unicamp humanas liberada - curso objetivo...de trocas uniam as duas margens do oceano. ... brasil,...

27
C C I I Ê Ê N N C C I I A A S S H H U U M M A A N N A A S S / / A A R R T T E E S S 1 Um dos eixos da bipolaridade escravista que unia a África à América portuguesa girava, justamente, na rota aberta entre as duas margens do mar por correntezas e ventos complementares. Na ida, a rota principal seguia o inverso dos ponteiros do relógio, no sentido dos ventos oeste- leste, entre o Trópico de Capricórnio e 30º5. Na volta, a rota principal seguia no sentido dos alísios de sudeste, abaixo da linha do Equador. Na medida em que se zarpava com facilidade de Pernambuco, da Bahia e do Rio de Janeiro até Luanda ou a Costa da Mina, e vice- versa, a navegação luso-brasileira que se desenvolveu naquelas rotas foi transatlântica e negreira. Vários tipos de trocas uniam as duas margens do oceano. (Adaptado de Luiz Felipe de Alencastro, O trato dos viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 61 - 63.) Com base no excerto e em seus conhecimentos, responda às questões. a) Explique a direção dos ventos alísios no Atlântico Sul e a sua funcionalidade no transporte marítimo da África para o Brasil. b) Cite e explique um exemplo de relação estabelecida entre o Brasil e a África na época da colonização portuguesa na América. Resolução a) Os ventos alísios, que sopram no Hemisfério Sul na proximidade do Trópico de Capricórnio em direção ao Equador, sofrem inclinação devido à rotação da Terra (Efeito Coriolis) e adquirem direção aproximada oeste-leste atuando durante o ano todo. Os navios que partiam da África (a leste do Brasil) com sua carga de escravos, faziam uso dos ventos alísios, enfurnando suas velas e, então se dirigiam para o território brasileiro (localizado a oeste da África). b) Escambo de escravos africanos enviados para a América em troca de tabaco, aguardente e tecidos, além de outros produtos, também vindos do Brasil, como pólvora e armas. U U N N I I C C A A M M P P J J A A N N E E I I R R O O / / 2 2 0 0 2 2 0 0

Upload: others

Post on 25-Sep-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: UNICAMP humanas liberada - Curso Objetivo...de trocas uniam as duas margens do oceano. ... Brasil, como pólvora e armas. UNIC AMP — J NEIRO/ 20. 2 ... y = x para x ≥ 0, em que

CCIIÊÊNNCCIIAASS

HHUUMMAANNAASS//AARRTTEESS

1Um dos eixos da bipolaridade escravista que unia a Áfricaà América portuguesa girava, justamente, na rota abertaentre as duas margens do mar por correntezas e ventoscomplementares. Na ida, a rota principal seguia o inversodos ponteiros do relógio, no sentido dos ventos oeste-leste, entre o Trópico de Capricórnio e 30º5. Na volta, arota principal seguia no sentido dos alísios de sudeste,abaixo da linha do Equador. Na medida em que sezarpava com facilidade de Pernambuco, da Bahia e doRio de Janeiro até Luanda ou a Costa da Mina, e vice-versa, a navegação luso-brasileira que se desenvolveunaquelas rotas foi transatlântica e negreira. Vários tiposde trocas uniam as duas margens do oceano.

(Adaptado de Luiz Felipe de Alencastro, O trato dos viventes:formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo:

Companhia das Letras, 2000, p. 61 - 63.)

Com base no excerto e em seus conhecimentos, respondaàs questões.

a) Explique a direção dos ventos alísios no Atlântico Sule a sua funcionalidade no transporte marítimo daÁfrica para o Brasil.

b) Cite e explique um exemplo de relação estabelecidaentre o Brasil e a África na época da colonizaçãoportuguesa na América.

Resoluçãoa) Os ventos alísios, que sopram no Hemisfério Sul

na proximidade do Trópico de Capricórnio emdireção ao Equador, sofrem inclinação devido àrotação da Terra (Efeito Coriolis) e adquiremdireção aproximada oeste-leste atuando durante oano todo. Os navios que partiam da África (a lestedo Brasil) com sua carga de escravos, faziam usodos ventos alísios, enfurnando suas velas e, entãose dirigiam para o território brasileiro (localizadoa oeste da África).

b) Escambo de escravos africanos enviados para aAmérica em troca de tabaco, aguardente e tecidos,além de outros produtos, também vindos doBrasil, como pólvora e armas.

UUNNIICCAAMMPP —— JJAANNEEIIRROO//22002200

Page 2: UNICAMP humanas liberada - Curso Objetivo...de trocas uniam as duas margens do oceano. ... Brasil, como pólvora e armas. UNIC AMP — J NEIRO/ 20. 2 ... y = x para x ≥ 0, em que

2Até hoje, a formação das classes médias esteve ligada àexpansão da indústria e à elevação de seus níveis deprodutividade. Historicamente, a indústria permitiuestruturar a representação política e sindical das categoriasmais desfavorecidas da população em torno dos interessesque afetavam as grandes massas de trabalhadores. Já nocontexto atual, marcado por um mundo menosindustrializado e orientado para uma economia em que osserviços tendem a ser mais fragmentados e frequentementeartesanais ou informais, os interesses comuns dostrabalhadores são evidentemente muito mais difíceis deemergir. Considerando este quadro, a desindustrializaçãoprematura dos países do Hemisfério Sul (com exceção doLeste Asiático) não é muito favorável a uma consolidaçãodemocrática.(Adaptado de Pierre Veltz, La société hyper-industrielle. Le nouveau

capitalisme productif. Paris: Éditions du Seuil, 2017, p. 16.)

Com base no texto e em seus conhecimentos, respondaàs questões.

a) Que decreto-lei garantiu os principais direitostrabalhistas na Era Vargas e por que a menor presençade uma classe trabalhadora na indústria enfraquece osprocessos democráticos na contemporaneidade?

b) Indique e explique qual foi a principal mudançaestrutural ocorrida na economia brasileira nas duasúltimas décadas.

Resoluçãoa) Decreto-lei n.º 5452, de 1.º de maio de 1943, que

instituiu a Consolidação das Leis do Trabalho. Porque, comparados com os trabalhadores docampo e do setor de serviços, os empregados daindústria são mais conscientizados, escolarizados,politizados e mais facilmente mobilizáveis (devidoa sua grande concentração, dispondo, portanto, demaior potencial reivindicatório).

b) Nas duas últimas décadas, com o advento daglobalização, o Brasil passou por um processo deabertura econômica sem precedentes. Conse -quentemente sua estrutura econômica passou portransformações, como [I] descen tralização oudesconcentração do parque industrial, com abusca de novas áreas, tradicionalmente nãoindustrializadas, que ofereciam vantagenslocacionais à produção; [II] ampliação da ofertade energia, com a implantação e ampliação deusinas – sobretudo hidroelétricas; [III] expansãoda rede de transportes, com a construção de novasvias em diferentes modais e o desenvolvimento daintermodalidade dos transportes; [IV] ampliaçãodas áreas agropecuárias, com investimento emmecanização da produção, armazenamento,irrigação e beneficiamento da produção.

UUNNIICCAAMMPP —— JJAANNEEIIRROO//22002200

Page 3: UNICAMP humanas liberada - Curso Objetivo...de trocas uniam as duas margens do oceano. ... Brasil, como pólvora e armas. UNIC AMP — J NEIRO/ 20. 2 ... y = x para x ≥ 0, em que

3Leia os três excertos e responda às questões.

Texto 1: “Mas cachoeira é barranco de chão, e água secaindo por ele, retombando; o senhor consome essa água,ou desfaz o barranco, sobra cachoeira alguma? Viver énegócio muito perigoso...”

(João Guimaraes Rosa, Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro:Nova Fronteira, 2001, p. 26.)

Texto 2: “Chego à sacada e vejo a minha serra, / a serrade meu pai e meu avô, / de todos os Andrades quepassaram / e passarão, a serra que não passa. / (...) / Estamanhã acordo e / não a encontro. / (...) / foge minha serra,vai / deixando no meu corpo e na paisagem / mísero pó deferro, e este não passa.”

(Carlos Drummond de Andrade, Boitempo II. Rio de Janeiro:Record, 1994, p. 72.)

Texto 3: “Menor em quilômetros do que o desastre deMariana, causado pela Samarco, controlada pela mesmaVale, o de Brumadinho é gigante em gravidade: asflorestas e rios afetados eram muito mais ricos eimportantes para o equilíbrio ambiental, salientamespecialistas.”

(Fonte: https://oglobo.globo.com/brasil/dano-ambiental-em-brumadinho-ameaca-centenas-de-especies-23424033. Acessado

em 06/11/2019.)

a) A vida imita a arte. Quando Guimarães Rosa, que secriou nas terras do sertão do Paraopeba, e Drummondescreveram, provavelmente não imaginavam o queocorreria em Brumadinho e Mariana. Percebe-se umarelação entre um processo de transformação e asexpressões “mísero pó de ferro”, em Drummond, e“desfaz o barranco”, em Rosa. Identifique a atividadeeconômica e descreva o processo de transformação damatéria-prima implícitos nos textos desses autores.

b) Em Brumadinho, a lama afetou espécies endêmicas de“florestas e rios” da Mata Atlântica e do Cerradomineiros, em área da Reserva da Biosfera da Unescoda Serra do Espinhaço. Considerando a possívelextinção das espécies endêmicas afetadas, identifiquee explique uma consequência biológica para oequilíbrio ambiental desses ecossistemas.

Resoluçãoa) A atividade econômica referida nos textos

corresponde à mineração, que extrai e purifica ominério de ferro.Nessa purificação, usando produtos químicos,obtemos um resíduo (lama) que fica armazenadona barragem.

b) A extinção das espécies endêmicas na região doacidente em Brumadinho causou o desequilíbrioecológico nas cadeias e teias alimentares das quaisparticipam, podendo provocar alterações nasoutras populações ou mesmo extinções.

UUNNIICCAAMMPP —— JJAANNEEIIRROO//22002200

Page 4: UNICAMP humanas liberada - Curso Objetivo...de trocas uniam as duas margens do oceano. ... Brasil, como pólvora e armas. UNIC AMP — J NEIRO/ 20. 2 ... y = x para x ≥ 0, em que

4Um dos pratos mais apreciados pelos brasileiros é otradicional arroz com feijão, uma combinação balanceadade diversos nutrientes importantes para a saúde humana.

a) A combinação de arroz e feijão fornece todos osaminoácidos essenciais ao organismo. A tabela abaixoapresenta variações na quantidade de algunsaminoácidos essenciais por categorias de alimentos.

(Adaptado de Marchini e outros, Aminoácidos. São Paulo: ILSIBrasil-International Life Sciences Institute do Brasil, 2016, p. 18.)

Considere uma época de escassez em que é necessáriosubstituir o feijão do combinado “arroz e feijão” poroutro alimento. Tendo como base as informaçõesfornecidas, que alimento da tabela poderia serescolhido? Justifique sua resposta.

b) Considere a seguinte afirmação: “O arroz, embora sejaum alimento saudável, deve ser consumido por umapessoa com diabetes tipo 2 sob orientação profissionalpara controle de glicemia.” Explique a afirmação,levando em consideração as transformações que oarroz sofre na digestão e as características do diabetestipo 2.

Resoluçãoa) A soja e o feijão possuem alto teores de lisina e

treonina, portanto o substituto para o feijão seráa soja.

b) A hidrólise enzimática do amido e do arroz produza glicose, como produto final da digestão,ocasionando uma hiperglicemia, porque o diabetetipo 2 apresenta resistência à ação do hormônioinsulina.A elevada taxa de glicose na urina, a dificuldadede cicatrização de ferimentos e de coagulaçãosanguínea são característicos do diabete tipo 2.

UUNNIICCAAMMPP —— JJAANNEEIIRROO//22002200

Page 5: UNICAMP humanas liberada - Curso Objetivo...de trocas uniam as duas margens do oceano. ... Brasil, como pólvora e armas. UNIC AMP — J NEIRO/ 20. 2 ... y = x para x ≥ 0, em que

5Dois tipos de exames para a detecção de certo vírus foramaplicados em um grupo de 80 pacientes, dos quais, comcerteza, 60 são portadores desse vírus e 20 não são. Osresultados dos exames estão organizados nas tabelasabaixo.

Note que em cada exame ocorrem tanto falsos positivos(pacientes não portadores do vírus com resultado positivono exame) quanto falsos negativos (pacientes portadoresdo vírus com resultado negativo no exame).

a) Calcule a porcentagem de pacientes portadores do vírusno grupo em estudo.

b) Considerando os resultados positivos em cada exame,qual dos dois exames tem a menor porcentagem defalsos positivos? Justifique sua resposta.

Resoluçãoa) A porcentagem de portadores é

= = 0,75 = 75%

b) No Exame 1, a porcentagem de falso-positivo é

= 0,125 = 12,5%

No Exame 2, a porcentagem de falso-positivo é

� 0,111 = 11,1%

O que tem menor porcentagem de falso-positivoé, portanto, o Exame 2.

Respostas: a) 75%

b) Exame 2

EXAME 1 PORTADOR NÃO

PORTADORTOTAL

RESULTADO

POSITIVO42 06 48

RESULTADO

NEGATIVO18 14 32

EXAME 2 PORTADOR NÃO

PORTADORTOTAL

RESULTADO

POSITIVO56 07 63

RESULTADO

NEGATIVO04 13 17

3––4

60–––80

6–––48

7–––63

UUNNIICCAAMMPP —— JJAANNEEIIRROO//22002200

Page 6: UNICAMP humanas liberada - Curso Objetivo...de trocas uniam as duas margens do oceano. ... Brasil, como pólvora e armas. UNIC AMP — J NEIRO/ 20. 2 ... y = x para x ≥ 0, em que

6A figura abaixo exibe um triângulo isósceles com doislados de comprimento a = 5 cm e um dos ângulos internosigual a θ, em que cos θ = 3⁄5.

a) Calcule a área desse triângulo.

b) Determine o comprimento do raio da circunferênciacircunscrita a esse triângulo.

Resolução

a = 5 cm

cos θ =

a) Como cos θ > 0, temos: 0 < θ < 90°. Assim,

sen2θ + cos2θ = 1 ⇒ sen2θ + 2

= 1 ⇒

⇒ sen2θ + = 1 ⇒ sen θ =

Logo, a área S do triângulo, em centímetrosquadrados, é dada por:

S = = = 10

b) Sendo x a medida, em centímetros, do terceirolado, de acordo com a lei dos cossenos, temos:

x2 = a2 + a2 – 2 . a . a . cos θ ⇒⇒ x2 = 52 + 52 – 2 . 5 . 5 . ⇒

⇒ x = ����20 ⇒ x = 2���5

Sendo r a medida do raio da circunferência

circunscrita ao triângulo, em centímetros, temos:

3––5

�3––5�4––5

9–––25

5 . 5 .

–––––––––––2

4––5a . a . sen θ

–––––––––––2

3––5

UUNNIICCAAMMPP —— JJAANNEEIIRROO//22002200

Page 7: UNICAMP humanas liberada - Curso Objetivo...de trocas uniam as duas margens do oceano. ... Brasil, como pólvora e armas. UNIC AMP — J NEIRO/ 20. 2 ... y = x para x ≥ 0, em que

S = ⇒ 10 = ⇒ r =

Respostas: a) 10 cm2

b) cm

5���5–––––

4

5 . 5 . 2���5––––––––––

4ra . a . x–––––––

4r

5���5–––––

4

UUNNIICCAAMMPP —— JJAANNEEIIRROO//22002200

Page 8: UNICAMP humanas liberada - Curso Objetivo...de trocas uniam as duas margens do oceano. ... Brasil, como pólvora e armas. UNIC AMP — J NEIRO/ 20. 2 ... y = x para x ≥ 0, em que

7Seja a matriz de ordem 2 x 3, dada por .

a) Seja C a matriz de ordem 3 x 2, cujos elementos são

dados por cij = (–1)i + j, para i = 1,2,3 e j = 1,2.

Determine o produto AC.

b) Determine a solução do sistema linear

A = , nas variáveis reais x, y e z, em

que (x, y, z) é uma progressão aritmética.

Resolução

a) Sendo A = e C3x2 tal que

Cij = (–1)i + j, temos C = e,

portanto, A . C = . =

= =

b) A . = ⇔

⇔ . = ⇔

Para que (x, y, z) seja uma Progressão Aritmética,devemos ter 2y = x + z.

Logo ⇔ ⇔

⇔ ⇔

Respostas: a) A . C =

b) (5, 2, – 1)

�11

12

13�

�66��

xyz

�11

12

13�

�1

–11

–11

–1�

�1

–11

–11

–1��1

112

13�

�12

– 1–2��– 1 + 1 – 1

– 1 + 2 – 31 – 1 + 11 – 2 + 3�

�66��

xyz

��6

6��xyz

��11

12

13�

x + y + z = 6x + 2y + 3z = 6

3y = 6x + 2y + 3z = 62y = x + z

x + y + z = 6x + 2y + 3z = 62y = x + z

y = 2x = 5z = – 1

y = 2x + 3z = 2x + z = 4

�1

2– 1–2�

UUNNIICCAAMMPP —— JJAANNEEIIRROO//22002200

Page 9: UNICAMP humanas liberada - Curso Objetivo...de trocas uniam as duas margens do oceano. ... Brasil, como pólvora e armas. UNIC AMP — J NEIRO/ 20. 2 ... y = x para x ≥ 0, em que

8A figura abaixo exibe, no plano cartesiano, o gráfico dey = ���x para x ≥ 0, em que os pontos A e B têm abscissasxA = a > 0 e xB = b > a, e 0 é a origem do sistema decoordenadas.

a) Prove que os pontos A, B e C = (–�����ab, 0) sãocolineares.

b) Para b = 3, determine o valor de a para o qual adistância da origem ao ponto A é igual à distância doponto A ao ponto B.

Resolução

a) Para provar que A, B e C são colineares, bastaverificar que

De fato,

=

= a���b + (–������a2b) + ������ab2 – b���a =

= a���b – a���b + b���a – b���a = 0, pois a > 0 e b > 0Portanto, A, B e C são colineares.

b) Sendo b = 3, para que

dA,O = dB,A ⇒

= 0.a

b

–�����ab

���a

���b

0

1

1

1

a

b

–�����ab

���a

���b

0

1

1

1

UUNNIICCAAMMPP —— JJAANNEEIIRROO//22002200

Page 10: UNICAMP humanas liberada - Curso Objetivo...de trocas uniam as duas margens do oceano. ... Brasil, como pólvora e armas. UNIC AMP — J NEIRO/ 20. 2 ... y = x para x ≥ 0, em que

⇒ d2A,O = d2

B,A

⇒ (xA – xO)2 + (yA – yO)2 = (xB – xA)2 + (yB – yA)2

⇒ (a – 0)2 + (���a – 0)2 = (3 – a)2 + (���3 – ���a)2

⇒ 6a + 2����3a = 12 ⇒ 3a + ����3a – 6 = 0

⇒ (����3a)2 + ����3a – 6 = 0

Fazendo ����3a = t, temos:

t2 + t – 6 = 0

⇒ t = 2 ou t = – 3 (não convém, pois t > 0)

Portanto:

����3a = 2 ⇒ 3a = 4 ⇒ a = e ���a =

Respostas: a) Demonstração

b) A = ;

2���3––––

3

4––3

�2���3––––

3

4––3�

UUNNIICCAAMMPP —— JJAANNEEIIRROO//22002200

Page 11: UNICAMP humanas liberada - Curso Objetivo...de trocas uniam as duas margens do oceano. ... Brasil, como pólvora e armas. UNIC AMP — J NEIRO/ 20. 2 ... y = x para x ≥ 0, em que

9Seja a função f(x) = , definida para todonúmero real x.

a) Mostre que f(π/2) + f(– π/2) = f(π) f(π/4).

b) Seja θ um número real tal que f(θ) = 2. Determine ospossíveis valores para sen θ.

Resolução

a) Sendo f(x) = , temos:

f = = =

f – = = =

f(π) = = = 2

f = = = 1

Logo f + f – = + =

= 2 . 1 = f(π) . f

b) I) f(θ) = 2 ⇔ = 2 ⇔

⇔ 4 + 2 cos θ = 2 + sen θ ⇔

⇔ cos θ =

II) sen2θ + cos2θ = 1

⇔ sen2θ + 2

= 1

4sen2θ + (sen2θ – 4 sen θ + 4) = 4

sen θ . (5 sen θ – 4) = 0

2 + sen x––––––––––

2 + cos x

2 + sen x––––––––––

2 + cos x

3––2

2 + 1––––––2 + 0

2 + sen

–––––––––––

2 + cos

π––2

π––2

�π––2�

1––2

2 – 1––––––2 + 0

2 + sen –

–––––––––––––––

2 + sen –

� π––2 �

� π––2 �

�π––2�

2 + 0––––––2 – 1

2 + sen π––––––––––

2 + cos π

2 +

––––––––––

2 +

���2–––2

���2–––2

2 + sen

––––––––––––

2 + cos

π––4

π––4

�π––4�

1––2

3––2�π

––2��π

––2�

�π––4�

2 + sen θ–––––––––2 + cos θ

sen θ – 2–––––––––

2

�sen θ – 2–––––––––

2�

UUNNIICCAAMMPP —— JJAANNEEIIRROO//22002200

Page 12: UNICAMP humanas liberada - Curso Objetivo...de trocas uniam as duas margens do oceano. ... Brasil, como pólvora e armas. UNIC AMP — J NEIRO/ 20. 2 ... y = x para x ≥ 0, em que

sen θ = 0 ou sen θ =

Respostas: a) Demonstração

b) sen θ = 0 ou sen θ =

4––5

4––5

UUNNIICCAAMMPP —— JJAANNEEIIRROO//22002200

Page 13: UNICAMP humanas liberada - Curso Objetivo...de trocas uniam as duas margens do oceano. ... Brasil, como pólvora e armas. UNIC AMP — J NEIRO/ 20. 2 ... y = x para x ≥ 0, em que

10A figura abaixo exibe a planificação de um poliedroconvexo, com faces triangulares congruentes e facesretangulares, em que são indicados os comprimentos a, be c.

a) Determine o número de vértices e de arestas dessepoliedro.

b) Para a = 13 cm, b = 16 cm e c = 10 cm, calcule ovolume desse poliedro.

Resolução

a) Como os triângulos são congruentes, podemosconcluir que o poliedro é formado por umapirâmide reta, cuja base é um quadrado de lado ce cuja altura da face lateral mede a, apoiada numparalelepípedo reto retângulo, que tem duas facesquadradas de lado c e quatro faces retângularesde lados b e c, como mostra a figura seguinte.Assim, o poliedro possui 9 vértices e 16 arestas.

UUNNIICCAAMMPP —— JJAANNEEIIRROO//22002200

Page 14: UNICAMP humanas liberada - Curso Objetivo...de trocas uniam as duas margens do oceano. ... Brasil, como pólvora e armas. UNIC AMP — J NEIRO/ 20. 2 ... y = x para x ≥ 0, em que

b) Sendo h a altura da pirâmide, em centímetros,temos:

a2 = h2 + 2 ⇒ 132 = h2 + 52 ⇒ h = 12

O volume V do poliedro é dado pela soma dos

volumes da pirâmide e do paralelepípedo reto

retângulo. Assim, o volume do poliedro, em cen -

tímetros cúbicos, é dado por:

V = . c2 . h + c2 . b =

= . 102 . 12 + 102 . 16 = 2 000

Respostas: a) 9 vértices e 16 arestas

b) 2000 cm3

�c––2�

1––3

1––3

UUNNIICCAAMMPP —— JJAANNEEIIRROO//22002200

Page 15: UNICAMP humanas liberada - Curso Objetivo...de trocas uniam as duas margens do oceano. ... Brasil, como pólvora e armas. UNIC AMP — J NEIRO/ 20. 2 ... y = x para x ≥ 0, em que

11As reflexões de Aristóteles e Platão revelam umadescrença em relação ao regime democrático. O cidadão,diz Aristóteles, é quem toma parte na experiência degovernar e de ser governado. Para o filósofo, o animalfalante é um animal político. Mas o escravo, mesmosendo falante, não é um animal político. Os artesãos, dizPlatão, não podem participar das coisas comuns porquenão têm tempo para se dedicar a outra atividade que nãoseja o seu trabalho. Assim, ter esta ou aquela “ocupação”define competências ou incompetências para aparticipação nas decisões sobre a vida comum.

(Adaptado de Flávia Maria Schlee Eyler,

História antiga: Grécia e Roma. Petrópolis:

Editora Vozes/Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2014, p.15.)

A partir do texto e de seus conhecimentos sobre aAntiguidade Clássica, responda às questões.

a) Segundo Aristóteles e Platão, como se define o “animalpolítico” no contexto da cidadania ateniense?

b) Identifique e explique uma crítica dos filósofos citadosao regime democrático.

Resoluçãoa) Para Aristóteles, o exercício da cidadania compete

ao indivíduo enquanto “animal político”, capaz de“governar e ser governado”, por estar integradoem uma comunidade e nela ter direito departicipação; já o escravo, embora consideradoser humano, é inferiorizado por sua condição, oque inviabiliza sua participação na política.Platão, por sua vez, considera que quem vive deseu próprio trabalho não deve participar dasdecisões de governo, por lhe faltar tempo hábilpara tal atividade.

b) Platão critica a democracia porque esta, aoadmitir direitos políticos iguais para todos oscidadãos, estende o poder de decidir àqueles que,por necessidade de prover a seu próprio sustento,não dispõem de capacidade para tal.

UUNNIICCAAMMPP —— JJAANNEEIIRROO//22002200

Page 16: UNICAMP humanas liberada - Curso Objetivo...de trocas uniam as duas margens do oceano. ... Brasil, como pólvora e armas. UNIC AMP — J NEIRO/ 20. 2 ... y = x para x ≥ 0, em que

12O escritor Fernão Mendes Pinto não foi o único a criticara construção de um império que ia da Índia ao Amazonas.Outros – entre os quais se destacam Gil Vicente e Camões– registraram que o reverso da medalha do papel decivilizadores e missionários assumido pelos portuguesesera a brutalidade, a covardia, a avareza, a crueldade, apilhagem e o desprezo pelas sensibilidades, costumes,crenças e propriedades dos locais. A prosa e a poesia doséculo XVI exprimiram o receio de que o preço a pagarpor tal aventureirismo poderia ser a degenerescênciamoral e o declínio das virtudes cívicas em Portugal.

(Adaptado de A. J. R. Russel-Wood, Reviewed work: The Travels of

Fernão Mendes Pinto by Fernão Mendes Pinto, Revecca D. Catz.

The International History Review, p. 568-572, ago. 1990.)

a) Explique as críticas de Gil Vicente e Camões àconstrução do Império português da Época Moderna.

b) Cite e explique uma forma de resistência à presençados portugueses no Ultramar.

Resoluçãoa) Segundo o texto, Gil Vicente e Camões expressa -

ram o temor de que a conquista de um impérioultramarino, implicando toda a sorte de violênciase cobiças, refletir-se-ia no corpo social português,provo can do uma degeneração nas qualidadesmorais e cívicas (sic) do povo lusitano.

b) Embora não se trate de uma reação uniforme,diversas populações nativas resistiram aoimperialismo português. Exemplo: Confederaçãodos Tamoios, em São Vicente, e Confederação dosCariris, no interior do Ceará, que recorreram àluta armada para tentar conter o avanço doscolonizadores.

UUNNIICCAAMMPP —— JJAANNEEIIRROO//22002200

Page 17: UNICAMP humanas liberada - Curso Objetivo...de trocas uniam as duas margens do oceano. ... Brasil, como pólvora e armas. UNIC AMP — J NEIRO/ 20. 2 ... y = x para x ≥ 0, em que

13A política europeia é abalada pela Revolução deCromwell na Inglaterra e pela Restauração Portuguesa.Nesse contexto de mudança política do século XVII, osembaixadores passaram a ser escolhidos dentro dosquadros mais distintos da nobreza, privilegiando-seaqueles sujeitos que possuíam formação acadêmica econhecimento das leis.

(Adaptado de Thiago Groh de Mello Cesar, A política externa de

D. João IV e o Padre Antonio Vieira: as negociações com os Países

Baixos. Dissertação de Mestrado, UFF, 2011, p. 1-2.)

A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos,responda às questões.

a) Explique duas consequências da Revolução Puritanapara o contexto monárquico europeu do período.

b) Cite duas funções dos embaixadores europeus narelação entre as monarquias europeias nos séculos

XVII e XVIII.

Resoluçãoa) A Revolução Puritana, ao proclamar a República,

ofereceu uma alternativa aos regimesmonárquicos absolutos vigentes na maioria dosEstados europeus; e, ao ordenar a execução do reiCarlos I, desen volveu a ideia de responsabilizaçãodo monarca, negada pelas teorias políticas daépoca.

b) Representar os interesses dos monarcas e dinastiaseuropeus junto aos demais governos procurandofirmar alianças e acordos com finalidadesdiversas, ou visando a manutenção do “equilíbrioeuropeu”.

UUNNIICCAAMMPP —— JJAANNEEIIRROO//22002200

Page 18: UNICAMP humanas liberada - Curso Objetivo...de trocas uniam as duas margens do oceano. ... Brasil, como pólvora e armas. UNIC AMP — J NEIRO/ 20. 2 ... y = x para x ≥ 0, em que

14Leia atentamente o trecho da carta escrita em 1830 porSimón Bolívar ao General J. J. Flores. A partir da leiturae de seus conhecimentos, responda às questões.

Meu querido General:

V. Ex.ª sabe que governei durante vinte anos e deles tireiapenas pouco resultados certos: 1º) a América éingovernável para nós; 2º) aquele que serve a umarevolução ara no mar; 3º) a única coisa que se pode fazerna América é emigrar; 4º) este país cairá infalivelmenteem mãos da multidão desenfreada, para depois passar apequenos tiranos quase imperceptíveis, de todas as corese raças; 5º) devorados por todos os crimes e extintos pelaferocidade, os europeus não se dignarão a nos conquistar;6º) se uma parte do mundo voltasse ao caos primitivo,este seria o último período da América.

(Adaptado de Simón Bolívar, Escritos políticos.

Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1992, p. 32.)

a) Identifique dois aspectos políticos do processo deindependência da América espanhola.

b) Explique como o texto contradiz o projeto políticoinicial de Bolívar para a América.

Resoluçãoa) Fragmentação do Império Espanhol em diversos

Estados independentes e adoção da forma degoverno republicana (com exceção do México porum breve período).

b) O projeto unionista de Bolívar, a ser realizado pormeio da “Confederação dos Andes”, foi frustradopelas diferenças regionais e pelas rivalidades entreos líderes, cada um representando interesses deuma elite local.

UUNNIICCAAMMPP —— JJAANNEEIIRROO//22002200

Page 19: UNICAMP humanas liberada - Curso Objetivo...de trocas uniam as duas margens do oceano. ... Brasil, como pólvora e armas. UNIC AMP — J NEIRO/ 20. 2 ... y = x para x ≥ 0, em que

15Após 1988, o Brasil incorporou à sua agenda políticaimportantes questões de natureza social, ambiental e dedireitos individuais. Nessa linha, o país participouativamente das negociações internacionais na defesa domeio ambiente – sendo representado na ComissãoBrundtland e organizando a Conferência das NaçõesUnidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, queacabou sendo realizada no Rio de Janeiro, em 1992, eficou conhecida como ECO-92.

(Adaptado de Luiz Carlos Delorme Prado e Maria Antonieta P.Leopoldi, “O fim do desenvolvimentismo: o governo Sarney e a

transição do modelo econômico brasileiro”, em Jorge

Ferreira (org.), O Brasil Republicano: O tempo da Nova República– v. 5: Da transição democrática à crise política de 2016. Rio de

Janeiro: Civilização Brasileira, 2018, p.74.)

A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos,responda às questões.

a) Explique a importância das escalas local e globaldefinidas na ECO-92.

b) Cite e explique uma meta socioambiental relativa àsmatrizes energéticas do Planeta adotada pelos paísessignatários da ONU entre a Conferência de 1992 e aConferência do Clima de 2015.

Resoluçãoa) Na ECO-92 ou RIO-92 (Conferência das Nações

Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento),o tratamento dado às suas questões basilares, comoa conservação/preservação da biodiversi dade, asmudanças climáticas, a ameaça de extinção deespécies ou a extinção de recursos naturais buscou aarticulação entre a escala local e a global. Para queas metas relativas a reciclagem, consumo consciente,geração de lixo, emissão de poluentes, entre outras,fossem atingidas, os países parte (escala global)assumiram compromissos que tem a adesão dapopulação decididamente educada e informadadificilmente serão atingidos.

b) Uma das metas socioambientais adotadas relativasàs matrizes energéticas foi o compromisso daredução da emissão de gases de efeito estufa, pormeio de medidas profiláticas e/ou mitigadoras,como o combate às queimadas e às diversas formasde desflorestamento, o uso de fontes de energiaalternativas aos combustíveis fósseis, preferen -cialmente renováveis, a busca por maior eficiênciados meios de transporte etc.

UUNNIICCAAMMPP —— JJAANNEEIIRROO//22002200

Page 20: UNICAMP humanas liberada - Curso Objetivo...de trocas uniam as duas margens do oceano. ... Brasil, como pólvora e armas. UNIC AMP — J NEIRO/ 20. 2 ... y = x para x ≥ 0, em que

16Pode parecer inconcebível que um crime de proporçõesgigantescas como o Holocausto, que também é um doscrimes mais bem documentados, estudados e testemu -nhados da história, possa ser negado, especialmente hoje,quando são numerosos os meios de informação sobre otema.

(Adaptado de Bruno Leal Pastor de Carvalho,

“O negacionismo do Holocausto na internet”.

Faces da História, Assis, v. 3, n.1, jan.- jun. 2016, p. 6.)

A partir do excerto e de seus conhecimentos,

a) apresente dois aspectos do negacionismo histórico;

b) analise o impacto da internet nos debates sobre oHolocausto no mundo contemporâneo.

Resoluçãoa) Negacionismo: negação ou relativização de

acontecimentos empiricamente comprováveis eque são rejeitados por motivos ideológicos oupolíticos. Exemplos: negação do Holocausto(genocídio de judeus praticado pelo regimenazista) e a afirmação de que o Partido Nazista(Partido Nacional-Socialista dos TrabalhadoresAlemães) era uma agremiação de esquerda.

b) A utilização da internet na divulgação deconhecimentos (verdadeiros ou falsos) e das maisdiversas ideias, independentemente de terem ounão embasamento, tem produzido correntes deopinião que se propagam ao arrepio das provas,como na negação da ocorrência do Holocausto. Afacilidade de acesso à internet, a rapidez nadifusão das opiniões veiculadas, a falta de umconhecimento prévio e a insuficiência de filtrosque assegurem a veracidade (ou ao menos aplausibilidade) das informações faz com queteorias obviamente errôneas sejam aceitas comoverdadeiras por um número cada vez maior depessoas.

UUNNIICCAAMMPP —— JJAANNEEIIRROO//22002200

Page 21: UNICAMP humanas liberada - Curso Objetivo...de trocas uniam as duas margens do oceano. ... Brasil, como pólvora e armas. UNIC AMP — J NEIRO/ 20. 2 ... y = x para x ≥ 0, em que

17

(Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2019/06/guarda-chuva-se-firma-como-simbolo-da-democracia-em-hong-kong.shml.

Acessado em 01/10/2019.)

No final do século XX, Hong Kong tornou-se uma“Região Administrativa Especial” da China. Em teoria,gozará de semi-autonomia até 2047, quando a China teráplenos poderes sobre a ilha. Hong Kong tem moedaprópria, mas não é independente em termos de defesa ediplomacia, ou seja, seu status político-administrativo éhíbrido, fruto de um acordo – a “Declaração Conjunta”de 1984 – entre a China e um governo estrangeiro quetutelou a ilha por 99 anos, a partir de 1898. Em 1997entrou em vigor o acordo, sob a conhecida fórmula “umpaís, dois sistemas”. A partir de 2014, movimentos decontestação social ganharam relevo em Hong Kong.

Com base no enunciado e em seus conhecimentos,responda às questões.

a) Que nação manteve domínio sobre Hong Kong por 99anos? Explique a expressão “um país, dois sistemas”.

b) Sob que denominação ficou conhecida a revolta iniciadaem 2014 e intensificada em 2019? Apresentepelo menosuma reivindicação dos manifestantes.

Resoluçãoa) Hong Kong foi controlada pelo Reino Unido da

Grã-Bretanha e Irlanda do Norte por meio deuma concessão do território dada pelo governochinês. A expressão “Um país, dois sistemas”refere-se ao fato de que, enquanto a quasetotalidade do território da China mantinha umsistema socialista (ainda que cada vez maismesclado ao capitalismo) de produção, a região deHong Kong manteria, até 2047, o sistemacapitalista de produção, sendo os dois territóriosintegrantes da República Popular da China.

b) O nome dado aos movimentos foi “Revolta dosGuarda-Chuvas”. Os manifestantes desejam aadoção do sufrágio universal sem restrições e o fimdo controle de Pequim sobre os candidatos paracomandar o governo local.

UUNNIICCAAMMPP —— JJAANNEEIIRROO//22002200

Page 22: UNICAMP humanas liberada - Curso Objetivo...de trocas uniam as duas margens do oceano. ... Brasil, como pólvora e armas. UNIC AMP — J NEIRO/ 20. 2 ... y = x para x ≥ 0, em que

18O tântalo (Ta) é um elemento metálico encontrado embaixíssima concentração na crosta terrestre. É o “rei” daera digital, pois seu uso em capacitores tem contribuídopara a miniaturização de circuitos eletrônicos. EmBandulu, no leste do Congo, onde as minas de coltan(columbita-tantalita) são abundantes, existe um únicopainel solar para carregar os celulares, e os poucos queexistem não são smartphones. A exploração de coltan nãoé ordenada, uniforme ou pacífica. Analistas da geopolíticacontemporânea o consideram a estrela dos “minerais desangue”.

(Adaptado de Gemma Parellada, Viagem ao berço do coltan, ocoração dos smartphones.

Disponível emhttps://brasil.elpais.com/brasil/2016/02/19/internacional/145589699

2_924219.html. Acessado em 20/09/2019.)

a) Que país colonizou a atual República Democrática doCongo? Em que período se deu a independência dessepaís africano?

b) Explique por que não há smartphones na região doCongo referida, e por que o coltan é considerado umdos “minerais de sangue”.

Resoluçãoa) A República Democrática do Congo, antigo Congo

Belga, tornou-se independente da Bélgica em1960, durante o processo de descolonização daÁfrica, iniciado após o fim da Segunda GuerraMundial.

b) A ausência de smartphones deve-se à precáriainfraestrutura regional decorrente de seu baixonível de desenvolvimento econômico. O coltan, é um dos minérios dos quais é extraídoo tântalo é considerado um “mineral de sangue”,pois sua obtenção assistemática está geralmenteassociada à exploração de trabalho escravo e detrabalho infantil, e as riquezas obtidas com suaexploração é alheia à população que a produz, aqual gradativamente se torna cada vez maismiserável.

UUNNIICCAAMMPP —— JJAANNEEIIRROO//22002200

Page 23: UNICAMP humanas liberada - Curso Objetivo...de trocas uniam as duas margens do oceano. ... Brasil, como pólvora e armas. UNIC AMP — J NEIRO/ 20. 2 ... y = x para x ≥ 0, em que

19O mapa abaixo apresenta a espacialização dos desertosno globo terrestre.

(Fonte: J. F. Petersen, D. Sack e R. E. Glaber, Fundamentos deGeografia Física. São Paulo: Cengage Learning, 2014, p. 165.)

a) Aponte uma característica biogeográfica e umacaracterística climática do domínio de desertos frios.

b) Diferencie “deserto” e “desertificação”.

Resoluçãoa) No que se refere a suas características

biogeográficas, os desertos frios sãocaracterizados por vegetação xerofítica de baixoporte, como arbustos e gramíneas, adaptadas àscondições climáticas, rede hidrográfica de elevadaamplitude anual de vazão de água, predomínio doprocesso de esculturação do relevo por agentes dointemperismo físico, como o gelo e os ventos.Quanto ao clima, os desertos se caracterizam porbaixos totais de precipitação típicos de áreas decirculação atmosférica anticiclônica, elevadaamplitude térmica anual com extremos mínimosde temperatura na estação de inverno.

b) Desertos são biomas de elevada fragilidadenatural em que os baixos volumes de precipitação,associados a áreas de alta pressão atmosférica, àvegetação escassa e a solos predominantementerasos, dificultam a ocupação humana. Adesertificação consiste no processo de esterilizaçãodo meio em razão de intervenções humanas queatuam sobre o balanço hídrico, alterando ascondições de solo e morfologia, fazendo expandiras áreas desérticas.

UUNNIICCAAMMPP —— JJAANNEEIIRROO//22002200

Page 24: UNICAMP humanas liberada - Curso Objetivo...de trocas uniam as duas margens do oceano. ... Brasil, como pólvora e armas. UNIC AMP — J NEIRO/ 20. 2 ... y = x para x ≥ 0, em que

20O território brasileiro apresenta uma grande diversidadede formas de relevo. Elas estão agrupadas em grandescompartimentos identificados como planícies, depressões,tabuleiros, chapadas, patamares, planaltos e serras. Afigura abaixo indica a espacialização de três dessescompartimentos.

(Adaptado de Manual técnico de Geomorfologia.Rio de Janeiro: IBGE, 2009.)

Considerando a figura acima e seus conhecimentos sobreo relevo brasileiro, responda às questões.

a) Aponte uma semelhança e uma diferença entre aschapadas e os tabuleiros.

b) Qual a importância da Serra do Espinhaço para o setorde mineração do Brasil? Em que estrutura geológicaesse compartimento está situado?

Resoluçãoa) Os tabuleiros e chapadas apresentam as seguintes

semelhanças: são conjuntos de formas de relevode topo plano, elaboradas em rochassedimentares, em geral limitadas por escarpas.Entretanto, os tabuleiros são localizados ao longodo litoral e apresentam altitudes relativamentebaixas, enquanto as chapadas se situam nointerior do território e em altitudes mais elevadas.

b) A Serra do Espinhaço, que se estende ao longo dosestados de Minas Gerais e Bahia, onde a atividadeextrativa ocorre desde o período colonial,apresenta terrenos ricos em recursos minerais,com destaque para ferro, manganês, bauxita eouro. As formações rochosas da Serra doEspinhaço encontram-se no Planalto Atlânticosobre estrutura cristalina antiga datada da EraProterozoica.

UUNNIICCAAMMPP —— JJAANNEEIIRROO//22002200

Page 25: UNICAMP humanas liberada - Curso Objetivo...de trocas uniam as duas margens do oceano. ... Brasil, como pólvora e armas. UNIC AMP — J NEIRO/ 20. 2 ... y = x para x ≥ 0, em que

21O atual avanço tecnológico permite produzir robôs detamanho manejável e facilmente incorporados àsestruturas produtivas ou à prestação de serviços. Em2015, o custo de um robô soldador era de 8 dólares porhora, o equivalente ao custo da mão de obra para omesmo trabalho no Brasil.

a) Qual era relação entre o custo da mão de obra e alocalização das indústrias transnacionais na segundametade do século XX? Como a robótica poderá alteraressa relação?

b) Considerando a atual situação de desigualdade socialdo México e do Brasil, indique duas possíveisconsequências do uso intensivo dessa nova tecnologia.

Resoluçãoa) Durante a segunda metade do século XX, período

caracterizado pela Terceira Revolução Industrial,as indústrias transnacionais buscavam predomi -nan temente países onde o custo da mão de obrafosse o mais reduzido possível para sediar aestrutura física de produção delas, tendo em vistaque as atividades desenvolvidas em tal estruturaprodutiva demandam maior número de traba -lhadores e não necessitavam de numerosa mão deobra qualificada.Com o advento da robótica e demais tecnologiasque permitiram a intensificação da automaçãoindustrial, poderá haver redução ainda maior docusto de produção, mesmo em comparação compaíses onde o custo da mão de obra já é baixo.Assim, a tendência é que as transnacionais nãomais precisem sediar sua estrutura produtiva empaíses onde o custo da mão de obra é mais baixo,mas optem por locais onde o custo de imple -mentação das novas tecnologias seja menor.

UUNNIICCAAMMPP —— JJAANNEEIIRROO//22002200

Page 26: UNICAMP humanas liberada - Curso Objetivo...de trocas uniam as duas margens do oceano. ... Brasil, como pólvora e armas. UNIC AMP — J NEIRO/ 20. 2 ... y = x para x ≥ 0, em que

b) Brasil e México são países caracterizados porsituações atuais de grande desigualdade social.Nesse cenário, o uso intensivo de tecnologias comoa apresentada no texto pode provocar inicialmenteo aumento do desemprego em ambos os países,tendo em vista que, como indica o gráfico, o custode produção de robôs será menor que o custo damão de obra, diminuindo a demanda por postosde trabalho nessas atividades. Além disso, emdecorrência desse aumento de desemprego, atendência é que haja uma imediata piora da rendae na condição social de grande parcela dapopulação desses países, o que agravaria asituação de desigualdade socioeco nômica em quese encontram e intensificaria a busca por trabalhoem outros setores da economia ou mesmo asmigrações para outros países, em busca de melhorcondição de vida.

UUNNIICCAAMMPP —— JJAANNEEIIRROO//22002200

Page 27: UNICAMP humanas liberada - Curso Objetivo...de trocas uniam as duas margens do oceano. ... Brasil, como pólvora e armas. UNIC AMP — J NEIRO/ 20. 2 ... y = x para x ≥ 0, em que

22Os movimentos sociais não são fenômenos de agregaçãode indivíduos movidos por ações irracionais; pelocontrário, mobilizam estratégias e ações racionais paraatingir objetivos previamente estabelecidos. Movimentossociais objetivam transformações sociais significativas e,por isso, conflitos sociais decorrem das distintasconcepções sobre direitos sociais, civis e políticos, nuncaexcluindo os conflitos de classe. É pouco provável queno mundo atual, em sociedades urbanizadas e industria -lizadas, não se coloquem movimentos sociais ativos.

(Adaptado de “A sociologia de Alain Touraine”. Revista Lua Nova,São Paulo, n. 106, jan./abr. 2019.)

Com base no texto e em seus conhecimentos, respondaàs questões.

a) O que são movimentos sociais e por que suas açõesensejam conflitos sociais?

b) Dê um exemplo de movimento social organizado nomeio urbano brasileiro e comente uma de suasreinvindicações.

Resoluçãoa) Os movimentos sociais são representações coletivas

de setores da sociedade que se organizam para adefesa ou para reivindicações de direitos na luta poruma causa social ou política, seja uma demandaespecífica ou histórica. Suas ações resultam emconflitos sociais porque esses grupos são minoriasque confrontam com o status quo mantido porgrupos majoritariamente represen tados nasinstâncias de poder. Portanto, resultam em conflitosde interesses por reivindicações sociais.

b) São sugestões de resposta como exemplos demovimentos sociais urbanos no Brasil:Sem-teto: Luta pelo direito à moradia.Passe-livre: Reivindica a gratuidade do transportepúblico.Operário: Reivindica direitos trabalhistas,sobretudo por meio de greves.Feminista: Luta pelo fim da desigualdade degênero.Racial: Deseja a eliminação da segregação e dadiscriminação racial.Estudantil: Ativismo em prol de mudançaspolíticas, sociais e econômicas, além dauniversalização do acesso ao ensino públicosuperior.LGBTQIA+: Luta contra a homofobia ereivindica equidade por direitos civis.

UUNNIICCAAMMPP —— JJAANNEEIIRROO//22002200