um diálogo entre arte e ciência. seguindo o pressuposto que o conteúdo básico obrigatório...

13
Um diálogo entre Arte e Ciência

Upload: maria-fernanda-de-mendonca-teves

Post on 07-Apr-2016

215 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Um diálogo entre Arte e Ciência. Seguindo o pressuposto que o conteúdo básico obrigatório programado para os temas: Física Básica; (Ex. conceito de matéria)

Um diálogo entre Arte e Ciência

Page 2: Um diálogo entre Arte e Ciência. Seguindo o pressuposto que o conteúdo básico obrigatório programado para os temas: Física Básica; (Ex. conceito de matéria)

Seguindo o pressuposto que o conteúdo básico obrigatório programado para os temas:• Física Básica; (Ex. conceito de

matéria)

• Física Moderna; (Ex. Contribuições de Einstein)

Requisitos

Page 3: Um diálogo entre Arte e Ciência. Seguindo o pressuposto que o conteúdo básico obrigatório programado para os temas: Física Básica; (Ex. conceito de matéria)

Conceito de Arte

O termo “Arte” vem do Latim e significa técnica ou habilidade de criar valores. (Revista Literaria - a casa das letras)

Habilidade ou disposição dirigida para a execução de uma finalidade prática ou teórica, realizada de forma consciente, controlada e racional.

Page 4: Um diálogo entre Arte e Ciência. Seguindo o pressuposto que o conteúdo básico obrigatório programado para os temas: Física Básica; (Ex. conceito de matéria)

Arte Contemporânea

A Arte Contemporânea seria então, “a arte do agora, a arte que se

manifesta no mesmo momento e no próprio momento em que o público a

percebe”(CAUQUELIN, s/d, p.6).

Page 5: Um diálogo entre Arte e Ciência. Seguindo o pressuposto que o conteúdo básico obrigatório programado para os temas: Física Básica; (Ex. conceito de matéria)

Na Ciência

• "Sobre a Teoria da Relatividade Especial e Geral".

• Energia liberada pela quebra de um átomo.

Page 6: Um diálogo entre Arte e Ciência. Seguindo o pressuposto que o conteúdo básico obrigatório programado para os temas: Física Básica; (Ex. conceito de matéria)

Pintor e Escultor Surrealista

Salvador Dalí.

A década de 1930 foi um período de grande produção artística de Dalí. Nesta fase, o artista representava imagens do cotidiano de uma forma inesperada e surpreendente.Era fortemente inspirado pelas novas teorias da Física Quântica.

Page 7: Um diálogo entre Arte e Ciência. Seguindo o pressuposto que o conteúdo básico obrigatório programado para os temas: Física Básica; (Ex. conceito de matéria)

Criação de Valores O quadro apresenta a cabeça

e os ombros de Gala, composta por uma matriz de esferas aparentemente suspensas no espaço e representa uma síntese da arte renascentista e da teoria atômica. Além disso, a obra ilustra a descontinuidade final da matéria, sendo as esferas uma representação das partículas atômicas.

“Galateia das Esferas”, de Salvador Dalí.

Page 8: Um diálogo entre Arte e Ciência. Seguindo o pressuposto que o conteúdo básico obrigatório programado para os temas: Física Básica; (Ex. conceito de matéria)

Criação de Valores

A teoria da Relatividade de Einstein pode ser encontrada no diálogo feito por Salvador Dalí em sua obra “A Persistência da Memória” onde o relógio parece derreter, convergindo para as ideias relativísticas de Albert Einstein.

Page 9: Um diálogo entre Arte e Ciência. Seguindo o pressuposto que o conteúdo básico obrigatório programado para os temas: Física Básica; (Ex. conceito de matéria)

Objetivo da Aula (Primeira parte)

• A partir dos conceitos de Física e Arte discutidos em sala de aula, os alunos devem realizar o exercício proposto.

Page 10: Um diálogo entre Arte e Ciência. Seguindo o pressuposto que o conteúdo básico obrigatório programado para os temas: Física Básica; (Ex. conceito de matéria)

Proposta de Exercício

A partir da discussão sobre Arte e dos conceitos físicos vistos até aqui, descreva uma possível interpretação, de no mínimo 10 linhas, para a obra “Ovo Cósmico” de Salvador Dalí. Num primeiro momento, para facilitar o desenvolvimento do texto, tente descrever o quatro e depois construa sua hipótese.

Page 11: Um diálogo entre Arte e Ciência. Seguindo o pressuposto que o conteúdo básico obrigatório programado para os temas: Física Básica; (Ex. conceito de matéria)

• Levantamento das diferentes interpretações;

• Mostrar a interpretação original da obra (“Ovo Cósmico”) de Salvador Dalí.

Objetivo da Aula (Segunda parte)

Page 12: Um diálogo entre Arte e Ciência. Seguindo o pressuposto que o conteúdo básico obrigatório programado para os temas: Física Básica; (Ex. conceito de matéria)

O ovo também é um símbolo ligado a vida e ao renascimento. Esta obra foi uma referência no processo de ruptura da arte tradicional e a arte moderna, em que o ovo também carrega o significado de renovação.

Interpretação original da obra “Ovo Cósmico”

Page 13: Um diálogo entre Arte e Ciência. Seguindo o pressuposto que o conteúdo básico obrigatório programado para os temas: Física Básica; (Ex. conceito de matéria)

Conclusão

• Introduzir a ideia de arte como sendo uma criação arbitrária do ser humano;

• Diálogo entre Ciência e Arte;

• Novas interpretações de mundo;