um pouco da história

2
UM POUCO DA HISTORIA DA ESCOLA. QUEM FOI A PROF.ª MARIA PIA DOS SANTOS AMARAL Nascida no município de Inhangapi, formou-se no antigo Liceu Paraense, depois Instituto de Educação do Pará. Ao formar-se, foi designada para trabalhar na Vila de Apeú. Como não havia prédio escolar na localidade, a professora Maria Pia ensinava em casas cedidas pela comunidade, sendo, segundo depoimentos de antigos moradores e de pessoas da família, a primeira professora do lugar. A professora Maria Pia exerceu suas atividades na educação durante 40 anos. Para os moradores mais antigos, que foram seus alunos, era professora dedicada e paciente e tinha como missão alfabetizar os moradores da pequena vila, que carecia de ensino e de instrução escolar. Maria Pia aposentou-se em 1936 e deixou um legado: o pioneirismo na educação escolar apeuense e castanhalense. OS VÁRIOS NOMES DA ESCOLA No ano de 1983, no centenário da Vila de Apeú, a escola passou de Escola Estadual de 1º Grau de Apeú, para Escola Estadual de 1º Grau Prof.ª Maria Pia dos Santos Amaral, depois para Escola Estadual de 1º e 2º Graus prof.ª Maria Pia dos Santos Amaral e hoje E.E.E.F.M. Prof.ª Maria Pia dos Santos Amaral. Além dos nomes citados, a escola teve outros nomes, como: Grupo Escolar de Apeú, Escola Reunida de Apeú, Escola Mista e Integrada de Apeú.

Upload: matjoao1247

Post on 28-Jun-2015

388 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Um pouco da história

UM POUCO DA HISTORIA DA ESCOLA.

QUEM FOI A PROF.ª MARIA PIA DOS SANTOS AMARAL

Nascida no município de Inhangapi, formou-se no antigo Liceu Paraense, depois Instituto de Educação do Pará. Ao formar-se, foi designada para trabalhar na Vila de Apeú. Como não havia prédio escolar na localidade, a professora Maria Pia ensinava em casas cedidas pela comunidade, sendo, segundo depoimentos de antigos moradores e de pessoas da família, a primeira professora do lugar.

A professora Maria Pia exerceu suas atividades na educação durante 40 anos. Para os moradores mais antigos, que foram seus alunos, era professora dedicada e paciente e tinha como missão alfabetizar os moradores da pequena vila, que carecia de ensino e de instrução escolar. Maria Pia aposentou-se em 1936 e deixou um legado: o pioneirismo na educação escolar apeuense e castanhalense.

OS VÁRIOS NOMES DA ESCOLA

No ano de 1983, no centenário da Vila de Apeú, a escola passou de Escola Estadual de 1º Grau de Apeú, para Escola Estadual de 1º Grau Prof.ª Maria Pia dos Santos Amaral, depois para Escola Estadual de 1º e 2º Graus prof.ª Maria Pia dos Santos Amaral e hoje E.E.E.F.M. Prof.ª Maria Pia dos Santos Amaral.

Além dos nomes citados, a escola teve outros nomes, como: Grupo Escolar de Apeú, Escola Reunida de Apeú, Escola Mista e Integrada de Apeú.