um mar de flores, tecnologia e sustentabilidade · tecnologia e sustentabilidade. eventos veiling...

15
Um mar de flores, tecnologia e sustentabilidade Swart REVISTA DA COOPERATIVA - VOLUME 2 - MARÇO 2017 WWW.VEILING.COM.BR

Upload: others

Post on 22-Aug-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Um mar de flores, tecnologia e sustentabilidade · tecnologia e sustentabilidade. Eventos Veiling leva para a APAS 2017 o conceito de flores dentro das redes de autosserviço APAS

Um mar de flores,tecnologia esustentabilidade

Swart

REVISTA DA COOPERATIVA - VOLUME 2 - MARÇO 2017

WW

W.V

EILI

NG

.CO

M.B

R

Page 2: Um mar de flores, tecnologia e sustentabilidade · tecnologia e sustentabilidade. Eventos Veiling leva para a APAS 2017 o conceito de flores dentro das redes de autosserviço APAS

É quase impossível darmos um passo, hoje em dia, sem nos depararmos com alguma inovação. Mesmo sem perceber, elas existem e estão por toda a parte, mudando muita a forma como lidamos com as coisas.

Dentro da CVH não é diferente, aliás, inovação está em nosso DNA. O conceito de evolução contínua está muito amadurecido e integrado a todas às áreas da cooperativa, sempre buscando soluções que possam nos ajudar nos processos: sendo mais eficiente, minimizando discordâncias, melhorando e dando suporte aos nossos clientes e cooperados, viabilizando o andamento dos trabalhos.

Nos últimos anos os custos têm aumentado de forma desenfreada. Cada vez mais, assombram o orçamento das empresas, refletindo diretamente em seus resultados. Ao mesmo tempo precisamos estar focados no mercado, porém, sem perder de vista o operacional, nos empenhando para não perder o controle da gestão financeira. Desta forma, as inovações, quando bem implementadas e estruturadas, podem trazer mais tranquilidade e segurança aos processos, e, confiabilidade à gestão empresarial como um todo, permitindo que empreendedores tenham mais foco no mercado, e busquem de forma mais direcionada as vendas, que são o combustível para o crescimento e perenidade das empresas. Afinal, tempo também é dinheiro.

Dentro deste conceito, o Veiling vem investindo muito forte em inovações tecnológicas, pois há necessidade em se ter processos ágeis e seguros, assim, somos direcionados para esse caminho. Um caminho sem volta, uma vez que permite mais confiabilidade e rapidez nas informações, pois são processos sofisticados que trabalham com movimentações e transações com milhões de registros e informações geradas diariamente.

Além dos investimentos já realizados pela CVH na última

Expediente:À flor da ideia é aquele momento em que as emoções empatam com a razão, e as ideias brotam com as necessidades que o mercado quer. Seja bem-vindo ao mais novo informativo da Cooperativa Veiling Holambra.

Supervisão e Coordenação Thamara D’Angieri

Textos Elisabete Raimundo (Mtb 24.425) Jéssica Rezende

Diagramação e design Arpejo comunicação integrada

Fotografia Guilherme Oliveira Marcelo GuarnieriCarolina Ritzmann

Pautas, dicas e comentários [email protected]

Sumário

Conteúdo

04 Eventos

03 Foco 18 Capacitação

12 Paisagismo

22 Criatividade e Inovação

07 Negócio

13 Grandes Atacadistas

08 Identidade

17 Digital

16 Mundo Veiling

Veiling leva para a APAS 2017 o conceito de flores dentro das redes de autosserviço.

Um grande passo para o avanço tecnológico. Manuais / Logística / PEGER.

Fórum.

Flower Fusca.

LKP – uma nova modalidade de vendas chegou para potencializar as negociações.

Milplantas: um espaço de sofisticação, cores e arte floral.

Mudar ou não mudar, eis a questão!

Por que investir em redes sociais.

Orgulho em ser Veiling.

Um grande passo para o avanço tecnológico

Foco

“Olhando para o futuro todas as empresas buscarão, de alguma forma, inovações que permitam resolver ou minimizar processos que demandam trabalho, tempo e altos custos, isso será inevitável.”

Jorge Possato TeixeiraGerente de Logística e Facilidades

Jorge Possato Teixeira

década, que depois de implantados acabam virando rotina, tais como, Veiling Online, RFID, sistema de rastreabilidade (Track & Trace), e mais recentemente, a implantação do novo cesto para flores de corte, e o LKP – Lance Klok precificado, sistema de vendas pré-leilão, buscando cada vez mais eficiência e credibilidade em todos os processos, estamos implantando na área de logística, a distribuição de produtos por voz. Uma tecnologia que irá permitir aos profissionais da distribuição de produtos, realizar a separação com mais eficácia e com maior qualidade, além de possibilitar a redução do tempo final na entrega dos produtos, em torno de 15% para os clientes.

O novo processo está em fase de implantação. Esta tecnologia, de reconhecimento por voz, onde o profissional interage com o sistema, o orienta através de comandos pré-gravados, indicando em qual endereço o colaborador deve entregar o produto, apontando o caminho mais curto.

A ferramenta é um grande avanço tecnológico para a CVH. Além dos ganhos em tempo e confiabilidade, este sistema irá também proporcionar menor desgastes aos profissionais envolvidos, e uma redução considerável na utilização de papel, um fator essencial para avançarmos cada vez mais na sustentabilidade.

03

24 NotasTudo o que acontece aqui.

Desenvolvimento

14 ProdutoresMatéria da capa: Um mar de flores, tecnologia e sustentabilidade.

Page 3: Um mar de flores, tecnologia e sustentabilidade · tecnologia e sustentabilidade. Eventos Veiling leva para a APAS 2017 o conceito de flores dentro das redes de autosserviço APAS

Eventos

Veiling leva para a APAS 2017 o conceito de flores dentro das redes

de autosserviço

APAS 2017

Pelo terceiro ano consecutivo o Veiling estará presente na feira APAS, evento direcionado ao segmento supermercadista que está em sua 33ª. edição.

Considerada a maior feira do mundo voltada para as redes de supermercado, a APAS 2017 é uma ótima oportunidade para apresentar conceitos e mostrar resultados e o potencial das flores e plantas dentro deste importante segmento.

Segundo Antônio Carlos Perin, gerente comercial externo do departamento comercial da CVH, a categoria flores e plantas ornamentais têm registrado ótimos índices de crescimento dentro das redes, deixando de ser, nas últimas duas décadas, apenas mais um item nas gôndolas do FLV e conquistando espaços dentro das lojas dedicados exclusivamente a elas.

Além de contribuir para a diversidade de itens oferecidos ao cliente, a presença de flores e plantas ornamentais nas unidades, cria também novos estímulos no consumidor habitual (marketing sensorial), e atrai o interesse de outros públicos, conquistando novos adeptos e inovando a relação loja-cliente.

Thamara D’Angieri, gerente de marketing e comunicação da CVH destaca que os produtos promovem o bem-estar dentro do ambiente comercial, tanto para clientes como para os profissionais. “As flores e plantas embelezam, decoram e valorizam os espaços dentro da loja, sendo uma boa ferramenta estratégica para aumentar a circulação. Além disso, faz com que as pessoas permaneçam mais tempo dentro do estabelecimento”, argumenta a gerente.

Para a edição 2017, o Veiling apresentará o projeto Flores, um diferencial dentro da loja, que trará orientações e informações para o ramo supermercadista sobre a categoria. Além de gondolas próprias para a exposição dos produtos dentro das redes, o estande Veiling trará muitas novidades. “A ideia é mostrar que a flor de corte também tem espaço dentro do autosserviço”, diz Thamara, “As redes estão habituadas a trabalhar apenas com produtos envasados, queremos propor conceitos que já são trabalhados em

outros países”. A gerente revelou que recentemente uma equipe da CVH fez uma viagem técnica para diversos países europeus onde um dos objetivos foi conhecer o trabalho d e s e n v o l v i d o nas lojas de autoatendimento.

No estande, os visitantes terão a disposição material

exclusivo com dicas e sugestões de trabalho junto às datas secundárias, bem como poderão assistir a um vídeo elaborado sobre a visita técnica feita pela equipe executiva à alguns pontos de venda em Londres, Paris, Amsterdan, e outras cidades.

Flor Amiga – Durante a APAS, o Veiling também estará dando continuidade ao projeto Flor Amiga -

04 05

“Queremos mostrar aos supermercadistas como nossos produtos podem ser trabalhados dentro das lojas”, conta Thamara.

Page 4: Um mar de flores, tecnologia e sustentabilidade · tecnologia e sustentabilidade. Eventos Veiling leva para a APAS 2017 o conceito de flores dentro das redes de autosserviço APAS

Poética Flor – Ainda dentro do conceito Flores, um diferencial dentro da loja, o projeto Poética Flor, lançado na edição passada, traz novidades em na gama de produtos já oferecidos aos pontos de venda. Esta linha de produtos com padronização distinta dentro do mix já oferecido, tem o propósito de criar mais a oportunidade de compras dentro das lojas. “Poética Flor é um diferencial no setor de flores e plantas dentro das unidades”, explica Rachel Ferreira Osório, gerente comercial da CVH. O projeto contempla também uma apresentação diferenciada com embalagens e expositores exclusivos voltados para o consumidor de autoatendimento. Rachel salienta que a identidade visual é um detalhe importante e possibilitará estabelecer um relacionamento de vendas de flores de corte voltado especificamente a este público, fomentando as vendas e promovendo um momento de satisfação pessoal ao consumidor.

Negócio

LKP – uma nova modalidade de vendas chegou para potencializar as negociações

Novidades do mercado

Uma nova modalidade de vendas está sendo implantada na CVH, o LKP - Lance Klok Precificado. Esta nova ferramenta, que já é utilizada em outros Kloks pelo mundo veio para fomentar as vendas diretas diárias. O sistema permite que o fornecedor precifique um determinado percentual de seus produtos direcionados para o leilão, podendo ofertar 10%, 20% ou 30% do volume total de produtos disponibilizados para o leilão do dia. Estes produtos ficarão à disposição do cliente para compras até uma hora e meia, antes do início do Klok. Depois, caso não tenham sido negociados, os produtos seguem normalmente para o leilão, obedecendo-se o PLP (Preço Limite Produtor) definido para o respectivo produto.

Este sistema permite a qualquer cliente da CVH visualizar as “ofertas” no portal CVHnet (disponível apenas para clientes e sócios Veiling) assim que os produtos começam a ser recepcionados para o próximo leilão, podendo assim adquiri-los conforme seu interesse de volume e preço, antes que estes passem pelo leilão.

O trâmite de distribuição segue o fluxo normal de passagem via leilão, porém, os lotes negociados antecipadamente estarão sinalizados e durante a passagem pela tribuna do leilão, o painel irá sinalizar a compra adquirida (LKP).

O LKP não substitui a ferramenta “lances klok” já existente, pois é totalmente diferente, visto que no Lance klok o cliente determina seu lance e preço sem nenhuma

garantia de compra, uma vez que o lance antecipado entra em disputa junto com os lances presenciais no leilão do dia.

Segundo Rachel Ferreira Osório, gerente comercial da CVH, esta modalidade tem como objetivo facilitar as propostas de vendas diárias, agilizando as negociações tanto para produtores quanto clientes. Rachel explica também que o sistema permite uma garantia de venda e compra, uma vez que o produto não fica sujeito à disputa dentro do leilão. “Quem tiver interesse naquele produto pode adquiri-lo imediatamente, sem correr o risco de perdê-lo para outro cliente durante o leilão”, comenta. Segundo a gerente a introdução deste modelo de vendas permitirá futuramente negociar um volume maior diariamente “em pronta” entrega, já que os produtos estarão disponíveis imediatamente após o término do leilão, e

ainda fortalece as vendas dentro do sistema Klok.

O LKP deu seus primeiros passos na primeira semana de março em regime experimental e terá seu lançamento oficial durante a 15ª. edição da feira interna Veiling Market nos dias 15 e 16 de março.

0706

um conceito desenvolvido especialmente para o segmento de autosserviços que permiti unir a beleza e o potencial dos produtos Veiling à importância da preservação do meio ambiente. O Flor Amiga visa evidenciar dentro do ponto de venda os produtos que tem em seu cultivo boas práticas de sustentabilidade, responsabilidade ambiental e transparência em seus processos.

Muitos já contam com um selo de certificação que garante estas práticas em diversos níveis. A certificação MPS, por exemplo, sigla para More Profitable Sustainability, funciona como um ponto de referência para demonstrar até que ponto as operações no cultivo dos produtos são ecologicamente corretas.

Segundo a engenheira agrônoma Patrícia Bechelli, gerente de Qualidade da Cooperativa Veiling, cada vez mais os consumidores optam por produtos com certificação de origem. “Os consumidores estão mais conscientes e exigentes com relação à origem dos produtos adquiridos”, comenta Patrícia. “O selo MPS é para o consumidor uma garantia de que aquele produto foi cultivado de forma segura, é ecologicamente correto e sustentável”, completa.

Page 5: Um mar de flores, tecnologia e sustentabilidade · tecnologia e sustentabilidade. Eventos Veiling leva para a APAS 2017 o conceito de flores dentro das redes de autosserviço APAS

Identidade Visual

Mudar ou não mudar, eis a questão!

Cooperados

Em um mundo cada vez mais dinâmico, onde as pessoas tomam decisões instantâneas ou mesmo por impulso, uma imagem pode valer mais que mil palavras. É nessa hora que cor, nome ou outras

características peculiares à determinada marca se sobressai e pode conquistar o consumidor “à primeira vista”.

A personalidade de uma empresa se traduz muitas vezes na primeira impressão que o cliente tem com seu produto, embalagem ou marca. O conjunto desses três elementos, aliados à credibilidade de suas ações, constituiu naquilo que chamamos de imagem institucional.

A grande maioria das empresas dá total atenção ao produto e a tudo aquilo que esteja diretamente ligado a ele, nada mais natural, uma vez que é ele, o produto, o principal objetivo de sua existência. Entretanto, em meio a um mercado cada vez mais competitivo, onde há uma margem muito estreita dentro do quesito qualidade, outros fatores podem ser um “facilitador” para que o produto apareça

ou se destaque dos demais. É nesse momento que sua imagem visual pode fazer a diferença.No início deste ano alguns de nossos produtores tomaram a difícil decisão de reformular sua marca e mais do que isso, estão diversificando também os cultivares em sua produção.

Seja por questões estratégicas, de mercado ou outras dentro da própria empresa, como a sucessão familiar, esta é sempre uma decisão difícil, e nem sempre muito cômoda, pois requer estudo e uma boa dose de coragem, uma vez que muitas dessas empresas já têm um nome sólido e atuam há vários anos no mercado.

08

Há mais de 25 anos trabalhando com o cultivo de flores, e com vasta experiência na produção de lírios, a empresa Jan de Wit reformulou no início deste ano a sua marca. Apostando em um novo conceito, com embalagens padronizadas na cor branca e com uma nova logomarca, a borboleta Monarca, e o nome Jan de Wit, em preto, a empresa busca se modernizar e atingir novos nichos de mercado, remetendo ao requinte e a elegância, características das marcas de alto luxo. Tendo em vista também o consumidor final e a melhora na comercialização de seus produtos, a empresa optou por uma embalagem que mostre melhor o produto, além de etiquetas personalizadas acompanhando

os vasos, mostrando a cor que a flor terá quando aberta e com informações precisas de cuidados básicos.

Aliada ao lançamento da nova identidade visual, a empresa está trazendo de volta o lírio Orange Pixie, uma variedade líder de vendas, mas que deixou de ser produzido por falta de material genético. Agora volta com força total e com exclusividade Jan de Wit. Além da diversidade de lírios de corte e em vasos, a empresa dará sequência à produção de callas e tulipas.

Um dos mais tradicionais produtores de kalanchoes de Holambra, Geraldo van den Broek, mais conhecido entre os colegas como Chimbica, anuncia o lançamento da Bloom, sua nova marca. A criação da Bloom reflete um momento de transformação nos negócios da família van den Broek. Geraldo, que começou a cultivar kalanchoes em 1996, sem jamais abandonar as produções de citrus, grãos e a avicultura, passa a contar a partir de agora com a maior presença de seu filho Christian na direção da divisão de flores.

Formado em agronomia e apaixonado pelo ramo, Christian acredita que a renovação da marca ajudará a destacar a qualidade superior dos Kalanchoes do grupo, através de embalagens elegantes e com cores e tendências europeias, prontas para presente. “Bloom remete a florescer, lembra explosão e vitalidade”, explica Christian. “A nova marca é um passo importante na conquista de novos mercados, expandindo para novos compradores a satisfação e excelência no atendimento, além de oferecer maior comodidade aos atuais clientes.”

Já o produtor Roger Scholten, conta que herdou a tradição cultural de sua família. Nascido em meia à produtores rurais, imigrantes holandeses, seus avós chegaram à Holambra em 1949, e depois de se dedicarem à várias culturas, sessenta anos mais tarde, em 2009, iniciaram o cultivo de plantas ornamentais. “Granja Alegre era o nome do sítio de meu avô”, revela Roger “Preservar esse nome, era também uma forma de fazer uma homenagem à ele, preservando também a história de nossa família”. O produtor teve um pouco de resistência à mudança, mas atuando no mercado de ornamentais percebeu que o nome não identificava corretamente seu ramo de atuação, e era até uma barreira para a comercialização de seus produtos. “Inicialmente me ocorreram várias ideias e resolvi compartilha-las com o departamento de marketing da CVH que me auxiliou com a escolha e desenvolvimento. “Bloem, significa flor em holandês, e remete à minha origem, e ‘in’ vem do inglês, significa dentro. A junção das duas palavras, soa como proximidade com a flor, algo como florescer”, explica Roger. O produtor acredita que esta mudança trará inovação à sua marca, além de ser mais comercial e moderna, potencializando seu produto dentro do mercado.

Jan de Wit

Bloom

Bloemin

09

Outra empresa produtora que optou recentemente pela reestruturação de sua identidade visual é o Sítio Kolibri. Segundo Regina Breg, sócia proprietária da empresa, no decorrer dos quase 30 anos de existência a empresa passou por diversas fases e evoluções.

“Nos últimos anos amadurecemos nossos valores por meio do desenvolvimento da responsabilidade social e da consciência ambiental. Sentimos que estava na hora de mudar, de ter uma “cara” nova que condissesse com toda essa conquista”, conta Regina. Além da conquista da certificação internacional MPS, o Sítio Kolibri expandiu sua linha de produção e processos, permitindo a introdução de novos produtos e tecnologia de ponta.

Regina comenta ainda que a nova marca representa mais que uma modernização em sua identidade visual e sim a integração do Sítio Kolibri com a sociedade, natureza, equipe, fornecedores e consumidores. Traduz também a adoção de processos modernizados, transparência e práticas sustentáveis. “Acreditamos em relações consistentes e duradoras, pensando num futuro cada vez mais próspero e humano”, conclui.

Sítio Kolibri

Page 6: Um mar de flores, tecnologia e sustentabilidade · tecnologia e sustentabilidade. Eventos Veiling leva para a APAS 2017 o conceito de flores dentro das redes de autosserviço APAS

O segmento mini, lançado há poucos anos continua em alta no mercado brasileiro, além das já consagradas orquídeas em miniatura, outros produtos despontam seguindo esta tendência, como é o caso dos cactos e das suculentas. Produzidos dentro de pequenos espaços ou vasos do tipo “aquário”, compondo terrários, ou os chamados “jardins de pedra”, são um ótima e prática opção para qualquer ambiente se adequando tanto a espaços rústicos, quanto a ambientes com um toque mais sofisticado e elegante. De fácil manutenção e alta durabilidade é uma boa saída para quem não dispõe de muito tempo, mas não dispensa um ‘’verde’’ em casa.Muitos produtores optaram pela introdução desta cultura em suas produções por vislumbrar esta tendência em

10 11

Cactos e Suculentas, elegantes, rústicos e versáteis

outros segmentos. Thomas Reeves, diretor da empresa cearense Naturayo, líder na produção de sansevérias, e que agora conta também com o cultivo de cactos em sua produção, revela que a versatilidade do produto foi um dos fatores que contou quando pensaram na diversificação de produtos. “Atingimos tanto pessoas que já têm o costume de utilizar e cuidar de plantas em seus ambientes como pessoas que não tem esse costume”. Thomas ressalta ainda que além destes produtos se adaptarem tanto a ambientes externos quanto internos, não requerer muito cuidado e ainda purificam o ar.“Além de ser um produto moderno e cool, vai de encontro à sustentabilidade, pois não precisam de água abundante para sobreviverem”, diz Thomas.

De fácil cultivo e manutenção, as plantas rústicas estão ganhando cada vez mais espaço nas decorações, conquistando um público cada vez mais fascinado por sua versatilidade, formas e cores.

Os terrários de cactos e suculentas, por exemplo, se contentam com uma única dose de água ao mês. Sem contar que não armazenam água, mais um ponto forte de produto, ficando imune ao Aëdes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

Sítio Panorama

De olho no potencial consumidor das grandes cidades, o Sítio Panorama está apresentando ao mercado uma variedade de cyclamen em uma embalagem especial.

A empresa aposta em um conceito diferenciado e inovador em sua embalagem, tendo em vista o consumidor

urbano, jovem e “descolado”. Criada pelo diretor de arte Guilherme Fonseca, o rótulo em formato de cachepô apresenta ilustrações que remetem ao ambiente cool, onde jovens desfrutam de uma pausa em sua rotina frenética em cenas cotidianas na companhia de amigos, uma vez que o cyclamen é popularmente conhecido como a flor da amizade. “Acreditamos que o cyclamen, por ter a particularidade de ser uma flor que desabrocha invertida, já é um produto que chama a atenção do público jovem, mais aberto a novidades. Ele tem também um grande potencial como presente”, explica o produtor René Vernooy, proprietário do Sítio Panorama. “Optamos por essa associação, porque é um produto que se adapta muito bem a ambientes internos, bem iluminados. O consumidor pode cultivá-lo próximo a uma janela, por exemplo, então cabe perfeitamente como decoração de uma mesa no escritório, ou mesmo em apartamentos”, comenta René. A produção do cyclamen é uma nova proposta de cultivo para o Sitio Panorama, que atua no mercado de flores desde 1988, produzindo hibiscus, begônias, pimentas ornamentais e poinsettias.

fotos:

Page 7: Um mar de flores, tecnologia e sustentabilidade · tecnologia e sustentabilidade. Eventos Veiling leva para a APAS 2017 o conceito de flores dentro das redes de autosserviço APAS

PaisagismoFórum

II Fórum de PaisagismoPequenas Áreas Verdejantes

Após o sucesso da primeira edição, realizada em setembro do ano passado, a combinação de feira e fórum irá se repetir. O evento, que conta com a curadoria do renomado paisagista Raul Cânovas, terá como tema Pequenas áreas verdejantes, uma tendência que está conquistando muitos adeptos nos grandes centros urbanos. Além de Cânovas, o fórum trará palestrantes de destaques na área, como, o botânico e engenheiro agrônomo Harri Lorenzi; a paisagista e jornalista Carol Costa, apresentadora do programa Mais Cor por Favor, do canal GNT e site Minhas Plantas; o designer e decorador Paulo Perissoto e o paisagista Carlos Hanada, especializado em jardins verticais. Também haverá uma mostra com ambientes internos, demonstrando a versatilidade dos produtos aplicados em espaços de interior.Segundo Thamara, é muito gratificante promover o encontro dos profissionais ligados a todos os elos da cadeia de flores e plantas. “Este sempre foi o intuito do Veiling Market, e procuramos realizar eventos em simultâneo para que todos possam aproveitar ao máximo”, reforça Thamara. “Além da geração de negócios, esta é uma excelente oportunidade para os profissionais se capacitarem, agregando mais conhecimento e possibilitando maior desenvolvimento de seu negócio. Ao longo desses sete anos da realização da feira, que está em sua 15ª. edição, acompanhamos o desenvolvimento do mercado, dos produtos e do próprio Veiling. Muitos desses avanços tiveram início, ou surgiram de oportunidades vislumbradas dentro do próprio Veiling Market”, comenta Thamara.

Grandes Atacadistas

Milplantas: um espaço de sofisticação, cores e arte floral

Milplantas

Referência no mercado há mais de 22 anos, a Milplantas é uma consolidada empresa no ramo de flores, plantas e acessórios para jardinagem, eventos e decoração. Tudo começou com o sonho dos sócios Alipio Artuzi e Regina Bazani, que acreditaram que o sucesso era o resultado de muito trabalho e dedicação. “Com compromisso construímos nossa história, tendo como diferenciais a credibilidade e um serviço personalizado”, afirma a sócia Regina Bazani. Proporcionar uma experiência diferenciada no mundo das flores sempre foi um dos principais objetivos da marca, que foi projetada para atender a esse fim. A loja está localizada em uma área sofisticada e moderna de aproximadamente 2.500 metros quadrados com total conforto, segurança, com estacionamento e manobrista. A estrutura é um dos excelentes recursos usados pela Milplantas, mas é complementada por uma equipe especializada de floristas que atendem aos clientes de maneira personalizada, planejando e executando cada projeto de acordo com suas necessidades. Para Regina, é extremamente importante capacitar os colaboradores, pois “é através do atendimento que conquistamos a confiança e fidelidade dos nossos clientes”.

Produtos de qualidade somados a um serviço personalizado A Milplantas, além de ser uma empresa atacadista de renome, também oferece o serviço de decoração, em que o cliente pode contratar nossa equipe para decorar diversos tipos de evento. Esse serviço tornou-se reconhecido e cada vez mais procurado pela sofisticação, criatividade e bom gosto dos projetos. Perspectiva

Com discurso otimista, Regina define a perspectiva da Milplantas para 2017. Mesmo em meio a um delicado cenário de crise, ela expressa o desejo de um ano próspero em que “mais pessoas descubram o significado de decorar e presentear com flores”.

13INFORMAÇÕES:

Page 8: Um mar de flores, tecnologia e sustentabilidade · tecnologia e sustentabilidade. Eventos Veiling leva para a APAS 2017 o conceito de flores dentro das redes de autosserviço APAS

Produtores

Um mar de flores,tecnologia esustentabilidade

Matéria da capa

A tradição do Grupo Swart no cultivo de flores iniciou-se com o patriarca da família, Guilherme Swart que desde a década de 70 já produzia algumas variedades de flores e plantas verdes. Os irmãos Roberto Swart (Rob) e Theodoro Jacob Swart (Theo) deram continuidade ao legado da família se destacando na arte e na técnica da produção de rosas de alto padrão e de kalanchoes de vaso e de corte. Com 19 hectares de estufas, equipadas com a mais alta tecnologia, proporcionando ganho no cultivo e no desenvolvimento de rosas selecionadas e padronizadas, o grupo Swart é hoje referência nacional no cultivo dessas duas flores.

Com quase 20 anos de experiência, a empresa se consolidou no mercado florista, e hoje comercializa anualmente mais de 15 milhões em hastes através da Cooperativa Veiling Holambra. Resultado do empenho e da preocupação da família Swart em manter o mais alto padrão de qualidade sem abrir mão da sustentabilidade em seus processos.Toda a produção Swart passa por um refinado tratamento pós-colheita objetivando a longevidade do produto, além de cuidados com a cadeia de frio, armazenamento e transporte adequado dos produtos. Antes de serem colocadas em produção, as novas variedades passam por rigorosa avaliação nos centros experimentais da empresa e somente depois de um longo processo de testes e estudos,

que primam pela durabilidade, cor, tamanho do botão e questões de cultivo como produtividade e resistência a doenças, novas espécies são introduzidas no mercado.Parte desse processo está no combate de pragas ou doenças próprias ao cultivo. Nesse momento a preocupação com a sustentabilidade é primordial para a empresa que opta pelo uso de controles biológicos, garantindo assim a preservação do meio ambiente e o bem-estar dos colaboradores, profissionais e comunidade em que está inserida.

Segundo os irmãos Rob e Theo, manter o respeito e a satisfação do cliente, tendo como base a responsabilidade de fazer parte da história do segmento florista no Brasil é o que permeia o sucesso da Swart, e nesse contexto o grupo procura sempre estar a par de tendências e necessidades do mercado.

Assim em 2015, o segmento de vasos, especializado no

14

Com o amplo estudo realizado, o Grupo Swart procura minimizar ao máximo o uso de defensivos químicos. Mesmo para pragas remanescentes, opta pelo uso de controle biológico, garantindo assim a preservação do meio ambiente e o bem-estar de colaboradores e comunidade em que está inserida.

cultivo de kalanchoes deu início a produção de kalanchoes de corte. Uma inovação para o mercado brasileiro e internacional, dado que este produto estava ainda em desenvolvimento e pouco se sabia ainda sobre seu cultivo.

“Um trabalho árduo que em pouco tempo já deu ótimos resultados de venda e aceitação”, relata Patrícia Swart, sócia e responsável pela produção do segmento de kalanchoes. “O kalanchoe de corte foi muito bem recebido pelo mercado de decoração. Ele possui ótima resistência e um mix de cores que possibilita uma grande versatilidade nas composições de arranjos e buquês, permitindo que tanto decoradores, ou mesmo donas de casa, utilizem as flores de diversas maneiras em suas criações”.O segredo da durabilidade dessas novas variedades de kalanchoes é a sua grande resistência ao etileno, o

Um trabalho árduo que em pouco tempo já deu ótimos resultados de venda e aceitação.”

15

hormônio natural das plantas que também é emitido por outros produtos orgânicos,

como frutas e verduras maduras, além de estar presente na atmosfera, na combustão de materiais

orgânicos, como carvão, gases naturais e gasolina.

“As pesquisas e testes de durabilidade de variedades e resistência ao etileno foram desenvolvidas na Dinamarca pela empresa de melhoramento genético Knud Jepsen. Hoje, as flores dos nossos kalanchoes, mesmo que colocados perto da área das frutas e vegetais onde os níveis de etileno são altos, não perdem sua tonalidade nem ficam fechadas e murchas”, explica Victor Schiavon Villa Nova, diretor do Grupo Swart.

Tanto as rosas quanto os kalanchoes de corte podem ser adquiridos, também, em pontos de venda e em lojas de autosserviço. Segundo Rachel Ferreira Osório, gerente comercial da CVH, a inserção dos produtos Swart no projeto Poética Flor, que contempla a venda de flores de corte no segmento de autosserviços, tem sido um estímulo para o consumidor final. Não é à toa que o Grupo lidera o ranking de vendas do projeto nos pontos de venda.

Atualmente as produções Swart estão localizadas em Holambra, interior de São Paulo, Andradas, sul de Minas Gerais, e Ubajara na Serra de Ibiapaba, no estado do Ceará.

foto: Unidade Ceará

Page 9: Um mar de flores, tecnologia e sustentabilidade · tecnologia e sustentabilidade. Eventos Veiling leva para a APAS 2017 o conceito de flores dentro das redes de autosserviço APAS

Mundo Veiling

Orgulho em ser Veiling

Colaboradores

A história de ascensão profissional da maioria dos profissionais da CVH se confunde com a de crescimento e prosperidade da cooperativa. Muitos tiveram sua primeira oportunidade de trabalho dentro da cooperativa e estão trilhando carreiras promissoras. Conheça um pouco mais sobre a família Veiling!

Leonardo Oliveira, 21 anos, começou sua trajetória na CVH com 17 anos, em 2013, na área de distribuição de produtos. Até então, havia acabado de concluir os estudos no ensino médio.

Aos poucos foi ganhando destaque no setor, chegando a assumir outras responsabilidades dentro da distribuição. Participou de um treinamento de Criatividade e Inovação junto com outras pessoas, onde estava presente a gerente de RH, que pôde observar seu perfil para o Recursos Humanos.

Foi convidado a participar de uma ação para o Conte com a Gente de 2014, onde elaborou um vídeo motivacional para os profissionais da CVH, conquistando o Excelente trabalho por seu desempenho.

Em 2014, quando começou a faculdade de engenharia de produção, surgiu uma oportunidade no departamento de Recursos Humanos. Nestes três anos de CVH, Leonardo recebeu promoção pelos trabalhos realizados e atualmente exerce a função de Assistente de Recursos Humanos, sendo responsável por treinamentos e desenvolvimentos, atuando na linha de desenvolvimento do cooperado e colaborador, além de auxiliar o departamento em diversas outras atividades.

Rita Coca, 39 anos, ingressou na CVH em 2001 como Assistente Administrativo, seu primeiro emprego em uma grande empresa. Na época cursava a Faculdade de Ciências Econômicas e relata que tinha muita vontade de apreender e contribuir com a cooperativa.

Nesse período prestava auxílio a quatro departamentos: Departamento Pessoal, Logística, Qualidade e Material Circulante. Em 2002 a CVH entrou em processo de reestruturação e com a chegada de um novo diretor muitas áreas foram reorganizadas. Foi então que foi promovida para o cargo de assistente de gerência da área Comercial/Klok e intermediação, e também passou a trabalhar na diretoria onde teve oportunidade de trabalhar diretamente o Arthur Goossens, diretor executivo na época.

16

Em 2005, com a unificação das áreas comerciais foi transferida para o Departamento Administrativo Financeiro exercendo o cargo de assistente da gerente Zilda Araújo, mais tarde foi promovida à Analista de Contratos.

Ingressou na faculdade de Ciências Contábeis em 2006, e três anos mais tarde teve uma nova oportunidade sendo promovida à Analista Contábil. Hoje, após 16 anos de CVH, Rita diz que seu interesse em aprender e contribuir com a empresa trouxeram grandes oportunidades e reconhecimentos.

“Quando colocamos amor e comprometimento naquilo que fazemos o universo conspira ao nosso favor”.

Digital

Por que investir em redes sociais

Por dentro do mundo online

Em um mercado onde muitos profissionais tem conseguido atravessar o momento de crise com criatividade e reinvenção, minha intuição diz que ainda há possibilidades de crescer e se destacar.

Acompanhando um pouquinho mais de perto floristas e decoradores, que atuam no mercado de casamento, tenho percebido que são profissionais competentes em suas profissões, que buscam a perfeição no manuseio das flores, mas, que esquecem que o primeiro encontro com suas clientes, as noivas, acontece mesmo através das redes sociais, principalmente através do Instagram e de blogs especializados em casamentos.

O fato é que as noivas de hoje perdem horas de sono buscando por ideias na internet, seja para seus vestidos, para a decoração do casamento ou mesmo para o bouquet. Desde o momento em que se tornam noivas, período que dura mais ou menos um ano, criam uma “pastinha” de inspirações no celular, acompanham em tempo real os casamentos mais badalados, fazem grupo de madrinhas no WhatsApp, e esquecem do tempo olhando Instagram e Pinterest.

Se tantas noivas navegam em busca de novidades e tendências, temos que nos empenhar em mostrar todo nosso know-how através das redes, com uma boa imagem e com um bom conteúdo. Esse é o momento de se dedicar às redes sociais, de investir tempo (ou terceirizar este serviço), se destacar causando uma ótima primeira impressão e conseguir que a noiva vá até o escritório.

A vantagem das redes sociais é conseguir ultrapassar barreiras e levar até a palma das mãos, da potencial cliente seu trabalho, suas ideias e inspirações.

Por isso, vejo que este é um momento de extrema importância de dedicação ao universo virtual, e aliado às relações pessoais, será responsável pelo destaque e posicionamento de seu negócio. Afinal, quem nunca se impressionou com uma imagem e quis conhecer mais sobre o produto?

Imagine então uma noiva, no auge de seu sonho e desejo de consumo.

17

Para não esquecer…

Hoje, a melhor ferramenta para trabalhar o mercado de casamentos é, sem dúvida, o Instagram, por utilizar uma comunicação simples e direta através de imagens.

Silvia Giacobbe é influencer digital e criadora do @blogueirapenoaltar. Há mais de dez anos atua como wedding planner e party design. Atualmente leva seu know-how e conteúdo do blog em apresentações, palestras, workshops e eventos por todo o Brasil. É apresentadora do canal Sua Vida Merece Flores, do Veiling Holambra, parceira do Cheers Eventos e administradora de redes sociais.

Mas, você tem que ter…

Facebook também, pois ele será a ferramenta que tornará sua

página de Instagram comercial.

Indo um pouquinho além…

Pinterest é uma ferramenta para inspirar e se inspirar.

Instastories e Instaaovivo são ferramentas de vídeo ótimas para fazer bastidores das festas, mostrar a montagem, arranjos e outros detalhes. Você só precisa de desembaraço e um pouco de prática.

Page 10: Um mar de flores, tecnologia e sustentabilidade · tecnologia e sustentabilidade. Eventos Veiling leva para a APAS 2017 o conceito de flores dentro das redes de autosserviço APAS

Capacitação CapacitaçãoManuais Logística

Em qualquer rotina de trabalho, adotar boas práticas ajuda a manter a qualidade dos produtos e dos serviços prestados, uma vez que assegura condutas corretas para as tomadas de decisão dentro das empresas e também orientação aos profissionais envolvidos em todos os processos, desde a produção, comercialização até a chegada dos produtos aos pontos de venda.

Tendo em vista a necessidade de disponibilizar aos produtores, clientes e operadores logísticos, orientações, procedimentos e ações preventivas, foram desenvolvidos manuais informativos de boas práticas e também uma certificação. O material, que será lançado durante a realização da 15ª. edição da feira Veiling Market, contem detalhes dos processos realizados na produção e no transporte, bem como, práticas operacionais, visando direcionar os profissionais às condutas corretas para se manter a qualidade e integridade dos produtos comercializados.

Guia de Boas Práticas em Transporte e Armazenamento

Pensando não só em nossos clientes diretos, mas também nos clientes dos nossos clientes, este Guia de Boas Práticas foi criado, a fim de agregar normas e boas condutas a cadeia como um todo, mais especificamente a seu elo final (cliente final/consumidor), aquele que usa nossos produtos e que está localizado na ponta da cadeia comercial, seja utilizando os produtos para uma decoração, um presente, um arranjo ou mesmo para consumo próprio. O manual contem diversas informações sobre manuseio, temperatura e detalhes de todos os processos que envolvem o transporte dos produtos. Estes conhecimentos e ensinamentos têm por objetivo permitir o avanço na profissionalização de todos os elos envolvidos, para que possamos melhorar o produto final apresentado e consequentemente o aumento na demanda por flores e plantas ornamentais em nosso país.

Guia de Boas Práticas para Flores de Corte

Somado as práticas em transporte e acondicionamentos (descritas no Guia de Boas Práticas de Transporte e Armazenamento), este manual é um instrumento para orientação do produtor em campo. Contendo ações preventivas e práticas nos processos produtivos em flores de corte, tem por objetivo direcionar as condutas corretas para que mantenham a qualidade e durabilidade das flores produzidas, com informações básicas, porém, importantes, que devem ser seguidas a fim de assegurar a integridade física das flores, colhidas, bonitas, embaladas e enviadas a CVH, para que cheguem ao seu destino, preservadas, com qualidade e prontas para a venda.

19

Boas Práticas Fazendo certo para fazer melhor

18

Atualmente possuímos uma rica e respeitável carteira de clientes, que conquistamos ao longo dos anos, e neste caminho, alguns profissionais importantes surgiram nos elos entre Produtor-Veiling-Cliente, são eles os comissionários, compradores, representantes e mais recentemente o Operador Logístico. Este profissional tornou-se peça extremamente importante dentro deste contexto, sendo responsável por transmitir seu conhecimento dentro do setor, manuseio correto de produtos altamente perecíveis, principalmente dando suporte junto ao segmento de autosserviços, compondo o mix de produtos adequados, negociando bem a compra dos produtos e incentivando o consumo desta categoria, envolvendo-se diretamente nos resultados alcançados com as flores e plantas nas redes.

Diante deste cenário, a CVH vê como oportunidade, a orientação destes profissionais, sua capacitação e a profissionalização desta categoria, a fim de desenvolver de forma adequada e transparente a prestação de serviços esperados destes agentes. A Certificação de Operador Logístico pretende estabelecer padrões e critérios para as operações logísticas internas, criando um selo de certificação destes operadores, facilitando e profissionalizando a metodologia para escolha dos profissionais, aferindo maior agilidade aos processos logísticos, excelência nos sistemas de compra, e ao mesmo tempo garantindo que os produtos cheguem com qualidade e com maior frescor aos pontos de venda.Saiba mais na área comercial - Departamento de Intermediação.

Certificação de Operador Logístico

Page 11: Um mar de flores, tecnologia e sustentabilidade · tecnologia e sustentabilidade. Eventos Veiling leva para a APAS 2017 o conceito de flores dentro das redes de autosserviço APAS

Capacitação

Fortalecendo por meio do conhecimento

PEGER

Durante os dois últimos anos, a cooperativa vem desenvolvendo alguns trabalhos que envolvem o desenvolvimento dos sócios. Atuando em linhas diversas, que vão desde a aproximação dos sócios com a cooperativa (projeto Cooper +), bem como, a capacitação dos filhos dos cooperados (Programa Individualizado), e a garantia da continuidade do negócio (Geração Cooperativista), a CVH espera proporcionar às empresas produtoras ferramentas para o seu fortalecimento, garantindo assim a sua continuidade e solidez. Conheça um pouco mais sobre cada um deles:

Cooper +, é um encontro informal que visa aproximar os sócios da cooperativa, integrando e envolvendo vários elos da cadeia de flores e plantas ornamentais. Destinado a todos os sócios, são realizados quatro encontros no decorrer do ano, onde há a presença de consultores, produtores convidados, parceiros Gran Flora, decoradores e profissionais da área, trazendo a sua visão do mercado de flores e plantas.

O Programa Individualizado tem como objetivo promover uma capacitação individual dos filhos dos cooperados que estão iniciando na propriedade de seus pais. Este programa tem a duração de aproximadamente cinco semanas de vivência na CVH, passando pelas áreas de RH, Logística, Administrativo, Tecnologia, Marketing, Qualidade, Comercial e Diretoria.Já o Geração Cooperativista busca promover a perenidade da cooperativa com a aproximação de seus jovens. Este programa é destinado para cooperados e filhos de cooperados, com idade entre 18 a 30 anos. São realizados treinamentos que tratam sobre processos internos, encontros de cooperados e clientes, trazendo a visão de mercado entre outros temas atuais.Seguindo nessa linha, dentro do Plano Estratégico 2018, no eixo Fortalecimento da Cooperativa, há também um projeto chamado Desenvolvimento do Cooperado, cujo objetivo é entender a realidade das propriedades rurais e as necessidades dos cooperados.

Durante os anos de 2015 e 2016, a equipe de RH foi a campo e visitou 127 propriedades, buscando entender a realidade do produtor e em quais linhas de desenvolvimento a CVH

deve atuar. Com base nesse levantamento foi construído o Programa de Excelência em Gestão Empresarial para Agricultores (PEGER), que tem por objetivo proporcionar conhecimentos de gestão da propriedade rural para os cooperados (profissionalização e informatização). Através de um programa de capacitação, com treinamentos modulares, o programa busca também fazer com que o produtor enxergue sua propriedade como uma empresa.

Serão abordados aspectos de planejamento e execução, gestão financeira e fluxo de caixa, planejamento orçamentário, governança na atividade agrícola e digitalização, gestão estratégica e sustentabilidade da atividade agrícola. O programa, que terá como parceiros o SESCOOP/SP e a MPrado, tem uma previsão de realização em até cinco meses, com uma carga de horária de dezesseis horas por módulo, totalizando oitenta horas. Será realizado nos meses de maio, junho, agosto, setembro e outubro, com treinamento aplicado em dois dias, a cada mês. Ao final, cada participante receberá um certificado de conclusão do curso.

O PEGER está aberto a todos os sócios cooperados. Venha participar desta formação!

Mais informações: Departamento de Recursos Humanos – Adriana ou Leonardo, ramal 9293 ou 9351, ou ainda através dos e-mails [email protected] ou [email protected].

20

Page 12: Um mar de flores, tecnologia e sustentabilidade · tecnologia e sustentabilidade. Eventos Veiling leva para a APAS 2017 o conceito de flores dentro das redes de autosserviço APAS

O ser humano tem essa necessidade, né? De estar mais próximo do natural.”

Criatividade e Inovação

Flower Fusca Inspira delicadeza por onde passa

Empreendedorismo

Com ótimas ideias, muita força de vontade e uma paixão especial por flores, a curitibana Cristiana Prante, 29 anos, formada em design e pós-graduada em marketing, largou tudo para montar seu próprio negócio de flores na cidade de Curitiba-PR. Antes de se aventurar nesse mercado, a empresária fez um curso em Holambra-SP a fim de se especializar no ramo.

O gosto pelas flores é de família. Desde pequena ela passa tempo cultivando o jardim junto com sua avó e sua mãe. Cristiane não considera as flores um produto comum, pois afirma que levam emoção e significado para a vida das pessoas. Após morar um tempo na Argentina e perceber como elas fazem parte da vida diária dos argentinos, a moça decidiu investir nesse mercado e tentar trazer um pouco dessa essência para o Brasil.

Pronta para iniciar sua aventura, Cristiane percebeu que os custos para abrir uma floricultura tradicional estavam acima do que ela podia disponibilizar no momento. Nesse impasse surgiu a ideia de usar a relíquia da família, um Fusca verde de 1970. O carro foi um presente que o pai da florista deu para sua mãe quando estava grávida dela, e pode até ser considerado seu irmão mais velho. Ela brinca, dizendo que ele é o filho predileto de seu pai. Coincidindo com a onda de food trucks no Brasil, a divertida ideia da

22

Conheça a Florista Viajante que decidiu abrir sua própria floricultura sobre quatro rodas

Florista Viajante teve grande aceitação entre os curitibanos, que se encantam com seus arranjos e com o charme de sua loja itinerante.

Confira a entrevista a seguir, em que Cristiana Prante fala um pouco sobre a visão que ela tem de seu próprio negócio, do mercado e algumas curiosidades.

O que te motivou a mudar sua vida profissional?Eu não estava totalmente satisfeita com o meu propósito de vida. Ganhar um salário certo todo mês é muito bom. Mas eu buscava algo que fizesse sentido, que enchesse a caixinha da felicidade.

Seu Fusca já te deixou na mão alguma vez?Sim, isso já até faz parte do roteiro (risada)! É um fusca de 1970, né? É bem comum dar problema na bateria, já atolei com ele no primeiro evento que participei, já precisei de gente pra empurrar, e muitas outras histórias engraçadas. Mas faz parte, e traz autenticidade – brinca a florista.

Qual a importância das redes sociais para o seu negócio?A internet é maravilhosa! Considero que as redes sociais são fundamentais pro meu negócio. Posso dizer que 80% dos meus clientes chegam até mim por causa da internet. Eu escolhi trabalhar de maneira bem sustentável, não uso embalagem de plástico, trabalho com vasos retornáveis em alguns casos, e a divulgação desse modo de trabalho atrai um público bem específico que é engajado.

Quem são seus fornecedores?Utilizo uma pequena parte do que eu tenho na minha chácara, e encomendo as maiores quantidades de Holambra –SP, devido a qualidade, variedade e tecnologia das produções de lá. Quando você quer uma flor mais resistente, com certeza a tecnologia da produção é fundamental.

Quando você quer uma flor mais resistente, com certeza a tecnologia da produção é fundamental.”

23

Qual é o diferencial de mercado da Florista Viajante, além da mobilidade?

Eu atendo a um público bem seleto, que busca por novidade e tenta fugir do tradicional. Eu não trabalho com arranjos tradicionais de rosas, por exemplo. Tento fazer arranjos que tenham uma proposta o mais diferenciada possível. E tudo o que eu faço, embora ainda não seja em tão grande quantidade, eu faço bem feito e com muito amor.

Você enxerga alguma tendência do mercado de flores para os próximos meses?Quando a gente entra nesse ramo fica muito atenta a tudo o que acontece, né? Eu tenho percebido que a procura por flores plantadas tem crescido bastante. Plantas aéreas, plantas aquárias, mais verde do que cores, são algumas tendências interessantes para os próximos meses.

Você acha que o brasileiro pode chegar a ter uma cultura de maior consumo de flores?Acredito que isso já está acontecendo, não só no Brasil, como no mundo. Tenho certeza que as pessoas estão cada vez mais querendo flores e plantas no dia a dia delas [...], tanta gente mora em apartamento, na cidade, e as flores são um jeito de ter mais contato com a natureza. O ser humano tem essa necessidade, né? De estar mais próximo do natural.

Foto:Carolina Ritzmann

Page 13: Um mar de flores, tecnologia e sustentabilidade · tecnologia e sustentabilidade. Eventos Veiling leva para a APAS 2017 o conceito de flores dentro das redes de autosserviço APAS

Notas

Capacitação em massa Nova unidade Central Sul

Sua vida Merece Flores

Tudo o que acontece aqui

No último dia 23 de fevereiro duas equipes, com mais de 90 pessoas da rede Carrefour, estiveram em nosso complexo para participar de um treinamento sobre cuidados básicos com flores e plantas. O treinamento contou ainda com visitas à produção, e abriu o calendário da rede para 2017, que busca este ano melhorar a categoria de jardinagem (flores e plantas ornamentais) dentro das lojas. Inovar a categoria, com novos projetos e produtos para este segmento é um dos objetivos do Carrefour que quer alavancar o setor dentro de suas unidades, capacitando e envolvendo as equipes das lojas no processo desde sua origem.

Integrantes do departamento comercial e o diretor André van Kruijssen, prestigiaram a inauguração da filial atacadista Central Sul, em Santa Catarina. Além da inauguração da nova unidade na cidade de São José, a apenas seis quilômetros da capital catarinense, Florianópolis, a comitiva aproveitou a viagem para visitar também outro grande parceiro da CVH, o Sr. Ignácio, da empresa Floranda, localizada em Biguaçu.

Com a produção a todo vapor, o canal Sua Vida Merece Flores vem recebendo adeptos e fazendo muito barulho nas mídias sociais. As ideias são muitas: Como fazer um jardim, Como fazer um arranjo, Decorar um jantar ou até mesmo, Preparar um chá de lingerie, tudo isso está sendo compartilhado e replicado por milhares de pessoas.

Fiquem atentos, pois teremos muito mais!

Vejam como ficou o paisagismo da casa do cantor Mariano, da dupla Munhoz e Mariano, que abriu a porta de seu apartamento em São Paulo para que pudéssemos mostrar um ambiente clean e cheio de plantas lindas para um ar mais puro e um ambiente mais aconchegante.

Tivemos o prazer de contar com a participação da digital influencer Thassia Naves, que tem mais de 2 milhões de seguidores na rede Instagram, principal mídia eletrônica, além de 430 mil fãs no Facebook, é considerada uma das principais influenciadoras do país pela Revista Forbes.

24

Ainda sobre a rede Carrefour, no início de março tivemos a reinauguração da unidade Carrefour Dom Pedro, que contou com uma ação muito forte de flores e plantas na loja.

25

Page 14: Um mar de flores, tecnologia e sustentabilidade · tecnologia e sustentabilidade. Eventos Veiling leva para a APAS 2017 o conceito de flores dentro das redes de autosserviço APAS

Nosso agradecimento às queridas apresentadores do programa Hoje em Dia, e a todos da Rede Record de televisão que sempre nos abrem as portas para ações com seu elenco.

A Florista Danielle Alves dos Santos preparou com muito carinho lindos buquês para homenagear as mulheres no seu dia e florir o cenário do programa. Ficou lindo, não acham?

NotasTudo o que acontece aqui

Dia da Mulher no Hoje em Dia Visita a IPM Alemanha

No mês de janeiro, as gerentes Rachel Osório e Thamara D’Angieri, junto com o diretor Andreas Van Kuijssen, visitaram a feira IPM 2017. Na bagagem de volta muitas ideias para colocar em prática no dia a dia do Veiling. Alguns produtores e clientes da CVH também acompanharam a comitiva, entre eles duas companhias especiais, o ganhador do premio do Veiling Online, Sr. Francisco Yokiti e o ganhador da Batalha das Flores 2016, o decorador Edinei Carneiro. Uma viagem produtiva e de muito conhecimento.

26 27

Visita RegionalCompondo o cronograma de visitas regionais, o Conad fez seu primeiro encontro com o grupo 1 de produtores de Holambra. Realizado no dia 10 de março, reuniu produtores dos bairros Camanducaia, Fundão e Borda da Mata. O objetivo foi compor um ambiente descontraído de proximidade entre produtores e representante do Conad para discutir um pouco mais a fundo as necessidades e particularidades desta região, e ainda ouvir as sugestões sobre processos e outros assuntos pertinentes à CVH de um modo geral.

Page 15: Um mar de flores, tecnologia e sustentabilidade · tecnologia e sustentabilidade. Eventos Veiling leva para a APAS 2017 o conceito de flores dentro das redes de autosserviço APAS

Em breveAPAS de 2 a 5 de Maio

Enflor Garden Fair de 16 a 18 de JulhoVeiling Market dia 27 e 28 de Setembro

w w w . v e i l i n g . c o m . b r