um novo desafio, uma nova solução

32

Upload: olavo-camara

Post on 22-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Moção de Estratégia Global | Candidatura de Olavo Câmara a Presidente da JS Madeira | XIV Congresso Regional

TRANSCRIPT

UM NOVO DESAFIO UMA NOVA SOLUÇÃO

Candidatura de Olavo Câmaraa Presidente da Juventude Socialista Madeira

Um Novo Desafio, Uma Nova Solução 1 Mais Juventude, Melhor Participação 3 1. Um Desafio Imediato: Renovar a Estrutura, Relançar a JS Madeira 3

1.1. Relação com os Simpatizantes e Militantes 4 1.2. Relação com a Juventude Madeirense 4 1.3. Relação com as Estruturas de base 5 1.4. Relação com as Estruturas Nacionais 7 1.5. Relação com o Partido Socialista 8 1.6. Comunicação e Imagem: Uma Nova Estratégia 8 1.7. Gabinete de Estudos e Formação: Uma Solução Necessária 9

2. Um Desafio Urgente: Uma Juventude com Futuro 10 2.1. Educação, Ensino Superior e Ação Social Escolar 10 2.2. Mobilidade Jovem 12 2.3. Economia, Emprego e Empreendedorismo Jovem 13 2.4. Mar e Agricultura: uma Solução por Explorar 13 2.5. Turismo Jovem 14 2.6. Investigação Científica e Inovação Tecnológica 15 2.7. Saúde e Habitação 16 2.8. Desporto e Cultura 17

3. Um Desafio de Futuro: Uma Juventude com Visão 18 3.1. Igualde de Direitos 18 3.2. Ambiente e Desenvolvimento Sustentável 18 3.3. Intervenção Cívica e Voluntariado 19 3.4. Coesão Social e Solidariedade Intergeracional 19

4. Um Desafio Eleitoral: Preparar a Alternativa Política 21 4.1. Eleições Regionais: Importância da Participação Jovem 21

4.2. Eleições Legislativas: A Mudança Necessária 22 4.3. Eleições Presidenciais: Uma Alternativa de Futuro 22 4.4. Poder Local: Evolução e Acompanhamento Autárquico 23 4.5. Voto antecipado: Uma Resolução Urgente 24

5. Um Desafio sem Fronteiras: Europa e Mundo 26 5.1. Uma solução europeia para a Juventude 26 5.2. Uma solução mundial para a Juventude 27

6. Um Desafio para Todos: Melhor Democracia 28

Página 1 de 28

UM NOVO DESAFIO UMA NOVA SOLUÇÃO

Candidatura de Olavo Câmaraa Presidente da Juventude Socialista Madeira

Um Novo Desafio, Uma Nova Solução Portugal tem atravessado ao longo dos últimos anos um difícil momento de crise que arrastou consigo milhares de jovens portugueses. Milhares de jovens portugueses que viram as condições económicas das suas famílias degradarem-se. Milhares de jovens portugueses que viram as condições sociais do meio onde vivem piorarem. Milhares de jovens portugueses que viram os seus direitos à Saúde e à Educação colocados em causa. Milhares de jovens a quem foram negadas todas as perspetivas de Futuro, a quem foram recusadas oportunidades de Emprego e Habitação, milhares de jovens que por isso viram na emigração a única alternativa possível.

A crise que o mundo atravessou, que atingiu a Europa e que arrastou Portugal para o olho do furacão, atingiu com particular força a Região e os seus jovens. Por esse motivo, os jovens da Madeira e do Porto Santo enfrentam hoje um novo, importante e decisivo desafio: o relançamento do seu Futuro.

Este é um desafio que traz consigo muitos outros.

Em primeiro lugar, um desafio imediato de renovação e relançamento da JS Madeira, que permita recolocá-la no centro político da Região e do País, que a abra a todos os jovens e que a capacite para dar resposta aos problemas dos jovens da Madeira e do Porto Santo.

Em segundo lugar, um desafio urgente de relançamento do Futuro da juventude, repensando questões essenciais como a Educação e a Ação Social Escolar, a Mobilidade Jovem, o Emprego, a Habitação, a Saúde, o Desporto e a Cultura para todos. Um desafio de olhar para o amanhã com visão e com perspetiva,

Página 2 de 28

UM NOVO DESAFIO UMA NOVA SOLUÇÃO

Candidatura de Olavo Câmaraa Presidente da Juventude Socialista Madeira

nomeadamente em relação à Economia e ao Empreendedorismo Jovem, à Investigação Científica e à Inovação Tecnológica, à adoção de um novo modelo de desenvolvimento económico que aposte no Mar, na Agricultura e no Turismo Jovem. E também um desafio de abraçar grandes causas como a Igualdade de Direitos, o Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável, a Intervenção Cívica, o Voluntariado, a Coesão Social e a Solidariedade Intergeracional.

A JS Madeira enfrenta, por fim, o desafio de preparar-se para os momentos eleitorais que decorrerão nos próximos dois anos e que serão decisivos para o futuro da Madeira, do Porto Santo e do País, e nos quais a JS deverá assumir o seu papel de defesa intransigente dos interesses da juventude. E por isso deverá igualmente exigir uma resposta política enquadrada na realidade europeia e mundial, pois só assim seremos capazes de encontrar as soluções necessárias para os desafios globais que enfrentamos hoje.

São estes os desafios que se impõem à juventude e à JS Madeira neste momento e é para enfrentá-los, para dar-lhes novas respostas e para encontrar novas soluções, que apresento a minha candidatura a Presidente da JS Madeira, naquele que é um desafio para o qual convoco todos e conto com o contributo de todos como parte da solução.

É esta a minha missão, é este o meu desafio!

(Olavo Câmara)

Candidato a Presidente da JS Madeira

Página 3 de 28

UM NOVO DESAFIO UMA NOVA SOLUÇÃO

Candidatura de Olavo Câmaraa Presidente da Juventude Socialista Madeira

Mais Juventude, Melhor Participação

Dois desafios, duas soluções.

A política necessita de mais juventude – e esse é o nosso principal desafio: o de atrair mais jovens para a política regional, para a JS Madeira e para as suas estruturas. Apenas através da atração de mais jovens para a vida política seremos capazes de responder aos desafios que a nossa estrutura enfrenta, que a nossa Região enfrenta, que o nosso País enfrenta. A solução para esse desafio é clara e assenta na redinamização da nossa atividade e na capacidade de mobilização da juventude e da nossa estrutura para os desafios que nos são colocados diariamente. O desafio de atrair mais juventude para a política é a primeira solução para outro desafio: o de garantir uma maior e melhor participação na vida política.

É com vista à concretização destes desafios que se apresentam as linhas de ação para um mandato de intenso trabalho em prol da Juventude Socialista Madeira e da juventude da Madeira e do Porto Santo.

1. Um Desafio Imediato: Renovar a Estrutura, Relançar a JS

O desafio imediato da JS Madeira e cuja solução permitirá enfrentar todos os outros que se impõem de uma forma mais capacitada, é o de renovar a sua estrutura, relançando-a e criando uma nova dinâmica de trabalho que abarque todos quantos com ela se relacionam e identificam. Só assim a JS Madeira será capaz de atingir todos os objetivos que esta organização deve estabelecer para a sua ação.

Página 4 de 28

UM NOVO DESAFIO UMA NOVA SOLUÇÃO

Candidatura de Olavo Câmaraa Presidente da Juventude Socialista Madeira

1.1. Relação com os Simpatizantes e Militantes

Em primeiro lugar, é fundamental retomar a ligação com os simpatizantes e militantes da JS Madeira. A JS Madeira deve procurar combater e reverter ao máximo o distanciamento daqueles que, enquanto militantes da JS Madeira, se afastaram dos seus centros de decisão, deixando de participar nas atividades desenvolvidas ou até mesmo nalguns casos discordando das linhas de ação e de orientação estabelecidas. Por outro lado, é igualmente importante incentivar aqueles que simpatizam com a JS Madeira e com a sua ideologia a aderir às suas atividades, ação e estratégia políticas. A JS Madeira deve ser capaz de atrair todos aqueles que com ela se identificam para a sua atividade, pois só assim conseguirá capacitar-se para o importante desafio de representação e atuação em prol da defesa dos jovens da Madeira e do Porto Santo.

É com esse objetivo que nos devemos comprometer com uma estratégia de maior contacto diário com a juventude da Madeira e do Porto Santo, quer através da adoção de uma nova política de Comunicação e Imagem, exposta adiante, quer através da organização de atividades abertas a todos os interessados, com um caráter predominantemente político, ao tempo em que o seu programa social sirva de garantia à atração de todos os jovens.

1.2. Relação com a Juventude Madeirense

Para além do trabalho de voltar a atrair aqueles que, por desmotivação ou desilusão com a realidade política atual, se afastaram da nossa organização, é fundamental criar uma estratégia de trabalho e uma agenda de ações que nos permitam atrair novos militantes para a nossa estrutura.

Página 5 de 28

UM NOVO DESAFIO UMA NOVA SOLUÇÃO

Candidatura de Olavo Câmaraa Presidente da Juventude Socialista Madeira

A JS Madeira deve contar com todos: militantes, simpatizantes e restantes jovens da Madeira e do Porto Santo. A JS Madeira deve definir como centro e foco da sua atividade as pessoas e é nesse sentido que deverá, no imediato, estabelecer um plano de trabalho que lhe permita alcançar o objetivo de atrair 1000 novos militantes para a sua estrutura durante o próximo mandato. Esse trabalho deve ser realizado pela JS Madeira, em articulação com as suas estruturas locais, para que a JS Madeira seja capaz de assumir-se definitivamente como importante e decisivo representante da juventude madeirense.

A implementação da JS Madeira no tecido social da juventude madeirense é um decisivo desafio, que deve ser abraçado por todos, através da sua ação política diária de consciencialização dos jovens para a importância da vida política ativa na definição do seu futuro.

Este é um trabalho de todos e a JS Madeira deve contar com todos para a sua concretização. Se por um lado o momento político regional e nacional é em parte responsável pelo afastamento da juventude da política, por outro lado este é o momento certo para, através de ações concretas, voltar a credibilizar e requalificar as estruturas partidárias. Esse é o nosso desafio!

1.3. Relação com as Estruturas de Base

O objetivo de aproximação e ligação aos jovens da Madeira e do Porto Santo, bem como a todos os militantes e simpatizantes da JS Madeira, só poderá ser cumprido se o trabalho desenvolvido resultar de uma articulação constante com as estruturas locais da JS Madeira. É nesse sentido que é apresentado o desafio de no próximo mandato relançar as estruturas concelhias da JS Madeira, numa estratégia de aproximação da JS Madeira aos jovens locais.

Página 6 de 28

UM NOVO DESAFIO UMA NOVA SOLUÇÃO

Candidatura de Olavo Câmaraa Presidente da Juventude Socialista Madeira

Esse processo passará pela reorganização das estruturas concelhias, numa estratégia desenvolvida em linha com a atração de novos militantes. Em segundo lugar, a JS Madeira deverá centrar a sua ação na reorganização e relançamento dos núcleos, sobretudo nas freguesias em que forem identificadas maiores dificuldades de ligação às estruturas concelhias, devido às condições de acessibilidade, logísticas ou de outra ordem.

O relançamento das estruturas locais da JS Madeira necessitará de ser acompanhado da requalificação dos espaços existentes e da procura de novas soluções, numa estratégia cuja implementação só será possível através da ligação às estruturas partidárias locais e cuja concretização assumimos como um dos nossos principais desafios.

A JS Madeira também deverá ser capaz de desenvolver atividades ao nível dos seus núcleos locais e das suas estruturas concelhias, numa organização e agendamento que deverá funcionar em estreita articulação e colaboração entre todos. Essas atividades deverão assumir um cariz predominante político, sem nunca esquecer a importância do desenvolvimento de um espírito de camaradagem, lealdade e solidariedade entre todos os militantes e simpatizantes da JS Madeira. Para isso contribuirão certamente os momentos lúdicos e recreativos de convívio social associados, cuja implementação deverá constituir uma prioridade para a JS Madeira.

A atração dos jovens madeirenses e portossantenses para a política será tanto mais fácil quanto mais próximas, no espaço e atividade que desenvolvem, forem as estruturas que compõem a nossa organização. Esse é, também, o nosso desafio.

Página 7 de 28

UM NOVO DESAFIO UMA NOVA SOLUÇÃO

Candidatura de Olavo Câmaraa Presidente da Juventude Socialista Madeira

1.4. Relação com as Estruturas Nacionais

A JS Madeira deverá ser capaz de assumir a sua importância e relevância histórica no seio da ação nacional da Juventude Socialista. A JS Madeira foi e será sempre uma parte fundamental para a estrutura nacional e como tal deve ser capaz de exercer o seu trabalho e a sua influência política nessa sede.

A JS Madeira deverá pugnar-se sempre pela participação de qualidade nos momentos decisivos para a estrutura nacional, nomeadamente ao nível do Congresso Nacional, a realizar em 2014, da Universidade de verão e de todas as restantes atividades organizadas pela estrutura nacional. É fundamental marcar presença e contribuir ativamente para a JS, numa estratégia de trabalho coletivo que permitirá o crescimento da nossa estrutura regional e de todos os militantes que dela fazem parte. Só assim seremos capazes de honrar o legado histórico da JS Madeira e de lançar as bases para um futuro de participação nos principais centros de decisão a nível nacional.

Será também fundamental procurar alargar a presença nos órgãos da estrutura nacional, nomeadamente ao nível da Comissão Política Nacional. Alargando a participação de jovens da região nessas sedes seremos capazes de assumir aquele que é o nosso desafio: defender a JS Madeira e os seus compromissos, fazendo-a crescer e, com isso, permitindo-nos defender os interesses da juventude da Madeira e do Porto Santo.

Por fim, a JS Madeira deverá promover a formação de um Núcleo de Estudantes Socialistas - Madeira em território continental, de forma a aproximar a nossa estrutura de todos os jovens deslocados da Região.

Página 8 de 28

UM NOVO DESAFIO UMA NOVA SOLUÇÃO

Candidatura de Olavo Câmaraa Presidente da Juventude Socialista Madeira

1.5. Relação com o Partido Socialista

Para além da importância da participação da JS Madeira na preparação de todos os momentos eleitorais, naquela que é uma decisiva colaboração com o Partido Socialista e sobre a qual nos pronunciamos adiante, é fundamental que a JS Madeira assuma o seu papel de colaboração com o PS Madeira e o PS Nacional, sempre que dessa colaboração resultar a concretização de objetivos comuns. Sem nunca esquecer as causas próprias da JS Madeira, que deverá sempre assumir, como tem feito até aqui, os seus desafios próprios, deveremos encontrar no Partido Socialista um parceiro constante para apoiar a concretização de muitos dos nossos objetivos.

1.6. Comunicação e Imagem: Uma Nova Estratégia

A JS Madeira deve apostar numa nova estratégia de comunicação, para enfrentar o desafio de maior aproximação e ligação aos seus militantes, aos seus simpatizantes e a todos os jovens da Madeira e do Porto Santo, inclusive a todos aqueles que se encontram deslocados da Região.

Numa era em que as plataformas digitais e as redes sociais dominam o dia-a-dia dos jovens e em parte muitos dos acontecimentos políticos diários, é crucial que a JS Madeira seja capaz de assumir um papel central nessa área.

Para isso, a JS Madeira deve, em primeira instância, renovar e relançar a sua plataforma online, apostando numa nova e renovada imagem e em novos conteúdos.

Deverá também seguir a estratégia de aposta nas redes sociais, nomeadamente através da sua página do Facebook, num trabalho que deve ser desenvolvido de forma harmoniosa com as

Página 9 de 28

UM NOVO DESAFIO UMA NOVA SOLUÇÃO

Candidatura de Olavo Câmaraa Presidente da Juventude Socialista Madeira

suas estruturas locais, de forma a uniformizar a imagem da organização. Deverá também relançar o seu blog e analisar a viabilidade de lançamento de novas plataformas de comunicação.

1.7. Gabinete de Estudos e Formação: Uma Solução Necessária

A JS Madeira deverá comprometer-se com a procura constante de informação sobre a realidade dos problemas que os jovens da Madeira e do Porto Santo enfrentam diariamente. É por assumirmos esse desafio que trabalharemos na solução: a criação de um Gabinete de Estudos que nos permita concretizar a tarefa de acompanhamento da realidade regional, através do lançamento do projeto «Madeira 2020: Para onde Caminhamos?». Com este projeto pretendemos lançar as bases da discussão sobre os desafios de hoje, de forma a encontrar as soluções para o amanhã, através da organização de ciclos de conferências, palestras e debates temáticos, com a participação dos deputados socialistas da Assembleia Regional e da Assembleia da República, bem como de eurodeputados, autarcas e restantes personalidades com conhecimentos em cada área e cuja presença constitua interesse e benefício claro e reconhecido para todos os militantes e simpatizantes da JS Madeira.

A JS Madeira deverá também chamar a si a formação e capacitação política dos seus quadros, dos seus militantes, dos seus simpatizantes e dos jovens da Madeira e do Porto Santo. É nesse sentido que criaremos o ciclo de formação política «Socialismo Democrático: Passado, Presente e Futuro», para o qual convidaremos todos os interessados a marcar presença e com o qual pretendemos lançar as bases da formação política dos jovens da Região.

Página 10 de 28

UM NOVO DESAFIO UMA NOVA SOLUÇÃO

Candidatura de Olavo Câmaraa Presidente da Juventude Socialista Madeira

2. Um Desafio Urgente: Uma Juventude com Futuro

Numa altura em que a juventude da Região e do País enfrenta grandes dificuldades, fruto da política imposta a nível nacional e regional, é crucial dar resposta urgente aos problemas existentes, pois só assim será possível construir o futuro das novas gerações.

2.1. Educação, Ensino Superior e Ação Social Escolar

As políticas do atual Governo da República, acompanhadas por aquelas aplicadas pelo Governo Regional, levaram ao degradar acentuado da Educação, com o aumento da desmotivação dos professores, aumento da burocracia imposta, aumento dos formalismos da avaliação, limitação e degradação da atividade letiva por força de outras obrigações e do aumento do número de alunos por turma, degradação das condições da escola pública, entre outros. É por isso urgente voltar a centrar a Escola nas pessoas: nos alunos, nos professores, nas famílias.

O progresso de Portugal exige uma Escola capaz de dar resposta aos problemas de acessibilidade, uma Escola capaz de ensinar de forma modernizada, de preparar o futuro no ensino, na aprendizagem, no conhecimento e nas competências. A JS Madeira deve por isso exigir que sejam garantidas as condições fundamentais para o normal funcionamento da Escola Pública, bem como garantir a aposta na sua renovação, para que a Escola Pública seja capaz de dar resposta aos desafios de hoje e de formar melhor os cidadãos de amanhã, dando-lhes novas competências.

É também importante repensar o caminho para os percursos alternativos de ensino, nomeadamente ao nível dos chamados cursos tecnológicos e profissionais, direcionando-os não só para as necessidades do mercado, mas também para as aspirações dos jovens.

Página 11 de 28

UM NOVO DESAFIO UMA NOVA SOLUÇÃO

Candidatura de Olavo Câmaraa Presidente da Juventude Socialista Madeira

Se por um lado no pós-25 de Abril criaram-se as condições que permitiram à juventude da Madeira e do Porto Santo um maior nível de acesso e frequência do Ensino Superior, por outro lado as políticas aplicadas ao longo dos últimos anos representaram um retrocesso e um aumento das dificuldades relacionadas com o ingresso no Ensino Superior. A ação social escolar direta - bolsas de estudo - e indireta - alojamento e refeição social - é hoje insuficiente para responder aos problemas dos estudantes do Ensino Superior e são em parte a justificação para o abandono escolar de 50 000 Estudantes do Ensino Superior verificado nos últimos 20 anos.

É fundamental garantir condições justas de acesso ao Ensino, que passarão sempre pela resposta às dificuldades financeiras das famílias. Nenhum estudante deve deixar de estudar por dificuldades económicas! Deverá também repensar-se o valor das propinas, bem como limitar o seu aumento gradual.

É fundamental renovar a rede do Ensino Superior, com especial atenção para a Universidade da Madeira e respetiva oferta.

Por fim, a JS Madeira deverá promover esforços no sentido de se criarem condições suficientes para o necessário esclarecimento dos jovens madeirenses e portossantenses em relação ao Ensino Superior e aos Cursos existentes, devendo apostar-se também na sinalização das dificuldades que possam surgir durante essa frequência, procurando evitar ao máximo o abandono escolar. Importa ainda recordar que a Madeira reúne um conjunto de condições únicas, nomeadamente a sua localização geográfica, condições climatéricas e estruturas de acessibilidade, que lhe permite potenciar a Universidade, pela diferença em relação ao restante panorama nacional.

Página 12 de 28

UM NOVO DESAFIO UMA NOVA SOLUÇÃO

Candidatura de Olavo Câmaraa Presidente da Juventude Socialista Madeira

2.2. Mobilidade Jovem

Os jovens da Madeira e do Porto Santo enfrentam hoje sérias dificuldades ao nível da sua mobilidade, cuja resolução é urgente para garantir a satisfação das necessidades que permitem o total desenvolvimento das novas gerações.

Em primeiro lugar, a JS Madeira deverá promover a discussão em relação à oferta e ao preço dos transportes públicos, nomeadamente os passes, cujo valor é muitas vezes impeditivo da mobilidade jovem. Deverá também procurar novas soluções de apoio aos jovens com maiores dificuldades económicas, de forma a salvaguardar que esses não são impedidos de aceder aos transportes públicos por esse motivo.

Em segundo lugar, a JS Madeira deverá comprometer-se com a defesa dos interesses dos jovens do Porto Santo, garantindo adequadas condições de mobilidade entre as duas ilhas, quer por via marítima, quer por via aérea, a preços adequados à condição de dupla-insularidade dos habitantes do Porto Santo.

Por fim, a JS Madeira deverá também encontrar uma alternativa para os problemas das viagens aéreas que os jovens da Madeira e do Porto Santo enfrentam. Os preços praticados pelas companhias aéreas, justificados pelas mesmas com base nas taxas aeroportuárias aplicadas, são muitas vezes impeditivos de que os jovens se desloquem a casa, em especial em alturas como o Natal, a Páscoa e o Verão. É urgente encontrar uma alternativa ao modelo de apoio atualmente existente, claramente insuficiente e incapaz de dar resposta a um problema que teima em persistir, sem que qualquer solução seja apresentada pelo Governo Regional. Este é o nosso desafio!

Página 13 de 28

UM NOVO DESAFIO UMA NOVA SOLUÇÃO

Candidatura de Olavo Câmaraa Presidente da Juventude Socialista Madeira

2.3. Economia, Emprego e Empreendedorismo Jovem

Atualmente a inexistência de emprego é a principal dificuldade que os jovens da Madeira enfrentam, com uma taxa de desemprego jovem que ultrapassa os 50%. É por isso fundamental relançar a economia madeirense, com base nas linhas apresentadas ao longo desta moção, combatendo-se o desemprego e apostando-se na criação de novos postos de trabalho.

É fundamental que se revejam as plataformas de criação e lançamento de empresas, nomeadamente reavaliando as condições de financiamento de startups e a logística associada, de forma a facilitar o empreendedorismo jovem.

Deverão também ser revistos os modelos existentes de promoção de estágios profissionais, procurando garantir a renumeração dos jovens, em detrimento da prática corrente de realização de inúmeros estágios sem qualquer tipo de apoio, e apostar nos incentivos à contratação. O combate à precariedade laboral é um dos nossos desafios!

2.4. Mar e Agricultura: uma Solução por Explorar

Ao longo dos últimos anos, quer Governo da República, quer Governo Regional, têm adotado um discurso de aposta no Mar e na Agricultura como alternativa ao modelo de desenvolvimento económico até então estabelecido. Contudo, ao discurso político adotado não têm correspondido medidas suficientemente eficazes que visem a real potenciação do Mar e da Agricultura como setores económicos estratégicos da Região e do País.

É por esse motivo que a JS Madeira deve assumir como desafio a definição de uma política governamental clara para o Mar e para

Página 14 de 28

UM NOVO DESAFIO UMA NOVA SOLUÇÃO

Candidatura de Olavo Câmaraa Presidente da Juventude Socialista Madeira

a Agricultura. É urgente definirem-se objetivos para esses setores e estratégias de ação claras, que cheguem a toda a população e que sejam efetivamente aplicadas.

Ao nível do Mar, é necessário criar plataformas que permitam potenciar as atividades de mar, reduzindo burocracias e aumentando a área de exploração utilizada. Falar em Mar deverá significar uma aposta clara no Turismo de Mar, através da manutenção e requalificação das estruturas existentes, ao nível do acesso às praias, aos desportos de Mar e à exploração marítima enquanto destino turístico. Deverão também desenvolver-se estudos que permitam analisar a viabilidade da aposta na Indústria de Mar, sem nunca esquecer a necessidade de garantir a renovação e sustentabilidade desse ecossistema.

Em relação à Agricultura, a JS Madeira deverá centralizar o debate nos apoios destinados a este setor, nomeadamente os provenientes da União Europeia, que deverão ser integrados numa estratégia de formação dos jovens agricultores adequada e eficaz. Numa segunda fase, é necessário garantir uma divulgação eficaz dos programas de apoio existentes, de forma a permitir que essa informação chegue a todos os jovens interessados em aderir aos mesmos. Finalmente, deverá ser repensada a estratégia de organização da indústria e comercialização agrícola, procurando potenciar os ganhos para a população e minimizando os riscos e perdas potenciais. É neste quadro estratégico que a JS Madeira deverá promover o debate entre os seus militantes, ao tempo em que deve orientar a sua a ação para estas áreas.

2.5. Turismo Jovem

Pese embora a Madeira não deva abandonar a sua aposta no turismo de alta qualidade e destinado ao alto poder de compra,

Página 15 de 28

UM NOVO DESAFIO UMA NOVA SOLUÇÃO

Candidatura de Olavo Câmaraa Presidente da Juventude Socialista Madeira

consideramos que a aposta no Turismo Jovem está longe do que é possível fazer, pelo que a JS Madeira deverá promover a discussão sobre esta temática. A potenciação de um turismo alternativo, em menor escala e destinado aos turistas jovens, através da aposta em alojamento e alimentação de custo mais reduzido, localizações estratégicas em locais históricos e no meio rural, potenciação da Madeira como destino turístico de lazer ligado ao Mar e à Natureza, poderá proporcionar à Região benefícios ao nível da atração de um segmento até hoje pouco explorado. Deverão igualmente ser adotadas medidas que facilitem a criação de estruturas e plataformas que potenciam este tipo de Turismo.

2.6. Investigação Científica e Inovação Tecnológica

A Madeira reúne hoje um conjunto de condições humanas e estruturais que lhe permite funcionar como centro de inovação em áreas estratégicas que podem e devem ser potencializadas.

A JS Madeira defende a aposta na Investigação Científica, para a qual deve contribuir decisivamente a Universidade de Madeira e institutos associados, através de uma estratégia de promoção da internacionalização, captação de recursos humanos altamente qualificados e de financiamento internacional que permita a criação e extensão de programas de apoio aos projetos de Investigação.

A JS Madeira defende também a aposta na Inovação Tecnológica, para a qual também deverá contribuir decisivamente a Universidade da Madeira e as condições científicas e humanas de que dispõe. A isso deverá associar-se a captação de recursos humanos regionais, nacionais e internacionais, capazes de trazer novos conhecimentos e novas ideias para a Região, pelo que deverá também garantir-se a existência de apoios,

Página 16 de 28

UM NOVO DESAFIO UMA NOVA SOLUÇÃO

Candidatura de Olavo Câmaraa Presidente da Juventude Socialista Madeira

nomeadamente comunitários, ao lançamento de novos projetos nesta área.

2.7. Saúde e Habitação

Os últimos anos foram marcados por um claro desinvestimento na Saúde, nomeadamente devido à redução do orçamento destinado ao Sistema Nacional de Saúde, colocando em causa o funcionamento de Hospitais e Centros de Saúde. Por um lado os Hospitais mostraram-se incapazes de responder a todas as necessidades devido à escassez dos recursos materiais que agora apresentam; por outro, os Centros de Saúde tornaram-se insuficientes para acudir às necessidades de uma população cada vez mais envelhecida.

É por isso urgente repensar as políticas de saúde na Região e no País, de forma a garantir que todos têm acesso à saúde, independentemente da sua condição social e económica; que todos têm acesso aos cuidados de saúde necessários e em igualdade de circunstâncias, perante idênticas patologias, independentemente da sua origem. É fundamental garantir que o SNS é capaz de dar resposta a todas as necessidades, sendo disso exemplo as necessidades das crianças e dos jovens, quer a nível de vacinação, quer a nível de acompanhamento médico nos Cuidados Primários ao longo de uma importante fase da sua vida. A JS Madeira deverá também comprometer-se com a prevenção dos comportamentos de risco, entre os quais a toxicodependência e consumo de substâncias tóxicas como o álcool e o tabaco, nomeadamente através de campanhas de sensibilização e do trabalho na área da reinserção social de jovens em risco.

Numa altura da suas vidas em que os jovens procuram novas soluções para o seu futuro, nomeadamente ao nível da Habitação,

Página 17 de 28

UM NOVO DESAFIO UMA NOVA SOLUÇÃO

Candidatura de Olavo Câmaraa Presidente da Juventude Socialista Madeira

é fundamental garantir o acesso à habitação a custos reduzidos, nomeadamente através do incentivo ao arrendamento, diminuição da carga fiscal, requalificação de edifícios abandonados, principalmente nos centros históricos, apoio à habitação social no caso dos mais necessitados, entre outras medidas.

2.8. Desporto e Cultura

Ao longo dos últimos anos os constrangimentos financeiros que a Madeira enfrentou colocaram em causa a sobrevivência dos clubes desportivos e do desporto regional como o conhecemos até então. É por isso fundamental encontrar novas estratégias que garantam o fundamental: desporto para todos. Depois da adoção de uma política desportiva sem rumo ao longo dos últimos anos, é fundamental garantir agora a reabilitação e requalificação dos espaços, apoio ao desporto de formação, apoio ao desporto para jovens com deficiência e apoio aos desportos tradicionais, aos Desportos de Mar e de Montanha. É também fundamental redefinir o modelo de apoios financeiros ao desporto, nomeadamente às Escolas, Clubes e Associações.

A JS Madeira defenderá também uma formação transversal dos jovens da Madeira e do Porto Santo e como tal deve fomentar a importância da cultura entre os jovens da Madeira. Como tal a JS Madeira defenderá uma maior abertura aos jovens de espaços e momentos culturais, através da promoção da gratuidade e preços reduzidos de participação. A JS Madeira apoiará também o fomento da valorização da cultura regional, procurando apoiar as iniciativas realizadas nesse âmbito pelos jovens da Madeira e do Porto Santo e incentivando a um maior apoio de fundos comunitários e regionais para essas atividades.

Página 18 de 28

UM NOVO DESAFIO UMA NOVA SOLUÇÃO

Candidatura de Olavo Câmaraa Presidente da Juventude Socialista Madeira

3. Um Desafio de Futuro: Uma Juventude com Visão

A JS Madeira deve comprometer-se com a defesa do progresso social, pelo que deverá manter-se na linha da frente da defesa das causas comuns à juventude.

3.1. Igualdade de Direitos

Numa época de crise, aumenta a possibilidade de, perante a urgência de satisfação de necessidades imediatas, as populações assumirem outras prioridades que não a defesa pela igualdade de direitos, tantas vezes esquecida. A JS Madeira deverá por isso assumir o seu legado histórico de defesa do progresso social e da igualdade de direitos entre todos.

Como tal, deverá manter-se atenta à discussão de temas atuais fraturantes, como são o caso da co-adoção e da adoção por casais homossexuais. Deverá também promover o debate e a formação dos seus militantes em áreas como a Procriação Medicamente Assistida, as Normas Antecipadas da Vontade, a Integração Imigrante, a Igualdade Económica entre Géneros e o Apoio aos Jovens com Deficiência, numa estratégia que deverá ser acompanhada da apresentação de soluções para os problemas identificados.

3.2. Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

A JS Madeira deverá comprometer-se com a defesa intransigente do meio ambiente, com especial destaque para os recursos naturais da Região. A JS Madeira defenderá uma estratégia de prevenção e combate às catástrofes naturais, nomeadamente os incêndios e aluviões. A JS Madeira deverá também assumir a responsabilidade de defender políticas de desenvolvimento sustentável, quer ao nível

Página 19 de 28

UM NOVO DESAFIO UMA NOVA SOLUÇÃO

Candidatura de Olavo Câmaraa Presidente da Juventude Socialista Madeira

dos recursos naturais da Região, quer ao nível dos recursos energéticos e materiais.

3.3. Intervenção Cívica e Voluntariado

A JS Madeira deverá promover a Intervenção Cívica dos seus militantes, simpatizantes e jovens da Madeira e do Porto Santo, através da aposta em ações de sensibilização e formação.

A JS Madeira deverá também promover a prática do Voluntariado, através da organização de eventos de índole solidária, que permitam aos seus militantes e simpatizantes aproximarem-se dessa realidade. Deverá também defender um quadro de atuação regional, que permita a criação de novos programas de voluntariado jovem e a divulgação dos projetos europeus e internacionais de voluntariado.

Além disso a JS Madeira defenderá a criação de programas ocupacionais, permitindo um primeiro contacto e primeira experiência dos jovens com o mundo laboral.

3.4. Coesão Social e Solidariedade Intergeracional

A crise arrastou com ela dezenas de famílias que ficaram mais pobres, o que gerou injustiças sociais que colocam em causa a coesão social. É por isso fundamental que a JS Madeira seja capaz de atuar no sentido de, através da defesa das suas grandes causas e do seu trabalho em áreas estratégicas, como são exemplo a Educação, a Economia e o Emprego, garantir que essa coesão se mantém. Além disso a JS Madeira defenderá sempre uma justa distribuição dos esforços exigidos, nomeadamente através do alívio da carga fiscal atualmente imposta aos portugueses.

Página 20 de 28

UM NOVO DESAFIO UMA NOVA SOLUÇÃO

Candidatura de Olavo Câmaraa Presidente da Juventude Socialista Madeira

Ao longo dos últimos anos assistimos repetidas vezes a uma tentativa do Governo da República em dividir as gerações do nosso país, numa estratégia de hostilização que a JS Madeira repudia. É por isso nosso dever contrariar o discurso reinante, que coloca em oposição e em confronto as diferentes gerações, devendo pelo contrário promover iniciativas de construção da solidariedade intergeracional e garantindo um acompanhamento constante das políticas adotadas que possam colocá-la em causa.

Página 21 de 28

UM NOVO DESAFIO UMA NOVA SOLUÇÃO

Candidatura de Olavo Câmaraa Presidente da Juventude Socialista Madeira

4. Um Desafio Eleitoral: Preparar a Alternativa Política

A JS Madeira deverá assumir um papel decisivo na mudança do paradigma político a curto prazo. Os anos de 2015 e 2016 serão marcados por importantes atos eleitorais e é nesse sentido que são apresentadas as linhas de ação principais que permitirão à JS Madeira cumprir a sua missão de participação na construção de uma alternativa política com capacidade de responder aos desafios que enfrentamos atualmente.

4.1. Eleições Regionais: Importância da Participação Jovem

A JS Madeira terá de assumir um papel central nas próximas eleições regionais, a realizar em 2015. As próximas eleições regionais marcarão um momento potencialmente decisivo para a alteração do panorama político regional.

A JS da Madeira terá de assumir-se como interveniente na linha da frente do combate eleitoral, em primeiro lugar através da sua ligação à juventude da Madeira e do Porto Santo e em segundo lugar através da capacidade de mobilização dos seus militantes e simpatizantes. É fundamental reforçar a participação da JS Madeira nos momentos de reflexão e construção do plano e manifesto eleitorais do PS Madeira, dando o seu contributo em prol da defesa dos interesses da juventude, bem como através da integração de jovens na lista de deputados candidatos. A JS Madeira deverá por fim assumir igualmente o seu compromisso de participação em todos os momentos de campanha, mobilizando para isso toda a sua estrutura, a nível regional e a nível local. É missão da JS Madeira fazer a ligação entre o PS Madeira e a juventude da Madeira e do Porto Santo e é com esse objetivo que devemos atuar para superar o desafio de alterar a realidade política da Região, nomeadamente através do combate à abstenção.

Página 22 de 28

UM NOVO DESAFIO UMA NOVA SOLUÇÃO

Candidatura de Olavo Câmaraa Presidente da Juventude Socialista Madeira

4.2. Eleições Legislativas: A Mudança Necessária

O ano de 2015 será igualmente marcado pelas eleições legislativas nacionais. Os últimos três anos foram assinalados pela política de austeridade defendida pelo Governo da República liderado por Pedro Passos Coelho, consubstanciado na aplicação de um Memorando de Entendimento que nada tinha que ver com aquele assinado pelo último Governo do Partido Socialista. É fundamental que a Região participe no exercício de reflexão e mudança política que permita ao país retomar o caminho de crescimento económico e da solidariedade social e é nesse sentido que a JS Madeira deverá assumir o desafio de participação e mobilização da juventude da Madeira e do Porto Santo para estas eleições. A mudança também deverá passar pela Região! Esse é o nosso desafio!

4.3. Eleições Presidenciais: Uma Alternativa de Futuro

Com o final do mandato do atual Presidente da República, em 2016 decorrerá a escolha do próximo Presidente da República, para um mandato que se prolongará até 2021. A JS Madeira deverá por isso comprometer-se com a participação na reflexão e discussão política que permitirá encontrar a nível nacional o futuro candidato do Partido Socialista à Presidência da República. Deverá também, num segundo momento, desenvolver todos os esforços necessários para levar essa escolha à vitória e à Presidência da República, pois passará também por aí a mudança política necessária para o País e para a Região. A JS Madeira compromete-se por isso a, num exercício de lealdade e solidariedade para com o Partido Socialista, enfrentar mais um momento eleitoral com a força e a convicção necessárias para superar e

Página 23 de 28

UM NOVO DESAFIO UMA NOVA SOLUÇÃO

Candidatura de Olavo Câmaraa Presidente da Juventude Socialista Madeira

4.4. Poder Local: Evolução e Acompanhamento Autárquico

As eleições autárquicas de 2013 assinalaram um importante momento para a JS Madeira, graças à eleição de muitos dos seus militantes para importantes lugares de decisão das autarquias e juntas de freguesia da Madeira. Esse sucesso nas últimas eleições autárquicas é revelador da importância da JS Madeira para o poder local, bem como da capacidade política dos seus militantes.

A esse primeiro momento de sucesso importa agora acrescentar um acompanhamento do trabalho desenvolvido nessas sedes, de forma a proporcionar aos jovens autarcas oportunidades de crescimento e de desenvolvimento de um trabalho profícuo.

A JS Madeira deverá servir de sede de esclarecimento a todos os militantes que desempenham funções no poder local, acompanhando o seu trabalho e esclarecendo todas as dúvidas que dele decorra.

A JS Madeira deverá também incentivar a ligação com e entre os seus jovens autarcas, através da realização de reuniões de balanço periódicas com todos eles.

Devemos também assumir o desafio de incentivar o contacto entre os jovens autarcas e os restantes simpatizantes e militantes da JS Madeira, quer através das suas estruturas locais, quer através da estrutura regional, de forma a promover a participação de todos na construção de um poder local mais competente e de fortalecer a ligação à realidade local, aumentando a capacidade de resposta aos problemas existentes.

É também com esse objetivo que nos comprometemos a organizar o «Fórum Autárquico 2015», de forma a fazer-se um balanço dos dois

Página 24 de 28

UM NOVO DESAFIO UMA NOVA SOLUÇÃO

Candidatura de Olavo Câmaraa Presidente da Juventude Socialista Madeira

primeiros anos de mandato autárquico e a preparar todos aqueles que no futuro próximo poderão desempenhar funções no poder local.

Por fim, a JS Madeira incentivará a existência de orçamentos participativos no poder local.

4.5. Voto antecipado: Uma Resolução Urgente

No ano de 2010 foi aprovada a lei que permite aos jovens da Madeira e do Porto Santo deslocados da Região votarem nos diferentes momentos eleitorais que marcam a vida política nacional e regional. Os próximos dois anos serão marcados por importantes e decisivos momentos eleitorais, que decidirão o futuro do País, da Região e dos jovens portugueses, com especial relevância para os jovens da Madeira e do Porto Santo, que poderão de uma vez por todas verem implementadas na Região políticas que respondem às suas necessidades, às suas aspirações e aos seus anseios.

Pese embora a criação da lei que permite a realização do voto antecipado, a sua difícil praticabilidade continua a impedir que muitos jovens votem e decidam o seu futuro. Os problemas começam nas datas definidas para fazê-lo, com timings demasiados distantes da data de eleição e que dificultam, por isso, a realização do voto; na divulgação da informação, normalmente escassa, de difícil acesso e tardiamente; e na logística associada, num processo moroso e de difícil execução.

A JS Madeira, como parte interessada nesta matéria, deve por isso assumir o seu compromisso de apresentar uma proposta de alteração da lei em vigor, que facilite a realização do voto antecipado e que permita aumentar as taxas de participação jovem em todos os momentos eleitorais. Não chega desejar maior

Página 25 de 28

UM NOVO DESAFIO UMA NOVA SOLUÇÃO

Candidatura de Olavo Câmaraa Presidente da Juventude Socialista Madeira

participação e menor abstenção sem que para isso todos assumam o seu papel. Este é o papel designado para a JS Madeira, num trabalho que deverá ser desenvolvido em articulação com a estrutura nacional e com os grupos parlamentares do Partido Socialista.

Página 26 de 28

UM NOVO DESAFIO UMA NOVA SOLUÇÃO

Candidatura de Olavo Câmaraa Presidente da Juventude Socialista Madeira

5. Um Desafio sem Fronteiras: Europa e Mundo

O progresso alcançado no período pós-25 de Abril permitiu a Portugal integrar-se na comunidade europeia, bem como estender a sua rede de influência política a todo o mundo. É por isso fundamental que os jovens da Madeira e do Porto Santo encontrem nas instituições internacionais respostas para os seus problemas.

5.1. Uma solução europeia para a Juventude

As eleições europeias que se realizam no dia 25 de maio marcarão um importante momento para a população madeirense e portossantense, com a previsível eleição da eurodeputada indicada pelo PS Madeira, a Dr.ª Liliana Rodrigues.

Este momento eleitoral poderá também marcar o início de uma importante viragem política regional, nacional e europeia, com a possível vitória do PS Madeira, Partido Socialista Nacional e do Partido Socialista Europeu.

A JS Madeira deverá por isso encontrar nos eurodeputados socialistas, em especial na Dr.ª Liliana Rodrigues, um importante elo de ligação ao Parlamento Europeu e a todas as decisões que por lá passarem. Será por isso fundamental que a JS Madeira seja capaz de acompanhar o trabalho desenvolvido no Parlamento Europeu, para que as suas propostas possam ser integradas no contexto da realidade europeia e enquadradas à luz das decisões tomadas, nomeadamente em relação aos fundos europeus e às opções estratégicas para as regiões ultraperiféricas. Acresce a isso a importante influência que a JS Madeira deverá exercer para que, naquilo que disser, direta e indiretamente, respeito à juventude da Madeira e do Porto Santo, os seus interesses sejam tidos em conta por todas as instâncias europeias.

Página 27 de 28

UM NOVO DESAFIO UMA NOVA SOLUÇÃO

Candidatura de Olavo Câmaraa Presidente da Juventude Socialista Madeira

A Europa deverá constituir uma importante solução para os desafios enumerados ao longo desta moção, com especial atenção para as questões relacionadas com a Educação, a Economia, o Emprego e as Causas de Futuro

5.2. Uma solução mundial para a Juventude

Fruto dos fluxos de emigração verificados no passado e que, por força da crise agravada pelas políticas dos atuais Governos da República e da Região, voltaram a fazer parte do quotidiano regional e nacional, existem hoje muitos jovens madeirenses e portossantenses espalhados por todo o mundo. É por isso fundamental que a JS Madeira seja capaz de manter uma ligação a todos os jovens deslocados da Região, de forma a por um lado possibilitar o acompanhamento de situações potencialmente problemáticas que necessitem de uma resposta política e, por outro, permitir que o contacto com novas realidades sirva de plataforma de aprendizagem em relação às alternativas de solução existentes para os desafios colocados.

A JS Madeira deverá também manter-se atenta às causas mundiais, como a manutenção da paz em zonas de maior instabilidade política, a erradicação da pobreza e o apoio ao desenvolvimento dos países mais pobres, pois só assim seremos capazes de contribuir para a construção de um futuro mais justo e mais próspero para toda a Humanidade.

Página 28 de 28

UM NOVO DESAFIO UMA NOVA SOLUÇÃO

Candidatura de Olavo Câmaraa Presidente da Juventude Socialista Madeira

6. Um Desafio para Todos: Melhor Democracia

O cumprimento das linhas de ação definidas ao longo desta Moção permitirá fazer da JS Madeira uma organização partidária forte, com capacidade de mobilização e de defesa dos interesses da juventude da Madeira e do Porto Santo.

Com a candidatura a Presidente da JS Madeira apresento a todos os militantes, simpatizantes e jovens da Madeira e do Porto Santo o desafio de, com a colaboração de todos, com a participação de todos e com o trabalho de todos, melhorar a democracia na Região.

Melhorar a democracia na Região passará sempre por aumentar o nível de participação jovem, por atrair mais jovens para a reflexão e atividade política e para a JS Madeira. Melhorar a democracia na Região passará por aumentar a qualidade da participação jovem, num desafio cuja solução deverá passar pela JS Madeira, pelo seu capital histórico, pela sua reestruturação, pela sua redinamização, pelo seu relançamento, pela sua capacidade de trabalho e pela sua implementação definitiva no seio da juventude da Madeira e do Porto Santo.

Este é o nosso Desafio, este é o Desafio da JS Madeira, este é o Desafio da Juventude da Madeira e do Porto Santo. É um Desafio para mim, é um Desafio para Todos – e por isso contem comigo, porque eu conto com todos.