um risco que precisa ser compreendido por todos · “quando se tem um conflito entre participante...

4
Informativo bimestral da Fundação Bemgeprev julho/agosto2013 ano7 nº40 Um risco que precisa ser compreendido por todos uso excessivo da justiça por participantes de entidades fechadas de previdência complementar é um assunto que preocupa os especialistas do setor. Isso porque a esmagadora maioria das demandas tem origem fora do contrato previdenciário, ou seja, aborda temas não previstos no Regulamento do plano (documento que estabelece as diretrizes - direitos e deveres - do relacionamento entre o participante e a entidade). Para discutir esse cenário e os melhores caminhos para a defesa do patrimônio das fundações ligadas ao Itaú Unibanco, foi realizado, no dia 25 de junho, o 7º Workshop Jurídico de Previdência Complementar. O evento reuniu cerca de 80 convidados – entre conselheiros, diretores e colaboradores das fundações, advogados e profissionais das áreas trabalhista, cível e previdenciária do banco e convidados dos escritórios credenciados que atendem às entidades. Eles assistiram às apresentações de quatro especialistas que abordaram os principais aspectos jurídicos e conceituais relacionados ao tema (veja a seguir, um depoimento de cada palestrante). Entre os avanços citados, está o recente julgamento do Supremo Tribunal Federal, de fevereiro deste ano, que decidiu pela competência da Justiça comum, em vez da Justiça do Trabalho, para o julgamento das demandas que envolvem o contrato previdenciário. Essa decisão deverá clarear, de vez, as diferenças entre as normas que regem o contrato de trabalho e a legislação previdenciária. Impacto sobre o patrimônio Vale destacar que, quando um participante entra com ação judicial contra a entidade, o custo é suportado pelo O Continua na página 5 www.bemgeprev.com.br Fechamento autorizado. Pode ser aberto pela ECT. Confira a cobertura do evento “Viver a Vida” nas páginas centrais

Upload: dangtram

Post on 30-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Um risco que precisa ser compreendido por todos · “Quando se tem um conflito entre participante e fundo, na verdade, se tem um conflito entre participante e participante devido

Na avaliação dos participantes...

o evento foi considerado ótimo para 83% dos presentes e bom para 17%as palestras contribuíram para aumentar seu conhecimento,atingindo 93% de bom/domínio sobre os temas tratados

“Quando se tem um conflito entre participante e fundo, na verdade, se tem um conflito entreparticipante e participante devido a esse carátermutualista, no qual a ação de um é paga por elemesmo e pelos demais. Como num condomínio,no qual existem bens comuns e cabe a todospreservá-los, os custos relacionados a benfeitorias ou pagamentos de consertos sãoigualmente compartilhados entre as partes.”

José Laurindo de Souza Netto, desembargadordo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

“É fundamental que o participante compreenda o que pleiteia e busque sempre, emprimeiro lugar, o entendimento direto com a entidade. Ele precisa saber o que pede eentender se aquilo faz sentido à luz do contrato previdenciário. Vemos hoje umaverdadeira indústria de contencioso que tem preocupado a todos e começa apreocupar os próprios participantes dos planos que, aos poucos, vêm percebendoque isso pode afetar suas reservas previdenciárias.”

Lygia Avena, gerente jurídica da Valia e coordenadora da Comissão Técnica Nacional de Assuntos Jurídicos da Abrapp.

“É preciso que haja a compreensão de que, seo fundo é condenado a pagar algo para o qualnão houve previsão nem custeio, a conta nãovai fechar e todos podem ser prejudicados.Uma ação judicial contra uma entidade de previdência complementaré uma ação de um grupo de participantes ou de um participantecontra os demais participantes e não contra uma empresa. Defender a entidade é defender seus participantes e assistidos.”

Adacir Reis, advogado e ex-secretário de Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social.

“A sustentabilidadedas entidades deprevidênciapressupõe a boagestão de uma sériede fatores como acrescentelongevidade dapopulação, a relação risco-retorno dos investimentos em cenário dequeda de taxas de juros e a gestãoadministrativa que pode – e deve – terganho de escala como vêm fazendo asentidades do Itaú Unibanco. Semdúvida, os participantes têm um papelimportante ao perceber que entrarcom um pleito fora do contratoprevidenciário significa agir contra seupróprio patrimônio e de seus pares.”

José Edson da Cunha, secretário adjunto de Políticas dePrevidência Complementar doMinistério da Previdência Social.

você e a fundação

plano, recaindo muitas vezes sobre os própriosparticipantes vinculados ao plano, visto que a entidadenão possui patrimônio, ela apenas atua comoadministradora dos planos e do patrimônio dosparticipantes. É possível, portanto, imaginar o impactogerado pelas chamadas “demandas temerárias” baseadasno desconhecimento das regras do plano ou, muitasvezes, por interesses de escritórios especializados emforçar a chamada “judicialização da previdênciacomplementar”.

Para se ter uma ideia do que isso representa para osistema, de acordo com dados apresentados pela dra.Lygia Avena, as oito maiores entidades do paísrespondem hoje a aproximadamente 90 mil processos,sendo obrigadas a provisionar cerca de R$ 8,5 bilhõespara eventuais perdas. Na visão dos especialistas, este éum risco sério para as entidades - e cada um de seusparticipantes - que precisa ser entendido e reduzidodrasticamente para que não haja comprometimento derecursos tão importantes para o futuro de todos.

Foto

s Ed

vald

o Lu

ccen

a

I n f o r m a t i v o b i m e s t r a l d a F u n d a ç ã o B e m g e p r e v • j u l h o / a g o s t o 2 0 1 3 a n o 7 n º 4 0

Um risco que precisa sercompreendido por todos

uso excessivo da justiça por participantes deentidades fechadas de previdência complementar

é um assunto que preocupa os especialistas do setor. Issoporque a esmagadora maioria das demandas tem origemfora do contrato previdenciário, ou seja, aborda temasnão previstos no Regulamento do plano (documento queestabelece as diretrizes - direitos e deveres - dorelacionamento entre o participante e a entidade). Paradiscutir esse cenário e os melhores caminhos para adefesa do patrimônio das fundações ligadas ao ItaúUnibanco, foi realizado, no dia 25 de junho, o 7ºWorkshop Jurídico de Previdência Complementar.

O evento reuniu cerca de 80 convidados – entreconselheiros, diretores e colaboradores das fundações,advogados e profissionais das áreas trabalhista, cível eprevidenciária do banco e convidados dos escritórioscredenciados que atendem às entidades.

Eles assistiram às apresentações de quatro especialistasque abordaram os principais aspectos jurídicos econceituais relacionados ao tema (veja a seguir, um depoimento de cada palestrante).

Entre os avanços citados, está o recente julgamento doSupremo Tribunal Federal, de fevereiro deste ano, quedecidiu pela competência da Justiça comum, em vez daJustiça do Trabalho, para o julgamento das demandasque envolvem o contrato previdenciário. Essa decisãodeverá clarear, de vez, as diferenças entre as normas queregem o contrato de trabalho e a legislaçãoprevidenciária.

Impacto sobre o patrimônio

Vale destacar que, quando um participante entra comação judicial contra a entidade, o custo é suportado pelo

O

Continua na página 5

w w w . b e m g e p r e v . c o m . b r

Fech

amen

to a

utor

izad

o. P

ode

ser a

bert

o pe

la E

CT.

Info

rmat

ivo

bim

estr

al d

a Fu

ndaç

ão B

emge

prev

Ru

a A

lbita

, 131

, 4º a

ndar

, Bai

rro

Cruz

eiro

, CEP

303

10-1

60, B

elo

Hor

izon

te, M

G,

tel.

(31)

328

0-59

67 /

5968

/ 59

69 •

Elab

oraç

ão:

Pala

vra.

Ofic

ina

de T

exto

s, (1

1) 3

034-

0007

• Jo

rnal

ista

resp

onsá

vel:

Beth

Lei

tes

(MTb

20.

273)

• Pr

ojet

o gr

áfic

o: H

iro O

kita

• A

Fun

daçã

oBe

mge

prev

não

se

resp

onsa

biliz

a po

r dec

isõe

s to

mad

as c

om b

ase

nas

mat

éria

s di

vulg

adas

nes

ta p

ublic

ação

.

Resultado Acumulado no Período (06/2013)

DescriçãoBenefícios Pagos (16,8)Resultado dos Investimentos (0,8)Despesas Administrativas (0,6)Provisões Matemáticas 0,5Provisões para Contingências 0,7Reversão de Fundos 0,4Resultado do Período (16,6)

Participantes (06/2013)

Assistidos 1.105

Total 1.105

Posição Patrimonial (06/2013)

AtivoRealizáveis 1,3Investimentos 264,2Outros 38,2

Total 303,7

PassivoExigíveis 2,6

Operacional 1,4Contingencial 1,2

Passivo Atuarial 303,6Equilíbrio Técnico (3,9)

Déficit Acumulado (3,9)Fundos 1,4

Total 303,7

Composição dos Investimentos (06/2013)

Fundos de Investimentos 100%

A Bemgeprev em números em milhões de reais - junho 2013

Confira a cobertura do evento “Viver a Vida”nas páginas centrais

educação financeira e previdenciária

Como andam seus gastos?

Acompanhe nas próximas edições!

inguém deixa de pagar oque deve porque quer.

Dívidas e contas atrasadasdevem ser vistas comoconsequências de imprevistosou de um descontrole.Instrumentos de crédito – comoparcelamento no cartão oufinanciamento – podem serindispensáveis para se adquiriros mais diversos tipos de bens,mas é preciso estar atento epreparado para tais gastos. Odesafio, portanto, é se informarpara usar corretamente essesinstrumentos e não perder ascontas. Afinal, quem tem maisdívidas do que consegue pagarvive preocupado e acabaprejudicando seus própriosprojetos.

N

No site www.itau.com.br/usoconsciente, você acessa outras dicas valiosas para gerir bem suas finanças.

Sinais de alerta

Você vem pagando o valor mínimo da fatura do cartão de crédito há três meses ou mais?

Entrou no limite do cheque especial peloterceiro mês seguido?

Usa mais de um terço do que ganha para pagarprestações?

Tem atrasado comfrequência o pagamento decontas por falta de dinheirona data do vencimento?

Se você respondeu “sim” apelo menos uma pergunta,está mais do que na hora de começar a agir.

O que fazer

1. O primeiro passo é saberexatamente para onde vaiseu dinheiro. Confira naedição março/abril doinformativo “Com você”, asdicas para fazer seuorçamento doméstico.Você pode consultar no siteas edições anteriores daspublicações - Rota:Informativos.

2. Comece reduzindo gastos.Assim, você ganha fôlegopara pagar dívidas ereorganizar o orçamento.

3. Analise suas despesas paraver o que é essencial –como aluguel ealimentação – e o que podeser reduzido ou cortado.

Page 2: Um risco que precisa ser compreendido por todos · “Quando se tem um conflito entre participante e fundo, na verdade, se tem um conflito entre participante e participante devido

foto

s A

rqui

vo

Mais umgrande encontro

oram anos de convivência, com muitos desafios evitórias. É para homenagear os profissionais que

construíram a história do Itaú Unibanco que suas fundaçõesde previdência promovem todos os anos uma festa deconfraternização para seus assistidos. Em Recife, o evento foirealizado no dia 8 de agosto e cada convidado pôde levarseu acompanhante.

O cuidado com os detalhes começou pelo convite que traziauma série de informações sobre educação financeira eprevidenciária - o pano de fundo do evento que, neste ano,teve como tema “O valor que o tempo traz”. Os convidadosque estiveram no encontro participaram de um coquetel,seguido de jantar e do show da banda Golden Boys. Na sequência, um DJ manteve a animação do baile.

Para abrir a noite, um vídeo, com mensagens de Osvaldo doNascimento, presidente do Conselho Deliberativo dasfundações, e Sergio Fajerman, diretor presidente dasentidades, deu as boas-vindas aos convidados. Um dospontos altos da noite foi, sem dúvida, o show dos GoldenBoys, um dos grupos de destaque da Jovem Guarda. Entre ossucessos que colocaram osconvidados para dançar,estiveram Anjo, Erva Venenosae Foi Assim. A surpresa ficoupor conta da homenagemfeita pela banda aosaniversariantes. Mais umanoite inesquecível – preparadacom dedicação pelasfundações e marcada pelaforte mistura de emoções dopassado e do presente.

F

fique por dentro

Sonhos bem planejados

Estavam disponíveis vasinhos debambu da sorte, com a mensagem“Siga planejando, sonhando erealizando grandes histórias”,reforçando as informações de educação financeira e previdenciáriaveiculadas durante o encontro.

“A música, o jantar, o atendimento e aconfraternizaçãodemonstra que a amizade se mantém viva... Tudo muito agradável.” Joaquim Triburão Sobrinho

“A expectativa é que o próximo eventochegue logo! Está cada vez melhor. È sempre um grandereencontro!” Elzenite Ruth de Aguiar

"É sempre muito bom,venho todos os anos.Somos muito bematendidos, é um eventorealizado num lugarespecial e na companhiados colegas.” José Mauro de Carvalho

“Esse grande evento é uma excelenteiniciativa, demonstraque a entidadereconhece o valor dosseus participantes.” Marcos Vinicius Pires Lopes

“É uma iniciativafundamental para nósaposentados. Rever osamigos que estão nafundação é muito bom!” Eustáquio Morais deOliveira

“Além da recepçãocalorosa, gostei muito da mensagem otimistado diretor da entidade,Sergio Fajerman. Estãotodos de parabéns, existediálogo e respeito norelacionamento!” Maria Lucia Machado

“É uma festamaravilhosa, o quemais me agrada é aalegria contagiantede todos oscolegas.” José Mário Almeida

“O show foi bastanteanimado. Achei tudoótimo, pois podemosrever amigos queridosem um momento decelebração.” TerezinhaBertolini de Souza

Em breve, confira no site a coberturafotográfica do evento da FundaçãoBemgeprev.

Ouvindo vocêA Bemgeprev está pronta a ouvir os participantes, atender suas necessidades eaperfeiçoar seu atendimento. Para contatar a entidade, você pode utilizar o canal de relacionamento de sua preferência:

PessoalmenteDe 2ª a 6ª feira – das 9h30 às 12h – das 14h às 17h30Rua Albita, 131 – 4º andarBairro Cruzeiro – CEP 30310-160Belo Horizonte – MG

Por telefone ou faxFone: 31 3280-5967 / 5968 / 5969Fax: 31 3280-5965

Pela internetwww.bemgeprev.com.br Canal “Fale Conosco”

Envie sua sugestão de matéria para o Canal "Fale Conosco". Participe!

Os assistidos da Bemgeprev têm direito à isenção de uma sériede tarifas e benefícios especiais em seu relacionamentocomercial com o banco. Importante: pacotes ou acordosnegociados individualmente podem anular essas vantagens. Em caso de dúvida, consulte a Bemgeprev. Entre os diferenciais oferecidos, estão:

isenção de tarifas bancárias,isenção da anuidade do cartão de crédito Itaucard, taxas de juros diferenciadas, condições especiais na aquisição de cotas de consórcio, condições especiais na concessão de limites de crédito, condições especiais na contratação do Seguro Auto.

Atenção para a isenção de tarifas

No 7º Workshop Jurídico, organizado emparceria pelas entidades de previdência do ItaúUnibanco, o objetivo foi garantir o respeito aocontrato previdenciário e a segurança de todosos participantes contra demandas indevidas.Além de ler a matéria sobre essa iniciativa, quetal encontrar, no quadro ao lado, palavrasrelacionadas com o assunto? Elas podem estartanto na horizontal quanto na vertical.

1. Contrato 2. Regras 3. Justiça 4. Mutualismo5. Impacto 6. Direitos 7. Patrimônio 8. Repercussão 9. Custeio 10. Desequilíbrio

R O A T M M L E T S I A I G P N A V O DR C O N T R A T E D I R E O A U E D I ÇE I U T H K O P Ç F R J U S T I Ç A S SP T H M O N I O Ç A I V I D R T C U S TE Y S U I E R A M U T U A O I I R S R IR P A T R Q M B C O N D C Ç M A C Ã E ML A T U O U L R T P T I O T O Q O D P PU T U A O I S E U M U R N D N T N R E AT R V L S L A P A I A E T I I T T T R CA I T I H B O E L I L I R R O M R O U TA M E S S R M R I N L T Q E I M A S S OO O E M G I R C A T E O T I S Ã T L S NR N A O I T T U S L S S A V T E O R A IE G R O C C E S D E S T E I O Ç C O O OS R Ã O D D E S E Q U I L I B R I O I LI S P R O C E A S A T J U S T I Ç O M RS A I Ç A T O O C O R E G R A S R P S ÇT O A U T T E I O O Ç O E R E I S I N IR T C U S T E I O R E C O N T R Õ E O I

Caça- pala vras

acontece

Além de programar uma boa comemoração com osamigos e familiares, lembre-se que o recadastramento da Bemgeprev é feito no mês de seu aniversário. Os assistidos que não responderem nos prazosprevistos terão seus benefícios suspensos até aregularização de sua situação junto à entidade.

Feliz aniversário!

Page 3: Um risco que precisa ser compreendido por todos · “Quando se tem um conflito entre participante e fundo, na verdade, se tem um conflito entre participante e participante devido

foto

s A

rqui

vo

Mais umgrande encontro

oram anos de convivência, com muitos desafios evitórias. É para homenagear os profissionais que

construíram a história do Itaú Unibanco que suas fundaçõesde previdência promovem todos os anos uma festa deconfraternização para seus assistidos. Em Recife, o evento foirealizado no dia 8 de agosto e cada convidado pôde levarseu acompanhante.

O cuidado com os detalhes começou pelo convite que traziauma série de informações sobre educação financeira eprevidenciária - o pano de fundo do evento que, neste ano,teve como tema “O valor que o tempo traz”. Os convidadosque estiveram no encontro participaram de um coquetel,seguido de jantar e do show da banda Golden Boys. Na sequência, um DJ manteve a animação do baile.

Para abrir a noite, um vídeo, com mensagens de Osvaldo doNascimento, presidente do Conselho Deliberativo dasfundações, e Sergio Fajerman, diretor presidente dasentidades, deu as boas-vindas aos convidados. Um dospontos altos da noite foi, sem dúvida, o show dos GoldenBoys, um dos grupos de destaque da Jovem Guarda. Entre ossucessos que colocaram osconvidados para dançar,estiveram Anjo, Erva Venenosae Foi Assim. A surpresa ficoupor conta da homenagemfeita pela banda aosaniversariantes. Mais umanoite inesquecível – preparadacom dedicação pelasfundações e marcada pelaforte mistura de emoções dopassado e do presente.

F

fique por dentro

Sonhos bem planejados

Estavam disponíveis vasinhos debambu da sorte, com a mensagem“Siga planejando, sonhando erealizando grandes histórias”,reforçando as informações de educação financeira e previdenciáriaveiculadas durante o encontro.

“A música, o jantar, o atendimento e aconfraternizaçãodemonstra que a amizade se mantém viva... Tudo muito agradável.” Joaquim Triburão Sobrinho

“A expectativa é que o próximo eventochegue logo! Está cada vez melhor. È sempre um grandereencontro!” Elzenite Ruth de Aguiar

"É sempre muito bom,venho todos os anos.Somos muito bematendidos, é um eventorealizado num lugarespecial e na companhiados colegas.” José Mauro de Carvalho

“Esse grande evento é uma excelenteiniciativa, demonstraque a entidadereconhece o valor dosseus participantes.” Marcos Vinicius Pires Lopes

“É uma iniciativafundamental para nósaposentados. Rever osamigos que estão nafundação é muito bom!” Eustáquio Morais deOliveira

“Além da recepçãocalorosa, gostei muito da mensagem otimistado diretor da entidade,Sergio Fajerman. Estãotodos de parabéns, existediálogo e respeito norelacionamento!” Maria Lucia Machado

“É uma festamaravilhosa, o quemais me agrada é aalegria contagiantede todos oscolegas.” José Mário Almeida

“O show foi bastanteanimado. Achei tudoótimo, pois podemosrever amigos queridosem um momento decelebração.” TerezinhaBertolini de Souza

Em breve, confira no site a coberturafotográficado evento da FundaçãoBemgeprev

Ouvindo vocêA Bemgeprev está pronta a ouvir os participantes, atender suas necessidades eaperfeiçoar seu atendimento. Para contatar a entidade, você pode utilizar o canal de relacionamento de sua preferência:

PessoalmenteDe 2ª a 6ª feira – das 9h30 às 12h – das 14h às 17h30Rua Albita, 131 – 4º andarBairro Cruzeiro – CEP 30310-160Belo Horizonte – MG

Por telefone ou faxFone: 31 3280-5967 / 5968 / 5969Fax: 31 3280-5965

Pela internetwww.bemgeprev.com.br Canal “Fale Conosco”

Envie sua sugestão de matéria para o Canal "Fale Conosco". Participe!

Os assistidos da Bemgeprev têm direito à isenção de uma sériede tarifas e benefícios especiais em seu relacionamentocomercial com o banco. Importante: pacotes ou acordosnegociados individualmente podem anular essas vantagens. Em caso de dúvida, consulte a Bemgeprev. Entre os diferenciais oferecidos, estão:

isenção de tarifas bancárias,isenção da anuidade do cartão de crédito Itaucard, taxas de juros diferenciadas, condições especiais na aquisição de cotas de consórcio, condições especiais na concessão de limites de crédito, condições especiais na contratação do Seguro Auto.

Atenção para a isenção de tarifas

No 7º Workshop Jurídico, organizado emparceria pelas entidades de previdência do ItaúUnibanco, o objetivo foi garantir o respeito aocontrato previdenciário e a segurança de todosos participantes contra demandas indevidas.Além de ler a matéria sobre essa iniciativa, quetal encontrar, no quadro ao lado, palavrasrelacionadas com o assunto? Elas podem estartanto na horizontal quanto na vertical.

1. Contrato 2. Regras 3. Justiça 4. Mutualismo5. Impacto 6. Direitos 7. Patrimônio 8. Repercussão 9. Custeio 10. Desequilíbrio

R O A T M M L E T S I A I G P N A V O DR C O N T R A T E D I R E O A U E D I ÇE I U T H K O P Ç F R J U S T I Ç A S SP T H M O N I O Ç A I V I D R T C U S TE Y S U I E R A M U T U A O I I R S R IR P A T R Q M B C O N D C Ç M A C Ã E ML A T U O U L R T P T I O T O Q O D P PU T U A O I S E U M U R N D N T N R E AT R V L S L A P A I A E T I I T T T R CA I T I H B O E L I L I R R O M R O U TA M E S S R M R I N L T Q E I M A S S OO O E M G I R C A T E O T I S Ã T L S NR N A O I T T U S L S S A V T E O R A IE G R O C C E S D E S T E I O Ç C O O OS R Ã O D D E S E Q U I L I B R I O I LI S P R O C E A S A T J U S T I Ç O M RS A I Ç A T O O C O R E G R A S R P S ÇT O A U T T E I O O Ç O E R E I S I N IR T C U S T E I O R E C O N T R Õ E O I

Caça- pala vras

acontece

Além de programar uma boa comemoração com osamigos e familiares, lembre-se que o recadastramento da Bemgeprev é feito no mês de seu aniversário. Os assistidos que não responderem nos prazosprevistos terão seus benefícios suspensos até aregularização de sua situação junto à entidade.

Feliz aniversário!

Page 4: Um risco que precisa ser compreendido por todos · “Quando se tem um conflito entre participante e fundo, na verdade, se tem um conflito entre participante e participante devido

Na avaliação dos participantes...

o evento foi considerado ótimo para 83% dos presentes e bom para 17%as palestras contribuíram para aumentar seu conhecimento,atingindo 93% de bom/domínio sobre os temas tratados

“Quando se tem um conflito entre participante e fundo, na verdade, se tem um conflito entreparticipante e participante devido a esse carátermutualista, no qual a ação de um é paga por elemesmo e pelos demais. Como num condomínio,no qual existem bens comuns e cabe a todospreservá-los, os custos relacionados a benfeitorias ou pagamentos de consertos sãoigualmente compartilhados entre as partes.”

José Laurindo de Souza Netto, desembargadordo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

“É fundamental que o participante compreenda o que pleiteia e busque sempre, emprimeiro lugar, o entendimento direto com a entidade. Ele precisa saber o que pede eentender se aquilo faz sentido à luz do contrato previdenciário. Vemos hoje umaverdadeira indústria de contencioso que tem preocupado a todos e começa apreocupar os próprios participantes dos planos que, aos poucos, vêm percebendoque isso pode afetar suas reservas previdenciárias.”

Lygia Avena, gerente jurídica da Valia e coordenadora da Comissão Técnica Nacional de Assuntos Jurídicos da Abrapp.

“É preciso que haja a compreensão de que, seo fundo é condenado a pagar algo para o qualnão houve previsão nem custeio, a conta nãovai fechar e todos podem ser prejudicados.Uma ação judicial contra uma entidade de previdência complementaré uma ação de um grupo de participantes ou de um participantecontra os demais participantes e não contra uma empresa. Defender a entidade é defender seus participantes e assistidos.”

Adacir Reis, advogado e ex-secretário de Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social.

“A sustentabilidadedas entidades deprevidênciapressupõe a boagestão de uma sériede fatores como acrescentelongevidade dapopulação, a relação risco-retorno dos investimentos em cenário dequeda de taxas de juros e a gestãoadministrativa que pode – e deve – terganho de escala como vêm fazendo asentidades do Itaú Unibanco. Semdúvida, os participantes têm um papelimportante ao perceber que entrarcom um pleito fora do contratoprevidenciário significa agir contra seupróprio patrimônio e de seus pares.”

José Edson da Cunha, secretário adjunto de Políticas dePrevidência Complementar doMinistério da Previdência Social.

você e a fundação

plano, recaindo muitas vezes sobre os própriosparticipantes vinculados ao plano, visto que a entidadenão possui patrimônio, ela apenas atua comoadministradora dos planos e do patrimônio dosparticipantes. É possível, portanto, imaginar o impactogerado pelas chamadas “demandas temerárias” baseadasno desconhecimento das regras do plano ou, muitasvezes, por interesses de escritórios especializados emforçar a chamada “judicialização da previdênciacomplementar”.

Para se ter uma ideia do que isso representa para osistema, de acordo com dados apresentados pela dra.Lygia Avena, as oito maiores entidades do paísrespondem hoje a aproximadamente 90 mil processos,sendo obrigadas a provisionar cerca de R$ 8,5 bilhõespara eventuais perdas. Na visão dos especialistas, este éum risco sério para as entidades - e cada um de seusparticipantes - que precisa ser entendido e reduzidodrasticamente para que não haja comprometimento derecursos tão importantes para o futuro de todos.

Foto

s Ed

vald

o Lu

ccen

a

I n f o r m a t i v o b i m e s t r a l d a F u n d a ç ã o B e m g e p r e v • j u l h o / a g o s t o 2 0 1 3 a n o 7 n º 4 0

Um risco que precisa sercompreendido por todos

uso excessivo da justiça por participantes deentidades fechadas de previdência complementar

é um assunto que preocupa os especialistas do setor. Issoporque a esmagadora maioria das demandas tem origemfora do contrato previdenciário, ou seja, aborda temasnão previstos no Regulamento do plano (documento queestabelece as diretrizes - direitos e deveres - dorelacionamento entre o participante e a entidade). Paradiscutir esse cenário e os melhores caminhos para adefesa do patrimônio das fundações ligadas ao ItaúUnibanco, foi realizado, no dia 25 de junho, o 7ºWorkshop Jurídico de Previdência Complementar.

O evento reuniu cerca de 80 convidados – entreconselheiros, diretores e colaboradores das fundações,advogados e profissionais das áreas trabalhista, cível eprevidenciária do banco e convidados dos escritórioscredenciados que atendem às entidades.

Eles assistiram às apresentações de quatro especialistasque abordaram os principais aspectos jurídicos econceituais relacionados ao tema (veja a seguir, um depoimento de cada palestrante).

Entre os avanços citados, está o recente julgamento doSupremo Tribunal Federal, de fevereiro deste ano, quedecidiu pela competência da Justiça comum, em vez daJustiça do Trabalho, para o julgamento das demandasque envolvem o contrato previdenciário. Essa decisãodeverá clarear, de vez, as diferenças entre as normas queregem o contrato de trabalho e a legislaçãoprevidenciária.

Impacto sobre o patrimônio

Vale destacar que, quando um participante entra comação judicial contra a entidade, o custo é suportado pelo

O

Continua na página 5

w w w . b e m g e p r e v . c o m . b r

Fech

amen

to a

utor

izad

o. P

ode

ser a

bert

o pe

la E

CT.

Info

rmat

ivo

bim

estr

al d

a Fu

ndaç

ão B

emge

prev

Ru

a A

lbita

, 131

, 4º a

ndar

, Bai

rro

Cruz

eiro

, CEP

303

10-1

60, B

elo

Hor

izon

te, M

G,

tel.

(31)

328

0-59

67 /

5968

/ 59

69 •

Elab

oraç

ão:

Pala

vra.

Ofic

ina

de T

exto

s, (1

1) 3

034-

0007

• Jo

rnal

ista

resp

onsá

vel:

Beth

Lei

tes

(MTb

20.

273)

• Pr

ojet

o gr

áfic

o: H

iro O

kita

• A

Fun

daçã

oBe

mge

prev

não

se

resp

onsa

biliz

a po

r dec

isõe

s to

mad

as c

om b

ase

nas

mat

éria

s di

vulg

adas

nes

ta p

ublic

ação

.

Resultado Acumulado no Período (06/2013)

DescriçãoBenefícios Pagos (16,8)Resultado dos Investimentos (0,8)Despesas Administrativas (0,6)Provisões Matemáticas 0,5Provisões para Contingências 0,7Reversão de Fundos 0,4Resultado do Período (16,6)

Participantes (06/2013)

Assistidos 1.105

Total 1.105

Posição Patrimonial (06/2013)

AtivoRealizáveis 1,3Investimentos 264,2Outros 38,2

Total 303,7

PassivoExigíveis 2,6

Operacional 1,4Contingencial 1,2

Passivo Atuarial 303,6Equilíbrio Técnico (3,9)

Déficit Acumulado (3,9)Fundos 1,4

Total 303,7

Composição dos Investimentos (06/2013)

Fundos de Investimentos 100%

A Bemgeprev em números em milhões de reais - junho 2013

Confira a cobertura do evento “Viver a Vida”nas páginas centrais

educação financeira e previdenciária

Como andam seus gastos?

Acompanhe nas próximas edições!

inguém deixa de pagar oque deve porque quer.

Dívidas e contas atrasadasdevem ser vistas comoconsequências de imprevistosou de um descontrole.Instrumentos de crédito – comoparcelamento no cartão oufinanciamento – podem serindispensáveis para se adquiriros mais diversos tipos de bens,mas é preciso estar atento epreparado para tais gastos. Odesafio, portanto, é se informarpara usar corretamente essesinstrumentos e não perder ascontas. Afinal, quem tem maisdívidas do que consegue pagarvive preocupado e acabaprejudicando seus própriosprojetos.

N

No site www.itau.com.br/usoconsciente, você acessa outras dicas valiosas para gerir bem suas finanças.

Sinais de alerta

Você vem pagando o valor mínimo da fatura do cartão de crédito há três meses ou mais?

Entrou no limite do cheque especial peloterceiro mês seguido?

Usa mais de um terço do que ganha para pagarprestações?

Tem atrasado comfrequência o pagamento decontas por falta de dinheirona data do vencimento?

Se você respondeu “sim” apelo menos uma pergunta,está mais do que na hora de começar a agir.

O que fazer

1. O primeiro passo é saberexatamente para onde vaiseu dinheiro. Confira naedição março/abril doinformativo “Com você”, asdicas para fazer seuorçamento doméstico.Você pode consultar no siteas edições anteriores daspublicações - Rota:Informativos.

2. Comece reduzindo gastos.Assim, você ganha fôlegopara pagar dívidas ereorganizar o orçamento.

3. Analise suas despesas paraver o que é essencial –como aluguel ealimentação – e o que podeser reduzido ou cortado.