unida - adu.org.br · pdf fileadorat cara a cara música ... tenho “prazer em...

7
UNIDA REVISTA www.adu.org.br OUT./NOV./DEZ. 2014 Nº 14 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA ARROZ DE FORNO COM LEGUMES E FRIOS Edineide Reis 12 E MUITO MAIS... MORTE, RESSURREIÇÃO E DESTINO ETERNO Miquéas Matos 2 POLÍTICA NOS AMBIENTES ORGANIZACIONAIS Miquéas Matos 6 CARA A CARA COM VOCÊ! Quézia Matos 4 VIM PARA ADORAR-TE Vladimir Sales 5 Foto: Shutterstock Leia na página 8 Silvana Zanchi 7 PÁTRIA ADILSON MENDES ADU PERUÍBE Nani Cancian 9 SELFIES Suelen Palaviccini 3 A ORAÇÃO CHEGA PRIMEIRO Cilene de Cássia 7 RAIVA É RESULTADO DE DESEJOS E EXPECTATIVAS FRUSTRADOS Ana Lúcia Garcia 10 TÚNEL DO TEMPO Família Candido 11 À LUZ DA BÍBLIA O Preconceito e a Discriminação Elio Pereira

Upload: lymien

Post on 04-Feb-2018

219 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: unida - adu.org.br · PDF fileadorat Cara a Cara MúsiCa ... tenho “prazer em fazer parte desta história”. Que Deus ... cida matos Muito obrigada meu Deus, por tudo que presenciamos

unidare

vi

st

a

w w w . a d u . o r g . b rout./nov./dez. • 2014 • nº 14 • distribuição gratuita

arroz de forno com legumes e friosedineide reis 12

e muito mais...

Morte, ressurreição e Destino eternomiquéas matos 2

Política nos aMbientes organizacionaismiquéas matos 6

cara a cara coM você! Quézia matos 4

viM Para aDorar-tevladimir sales 5

Foto

: Shu

tter

sto

ck

Família ADU, unidos em Cristo.

ADU

Leia na página 8

silvana zanchi 7Pátria

aDilson MenDes aDu Peruíbenani cancian 9

selfiessuelen Palaviccini 3

a oração chega PriMeirocilene de cássia 7

raiva é resultaDo De Desejos e exPectativas frustraDosana lúcia garcia 10

tÚnel do temPofamília candido 11

À luz da BíBlia

O Preconceito e a Discriminação

Elio Pereira

Page 2: unida - adu.org.br · PDF fileadorat Cara a Cara MúsiCa ... tenho “prazer em fazer parte desta história”. Que Deus ... cida matos Muito obrigada meu Deus, por tudo que presenciamos

unida • 3 2 • unida

Moda e etiquetaPalavra do Pastor

que eu vos aliviarei.” Devemos nos entregar a Cristo do jeito que estivermos, Ele nos aceita do jeito que somos.

Mas para onde as pessoas vão depois que morrem? Essa pergunta intriga muita gente. Aquelas pessoas que partem desta vida tendo certeza de salvação porque entregaram o controle de suas vidas a Cristo, tiveram seus pecados perdoados e permaneceram fiéis ao Senhor, vão para um lugar de descanso. Quem morre sem salvação, já inicia seu processo de sofrimento, vai para um lugar chamado Seol, ali há pranto e ranger de dentes, e fica aguardando o julgamento final para ouvir a sentença e ser lançada no inferno. É duro, mas é a verdade bíblica.

A escolha está em nossas mãos, céu ou inferno? Que todos possam se decidir pelo céu; para tanto, é necessário entregar-se a Cristo!

Fiquem na Paz de Cristo.Pr. Miquéas [email protected]

Esta base do cristianismo é uma das que mais nos inquieta e aguça nossa curiosidade em relação ao futuro. Passamos

por este mundo uma única vez. Em Hebreus 9:27 deixa isto bem claro, logo não há nova chance de redenção, depois da morte segue-se o juízo; nossa escolha por Cristo tem de ser nesta vida.

A Bíblia retrata a morte espiritual, que é a separação de Deus (Efésios 2.1-2, Tessalonicenses 1.8 e Apocalipse 21:8). Como acontece a morte espiritual?

Quando não entregamos a nossa vida a Cristo, aceitando-o como nosso salvador, estamos mortos, estamos separados da graça divina, estamos afastados de Deus por conta de nossos pecados. Quando nos rendemos a Cristo, entregando nossa vida a Ele, somos perdoados, Deus vê a graça de Seu filho em nossas vidas e então passamos a ter vida eterna, a chance de vivermos com o Senhor para sempre, isto é, se permanecermos firmes até o dia de sua volta ou de nossa partida.

Algumas pessoas querem corrigir-se primeiro, para depois decidirem-se por Cristo. Dificilmente alcançarão perdão, pois com os próprios esforços não conseguirão. Jesus disse: “Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos

Miquéas Matos

Foto

: Shu

tter

sto

ck

Foto

: Shu

tter

sto

ck

Suelen Palaviccini

Com a câmera ou o smartphone, a selfie é um sucesso mundial que invadiu as nossas vidas e as redes sociais há um ano e se

transformou em mania. Nesse período, surgiram alguns “aperfeiçoamentos” na arte desse tipo de clique. Não que aquela selfie clássica - segurando o smartphone e olhando para a lente do celular - esteja proibida. Mas saiba: ela não precisa ser sempre assim!

A dica é apostar também na selfie natural, os autorretratos espontâneos que todo mundo vai ter certeza que alguém fez pra você! Um registro lindo para usar naquela paisagem da viagem (ou simplesmente quando der vontade).

Dica 1 - Evite o braço esticado e dê uma dobradinha nele, o cotovelo levemente para baixo. Esse truque faz com que você não fique com o ombro tensionado, o que entrega que a foto é uma selfie.

Dica 2 - Fuja daquela foto reta e incline a cabeça para um lado. Um clique assim quebra a dureza da selfie natural, deixando tudo mais descontraído!

Dica 3 - Sorria! Que tal tentar dar uma risada gostosa na hora do clique? Use o

rosto e o corpo! No início pode ser difícil, mas depois de algumas tentativas, sua foto vai ficar muito mais espontânea!

Dica 4 - Contextualize. Já percebeu que a maioria das selfies são bem de pertinho, aparecendo praticamente só o rosto? Experimente algo diferente: afaste bem o braço, fotografando mais de você e mostrando um pouquinho do lugar ao redor! Mas lembre-se: o braço que está fotografando não pode aparecer!

Dica 5 - Deixe uma mão aparecer! Pode ser no rosto, no cabelo ou nos óculos, o importante é mostrar a mão que não está clicando. Isso vai dar impressão de que alguém está realmente fazendo a foto pra você e reforçar a naturalidade da foto. Pode apostar!

Dica 6 - Mude o ângulo! A selfie não precisa ser feita com o smartphone no nível do rosto, nem na frente. Busque outros ângulos! Por cima, por baixo, pelo lado... Esse é um detalhe que faz muita diferença no resultado.

Para uma selfie de muito sucesso, combine várias dicas diferentes em uma foto só. Bons cliques!!!Fonte: Viva a vida - estilo de vida

SelfiesMorte, Ressurreição e Destino Eterno

EDição númEro 13: mencionamos na matéria “Doutrina do Pecado” a referência bíblica de isaías 59:23, porém, o correto é isaías 59:6.

Errata

Assembleia de Deus Unidarua Fragária rósea, 74

Jardim Cidade Pirituba – São PauloTelefone: 11 3994-1366

[email protected]

Pastor Presidente/responsável miquéas matos

Coordenador de Comunicação misael matos

Jornalista responsável Quézia matos - mtb: 64.456/sP

revisão rita gorete freitas barbosa

diretor de arte rodrigo anjos

tiragem 400 exemplares

Periodicidade trimestral

Família ADU, unidos em Cristo.

ADU

unidare

vi

st

a

em sete neCessidades BÁsiCas da CrianÇa (John M. Drescher), da editora Mundo Cristão, o autor releva a importância de oferecer às crianças o estímulo de elogios, aceitação, amor, segurança em sua caminhada, significado para a vida e, acima de tudo, o conhecimento do mundo espiritual do Criador.

sinoPse Crianças necessitam de educação, plano de saúde, brinquedos, roupas, lazer, boa alimentação, entre outros, que tem valor em seu desenvolvimento. Porém, para que essas crianças possam ser adultos responsáveis e felizes, o anseio da alma é o mais importante.

Cultura

Ester Pereira

Page 3: unida - adu.org.br · PDF fileadorat Cara a Cara MúsiCa ... tenho “prazer em fazer parte desta história”. Que Deus ... cida matos Muito obrigada meu Deus, por tudo que presenciamos

unida • 5 4 • unida

AdoratMúsiCa do Mês Cara a Cara

O mês de agosto passou e deixou saudades...As comemorações dos 10 anos da Assembleia de Deus Unida marcaram a nossa história. Desde o primeiro dia da festa, com a mensagem de abertura nos convidando a “conversarmos” com a nossa alma até o último dia do aniversário, com um saboroso almoço e muita comunhão entre a Família ADU. Deus é maravilhoso!Veja a repercussão nas redes sociais, além das inúmeras curtidas nos posts relacionados aos 10 anos da ADU:

silvana zanchi O café da manhã de abertura da festa estava delicioso. Que Deus continue abençoando!

manuel Jaime fernandez Parabéns! Que Deus continue iluminando essa bonita obra do pai criador!

ester sales Pereira 10 Anos de ADU! Começamos com chave de ouro!

eleazar zazá Foi muito bom! Deus abençoe! Realmente tudo feito com muito amor.

noemi garcia Pinheiro Parabéns ADU! Não sou da ADU, mas conheço Pr. Moisés e a Pra. Cida desde adolescentes. Conheço a história deles. Que Deus continue abençoando. Parabéns aos seus filhos também que são uma bênção!

branca de Jesus Eu também sou parte dessa história. Também sou!

William belchior Amo esta igreja. Já fiz parte dessa história. Amo vcs!

Quézia matos Somente Deus para formar uma família tão linda como a nossa querida ADU! Nunca pudemos imaginar, mas os pensamentos de Deus são mais altos que os nossos...

sara bressan alves Foi tudo muito lindo!

Vimos o trabalhar de Deus nos simples detalhes! Parabéns a todos que pouco ou muito ajudaram nesta linda festa!

estela biasi Parabéns ADU!

miriam oliveira iafelix Achei muito lindo aquele banner “VOCÊ FAZ PARTE DESSA HISTÓRIA”! Escrevi nosso nome lá com muito orgulho! Agora somos dessa família também, rs...

aywa lacerda Deus sabe o imenso carinho e gratidão que eu tenho por ter conhecido o Pr. Moisés. Obrigada, Senhor!

miquéas matos Meus caros, tenho “prazer em fazer parte desta história”. Que Deus continue abençoando a todos!

natanael luiz da silva Eu também fiquei muito emocionado. Sirvo a Deus desde a minha infância, mas nunca vi nada igual. A ADU tem o hábito de fazer bem tudo o que se propõe a fazer. Eu na minha insignificância sou feliz por fazer parte da história da ADU.

gizele oliveira Eu agradeço a Deus por fazer parte desta história! Fico emocionada ao lembrar tudo o que aconteceu nesse mês. O quanto Deus fez em nosso meio e vai continuar fazendo!

graça ivanezuk Eu agradeço a Deus por fazer parte desta família!

tatiane sales Sou parte dessa história!

eunice candido Eu me emocionei e desesperei ao ver tanta gente chegando para o almoço, rsrsrs... Mas louvo e agradeço ao nosso Deus que foi tudo uma benção. Só podemos dizer que até aqui nos ajudou o Senhor.

debora miranda A manhã missionária foi uma benção. A Palavra do Pr. Marcelo Fedoruk foi impactante, forte!

andréa mendes Muito obrigada pelo carinho e convite. Parabéns pelos 10 anos

da nossa querida ADU!

sulamita alves Glória a Deus realmente foi tudo lindo eu me sinto imensamente feliz por fazer parte desta história.

silvia regina farnezi resende Glórias sejam dadas a Deus!

cida matos Muito obrigada meu Deus, por tudo que presenciamos nas celebrações de 10 anos da ADU. Emocionei-me com o almoço na chácara, ao ver aquela multidão. É impressionante ver o amor e união da família ADU. Como Deus tem colocado pessoas tão esforçadas para trabalhar em todas as áreas da igreja. O Senhor tem suprido todas as nossas necessidades.

Há 10 anos, nos primeiros cultos na nossa pequena sala de casa, tudo que tínhamos para começar era um forte chamado na vida de um valente de Deus (Pr. Moisés Matos, in memorian), a submissão e coragem de enfrentar as grandes provas por obedecer ao chamado Dele. Por muito tempo o Senhor falou conosco de diversas maneiras e, por 3 vezes, usando pessoas diferentes, disse a mesma palavra: Faça depressa, faça depressa, faça depressa!

Depois entendemos porque Deus tinha pressa em formar esta linda família. Após 8 anos de existência, o Senhor tomou para si o nosso pastor, mas a igreja segue caminhando porque todos nós entendemos este chamado.

Todos nós fazemos parte desta HISTÓRIA: Pastores, obreiros, homens, mulheres, jovens, crianças, de São Paulo e filiais!

Podemos dizer com muita alegria: Até aqui nos ajudou o Senhor!

Jane miranda Agradeço a DEUS por fazer parte dessa história!

Helo Pereira Eu faço parte dessa história também!

georgina de campos rodrigues Show!!!

agrella de lima Que lindo ver trabalhos tão bem realizados. Deus abençoe grandemente este ministério. Continuem assim sempre. Cada vez melhores na obra de Deus!

neusa sales Eu também faço parte dessa história.

eliseu sales Pereira Eu faço parte também!

rosana lissi Lindo trabalho. Parabéns a todos!

valéria soares Parabéns a todos foi emocionante!

samuel silva Só vitória!

gessé vasconcelos Foi uma benção!!

eliane silva teixeira câmara Quem maravilha! Saudades da cantata!

alice carvalho Cada dia eu agradeço a Deus por eu ter vocês, amo demais! São bênçãos.

israel belen Pastor Moises siempre estaras en nuestra memoria la semilla q sembraste esta con mucho fruto.

anita dantas fernandes Eu também faço parte dessa história.

giovanna almeida Estou muito feliz por ter me batizado!!! Minha melhor escolha!

Jesus, eu te amo!!! - se sentindo abençoada.

Pedro de Jesus matos Momentos inesquecíveis!!!

adu Pirituba Meus caros, graça e paz!

É com grande alegria que agradecemos (Prs. Miquéas, Vladimir e Adilson) o empenho e dedicação de cada um de vocês para o mês de comemoração de nosso aniversário. Não citaremos as atividades para não sermos injustos, mas Deus com certeza viu todo o trabalho, sendo que, no Senhor, nosso trabalho não é vão.

São nestes momentos que vemos a união e a comunhão (PESCAR) em nossa comunidade.

Que Deus em Cristo continue derramando benção sobre todos. Somente o Senhor pode recompensar a cada um que de alguma forma tem se empenhado neste Ministério.

Que Deus em Cristo possa estender sobre nossas vidas pelos próximos meses, até Sua volta.

Sentimos prazer em tê-los em nosso rebanho.

Pedimos a gentileza de que compartilhem com os demais membros da nossa igreja (site / face / “zap-zap”).

Fiquem na paz.AbsPr. Miquéas MatosAssembleia de Deus Unidawww.adu.org.br

Quézia MatosPoderiamos enumerar diversos nomes

dados a Jesus na bíblia: Alfa, Bom pastor, Conselheiro, Deus forte, Leão da tribo de Judá e tantos outros, mas há um que diz muito a respeito de nós: Emanuel. “A virgem dará a luz um filho e seu nome será Emanuel”, disse Isaias, profetizando acerca do Messias. Por que têm uma relação profunda conosco? Porque significa: Deus conosco ou Deus entre os homens. Essa profecia se cumpriu na gloriosa encarnação de Jesus. Na figura de um bebê, Ele passou a viver entre os homens com um propósito bem definido: morrer pelos pecadores. Paulo descreve de maneira espetacular essa trajetória: “Sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz” (Fp 2,6-8). Muitas foram as formas de manifestações de Deus aos homens: a criação, os milagres, os sacrifícios, os profetas, mas nada fala tão clara e fortemente quanto o seu Filho. Ele é o resplendor de sua glória, a expressa imagem da sua pessoa (Hb 1.1-3). João também descreveu isso dizendo “O verbo se fez carne e habitou entre nós” e sabe o que mais? “Vimos a sua glória” e o que mais? “Como a glória do unigênito do Pai” e finaliza “cheio de graça e verdade” (Jo 1.14). Se quisermos, podemos ver a glória de Jesus, agora manifestado através do Espírito Santo. Glória esta que se manifesta no nosso meio e nos leva a prostrar-se diante Dele. Não precisamos saber o preço pago na cruz, mas precisamos saber que este Jesus, amável e maravilhoso, é digno de nosso louvor e adoração.

Vladimir Sales

Luz do mundo viestes à TerraPara que eu pudesse te verTua beleza me leva a adorar-teQuero contigo viver

Vim para adorar-teVim para prostrar-meVim para dizer que és meu DeusÉs totalmente amávelTotalmente dignoTão maravilhoso para mim

Eterno Rei, exaltado nas alturasGlorioso nos céusHumilde viestes à terra que criastePor amor pobre se fez

Vim para adorar-teVim para prostrar-meVim para dizer que és meu DeusÉs totalmente amávelTotalmente dignoTão maravilhoso para mim(2x)

Eu nunca saberei o preçoDos meus pecados lá na cruz.(6x)

Vim para adorar-teVim para prostrar-meVim para dizer que és meu DeusÉs totalmente amávelTotalmente dignoTão maravilhoso para mim(6x)

viM Para adorar-te

Adoração e Adoradores

Nota: Por motivo de espaço na revista não foi possível publicar todos os posts. Agradecemos o carinho de todos!

Foto

: Shu

tter

sto

ck

Ilust

raçã

o: S

hutt

erst

ock

Com voCê!

Page 4: unida - adu.org.br · PDF fileadorat Cara a Cara MúsiCa ... tenho “prazer em fazer parte desta história”. Que Deus ... cida matos Muito obrigada meu Deus, por tudo que presenciamos

unida • 7 6 • unida

Mundo CorPorativo

Este ano está recheado de eventos diferentes dos que estamos acostumados. Tivemos a Copa do Mundo da Fifa 2014 que nos

traz tristes lembranças, principalmente para aqueles que esperavam um momento de renovação e maior profissionalização do futebol brasileiro; pode ser que ainda tenhamos mais algumas tristezas com as eleições para os cargos de Governador, Presidente, Deputados e Senadores.

O Brasil é um país democrático e livre, portanto as pessoas podem fazer suas escolhas, dar suas opiniões sempre baseadas em suas convicções, vontades e planos, mas, com tudo isso, é necessário que alguns cuidados sejam tomados, pois as opiniões podem divergir e resultar em desentendimentos desnecessários, principalmente as preferências políticas. Já dizia o antigo ditado que, futebol, política e religião não se discute. Não concordo com esse ditado, penso que podem ser sim

discutidos, desde que embasados e com muito respeito.

É recomendável não ser inconveniente nas discussões políticas e muito menos partidário, portanto:

• Avalie se o momento é adequado para expor sua opinião;

• Observe se o seu interlocutor tem interesse no assunto;

• Não havendo consenso nas discussões, sutilmente encerre a discussão;

• Não parta para o radicalismo e deselegância, mesmo que o interlocutor o faça;

• Não permita que estas discussões de alguma maneira venham atrapalhar o andamento de suas atividades profissionais.

• Algumas empresas adotam convicções político-partidárias; procure perceber e, se você não concordar com elas, não precisa alardear aos quatro ventos, seja discreto e guarde seus pontos de vista e convicções;

• Não seja cabo eleitoral dentro do ambiente organizacional, isto pode não ser ético.

Na edição passada, o tema abordado nesta coluna foi “como melhorar a produtividade”. Na política deve-se ter a mesma preocupação, ou seja, votar de maneira consciente, sendo que o mesmo cuidado que o bom profissional tem na escolha de sua carreira, deve-se ter na escolha do candidato, lembrando que o candidato eleito torna-se o nosso representante, neste caso por no mínimo 4 anos.

Alguns profissionais antes de aceitarem uma proposta de outra empresa, cliente ou parceiro comercial avaliam a idoneidade do mesmo, o que estão dizendo sobre a tal empresa, se a pessoa que quer contratar o serviço é ou não bom pagador e assim por diante, logo essa mesma regra deve ser aplicada antes de definir quem receberá seu voto.

Que a política seja uma aliada em sua carreira, organização e atividade profissional. Não uma inimiga!

Hino 36 da Harpa Cristã o ExiladoDa linda pátria estou bem longe;Cansado estou;Eu tenho de Jesus saudade,Oh, quando é que eu vou?Passarinhos, belas flores,Querem m’encantar;São vãos terrestres esplendores,Mas contemplo o meu lar.Jesus me deu a Sua promessa;Me vem buscar;Meu coração está com pressa,Eu quero já voar.Meus pecados foram muitos,Mui culpado sou;Porém, Seu sangue põe-me limpo;Eu para pátria vou.Qual filho de seu lar saudoso,Eu quero ir;Qual passarinho para o ninho,Pra os braços Seus fugir;É fiel - Sua vinda é certa,Quando... Eu não sei.Mas Ele manda estar alerta;Do exílio voltarei.Sua vinda aguardo eu cantando;Meu lar no céu;Seus passos hei de ouvir soandoAlém do escuro véu.Passarinhos, belas flores,Querem m’encantar;São vãos terrestres esplendores,Mas contemplo o meu lar.

Que possamos todos nos encontrar nesta linda pátria!

Com o evento da Copa do Mundo no Brasil, pudemos ver que muitos brasileiros tiveram que relembrar o

Hino Nacional Brasileiro. Isto me fez lembrar de minha época de escola, do primário ao ginásio (hoje Ensino Fundamental), pois nessa época o nosso país era regido por militares. Devido a isso, aprendíamos na escola vários hinos cívicos para serem cantados nos desfiles nas datas comemorativas. Quem é dessa época, talvez se lembre:11 de Junho – Dia da Marinha: “Qual cisne branco que em noite de lua, vai...”25 de Agosto – Dia do Soldado: Nós somos da Pátria a guarda, Fiéis soldados, Por ela...” 07 de Setembro – Independência do Brasil: “Já podeis da pátria filho, ver contente ...”15 de Novembro – Proclamação da República: “Seja um pálio de luz desdobrado.Sob a larga amplidão...”19 de Novembro – Dia da Bandeira: “Salve lindo pendão da esperança, salve...”Mas o cristão também tem um hino muito lindo que fala de uma pátria; uma pátria desejada, que é almejada por aquele que crê na salvação em Jesus Cristo.

Silvana Zanchi

Pátria

Cidadania

Foto: Shutterstock

Foto

: Shu

tter

sto

ck

Foto

: Shu

tter

sto

ck

Política nos ambientes organizacionais

Miquéas Matos

Missões

O número de pessoas forçadas a deixarem as suas casas devido às guerras ou perseguições superou a marca de 50 milhões em 2013,

pela primeira vez, desde a Segunda Guerra Mundial, informou a agência de refugiados da ONU. Só na Síria, acredita-se que haja cerca de 6,5 milhões de pessoas deslocadas. O conflito armado no país afetou famílias por diversas maneiras. O acesso à comida, água, abrigo e assistência médica é limitado e, por permanecerem dentro de uma zona de conflito, é difícil para agências de ajuda chegar até elas.

A ONU estima que existem cerca de 33,3 milhões de pessoas deslocadas internamente em todo o mundo. É frustrante ver o sofrimento das pessoas, inocentes morrendo, fugindo, vendo suas vidas completamente destruídas, e as autoridades sendo incapazes de por um fim a esse absurdo. E agora mais do que nunca a volta de uma doença tremendamente letal que tem levado milhares de pessoas à morte, o Ebola, no Continente africano.

Como nação, o Brasil tem recebido muitos refugiados de guerra, de catástrofes naturais e de pobreza. Tem cooperado também no envio de roupas, alimentos, água e medicamentos.

Como igreja, fica a convocação à intercessão que é o combustível para que Deus mova suas mãos em ajuda às negociações, em socorro de forma mais rápida; e que as ajudas humanitárias cheguem e ajudem a esses povos a passar pelos dias difíceis que têm passado. Mais uma coisa é certa: a oração chega primeiro!

A melhor coisa que alguém pode fazer para Deus e para as pessoas é orar!

Cilene de Cássia

A oração chega primeiro

Page 5: unida - adu.org.br · PDF fileadorat Cara a Cara MúsiCa ... tenho “prazer em fazer parte desta história”. Que Deus ... cida matos Muito obrigada meu Deus, por tudo que presenciamos

unida • 9 8 • unida

Elio Pereira

À luz da BíBlia

O preconceito é uma atitude de juízo pré-concebido. É fazermos um “pré-conceito” de uma pessoa só pela aparência,

levando a uma atitude de discriminação, seja ela social, racial ou religiosa. Medimos as pessoas pela cor, altura, peso, sexo, raça, poder aquisitivo, feio ou bonito, se tem deficiência, como é a sua fala, profissão, religião etc. Isto é intrínseco do ser humano e, infelizmente, mesmo com leis condenando tais práticas e sendo crime, vemos a disseminação na sociedade. No futebol, recentemente, um jogador negro foi chamado de macaco por uma torcedora!

Esse paradigma está diminuindo muito paulatinamente. Nos EUA, onde a discriminação e segregação racial geraram guerras por séculos, foi eleito o primeiro presidente negro da história americana, Barak Obama, resultado de anos de lutas e mortes, inclusive de Martin Luther King. Na África do Sul, Nelson Mandela tornou-se, antes de sua morte, o referencial da luta contra o racismo, luta que lhe custou uma prisão por 27 anos!

No Brasil, com a rápida ascensão nas pesquisas, a presidenciável Marina Silva foi alvo da mídia e “metralhada” por sua origem, cor e principalmente por ser evangélica da Assembleia de Deus. Na Folha de SP de 01/09/14, houve várias matérias tendenciosas criticando-a por ler e crer na Bíblia. Também foi muito criticada

por acreditar na origem criacionista de Deus: “O que se pode esperar de uma presidente que lê a Bíblia, busca nela suas respostas e crê que o universo foi criado em 7 dias por um Deus?”.

N ã o assumimos ser preconceituosos, mas quando uma mulher está em alguma função de destaque ou se é um judeu, m u ç u l m a n o , baiano, nordestino, argentino, político, h o m o s s e x u a l , negro etc., temos uma predisposição mental para ideias p r e c o n c e b i d a s ,

ou de falar mal, ou de fazer algum tipo de comentário preconceituoso. Temos que respeitar a todos, mesmo que muitas vezes não concordamos com as suas práticas.

De acordo com o artigo 7 da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948,

“todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. Todos têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação”.

Esta prática é antiga e na Bíblia lemos casos de preconceito e discriminação, veja alguns exemplos:

• José foi discriminado por seus irmãos por ter sonhos e eles o venderam como escravo ao Egito (GN 37:5, 37:19-28);

• Davi foi subestimado por seu pai e por seus irmãos por ser um simples pastor de ovelhas! (I SM 16:10-11 / 17:28-29);

• Daniel porque orava e era mais sábio que os demais caldeus, conspiraram contra ele e o lançaram na cova com leões devido a sua fé e orações a Deus! (Dn 6:4-5);

• O profeta Amós discriminado e desprezado por Amazias por ser um profeta boiadeiro (Am 7:12-15);

• Jeremias foi discriminado porque profetizava duramente para os reis e sacerdotes. Foi chamado de mentiroso (Jr 43:2) e o lançaram num calabouço de lama (Jr 38:6);

• Neemias escarnecido pelos inimigos porque não tinha condições e nem experiência em reconstruir muros (Ne 4:1-2);

• Jó foi discriminado e motivo de risos por parte dos amigos e dos mais novos. Prejulgavam a causa de seu sofrimento (Jó 12:1-4, 30:1-9) e foi desprezado até pela esposa querida (Jó 2:9);

• Jesus: Discriminado porque era de família pobre e de uma região da periferia, Galileia – Nazaré (Lc 4:14,16,28-30). Poderia sair alguma coisa boa daquela região (Jo 1:46) com profissão modesta de carpinteiro (Mc 6.3)? Foi discriminado porque andava com os pobres, prostitutas, curava leprosos, paralíticos, cegos e outras enfermidades. Escolheu simples pescadores e visitava a casa de pecadores (Lc 14.1, 15:1-2, 11:53-54, 16:14, 20:20, 22:63-64). Ninguém foi tão discriminado como Ele. Por fim foi esbofeteado, cuspido, ultrajado e crucificado (Mc 14:65 - 15:19-20 e Lc 23:23-33). A morte mais horrenda, vergonhosa e maldita de todos os tempos, por amor a mim e a você!

A Bíblia relata que Deus é amor e não faz acepção de pessoas. Ele ama a todos indistintamente, até ao mais vil pecador. Fomos alcançados por sua Misericórdia e Graça. Glória a Deus por isso!

Que possamos amar a Deus acima de tudo e ao nosso próximo como a nós mesmos (Jo 13:34-35 – I Jo 3:4, 4:7-12).

Foto

: Shu

tter

sto

ck

Foto

: Shu

tter

sto

ck

O Preconceito e a Discriminação

A Bíblia relata que Deus é

amor e não faz acepção de pessoas. Ele ama a todos

indistintamente, até ao mais vil

pecador.

Nani Cancian

MoMento eBd

1) A partir do momento que você começou a participar da Escola Bíblica Dominical, o que mudou na sua vida?Eu adquiri um conhecimento mais profundo no estudo da Bíblia, elevando o meu crescimento tanto na parte espiritual como material.

2) Qual a importância da EBD para você?É no domingo de manhã, na Escola dominical, que aprendemos a Palavra de Deus e temos a oportunidade de desenvolver o caráter cristão, evangelizar, descobrir novos métodos de ensino, interagir, melhorar o relacionamento com o nosso irmão em Cristo e, principalmente, fortalecer os laços familiares.

3) Qual o seu conselho para quem ainda não frequenta a EDB?Mudar o conceito que se tem sobre a Escola. Para que isso aconteça, é preciso que passe a frequentar, pois só assim descobrirá a importância da EBD no seu dia a dia e na obra de Deus. Quem não participa deixa de aprender a verdadeira essência do ensino bíblico.

4) Você tem uma experiência com a EBD para compartilhar?Visitei uma igreja e o tema da EBD era ORAÇÃO. Quando o professor perguntou para classe qual era o tempo que cada um dedicava à oração, a primeira resposta foi de um irmão com aproximadamente 80 anos: “Uma hora de oração para carregar as baterias”. Um belo exemplo a ser seguido!

Seguindo o conselho do nosso irmão Adilson, é muito importante participar da EBD. Fortalecemos-nos e aprendemos mais sobre o Senhor, pois sua vinda está próxima!Venha e traga toda a sua família!

ADilSon mEnDES ADU PErUíBE

Compras online e o dia a dia do consumidor

direitos do ConsuMidor

Um Projeto de Lei de autoria do Senador José Sarney, em trâmite no Senado, promete trazer maior garantia para

o consumidor que procura a internet como meio para realizar suas compras. O Código de Defesa do Consumidor, em vigor, foi introduzido no nosso Sistema Jurídico através da Lei 8.078/90, editado em 11 de setembro de 1990. E de lá para cá muita coisa mudou.

Com base em estatísticas, o comércio eletrônico movimenta uma média de R$ 22 bilhões por ano, e os consultores da área acreditam que esses números só tendem a aumentar.

Os descontos e a variedade dos produtos oferecidos pelos sites são um dos grandes atrativos para o consumidor interessado. Grandes magazines operam com sistemas tradicionais de compras e também, com suas lojas virtuais. Recentemente realizei a cotação de um produto em uma dessas lojas e constatei a grande diferença entre os valores praticados pela loja física e pela loja virtual, essa última muito mais vantajosa.

E foi exatamente pensando nesse grupo de consumidores que surgiu a necessidade de se criar uma lei que pudesse franquear maior garantia a quem opta por essa modalidade de compra.

Nesse sentido, tramita no senado os projetos de lei nº 281, 282, e 283 de 2012 que, se aprovados, preveem mudanças significativas para essa modalidade de comércio, notadamente, quanto à divulgação dos dados do consumidor, a proibição de spams, o direito de arrependimento, ampliado de 7 para 14 dias e das penas para práticas abusivas contra o consumidor. No caso da PL 283/2012, se aprovada, trará mais proteção ao consumidor, sobretudo, com regras para prevenir o consumidor do superendividamento e coibir publicidades abusivas com expressões do tipo “crédito gratuito”, “sem juros”, “sem acréscimo”. Além dessas medidas, o projeto de lei prevê a fidelidade nas informações sobre o produto ou serviço a ser oferecido; a criação da figura do “assédio de consumo”, quando há pressão para que o consumidor contrate o crédito, e a criação da “conciliação”, para estimular a renegociação das dívidas dos consumidores.

Em pesquisas no site do senado, verifica-se que a situação atual desses projetos, ainda aguarda deliberação pela relatoria, enquanto isso vamos ficar na torcida para que saia logo do papel, para se tornar uma realidade em nossa sociedade, contribuindo para combater abusos nesse setor.

Mas por ora, o consumidor poderá registrar suas reclamações diretamente no site do Procon, pelo endereço www.procon.sp.gov.br.

Márcia Garcia

Page 6: unida - adu.org.br · PDF fileadorat Cara a Cara MúsiCa ... tenho “prazer em fazer parte desta história”. Que Deus ... cida matos Muito obrigada meu Deus, por tudo que presenciamos

unida • 11 10 • unida

saúde e BeM estar

a pessoa não sabe lidar com a frustração, pode desenvolver quadros de depressão e estresse graves, que só serão curados quando o paciente aceitar que a realidade nem sempre corresponde ao esperado.

o Mundo não gira ao seu redor Faz parte de saber lidar com a raiva

entender que caminhamos sozinhos e que devemos correr atrás das coisas que queremos sem esperar nada em troca. Quando crianças, somos levados a acreditar que somos o centro das atenções e nos acostumamos com mimos e manhas e, quando crescemos, é difícil perceber que isso mudou e que as pessoas não vão fazer tudo o que queremos. Quando não espero do outro aquilo que posso fazer por mim mesmo, não há frustração. A raiva é irmã mais velha do fracasso. Se valorizo demais esse sentimento, é porque deposito sempre no outro aquilo que é minha obrigação.

o CulPado sou eu?A raiva é sempre causada pelas

expectativas que depositamos no outro e não por culpa de alguém. Por isso, antes de culpar o outro pela raiva que sentiu, lembre-se de que você depositou sobre ele expectativas e desejos que são seus. Mesmo quando esbarramos na mesinha da sala ao tentar chegar na cozinha, e sentimos raiva por isso, a causa do problema é a frustração de termos sido impedidos de fazer algo. A raiva é sempre fruto de um desejo que não se cumpre. Guardar para si o sentimento é sempre pior. A raiva guardada vai se armazenando e tomando dimensões maiores. Na hora do desabafo, muitas vezes, aparecem mágoas

do passado que estavam adormecidas e geram ainda mais confusão. Por isso, resolva o problema conversando com o outro e tenha sempre em mente que ele não tem a obrigação de corresponder as suas expectativas

esPere a Poeira Baixar Na hora da raiva, a sensação de

angústia e mal-estar sempre supera a racionalidade; agimos por impulso e depois nos arrependemos. Para evitar essa situação, é aconselhável paciência e ponderação: espere a poeira baixar. Depois de certo tempo, digerimos melhor as coisas e não magoamos quem não tem culpa e, muitas vezes, evitamos que o problema se torne ainda maior por simples falta de jeito de lidar com a situação.

extravase e liBerte-seSe não dá para falar com o outro

sobre a raiva para resolver e deixar as coisas às claras, o jeito é optar por meios alternativos. A raiva é como uma toxina e precisa ser liberada para não se converter em coisas ruins.1- Não crie muitas expectativas em relação ao comportamento dos outros.2- Aceite o fato de que você não é o centro de tudo.3- Alivie a tensão com diálogo e métodos alternativos: exercícios físicos e meditação podem ser boas opções. 4- Procure reverter a raiva em estímulo, assim, você canaliza sua força para fazer coisas boas. Fonte: Portal Minha Vida

Rancor e mágoa causados pelo sentimento podem gerar doenças graves como a depressão

O sangue ferve, a respiração fica ofegante, a cara fica sisuda, o seu dia parece que acabou naquele exato momento. A cena descrita é um efeito presente em situações do nosso dia a dia: o que você sente é raiva. O problema é que quando não é trabalhada psicologicamente, a raiva gera rancor, mágoa e até dor física, que podem levar a doenças como depressão e estresse, além de prejudicar os relacionamentos.

Guardar para si essa sensação ruim só potencializa a angústia, por isso os especialistas aconselham ponderação e maturidade na hora de lidar com ela. Estamos suscetíveis a senti-la, já que estabelecemos relações afetivas com o outro; porém devemos aceitar que ele não é o culpado pelo que sentimos. Sentimos raiva porque não temos nossas expectativas concretizadas e daí vem a mágoa. Só que o outro não tem que, necessariamente, corresponder as nossas expectativas, mesmo quando a causa é a injustiça ou a humilhação.

uMa Pitada neCessÁria, Mas Perigosa

A raiva é um sentimento fundamental para as relações humanas. Ela faz você reagir ao que te faz mal, faz você querer mudar. Porém, quando em dose excessiva, causa mágoa e rancor e provoca muito mais mal para quem a sente do que para quem a despertou. Se

teCnologia

A primeira chuva artificial foi provocada em novembro de 1946 pelo engenheiro norte-americano Vicent J. Schafer, funcionário da General Eletric. A técnica mais popular a nível mundial consiste em bombardear a nuvem com minúsculas partículas de iodeto de prata por meio de um avião.

Por vezes, o dióxido de carbono sólido (gelo seco) é utilizado, uma vez que é mais barato, ou até mesmo a água pura. Também pode ser utilizado cloreto de sódio (sal de cozinha) devido às suas propriedades hidrostáticas, além do pó de carvão.

A chuva artificial tem algumas consequências indesejadas, pois a utilização de produtos químicos pode ser prejudicial aos organismos vegetais e animais.

Outro ponto preocupante, é que mesmo sem a utilização de produtos tóxicos, alterar o clima pode trazer consequências imprevisíveis ao meio ambiente.

Há muitos defensores do método, que já teve usos famosos, como em 2008, quando nos Jogos Olímpicos de Pequim, capital da China, uma grande quantidade de partículas foi pulverizada em nuvens

para que chovesse antes, e não durante, as provas esportivas.

No Brasil, a empresa MODCLIMA é a única que oferece o serviço de “bombardeamento de nuvens”.

Segundo Ricardo Imai, sócio da empresa, o seu método consiste em utilizar um avião para entrar nas nuvens que concentram alta umidade, e lançar gotas de água que “pegam carona” nos ventos ascendentes. Dentro da nuvem, elas se juntam e formam a chuva, que cai em local previamente determinado. De acordo com Ricardo Imai, a chuva ocorre 30 minutos depois do início da operação.

A empresa MODCLIMA presta serviços eventuais para a SABESP e fatura cerca de um milhão e meio de reais em cada contratação.

Sobre os relatos dos bombardeamentos de nuvens no Brasil, houve falhas, porém algumas tentativas foram bem sucedidas de criação de chuva artificial. Mas ainda há muitas críticas de estudiosos e especialistas:

- “Esse artifício só faz chover em nuvens que já tenham vapor d’água em quantidade suficiente. Isso quer dizer que ele não produz chuva. No máximo, pode acelerar uma” - Meteorologista Augusto José Pereira Filho, da Universidade de São Paulo (USP).

- “No sertão, a umidade do ar não consegue subir e levar vapor para as nuvens. Aparentemente, não adianta bombardear, mas seria preciso uma avaliação com equipamentos meteorológicos de última geração para dar uma resposta definitiva” - Meteorologista David Ferran Moncunill, da Funceme.

- “Teoricamente, a técnica funciona, mas há condições. Em primeiro lugar, você precisa ter umidade no ar para poder desencadear esse processo, e estamos em período de seca” - Professora Maria Assunção da Silva Dias, do Instituto de Ciências Atmosféricas da USP.

Fontes: Portais Ciências e tecnologia, G1 e Rede Brasil atual

Para entender como funciona a chuva artificial, vamos relembrar que a chuva natural é produzida quando o vento passa sobre o

mar e recolhe a água evaporada na forma de gotas muito pequenas. Como o vento se levanta no ar, as temperaturas caem, fazendo com que algumas dessas gotas se condensem. Essa porção maior atrai mais gotas de água, e assim por diante. Esse processo é chamado de nucleação. Quando as gotas de água atingem cerca de 0,1 mm de espessura e não podem mais flutuar no ar, elas caem em direção ao chão na forma de chuva.

Às vezes essas gotas não ficam “frias” o bastante numa nuvem para que a nucleação ocorra. Mas, se quisermos provocar chuva nessa nuvem, teremos de criar zonas onde a nucleação possa ocorrer. Isto é feito através de um método chamado de semeadura de nuvens ou bombardeamento de nuvens, que consiste em bombardear a nuvem com algum agente aglutinante provocando uma espécie de chuva artificial.

Tarcisio Lima

Foto

: Shu

tter

sto

ckraivaé resultado de desejos e expectativas frustrados

Ana Lúcia Garcia

túnel do teMPo

Lais Cândido

Túnel do Tempo com a

Família Cândido

Chuva artificial. Será que funciona?

Page 7: unida - adu.org.br · PDF fileadorat Cara a Cara MúsiCa ... tenho “prazer em fazer parte desta história”. Que Deus ... cida matos Muito obrigada meu Deus, por tudo que presenciamos

12 • unida

PrograMaÇão CoMPleta: www.adu.org.br

Nice Gomes

aConteCe na adu

agenda escola Bíblica dominical

Domingo - 9h

Culto da Família Domingo - 18h30

Consagração Terça-feira - 8h

estudo Bíblico

Terça Feira - 19h30

louvor e adoração

Quinta-feira - 19h30

Ceia do senhor

3º Sábado - 19h espaço Jovem

4º Sábado - 19h

huMor gosPel

Gessé Vasconcelos

Foto

: Shu

tter

sto

ck

CulinÁria

ingredientes

3 colheres (sopa) de margarina

1 cebola média picada2 dentes de alho picados4 xícaras de (chá) de arroz cozido (pode ser amanhecido)1 xícara de seleta de legumes em conserva (sem água)1 xícara de milho em conserva (sem água)1 xícara de presunto picado1 xícara de peito de peru1 xícara de mussarela picada1 xícara de (chá) de molho de tomate1 xícara de (chá) de requeijão cremoso3 ovos batidos2 colheres de (chá) de sal1 xícara (chá) de queijo mussarela ralada para polvilharMargarina para untarFolhas de salsa ou coentro e azeitonas para decorar

Modo de PreParo

Em uma panela, aqueça a margarina e frite a cebola e o alho até que fiquem dourados. Em uma tigela, misture a cebola e o alho refogados, o arroz, a seleta, os frios, o molho de tomate, o requeijão, os ovos e o sal. Transfira tudo para um refratário médio untado, cubra com a mussarela e leve ao forno médio a (180ºc) preaquecido, coberto com papel-alumínio, por mais ou menos 20 minutos ou até que derreta o queijo. Sirva ainda quente. Observação: você pode substituir os frios pelos de sua preferência.

Um dia, Jesus foi convidado para participar de uma festa de casamento. Você já participou de uma

festa assim? Naquele tempo, as festas duravam vários dias. Nesse casamento que Jesus foi, antes que terminasse a festa, o suco de uva acabou.O que você faria, se durante sua festa de aniversário, de repente, acabasse o suco ou a comida?Maria, mãe de Jesus, sabia que Seu Filho poderia ajudar. Maria chamou Jesus e lhe disse que havia acabado o suco de uva. Então, Jesus pediu que os ajudantes da festa enchessem seis grandes vasilhas de água. - Agora, levem para o responsável da festa – disse Jesus. Quando tiraram a água da vasilha... Não era mais água, era puro suco de uva! Um suco tão gostoso como nunca haviam tomado!Jesus ajudou as pessoas naquela grande festa, provando que Ele pode realizar milagres quando tudo parece impossível.Se você precisa de um milagre, ore a Jesus, e se for para o seu bem, certamente Ele vai atender o seu pedido.Para saber mais, leia: João 2: 1-12Fonte: Portal Jesus nos ama

Arroz de forno com legumes e frios

Edineide Reis

kids

Uma festa de casamento

Quézia Matos

Pra. Cida Matos

reFlexão

A firmeza de uma construção está em seus alicerces e em sua profundidade, porém é mais fácil construir na superfície. Mas quando vem a tempestade vemos a diferença entre elas. Sejamos sábios e nos esforcemos mais; vamos cavar fundo, sempre, para colocar os alicerces da nossa casa espiritual na grande pedra que é Cristo. Só assim estaremos seguros nos grandes vendavais.Que Deus os abençoe sempre!

Mateus 7:25

“E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.”