urbanismo progressista - painel

1
VICTOR CONSIDÉRANT (1808 – 1893) PRÉ-URBANISMO PROGRESSISTA Foi um politécnico e engenheiro militar Frances, que se dedicou ao pensamento Pré-Urbanista Progressista, difundindo em maior proporção as ideias de Fourier. Considérant escreveu muito em defesa de seus princípios, dos quais o mais importante é “La Destinée Sociale”. Ele foi o autor de “Manifesto da Democracia”, que antecedeu em cinco anos o semelhante Manifesto Comunista de Marx e Engels. Considérant definia a noção de um "direito de ter trabalho", o que seria uma das principais ideias dos socialistas franceses nas revoluções de 1848. Ele também é conhecido por ter inventado a representação proporcional do sistema, além de defender medidas de "democracia direta". Conforme este autor, o aspecto mais importante da arquitetura do Falanstério, proposta por Fourier, são as chamadas ruas-galerias. Elas são responsáveis pela comunicação entre os diversos compartimentos do palácio; ainda na opinião deste discípulo, "estas ruas representam o canal por onde circula a vida no grande corpo falansteriano, é a artéria magistral que do coração traz o sangue em todas as veias, e ao mesmo tempo, o símbolo e a expressão arquitetural (...)." Além de facilitar a comunicação, as ruas produziam efeitos estéticos a partir de seus desenhos em forma de arcos ornados com flores e guarnecidos de vidros e ainda permitiam conforto térmico com a introdução do sistema mecânico de aquecimento. Universidade de Fortaleza – UNIFOR Curso de Arquitetura e Urbanismo/ Disciplina: História Teorias Urbanismo Turma: 26 Prof. Emanuel Ramos. Alunos (as): Bárbara Galvino e Lucas de Almeida. Considerant, ao dedicar-se à divulgação da ciência societária introduz aos estudos de Fourier uma interpretação histórica, política e arquitetônica, pois conforme este engenheiro: "esta grande construção unitária onde cada compartimento tem um sentido especial, cada detalhe exprime um pensamento particular, representa a incorporação da lei suprema da Associação e o pensamento integral da harmonia. Em seu livro, “Description Du Phalanstere et considérations sociales sur L'Architectonique”,Considerant declara: “A arquitetura escreve a história”. Isso é particularmente verdadeiro no que se refera à organização de estabelecimento urbano, a que Considérant dedicou a Descriptin du Phalanstère, 1840. O próprio Considérant tentaria algumas experiências falansterianas, todas destinadas ao fracasso. A mais célebre foi a colônia da Reunião, que ele fundou perto de Dallas, quando de seu exílio nos Estados Unidos, depois de sua participação na tentativa de 1849.

Upload: barbarasousa

Post on 03-Dec-2015

434 views

Category:

Documents


96 download

DESCRIPTION

Painel Descritivo sobre o Urbanismo Progressista de Victor Considerant

TRANSCRIPT

Page 1: Urbanismo Progressista - Painel

VICTOR CONSIDÉRANT (1808 – 1893)

PRÉ-URBANISMO PROGRESSISTA

Foi um politécnico e engenheiro militar Frances, que se dedicou ao pensamento Pré-Urbanista Progressista, difundindo em maior proporção as ideias de Fourier.

Considérant escreveu muito em defesa de seus princípios, dos quais o mais importante é “La Destinée Sociale”. Ele foi o autor de “Manifesto da Democracia”, que antecedeu em cinco anos o semelhante Manifesto Comunista de Marx e Engels. Considérant definia a noção de um "direito de ter trabalho", o que seria uma das principais ideias dos socialistas franceses nas revoluções de 1848. Ele também é

conhecido por ter inventado a representação proporcional do sistema, além de defender medidas de "democracia direta".

Conforme este autor, o aspecto mais importante da arquitetura do Falanstério, proposta por Fourier, são as chamadas ruas-galerias. Elas são responsáveis pela comunicação entre os diversos compartimentos do palácio; ainda na opinião deste discípulo, "estas ruas representam o canal por onde circula a vida no grande corpo falansteriano, é a artéria magistral que do coração traz o sangue em todas as veias, e ao mesmo tempo, o símbolo e a expressão arquitetural (...)." Além de facilitar a comunicação, as ruas produziam efeitos estéticos a partir de seus desenhos em forma de arcos ornados com flores e guarnecidos de vidros e ainda permitiam conforto térmico com a introdução do sistema mecânico de aquecimento.

Universidade de Fortaleza – UNIFORCurso de Arquitetura e Urbanismo/ Disciplina: História Teorias Urbanismo

Turma: 26 Prof. Emanuel Ramos.Alunos (as): Bárbara Galvino e Lucas de Almeida.

Considerant, ao dedicar-se à divulgação da ciência societária introduz aos estudos deFourier uma interpretação histórica, política e arquitetônica, pois conforme este engenheiro:"esta grande construção unitária onde cada compartimento tem um sentido especial, cadadetalhe exprime um pensamento particular, representa a incorporação da lei suprema daAssociação e o pensamento integral da harmonia. Em seu livro, “Description Du Phalanstereet considérations sociales sur L'Architectonique”,Considerant declara: “A arquitetura escrevea história”.

Isso é particularmente verdadeiro no que se refera à organização de estabelecimentourbano, a que Considérant dedicou a Descriptin du Phalanstère, 1840. O próprioConsidérant tentaria algumas experiências falansterianas, todas destinadas ao fracasso.A mais célebre foi a colônia da Reunião, que ele fundou perto de Dallas, quando de seuexílio nos Estados Unidos, depois de sua participação na tentativa de 1849.