valorizando os sabores do semiárido

2
Alagoas Ano 5 | nº 35 |Setembro| 2011 Senador Rui Palmeira - Alagoas Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas Valorizando os sabores do Semiárido 1 Desde pequeno o jovem Claudevan Viana, hoje com 19 anos, gostava de participar de atividades e grupos educativos. Ele mora no povoado Candunda, no município de Senador Rui Palmeira. Quando começou a participar desses espaços era um menino tímido e sem jeito. Mas foi a partir deles que Claudevan descobriu seu grande talento. Como era reconhecido como um adolescente que gostava de participar de grupos e que sempre ajudou sua mãe nas tarefas de casa, quando tinha 16 anos, foi convidado a participar de um curso sobre alimentação. Mas não era um simples curso de culinária. Nesse curso foram elaboradas receitas que tinham como ingrediente principal plantas do semiárido. Depois do curso, Claudevan descobriu novos sabores, novos valores e principalmente um talento. Uma paixão que mudaria sua vida e o ajudaria a levar para muitas famílias da região onde mora o conhecimento da grande riqueza alimentar que pode ser produzida na região. Pela grande facilidade que demonstrou após participar dos cursos de alimentação alternativa, ele foi convidado a multiplicar seus conhecimentos junto a mulheres, principalmente mães, em diversas comunidades. Além de ajudar as participantes a aproveitar melhor aquilo que, muitas vezes produziam e desperdiçavam, Claudevan investiu o dinheiro que recebeu pelas oficinas para ter sua própria fonte de renda. Com a ajuda de dona Salete, sua mãe e da irmã Claudiana, ele abriu seu próprio negócio. Segundo Claudevan, com seu pequeno restaurante, ele consegue manter suas despesas e ainda ajudar sua família sem ter que deixar sua comunidade. No restaurante, ele aproveita ainda muito do que produz em sua área de plantio agroecológico e dos pequenos animais que a família cria. E sempre que é convidado, continua fazendo as oficinas de aproveitamento e beneficiamento dos alimentos da região. Também, sempre que tem a oportunidade, participa de cursos e formações para aprofundar seu talento e sonha em poder fazer um curso superior nessa área. Confira algumas das receitas que Claudevan, trabalha em suas oficinas: Claudevan na primeira oficina de alimentação alternativa

Upload: articulacaosemiarido

Post on 23-Jul-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Valorizando os sabores do Semiárido

Alagoas

Ano 5 | nº 35 |Setembro| 2011Senador Rui Palmeira - Alagoas

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

Valorizando os sabores do Semiárido

1largura tarja 1cm

Desde pequeno o jovem Claudevan Viana, hoje com 19 anos, gostava de participar de atividades e grupos educativos. Ele mora no povoado Candunda, no município de Senador Rui Palmeira.

Quando começou a participar desses espaços era um menino tímido e sem jeito. Mas foi a partir deles que Claudevan descobriu seu grande talento.

Como era reconhecido como um adolescente que gostava de participar de grupos e que sempre ajudou sua mãe nas tarefas de casa, quando tinha 16 anos, foi convidado a participar de um curso sobre alimentação. Mas não era um simples curso de culinária. Nesse curso

foram elaboradas receitas que tinham como ingrediente principal plantas do semiárido.

Depois do curso, Claudevan descobriu novos sabores, novos valores e principalmente um talento. Uma paixão que mudaria sua vida e o ajudaria a levar para muitas famílias da região onde mora o conhecimento da grande riqueza alimentar que pode ser produzida na região.

Pela grande facilidade que demonstrou após participar dos cursos de alimentação alternativa, ele foi convidado a multiplicar seus conhecimentos junto a mulheres, principalmente mães, em diversas comunidades. Além de ajudar as participantes a aproveitar melhor aquilo que, muitas vezes produziam e desperdiçavam, Claudevan investiu o dinheiro que recebeu pelas oficinas para ter sua própria fonte de renda.

Com a ajuda de dona Salete, sua mãe e da irmã Claudiana, ele abriu seu próprio negócio. Segundo Claudevan, com seu pequeno restaurante, ele consegue manter suas despesas e ainda ajudar sua família sem ter que deixar sua comunidade.

No restaurante, ele aproveita ainda muito do que produz em sua área de plantio agroecológico e dos pequenos animais que a família cria. E sempre que é convidado, continua fazendo as oficinas de aproveitamento e beneficiamento dos alimentos da região.

Também, sempre que tem a oportunidade, participa de cursos e formações para aprofundar seu talento e sonha em poder fazer um curso superior nessa área.

Confira algumas das receitas que Claudevan, trabalha em suas oficinas:

Claudevan na primeira oficina de alimentação alternativa

Page 2: Valorizando os sabores do Semiárido

Torta Salgada de Coroa de fradeIngredientes:02 xícaras de coroa de frade ralada; 03 xícaras de farinha de trigo; 03 ovos; 01 xícara de óleo; 02 xícaras de leite; 100 gramas de queijo ralado; 01 cebola picada; 01 pimentão picado; 01 tomate picado; Sal, coentro, cebolinha e talos a gosto; 02 xícaras de frango desfiado

Modo de preparo:Descasque a coroa de frade, passe em um ralo de verduras e esprema em um pano. Junte todos os ingredientes menos a farinha de trigo e bata no liquidificador e coloque em uma tigela. Adicione aos poucos a farinha de trigo, mexa bem e coloque em uma forma untada e polvilhada com farinha de trigo, espalhe o queijo ralado por cima e leve para assar por mais ou menos 45 minutos em forno médio.

Canjica de macaxeiraIngredientes:03 xícaras de chá de macaxeira cozida e amassada; 01 litro de leite; Meio litro de leite de coco; 01 lata de leite condensado; 01 coco ralado; 01 pitada de sal; 01 xícara de chá de açúcar; Canela a gosto

Modo de preparo:Bata no liquidificador a macaxeira, o leite, o açúcar e o leite de coco. Coloque em uma panela e leve ao fogo. Deixe ferver por cinco minutos juntamente com os outros ingredientes.

Risoto de palma com proteína de soja Ingredientes:03 xícaras de chá de arroz cozido; 02 xícaras de chá de proteína de soja; 01 xícara de chá de palma; 01 tomate picado; 01 cebola picada; 01 pimentão picado; 01 colher de sopa de óleo; 01 colher de sopa de margarina; Sal, pimenta de reino, coentro e cebolinha a gosto.

Modo de preparo:Lave a palma, retire os espinhos com uma faca, corte em pedaços pequenos, cozinhe com água e sal e escorra em seguida. Lave com bastante água e reserve. Cozinhe a proteína com um pouco de água e sal. Retire do fogo, lave com água e esprema (reserve). Em uma panela aquecida, coloque o óleo, a margarina, a cebola, o tomate e a pimenta. Refolgue e acrescente a proteína, a palma e o arroz. Tempere com o restante dos ingredientes e mexa bem.

Geléia de UmbuIngredientes01 litro de polpa de umbu; Meio quilo de açúcar;

Modo de preparo:Afervente os umbus, escorra e passe numa peneira. Misture com o açúcar e leve ao fogo, mexendo todo o tempo até começar a soltar do fundo de panela. Se quiser em ponto de geléia, antes do ponto de doce. Pingue um pouco em um copo com água. Se a geléia ficar no fundo do copo, está pronta.

2

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

largura tarja inferior2ª página 2,8cm

Alagoas

largura 4,2cm

Apoio:

www.asabrasil.org.br

Resultado de oficina feita por Claudevancom mulheres,