/92, constitui ato de improbidadeadministrativa que atenta notadamente contra os princípios da administração pública:a) Utilizar em obra ou serviço particular, veículos, máquinas, equipamentos oumaterial de qualquer natureza, de propriedade da administração pública;b) Aceitar emprego, comissão ou exercer atividade de consultoria ou assessoramentopara pessoa física ou jurídica que tenha interesse suscetível de ser atingido, ou amparadopor ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público, durante a atividade;c) Realizar operação financeira sem observância das normas legais e regulamentaresou aceitar garantia insuficiente ou inidônea;d) Frustrar a licitude de processo licitatório ou dispensá-lo indevidamente;e) Frustrar a licitude de concurso público.

649. Tratando-se de ação regressiva da Administração contra o causador direto do dano,é incorreto afirmar que:a) É necessário que a Administração já tenha sido condenada a indenizar a vítima dodano sofrido;b) É preciso comprovar a culpa do funcionário no evento danoso;c) Transmite-se aos herdeiros e sucessores do servidor culpado;

Page 44: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

44

d) Não pode ser instaurada contra servidor absolvido criminalmente por ausência deculpabilidade penal;e) Pode ser instaurada contra servidor exonerado ou demitido.

650. Marque a letra correta diante da seguinte assertiva. “Os bens imóveis daAdministração Pública, cuja aquisição haja derivado de procedimentos judiciais ou dedação em pagamento, poderão ser alienados por ato da autoridade competente,observado o seguinte”:a) Comprovação da desnecessidade da alienação;b) Comprovação da desnecessidade de avaliação dos bens;c) Adoção do procedimento licitatório, sob a modalidade de concorrência ou leilão;d) Adoção de qualquer modalidade de procedimento licitatório;e) Comprovação da inutilidade da alienação.

651. Considerando as afirmações que se seguem:I - Autorização de uso é ato unilateral, discricionário e precário pelo qual aAdministração consente na prática de determinada atividade individual incidente sobre umbem público;II - Permissão de uso é o ato negocial, unilateral, discricionário e precário através doqual a Administração faculta ao particular a utilização individual de determinado bempúblico;III - Cessão de uso é a transferência gratuita da posse de um bem público de umaentidade ou órgão para outro, a fim de que o cessionário o utilize nas condiçõesestabelecidas no respectivo termo, por tempo certo ou indeterminado;IV - Concessão de direito real de uso é o contrato pelo qual a Administração transfereo uso remunerado ou gratuito de terreno público a particular, como direito real resolúvel,para que dele se utilize em fins específicos de urbanização, industrialização, edificação,cultivo ou qualquer outra exploração de interesse social;

Marque a alternativa correta:a) apenas as afirmações I e III estão corretas;b) apenas as afirmações II e IV estão corretas;c) apenas a afirmação III está errada;d) apenas as afirmações I e IV estão corretas;e) todas as afirmações estão corretas.

47 - Assessor Jurídico MPE-PR - 2002326. Dentro do Poder Regulamentar do Estado, indique a alternativa incorreta: a)- a eficácia do regulamento, como ato administrativo que é, não alcança os particulares;b)- o regulamento, embora não possa modificar a lei, tem a missão de explicá-la e deprover sobre minúcias por ela não abrangidas;

Page 45: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

45

c)- há leis em que a edição de regulamento para sua execução constitui ato facultativo doExecutivo;d)- existe mecanismo judicial contra a omissão do Executivo em editar decretoregulamentador;e)- o regulamento, ainda que autônomo ou independente, não pode dispor sobreorganização do Ministério Público. 327. Indique a alternativa incorreta: a)- os contratos celebrados pelas fundações públicas, de Direito Público ou Privado,devem ser precedidos de licitação.b)- as empresas públicas e as sociedades de economia mista não poderão gozar deprivilégios fiscais não extensivos às do setor privado;c)- somente por lei específica poderá ser criada autarquia;d)- somente por lei específica poderá ser autorizada à instituição de empresa pública;e)- subsidiárias de autarquias, entretanto, podem ser criadas por decreto; 328. Acerca da encampação (ou resgate) é errado afirmar que: a)- o ato constitui forma de extinção de concessão e/ou permissão de serviço público;b)- se trata de ato unilateral pautado em motivo de conveniência e oportunidadeadministrativa;c)- a encampação, por ato do concedente, não gera indenização desde que seja oconcessionário notificado no prazo de trinta dias;d)- pode ocorrer à encampação mesmo que o concessionário não tenha dado causa aoato extintivo;e)- o ato também pode ser considerado como modo coativo de retomada do serviçopúblico pelo poder concedente. 329. Em sede da invalidação dos atos administrativos, assinale a alternativa incorreta: a)- a Administração, valendo-se do poder de auto-tutela, revoga ou anula seu próprio ato;b)- o Judiciário somente anula o ato administrativo, por ilegalidade;c)- o controle de revisão judicial do ato administrativo é amplo e independente daprocedência, da natureza e do seu objeto;d)- a revogação do ato administrativo pela Administração opera efeitos "ex tunc";e)- a cassação constitui modalidade de anulação do ato administrativo que, emboralegítimo na sua origem e formação, torna-se ilegal na sua execução; 330. Em relação ao poder disciplinar da Administração, assinale a alternativa incorreta: a)- a punição disciplinar e a criminal têm fundamentos diversos, e diversa é a naturezadas penas;b)- há possibilidade de aplicação conjunta de penas (criminal e disciplinar) semcaracterizar “bis in idem”;c-) não se pode, apenas, aplicar punição administrativa (disciplinar) e punição penal(criminal), para a mesma infração;

Page 46: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

46

d)- o poder disciplinar se caracteriza pelo discricionarismo, pois não está vinculado àprévia definição da lei sobre a infração funcional e a respectiva sanção;e) todo o chefe tem o poder e o dever de punir o subordinado quando este der ensejo(mediante prática de ilícito administrativo ou de infração penal que tenha conexão com oexercício do cargo), ou, quando lhe faltar competência (ao chefe), tem ele a mesmaobrigação de levar o fato ao conhecimento da autoridade competente, sob pena depraticar condescendência criminosa. 331. Assinale a alternativa correta:a)- os Convênios Administrativos são acordos administrativos firmados por entidadespúblicas de qualquer espécie, sempre entre duas partes (podendo ter mais de doissignatários), mas com interesses diversos;b)- o contrato administrativo não pode apresentar cláusula exorbitante, de maneira adesigualar as partes na execução da avença, ainda que baseada no interesse público(decorrente de lei ou de princípios que regem a atividade administrativa);c)- o típico contrato administrativo ilegal pode ser extinto por anulação unilateral daAdministração, mas sempre com oportunidade de defesa para o contratado, em cujoexpediente se demonstra a ilegalidade do ajuste;d)- a administração tem a prerrogativa de controlar os seus contratos, desde que o ajusteconsigne cláusula expressa de supervisão, acompanhamento, fiscalização, etc;e)- na determinação estatal, fundamentada na teoria do fato do príncipe, ainda que oneresubstancialmente a execução do contrato, não cria obrigação do Poder Público indenizaro contratado.

332. Assinale a alternativa incorreta:a)- a desapropriação da propriedade é a regra, mas a posse legítima ou de boa-fétambém pode ser expropriável;b)- as desapropriações de imóveis urbanos estão submetidas às condições da Lei deResponsabilidade Fiscal;c)- a declaração expropriatória só pode ser feita por lei que identifique o bem, assim comoindique seu destino e aponte a norma autorizatória;d)- a desapropriação por zona é a desapropriação de uma área maior que a necessária àrealização de uma obra ou serviço, por abranger a zona contígua a ela, tendo em vista oureservá-la (para ulterior desenvolvimento da obra a que se destina, ou a fim de absorvera valorização extrAordinária que receberá em decorrência da própria execução do projeto.A respectiva declaração de utilidade pública deve, tão-somente, alcançar a área doprojeto inicial;e)- o desapropriado, ainda que discorde do preço ofertado ou arbitrado, poderá levantar80% (oitenta por cento) da quantia depositada pelo expropriante, desde que provada apropriedade e a quitação de dívidas fiscais que recaiam sobre o bem expropriado, bemcomo mediante publicação de editais, com prazo de 10 (dez) dias, para conhecimento deterceiros. 333. No tocante à Lei Complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal),assinale a alternativa incorreta:

Page 47: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

47

a)- a responsabilidade na gestão fiscal pressupõe a ação planejada e transparente, emque se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contaspúblicas;b)- o equilíbrio das contas públicas, de sua vez, está vinculado ao cumprimento de metasde resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições no quetange a renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social eoutras, dívidas consolidada e imobiliária, operações de crédito, inclusive por antecipaçãode receita, concessão de garantia e inscrição em Restos a Pagar;c)- a concessão ou ampliação de incentivo ou benefício de natureza tributária da qualdecorra renúncia de receita depende, tão-somente, de autorização legislativa;d)- a criação, expansão ou aperfeiçoamento de ação governamental que acarreteaumento de despesa será acompanhada, inclusive, de estimativa do impactoorçamentário-financeiro no exercício em que deva entrar em vigor e nos doissubseqüentes;e)- a criação, expansão ou aperfeiçoamento de ação governamental que acarreteaumento de despesa será acompanhada, inclusive, de declaração do ordenador dedespesa de que o aumento tem adequação orçamentária e financeira com a leiorçamentária anual e compatibilidade com o plano plurianual e com a lei de diretrizesorçamentárias. 334. Sobre a Lei de Improbidade Administrativa (nº 8.429/92), assinale a alternativaincorreta;a)- as disposições da Lei nº 8.429/92 são aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmonão sendo agente político, induza ou concorra para a prática do ato de improbidade oudele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta;b)- a aplicação das sanções da mencionada Lei independe da aprovação ou rejeição dascontas pelo órgão de controle interno ou pelo Tribunal de Contas;c)- é prevista pena de suspensão ao agente público que se recusar a prestar declaraçãodos bens, dentro do prazo determinado, ou que a prestar falsa;d)- a perda da função pública e a suspensão dos direito políticos só se efetivam com otrânsito em julgado da sentença condenatória;e)- o pedido de seqüestro, quando for o caso, incluirá a investigação, o exame e obloqueio de bens, contas bancárias e aplicações financeiras mantidas pelo indiciado noexterior, nos termos da lei e dos tratados internacionais. 335. Assinale a alternativa incorreta:a)- é essencial para a existência da responsabilidade civil que o ato culposo do servidorcause dano patrimonial à Administração;b)- a responsabilização civil de servidor por danos causados a terceiros no exercício desuas atividades funcionais depende, primeiramente, de comprovação de sua culpa;c)- a comprovação de culpa, por sua vez, decorre de ação regressiva proposta pelapessoa jurídica de Direito Público depois de condenada à reparação;d)- a Administração tem assegurado, nos casos de dolo e culpa, o direito de regressocontra o responsável;e)- emprego público constitui núcleo de encargo de trabalho permanente, a serpreenchido por titular de cargo efetivo, sob regime estatutário.

Page 48: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

48

70 - PM de Campinas-SP/Procurador Júnior/507. É princípio da Administração Pública:(A) da pessoalidade(B) supremacia do interesse público sobre o privado(C) da responsabilidade do Estado(D) da segurança pública(E) da defesa legal

508. São traços característicos da atividade de polícia:(A) abranger especificamente as atividades e propriedades(B) desenvolver fiscalização a patrimônio(C) ser liberada pela Administração(D) provir privativamente de autoridade pública(E) atuar na política estatal

509. A polícia administrativa propõe-se a salvaguardar(A) tranqüilidade e patrimônio(B) valores históricos e artísticos tombados(C) a segurança patrimonial e saúde pessoal(D) a higiene e saúde públicos(E) a ordem moral e valor econômico

510. A utilização por particulares, em caráter exclusivo, de bens dominicais, pode resultarde:(A) locação, concessão de uso, doação.(B) locação, enfiteuse, novação(C) locação, concessão de uso especial, doação(D) locação, arrendamento, liberalidade(E) locação, concessão de uso, ocupação

511. O regime dos servidores de empresas públicas, instituídas pelo Poder Público, será:(A) regime estatutário(B) regime misto(C) regime trabalhista(D) regime de cargo(E) regime de emprego

Page 49: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

49

103 - Pol Civ de SP/Delegado de Polícia/Prova preambular/2002770. O estágio probatório do servidores públicos nomeados para cargo de provimentoefetivo, em virtude de concurso público, é dea) dois anos.b) três anos.c) um ano.d) quatro anos.

771. Policial é preso em flagrante por crime de concussão. Em seu desfavor, além doprocesso penal, é instaurado procedimento disciplinar que culmina com decretodemissório. Para atender aos requisitos de validade do ato administrativo esse decreto foiassinado peloa) Presidente da Comissão Processante.b) Governador.c) Secretário da Segurança Pública.d) Juiz Criminal.

772. Os bens dominicais do Estado só não podem ser alienados mediante o instituto do(a)a) usucapião.b) dação em pagamento.c) doação.d) retrocessão.

773. Torres e redes elétricas que ocupam terrenos de propriedade particular, instaladaspor sociedade de economia mista, caracterizam caso dea) servidão civil.b) desapropriação.c) servidão administrativa.d) limitação administrativa.

774. A falta de norma regulamentadora que torne inviável o exercício dos direitos eliberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e àcidadania pode ser suprida peloa) mandado de segurança.b) habeas data.c) habeas corpus.d) mandado de injunção.

775. A faculdade da Administração Pública de decidir e executar, diretamente, as medidasou sanções de polícia administrativa por seus próprios meios, sem intervenção ouautorização prévia do Poder Judiciário, caracteriza o atributo do ato administrativoconhecido comoa) auto-executoriedade.

Page 50: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

50

b) imperatividade.c) exigibilidade.d) exeqüibilidade.

776. Afirmando que "as competências administrativas só podem ser validamenteexercidas na extensão e intensidade proporcionais ao que seja realmente demandadopara cumprimento da finalidade de interesse público a que são atreladas", referímo-nosao princípio do(a)a) proporcionalidade.b) interesse público.c) finalidade.d) razoabilidade.

777. A taxa, espécie de tributo, é um dos fatos geradores do poder administrativonominado pelos doutrinadores como podera) regulamentar.b) hierárquico.c) discplinar.d) de polícia.

778. É permitido ao policial civil requerer ou representar, pedir reconsideração e recorrerde decisões. O pedido de reconsideração deverá ser dirigidoa) ao superior hierárquico da autoridade que editou o ato.b) ao Delegado Geral de Polícia em qualquer caso.c) à mesma autoridade que editou o ato.d) ao Secretário da Segurança nos casos da aplicação de penas expulsórias.

779. "Ato administrativo unilateral e vinculado pelo qual a Administração faculta àqueleque preencha os requisitos legais o exercício de uma atividade" éa) autorização.b) licença.c) concessão.d) permissão.

90 - MPE-RN/ Prova objetiva/Promotor de Justiça/Fev de 2002660. Dispõe a Constituição Federal de 1988 que os atos de improbidade administrativaimportarão:A) somente a suspensão dos direitos políticos , a perda da função pública e a tomada decontas especial pelo Tribunal de Contas;B) somente a cassação dos direitos políticos, a perda da função pública e oressarcimento do dano ao erário, na forma e gradação previstas em lei;

Page 51: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

51

C) a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dosbens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo daação penal cabível;D) somente a cassação dos direitos políticos e a ação penal contra o agente público;E) a cassação dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dosbens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo daação penal cabível.

661. Sobre poder de polícia é correto afirmar:A) a fiscalização que o pode público realiza sobre o exercício funcional dos servidorespúblicos constitui típico ato de poder de polícia;B) o poder de polícia corresponde a uma atividade estatal que, possuindo como últimafinalidade a defesa do interesse coletivo, regula a prática de ato ou abstenção de fato porparte do administrado;C) em respeito ao princípio da legalidade que norteia a Administração Pública, o poder depolícia somente se manifestará através de atos normativos gerais e abstratos plenamentevinculados;D) por atender sempre a um interesse público e traduzir o desejo da coletividade, aprática de ato de poder de polícia por parte do Poder Público deve sempre se dar deforma gratuita para o administrado atingido pelo ato, já que as limitações a sua liberdadee a sua propriedade constituem ônus suficiente;E) por apresentarem como características a auto-executoriedade e a coercibilidade, osatos de poder de polícia não estão sujeitos à prévia aprovação de órgão estranho àAdministração; contudo, cabe ao Poder Judiciário, quando provocado, unicamente fixar adevida indenização pelos prejuízos materiais sofridos pelo administrado atingido pelaprática do ato.

662. Julgue as afirmações seguintes atribuindo-lhes V (verdadeiro) ou F (falso)assinalando a alternativa que contenha a seqüência correta:I - os dirigentes das agências reguladoras são nomeados pelo Presidente da República,após a aprovação pelo Senado Federal, e exercerão mandato a prazo certo;II - as autarquias e fundações públicas qualificadas como agências executivas possuem,somente para os casos de contratação de obras de engenharia, limite de isenção aodever de licitar superior aos demais órgãos da Administração direta;III - contrato de gestão é aquele realizado unicamente entre o Poder Público e osadministradores dos órgãos e entidades da Administração direta, e que tem profinalidade ampliar a autonomia gerencial, orçamentária e financeira destes órgãos eentidades;IV - somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição deempresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à leicomplementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação;V - no âmbito da união, a qualificação de entidades privadas, que desenvolvematividades nas áreas de ensino, pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico,proteção e preservação do meio ambiente, cultura e saúde, como organizações sociais, éato administrativo vinculado do Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Page 52: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

52

A) V V V V FB) F V F V VC) V F V F VD) F V V F FE) V F F V F

663. Julgue as afirmações seguintes, atribuindo V (verdadeiro) para as que forem causade dispensa de licitação prevista na legislação brasileira e F (falso) para as que nãoforem, assinalando a alternativa que contenha a seqüência correta:I - a compra ou locação de imóvel destinado ao atendimento das finalidades precípuas daAdministração, cujas necessidades de instalação e localização condicionem a suaescolha, desde que o preço seja compatível com o valor de mercado, segundo avaliaçãoprévia;II - a impressão dos diários oficiais, de formulários padronizados de uso da Administraçãoe de edições técnicas oficiais, bem como a prestação de serviços de informática a pessoajurídica de direito público interno, por órgãos ou entidades que integrem a AdministraçãoPública, criados para esse fim específico;III - as compras ou contratações de serviços para o abastecimento de navios,embarcações, unidades aéreas ou tropas e seus meios de deslocamento, quando emestada eventual de curta duração em portos, aeroportos ou localidades diferentes desuas sedes, por motivo de movimentação operacional ou de adestramento, quando aexigüidade dos prazos legais puder comprometer a normalidade e os propósitos dasoperações, qualquer que seja o valor da contratação;IV - a contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através deempresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opiniãopública;V - a possibilidade de comprometimento da segurança nacional, nos casos estabelecidosem decreto do Presidente da República, ouvido o Conselho de Defesa Nacional.

A) V V F F VB) V V V V FC) F F V V FD) F V V V VE) V F F F F

664. Julgue as afirmações sobre licitação atribuindo-lhes V (verdadeiro) ou F (falso),assinalando a alternativa que contenha a seqüência correta, de acordo com o direitopositivo pátrio:I - em todas as modalidades de licitação, contagem de prazos nos processos licitatóriosconsiderará os dias consecutivos, excluirá o dia do início e incluirá o do vencimento;II - para fim de habilitação jurídica de sociedades civis em processo licitatório, seráexigida a inscrição do ato constitutivo, acompanhada de prova de diretoria em exercício;III - atendendo ao princípio da publicidade previsto na Constituição federal, em todas asmodalidades de licitação deverá haver publicação, na Imprensa Oficial e em jornal de

Page 53: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

53

grande circulação, de aviso que conterá a indicação do local em que os interessadospoderão ler e obter o texto integral do edital e as informações sobre a licitação;IV - ultrapassada a fase de habilitação dos concorrentes e abertas as propostas, nãocabe desclassificá-los por motivo relacionado com a habilitação, salvo em razão de fatossupervenientes ou só conhecidos após o julgamento;V - os membros das comissões de licitação responderão solidariamente por todos os atospraticados pela comissão, salvo se posição individual divergente estiver devidamentefundamentada e registrada em ata lavrada na reunião em que tiver sido tomada adecisão.

A) V F V F VB) V F V V FC) F V F V VD) F V F F VE) V V F F V

665. De acordo com o direito positivo brasileiro, sobre o contrato administrativo é corretoafirmar:A) caracteriza-se, unicamente, pela possibilidade de a Administração alterarunilateralmente suas cláusulas, em função da necessidade de adequação a interessepúblico superveniente;B) em respeito aos princípios da legalidade e da publicidade, é nulo e de nenhum efeitotodo contrato verbal realizado com a Administração;C) em decorrência da supremacia do interesse público sobre o privado, o contratado pelaAdministração, em nenhuma hipótese, poderá invocara exceptio non adimpleti contractuspara suspender a execução ou obter a rescisão do contrato;D) a duração dos contratos de aluguel de equipamentos e utilização de programas deinformática poderá ser fixada para até quarenta e oito meses após o início da vigênciados referidos contratos;E) em virtude da chamada teoria do fato do príncipe, a alteração de tributo, quecomprovadamente repercuta nos preços de contrato administrativo em pleno vigor,ocasionará a revisão dos preços contratados somente para elevá-los, afim derestabelecer o equilíbrio econômico-financeiro inicial.

666. Julgue as afirmações seguintes atribuindo-lhes V (verdadeiro) ou F (falso),assinalando a alternativa que contenha a seqüência correta, de acordo com a Lei deResponsabilidade Fiscal (LC 101/2000):I - entende-se como receita corrente líquida o somatório das receitas tributárias, decontribuições, patrimoniais, industriais, agropecuárias, de serviços, transferênciascorrentes e outras receitas também correntes, só sendo permitida, no caso dos Estados,a dedução das parcelas entregues aos Municípios por determinação constitucional;II - constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal a instituição,previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional daunião, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, sendo vedada toda espécie detransferência voluntária para o ente da Federação que descumprir este preceito, no quese refere aos impostos;

Page 54: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

54

III - considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada da lei,medida provisória, ou ato administrativo normativo que fixem para a União,Estados, Municípios e Distrito Federal a obrigação legal de sua execução por um períodosuperior a dois exercícios;IV - se a despesa total com pessoal exceder noventa e cinco por cento do limiteestabelecido, é vedado ao Poder ou órgão que houver incorrido no excesso, a concessãode vantagem, aumento, reajuste ou adequação de remuneração a qualquer título, exceto,unicamente, aqueles derivados de sentença judicial;V - na esfera estadual, é nulo de pleno direito o ato de que resulte aumento da despesacom pessoal expedido nos cento e oitenta dias anteriores ao final do mandato dostitulares dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como do Tribunal deContas e do Ministério Público.

A) V V V V VB) V F V F FC) F V F V VD) V V F V FE) F F V F V

667. Julgue as afirmações seguintes atribuindo-lhes V (verdadeiro) ou F (falso),assinalando a alternativa que contenha a seqüência correta:I - em decorrência dos princípios da legalidade e da moralidade que norteiam aAdministração Pública brasileira, a criação de todos os cargos públicos dos três Poderesda República deverá se dar por lei em sentido estrito;II - de acordo com a dicção constitucional, o teto remuneratório para os ocupantes decargos, funções e empregos públicos da Administração Pública será equivalente aosubsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, não seaplicando este teto às empresas públicas, às sociedades de economia mista e suassubsidiárias;III - em respeito ao princípio da impessoalidade, toda nomeação para cargo públicodeverá ser procedida de concurso público de provas ou de provas e títulos, ressalvados,unicamente, os casos de nomeação para cargos de provimento em comissão;IV - os servidores públicos nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude deconcurso público adquirirão estabilidade após três anos de efetivo exercício, sendo,contudo, necessária uma avaliação especial de desempenho, realizada por comissãoinstituída para essa finalidade;V - os servidores públicos titulares de cargos efetivos da União, dos Estado, do DistritoFederal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, acometidos deinvalidez permanente, serão sempre aposentados com proventos integrais, nãoimportando o tempo de contribuição.

A) V F V V FB) F V V V VC) V V V F FD) F F F V FE) V F F F V

Page 55: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

55

668. Sobre desapropriação, pode-se afirmar:A) por corresponder a uma exceção o direito de propriedade, toda desapropriação sedará mediante justa e prévia indenização em dinheiro;B) é forma derivada de aquisição de propriedade, uma vez que os direitos reaisincidentes sobre o bem desapropriado não se extinguem com a expropriação,permanecendo em favor de seus respectivos titulares;C) é vedada a desapropriação, pelos Estados, Distrito Federal, Territórios e Municípiosde ações cotas e direitos representativos do capital de instituições e empresas cujofuncionamento dependa de autorização do Governo Federal e se subordine à suafiscalização, salvo mediante prévia autorização, por decreto do Presidente da República;D) a União, os Estados, o Distrito Federal, em razão do pacto federativo, e os Municípios,em decorrência dos seus interesses locais, possuem competência concorrente paralegislar sobre desapropriação;E) a emissão provisória de posse, em razão da auto-executoriedade dos atosadministrativos, se dá, mesmo no caso de desapropriação judicial, mediante ato do enteexpropriante, sendo somente necessária a declaração de urgência e que a imissão sejaexecutada no prazo máximo de cento e vinte dias a contar da referida declaração.

669. Julgue as afirmações seguintes, assinalando a alternativa correta:A) são considerados bens públicos os que pertencem à União, aos Estados, ao DistritoFederal, aos Municípios, respectivas autarquias e fundações de direito público;B) em razão de sua imprescritibilidade, os bens públicos não são suscetíveis deusucapião, salvo quando se tratar de usucapião pro labore;C) o mar territorial brasileiro, bem público do patrimônio disponível, é a faixa de dozemilhas marítimas de largura, contadas a partir da linha da baixa-mar do litoral continentale insular do País;D) permissão de uso de bem público é ato administrativo bilateral, discricionário eprecário, pelo qual é concedida ao particular a possibilidade de utilização do referidobem, enquanto a Administração dele não necessitar, ou enquanto permanecer ointeresse público existente à época da emanação do ato;E) em respeito ao princípio da supremacia do interesse público sobre o privado, aaquisição de bens pelo poder público somente se dá através de instrumentos regidos pelodireito público.

87 - MPE-PR/Prova preambular/Promotor de Justiça – 24/3/2002641. Sobre improbidade administrativa, assinale a alternativa ERRADA.a. As sanções previstas no artigo 12 da Lei nº 8.429/92 (Lei de ImprobidadeAdministrativa) não têm natureza criminal.b. A aplicação das sanções previstas no artigo 12 da Lei nº 8.429/92 (Lei de ImprobidadeAdministrativa), independe da aprovação ou rejeição das contas pelos órgãos de controleinterno ou pelos Tribunais e Conselhos de Contas.

Page 56: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

56

c. Para a aplicação das sanções previstas no artigo 12 da Lei nº 8.429/92 (Lei deImprobidade Administrativa) faz-se necessária a efetiva ocorrência de dano ao patrimôniopúblico.d. Para os fins da Lei nº 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa) reputa-se agentepúblico todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, poreleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer forma de investidura ou vínculo,mandato, cargo, emprego ou função nas entidades da Administração direta, indireta oufundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, deTerritório, de empresa incorporada ao patrimônio público ou de qualquer entidade paracuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de cinqüenta porcento do patrimônio ou da receita anual.e. Existem três espécies de atos de improbidade administrativa: os atos deimprobidade administrativa que importam em enriquecimento ilícito, os atos deimprobidade administrativa que causam prejuízo ao erário e os atos de improbidadeadministrativa que atentam contra os princípios da Administração Pública. 642. Sobre servidores públicos, pode-se afirmar que:I - São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargode provimento efetivo em virtude de concurso público.II - O servidor público estável só perderá o cargo: I – em virtude de sentença judicialtransitada em julgado; II – mediante processo administrativo em que lhe seja asseguradaampla defesa; III – mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, naforma de lei complementar, assegurada ampla defesa.III - Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado,e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito aindenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneraçãoproporcional ao tempo de serviço.IV – Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará emdisponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço até seu adequadoaproveitamento em outro cargo.Com base nestas afirmações, constata-se que:a. As afirmações I, II, III e IV estão corretas.b. Somente I, II e III estão corretas.c. Somente I e IV estão corretas.d. Somente II e III estão corretas.e. Somente I e II estão corretas. 643. Sobre licitação, assinale a alternativa ERRADA.a. Ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras ealienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegureigualdade de condições a todos os concorrentes.b. A concessão ou permissão de serviços públicos, salvo os casos previstos em lei, deveser precedida de licitação.c. Todos quantos participem de licitação promovida pelos órgãos ou entidades daAdministração Pública têm direito público subjetivo à fiel observância do pertinenteprocedimento estabelecido, podendo qualquer cidadão acompanhar o seu

Page 57: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

57

desenvolvimento, desde que não interfira de modo a perturbar ou impedir a realização dostrabalhos.d. É possível à Administração Pública, no instrumento convocatório, restringir aparticipação na licitação a pessoas físicas ou jurídicas que tenham sua sede ou domicíliono local onde se realizará a licitação.e. Não poderá participar, direta ou indiretamente, da licitação ou da execução de obra ouserviço e do fornecimento de bens a eles necessários servidor ou dirigente de órgão ouentidade contratante ou responsável pela licitação.

644. Sobre Responsabilidade extracontratual do Estado, pode-se afirmar que:I - Ao contrário do Direito privado, em que o dever de indenizar decorre sempre um atoilícito, no Direito Administrativo este dever pode decorrer de atos ou comportamentos que,embora lícitos, causem a pessoas determinadas ônus maior que o imposto aos demaismembros da coletividade.II - As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviçospúblicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem aterceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ouculpa.III - Se a Constituição Federal de 1988 exige a prova de dolo ou culpa apenas para a açãoregressiva, é porque o Direito brasileiro atual adota a teoria da responsabilidade objetivado Estado e subjetiva do seu agente. Considerando-se as assertivas acima, constata-se que:a. As alternativas I, II e III estão corretas.b. Somente I e II estão corretas.c. Somente II está correta.d. Somente I e III estão corretas.e. Somente II e III estão corretas. 645. Sobre desapropriação, assinale a resposta CORRETA.a. O direito brasileiro atual admite a desapropriação, porém, em qualquer hipótese,mediante justa e prévia indenização em dinheiro.b. As glebas de qualquer região do País onde forem localizadas culturas ilegais deplantas psicotrópicas serão expropriadas e destinadas a assentamentos de colonos,mediante indenização aos proprietários, feita em títulos da dívida pública.c. É facultado ao Poder Público municipal, mediante lei específica para área incluída noplano diretor, exigir, nos termos da lei federal, do proprietário do solo urbano nãoedificado, subutilizado ou não utilizado que promova seu adequado aproveitamento, sobpena, sucessivamente, de: I - parcelamento ou edificação compulsórios; II - imposto sobrea propriedade predial e territorial urbana progressivo no tempo; III - desapropriação compagamento mediante títulos da dívida pública de emissão previamente aprovada peloSenado Federal, com prazo de resgate de até dez anos, em parcelas anuais, iguais esucessivas, assegurados o valor real da indenização e os juros legais.d. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios podem desapropriar porinteresse social, para fins de reforma agrária, o imóvel rural que não esteja cumprindo suafunção social, mediante prévia e justa indenização em dinheiro.

Page 58: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

58

e. A pequena propriedade rural não pode, em nenhuma hipótese, ser desapropriada parafins de reforma agrária, caso seu proprietário não possua outra; a média propriedade ruralpode ser desapropriada para fins de reforma agrária apenas quando for improdutiva,mesmo que seu proprietário não possua outra; e, o latifúndio rural sempre pode serdesapropriado para fins de reforma agrária, mesmo quando produtivo.

102 – Pol Civ do RJ/FAEPOL (Fund. de Ap. ao Ens., Pesq. e Dsv. da PolCiv)/Delegado/ - 28/4/2002752. Com relação aos atos praticados pela Administração Pública, assinale a alternativaINCORRETA:a) Os atos administrativos podem ser praticados por autoridades de todos os poderes.b) O elemento motivo, também chamado de motivação, consiste na exteriorização porparte da Administração Pública das razões de fato e de direito que justificam a prática doato administrativo.c) A Administração Pública pode controlar a legalidade e o mérito de seus atosadministrativos.d) A certidão e o atestado, expedidos pela Administração Pública, são considerados atosenunciativos.e) Os atos discricionários podem suportar controle de mérito e de legalidade.

753. Com relação aos princípios aplicáveis à Administração Pública, analise asafirmativas a seguir:I. O princípio da motivação somente é exigido para as decisões administrativas dostribunais.II. A lesão ao princípio da moralidade administrativa justifica a propositura da açãopopular.III. Como regra, o princípio da segurança jurídica veda, nos processos administrativos, aaplicação retroativa por parte da Administração Pública de nova interpretação.A(s) afirmativa(s) verdadeira(s) é/são somente:a) I e IIb) I e IIIc) II e IIId) I, II e IIIe) III

754. Com relação aos contratos administrativos, analise as afirmativas a seguir:I. Estados e municípios não podem legislar sobre contratos administrativos.II. A Administração Pública pode celebrar contratos regidos predominantemente pelodireito privado.III. Aplica-se aos contratos administrativos o princípio da liberdade das formas existenteno direito privado.A(s) afirmativa(s) verdadeira(s) é/são somente:a) I

Page 59: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

59

b) IIc) IIId) I e IIe) II e III

755. Com relação ao poder de polícia, analise as afirmativas a seguir enumeradas:I. Uma das características do poder de polícia é a autoexecutoriedade.II. A licença é ato discricionário que reflete o exercício do poder de polícia.III. O poder de polícia pode ser exercido no âmbito de cada ente estatal de acordo comsuas atribuições constitucionais.A(s) afirmativa(s) verdadeira(s) é/são somente:a) I e IIb) I e IIIc) II e IIId) I, II e IIIe) III

756. Com relação ao controle da Administração Pública, analise as afirmativas:I. O exercício do direito de petição, previsto no art. 5º, XXXIV, a da Constituição reflete oexercício do controle judicial da atividade administrativa do Estado.II. O controle de mérito e de legalidade exercido pela Administração Pública sobre suaprópria atividade independe de provocação da parte interessada.III. Os atos interna corporis praticados pelas casas legislativas não se submetem aocontrole judicial em nenhuma hipótese.A(s) afirmativa(s) verdadeira(s) é/são somente:a) Ib) IIc) IIId) I e IIe) II e III

757. Com relação ao mandado de segurança, analise as afirmativas a seguir:I. O prazo decadencial para impetração é de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 30dias.II. O prazo de validade da liminar é de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 30 dias.III. As informações serão prestadas pela autoridade coatora no prazo de 10 dias.A(s) afirmativa(s) verdadeira(s) é/são somente:a) Ib) IIc) IIId) I e IIe) II e III

Page 60: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

60

758. Com relação à extinção de um ato administrativo, analise as afirmativas a seguir:I. A extinção de um ato administrativo que se torna incompatível com a lei posterior édenominada contraposição.II. Na anulação do ato administrativo, de acordo com a jurisprudência consolidada doSupremo Tribunal Federal, é indispensável o respeito ao direito adquirido dosdestinatários do ato.III. Como regra, somente os atos administrativos discricionários podem ser revogados.A(s) afirmativa(s) verdadeira(s) é/são somente:a) Ib) IIc) IIId) I e IIe) II e III

759. Com relação à licitação, analise as afirmativas a seguir:I. Nos casos de guerra ou de grave perturbação da ordem, a licitação é inexigível.II. O cidadão é parte legítima para impugnar o edital de licitação por irregularidade,devendo protocolar o pedido até cinco dias úteis antes da data fixada para abertura dosenvelopes de habilitação.III. De acordo com a lei de licitações, a revogação da licitação somente poderá ocorrer porrazões de interesse público decorrente de fato superveniente devidamente comprovado,pertinente e suficiente para justificar tal conduta.São verdadeiras somente as afirmativas:a) I e IIb) I e IIIc) II e IIId) I, II e IIIe) nenhuma

760. A respeito das regras atuais aplicáveis à responsabilidade patrimonial do Estado,analise as afirmativas a seguir:I. Não se aplica mais a responsabilidade subjetiva do Estado, mas tão somente aresponsabilidade objetiva com fundamento na teoria do risco administrativo.II. A culpa administrativa, também chamada de culpa anônima, prevê a responsabilidadedo Estado independentemente da identificação do agente causador do dano.III. As empresas públicas e sociedades de economia mista criadas para desempenho deatividade econômica ou para prestação de serviços públicos responderão objetivamentepelos danos causados por seus agentes, na forma prevista na Constituição.A(s) afirmativa(s) verdadeira(s) é/são somente:a) Ib) IIc) III

Page 61: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

61

d) I e IIe) II e III

761. A alienação pelo Poder Público aos proprietários de imóveis lindeiros de árearemanescente de obra pública que se tornou inaproveitável isoladamente é denominada:a) retrocessão;b) reversão;c) investidura;d) tredestinação;e) caducidade.

762. Com relação aos serviços públicos, analise as afirmativas a seguir:I. Os serviços públicos individuais obrigatórios são remunerados por tarifa, sempre fixadapelo Poder Público.II. Atualmente não existem distinções entre permissão e concessão de serviço público.III. A concessão de serviço público só pode ser formalizada com pessoas jurídicas ouconsórcio de empresas.A(s) afirmativa(s) verdadeira(s) é/são somente:a) Ib) IIc) IIId) I e IIe) II e III

763. Com relação às inovações resultantes da Emenda Constitucional 19, intitulada deReforma Administrativa, analise as afirmativas a seguir:I. A criação de empresas públicas e sociedades de economia mista depende deautorização legislativa.II. Foram ampliados os prazos para aquisição da estabilidade e da vitaliciedade previstosna redação original da Constituição.III. Os cargos comissionados serão preenchidos exclusivamente com servidoresocupantes de cargos efetivos.A(s) afirmativa(s) verdadeira(s) é/são somente:a) Ib) IIc) IIId) I e IIe) II e III

764. Com relação aos servidores públicos, analise as afirmativas a seguir:I. O aproveitamento é o reingresso, no serviço público, do servidor em disponibilidade,quando haja cargo de natureza e vencimento compatíveis com o anteriormente ocupado.II. A nomeação é forma de provimento originário em cargo público.

Page 62: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

62

III. O servidor não aprovado no estágio probatório será demitido em decisãonecessariamente fundamentada após a preservação do direito de defesa.A(s) afirmativa(s) verdadeira(s) é/são somente:a) Ib) IIc) IIId) I e IIe) II e III

765. Com relação aos órgãos públicos, analise as afirmativas:I. Os órgãos públicos classificados como independentes podem ter personalidade jurídicaprópria.II. A doutrina e a jurisprudência reconhecem que alguns órgãos públicos têm capacidadeprocessual para impetrar mandado de segurança.III. De acordo com a classificação dos órgãos públicos quanto a sua posição estatal,adotada por Hely Lopes Meirelles, as Secretarias de Estado são consideradas órgãosautônomos.São verdadeiras somente as afirmativas:a) I e IIb) I e IIIc) II e IIId) I, II e IIIe) nenhuma

766. Com relação aos agentes públicos, analise as afirmativas:I. Os agentes políticos, como regra, não se submetem ao mesmo regime jurídico aplicadoaos servidores públicos.II. Os mesários do serviço eleitoral são considerados agentes políticos.III. O ocupante de cargo público comissionado não é considerado agente público.A(s) afirmativa(s) verdadeira(s) é/são somente:a) Ib) IIc) IIId) I e IIe) II e III

767. Com relação aos atos administrativos, analise as afirmativas:I. Ato complexo é o que se forma pela conjugação de vontade de mais de um órgãoadministrativo.II. Os atos de gestão são os que a Administração pratica sem usar de sua supremacia emrelação aos destinatários.III. O regulamento de uma lei é classificado como um ato geral.São verdadeiras somente as afirmativas:

Page 63: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

63

a) I e IIb) I e IIIc) II e IIId) I, II e IIIe) nenhuma

768. Com relação às entidades da Administração Indireta, assinale a alternativaINCORRETA:a) Os bens pertencentes às autarquias são considerados bens públicos.b) A sociedade de economia mista e a empresa pública podem se submeter aprocedimentos especiais de licitação diferentes daqueles adotados para a AdministraçãoDireta.c) As autarquias são criadas por lei.d) A empresa pública, como pessoa jurídica de direito privado, necessariamente vai seorganizar na forma de sociedade anônima.e) De acordo com o conceito previsto na Constituição do Estado do Rio de Janeiro, asfundações públicas são pessoas jurídicas de direito privado.

769. Com relação aos bens públicos, assinale a alternativa correta:a) Os bens dominicais que integram o patrimônio de um dos entes estatais não podem serpenhorados.b) O Estado não pode ser proprietário de terras devolutas.c) Os bens do Estado do Rio de Janeiro não podem ser desapropriados.d) A licitação será exigida em qualquer modalidade de transferência de propriedade debem público.e) Os bens de uso comum do povo e de uso especial são considerados desafetados.

Page 64: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

64

40 - Câmara Municipal de Pedro Leopoldo/MG/junho de 2002283. Os atos que a Administração Pública pratica no uso de sua supremacia sobre oadministrado ou servidor, e cujo atendimento por estes é obrigatório, são classificadoscomo:a) atos de expediente.b) atos declaratórios.c) atos de império.d) atos de gestão.

284. São peculiaridades do contrato administrativo, EXCETO:a) possibilidade de sua alteração ou rescisão pela Administração.b) equilíbrio econômico e financeiro.c) aplicação de penalidades contratuais pela Administração.d) oponibilidade, pelo contratado, da exceção de contrato não cumprido.

285. Assinale a alternativa correspondente a uma das previsões legais de inexigibilidadede licitação:a) inviabilidade de competição para contratação de profissional de qualquer setorartístico, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.b) compra ou locação de imóvel destinado ao atendimento das finalidades precípuas daAdministração, cujas necessidades de instalação e localização condicionem a suaescolha.c) emergência ou calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento desituação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras,serviços, equipamentos e outros bens.d) situação em que, não tendo acorrido interessados à licitação anterior, esta não possaser justificadamente repetida sem prejuízo para a Administração, sendo mantidas, nocaso, todas as condições preestabelecidas.

286. Indique o tempo de efetivo exercício após o qual, nos termos da Constituição daRepública, é adquirida a estabilidade pelos servidores nomeados para cargo deprovimento efetivo em virtude de concurso público:a) 4 anos.b) 3 anos.c) 2 anos.d) 1 ano.

287. A delegação contratual ou legal, ao particular, da execução do serviço público,efetuada nos limites e condições legais ou contratuais e mediante regulamentação econtrole do Poder Público, caracterizando-se como acordo administrativo, com vantagense encargos recíprocos, é identificada como:a) permissão.b) autorização.

Page 65: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

65

c) concessão.d) encampação.

288. São exemplos de bens de uso especial ou do patrimônio administrativo, EXCETO:a) edifícios das repartições públicas.b) ruas e praças.c) veículos da Administração.d) terrenos aplicados aos serviços públicos.

289. Assinale a alternativa INCORRETA no que se refere à responsabilidadeadministrativa:

a) A responsabilidade administrativa resulta da infringência de normas internas daAdministração estabelecidas em lei ou regulamento, ou em contrato administrativo,impondo uma sanção ao infrator.b) A punição administrativa ou disciplinar, em relação ao servidor público, não dependede processo civil ou criminal a que este também esteja sujeito pela mesma falta.c) As sanções administrativas são aplicáveis diretamente pela Administração, medianteprocedimento interno em que se faculte ampla defesa ao acusado.d) No caso de infringência a norma contratual, a sanção administrativa é sempre deexecução personalíssima, não se transmitindo de forma alguma aos sucessores docontratado.

290. Identifique a entidade da Administração Indireta criada por lei específica, compersonalidade de Direito Público, patrimônio próprio e capacidade de auto-administração,sujeita a controle estatal e destinada a desempenhar atribuições públicas típicas:a) autarquia.b) empresa pública.c) fundação.d) sociedade de economia mista.

68 - TRT da 18ª Região (GO)/Juiz do Trabalho Substituto – 8 e 9/6/2002496. Assinale a alternativa correta.Com o objetivo de punir um servidor relapso e ao mesmo tempo desestimular a práticadas mesmas faltas por outros, um administrador resolve remover o subordinado faltosopara local indesejado. No caso:a – há vício de competênciab – há vício de finalidade;c – há vício de forma;d – não há vício no ato administrativo praticado;e – há vício de consentimento.

Page 66: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

66

497. Assinale a alternativa corretaSobre o regime disciplinar do servidor público é correto afirmar:I – o servidor público aposentado que houver praticado, na atividade, falta punível com ademissão terá cassada a aposentadoria;II - demitido o servidor público em virtude de improbidade administrativa, incompatibiliza oex-servidor para nova investidura em cargo público pelo prazo de 5 (cinco) anos;III – a ausência injustificada do servidor ao serviço público por 30 (trinta) diasconsecutivos, constitui inassiduidade habitual, punível com a pena de demissão;IV – o servidor público aposentado que houver praticado, na atividade, falta punível com ademissão terá cassada a aposentadoria, salvo se esta houver sido declarada porimplemento de idade;

a – a assertiva I está correta:b – a assertiva III está correta;c – as assertivas II e III estão corretas;d – as assertivas III e IV estão corretas;e – as assertivas I e III estão corretas

498. Assinale a alternativa corretaEm se tratando de desapropriação, assinale a única alternativa correta:a – As desapropriações de imóveis urbanos são feitas com prévia e justa indenização emtítulos da dívida pública de emissão previamente aprovada pelo Senado Federal;b – A propriedade rural, mesmo produtiva, poderá ser desapropriada para fins de ReformaAgrária;c – São isentas de impostos Federais, estaduais e municipais as operações detransferência de imóveis desapropriados para fins de reforma agrária;d – Quaisquer bens e direitos podem ser desapropriados, públicos ou particulares,inclusive moeda de curso normal, espaço aéreo e subsolo, exceto os direitospersonalíssimos;e – A desapropriação e forma derivada de aquisição da propriedade, porque provém detítulo anterior.

499. Assinale a alternativa corretaA responsabilidade civil da administração impõe à Fazenda Pública a obrigação decompor o dano causado a terceiro por agentes públicos, no desempenho de suasatribuições ou a pretexto de exercê-las. Com base no disposto assinale a alternativacorreta:a – A administração, após o ajuizamento da ação de indenização poderá, antes dacondenação, ingressar com a ação de regresso contra o agente causador do dano;b – A indenização do dano deve abranger o que a vítima efetivamente perdeu, o quedespendeu e o que deixou de ganhar em conseqüência direta e imediata do ato lesivo daadministração, bem como correção monetária e juros, exceto honorários advocatícios;c – A indenização por lesão pessoal e morte da vítima abrangerá o tratamento, osepultamento e a prestação alimentícia às pessoas a quem o falecido a devia, levada em

Page 67: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

67

conta a duração provável de sua vida, sendo que esta indenização admite reajustamentoàs condições atuais do custo de vida.d – A ação regressiva, por ser personalíssima, não transmite aos herdeiros e sucessoresdo servidor culpado;e – Enquanto para a administração a responsabilidade e subjetiva, a responsabilidade doservidor é objetiva e se apura pelos critérios gerais do Código Civil.

500. Examine as assertivas abaixo.I - A Administração Pública realizada sua função legislativa por meio de atos jurídicos querecebem a denominação especial de atos administrativos;II - autoridades judiciárias e legislativas também praticam, restritivamente, atosadministrativos;III - são requisitos essenciais para a validade de qualquer ato administrativo: competência,finalidade, forma, motivo e objeto, excetuando-se apenas, em alguns casos os atosadministrativos simples;IV - o fato administrativo é sempre uma conseqüência de um ato administrativo.

Assinale a alternativa corretaa – somente a alternativa III é verdadeira;b – I e III são verdadeiras;c – I e II são falsas;d – III e IV são verdadeiras;e – I e III são falsas.

501. Com relação aos bens públicos, todas as alternativas são incorretas, exceto:a – a administração pública exerce poderes de proprietário, segundo os preceitos dedireitos constitucional e administrativo, relativamente aos bens dominiais;b – um edifício de uma repartição pública de um Estado da Federação é considerado umbem de uso comum do povo;c – somente os bens do domínio público vinculados a um fim administrativo sofremrestrições quanto à sua alienação;d – a enfiteuse é instituto de direito comercial que consiste na transferência do domínioútil de bem móvel e imóvel público a posse, uso e gozo perpétuos da pessoa que iráutilizá-lo;d – por ser o bem público impenhorável, não se admite o seqüestro de quantia necessáriaà satisfação de um débito (art. 100, parágrafo 2º da CF)

89 - MPE-PI/ Prova preambular/Promotor de Justiça – 14/7/2002652. O progresso do Direito Administrativo e a própria análise global de suas futurastendências dependem, em grande parte, da identificação das idéias centrais que onorteiam na atualidade, assim como a metódica dedução de todos os princípiossubordinados e subprincípios que descansam, originariamente, nas noções categoriaisque presidem a sua organicidade. Neste sentido, aponte os princípios sobre os quais todoo sistema de Direito Administrativo se constrói.A - Legalidade e publicidade.

Page 68: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

68

B - Legalidade e indisponibilidade do interesse público pela Administração.C - Publicidade e eficiência.D - Supremacia do interesse público sobre o particular e publicidade.E - Supremacia do interesse público sobre o particular e indisponibilidade do interessepúblico pela Administração.

653. Analise as seguintes afirmações:I - a faculdade de anular os atos ilegais é restrita para a Administração, que atuarásomente se provocada por terceiro prejudicado;II - todo ato da administração é ato administrativo;III - o uso de um ato administrativo para alcançar finalidade diversa da que lhe é própriaconfigura a denominada discricionariedade administrativa;IV - a exigibilidade e a executoriedade são atributos dos atos administrativos.A - Apenas a afirmação IV é correta.B - Todas as afirmações são falsas.C - Todas as afirmações são verdadeiras.D - As afirmações I e IV são corretas.E - Somente a afirmação II é correta.

654. Analise as seguintes assertivas e depois escolha a alternativa correta.1ª O ato praticado com base no poder de polícia administrativa, sendo qualificado formale materialmente como ato administrativo, mesmo qualificado de discricionário pode vir aser invalidado pelo poder Judiciário, não havendo por isso espaço a que a Administraçãoalegue estar-se ingressando na análise do mérito.2ª Em sua conceituação técnica, o ato administrativo tem por elementos apenas o seuconteúdo, também designado por "objeto", ou seja, aquilo que o ato dispõe, decide,enuncia ou modifica na ordem jurídica, e sua forma, vale dizer , o modo pelo qual esteaparece e revela a sua existência. Se assim é, a motivação do ato administrativo, que é aexposição dos motivos pelos quais o ato foi praticado, sendo mero pressuposto, nemsempre é obrigatória quando se tratar de competência discricionária.3ª Revogação é a extinção de um ato administrativo, ou de seus efeitos, que pode seprocessar apenas por meio de uma sentença judicial, e por isso necessariamenteretroage. Já a invalidação somente pode ocorrer pela cia de uma outro ato administrativoe, assim sendo, não terá feito retroativo.4ª A invalidação do ato administrativo, que se opera por ser ele contrário às normas legaisvigentes, não admite, em princípio, qualquer dever de indenizar, pois a ilegalidade nãopode gerar direitos. Todavia, se o administrador não concorreu para o vício que levou àinvalidação, e já desenvolveu atividade ou efetuou prestação em prol da Administração,daí advém o direito ao correspondente ressarcimento.5ª Motivos do ato administrativo consubstanciam-se na intenção que move o agentepúblico ao praticá-lo, ou seja, são as razões de ordem subjetiva, internas ao agente, osquais ganham por isso relevo quando da aferição do desvio de poder.A - 1ª certa; 2ª certa; 3ª errada; 4ª certa; 5ª errada.B - 1ª errada; 2ª errada; 3ª certa; 4ª certa; 5ª certa.C - 1ª certa; 2ª errada; 3ª errada; 4ª certa; 5ª errada.

Page 69: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

69

D - 1ª certa; 2ª certa; 3ª certa; 4ª errada; 5ª errada.E - 1ª errada; 2ª errada; 3ª certa; 4ª certa; 5ª errada.

655. Analise as seguintes afirmações, indicando, em seguida, a alternativa adequada.1ª Em se tratando de poder vinculado, razoável será a liberdade do administrador.2ª A discricionariedade administrativa não incide sobre a competência e a finalidade doato administrativo.3ª O poder disciplinar é a faculdade de punir internamente as infrações funcionais dosservidores.4ª Os reguladores executivos encontram previsão na Constituição Federal de 1988.A - Todas as afirmações são verdadeiras.B - Todas são falsas.C - Apenas a 4ª afirmação é correta.D - A 1ª e a 4ª afirmações são incorretas.E - Somente a 1ª afirmação é incorreta.

656. Qual das proposições consubstancia poderes ou prerrogativas que a Lei deLicitações (Lei nº 8666/93) não outorga à Administração pública como próprios do regimejurídico dos contratos administrativos?A - modificação unilateral do avençado, para melhor adequação às finalidades deinteresse público, respeitados os direitos do contratado.B - Alteração unilateral das cláusulas econômico-financeiras e monetárias.C - Fiscalização e acompanhamento da execução do objeto e aplicação de sançõesfundadas em inexecução total ou parcial do ajuste.D - Rescisão unilateral do pacto, independentemente de sentença judicial.E - Ocupação provisória de bens imóveis vinculados ao objeto do contrato, com vistas aacautelar a apuração administrativa de faltas contratuais.

657. Cláusulas exorbitantes, nos contratos administrativos, são aquelas que:A - podem figurar, normalmente, nos contratos de direito privado;B - inseridas em contrato de direito privado atentariam, se cumpridas, contra a ordempública, porque estranhas ao direito civil e mais próximas da sanções penais;C - inseridas em contratos de direito privado, poderiam ser normalmente cumpridas, emrazão de sua natureza privatística;D - não podem figurar nos contratos de concessão de serviço público, pois estes sãoespécie do gênero contrato administrativo;E - se encontram, a todo instante, normalmente, nos contratos de direito privado.

658. A natureza do Rio Parnaíba, que banha os Estados do Piauí e do Maranhão é de:A - bem público dominical;B - bem público comum de uso comum estadual;C - bem público de uso especial estadual;D - bem público de uso comum municipal;

Page 70: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

70

E - bem público de uso comum federal.

659. Assinale a alternativa correta.1. Cargo é a atividade correspondente a determinada competência da AdministraçãoPública, a ser ocupado por um agente, sob o regime estatutário (é uma unidade deatribuições - exige-se concurso público).2. Emprego Público é a atividade correspondente a determinada competência daAdministração Pública a ser ocupado por um agente, sob o regime contratual (CLT).3. Função é a atividade sem individualidade própria, sem correspondência a cargo ouemprego público, e diz respeito aos serviços públicos temporários ou as funçõescorrespondentes a chefias, direção, assessoramento.4. Relativamente ao regime jurídico do funcionalismo, é correto afirmar que a EmendaConstitucional 19/98 cada esfera de governo poderá instituir o estatutário ou o contratual.5. A Constituição Federal prevê como direito dos servidores públicos a sindicalização e agreve.A - As afirmações 2 e 3 estão corretas e a 5 incorreta.B - As afirmações 1 e 3 estão incorretas.C - As afirmações 2 e 5 estão incorretas.D - Todas as afirmações estão corretas.E - As afirmações 1,2,3,4 e estão incorretas.

73 - TJRN/Juiz de Direito Substituto/Ago de 2002537. Suponha um contrato de concessão de um serviço público, sujeito ao regime geralda Lei nº 8.987/95, tendo como poder concedente um Estado e como concessionária umaempresa privada. Caso, para a execução desse contrato, seja necessário que se realizeuma desapropriação, quem tem competência para expedir a declaração expropriatória éa) a concessionária ou o Estado, conforme previsto no contrato, tendo o Estadocompetência exclusiva para promover a desapropriação.b) o Estado, exclusivamente, o qual também tem competência exclusiva para promover adesapropriação.c) o Estado, exclusivamente, tendo a concessionária competência para promover adesapropriação, desde que previsto no contrato.d) a concessionária ou o Estado, conforme previsto no contrato, devendo o contratodefinir quem terá competência para promover a desapropriação.e) a concessionária, exclusivamente, a qual também tem competência exclusiva parapromover a desapropriação.

538. Uma autarquia federal, qualificada como agência executiva, passa a ter como umponto diferencial de seu regime jurídicoa) ter reduzida sua autonomia de gestão, passando a vincular-se hierarquicamente aoMinistério supervisor.b) possuir personalidade jurídica de direito privado.c) não se submeter à fiscalização financeira e orçamentária do Tribunal de Contas daUnião, mas apenas a fiscalização direta do Congresso Nacional.

Page 71: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

71

d) poder contratar compras, obras e serviços, com dispensa de licitação, em valores querepresentem até o dobro do limite de dispensa previsto na Lei nº 8.666/93.e) estar dispensada da celebração de contrato de gestão com o respectivo ministériosupervisor.

539. Uma sociedade de economia mista, que explore atividade econômica,a) não se submete ao regime de licitação para contratação de obras, serviços, compras ealienações.b) não está sujeita à falência.c) submete-se ao mesmo regime jurídico trabalhista das pessoas jurídicas de direitopúblico.d) pode ser instituída por decisão do poder Executivo, independentemente de lei.e) submete-se ao mesmo regime jurídico tributário das empresas privadas.

540. De acordo com a Constituição Federal, configura hipótese de atuação do podernormativo do Poder Executivo, por decreto, independentemente de lei, aa) criação de Ministérios.b) extinção de cargos públicos vagos.c) criação de cargos públicos.d) fixação dos efetivos das Forças Armadas.e) definição da organização administrativa dos Territórios.

541. Para a contratação de remanescente de uma obra, em conseqüência de rescisãocontratual, a Administraçãoa) estará em face hipótese de dispensa de licitação, estando livre para escolher aempresa a ser contratada, desde que apresente a razão da escolha e justificativa dopreço.b) terá de realizar nova licitação, na modalidade correspondente ao valor da obra integral.c) terá de realizar nova licitação, na modalidade correspondente ao valor doremanescente da obra.d) estará em face de hipótese de dispensa de licitação, desde que atendida a ordem declassificação da licitação anterior e aceitas as mesmas condições oferecidas pelo licitantevencedor.e) estará em face de hipótese de inexigibilidade de licitação, desde que atendida a ordemde classificação da licitação anterior e aceitas as mesmas condições oferecidas pelolicitante vencedor.

542. a Lei nº 4.717/65 classifica os vícios dos atos administrativos conforme asalternativas abaixo. A falta de motivação de um ato que devesse ser motivado écorretamente enquadrada na hipótese dea) desvio de finalidade.b) incompetência.c) inexistência dos motivos.d) ilegalidade do objeto.

Page 72: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

72

e) vício de forma.

543. Nos termos da Lei nº 8.666/93, a rescisão unilateral de um contrato administrativo,por parte do particular contratado,a) não é possível.b) é possível ante qualquer descumprimento contratual imputável à Administraçãocontratante.c) é possível em hipóteses excepcionais, tais como a suspensão injustificada da execuçãodo contrato, por ordem escrita da Administração, por prazo superior a 120 dias.d) é possível em hipótese excepcionais, tais como o atraso injustificado dos pagamentosdevidos pela Administração, por prazo superior a 90 dias.e) é possível em hipótese excepcionais, tais como a não liberação, por parte daAdministração, de área, local ou objeto para execução do contrato.

544. Em uma concorrência regida pela Lei nº 8.666/93, já ultrapassa a fase de habilitaçãoe abertos os envelopes de proposta dos licitantes, vem ao conhecimento da comissão delicitação um fato superveniente, que levaria à inabilitação de um dos licitantes. Nessasituação,a) a Administração deve anular o processo de licitação.b) o licitante em questão pode ser desclassificado com base em tal fato, sem prejuízopara a validade do processo.c) o licitante em questão não pode ser desclassificado com base em tal fato, devendo aAdministração valer-se da tutela jurisdicional para eliminá-lo do certame.d) o licitante em questão não pode ser desclassificado com base em tal fato, nem mesmojudicialmente, tendo operado a preclusão.e) a Administração deve revogar o processo de licitação.

545 Nos termos da legislação pertinente, caso o proprietário de uma coisa tombada juntoao Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico nacional não disponha de recursos paraproceder às obras de conservação e reparação necessárias, levando tal fato aoconhecimento daquele Serviço,a) a obrigação quanto à realização de tais obras recairá sobre o Estado em que se situa acoisa, ao qual será transmitida sua propriedade.b) o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional mandará executar as obras àsexpensas da União, ou deverá ser feita a desapropriação da coisa.c) o proprietário fará jus a indenização, por parte da União, correspondente a 50% dovalor das obras a serem executadas.d) a obrigação quanto à realização de tais obras recairá sobre o Município em que sesitua a coisa, ao qual será transmitida sua propriedade.e) a coisa será transferida ao patrimônio público federal, independentemente deindenização.

546. Um servidor público estadual que exerça remuneradamente cargo público deprofessor e já acumule, remuneradamente, outro cargo público estadual, de carátercientífico, havendo compatibilidade de horários,

Page 73: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

73

a) não poderá acumular remuneradamente mais nenhum cargo ou emprego, em nenhumnível da federação, seja na Administração direta ou indireta.b) poderá, ainda, acumular remuneradamente um emprego de médico em uma autarquiamunicipal.c) poderá, ainda, acumular remuneradamente um cargo de professor na Administraçãodireta federal.d) poderá, ainda, acumular remuneradamente um emprego de médico em uma fundaçãopública do mesmo Estado.e) poderá, ainda, acumular remuneradamente um cargo de professor na Administraçãodireta do mesmo Estado.

547. No ordenamento jurídico vigente, os terrenos de marinha são bens públicos depropriedadea) da União, sendo sua posse transferida à Marinha, que pode, em cada caso, definir ouso que lhes será dado, vedado o uso privativo por particular.b) da União, sendo considerados terras devolutas, usucapíveis ante posse mansa epacífica superior a 20 anos, desde que não afetados a nenhum uso especial.C) da União, sendo abrangidos pela imprescritibilidade e passíveis de uso privativo porparticular via aforamento.d) dos Estados, caracterizando-se como bens de uso comum do povo, insuscetíveis deuso privativo por particular.e) dos Estados, admitindo restrição de acesso em nome da preservação da segurançanacional, nos casos definidos pela Marinha.

Instruções:As questões seguintes apresentam uma sentença com duas asserções. Para respondê-las assinale, na folha de respostas,

a) se a primeira asserção for uma proposição incorreta e a Segunda uma preposiçãoverdadeira.b) se tanto a primeira como a Segunda forem proposições incorretas.c) se as duas asserções forem verdadeiras e a Segunda for uma justificativa correta daprimeira.d) se as duas assertivas forem verdadeiras, mas a Segunda não for uma justificativacorreta da primeira.e) se a primeira asserção for uma proposição verdadeira e a Segunda uma proposiçãoincorreta.

548. Como regra, nada obsta que um ato administrativo, que já tenha exaurindo seusefeitos, seja revogado pela Administração por razões de conveniência e oportunidadePORQUE a revogação dos atos administrativos opera efeitos extunc.

549. No regime constitucional vigente, a característica diferencial entre atividadeseconômicas e serviços públicos está no fato de estes últimos deverem ser prestadosexclusiva e diretamente pelo Poder Público PORQUE a Constituição estabelece que,

Page 74: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

74

ressalvados dos casos nela previstos, a exploração direta de atividade econômica peloEstado só será permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou arelevante interesse coletivo.

74 - MPE-MG/XLII Concurso/Promotor de Justiça – 12/1/2003550. Assinale a opção INCORRETA:a) o sistema administrativo brasileiro sofreu influência do modelo francês;b) o Direito Administrativo é um dos ramos do Direito Público;c) o sistema administrativo brasileiro é plenamente compatível com decisõesadministrativas com força de coisa julgada material;d) a nomeação de um servidor no âmbito do poder judiciário é regulado pelo DireitoAdministrativo;e) está alcançado pelo Direito Administrativo, toda e qualquer atividade de administração,oriundo de todos os Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário;

551. Assinale a opção CORRETA:a) para contratação de obras, serviços e compras, as empresas estatais prestadoras deServiços Públicos não estão sujeitas à Lei 8.666/93;b) no Direito Brasileiro a licitação inicialmente foi tratada no Código de ContabilidadePública da União, de 1922;c) o procedimento licitatório desenvolve-se visando exclusivamente a AdministraçãoPública, pouco importando quanto aos licitantes, bastando verificar proposta maisvantajosa;d) a publicidade dos atos interessa à administração que promove a licitação e aoslicitantes;e) é dispensável a licitação quando houver inviabilidade de competição;

552. Assinale a alternativa INCORRETA: Em relação à sociedade de economia mista,pode-se afirmar:a) realiza, entre outros, serviços públicos de natureza industrial, por sua conta e risco;b) ostenta estrutura e funcionamento de empresa particular;c) terá a forma de sociedade por quotas de responsabilidade limitada, podendo,excepcionalmente ser sociedade anônima;d) conta com a participação ativa do Estado e do particular, podendo receber incentivosoficiais ou ajuda técnica;e) pode ser instituída pela União, Estados-membros e Municípios sendo instrumento dedescentralização de atividades ou serviços públicos ou de interesse coletivo;

553. Assinale a alternativa CORRETA: Relativamente aos Servidores Públicos:a) a estabilidade no serviço público, não foi extinta por meio da Emenda n.º 19, de 1988, todavia,passado a efetivo após 02 anos;b) o edital do concurso público pode estabelecer sua validade em até 05 anos;

Page 75: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

75

c ) a regra de remuneração por subsídio, composto de parcela única, é obrigatório paraJuiz de Direito, Promotor de Justiça e Procurador do Estado;d) no âmbito da administração Pública Federal os cargos comissionados não podem serprovidos sob regime jurídico celetista;e) a perda do cargo do servidor estável por desempenho insuficiente não será necessárioo procedimento próprio, com ampla defesa e contraditório, quando a insuficiência forpública e notória;

554. Assinale a alternativa INCORRETA: A respeito dos órgãos e agentes públicos:a) no Brasil foi adotada a Teoria do Órgão para explicar a atuação dos agentes públicos em nome doEstado;b) órgãos públicos podem celebrar, por meio de seus administradores, contratos degestão com outros órgãos ou com pessoas jurídicas;c) embora despersonalizados, os órgãos mantém relações funcionais entre si e comterceiros, na forma devidamente regulamentada;d) segundo a teoria do órgão, a pessoa jurídica é o todo, enquanto os órgãos sãoparcelas integrantes desse todo;e) qualquer órgão público tem capacidade processual para defender, em juízo, suasprerrogativas;

555. Assinale a alternativa CORRETA: Relativamente à responsabilidade dos servidorespúblicos, podemos afirmar:a) no direito administrativo não há divergência entre culpa e dolo;b) a falta funcional gera o ilícito administrativo, ensejando aplicação de pena disciplinar,pelo superior hierárquico, no devido processo legal;c) tratando-se de fato público e notório, a aplicação de sanção administrativa, não exige amotivação da penalidade;d) para aplicação de qualquer punição, deve ser observadas com rigor, as regras típicas do processopenal;e) a extinção da pena administrativa, ocorre somente com o seu cumprimento;QUESTÃO

36 - TJSC/Juiz Substituto/ Prova Técnica - 23/4/2003254. Assinale a alternativa INCORRETA sobre Processo Administrativo Disciplinar:1 - São fases do processo administrativo disciplinar: instrução, defesa e relatório.2 - O princípio da ampla defesa é observado.3 - A demissão e a repreensão constituem penalidades aplicáveis.4 - A suspensão não é pena que pode ser imposta.5 - No processo administrativo disciplinar é facultada a presença de advogado.

255. Pertinente à função pública, assinale a alternativa INCORRETA:1 - A investidura em cargo público depende de concurso.2 - Estabilidade e vitaliciedade não são a mesma coisa.

Page 76: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

76

3 - O estágio probatório, constitucionalmente, não necessita ser efetivo.4 - Demissão e exoneração são institutos diversos.5 - O estágio probatório se completa em 3 (três) anos de efetivo exercício no cargo.

256. Assinale a alternativa INCORRETA acerca da Teoria do Ato Administrativo:1 - O controle dos atos administrativos é exercido também pelo Poder Judiciário.2 - Os atos administrativos, quando editados, trazem em si a presunção de legitimidade.3 - Denomina-se eficácia a idoneidade que tem o ato administrativo para produzir seusefeitos.4 - A licença para exercer determinada profissão regulamentada por lei, é atoadministrativo vinculado.5 - O exame do ato administrativo revela a existência dos seguintes requisitos:competência, finalidade, motivo, publicidade e objeto.

257. Assinale a alternativa correta, no que respeita aos Princípios da AdministraçãoPública:1 - A Emenda Constitucional n° 19/98, relativa à Reforma Administrativa do Estado, nãointroduziu, no art. 37, caput, da Constituição da República Federativa do Brasil, o princípioda eficiência.2 - Os princípios administrativos informam todo o modo de agir da Administração Pública.3 - O princípio da razoabilidade está expresso na Constituição da República Federativa doBrasil.4 - O princípio da continuidade dos serviços públicos não mostra a preocupação deparalisar as obras e serviços públicos.5 - O princípio da continuidade do serviço público não guarda qualquer pertinência com oprincípio da supremacia do interesse público. 258. Assinale a alternativa INCORRETA:1 - No exercício do poder de polícia, pode a Administração Pública executar prerrogativasque sobrelevem o interesse público.2 - No exercício do poder de polícia, pode a Administração Pública intervir na proteçãodos interesses coletivos.3 - A expressão poder de polícia (police power) ingressou pela primeira vez naterminologia legal, no caso Maryland, da Corte Suprema dos Estados Unidos.4 - A polícia de trânsito, a polícia ambiental e a polícia de construções não estão inseridasno conceito de poder de polícia.5 - No exercício do poder de polícia, pode a Administração Pública exercer a fiscalizaçãode forma preventiva e/ou repressiva.

259. Assinale a alternativa INCORRETA no que tange aos Atos de ImprobidadeAdministrativa:1 - Podem resultar na perda da função pública e suspensão dos direitos políticos.2 - Estão regulamentados na Lei n.º 8.429/92 e são atacados mediante ação civil e penal,acarretando efeitos em ambas as esferas.

Page 77: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

77

3 - O juiz, na concretização da lei, deverá considerar a "extensão do dano" ao patrimôniopúblico e o "proveito patrimonial do agente".4 - A prova apurada na esfera criminal não é passível de análise na área civil.5 - Atos de improbidade administrativa acarretam, se comprovados, via de regra,enriquecimento ilícito.

260. Assinale a alternativa INCORRETA em relação aos temas Administração Pública eServidor Público:1 - A Administração Pública é regida pelos princípios catalogados no art. 37 daConstituição da República Federativa do Brasil.2 - A atividade administrativa deve orientar-se no sentido de atingir o interesse público.3 - A proibição de acumulação de cargos é uma regra constitucional, embora admitacertas exceções.4 - O Estado, ao ensejar oportunidade de ingresso em seus quadros mediante concurso,não deve estar atento aos requisitos capacidade e idoneidade do candidato.5 - O princípio da eficiência constitucional alcança todas as atividades estatais, inclusive aeficiência na carreira do magistrado. 30QU

105. Pol Civ de GO/Delegado de Polícia de 3ª Classe/Prova objetiva – 6/7/2003785. O porte de arma deferido pela autoridade a particular, que a Lei das ContravençõesPenais denomina impropriamente de licença, na verdade caracteriza um atoadministrativo tido comoa) licença imprópria.b) permissão.c) concessão.d) autorização.

786. O ato administrativo vinculado que permite ao cidadão dirigir veículos automotores,após regular aprovação e habilitação, é tido comoa) autorização.b) permissão.c) licença.d) homologação.

787. Os atos administrativos para os quais a lei estabelece os requisitos e as condiçõesde sua realização são atosa) complexos.b) de império.c) compostos.d) vinculados.

Page 78: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

78

788. As certidões, os atestados e os vistos incluem-se entre os atos da Administraçãoditosa) negociais.b) normativos.c) ordinatórios.d) enunciativos.

789. O fato de a Administração Pública decidir e executar as medidas ou sanções depolícia administrativa por seus próprios meios, sem autorização prévia do PoderJudiciário, caracteriza o atributo do ato administrativo conhecido comoa) imperatividade.b) auto-executoriedade.c) exigibilidade.d) exeqüibilidade.

790. O ato administrativo poderá ser revogado pelo Poder Judiciárioa) quanto ao mérito, à conveniência e oportunidade.b) somente quanto à legalidade e conveniência.c) somente quanto a sua forma e legalidade.d) somente quanto à conveniência e forma.

791. Pela teoria dos motivos determinantes,a) os motivos invocados para a prática do ato administrativo fazem parte do mérito do atoe não podem ser apreciados pelo Poder Judiciário.b) todo ato administrativo deve ter sua motivação expressamente prevista em lei.c) a inexistência dos motivos explicitados pelo agente para a prática do ato administrativoinvalida o ato, tornando-o nulo, ainda que outros motivos de fato existam para justificá-lo.d) o desatendimento ao interesse público pode ser invocado pelo Poder Judiciário para aanulação do ato administrativo.

792. A proibição de se criarem certas espécies de animais na zona urbana significarestrição decorrente do podera) de polícia.b) regulamentar.c) disciplinar.d) da autotutela.

793. Sobre o poder discricionário, é CORRETO afirmar quea) não permite ao administrador praticar o ato com os critérios de conveniência eoportunidade.b) permite ao administrador exceder os limites da lei.c) vincula o administrador à forma e à finalidade do ato.d) não vincula o administrador à forma e à finalidade do ato.

Page 79: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

79

794. Entre outros, são elementos ou requisitos de existência dos atos administrativosa) o tempo, a razão e a finalidade.b) o sujeito, o objeto e a forma.c) o tempo, o local e a forma.d) o sujeito, a territorialidade e a forma.

795. Quanto às licitações, assinale a alternativa CORRETA:a) Nos casos em que couber convite, a Administração Pública poderá utilizar a tomada depreços e, em qualquer caso, a concorrência.b) A Lei nº 8.666/93, que regulamentou o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, sóse aplica à Administração Pública direta e indireta do Estado de Goiás.c) O pregão, nova modalidade de licitação, criado pela Medida Provisória nº 2.026, de 4de maio de 2000, pode ser utilizado indistintamente pela União, Estados, Distrito Federale Municípios.d) É possível combinar as diversas modalidades de licitação, assim como a Lei nº8.666/93 permite a criação de novas modalidades de licitação.

796. Uma Resolução do secretário estadual da Segurança Pública, determinando orecolhimento de máquinas caça-níqueis clandestinas em todo território estadual, tempodera) de polícia.b) disciplinar.c) regulamentar.d) hierárquico.

797. Sobre os princípios administrativos, assinale a alternativa CORRETA:a) O princípio da moralidade pública opõe-se ao da impessoalidade, visto que impõe aoadministrador público atuação que não seja voltada para seus próprios interesses.b) O princípio da publicidade impõe a ampla divulgação dos atos praticados pelaAdministração Pública e não comporta exceções.c) O princípio da eficiência impõe a todo agente público realizar suas atribuiçõesbuscando alcançar os melhores resultados para a Administração Pública,independentemente dos meios usados para tal.d) O princípio da motivação implica, para a Administração Pública, o dever de justificar osseus atos, apontando-lhes os fundamentos de direito e de fato.

798. A faculdade conferida à Administração Pública de poder revogar seus próprios atos,quando eivados de vícios ou por motivo de conveniência e oportunidade, respeitados osdireitos adquiridos e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial, relaciona-se aoprincípio daa) legalidade.b) autotutela.c) finalidade.

Page 80: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

80

d) anterioridade.

799. Sobre o poder de polícia, assinale a alternativa CORRETA:a) O poder de polícia que o Estado exerce pode incidir em duas áreas de atuação estatal:na administrativa e na judiciária.b) A principal diferença entre a polícia administrativa e a polícia judiciária consiste no fatode aquela atuar exclusivamente no plano repressivo, e esta, apenas e tão-somente nopreventivo.c) A diferença entre a polícia administrativa e a polícia judiciária reside no fato de aprimeira se reger pelo direito processual penal, incidindo sobre pessoas, enquanto aúltima é regida pelo direito administrativo, incidindo sobre bens, direitos ou atividades.d) Não existe diferença entre polícia administrativa e polícia judiciária, uma vez queambas detêm o poder de polícia do Estado.

800. O ato administrativo pelo qual a Administração Pública revoga ato administrativopróprio tem naturezaa) declaratória.b) extintiva.c) constitutiva.d) anulatória.

801. Uma Resolução do secretário estadual da Saúde determinando a internação porquarenta dias de pessoas suspeitas de serem portadoras do vírus da SARS (síndromerespiratória aguda severa), responsável pela denominada “gripe asiática”, traz,intrinsecamente, o poder estatala) de polícia.b) de hierarquia.c) disciplinar médico.e) regulamentar..

Page 81: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

81

1 – CCEEE2 – CEECE3 – EEEEC4 – EEEEC5 – CEECC6 – EECEE7 – CCECC8 – ECCCC9 – CECEC10 – ECCEE11 – CCEEE12 – CEECE13 – ECCCC14 – CCCEE15 – EECEE16 – CEEEE17 – CCCEE18 – EECCE19 – ECCCE20 – EECEE21 – ECCCC22 – ECECE23 – EECCC24 – B25 – A26 – B27 – C28 – E29 – A30 – B31 – B32 – C33 – D34 – A35 – E36 – D37 – C38 – E39 – C40 – C41 – E42 – E43 – D44 – B

45 – A46 – B47 – A48 – D49 – C50 – D51 - Anulada52 – A53 – D54 – B55 – E56 – B57 - anulada58 – C59 – E60 - C61 CCCEE62 EECCE63 ECEEC64 ECCEE65 CCEEE66 ECCEC67 ECCEC68 ECEEC69 E70 B71 C72 C73 E74 A75 E76 D77 D78 C79 A80 E81 D82 A83 D84 C85 B86 E87 CCECE88 EECCE

89 ECCCC90 CCEEE91 EECEC92 CCEEE93 CECCE94 ECECC95 E96 C97 B98 A99 E100 D101 A102 C103 E104 B105 C106 D107 D108 EECEC109 EECCE110 CCECC111 CCEEC112 CEEEE113 CCECE114 CEECC115 CCEEC116 ECCCE117 ECEEE118 CCECC119 EECEC120 D131 CCEEC132 ECEEC133 CEEEC134 CCEEE135 ECECE136 E137 A138 C139 D140 B141 EEECC142 EEEEC

143 CCCCE144 ECECE145 ECECE146 CECEC147 C148 D149 E150 A151 D152 D153 B154 C155 A156 C157 CCCEC158 CEEEE159 CECEE160 ECECE161 ECCEC162 ECECE163 EECCC164 CCEEE165 A166 E167 D168 C169 E170 A171 B172 D173 A174 B175 E176 C177 B178 D179 C180 C181 B182 A183 E184 D185 A186 E

GABARITOS

Page 82: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

82

187 C188 B189 E190 D191 C192 E193 C194 A195 ECCCE196 CCEEC197 CECEC198 EECCC199 EEECC200 C201 E202 D203 A204 D205 B206 E207 C208 E209 D210 ECECC211 ECCEE212 CCCCC213 EEECC214 ECEEC215 CCC - E216 CCEEC217 CEEEC218 EECCE219 CCEEC220 E221 D222 B223 A224 C225 E226 A227 C228 A229 C230 B

231 D232 E233 D234 D235 E236 E237 C238 EEC239 ECCEC240 CEECE241 CEECE242 *243 *244 *245 *246 *247 *248 *249 *250 *251 *252 CEECC253 CECEC254 D255 C256 E257 B258 D259 D260 D261 D262 E263 C264 B265 B266 D267 E268 C269 B270 A271 D272 A273 A274 E

275 C276 E277 C278 A279 C280 D281 B282 A283 *284 *285 *286 *287 *288 *289 *290 *291 C292 B293 A294 A295 B296 D297 C298 D299 A300 B301 B302 E303 E304 B305 A306 C307 D308 B309 CCCEE310 A311 C312 B313 C314 D315 D316 A317 B318 E

319 D320 E321 C322 B323 E324 A325 D326 A327 E328 C329 D330 C331 C332 D333 C334 C335 E336 E337 D338 A339 B340 C341 E342 B343 A344 B345 C346 C347 E348 C349 A350 E351 CCCEE352 ECEEC353 C354 B355 A356 D357 A358 C359 E360 D361 C362 E

Page 83: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

83

363 B364 A365 B366 D367 C368 E369 A370 D371 D372 B373 E374 A375 C376 C377 E378 C379 D380 B381 C382 D383 A384 B385 C386 E387 D388 E389 B390 C391 C392 C393 E394 E395 D396 B397 A398 B399 A400 D401 C402 D403 anulada404 A405 D406 B

407 E408 B409 anulada410 C411 D412 E413 C414 A415 B416 D417 B418 C419 CECCE420 EEEEC421 CCCCC422 E423 B424 A425 C426 B427 A428 D429 D430 E431 C432 C433 CEECC434 CECEC435 CEEC436 ECCEE437 CECC438 D439 C440 C441 B442 C443 B444 B445 A446 B447 C448 A449 D450 B

451 D452 E453 C454 A455 C456 B457 A458 E459 D460 A461 C462 B463 E464 D465 D466 D467 D468 D469 C470 C471 C472 D473 A474 D475 B476 B477 C478 C479 C480 B481 C482 A483 B484 A485 B486 ECCCC487 CECCE488 EEEEE489 CCCCC490 EECCC491 C492 D493 D494 D

495 B496 B497 A498 C499 C500 E501 A502 E503 A504 B505 C506 D507 B508 D509 D510 E511 C512 A513 C514 D515 C516 C517 B518 C519 C520 D521 B522 A523 C524 B525 A/B526 B527 B528 C529 C530 D531 D532 C533 B534 A535 C536 B537 C538 D

Page 84: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

84

539 E540 B541 D542 E543 A544 B545 B546 A547 C548 B549 A550 C551 B552 C553 D554 E555 B556 C557 E558 D559 B560 A561 D562 E563 B564 C565 A566 A567 D568 C569 A570 A571 C572 C573 C574 B575 B576 B577 A578 E579 C580 E581 B582 C

583 A584 E585 D586 E587 D588 A589 CC590 EEECE591 ECE592 C593 B594 A595 D596 B597 E598 C599 E600 E601 E602 B603 A604 C605 C606 C607 B608 D609 D610 C611 A612 C613 D614 C615 C616 C617 C618 B619 D620 D621 C622 A623 C624 D625 C626 E

627 D628 B629 C630 A631 B632 D633 E634 C635 E636 D637 A638 A639 C640 B641 C642 A643 D644 A645 C646 B647 D648 E649 B650 C651 E652 E653 A654 C655 E656 B657 B658 E659 D660 C661 B662 E663 A664 C665 D666 E667 D668 C669 A670 C

671 B672 C673 D674 A675 B676 B677 D678 B679 B680 D681 D682 A683 A684 A685 C686 D687 C688 A689 C690 B691 A692 D693 B694 E695 D696 E697 D698 E699 B700 D701 D702 B703 C704 C705 B706 A707 A708 CCCCC709 CEECC710 CCEEE711 ECECC712 CC713 ECCEE714 CCCEE

Page 85: Vários órgãos

Compilação: Alden Mangueira de OliveiraAtualizado até fev/2003

85

715 C716 E717 B718 D719 B720 D721 E722 A723 C724 ECCEE725 CCCEC726 C727 B728 EEECE729 EE * * *730 CCCCC731 CECCE732 EEEEC733 CCCCC734 ECECE735 CCCEE736 EECEE737 ECCCE738 ECECE739 CECCC740 EEECE741 CEECC742 ECECE743 ECECE744 C745 B746 E747 A748 E749 C750 B751 D752 B753 C754 B755 B756 B757 E758 C

759 C760 B761 C762 C763 A764 D765 C766 A767 D768 D769 A770 B771 B772 A773 C774 D775 A776 A777 D778 C779 B780 2, 8, 32 =

42781 1, 4, 64 =

69782 16 = 16783 1, 2, 32 =

35784 4, 8 = 12785 *786 *787 *788 *789 *790 *791 *792 *793 *794 *795 *796 *797 *798 *799 *

800 *801 *

*

Legenda : *sozinho: falta ogabarito

* com outrasletras: questãoanulada