rppn cara da onça

1
Quinta-feira, 12 de março de 2015 3 Turismo Os encantos da RPPN Cara da Onça (MS) por Edlayne de Paula Fernando Lara tem o ta- lento natural para encontrar lugares encantadores pelo Brasil que pouca gente co- nhece. Na última expedição pelo Mato Grosso do Sul, o documentarista de natureza descobriu, na Serra da Bo- doquena, uma reserva par- ticular onde a mão divina parece ter caprichado um pouco mais na arquitetura natural. A RPPN Cara da Onça fica a menos de 100 km de Bonito, no entorno do Par- que Nacional da Serra da Bodoquena, e chama o vi- sitante para uma contem- plação. O grande destaque da reserva é a Cachoeira Boca da Onça, considera- da a maior do Mato Gros- so do Sul, com 156 metros de queda. Corredeiras, câ- nions, os sons dos pássaros e dos animais transformam o local em um dos mais be- los da região, mas ainda desconhecido pelos rotei- ros turísticos tradicionais. “É uma RPPN com forte po- tencial, que provoca grande impacto em quem a visita, seja no aspecto visual ou na receptividade dos proprietá- rios”, comenta o documen- tarista. O jornalista Edson Silva, que é um dos responsáveis pela Reserva, conta que a vontade de fazer um pou- co mais pelo meio ambien- te e a busca pela qualida- de de vida fizeram com que ele e mais dois amigos co- locassem em prática o dese- jo de ter uma RPPN. Apesar de a maior parte dos proje- tos estar ainda em fase em- brionária, o local já recebe alguns visitantes, incentiva diferentes pesquisas sobre a fauna e flora, em parceria com universidades do Mato Grosso do Sul, e pretende realizar ainda trabalhos com a comunidade local. Um desses projetos é o Meninos Selvagens, que visa aproximar crianças e adolescentes da natureza. O nome da iniciativa nas- ceu do encontro da expedi- ção de Fernando Lara com algumas crianças, que se mostraram muito impres- sionadas com a montagem das redes, barracas, mesas e banheiros dos expedicioná- rios. “É bem provável que, para aproveitar o entusias- mo delas, elaboremos um projeto, considerando que temos como proposta en- volver os alunos do ensino fundamental e médio das escolas de Bodoquena, de forma a atender o que está previsto no Plano de Mane- jo para a área de Educação Ambiental”, afirma Edson Silva. Os interessados em co- nhecer a RPPN Cara da Onça podem entrar em contato pelos telefones (67) 9271-8018/9651-8284 ou enviar um e-mail para o en- dereço eletrônico eseiva@ terra.com.br. Para saber mais por meio das redes so- ciais, acesse www.facebook. com/RPPNCaraDaOnca. A curiosidade das crianças pantaneiras Edson Silva, da RPPN Cara da Onça Fernando Lara Fernando Lara Tiago Guimarães Tiago Guimarães

Upload: edlayne-de-paula

Post on 08-Apr-2016

278 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Refúgio de animais e plantas no entorno da Serra da Bodoquena, no Mato Grosso do Sul. A unidade de conservação abriga a maior cachoeira do Estado.

TRANSCRIPT

Page 1: RPPN Cara da Onça

Quinta-feira, 12 de março de 2015 3Turismo

Os encantos da RPPN Cara da Onça (MS)

por Edlayne de Paula

Fernando Lara tem o ta-lento natural para encontrar lugares encantadores pelo Brasil que pouca gente co-nhece. Na última expedição pelo Mato Grosso do Sul, o documentarista de natureza descobriu, na Serra da Bo-doquena, uma reserva par-ticular onde a mão divina parece ter caprichado um pouco mais na arquitetura natural.

A RPPN Cara da Onça fica a menos de 100 km de Bonito, no entorno do Par-que Nacional da Serra da Bodoquena, e chama o vi-sitante para uma contem-plação. O grande destaque

da reserva é a Cachoeira Boca da Onça, considera-da a maior do Mato Gros-so do Sul, com 156 metros de queda. Corredeiras, câ-nions, os sons dos pássaros e dos animais transformam o local em um dos mais be-los da região, mas ainda desconhecido pelos rotei-ros turísticos tradicionais. “É uma RPPN com forte po-tencial, que provoca grande impacto em quem a visita, seja no aspecto visual ou na receptividade dos proprietá-rios”, comenta o documen-tarista.

O jornalista Edson Silva, que é um dos responsáveis pela Reserva, conta que a vontade de fazer um pou-

co mais pelo meio ambien-te e a busca pela qualida-de de vida fizeram com que ele e mais dois amigos co-locassem em prática o dese-jo de ter uma RPPN. Apesar de a maior parte dos proje-tos estar ainda em fase em-brionária, o local já recebe alguns visitantes, incentiva diferentes pesquisas sobre a fauna e flora, em parceria com universidades do Mato Grosso do Sul, e pretende realizar ainda trabalhos com a comunidade local.

Um desses projetos é o

Meninos Selvagens, que visa aproximar crianças e adolescentes da natureza. O nome da iniciativa nas-

ceu do encontro da expedi-ção de Fernando Lara com algumas crianças, que se mostraram muito impres-

sionadas com a montagem das redes, barracas, mesas e banheiros dos expedicioná-rios. “É bem provável que, para aproveitar o entusias-mo delas, elaboremos um projeto, considerando que temos como proposta en-volver os alunos do ensino fundamental e médio das escolas de Bodoquena, de forma a atender o que está previsto no Plano de Mane-jo para a área de Educação Ambiental”, afirma Edson Silva.

Os interessados em co-nhecer a RPPN Cara da Onça podem entrar em contato pelos telefones (67) 9271-8018/9651-8284 ou enviar um e-mail para o en-dereço eletrônico [email protected]. Para saber mais por meio das redes so-ciais, acesse www.facebook.com/RPPNCaraDaOnca.

A curiosidade das crianças pantaneiras

Edson Silva, da RPPN Cara da Onça

Fernando Lara

Fernando Lara

Tiago Guimarães

Tiago Guimarães