unif 7 ano 2 b

4
Questão 1 - Leia: Numa aparente contradição a formosa lei da oferta e da procura, o livro no Brasil é caro , porque o brasileiro não lê. No texto acima, uma das palavras destacadas não é substantivo: A) Contradição B) Oferta C) Caro D) Brasileiro Texto I: A moda e a publicidade Ana Sánchez de la Nieta [...] Se antes os ídolos da juventude eram os desportistas e os atores de cinema, agora são as modelos. [...]. Se, no passado, as mulheres queriam presidir Bancos, dirigir empresas ou pilotar aviões, hoje muitas só sonham em desfilar pela passarela e ser capa da "Vogue". A vida de modelo apresenta-se para muitas adolescentes como o cúmulo da felicidade: beleza, fama, êxito e dinheiro. [...] [...] Os aspectos relacionados com o físico são engrandecidos. Esta é uma constante da chamada civilização da imagem, imperante na atualidade.[...] O tipo de atração que hoje impera é o de uma magreza extrema. Esta é a causa principal de uma enfermidade que ganha cada vez mais importância na adolescência: a anorexia, uma perturbação psíquica que leva a uma distorção, a uma falsa percepção de si mesmo. Na maioria dos casos, esta enfermidade costuma começar com o desejo de emagrecer. Se alguém se julga gordo sente-se rejeitado por esta razão. Pouco a pouco deixa de ingerir alimentos e perde peso. No entanto, a pessoa continua a considerar-se gorda, persiste a insegurança e começa a sentir-se incapaz de comer. Esta enfermidade leva a desequilíbrios psíquicos que podem acompanhar a pessoa para o resto da sua vida e em não raras ocasiões provoca a morte. Fonte: http://www.portaldafamilia.org/artigos/artigo346.shtml Texto II Pedimos a todos que não respirem, para que nossa

Upload: historiografohis

Post on 16-Sep-2015

93 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

prova

TRANSCRIPT

Questo 1 - Leia:Numa aparente contradio a formosa lei da oferta e da procura, o livro no Brasil caro, porque o brasileiro no l. No texto acima, uma das palavras destacadas no substantivo:A) ContradioB) OfertaC) CaroD) Brasileiro

Texto I: A moda e a publicidadeAna Snchez de la Nieta

[...] Se antes os dolos da juventude eram os desportistas e os atores de cinema, agora so as modelos. [...]. Se, no passado, as mulheres queriam presidir Bancos, dirigir empresas ou pilotar avies, hoje muitas s sonham em desfilar pela passarela e ser capa da "Vogue".A vida de modelo apresenta-se para muitas adolescentes como o cmulo da felicidade: beleza, fama, xito e dinheiro. [...][...] Os aspectos relacionados com o fsico so engrandecidos. Esta uma constante da chamada civilizao da imagem, imperante na atualidade.[...] O tipo de atrao que hoje impera o de uma magreza extrema. Esta a causa principal de uma enfermidade que ganha cada vez mais importncia na adolescncia: a anorexia, uma perturbao psquica que leva a uma distoro, a uma falsa percepo de si mesmo. Na maioria dos casos, esta enfermidade costuma comear com o desejo de emagrecer. Se algum se julga gordo sente-se rejeitado por esta razo. Pouco a pouco deixa de ingerir alimentos e perde peso. No entanto, a pessoa continua a considerar-se gorda, persiste a insegurana e comea a sentir-se incapaz de comer. Esta enfermidade leva a desequilbrios psquicos que podem acompanhar a pessoa para o resto da sua vida e em no raras ocasies provocaa morte.

Fonte:http://www.portaldafamilia.org/artigos/artigo346.shtmlTexto IIPedimos a todos que no respirem, para que nossa modelo consiga desfilar...

In CEREJA,William Roberto.Portugus: linguagens, 9. Ano.So Paulo: Atual, 2006.

Questo 2- Comparando os dois textos, pode-se dizer que tratam do mesmo tema, porm

A) o texto 1 informa sobre o problema da anorexia e o 2, de forma humorstica, faz uma crtica magreza das modelos.B) o texto 1 critica as modelos por seguirem a civilizao da imagem e o 2 defende a perspectiva da civilizao da imagem.C) o texto 1 defende as modelos que sofrem de anorexia e o texto 2 indica os problemas mais comuns das modelos.D) o texto 1 explica os problemas decorrentes da anorexia e o texto 2 elogia a magreza extrema das modelos.

Questo 3- Observando as falas e as imagens dos personagens, percebemos que Haroldo (o tigre amigo), no ltimo quadrinho, A) concordou com a opinio de Calvin. B) no concordou com a opinio de Calvin. C) pede a Calvin para no se arriscar e viver em segurana. D) diz a Calvin para aceitar os riscos e viva no limite.

Questo 4- Leia.Havia uma mesa arrumada embaixo de uma rvore, em frente casa, e a Lebre de Maro e o Chapeleiro estavam tomando ch... Os trechos em destaque expressam a circunstncia de:

A) tempo. B) lugar. C) modo. D) dvida.

Questo 5- BOMBABOA, A BOMBA QUE TINHA CORAO.Esta a historia de Bombaboa, a bomba que tinha corao.

Um dia, Bombaboa foi levada por um avio, para destruir uma cidade. De repente, ela sentiu que estava caindo, caindo, caindo. Bombaboa fez ento um grande esforo e conseguiu se desviar do alvo, indo cair sobre um monte de feno, numa fazendinha. Como o feno era macio, ela no explodiu: e o cansao foi tanto, que ela adormeceu... E sonhou. Era um sonho lindo! Estava cercada de crianas que lhe pediam para brincar. Mas o sonho durou pouco... Por outras mos ela foi levada. No demorou muito a Bombaboa viu que estava sobre outra cidade. E novamente sentiu que deveria matar e destruir. Fez uma grande esforo para se desviar do alvo. De nada adiantou. EXPLODIU! Mas em lugar de morte e destruio, ela cobriu o cu de flores, numa exploso de alegria. Naquele dia, os moradores da cidade cantaram e danaram, comemorando o milagre florido.LUZ, Ivan. Bombaboa, a bombaque tinha corao, Belo Horizonte: Editora L, 1994.

No trecho Era um sonho lindo! o ponto de exclamao indica:

A) Susto.B) Dvida.C) Medo.D) Admirao

Gabarito:1- C2- A3- B4- B5- D