universidade federal da paraíba centro de ciências humanas, letras e artes departamento de...

28
Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de Psicologia Disciplina: Psicologia da Personalidade Professora: Sandra Helena Equipe Ana Cláudia Barros Analice Tavares Eunice Araújo Géssica Almeida Margareth Lajes Maria Denise de Assis Tarciany Barbosa

Upload: renan-parente

Post on 07-Apr-2016

218 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de Psicologia Disciplina: Psicologia da Personalidade Professora:

Universidade Federal da ParaíbaCentro de Ciências Humanas, Letras e Artes

Departamento de PsicologiaDisciplina: Psicologia da Personalidade

Professora: Sandra Helena

EquipeAna Cláudia Barros

Analice TavaresEunice Araújo

Géssica AlmeidaMargareth Lajes

Maria Denise de AssisTarciany Barbosa

Page 2: Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de Psicologia Disciplina: Psicologia da Personalidade Professora:

Albert Bandura

⋆ 1925

Page 3: Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de Psicologia Disciplina: Psicologia da Personalidade Professora:

BIOGRAFIA DE ALBERT BANDURAQuem é?

Renomado psicólogo canadense.Autor da Teoria Social Cognitiva.Casado com Virgínia Varns.Tem dois filhos e reconhecido senso de humor.

Nascimento:Nasceu em 4 /12/1925 na Pequena cidade de Alberta, Canadá (400 hab).Estudou numa escola com 20 alunos, 2 professores e poucos recursos. Independência nos estudos.Seus pais o incentivaram a busca de novos horizontes e ele cumpriu a risca.

Page 4: Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de Psicologia Disciplina: Psicologia da Personalidade Professora:

BIOGRAFIA DE ALBERT BANDURA

Primeira Experiência ProfissionalApós o colegial, na Alasca Highway, cobrindo buracos no deserto do território de Yukon.

Formação Acadêmica:Bacharelado em psicologia na Universidade da Columbia Britânica em Vancouver findo em 1949.

Mestrado em 1951 e Ph.D. em 1952, Universidade de Iowa nos EUA.

Page 5: Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de Psicologia Disciplina: Psicologia da Personalidade Professora:

BIOGRAFIA DE ALBERT BANDURA

Conquistas Profissionais:Em 1952Estágio clínico em Wichita, Kansas, EUA. Em 1953 : professor da Universidade de Stanford, EUA até dias atuais.Em 1973 : eleito presidente da APA American Psychological Association.Em 1880: prêmio da APA por Contribuição Científica de Destaque. ...Diversos títulos de Doutor Honoris Causa de várias universidades. ...Vasta coleção de publicações.

Page 6: Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de Psicologia Disciplina: Psicologia da Personalidade Professora:

Trajetória de Bandura

Page 7: Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de Psicologia Disciplina: Psicologia da Personalidade Professora:

UNIVERSIDADE DE STANFORD

Entre San Francisco e San José,Califórnia, EUA. Liderança mundial em pesquisa e instituição de ensino.

Pesquisas:Teoria de aprendizagem social, Agressão, Teoria cognitiva social, Fundações sociais do pensamento e da ação, Auto-eficácia, Moral agency.Principais Publicações : 1º trabalho: Adolescent Agression foi publicado em 1959.Artigos: Social Fundations of Thougth and Action and Self-Efficacy.Livros com mais de 5000 citações no Google Scholar:Bandura, A. (1997). Self-efficacy: the exercise of control. New York: W.H. Freeman.Bandura, A. (1986). Social Foundations of Thought and Action: A Social Cognitive Theory. Englewood Cliffs, N.J.: Prentice-Hall.

Page 8: Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de Psicologia Disciplina: Psicologia da Personalidade Professora:

Relação Bandura – Skinner

• Comportamento Humano

• Processos Mentais e Cognitivos

• Processo de Aprendizagem

Page 9: Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de Psicologia Disciplina: Psicologia da Personalidade Professora:

TEORIA COGNITIVA SOCIAL

Bandura aborda uma teoria de aprendizagem social, que investiga o comportamento como adquirido e modificado num contexto social. Argumentando que não podemos esperar que sejam relevantes para o dia-a-dia os dados de experimentos que não envolvem interação social, pois há poucas pessoas que atuam em isolamento social.O objetivo de Bandura na sua teoria social-cognitiva era modificar ou transformar os comportamentos adquiridos que a sociedade considera indesejável ou anormal. Bandura concentra-se em aspectos externos, nos comportamentos inadequados ou destrutivos, na crença de que são aprendidos, exatamente como todos os outros comportamentos.

Page 10: Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de Psicologia Disciplina: Psicologia da Personalidade Professora:

PERSONALIDADE SEGUNDO BANDURA

O self não é uma espécie de agente psíquico que determina ou que causa o comportamento, mas sim um conjunto de processos e estruturas cognitivos relacionados a pensamento e percepção. Dois aspectos importantes do Self são o autorreforço e a autoeficácia.

AUTORREFORÇO

O autorreforço é tão importante quanto o reforço administrado pelos outros, especialmente para crianças mais velhas e adultos. Estabelecemos padrões pessoais de comportamento e realizações. Nós nos recompensamos por satisfazer ou superar tais padrões e nos punimos por nossos fracassos

Page 11: Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de Psicologia Disciplina: Psicologia da Personalidade Professora:

AUTORREFORÇOO autorreforço parece ser conceitualmente semelhante ao que outros teóricos chamam de consciência ou superego, mas Bandura nega que sejam a mesma coisa.

Um contínuo processo de autorreforço regula boa parte do nosso comportamento. É necessário que haja padrões internos de desempenho, critérios subjetivos ou pontos de referencia segundo os quais comparamos nosso desempenho.

Page 12: Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de Psicologia Disciplina: Psicologia da Personalidade Professora:

AUTOEFICÁCIA

A autoeficácia é descrita como um julgamento sobre a própria capacidade de conseguir um determinado desempenho ou resultado, uma sensação de eficiência e adequação em tratar os problemas da vida.

Facilitadores da aquisição da autoeficácia

FamíliaEscolaAdolescênciaMeia-idade

Page 13: Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de Psicologia Disciplina: Psicologia da Personalidade Professora:

Autoeficácia x Baixa Autoeficácia

Autoeficácia AutoeficáciaOs indivíduos tendem a obter notas mais altas; terem mais sucesso na vida pessoal e profissional são menos estressadas; sentem-se melhores e mais saudáveis e etc.

São mais estressadas; geralmente, têm uma maior resistência a um tratamento; sentem-se menos realizada profissionalmente; tendem a desistir diante da primeira tentativa frustrada e etc.

Page 14: Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de Psicologia Disciplina: Psicologia da Personalidade Professora:

Trabalhar a auto-observação

Trabalhar os padrões

Trabalhar a autorresposta

Page 15: Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de Psicologia Disciplina: Psicologia da Personalidade Professora:

REGULAÇÃO E CONDICIONAMENTO VICÁRIO

O processo de aprendizagem acontece por modelagem ou exemplos, sejam intencionais ou acidentais.

Este processo se dá pela observação do comportamento alheio, obtendo informações relevantes desenvolvem hipóteses sobre as prováveis conseqüências de produzir aquele comportamento no futuro.

A aprendizagem por observação é mais segura do que o comportamento operante de Skinner.

Page 16: Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de Psicologia Disciplina: Psicologia da Personalidade Professora:

REGULAÇÃO E CONDICIONAMENTO VICÁRIO

A teoria do auto-reforço pode gerar emoções tanto negativas como positivas, acontece por comparar o seu comportamento com padrões internos.

Fornece auto-direção, proporcionando alternativas relacionadas ao comportamento que podem evitar a autopunição posteriormente.

O cultivo de emoções positivas promovem maior disposição mental, tolerante e criativa, deixando as pessoas abertas para novas idéias e experiências (Rodrigues, 2011).

Page 17: Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de Psicologia Disciplina: Psicologia da Personalidade Professora:

REGULAÇÃO E CONDICIONAMENTO VICÁRIO

Bandura acredita na funcionalidade da capacidade cognitiva do ser humano.

Para Skiner eram os reforçadores que controlam o comportamento; Já para Bandura, é os modelos que o controlam.

“Elas não acreditam que os sentimentos de culpa são castigo suficiente para o seu mal-estar”.

Page 18: Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de Psicologia Disciplina: Psicologia da Personalidade Professora:

PRINCÍPIOS DA APRENDIZAGEM POR MODELAÇÃO/OBSERVAÇÃO

A aprendizagem é constituída por quatro mecanismos:

Atenção Retenção Produção Motivação

Estes que se relacionam entre si e governam a aprendizagem.

Page 19: Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de Psicologia Disciplina: Psicologia da Personalidade Professora:

PRINCÍPIOS DA APRENDIZAGEM POR MODELAÇÃO/OBSERVAÇÃO

O processo de atenção possibilita a otimização, a conformação da aprendizagem.

O observador tem que perceber o modelo com precisão para adquirir a informação necessária e assim imitar o comportamento do modelo.

Para ser retido o comportamento precisa ser armazenado no sistema cognitivo.

Quanto maior a capacidade cognitiva desenvolvida, mais conhecimento se tem do comportamento e mais atenção se dá ao modelo, proporcionando maior entendimento sobre o comportamento em questão.

Page 20: Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de Psicologia Disciplina: Psicologia da Personalidade Professora:

PRINCÍPIOS DA APRENDIZAGEM POR MODELAÇÃO/OBSERVAÇÃO

Na modelagem efetiva, o conhecimento precisa ser traduzido sob a forma de ação.

Diferentes capacidades e habilidadesA transposição das representações

simbólicas e verbais em comportamento A motivação é uma necessidade ou desejo

que impulsiona um comportamento para um objetivo.

Se os incentivos são eficazes, a observação é mais facilmente transposta e direcionada para a ação.

Page 21: Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de Psicologia Disciplina: Psicologia da Personalidade Professora:

A MÍDIA E SUAS INFLUÊNCIAS SOBRE O COMPORTAMENTO HUMANO

Para Carleial (1990) a televisão é foco:Críticas X ElogiosTornando-se um poderoso instrumento:Modificação da conduta humana Condicionador implacável das mentesInfluenciando os hábitos,costumes e cultura dos povos.Diversos programas televisivos, fartos em cenas de

violência, sexo vulgar, vadiagem, corrupção e drogas. E muitos dizem que mostra apenas a realidade, que a violência e a amoralidade representam somente, o que já existe no nosso cotidiano.

Page 22: Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de Psicologia Disciplina: Psicologia da Personalidade Professora:

A MÍDIA E SUAS INFLUÊNCIAS SOBRE O COMPORTAMENTO HUMANO

Crianças tomando conhecimento da perversidade e promiscuidade do homem, a fim de acostumarem-se  cedo,demonstra uma perigosa irresponsabilidade social.

Há ética na mídia? Ou será falta de conhecimento? Deveriam saber as conseqüências provocadas:No sistema límbico e hipotálamo-hipofisário.Das primeiras experiências na formação da

personalidade.Após períodos de amnésia são as primeiras que voltam a

recordação.

Page 23: Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de Psicologia Disciplina: Psicologia da Personalidade Professora:

DETERMINISMO RECÍPROCO Determinismo Recíproco são os eventos ambientais

(recursos, consequências de ações e ambiente físico), pessoais (crenças, expectativas, atitudes e conhecimento) e comportamentos (atos individuais, escolhas e declarações verbais) que interagem no processo de aprendizagem.

Na visão cognitiva social as pessoas não são nem impulsionadas por forças interiores, nem automaticamente moldadas e controladas por estímulos externos, o funcionamento é explicado em termos de um modelo de reciprocidade triádica na qual comportamento, fatores cognitivos e fatores pessoais, além de efeitos ambientais operam como determinantes interativos uns dos outros. (BANDURA, 1986, p. 18)

Page 24: Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de Psicologia Disciplina: Psicologia da Personalidade Professora:

DESINIBIÇÃOAo falar em desinibição Bandura (1986) refere-se a

influências modelo que consistem no fortalecimento do comportamento que fora anteriormente aprendido, mas nunca levado a cabo devido a «restrições comportamentais». Ao aprender que o comportamento do modelo não leva a punições, podendo mesmo levar a recompensas, o observador fica sujeito a menos restrições deste tipo.

O fenômeno de desinibição pode influenciar o comportamento sexual e o comportamento suicida. A fórmula de Bandura (1986) acerca da hipótese de desinibição implica que os respectivos comportamentos necessitam ser «previamente aprendido».

Page 25: Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de Psicologia Disciplina: Psicologia da Personalidade Professora:

Aplicação da Abordagem de Bandura

O trabalho de Bandura vem sendo adaptado para programas de rádio e televisão com o objetivo de apresentar modelos de comportamento adequados para tratar problemas sociais.

Prevenção da gravidez indesejadaControle da disseminação da AIDS Redução do analfabetismo. Pesquisas realizadas com tais simulações em

rádios e televisões comprovam o aumento significativo do comportamento adequado.

Escolas e Clínicas

Page 26: Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de Psicologia Disciplina: Psicologia da Personalidade Professora:

CONSIDERAÇÕES FINAIS Contribuição através de suas pesquisas e publicações;

Influencias do behaviorismo e da teoria da aprendizagem;

Bandura faz uma nova leitura, valorizando os processos cognitivos individuais. O homem é um ser ativo que influencia o seu ambiente;

Considera-se um sociobehaviorista e critica a visão de Skinner por negar os processos mentais e cognitivos no processo de aprendizagem do ser humano, sugerindo a aprendizagem por observação;

Page 27: Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de Psicologia Disciplina: Psicologia da Personalidade Professora:

Interação social - Sua teoria é baseada na aprendizagem social, ela tanto investiga como interage. Observa e incentiva a ação do individuo em um contexto social.

A aprendizagem surge a partir da observação e esta é mediada pelos processos cognitivos.

Perigos da mídia – influência, cenas violentas e de erotismo;

Teoria adaptada a programas de rádio e televisão - modelos de comportamento adequados, incentivando a prevenção da gravidez indesejada, o controle da AIDS, redução do analfabetismo, etc.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Page 28: Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de Psicologia Disciplina: Psicologia da Personalidade Professora:

“Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não

fizer nada,  não existirão resultados”.

(Mahatma Gandhi)