um mal a ser combatido a obsolescencia programada

2
UEMG – UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE PASSOS 1º PERIODO DE ADMINISTRAÇÃO – DISCIPLINA DE FORMAÇÃO GERAL PROF: ARLETE ALUNO: ALEX ALVES VINHAS UM MAL A SER COMBATIDO: A OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA. A obsolescência programada é um tema muito presente na atualidade, o termo foi criado com base no processo de “descartalização” na década de 1930 logo após a grande crise econômica dos anos 1920; Em um ato de total desespero os fabricantes da época usaram a estratégia de reduzir a vida útil de seus produtos, a fim de garantir o consumo continuo em um ciclo menor. Do ponto de vista econômico esta pode ser considerada uma grande jogada, mas ela gera um grande problema para a população mundial, o aumento da quantidade de lixo eletrônico, lixo esse que até hoje não se tem informações muito claras sobre o descarte correto. Ainda que a justiça diga que a responsabilidade pelo cuidado com o meio ambiente é do Poder Público e do coletivo, cabendo às empresas orientar seus clientes quanto ao correto uso, e descarte dos produtos, sabemos que isso funciona muito melhor no papel do que na pratica. Na pratica o Estado tem políticas ambientais pouco eficazes, as empresas se importam com o meio ambiente apenas até o limite ao qual são obrigadas, muitas vezes seu compromisso existe apenas no papel, e nós enquanto consumidores também estamos longe de cumprir como nossa parte nesse “pacto”. E mesmo que as empresas parem de fabricar produtos que tenham fisicamente um “prazo de validade”, ainda assim a obsolescência programada continuará a existir, pois se

Upload: alex-vinhas

Post on 08-Dec-2015

226 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Resumo sobre a obsolescência..

TRANSCRIPT

Page 1: Um Mal a Ser Combatido a Obsolescencia Programada

UEMG – UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE PASSOS

1º PERIODO DE ADMINISTRAÇÃO – DISCIPLINA DE FORMAÇÃO GERAL

PROF: ARLETE

ALUNO: ALEX ALVES VINHAS

UM MAL A SER COMBATIDO: A OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA.

A obsolescência programada é um tema muito presente na atualidade, o termo foi criado com base no processo de “descartalização” na década de 1930 logo após a grande crise econômica dos anos 1920; Em um ato de total desespero os fabricantes da época usaram a estratégia de reduzir a vida útil de seus produtos, a fim de garantir o consumo continuo em um ciclo menor.

Do ponto de vista econômico esta pode ser considerada uma grande jogada, mas ela gera um grande problema para a população mundial, o aumento da quantidade de lixo eletrônico, lixo esse que até hoje não se tem informações muito claras sobre o descarte correto.

Ainda que a justiça diga que a responsabilidade pelo cuidado com o meio ambiente é do Poder Público e do coletivo, cabendo às empresas orientar seus clientes quanto ao correto uso, e descarte dos produtos, sabemos que isso funciona muito melhor no papel do que na pratica. Na pratica o Estado tem políticas ambientais pouco eficazes, as empresas se importam com o meio ambiente apenas até o limite ao qual são obrigadas, muitas vezes seu compromisso existe apenas no papel, e nós enquanto consumidores também estamos longe de cumprir como nossa parte nesse “pacto”.

E mesmo que as empresas parem de fabricar produtos que tenham fisicamente um “prazo de validade”, ainda assim a obsolescência programada continuará a existir, pois se instalou na atualidade um consumismo desenfreado, que nos faz ansiar desesperadamente por produtos cada vez mais modernos e tecnológicos, ainda que a diferença entre um aparelho e seu antecessor seja apenas um “G” a mais.