um só deus em três pessoas - ministério toque de fé valente.pdf · vida; d) dar a devida...

12
Informativo da Paróquia São Sebastião Junho/Julho/Agosto 2009 Ano 5 • Número 22 Um só Deus em Três Pessoas A fé na Santíssima Trindade é um convite para vivermos a espiritualidade geradora de amor e comunhão. Participe da novena em honra a Trindade Santa nos dias 29 de maio a 7 junho. Pg3 Família Ronchi é exemplo de amor à Igreja Catequese para que todos sejam discípulos e missionários de Jesus Cristo PÁGINA 6 PÁGINAS 4 e 5

Upload: nguyenthuan

Post on 22-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Um só Deus em Três Pessoas - Ministério Toque de Fé Valente.pdf · Vida; d) dar a devida ênfase à cate-quese com adultos e jovens. ... conclamados a dinamizar as atividades

Informativo da Paróquia São Sebastião

Junho/Julho/Agosto 2009Ano 5 • Número 22

Um só Deus em Três PessoasA fé na Santíssima Trindade é um convite para vivermos a espiritualidade geradora de amor e

comunhão. Participe da novena em honra a Trindade Santa nos dias 29 de maio a 7 junho. Pg3

Família Ronchi é exemplo de amor à Igreja

Catequese para que todossejam discípulos e

missionários de Jesus CristoPÁGINA 6 PÁGINAS 4 e 5

Page 2: Um só Deus em Três Pessoas - Ministério Toque de Fé Valente.pdf · Vida; d) dar a devida ênfase à cate-quese com adultos e jovens. ... conclamados a dinamizar as atividades

2 • O Valente Junho/Julho/Agosto 2009

OPINIÃO Ano catequético

MENSAGEM DO BISPO

Em 2006, a Assembléia Geral daCNBB aprovou por unanimidade a rea-lização, em 2009, do Ano Catequético,comemorando os 50 anos do primeiroAno Catequético, ocorrido em 1959."A iniciativa é resultado da importânciae valorização que a Igreja vem dandoá catequese, como ficou expresso noprocesso de elaboração do DiretórioNacional de Catequese". Do mesmomodo, como a CNBB escolheu o AnoCatequético, a Diocese de Joinville, naAssembléia Geral Diocesana do anopassado, escolheu como ano temáticona Diocese a Catequese. Esperamosque, como o Ano da Juventude produ-ziu bons frutos , possa acontecer omesmo com o ano Catequético.

O Ano Catequético Nacional eDiocesano, vem consolidar uma cami-nhada histórica e apontar luzes e pis-tas para os novos desafios da realida-de. O documento Catequese Renovadapublicado em 1983 deu um grandeimpulso para uma catequese bíblicacent rada no p r i nc í p i ofé/vida. Nessa onda derenovação su rg i ram assemanas b ra s i l e i ra s deCatequese, a primeira em1986, com o tema "Fé eVida em Comunidade" e asegunda, em 2001, com otema "Com Adultos, Cate-quese Adulta". O tema doano proposto é "Catequese,caminho para o discipula-do", seguindo as propostasdo Documento de Apareci-da. O lema escolhido cita oEvange lho de Lucas(20,32.35): "Nosso coraçãoarde quando Ele fala, expli-ca as Escrituras e parte opão". O objetivo geral doAno Ca tequé t i co é "da rnovo impulso à catequesecomo ser v iço ec les ia l ecomo caminho para o dis-cipulado".

Dent re os ob je t i vosespecíficos, destacamos: a)intensificar a formação catequéticados catequistas, dos agentes de pasto-ra l , dos rel ig iosos (as) e ministrosordenados; b) estimular a dimensãocatequética nas comunidades na pers-pectiva da pastoral de conjunto; c)educar para a v ivência de uma fécompromet i da com as u rgentesmudanças da nossa realidade, tendopresente o princípio da interação Fé-Vida; d) dar a devida ênfase à cate-quese com adultos e jovens.

O Ano Catequético terá sua culmi-nância com a 3ª Semana Brasileira de

Catequese que se realizará de 6 a 11de outubro de 2009 em Itaici, Indaia-tuba (SP), cujo tema é "Iniciação àVida Cristã". A Abertura Oficial do Anocatequético será no 2º Domingo dePáscoa (19 de abril) nas Dioceses, Pre-lazias, Paróquias, Comunidades, comcriatividade e de forma celebrativa.Depois, teremos a celebração dia do/aCATEQUISTA que será no dia 30 deagosto, nas paróquias , d ioceses eregionais. O domingo de Cristo-Rei (22de novembro, em sintonia com o DiaNacional do Leigo/a celebrará o encer-ramento do Ano Catequético. Na Dio-cese, já está sendo anunciado o Cursode Libras (Linguagem brasi leira desinais para surdos) para catequistas,lideranças, professores, uma revisãocompleta dos livros de catequese daDiocese e d iversos encontros nosvários níveis pastorais.

Um texto base foi lançado comorientações sobre o Ano Catequético.Este subsídio está centrado na inicia-

ção à vida cristã, no disci-pulado missionário, à luzdo itinerário dos discípulosde Emaús (Lc 24,13-35).Este será um texto muitor i co e impor tant í s s imopara que possamos dar umnovo impulso, não somen-te a pastoral catequética,mas a toda ação evangeli-zadora da Igreja. Cabe acada um, em seu tempoopor tuno, conhecer parapode r v i ve r e a juda r acomun idade a c resce rcaminhando, ouv indo eagindo com e como Jesus.

O Ano Catequéticoé para toda a Igreja, nãoquer ser um evento isola-do, se insere no processode recepção do Documen-to de Aparecida, nas novasDiretrizes da Igreja no Bra-sil DGAE (2008-2011); noSínodo sobre a Palavra; no12° Intereclesial de Cebs e

Campanha da Fraternidade. Enf im,quer impulsionar e dinamizar toda acaminhada pastoral da Igreja: Dioce-ses, Prelazias, Paróquias, comunidades,pastorais e movimentos. Diante disso,os Bispos, os Párocos, primeiros res-ponsáveis pela catequese, juntamentecom os agentes de pastorais leigos, demodo especial , os catequistas , sãoconclamados a dinamizar as atividadespropostas.

Dom Irineu Roque Scherer, Bispo Diocesano de Joinville

Espiritualidade Trinitária

Queremos brindar a comunidade com mais umaedição do jornal O Valente, que tem como objetivo evan-gelizar e promover a vida e os ventos das lideranças daParóquia São Sebastião. Os destaques nesta ediçãoestão voltados para a novena na comunidade Santíssi-ma Trindade, o Ano Catequético, vocações e família.

A fé cristã está centrada na Santíssima Trindade,um só Deus em três pessoas divinas. Nosso Deus nãoé solitário, mas solidário. O Pai, o Filho e o EspíritoSanto vivem em plena Comunhão. Temos em nossaparóquia uma comunidade dedicada à SantíssimaTrindade. Suas lideranças também professam estamesma fé vivendo uma espiritualidade trinitária. Éuma comunidade valente na evangelização dando tes-temunho de comunhão e unidade.

Também queremos viver a espiritualidade trinitá-ria na família. O saudoso papa João Paulo II dizia: "ofuturo da humanidade passa pela família". Temos emnossa paróquia a pastoral familiar, casais encontristase casais adoradores, que trabalham diretamente na evangelização da família e nadefesa dos valores do matrimônio cristão. Como reflexo da fé na Santíssima Trinda-de, desejo ardentemente que trabalhem em perfeita comunhão e unidade juntamen-te com todas as demais lideranças de nossas comunidades na organização daSemana da Família, que ocorre nos dias 9 a 16 de agosto.

Por falar em família quero suplicar a todos os pais que tem seus filhos na cate-quese, neste Ano Catequético, que demonstrem com todo vigor sua fé no nossoDeus Uno e Trino. Que venham celebrar com fidelidade e perseverança juntamentecom seus filhos na comunidade cristã. Se nós não revelarmos o rosto do verdadeiroDeus para nossas crianças e jovens o mundo vai oferecer outros deuses sedutores efalsos. Da nossa parte estamos procurando valorizar a participação das crianças nacomunidade através da catequese, coroinhas, infância missionária, coral infantil e dasapreciadas "bolachas santas" na hora da missa.

Foi muito louvável a união dos grupos de jovens, dos catequistas da crismas ecasais encontristas na realização do retiro Jovem que aconteceu no dia 26 de abril.Este acontecimento foi um grande testemunho de unidade que revela o verdadeiroDeus que nos ama e liberta. Tenho certeza que muitos jovens foram tocados nesteretiro. Agora precisamos incentivá-los a participarem nos grupos de jovens quetemos na comunidade.

Por fim, percebo que nossa paróquia é um grande celeiro vocacional, para hon-ra e glória de Deus. Queremos ainda mais através do serviço de animação vocacio-nal despertar o cultivo das vocações sacerdotais, religiosas e ministerial em nossaspastorais, movimentos e famílias. É uma riqueza de diversidades de congregações,cujos filhos de nossas comunidades estão consagrando suas vidas pela causa doEvangelho. Bendigamos a Deus por todas as famílias que rezam e incentivam seusfilhos e filhas a seguirem a Jesus Cristo através da vida consagrada. Destacamos demodo especial a família de Altino e Terezinha Ronchi, cujos filhos seguindo o exem-plo de seus pais estão todos a serviço do evangelho, seja na vida religiosa ou minis-terial na igreja de Jesus Cristo.

O AnoCatequético

Nacional eDiocesano, vemconsolidar uma

caminhadahistórica e

apontar luzes epistas para osnovos desafios

da realidade.

Se nós nãorevelarmos o rosto do

verdadeiro Deuspara nossas

crianças ejovens o mundo

vai ofereceroutros deuses

sedutores efalsos

O Valente • Jornal da Paróquia São Sebastião - Rua Iririú, 2.163 - bairro Iririú - Joinville - SC.Fone: (47) 3437-1195. E-mail: [email protected] Site: www.saosebastiaodoiririu.com.br. Coordenação: Padre Dúlcio Antônio de Araújo. Equipe Pastoral de Comunicação: Equipe Pas-toral de Comunicação: Liliane S. Valentini, Leocádia G. de Oliveira, Elise de Pinho, Gonçalo A. R.Leite, Maria Terezinha Seidel, Valmor Legal, Orides T. Zmovirzynski, Roberta de O. Zmovirzynski,Danilo Sprung, Patricia Berkembrock, Fabiane Rosá, Geraldo da Silva e Vendelino Cunha. ProjetoGráfico e Diagramação: Girardi Junior Editora Ltda. Impressão: Grafinorte Tiragem: 3.000 exem-plares. PARA ANUNCIAR LIGUE 3437-1195

Acesse o nosso site totalmente atualizado: www.saosebastiaodoiririu.com.br

Page 3: Um só Deus em Três Pessoas - Ministério Toque de Fé Valente.pdf · Vida; d) dar a devida ênfase à cate-quese com adultos e jovens. ... conclamados a dinamizar as atividades

Junho/Julho/Agosto 2009 • O Valente 3

A Comunidade Santíssima Trindade,localizada na rua Deputado Jota Gonçal-ves, 632, bairro Iririú, surgiu de umanecessidade de melhor servir o povo.Nossa Paróquia já estava ficando superlo-tada e no ano de 2001 foi lançada aidéia de formar uma nova Comunidade.Foi com os Grupos Bíblicos de reflexãoque tudo começou, sob a coordenaçãode uma equipe de 17 casais. Em 2001iniciamos com uma missa em uma casaparticular. Em 2002 demos início à cons-trução foi feita a implantação do Dízimoe a organização das catequeses, pastorais

e movimentos. Em 2006 foi a Inaugura-ção. Em 2007 foi a Dedicação com nos-so Bispo Dom Irineu.

Hoje, oito anos se passaram e commuita alegria temos a capela construída,fazendo alguns acertos no espaço celebrati-vo para seguir as novas normas litúrgicas.Também estamos com previsão de iniciar aconstrução do Centro Pastoral no mês dejunho, só estamos esperando a liberaçãodos últimos documentos. Precisamos urgen-temente de espaço para os trabalhos, princi-palmente da catequese já que a maioriaacontece nas casas dos catequistas.

Fiéis comemorama fé no Deus Uno e Trino

Comunidade

Um só Deus em Três Pessoas distintas

O Pai, o Filho e o Espírito Santo,possuem a mesma natureza divina, amesma grandeza, bondade e santidade.

DEUS PAI – Não foi criado e nemgerado. É o "princípio e o fim"; por sisó, é Princípio de Vida, de quem tudoprocede; possui absoluta comunhãocom o Filho e com o Espírito Santo.

DEUS FILHO – Procede eternamen-te do Pai, por quem foi gerado, nãocriado. Gerado pelo Pai porque assu-miu no tempo Sua natureza humana,para nossa Salvação.

DEUS ESPÍRITO SANTO – Procededo Pai e do Filho; é como uma expira-ção, sopro de amor consubstancialentre o Pai e o Filho; pode-se dizerque Deus em sua vida íntima é amor,que se personaliza no Espírito Santo.

A Comunidade Santíssima Trindade é muitoimportante na minha vida e de minhafamília. Antes só tínhamos a Paróquia SãoSebastião, era mais longe e agora ter aigreja perto da casa da gente é muito bom.Amo esta Comunidade. O primeiro batizadoaqui foi de meu neto, quando ainda eramcelebradas as missas na casa de DonaIracema, na Rua Churchil. Como é bom veruma comunidade nascendo dos Grupos

Bíblicos de Reflexão. Eu me emociono quando olho para a igreja esei que ali eu coloquei muitos tijolinhos com amor. Adilson Fink

A Comunidade SantíssimaTrindade é muito acolhedora, mesinto muito bem. Eu e meu maridosomos casais de segunda união enunca tínhamos sido tão acolhidoscomo fomos nessa Comunidade. Aminha alegria é poder ir à Igreja,agradecer a Deus por tudo e sairfortalecida dessa força de Deus. Éuma comunidade pequena, mas

todos se conhecem, todos são amigos, formamos umagrande família de irmãos. Ana Lucia Testoni

Programação da Semana da Santíssima Trindade Levar 1kg de alimentoDIAS HORA PADRES BENÇÃO29/05 sexta-feira 19h30min Seminaristas Das chaves das casas e dos carros30/05 sábado 18h Diácono Boaventura Dos pães e haverá a Coroação de Nossa Senhora31/05 domingo 09h Padre Sávio Das famílias01/06 segunda-feira 19h30min Padre João (Araquari) Da água 02/06 terça-feira 19h30min Padre Venceslau Das carteiras de trabalho03/06 quarta-feira 19h30min Padre Edson Dos jovens04/06 quinta-feira 19h30min Padre Jorjão Dos enfermos e remédios05/06 sexta-feira 19h30min Padre Jorginho Dos casais e das alianças06/06 sábado 18h Diáconos Das crianças 07/06 domingo 09h Padre Dúlcio Das lideranças, da comunidade e haverá a chegada do

símbolo do Ano Catequético

Participe da novena em honra a Santíssima

Trindade dos dias 29 de maio a 7 de junho.

Conheça um pouco da história da igreja

e da espiritualidade trinitária

A construçãoiniciou em

2002 e a Igrejafoi inaugurada

em 2006

Page 4: Um só Deus em Três Pessoas - Ministério Toque de Fé Valente.pdf · Vida; d) dar a devida ênfase à cate-quese com adultos e jovens. ... conclamados a dinamizar as atividades

4 • O Valente Junho/Julho/Agosto 2009

A catequese é pastoral de inicia-ção cristã e educação permanente dafé para a vida de comunhão e partici-pação na comunidade, comprometidacom a transformação social.

Seu objetivo é acompanhar ocatequisando na sua caminhada defé, desde a infância até a idade adul-ta, para que se converta em discípulomissionário de Cristo, buscando ajudá-lo a conhecer, acolher, celebrar evivenciar o mistério de Deus, manifes-tado em Jesus Cristo que nos revela oPai e nos envia o Espírito Santo. Bus-ca desenvolver a fé inicial e levá-la àmaturidade.

Eu acredito queDeus nos chamapara missão deser catequista. Elecolocou no meucaminho muitaspessoas, desdecrianças até osidosos, e me sintoresponsável poreles, sendo coordenadora das catequeses.Neste Ano Catequético peço sabedoria ediscernimento para caminhar com minhagente, rumo à evangelização, formandonovos discípulos missionários.

Irene Legal, Coordenadora Paroquial de Catequese

O Batismo é o primeiro dossete Sacramentos. Sem ele os outrosSacramentos não podem ser minis-trados. Pelo Batismo aderimos a FéCristã e participamos da família deDeus, que é a Igreja Missionária.

Temos como objetivo prepararpessoas adultas, principalmente ospais, junto com os padrinhos, para

que tenham consciência da impor-tância do Sacramento do Batismoe se comprometam em educar osfilhos na fé da Igreja e receber osdemais Sacramentos.

A catequese do batismo temcomo projeto catequético para esteano o 1° reencontro de pais epadrinhos, que acontecerá no dia

11 de julho, com início às 14h, noauditório da paróquia. Venha parti-cipar deste encontro de aprofunda-mento da fé. Os interessadosdevem entrar em contato pelo tele-fone 3437-4942.

Norival e Elizete, coordenadores da Catequese do Batismo

Catequese de Coroinhas

Catequese de Batismo

Neste ano a catequese de coroi-nhas está com um grupo de 34 catequi-zandos, entre eles os perseverantes dosanos anteriores e novos.

Procuramos inovar a catequese pro-movendo eventos diferentes para que oscoroinhas entendam e aprendam a servira Jesus com muito mais amor e dedica-ção. Através da catequese de coroinhassurgem novos padres e religiosas, alémde famílias santas, por isso dizemos queé o berço das vocações, então estimula-mos as crianças a conhecer e se apaixo-nar pelo trabalho e serviço de JesusCristo.

Agradecemos a todos os coroinhasque assumiram este compromisso deservir a Jesus, aos pais que nos apóiame ajudam sempre quando é preciso, aoscatequistas sempre disponibilizando seutempo, aos seminaristas que não se can-sam de incentivar e convidar novos cate-quisandos e ao nosso pároco, que temum carinho especial por nós todos!

Estou participando da catequese decoroinhas porque

quero servir a Deus.Thaynara, 9 anos,

Coroinha - São Sebastião

Estou participandoporque gosto e queroaprender mais sobreJesus e sobre a igreja.Vitor, 6 anos, Coroinha- São Sebastião

Os coroinhas da ComunidadeSantíssima Trindade, se encontramtodos os sábados. Das 9h às 10h30.Estamos no momento com 28 coroinhas.A coordenação e os catequistas estãomuito contentes com os trabalhos e adedicação de todos, e também com acolaboração que os seminaristas tem nosdado este ano aqui na comunidade.

Osni Gomes, Coordenador de coroinhasda comunidade Santíssima Tridade

Catequizar nacaminhada de fé,desde a infânciaaté a idade adultaNossa catequese atuante mostra como

está comprometida com o Ano Catequético

2009 - ANO CATEQUÉTICO

Rua Papa João XXIII, 935Fone: 47 3437-1535

Integração dos coroinhas da Matriz a da comunidade Santíssima Trindade no seminário Divino Espírito Santo

AlinePresentes

Page 5: Um só Deus em Três Pessoas - Ministério Toque de Fé Valente.pdf · Vida; d) dar a devida ênfase à cate-quese com adultos e jovens. ... conclamados a dinamizar as atividades

Junho/Julho/Agosto 2009 • O Valente 5

A catequese de Crisma tem como objetivo traba-lhar no crismando a fé cristã, dando continuidade nadimensão pessoal, espiritual e doutrinária.

O sacramento da confirmação possibilita ao cate-quisando condições para assumir de forma conscientee pela força do Espírito Santo, ser membro responsávelna comunidade eclesial e testemunha de Jesus Cristo.

Na catequese de Crisma estouaprendendo sobre a Palavra de Deus,a conhecer Jesus, seus caminhos eensinamentos. Também refletimossobre como podemos conviver empaz com os colegas, conosco e como mundo. É muito bom poder estarcom este grupo, partilhar o que sabemos e crescer como que os catequistas nos transmitem.Leandro Bertoli Cardoso, 1º ano – Catequese de Crisma -Comunidade Santíssima Trindade

A catequese de crisma me trouxemuitas coisas boas, principalmentenesse segundo ano. Trouxefelicidade e também me ajudou navida pessoal e religiosa, poiscomecei a participar do grupo dejovens que é muito legal e eu

recomendo a todos. Devemos aproveitar a catequesede crisma com o coração aberto.Tassiana Tainá de Oliveira, 2º ano – Catequese de Crisma - Paróquia São Sebastião

A catequese de pais tem como finalidade a educaçãopara a fé, no seu amplo sentido. É mais do que instruire ensinar, ela tem como objetivo conscientizar para avida e para o compromisso Cristão.

O sacramento é a descrição do sinal eficaz dagraça, instituído por Jesus Cristo e entregue à igreja.

"Nós nos sentimos realizadosem dar catequese eevangelizar os adultos,porque ao mesmo tempo nóstemos um encontro profundocom Jesus Cristo, um grandeamor a Deus e aos irmãos, tornando-nos humildes,pacientes e com um coração aberto e acolhedor."João Coradini e Maria Laura Coradini, catequistas de adultos

Vim fazer a catequese porque queroreceber o Sacramento do Matrimônio,pois quando vou à Santa Missa vejotodos receberem a Santa Comunhão efico triste por não poder participar.Também tenho um filho, o Guilherme equero batizá-lo logo. Na catequese estou

aprendendo que Jesus Cristo tem um poder de transformarmeu coração pela palavra e pela ação do Espírito Santo, queme leva ao caminho da conversão.Gisélle Campos, Catequese de Adultos

Hoje eu me sinto outra pessoa porcausa da catequese de pais. Aqui euaprendo sobre a palavra de Deus eposso estar ajudando mais a minhafilha com as lições do livro, além deter o prazer de ver a alegria que elasente em me ver participando. A

catequese de pais para mim é uma benção na minhavida e de minha família. Agradeço aos catequistas Zenoe Emerita por estarem aqui todas as terças-feiras, sedoando para compartilhar da palavra de Deus conosco.Angela Miranda Schetz, Catequese de Pais - Paróquia São Sebastião

2009 - ANO CATEQUÉTICO

SÃOSEBASTIÃO ARTIGOSRELIGIOSOS

E-mail: [email protected]

Em frente a secretaria da ParóquiaCEP. 89.227-015 –Joinville - Santa Catarina

Rua iririu, 2170 – Iririu – Cel.: 99616490

A catequese de Eucaristia ensina as crianças ater amor, amizade e respeito ao próximo com bonda-de, firmeza e autenticidade. Ela prepara os catequisan-dos para o encontro com Cristo.

Na catequese aprendo sobre Deus etoda a criação. Aprendo sobre osSantos, os anjos, a bíblia e osprofetas, que são sinal de Deus nanossa vida. Também aprendo asorações, conheço novos amigos evou à missa. Na catequese limpo meucoração e Jesus ilumina meu caminho para toda a vida.Adriele Berkenbrock Pereira, 1º ano – Catequese deEucaristia - Comunidade Santíssima Trindade

Eu gosto da catequese porque euaprendo coisas novas e coisas deDeus; e porque eu conheci novaspessoas. Antes de ir à catequeseeu não sabia achar as leituras naBíblia e agora já aprendi. Estou felizporque eu vou receber Jesus naEucaristia esse ano.

Letícia Legal, 2º ano – Catequese de Eucaristia - Paróquia São Sebastião

Catequese de CrismaCatequese de Eucaristia

Catequese de Adultos

Catequese de Pais

Neste ano de 2009 iremos refletir, rezar e realizarmuitas obras, iniciativas, decisões no âmbito da cateque-se. Por quê um ano catequético? Porque precisamos apro-fundar nossa fé e crescer no seguimento de Jesus Cristo.Falar em catequese é tocar assuntos vitais, decisivos,urgentes a saber: a fé, o conhecimento religioso, a vida naIgreja, a transformação da realidade. Através da cateque-se, as famílias recebem precioso e inestimável auxilio naeducação dos filhos, as pessoas adultas descobrem ostesouros da vida cristã, as comunidades se robustecem namissão e na ação transformadora do mundo.

Catequizar é aprofundar a fé e ninguém ultrapassaJesus em assunto de cateque-se. Ele falava o que vivia,encantado e fascinadopelo amor do Pai, sabiatratar as pessoas com amais fina pedagogia. Elemesmo prometeu aoscatequistas que seusnomes estão escritosno céu. O centro dacatequese de Jesus éo Pai e o reino.

Quantos cate-quistas homens emulheres são verdadei-ros anjos de Deus. Sãomães e pais que geram novos filhos para Igreja. São for-jadores de uma nova sociedade que brota da ação cate-quética. São verdadeiras portas pelas quais as pessoaspodem entrar em relação profunda com Deus, autênticossacerdotes, sacerdotisas e profetas do evangelho. Cate-quizar é ajudar as pessoas a descobrir que são amadaspor Deus e que a vida tem sentido.

Um ano catequético quer ser um ano de restauraçãoda fé, da vida cristã, da missão em favor da salvação. Espe-ramos mais homens e pais de família assumindo o minis-tério de catequista. Feliz a comunidade que tem casaiscatequistas. Catequese, não é uma gaveta, um quintal, umgrupo de pessoas, mas, uma obrigação de todos os cris-tãos. Os cristãos, pela catequese, são "alma do mundo".

Dom Orlando Brandes

Um ano para aprofundar a FéCatequizar é ajudar as pessoas a descobrir que são amadas por Deus

Albano Schimidt, 5.090 - Fone: 3437-3731Getúlio Vargas, 1.353 - Fone: 3455-0414

Page 6: Um só Deus em Três Pessoas - Ministério Toque de Fé Valente.pdf · Vida; d) dar a devida ênfase à cate-quese com adultos e jovens. ... conclamados a dinamizar as atividades

6 • O Valente Junho/Julho/Agosto 2009

Altino Jacó Ronchi e Terezinha LuciaRonchi são casados há 33 anos. Deus osabençoou primeiramente confiando quatrofilhos: Alfredo com 32 anos, o Robson com31 anos, o Fábio com 28 anos e a Ana Paulacom 23 anos.

"Ao longo destes 33 anos, Deus conti-nuou nos abençoando. À medida que osfilhos foram crescendo, Ele foi chamandoum por um para uma vocação especial. OAlfredo foi chamado à vocação matrimonial.O Robson e o Fábio chamou ao sacerdócioe a Ana Paula para a vida consagrada.

Com certeza não merecemos tão gran-des graças, mas a bondade de Deus superaqualquer miséria humana. Por isso queremosbendizer e agradecer a Deus por seu imensoamor e infinita misericórdia. Sabemos quetoda a vitória envolve o esforço e sacrifíciode muitos. E a ordenação do Robson não édiferente. Neste sentido temos muito a agra-decer. Em primeiro lugar a Deus, pelo domda vida e por ter escolhido alguém de nossafamília para uma missão especial. Agradece-mos ao Padre Dúlcio pelo grande apoio quenos tem dado e também aos demais sacer-dotes que acompanharam a trajetória doRobson. Não podemos esquecer também dacomunidade em geral, pelas orações e todaa motivação que recebemos. A vocação deum filho é vocação da família e também dacomunidade. Obrigado Senhor pela nossacomunidade, nossa segunda família.

Como foi a sua trajetória até hojena vocação? Quando ainda criança, surgiu a ideiade ser sacerdote. A própria vidafamiliar foi o que incentivou estaidéia pelo fato de sempre rezarmosjuntos , par t icipando das missasdominicais e outros eventos religio-sos, num espírito de muita unidade.Mas ser sacerdote para mim era algoque pensava não ser possível, porver os sacerdotes como pessoasespeciais, enquanto eu era um meni-no normal, que gostava de brincar,jogar futebol, porém meus pais meexplicavam que também os padressão pessoas normais, mas que temum chamado especial e foi assimque surgiu o interesse pela vocaçãosacerdotal. Após a minha primeiracomunhão eu participei do grupo decoroinhas. A minha comunidade -Paróquia São Sebastião - ofereciatambém outras opor tunidades deformação e uma delas era o grupovocacional onde comecei a partici-par. Desta forma fuirecebendo formação,incentivo e motivaçãopara uma possibilida-de de ingressar numseminário.

Eu tinha apenas14 anos e estavatomando uma decisãocom uma grande segu-rança. Como? Cer ta-mente não podemosexplicar isto humana-mente, porque é Deusquem chama quando ecomo Ele quer. Entãocomecei minha cami-nhada no seminário

menor dos Legionários de Cristo eem meu período de formação passeipor Curitiba, Porto Alegre, São Paulo,Roma, Estados Unidos e no ano pas-sado, regressei a Roma para estudar oúltimo ano de Teologia. Durante esteperíodo também trabalhei como for-mador nos seminários dos Legioná-rios de Cristo. Me preparo para minhaordenação diaconal no dia 30 dejunho e minha ordenação sacerdotalno dia 12 de dezembro em Roma.

Como você se sente nestes diasem preparação para a OrdenaçãoDiaconal?

Em primeiro lugar sinto umagrande alegria, pelo grande dom queestou por receber. É um dom grandio-so de Deus, e por isto, estou muitoagradecido a Ele, pois quis escolher-me para esta vocação. Também nesteperíodo, posso dizer que é um tempode um grande abandono nas mãosde Deus. Confio muito na sua presen-ça e na sua misericórdia que me sus-

tentará e me guiaráno meu diaconato edepois também nomeu sacerdócio.

Também confioem Nossa Senhora,nossa Mãe do Céu, aquem consagreiminha vocação. Peçotodos os dias a Cristoa graça de ser umsacerdote segundo oseu coração e peçotambém a todos queme acompanhemcom suas oraçõesneste momento tãoimportante.

FábioRonchi -Legionáriosde Cristo •Ingressou noSeminário dos

Legionários de Cristo que faz partedo Movimento Regnum Christi deCuritiba no ano de 1995. Professouos seus primeiros votos religiososno ano de 2001. Está estudando noprimeiro ano de teologia em Roma,no Colégio Ateneu Pontifício ReginaApostolorium.

Ana PaulaRonchi -MovimentoRegnumChristi •Ingressou no

Centro Estudantil em Curitiba noano de 2000 e consagrou-se noano de 2004. Formada no CursoSuperior em Educação eDesenvolvimento na UniversidadeAnahuác em Monterrei, México.Também em Ciências Religiosaspela Universidade Pontifícia ReginaApostolorum. Trabalha na formaçãohumana e espiritual deadolescentes na organizaçãocatólica que chama ECYD, dentrodo Movimento Regnum Christi, nacidade do México.

VOCAÇÕES

Família Ronchi consagraseus filhos a serviço da fé O casal Altino e Terezinha reza junto com a comunidade pela

Ordenação Diaconal de seu filho Robson, no dia 30 de junho, em

Roma. Fábio e Ana Paula também estão na vida religiosa e Alfredo

assumiu o matrimônio e constituiu uma família dedicada a Igreja

Robson será ordenado diácono no dia 30 de junho em Roma

Ordenações Diaconal e Sacerdotal em Roma

Alfredo, casado com Silvia, tem duas filhas: Amanda de sete anos e aHelena de cinco anos. São perseverantes na caminhada de fé. Participamdo movimento de casais Regnum Christi. Silvia é catequista de primeiraeucaristia e Amanda é coroinha.

Casal Altino e Terezinha Ronchi felizes com a família

Page 7: Um só Deus em Três Pessoas - Ministério Toque de Fé Valente.pdf · Vida; d) dar a devida ênfase à cate-quese com adultos e jovens. ... conclamados a dinamizar as atividades

Junho/Julho/Agosto 2009 • O Valente 7

Padre Antonio Humberto Zanini •Ordenado no dia 12/07/1987, naparóquia São Sebastião do Iririú. PadreDiocesano que atua na paróquiaSagrado Coração de Jesus, emPirabeiraba, Joinville. Filho de IrioZanini (em Memória) e MariaWodernilde Zanini (em Memória)

O principal objetivo do SAV é despertar junto à comu-nidade a consciência vocacional e sua principal missão éidentificar, orientar, acompanhar e encaminhar as vocaçõesem nossa Igreja. Estamos envolvidos junto a CoordenaçãoDiocesana na realização de eventos como: EncontroComarcal de Coroinhas, Retiro Vocacional Jovem, Caminha-da da Juventude e outras formações Pastorais

Temos alguns projetos para realizar no decorrerdeste ano com a catequese da eucaristia, coroinhas,jovens e com as famílias.

Para arrecadarmos recursos para a concretiza-ção destes projetos, estaremos realizando no próxi-mo dia 02 de agosto no salão Paroquial, a II Feijoa-da do SAV. Contamos desde já com a presença dacomunidade. Um abraço fraterno.

NÉSIA KLEIN MOREIRA, Coordenadora ParoquialMARIA REINERT, Vice Coordenadora

A paróquia São Sebastião vive um momento de for-te experiência pastoral e vocacional. Todos os finais desemana, cinco seminaristas Diocesanos acompanham eauxiliam nossas pastorais e movimentos. São eles: Semi-naristas Fernando Barauna e Vilmar Dal-bó, estudantesdo curso de Teologia, residem no seminário TeológicoNossa Senhora de Guadalupe, em Florianópolis. Semina-ristas Edegar Fronza Junior e Rogério Kruger, são alunosdo primeiro ano de Filosofia, residem no SEFISC - Semi-nário Filosófico de Santa Catarina, em Brusque e o semi-narista Eliton Fernando Felczak, do Seminário Menor ePropedêutico Divino Espírito Santo, localizado na Rua Flo-rianópolis, no Bairro Itaum, em Joinville.

Além de auxiliarem nos serviços pastorais de nossaparóquia, a presença dos seminaristas é um incentivo paraque despertem novas vocações em nossa comunidade.

Cinco seminaristas fazem estágio pastoral

SAV - Serviço de Animação Vocacional

Iririú é uma riqueza em vocações para a Igreja Conheça os vários homens e mulheres da paróquia São Sebastião

que responderam ao chamado de Deus para dedicarem suas vidas pela

causa do Evangelho através do sacerdócio e consagração religiosa.

Padre Jairson Hellman – SCJ •Ordenado sacerdote em nossa paróquiano dia 12 de janeiro de 2008. É formadorsemiliberado para trabalhar com serviçode animação Vocacional do seminárioSão José, da Congregação do SagradoCoração de Jesus, em Rio Negrinho. Filhode Joaquim Hellman e Inês M. Hellman.

Padre Maurício Copi – Legionários deCristo • Ordenado sacerdote em 24 dedezembro de 2002, em Roma. Atuou noChile como Assessor Espiritual em cincocolégios da Congregação Legionários deCristo. A partir de julho trabalhará emBrasília/DF. Filho de José Valmir Copi(Em Memória) e Maria Copi.

Douglas Merlini - Legionários deCristo • Cursando o noviciado naCongregação Legionários de Cristo emArujá, São Paulo. Filho de Jair JoséMerlini e Geni de Azevedo Merlini.

Felipe Buss - Legionários de Cristo• Cursando o noviciado naCongregação Legionários de Cristo emArujá, São Paulo. Filho de MauroBuss e Maria Janning Buss.

José Gutstein Junior - Legionários deCristo • Em 03/04/2005 professouseus votos perpétuos. Trabalha comjovens ministrando direção espiritual.Atualmente está cursando o segundoano de teologia em Roma. Filho deJosé Gutstein e Diana Gutstein.

Alyson Rafael de Pinho - Legionáriosde Cristo • Cursando o segundo anodo noviciado na CongregaçãoLegionários de Cristo em Arujá, SãoPaulo. Filho de Tadeu de Pinho eJosefina Aparecida Lamim de Pinho.

Rodrigo Ferreira • Atualmente estudano (SEFISC) Seminário Filosófico de SantaCatarina, em Brusque. Nos finais desemana atua nas pastorais da paróquiaImaculada Conceição e na ComunidadeJesus Misericordioso, no Bairro Boa Vista.Filho de Ademir Ferreira (em Memória)e Inês Ferreira (em Memória).

Irmã Cristiane Rosá • Consagradahá 14 anos. Reside em Brasília, nacongregação Regnum Christi. ÉOrientadora Espiritual e diretorafinanceira da Congregação. Filha deEzino Rosá e Rosália Rosá.

Irmã: Carin Sabrina Verplohz • Noveanos de vida religiosa na CongregaçãoPequenas Missionárias de MariaImaculada. Atua no Hospital MadreTereza em Belo Horizonte, MinasGerais. Filha de Reinaldo Verplohz eIvone Verplohz.

Max Maciel de Rezendes • Estudahá três anos no Centro VocacionalLegionário de Cristo. Filho de Orlandode Rezendes e Marilene de Olindade Rezendes

Irmã Andréia de Pinho • Seis anosde vida religiosa na Congregação dasCarmelitas Mensageiras do EspíritoSanto. Atua na comunidade SãoLudgéro, em Pómerode, SantaCatarina. Filha de Pedro Candido dePinho e Lucia Arminda de Pinho.

Renate Helena Pereira • Consagradano Movimento Regnum Christi. EstáCursando o segundo ano de CiênciasReligiosas Educação eDesenvolvimento. Filha de OsnildoPereira e Marli Ronchi Pereira.

Ana Letícia Pereira • Estuda noCentro Estudantil do MovimentoRegnum Christi em Curitiba, Paraná.Filha de Osnildo Pereira e MarliRonchi Pereira.

Julia Boing da Rocha • Estuda hátrês anos no Centro Estudantil doMovimento Regnum Christi emCuritiba, Paraná, para o discernimentode sua vocação. Filha de Sergio daRocha e Helena da Rocha.

Seminaristas diocesanostrabalham na comunidade nos finais de semana

Serviço de animação vocacional da Paróquia São Sebastião

Page 8: Um só Deus em Três Pessoas - Ministério Toque de Fé Valente.pdf · Vida; d) dar a devida ênfase à cate-quese com adultos e jovens. ... conclamados a dinamizar as atividades

8 • O Valente Junho/Julho/Agosto 2009

FAMÍLIA

Evangelização da família melhora no IririúCasais Encontristas, Pastoral Familiar e Casais Adoradores resgatam os valores da família cristã

Cada grupo tem seu carisma pró-prio, mas tem em comum a defesa domatrimônio e cultivam em seus lares oamor e a vida de oração. A Semana daFamília que ocorre de 9 a 16 de agostodeve mobilizar todas as famílias e esco-las da comunidade.

Movimento de Casais Encontristas (M. C. E.)

O M.C.E. do Iririú teve início no anode 1991 e desde então, mais de 400casais já participaram do Encontro deCasais com Cristo e atualmente cerca de200 casais participam efetivamente dasatividades relacionadas à paróquia. Está

a serviço da Igreja, buscando despertarnos casais e nas famílias o dom da gra-tuidade, da fraternidade, da amizade eda vivência familiar e comunitária. Destaforma, realiza anualmente o Encontro deCasais com Cristo (ECC), engajandonovos casais da comunidade no Movi-mento. Não obstante disto, são realizadasreuniões mensais, denominadas "Gru-pões", as reuniões de "Grupinhos", as reu-niões com os dirigentes e as reuniões daequipe de coordenação.

Os integrantes do Movimento deCasais atuam fortemente na comunida-de: na Catequese de Eucaristia, Cateque-se de Crisma, Curso de Noivos e Ministé-rios (ministros de eucaristia, de acolhida,

da palavra e da música).O que o M.C.E. busca incessante-

mente é que cada casal "Atenda o Cha-mado e siga Jesus no Amor e na Oração".

Confira nossa agenda

Grupão: todos os quartos sábados decada mês, após a missa, no Centro deFormação Padre Valente Simeoni. Jantar dançante dos eternos namora-dos: dia 06 de junho no CSU do Iririú.21º Encontro de Casais com Cristo:dias 17, 18 e 19 de julho.

Gelindo e Ivanilde, Coordenadores doM.C.E. 2009/2010

A missão evangelizadora da Pastoral Fami-liar é a defesa e promoção da pessoa em todasas etapas e circunstâncias da vida e a defesa dosvalores cristãos para o matrimônio e os relaciona-mentos pessoal e familiar.

A atuação da Pastoral Familiar acontecenos seguintes setores: pré-matrimonial (retiros denamorados, encontros de noivos) pós-matrimo-nial (retiros e encontros para casais) e casosespeciais (encontros de casais de segunda união,mães solteiras, viúvas).

A Pastoral Familiar, em conjunto com asoutras pastorais e movimentos eclesiais vai reali-zar vários eventos tais como: o retiro de namora-dos nos dias 20 e 21 de junho, o casamentocomunitário para os casais que ainda não tive-ram a possibilidade de unirem-se pelos laços dosacramento do matrimônio e a Semana da Famí-lia nos dias 9 a 16 de agosto, com várias suges-tões de atividades relacionadas à família: celebra-ções, gincana, concurso de redação, Via-Sacra dafamília, confraternização, show, teatro e projetoDia da Escola na Igreja.

A coordenação da Pastoral Familiar se dá

na seguinte forma: Orientador espiritual: PadreDúlcio; Casal Coordenador: Helmut e Lenir; CasalVice-Coordenador: Osnildo e Rose; Casal Secretá-rio: Valtair e Sônia; Casal Coordenador do SetorPré-Matrimonial: Sebastião e Ivani; Casal Coorde-nador do Setor Pós-Matrimonial: Paulo e Odete;Casal Coordenador do Setor Casos Especiais:Mário e Cleide.

Pastoral Familiar na comunidadeCasais adoradores

Surgiu do amor de Deus atra-vés do Espírito Santo, em um gru-po de oração da Renovação Caris-mática Católica Nacional. Em nossacomunidade surgiu após termosrealizado a experiência de fortaleci-mento e restauração, buscando aSantidade de nossa família. Senti-mos um chamado maior de Deuspara Evangelizar através de nossosencontros de adoração, buscando aperseverança de casais adoradores,que nos possibilita interagir com ocasal e com a família, comparti-lhando a palavra, orações e bên-

çãos. Nossos encontros são aber-tos e gratuitos. Venha sentir oAmor de Deus!

Cronograma:Dia 20 de junho às 19h30minDia 11 de julho às 19h30minDia 01 de agosto às 19h30minLocal: Centro de Formação PadreValente Simeoni na Paróquia SãoSebastião do Iririú.Nos dias 14, 15 e 16 de Agosto – Reti-ro para as Famílias.Coordenação e núcleo: Jair e Silvana- Israel e Maria - Marcio e Méri.

Fomos chamados pelo Padre Jorginho para participar doencontro de adoração para casais. Longe de Deus, pormuitos anos nosso relacionamento foi como o mundo

prega, ou seja, quanto mais o tempo passava, maisestranhos nos tornávamos, mais fria era a vida a dois.

Começamos a participar e hoje o nosso amor serestaura e se fortalece a cada encontro. Israel e Maria

MODA MASCULINA, FEMININA E INFANTILCAMA - MESA E BANHO

ATACADO E VAREJOMODA E AVIAMENTOS

FONE 3437-6401 - RUA JOÃO REINHOLD, 809

Fone 3437-2701Rua Iririú, 1.667

CARGAS

FONE 3438-9999FAX: 3438-1111

Somos umcasal joveme acredita-mos no pro-pósito deDeus para asnossas vidase de nossosfilhos. Paranós o M.C.E. tornou-se fundamental, poiso encontro com Cristo que tivemos há 12anos, continua acontecendo através dasreuniões de grupinhos, do grupão, dasmissas e da participação na comunidade.Estamos verdadeiramente felizes porfazer parte do movimento.Valternei e Silvia, Coordenadores de Dirigentes

“Fomos convidadospara participar daPastoral Familiar em2004, pelo diáconoBoaventura. Com aajuda de Deus e adireção do EspíritoSanto, realizamos tardes para casais quecontribuíram muito para nossa vivênciamatrimonial. Nossa equipe percebeu a necessidadede fundar a ação social na comunidade e estamosmuito agradecidos a Deus por nos dar estaoportunidade de trabalhar pelo seu reino”.Ernesto e Adriana, Pastoral FamiliarComunidade Santíssima Trindade

Page 9: Um só Deus em Três Pessoas - Ministério Toque de Fé Valente.pdf · Vida; d) dar a devida ênfase à cate-quese com adultos e jovens. ... conclamados a dinamizar as atividades

Junho/Julho/Agosto 2009 • O Valente 9

JOVENS2º Retiro paraNamoradosO ministério Toque de Fé estará realizando o2º Retiro para Namorados que será nos dias20 e 21 de junho, no auditório da paróquiaSão Sebastião. Início: no sábado às 14h.Valor: R$ 35,00 (por casal) Inscrições: nasecretaria da paróquia. Venha participar efortalecer seu namoro vivendomomentos inesquecíveis.

Jovens Renascer em Cristo

JUST - Jovens Unidos na Santíssima TrindadeA comunidade Santíssima Trindade conta com um grupo de jovens oJUST, tendo como exemplo a união trinitária do Pai, do Filho e do EspíritoSanto. Quando? todo 2º e 4º sábado de cada mês, na casa pastoral,após a celebração da palavra das 18 horas. Convidamos todos os jovenspara participar, pois é um momento de união, descontração e oração.Onde? No Galpão da Comunidade Santíssima Trindade, localizado na RuaArquimedes, 198 – Bairro Iririú.

Ligados à Renovação CarismáticaCatólica, o Grupo de Jovens Renascer emCristo tem um carisma mais voltado paraformação espiritual e social dos jovens.

O grupo é organizado emministérios e cada um é responsável poralguma parte do encontro. Tambémdesenvolvemos várias atividades, quevariam entre dinâmicas, teatros, conversas,estudos bíblicos, adoração, oração,pregação, ensinamentos e por aí vai...

Nos dias 4 e 5 de julho o grupo irárealizar o 1º Acampamento Jovem, que éum retiro de 1ª experiência no qual osjovens, em especial aqueles que estãoiniciando na caminhada, poderão sentir oamor de Deus incendiar seus corações.As inscrições poderão ser feitas nasecretaria da Paróquia até o dia 30 deJunho ao valor de R$25,00 oudiretamente com a coordenação do Grupode Jovens. Você é nosso convidado dehonra. Encontramos-nos sempre no 1º, 3ºe 5º sábado às 19h30min no auditório daparóquia. Se precisar é só entrar emcontato: [email protected]

Coordenação:

Marcelo: 3437-1252/ 8809-9599

Samara: 3437-0660/ 8827-1927

MJECO Movimento de Jovens Encontristas com Cristo (MJEC) tem muitasatividades programadas especialmente para o bem estar dos jovens.Fique ligado em nossa agenda e participe!

27 de junho - Grupão - às 19h30min - Auditório.28 de junho - I Pré encontro - em preparação ao IX Encontro de Jovens Encontris-tas com Cristo.11 de julho - Grupão - às 19h30min - Auditório.18 de julho - Agita Jovem - com atividades musicais e diversas dinâmicas paramostrar à comunidade a força da juventude cristã.25 de julho - Grupão - às 19h30min - Auditório.02 de agosto - II Pré encontro.22 de agosto - Grupão - às 19h30min - Auditório.Bem, entrei no MJEC em 2007, depois de tanta insistência dosmeus pais, que na época eram casal apoio (Paulo e Rose), massó quando eles saíram da coordenação, eu pra contrariar aceiteientrar no grupo. Fiz o retiro que foi uma experiência incrível, emque você vê o mundo de outra forma, com um amor maior porcada coisa linda que DEUS criou. Desde então continuo partici-pando dos encontros porque lá encontro meus verdadeiros ami-gos em Cristo. William Pesavento

RETIRO PAROQUIAL DE JOVENS • Foi realizado no dia 26/04, na Comunidade São José, em Pirabeiraba, um retiro com a presençados Grupos de Jovens MJEC, Renascer em Cristo, JUST e teve a participação pela primeira vez do pós-crisma e crismandos do segundo ano da cate-quese de crisma da paróquia São Sebastião. Os jovens ouviram palestras, depoimentos e diversas atividades como teatro, gincanas e reflexão diante doSantíssimo. O Assessor foi o Padre Sérgio. O tema do encontro foi "Jesus meu modelo, meu ideal" e o lema "Quem não tem um ideal, vive de idéias".Ao final do retiro os jovens participaram da santa missa na Paróquia São Sebastião.

Pós Crisma • Os jovens que foram crismados em 2008 estão sereunindo aos domingos, às 17 horas no auditório da paróquia para continuarcultivando a amizade e o entrosamento para uma vida cristã permanente.

Grupo de jovens é uma boa ideiaNa paróquia São Sebastião os jovens podem escolher um dos quatro grupos

para participarem, fazer novos amigos e tornar a vida mais bela e emocionante

Rua José Antônio Salles, 42 - Jardim Iririú

E-mail: [email protected]

AGROPECUÁRIA IMARUÍBanho e TosaPet ShopRações para animaisConsultório VeterinárioPlantas e Vasos p/ jardinsSegunda à sexta das 7h30 às 12 - 13h30 às 18h30Sábados das 7h30 às 13h

Rua Papa João XXIII, 972 - IririúFone 3427-2236 / 9925-5590

Participamos doretiro no anopassado quandoestávamos passandopor uma fase bemcritica no nossonamoro. O retiro fezcom que as basesse fortalecessem e aprendemos a tolerar eentender melhor um ao outro. Vale a penaparticipar. Vanessa e Orlando

Page 10: Um só Deus em Três Pessoas - Ministério Toque de Fé Valente.pdf · Vida; d) dar a devida ênfase à cate-quese com adultos e jovens. ... conclamados a dinamizar as atividades

10 • O Valente Junho/Julho/Agosto 2009

ESPIRITUALIDADE

Comunidade recebe formaçãosobre Espaço SagradoA coordenação de liturgia da Comunidade Santíssima Trindade, realizou o

estudo assessorado pelo padre Otávio, com o objetivo de deixar o ambiente de

celebração mais agradável e aconchegante, conforme as orientações litúrgicas

Jesus disse a Pedro e João: "Ao

entrarem na cidade encontrarão um

homem carregando uma bilia de água;

sigam-no até a casa em que ele entrar, e

digam ao dono da casa: o Mestre per-

gunta-te: Onde está a sala em que come-

rei a Páscoa com os meus discípulos?

Ele mostrará no andar ali superior uma

grande sala mobiliada, e façam os prepa-

rativos. Foram, pois, e acharam tudo

como Jesus lhes dissera; e preparam a

Páscoa" (Lc 22,9-13).

Com o mesmo carinho que os discí-pulos prepararam o lugar da ceia, nóspreparamos e organizamos o espaço dacelebração, como quem acolhe a graçade nosso Deus que se comunica conos-co no aqui e no agora de nossa história.

O espaço sagrado deve ser digno ebelo, sinal da beleza de Deus. O que nãosignifica, de maneira nenhuma, luxo ourequinte, mas apenas bom gosto!

Devemos cuidar para que o espaçoseja despojado e simples, levando-nos aoessencial. Assim como há poluição nascidades e nos lugares da natureza, pode-mos ter poluição no espaço da celebração.Tantas coisas, tantos objetos, folhagens, car-tazes, que perdemos o sentido do que real-mente é importante. Uma regra prática quepode nos ajudar é a de evitar duplicações:por exemplo, se temos uma cruz grandenão precisamos ter outra sobre o altar.

No dia 02 de maio estiveram reuni-dos na Comunidade Santíssima Trindade

cerca de 40 pessoas para uma formaçãocom Padre Otávio sobre espaço Sagrado.

Em nossa Comunidade, como aigreja é pequena, o presbitério está mui-to carregado e precisamos fazer algumasmudanças para destacar o altar, que é apeça mais importante do presbitério eque representa Jesus Cristo, pedra funda-mental. Precisamos também dar desta-que a mesa da Palavra, que ocupará o

local que era destinado aos músicos.Ficou decidido que será retirada a "cerca"que separa o presbitério da assembléia etambém que a equipe de música vai ocu-par o lado esquerdo, abaixo do presbitério,pois os músicos fazem parte da assem-bléia. Esperamos que o povo compreendaas mudanças que serão feitas.

Mônica Dognini, Coordenadora de Liturgia

RUA IRIRIÚ 1.559 - IRIRIÚFONE 3437-1081

A LOJA MULTIMARCAS DO IRIRIÚ

Encerramentodo Ano Paulino

O Papa Bento XVI proclamou umespecial Ano Jubilar dedicado a São Pau-lo, de 28 de Junho de 2008 à 29 deJunho de 2009, com o objetivo de cele-brar os dois mil anos de nascimento doprimeiro grande missionário da fé cristã.Muitas atividades litúrgicas, acadêmicas,culturais e devocionais foram desenvolvi-das em todas as partes do mundo cristão.

A celebração do Ano Paulino tevecomo principal objetivo a evangelização.Todos estamos em processo de evangeli-zação contínua, católicos e não católi-cos, e somos chamados a comunicar oevangelho de Cristo, morto e ressuscita-do, aos que ainda não crêem e aprofun-dá-lo no coração dos que já crêem.

São Paulo Apóstolo é o padroeirodos Grupos Bíblicos de Reflexão. Porisso, em nossa Paróquia São Sebastião eComunidade Santíssima Trindade, o Trí-duo que marcará o encerramento doAno Paulino acontecerá nos dias 26, 27e 28 de junho. E no dia 30 de junho,terça-feira, teremos na Paróquia a apre-sentação do filme sobre a vida e a mis-são de São Paulo.

PadreOtávioorientou aequipe deliturgia nacomunidadeSantíssimaTrindade

Tele Vendas3467-55403467-51543427-5997

Fax: 3467-8417Rua Azulão, 323

AventureiroEmail: [email protected]

Page 11: Um só Deus em Três Pessoas - Ministério Toque de Fé Valente.pdf · Vida; d) dar a devida ênfase à cate-quese com adultos e jovens. ... conclamados a dinamizar as atividades

Temos na Comuni-dade Santíssima Trinda-de o Coral da InfânciaMissionária, com crian-ças de 7 a 11 anos. Nomomento contamoscom a participação de20 crianças. Os ensaiosacontecem todas asquintas-feiras, das 19hàs 20h30min. O Coralé um meio pelo qual as crianças amam, vivem e testemunham Jesusatravés da música. Queremos fazer um convite especial para as crianças:Venha fazer parte do coral porque com certeza Jesus e toda a turminhado Coral ficará feliz com sua presença. Informações com a Tere pelostelefones 3437-7360 e 8853-7721. Professor: Paulo Habitzreiter

Junho/Julho/Agosto 2009 • O Valente 11

Fone: (47) 3437-322224 horas: (47) 9964-2322

Coral da Paróquia São SebastiãoCoordenado pela Sileide epelo Frantor, o Coral dascrianças conta com cercade 20 crianças já catequi-sadas , reunindo-se todosos sábados às 10h, após amissa das c r i anças . Ascrianças estão animadas egostando bastante . Vocêtambém está convidado.Venha participar.

Participo do coralporque minha mãeme incentivoubastante A minhafelicidade é cantar. É

super alegre, soltamos avoz, acho bonito e queroser cantora pra cantar naigreja. Dia 30/05 vamoscantar na celebração.Eduarda, 9 anos – Coral

Coral da Comunidade Santíssima Trindade

A Infância MissionáriaA criança que participa da Infância Missionária

evangeliza outras crianças, seus familiares e amigos,reza e colabora com os missionários do mundo. Épresença positiva que se interessa pelos outros. Temuma metodologia própria e procura ser adaptada àlinguagem e interesses das crianças, porém, não épara brincar e sim para aprender brincando. Por isso,é importante que nesse Ano Catequético estejamosfocados no verdadeiro valor da Infância Missionáriaem nossa Paróquia e em toda a Diocese.

Sileide, Coordenadora Paroquial da Infância Missionária

Crianças

A coisa mais bonita dodomingo é a Missa. Eu sempre vouà igreja aos domingos. Vai tambémmuita gente grande e muita criança.

Todos vão lá para se encontrarcom Jesus e para rezarmos juntos.

No domingo, a gente nãovai à escola. Papai não trabalha. É o

dia de descanso. Domingo é diasagrado, porque é o dia especial deJesus. Por isso, o domingo é o dia

em que a gente deve pensarmais em Deus.

Rua Papa João XXIII, 985 - IririúFone: 47 3032-1001 / 3032-1040www.supremacontabilidade.com.br

Page 12: Um só Deus em Três Pessoas - Ministério Toque de Fé Valente.pdf · Vida; d) dar a devida ênfase à cate-quese com adultos e jovens. ... conclamados a dinamizar as atividades

12 • O Valente Junho/Julho/Agosto 2009

ACONTECEU NA COMUNIDADE O Tríduo Pascal

O gesto de Jesus que veio para servir foi revivido na cerimônia do Lava-pés

Encenação da Paixão de Cristo marcou fortemente a Sexta-feira Santa

Toda a assembléia renovou as promessas batismais na Vigília Pascal

Aproximadamente 90 pessoas da paróquia São Sebastião participaram no dia 24 de maio da

Peregrinação Nacional em defesa da Família, no Santuário de Aparecida, São Paulo.

Muita música e emoção na noite musical "Estou Pensando em Deus", realizada no dia 16 de maio

pelo Ministério Toque de Fé.

De 5 a 29 de maio

aconteceu naparóquia São

Sebastiãouma formação

para novoscatequistas

Dia 9 de maio,na missa

das criançasas mães

receberamuma linda

homenagempela passagem

do Dia das Mães

Retiro paraministros no dia26 de abril com otema “Ministros,Discípulos eMissionários de Jesus Cristo”.Teve comoassessor o padre AdemirJosé Ronchi