uma semana para captar informação a uma semana para captar informação capital gaúcha sediou...

4
UMA SEMANA PARA CAPTAR INFORMAÇÃO capital gaúcha sediou pela primeira vez a Se- mana de Artes Gráficas no Rio Grande do Sul, de 9 a 13 de maio. O evento integra o projeto Incremento à Competitividade e é promovido pela Abigraf Nacional em parceria com o Se- brae Nacional e operacionalizado pela ABTG. A ocasião contabilizou 391 inscrições, de 53 em- presas, e figurou como uma oportunidade para o setor se atualizar por meio de um conjunto de seminários e palestras tecnológicas referentes a gestão, produção e vendas. Da Caeté Embalagens, 19 colaboradores se deslocaram de Campo Bom a Porto Alegre para participar de palestras, a exemplo de Ferramen- tas da Qualidade para soluções de problemas, Formação de líderes de produção e Como con- quistar clientes e aumentar suas vendas. “A pro- gramação da semana viabilizou um momento para receber novas informações e, posterior- mente, aplicar no cotidiano do nosso negócio”, diz Maristela Erdmann, responsável pelo setor de Recursos Humanos da Caeté. Ela destaca a abordagem da engenheira e consultora da ABTG Márcia Biaggio, que discutiu os mecanismos para vencer as não conformidades que surgem no cotidiano corporativo. “Procuro mostrar aos empresários que tais problemas não devem in- cidir no produto final e, consequentemente, no cliente”, ressalta Márcia. Crescimento em pauta Juliana Vargas, diretora da Contgraf, também acredita que estimular o aperfeiçoamento da equipe consiste em pontos a favor da empresa. “Investimos na profissionalização, sendo funda- mental acompanhar as tendências e mudanças de mercado”, diz a empresária. Da gráfica situada em Eldorado do Sul, 15 pessoas acompanharam as atividades do evento. Entre elas, a apresen- tação do consultor da ABTG Pedro Casotti, que abordou o tema Como aumentar a produtividade reduzindo problemas na impressão offset. “Expus algumas ações que podem contribuir para que o operador enfrente os contratempos e os solucio- ne em pouco tempo”, explica o especialista. Prospectar consumidor e incrementar o fa- turamento é meta de qualquer empresa. Uma busca constante que justifica a sala lotada do seminário conduzido por Auro Aldo Gorgatti, consultor da ABTG. “É um assunto que não se esgota. O mais significativo para a indústria grá- fica está na conquista e manutenção de bons clientes, o que exige investimento em recursos humanos, estratégias consistentes e, por fim, tecnologia”, complementa. A Abigraf Nacional Prêmio Gaúcho de Excelência Gráfica Confira a programação do Congraf Momento de conferir a qualidade gráfica gaúcha NOTÍCIAS 183 JUNHO 2011 Publicação da Associação Brasileira da Indústria Gráfica - Regional Rio Grande do Sul

Upload: others

Post on 28-Jan-2020

6 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Uma semana para captar informação

capital gaúcha sediou pela primeira vez a Se-mana de Artes Gráficas no Rio Grande do Sul, de 9 a 13 de maio. O evento integra o projeto Incremento à Competitividade e é promovido pela Abigraf Nacional em parceria com o Se-brae Nacional e operacionalizado pela ABTG. A ocasião contabilizou 391 inscrições, de 53 em-presas, e figurou como uma oportunidade para o setor se atualizar por meio de um conjunto de seminários e palestras tecnológicas referentes a gestão, produção e vendas.

Da Caeté Embalagens, 19 colaboradores se deslocaram de Campo Bom a Porto Alegre para participar de palestras, a exemplo de Ferramen-tas da Qualidade para soluções de problemas, Formação de líderes de produção e Como con-quistar clientes e aumentar suas vendas. “A pro-gramação da semana viabilizou um momento para receber novas informações e, posterior-mente, aplicar no cotidiano do nosso negócio”, diz Maristela Erdmann, responsável pelo setor de Recursos Humanos da Caeté. Ela destaca a

abordagem da engenheira e consultora da ABTG Márcia Biaggio, que discutiu os mecanismos para vencer as não conformidades que surgem no cotidiano corporativo. “Procuro mostrar aos empresários que tais problemas não devem in-cidir no produto final e, consequentemente, no cliente”, ressalta Márcia.

Crescimento em pautaJuliana Vargas, diretora da Contgraf, também

acredita que estimular o aperfeiçoamento da equipe consiste em pontos a favor da empresa. “Investimos na profissionalização, sendo funda-mental acompanhar as tendências e mudanças de mercado”, diz a empresária. Da gráfica situada em Eldorado do Sul, 15 pessoas acompanharam as atividades do evento. Entre elas, a apresen-tação do consultor da ABTG Pedro Casotti, que abordou o tema Como aumentar a produtividade reduzindo problemas na impressão offset. “Expus algumas ações que podem contribuir para que o operador enfrente os contratempos e os solucio-ne em pouco tempo”, explica o especialista.

Prospectar consumidor e incrementar o fa-turamento é meta de qualquer empresa. Uma busca constante que justifica a sala lotada do seminário conduzido por Auro Aldo Gorgatti, consultor da ABTG. “É um assunto que não se esgota. O mais significativo para a indústria grá-fica está na conquista e manutenção de bons clientes, o que exige investimento em recursos humanos, estratégias consistentes e, por fim, tecnologia”, complementa.

A

abigraf nacional prêmio Gaúcho de excelência Gráfica

confira a programação do congraf

momento de conferir a qualidade gráfica gaúcha

NOTÍCIAS 183

JUn

Ho

201

1

publicação da associação Brasileira da indústria Gráfica - regional rio Grande do Sul

2 aBiGraf notÍciaS / nÚmEro 183Ju

nho

/ 20

11

CapaCitação GráficaO Abigraf Notícias apresenta na sua reportagem de capa um pouco do que aconteceu na pri-meira Semana de Artes Gráficas realizada no Rio Grande do Sul, promovida pela Abigraf Nacio-nal em parceria com o Sebrae e operacionalizado pela ABTG. As gráficas gaúchas mobilizaram suas equipes e participaram das palestras técnicas e de gestão, apostando na informação como agente capaz de transforma-ções. Aliás, esta é uma das ban-deiras levantadas pela entidade, que acredita ser a qualificação profissional um dos pilares im-portantes para se construir e manter negócios bem-sucedi-dos. Esta edição tam bém traz novidades do Prêmio Gaúcho de Excelência Gráfica, bem co-mo notícias de mercado.

s vencedores do 2º Prêmio Abi-graf de Responsabilidade Socio-

ambiental serão conhecidos no dia 7 de junho, na Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo, na capital paulis-ta. No total, foram 35 inscrições: 14 traba-lhos disputam na categoria Social e 21 na Ambiental. Os números significam um in-cremento de 59,09% em relação ao total de inscrições computadas na edição de 2010. Concorrem aos troféus 27 empre-sas, oriundas de 15 cidades localizadas em cinco estados brasileiros e no Distrito

15° Congresso Brasileiro da In-dústria Gráfica (Congraf) já pu-

blicou a relação de palestras que serão ministradas durante os quatro dias de um dos maiores eventos voltados para o setor do Brasil. Trata-se de uma oportu-nidade para ampliar conhecimentos e le-var novidades para o cotidiano dos negó-cios e da sua equipe. Serão abordados

o

o

Edito

rial

abigraf nacional

tecnologia

2º prêmio abiGraf de rESponSaBilidadE SocioamBiEntal

ConGraf 2011 aprESEnta tEmaS contEmporânEoS

Federal. O Rio Grande do Sul está repre-sentado pela Krim Bureau (Porto Alegre) e Gráfica Cometa (Lajeado), concorrendo na categoria Social, e Caeté Embalagens (Campo Bom) e Gráfica Cometa, na cate-goria Ambiental. Os gaúchos fizeram his-tória na primeira edição. No ano passado, a Tekne, de Porto Alegre, teve premiado o seu case Imprimindo com consciência e ações ambientais. A Abigraf-RS fica na torcida para que outros projetos conce-bidos em solo rio-grandense conquistem reconhecimento nacional.

diferentes temas (confira abaixo), como tecnologia, qualidade, sustentabilidade, oportunidades de negócios e mídias so-ciais, entre outros. A programação com-pleta, bem como a data e horário de cada atividade, pode ser acessada no site www.congraf.org.br. O congresso acontece no período de 8 a 11 de outu-bro, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

hega ao mercado nova solução para quem deseja investir em

tecnologia de cura UV. Já está dispo-nível à indústria gráfica a EFI Vutek GS3250r, que consiste em uma máqui-na rolo a rolo, com 3,2 m de largura e resolução de até 1.000 dpi, com gotas de 14 picolitros. O equipamento, con-forme a EFI, foi desenvolvido com o propósito de aumentar a produtivida-de e reduzir os custos da impressão UV, operando com velocidade máxima de impressão de 111 m2/hora. Tal atri-buto, de acordo com estimativas da companhia, representa uma economia média de até 37% em custos por me-tro quadrado. Além disso, a máquina dispõe de seis cores, possibilidade de impressão duplex e integração com o RIP EFI Fiery XF.

C

novo eqUipamento para cUra Em imprESSão UV

o que não dá para perder

palestrante: Henrique Meirelles

tema: Perspectivas para um Brasil melhor

palestrante: César Callegari

tema: Educação de qualidade como fator de sustentabilidade do desenvolvimento

palestrante: Fábio Mestriner

tema: Oportunidades para a indústria gráfica no segmento de embalagens

palestrante: Flavio Botana

tema: Planejamento e investimentos: estruturando o seu crescimento de forma

economicamente sustentável

palestrante: Hamilton Terni Costa

tema: O futuro da gráfica e a construção de valor nas relações comerciais

palestrante: José Carlos Brunoro

tema: Copa do Mundo e Olimpíadas – oportunidades e negócios

palestrante: Lala Deheinzelin

tema: Economia criativa – sustentabilidade e futuros

palestrante: Mariela Castro

tema: O poder das mídias sociais para os negócios

palestrante: Bruno Mortara

tema: Tendências tecnológicas – convergências de mídia ou substituição?

3aBiGraf notÍciaS / nÚmEro 183

Junh

o /

2011

o dia 3 de junho, encerrou-se o período de inscrições

para o 7º Prêmio Gaúcho de Excelência Gráfica. Agora é o momento das empresas ‘cruza-rem os dedos’ e torcerem para que as suas peças contabilizem pontos suficientes para vencer nos quesitos qualidade e criati-vidade. As eleitas pelo júri serão conhecidas no dia 29 de julho por ocasião da cerimônia de entrega dos troféus, na Sogipa, em Porto Alegre. De 27 a 29 de junho, as peças estarão expostas no CEP Senai de Artes Gráficas de Porto Alegre, oportunidade única para quem quiser conhecer todas as peças concorrentes à premiação. No dia da cerimônia estarão expostas apenas as peças finalistas. O jul-gamento dos impressos ocorre entre 21

n e 22 de junho, quando dois grupos distintos de jurados realizarão as avaliações téc-nica e de criação, respecti-vamente. Depois da apura-ção das notas, no dia 4 de julho, a Abigraf-RS divulgará em www.abigraf-rs.com.br o nome das cinco peças fi-nalistas em cada categoria.

Nesta sétima edição, a região Nordeste do Rio Grande do Sul é a grande homena-geada – razão pela qual um conterrâneo de todas as indústrias gráficas situadas na respectiva regional também estará pre-sente no evento. O jornalista e cartunista Iotti, criador do personagem Radicci, con-duzirá a cerimônia e a revelação dos tra-balhos premiados. Para encerrar a noite, a Banda Blitz, de Evandro Mesquita, co-

prêmio Gaúcho de Excelência Gráfica

a vez de confErir aS pEçaS concorrEntES

manda o show. Não perca a oportunida-de de reunir a sua equipe, confraternizar com o setor e participar deste momento de coroação dos melhores produtos grá-ficos. Em breve, a entidade disponibilizará mais informações a respeito dos ingres-sos para o evento de premiação.

agenda do concurso

exposição das peças

De 27 a 29 de junho, no CEP Senai de Artes Gráficas Henrique d’Ávila Bertaso (Porto Alegre)

divulgação das finalistas

4 de julho, no site: www.abigraf-rs.com.br

Cerimônia de premiação

29 de julho, a partir das 19 horas, na Sogipa, em Porto Alegre

4 aBiGraf notÍciaS / nÚmEro 183

Junh

o /

2011

impressos eleGantes E apEtitoSoSversatilidade vai de produtos gráficos ambientalmente corretos

a materiais estilosos e apetitosos. Caso do papel comestível, disponibilizado pela Ética Impressora aos seus clientes.

De acordo com Melina Gasperini, res-ponsável pelo departamento de Marke-ting da empresa, o tratamento do mate-rial requer cuidados extremos: “Pela sua

pra

ta

apoie você também o setor gráfico. Mais informações com Daniela Pestana.E-mail: [email protected]. Fone: (51) 9999-4921

faça como eles!Estes são os apoiadores de 2011

associadas

Tekne, de Porto Alegre, apostou no papel semente para a confec-

ção de convites, cartões e peças pro-mocionais para eventos, entre outros produtos. De acordo com Paulo Roberto Borgatti Coutinho, diretor da empresa, a iniciativa objetiva aliar inovação e susten-tabilidade ambiental. O insumo é desen-volvido artesanalmente com fibras 100% naturais, biodegradáveis e recicláveis. Há uma gama de sementes aptas a serem aplicadas, compreendendo flores, ervas e vegetais. O mais interessante é que o impresso não precisa ser jogado fora. Depois de utilizá-lo, basta picar o papel, colocar em um vaso com terra fértil e,

após cinco dias, inicia a sua germinação. “No caso de convites de casamento, por exemplo, são escolhas perfeitas para ca-sais engajados com as causas ambien-tais e sociais, pois o papel também é reciclado”, elucida Coutinho.

a

a

presidente:

carloS EVandro alVES da SilVa

1º vice-presidente:

oSni tadEU doS SantoS

2º vice-presidente:

lUiz carloS paGano GaSpErini

3º vice-presidente:

HEnriqUE pUrpEr

sindicato das indústrias Gráficas de pelotas

presidente:

Gilmar moScarElli lEViEn

sindicato da indústria Gráfica no rio Grande do sul

presidente:

carloS EVandro alVES da SilVa

sindicato das indústrias Gráficas da

região nordeste do rio

Grande do sul

presidente:

lUiz carloS oliVEira dE moraES

pUbliCação da assoCiação brasileira da

indústria GráfiCa reGional rio Grande do sUl

produção e execução:

edição:

fErnanda rEcHE – mtB 9474

textos:

patricia campEllo E carolinE corSo

revisão:

www.pos-texto.com.br

edição de arte: SilVio riBEiro

pré-impressão – Ctp e impressão:

Gráfica anS

tiragem:

2.400 ExEmplarES

o papel deste informativo é proveniente

de árvores de florestamento.

É permitida a reprodução de matérias, desde que

citada a fonte.

Expediente

av. pernambuco, 2.623 – 5º andar – cEp 90240-005

porto alegre – rS – Brasil – fone: (51) 3323-0303

www.abigraf-rs.com.br / [email protected]

twitter: @aBiGrafrS

facebook: abigraf-rs associação ind Gráfica

tekne

Ética impressora

papel semente entra noS procESSoS GráficoS

finalidade, ele deve ser manuseado com muita higiene – motivo pelo qual esse tipo de impressão fica fora da área da produção”. O nicho mercadológico mais afeito a papéis do gênero é aquele com-posto por consumidores que procuram personalizar e agregar valor aos itens da gastronomia de eventos. É comumente utilizado em bolos, biscoitos, chocolates e doces diversos. Deve ser sempre em-pregado em algum alimento, uma vez que sozinho não possui gosto. “Algumas pessoas pensam em produtos como fôlderes que os clientes poderiam co-mer. Por enquanto, isso não é viável, mas vamos continuar pesquisando. Quem sabe, um dia, consigamos oferecer um produto assim?”, observa Melina.

Étic

a/D

ivul

gaçã

o

Grá

fica

Tekn

e/D

ivul

gaçã

o

Biscoitos decorados com papel comestível

Convite a base de papel semente

Empresas associadas interessadas em ter suas novidades comentadas nesta seção podem escrever para [email protected].

Inovar e abusar em criatividade. A utilização de papéis especiais para a produção de impressos já integra o portfólio de gráficas gaúchas. Caso do papel semente e da versão comestível – duas opções para o público que busca alternativas sustentáveis.