urbanização brasileira (1)

7
Lista de Exercícios de Geografia – 3 ano – Urbanização Brasileira 1 - (UNIFENAS) Analise o gráfico abaixo a respeito da evolução da urbanização brasileira: Fonte: IBGE.Censo 2010 (Folha de São Paulo,30/04/2011) A partir dos dados observados no gráfico e mais seus conhecimentos sobre a evolução dos índices de urbanização no Brasil, você pode constatar corretamente que I) o Brasil é um país urbano, pois possui uma população superior a 80% vivendo nas cidades. II) o ritmo de crescimento da taxa de urbanização tende a diminuir no Brasil atual, pois a população rural já é pouco expressiva, não havendo grandes contingentes para migrar para as cidades. III) o Censo 2010 apresenta uma população mais urbanizada que há uma década atrás. IV) as regiões brasileiras com as maiores taxas de urbanização são, pela ordem, Sudeste (92,9%), Centro-Oeste (88,8%) e Sul (84,9%). V) segundo o Censo 2010 a população residente no campo apresenta uma taxa inferior a 20%, demonstrando que o êxodo rural vem perdendo força no país. Estão corretas as alternativas a) I e II, apenas. d) I, III e V, apenas. b) II, IV e V, apenas. e) Todas. c) III e IV, apenas 2 - (FGV-RJ) Observe o gráfico: Sobre os fatores relacionados ao processo de urbanização nas regiões brasileiras, assinale a alternativa correta: a) A urbanização é mais lenta nas regiões onde predomina a agricultura de alta intensidade técnica. b) Na Região Norte, o processo de urbanização é a principal causa do desmatamento. c) Na Região Centro-Oeste, a urbanização é alimentada pelo êxodo rural resultante da crise do setor agrícola. d) No Sudeste, o elevado grau de urbanização é um reflexo da baixa produtividade do setor agrícola. e) No Sul, a urbanização foi impulsionada pela concentração da propriedade fundiária e pela modernização técnica da agricultura. 3 - (UNICAMP) O Brasil experimentou, na segunda metade do século 20, uma das mais rápidas transições urbanas da história mundial. Ela transformou rapidamente um país rural e agrícola em um país urbano e metropolitano, no qual grande parte da população passou a morar em cidades grandes. Hoje, quase dois quintos da população total residem em uma cidade de pelo menos um milhão de habitantes. Considerando o trecho acima, assinale a alternativa correta. a) A partir de 1930, a ocupação das fronteiras agrícolas (na Amazônia, no Centro-Oeste, no Paraná) foi o fator gerador de deslocamentos de população no Brasil. b) Uma das características mais marcantes da urbanização no período 1930-1980 foi a distribuição da população urbana em cidades de diferentes tamanhos, em especial nas cidades médias.

Upload: miguel-guerra

Post on 28-Dec-2015

263 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Urbanização Brasileira (1)

Lista de Exercícios de Geografia – 3 ano – Urbanização Brasileira

1 - (UNIFENAS) Analise o gráfico abaixo a respeito da evolução da urbanização brasileira:

Fonte: IBGE.Censo 2010 (Folha de São Paulo,30/04/2011)A partir dos dados observados no gráfico e mais seus conhecimentos sobre a evolução dos índices de urbanização no Brasil, você pode constatar corretamente queI) o Brasil é um país urbano, pois possui uma população superior a 80% vivendo nas cidades. II) o ritmo de crescimento da taxa de urbanização tende a diminuir no Brasil atual, pois a população rural já é pouco expressiva, não havendo grandes contingentes para migrar para as cidades.III) o Censo 2010 apresenta uma população mais urbanizada que há uma década atrás. IV) as regiões brasileiras com as maiores taxas de urbanização são, pela ordem, Sudeste (92,9%), Centro-Oeste (88,8%) e Sul (84,9%). V) segundo o Censo 2010 a população residente no campo apresenta uma taxa inferior a 20%, demonstrando que o êxodo rural vem perdendo força no país.Estão corretas as alternativasa) I e II, apenas. d) I, III e V, apenas.b) II, IV e V, apenas. e) Todas.c) III e IV, apenas 2 - (FGV-RJ) Observe o gráfico:

Sobre os fatores relacionados ao processo de urbanização nas regiões brasileiras, assinale a alternativa correta:a) A urbanização é mais lenta nas regiões onde predomina a agricultura de alta intensidade técnica.

b) Na Região Norte, o processo de urbanização é a principal causa do desmatamento. c) Na Região Centro-Oeste, a urbanização é alimentada pelo êxodo rural resultante da crise do setor agrícola.d) No Sudeste, o elevado grau de urbanização é um reflexo da baixa produtividade do setor agrícola. e) No Sul, a urbanização foi impulsionada pela concentração da propriedade fundiária e pela modernização técnica da agricultura.

3 - (UNICAMP) O Brasil experimentou, na segunda metade do século 20, uma das mais rápidas transições urbanas da história mundial. Ela transformou rapidamente um país rural e agrícola em um país urbano e metropolitano, no qual grande parte da população passou a morar em cidades grandes. Hoje, quase dois quintos da população total residem em uma cidade de pelo menos um milhão de habitantes. Considerando o trecho acima, assinale a alternativa correta.a) A partir de 1930, a ocupação das fronteiras agrícolas (na Amazônia, no Centro-Oeste, no Paraná) foi o fator gerador de deslocamentos de população no Brasil.b) Uma das características mais marcantes da urbanização no período 1930-1980 foi a distribuição da população urbana em cidades de diferentes tamanhos, em especial nas cidades médias.c) Os últimos censos têm mostrado que as grandes cidades (mais de 500 mil habitantes) têm tido crescimento relativo mais acelerado em comparação com as médias e as pequenas.d) Com a crise de 1929, o Brasil voltou-se para o desenvolvimento do mercado interno através de uma industrialização por substituição de importações, o que demandou mão de obra urbana numerosa.

4 - (UFF) - Reconhecido há tempos, dentro e fora do Brasil, como manifestação artística legítima e pública, o grafite vem sendo visto também como um elemento relevante do espaço urbano, pois nele realiza sucessivas intervenções.

Jornal do Brasil, 26/02/2010.Com base nessa ideia e no foco da matéria jornalística, é correto afirmar que atualmente o grafitea) estimula e aprofunda o desemprego entre a população jovem urbana.b) potencializa e provoca a revolta de grupos sociais oprimidos.c) renova e estetiza diversos trechos da paisagem urbana.d) fortalece e antecipa o aspecto marginal das pichações.e) abandona e contesta valores estéticos externos à cultura nacional. 5 - (UNIOESTE) Sobre a rede urbana brasileira, assinale a alternativa INCORRETA. a) O sudeste brasileiro pode ser caracterizado como uma rede urbana complexa, pelo seu alto grau de urbanização e pela sua economia diversificada, fortemente industrial e de serviços.b) A configuração das redes urbanas regionais é definida geralmente pelo fator histórico e pelas atividades econômicas praticadas. Tem-se como exemplos alguns centros regionais e metrópoles nordestinas que se desenvolveram como portos exportadores de produtos agrícolas para o mercado internacional.c) São Paulo e Rio de Janeiro se caracterizam como as maiores metrópoles brasileiras por concentrar sedes de empresas transnacionais e intensa dinâmica de fluxos informacionais.d) Abaixo das metrópoles, no nível hierárquico que define a rede urbana brasileira, estão os centros regionais que concentram centros universitários, grande rede de hospitais, médicos e dentistas

Page 2: Urbanização Brasileira (1)

especializados, retransmissoras de televisão e shopping centers. Tem-se como exemplos Londrina e Ribeirão Preto.e) O desenvolvimento mais recente da rede urbana brasileira esteve orientado pelo crescimento de sua malha ferroviária, que, a partir de 1960, foi a infraestrutura de transportes que mais se destacou no território nacional. 6 - (UNIR) Os mapas apresentam o número de cidades médias (entre 100.000 e 500.000 habitantes) no território brasileiro em 1970 e nos dias atuais.

(Revista VEJA, 01/09/2010. Adaptado.)Com base nos mapas e nos seus conhecimentos, assinale a afirmativa correta. a) O número de cidades médias da região Norte do país manteve-se inalterado desde 1970, resultado das políticas de conservação ambiental e da rigorosa fiscalização das instituições responsáveis.b) A partir de 1970 aumentou o número de cidades médias, o que indica que a riqueza, antes concentrada nos grandes centros urbanos, vem sendo distribuída também nas médias aglomerações.c) A região Nordeste, considerada a mais pobre do país, apresenta hoje poucas cidades médias, resultado do elevado contingente migratório em direção ao Centro-Sul.d) O aumento do número de cidades médias pós década de 70 do século XX deve-se principalmente à política de incentivos fiscais para a instalação das multinacionais nas metrópoles nacionais, aumentando a demanda por mão-de-obra especializada.e) O aumento de cidades médias da região Centro-Oeste resulta das políticas de transferência de renda do governo federal, entre elas a bolsa escola, além de investimentos maciços em ciência e tecnologia com a criação de tecnopolos. 7 - (UFPA) À medida que a urbanização se intensifica, o modo de viver e de consumir de cada grupo ou classe social gera repercussões na forma de apropriação do espaço urbano. Sobre essas repercussões é correto afirmar que:a) as contradições urbanas fizeram surgir, sobretudo nos grandes aglomerados, uma cidade formal e outra informal que pouco se diferenciam na organização espacial. Porém a precariedade do saneamento básico é um dos itens que as tornam diferentes.b) o aumento da procura por espaços para habitação, em áreas de proteção ambiental, pelas populações pobres em cidades de países periféricos, gera a disseminação de ocupações irregulares com a intensa degradação desse meio ambiente.c) o mercado imobiliário atual, ao transformar a ocupação domiciliar em um produto, uma mercadoria, beneficia tanto as classes economicamente privilegiadas como as menos favorecidas, através do acesso às áreas de melhor localização que, geralmente, são dotadas de serviços de esgotos e água potável.d) em um ambiente urbano ecologicamente equilibrado, tanto as populações pobres como as economicamente privilegiadas vivenciam acesso a moradia de qualidade, o uso sustentável de seus recursos naturais e a redução da poluição a níveis considerados aceitáveis.e) as desigualdades espaciais que ocorrem nas cidades denunciam que as populações pobres têm sido submetidas a processos de segregação voluntária, uma vez que são induzidas a deslocamentos para áreas nobres, tendo como consequência a proliferação de doenças endêmicas. 8 - (UFASCAR) Analise a tabela e as afirmativas que a seguem.

I. Observa-se em todos os períodos um crescimento contínuo das grandes cidades, em detrimento das pequenas e médias.II. As cidades médias – aquelas com populações entre 100 e 500 mil habitantes – vêm conhecendo um crescimento superior às demais.III. As cidades que menos crescem são as menores, as localidades com até 20 mil habitantes.IV. As cidades que mais crescem são as maiores, as metrópoles com mais de 500 mil habitantes.São corretas as afirmativas:a) I e II. b) II e III. c) I e IV. d) I e III. e) II e IV.

9 - (UCS/RS) A produção do espaço geográfico tem gerado várias paisagens, entre elas a urbana. Analise, quanto à veracidade (V) ou falsidade (F), as proposições abaixo sobre a urbanização.( ) O fluxo de pessoas e mercadorias entre cidades é conhecido como rede urbana.( ) O conjunto formado pela metrópole e pelas cidades vizinhas é chamado de região metropolitana.( ) Uma cidade com mais de 10 milhões de habitantes é chamada de megacidade.Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.a) V – V – V b) V – V – F c) V – F – F d) F – V – V

10 - (UFAC) A intensa e acelerada urbanização brasileira resultou em sérios problemas sociais urbanos, entre os quais podemos destacar: a) Falta de infra-estrutura, limitações das liberdades individuais e altas condições de vida nos centros urbanos.b) Aumento do número de favelas e cortiços, falta de infra-estrutura e todas as formas de violência.c) Conflitos e violência urbana, luta pela posse da terra e acentuado êxodo rural.d) Acentuado êxodo rural, mudanças no destino das correntes migratórias e aumento no número de favelas e cortiços.e) Luta pela posse da terra, falta de infra-estrutura e altas condições de vida nos centros urbanos. 11 - (FURG) Nas grandes cidades brasileiras, a falta de moradia e o aumento do desemprego estão diretamente relacionados à existência de que tipos de habitação?a) Favelas e condomínios.b) Favelas e cortiços.c) Mansões e vilas.d) Vilas e bairros.12 - (UERJ) Na imagem, visualiza-se a região da Baixada Santista, com as diversas cidades que compõem esse espaço do litoral paulista.

Page 3: Urbanização Brasileira (1)

A análise da imagem permite reconhecer a ocorrência do seguinte processo socioespacial comum em cidades de áreas metropolitanas:a) favelização c) gentrificaçãob) conurbação d) verticalização

13 - (UFAL) As afirmativas a seguir abordam alguns aspectos do tema Urbanização no Brasil. Analise-as atentamente. 1) Para analisar o crescimento das cidades no Brasil, é importante destacar a população total, a população caracterizada como urbana, o índice de urbanização no ano em que foi realizado o censo e as taxas de crescimento dessa urbanização.2) A grande cidade no Brasil se torna o lugar de todos os capitais e de todos os trabalhos, isto é, o teatro de numerosas atividades marginais do ponto de vista tecnológico, organizacional, financeiro, previdenciário e fiscal.3) A urbanização no Brasil deve ser entendida como um processo que resulta da transferência de pessoas do campo para a cidade, isto é, o crescimento da população urbana em face do êxodo rural.4) Entre os fatores repulsivos que contribuíram sensivelmente para a aceleração do êxodo rural no Brasil, estão a concentração de terras, a mecanização da lavoura e a falta de apoio governamental mais efetivo ao homem do campo.5) A rede urbana no Brasil é formada pelo sistema de cidades, interligadas umas às outras através dos sistemas de transportes e de comunicações, pelos quais fluem pessoas, mercadorias e informações.Estão corretas apenas:a) 1 e 4 b) 3 e 5 c) 1, 2 e 3 d) 2, e 5 e) 1, 2, 3, 4 e 5 14 - (UNESP) A construção de Brasília durante o governo Juscelino Kubitschek (1956-1961) teve, entre suas motivações oficiais,a) afastar de São Paulo a sede do governo federal, impedindo que a elite cafeicultora continuasse a controlá-lo.b) estimular a ocupação do interior do país, evitando a concentração das atividades econômicas em áreas litorâneas.c) deslocar o funcionalismo público do Rio de Janeiro, permitindo que a cidade tivesse mais espaços para acolher os turistas.d) tornar a nova capital um importante centro fabril, reunindo a futura indústria de base do Brasil.e) reordenar o aparato militar brasileiro, expandindo suas áreas de atuação até as fronteiras dos países vizinhos.

15 - (FUVEST) A metrópole se transforma num ritmo intenso. A mudança mais evidente refere-se ao deslocamento de indústrias da cidade de São Paulo [para outras cidades paulistas ou outros estados], uma tendência que presenciamos no processo produtivo – como condição de competitividade – que obriga as empresas a se modernizarem. Com base no texto e em seus conhecimentos, considere as afirmações:I. Um dos fatores que explica o deslocamento de indústrias da capital paulista é o seu trânsito congestionado, que aumenta o tempo e os custos da circulação de mercadorias.

II. O deslocamento de indústrias da capital paulista tem acarretado transformações no mercado de trabalho, como a diminuição relativa do emprego industrial na cidade.III. O deslocamento de indústrias da cidade de São Paulo decorre, entre outros fatores, do alto grau de organização e da forte atuação dos sindicatos de trabalhadores nessa cidade. Está correto o que se afirma ema) I b) I e II c) I e III d) II e III e) I, II e III

16 - (UFG) A polarização que os centros urbanos exercem uns sobre os outros determina a hierarquia urbana, em escala nacional. Nessa perspectiva, a concepção de metrópole regional abrangea) extensas regiões, com influências que ultrapassam o limite estadual.b) cidades menores e vilas dentro de um limite determinado pelo centro regional.c) distritos, povoados, comunidades rurais e áreas vizinhas, no limite municipal.d) todo o território nacional, direcionando a vida econômica e social.e) centros regionais menores, com raio de ação inferior à esfera estadual.

17 - (ESPM) Considere o texto e a tabela para responder a questão.São Paulo tem um dos trânsitos mais desgastantes do mundo, diz pesquisa. As condições de trânsito de São Paulo colocam a cidade entre aquelas que mais desgastam a população, de acordo com os resultados de uma pesquisa da IBM que estimou os prejuízos emocionais e econômicos provocados pelo tráfego ruim em 20 grandes centros urbanos do mundo.

É correto afirmar que:a) As cidades de países do Primeiro Mundo apresentam os maiores estresses de trânsito, e São Paulo já é uma delas.b) Cidades que apresentam a mesma carência de São Paulo em metrô, como Moscou e México, explicam o cenário exposto.c) O rodoviarismo explica a situação, pois as cidades em questão abandonaram o sistema ferroviário, agravando as condições de trânsito.d) As cidades que apresentam as piores situações encontram-se em países emergentes e, com exceção de Moscou, apresentam déficit de transporte público.d) As denominadas “cidades globais” são aquelas que apresentam a situação de maior desgaste com o trânsito.

18 - (UFRGS)

Page 4: Urbanização Brasileira (1)

A evolução da população urbana e rural do Brasil mostrada no gráfico pode ser explicada pelaa) A mecanização da agricultura e a migração campo-cidade. b) mecanização da agricultura e a reforma agrária. c) migração campo-cidade e a reforma agrária. d) migração campo-cidade e a crise do petróleo. e) mecanização da agricultura e a crise do petróleo. 19 - (UFAM) Na grande cidade, há cidadãos de diversas ordens ou classes, desde o que, farto de recursos, pode utilizar a metrópole toda, até o que, por falta de meios, somente utiliza parcialmente, como se fosse uma pequena cidade, uma cidade local. Dessa forma, a rede urbana e o sistema de cidades também têm significados diversos, segundo a posição financeira do indivíduo. Há, num extremo, os que podem utilizar todos os recursos ali presentes. Em outro, há os pobres de recursos, que são prisioneiros do lugar, isto é, dos preços, da carência local. Para estes a rede urbana é uma realidade pertencente a um sonho insatisfeito. Por isso são cidadãos diminuídos incompletos.No estudo das cidades, qual das alternativas a seguir melhor espelha os aspectos mencionados no Texto.a) As regiões sul e sudeste receberam esmagadora quantidade de migrantes, cuja mão de obra qualificada contribuiu para o desenvolvimento e descentralização das condições de infraestrutura urbana.b) A modernização da indústria proporcionou a concentração de pessoas nas grandes cidades, facilitando as condições de moradia e qualidade de vida nos núcleos urbanos.c) O espaço urbano é amplamente dominado por agentes hegemônicos, que direcionam investimentos para seus interesses, organizando o tráfego de veículos particulares, informação e energia. Relegam assim, investimentos sociais, excluindo os pobres da modernização.d) A rede urbana das cidades brasileiras propicia transformações no espaço, possibilitando às políticas públicas atender aos requisitos de cidadania e inclusão das classes menos privilegiadas.e) A partir da década de 70, a infraestrutura de transportes e comunicação foi se expandindo pelo país, favorecendo as condições de urbanização para excluídos sociais.

20 - (FATEC) Considere as afirmações sobre a urbanização brasileira.I. Embora os números referentes ao processo de urbanização possam conter algumas distorções, resultantes das metodologias utilizadas, é inegável l que entre as décadas de 1950 até 1980 o Brasil passou de forma intensa por esse processo.II. No início da ocupação do território brasileiro, houve grande concentração de cidades na regiãoSudeste. Esse fenômeno está associado ao processo industrial, que teve seu maior desenvolvimento nessa região.III. Num mundo cada vez mais globalizado, há um reforço do papel de comando de algumas cidades globais na rede urbana mundial, como é o caso de São Paulo, importante centro de serviços especializados.

Está correto o que se afirma em:a) I b) II e III c) II d) I e III e) I, II e III

21 - (CESGRANRIO)

Considerando o gráfico acima e o contexto social, político e econômico e suas repercussões na organização do espaço brasileiro, a partir de 1950, analise as afirmações a seguir.I – As transformações ocorridas na estrutura urbana brasileira foram resultado de um rápido crescimento da industrialização que caracterizou o país na segunda metade do século XX.II – Os problemas decorrentes da urbanização tendem a se agravar de acordo com a previsão do gráfico, e se tornam urgentes políticas de planejamento urbano e investimentos em infraestrutura urbana.III – A tendência, no caso brasileiro, é de que essa previsão não se realize, já que os investimentos e o financiamento de melhorias na área rural têm sido ação comum nos últimos governos.IV – A estimativa apresentada não considerou o retorno de grande parte da população urbana para o campo, em virtude de problemas decorrentes da urbanização, tais como violência e desemprego.Estão corretas APENAS as afirmaçõesa) I e II. b) I e IV. c) II e III. d) II e IV. e) III e IV.

22 - (PUCMG) Observe atentamente o gráfico e, a seguir, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) O maior equilíbrio entre população rural e urbana verificou-se no final dos anos 60.b) O declínio da população rural acentuou-se significativamente a partir de meados dos anos 70.c) O ritmo de crescimento da população rural e urbana promoveu um desequilíbrio cada vez mais acentuado entre elas, a partir da década de 70.d) O ritmo de crescimento da população total tornou-se superior ao da população urbana a partir de meados da década de 90.