um almoço, várias ideias - acibr.org.br · mos objetivos, todos só têm a ganhar”, afirma. o...

12
INFORMATIVO Ano 3 - Edição 11 - Junho/ Julho - 2012 UM ALMOÇO, VÁRIAS IDEIAS Sustentabilidade Economia Inovacao Tecnologia Educacao Crescimento mao de obra meio ambiente ' ' ' ' '

Upload: tranphuc

Post on 14-Jan-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: uM AlMOçO, VáRIAs IdEIAs - acibr.org.br · mos objetivos, todos só têm a ganhar”, afirma. O principal objetivo de Roberto é in-vestir constantemente em alta tecno-logia e estar

INFORMATIVO

Ano 3 - Edição 11 - Junho/ Julho - 2012

uM AlMOçO, VáRIAs IdEIAs

Sustentabilidade

EconomiaInovacao

TecnologiaEducacao

Crescimentomao de obra

meio ambiente

'

'

'

''

Page 2: uM AlMOçO, VáRIAs IdEIAs - acibr.org.br · mos objetivos, todos só têm a ganhar”, afirma. O principal objetivo de Roberto é in-vestir constantemente em alta tecno-logia e estar

Página 2

NOVOs AssOcIAdOs

EdITORIAl

ExpEdIENTE

Art Cabelos e EstéticaBruplast

Caixa – Agência Santa RitaDimas Com. Automóveis

Drogaria BotuveráFlex10

Mercado ColzaniTêxtil Lira

Tracker Segurança da InformaçãoVicfer Ferros

Vita Farma Drogaria e FarmáciaZF Transfer

Informativo da Associação Empresarial de BrusquePlanejamento Gráfico: Ideia Comunicação CorporativaJornalistas Responsáveis: Guédria B. Motta e Priscila ViamonteVeiculação Bimestral1200 ExemplaresImpressão: Gráfica NFContatos: [email protected] ou [email protected]: (47) 9999-0138 / (47) 9965-4010

Conselho Editorial:

Valzete WalendowskyJanice KunitzCândido Horácio GodoyCinara Fernandes

dIRETORIAPresidente: Edemar FischerVice-Presidente: Halisson HabitzreuterDiretor Financeiro: José Carlos LoosDiretor de Proj. Especiais e Infraestrutura: Ivan Luiz TridapalliDiretor de Assuntos Tecnológicos: Alexandre ZenDiretor de Relações Institucionais e da Câmara de Dirigentes Lojistas: Aliomar Luciano dos SantosDiretora de Núcleos e/ou Câmaras: Rita Cassia ContiDiretor de Assuntos da Indústria: Nelson Zen FilhoDiretor para Assuntos de Com. e Turismo: Valter StoltenbergDiretor para Assuntos de Prestação de Serviços: Vanderlei Rogério de LimasDiretor para Assuntos de Pequenas e Micro Em-presas: Günther Lother PertschyDiretora para Assuntos Comunitários: Maria Valzete Ludvig WalendowskyDiretor para Assunt. Legais e Governamentais: Dino José DalcegioDiretor para Assuntos de Com. Exterior: Ademar SapelliDiretor para Assuntos Ambientais: Ozinil M. de SouzaDiretor para Assuntos do CESCB: Ingo FischerDiretor de Patrimônio: Gilmar Cesar AppelDiretor Relações Empresariais: Marlon Sávio SassiDiretor Executivo: Cândido Horácio GodoyAssessor Jurídico: Dr. Osmar Peron Junior

Edemar Fischer - Presidente ACIBr

A ACIBr utiliza material reciclado em sua embalagem de jornal.

Neste Informativo ACIBr de nº 11, quero apresentar uma preocu-pação que penso não é só minha, mas da maioria dos adultos. O que fazer para viver dignamente em um tempo de concorrência acirrada? Como podemos ajudar nossos jo-vens a realizarem-se profissional-mente? Como orientar as crianças e jovens para enfrentarem os tem-pos atuais que exigem competência técnica para operar as máquinas e equipamentos computadorizados? Como participar da formação dos filhos?

Estas e outras interrogações po-dem ser respondidas através de palavras que são muito usadas a-tualmente: EDUCAÇÃO INTEGRAL e EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Nossa região está bem servida de insti-tuições e escolas que oferecem cursos voltados para a profissiona-lização amparados por um currículo que leva à formação integral do ser humano. Com isto quero dizer que estes currículos preocupam-se com a formação intelectual, profissional e cidadã dos seus alunos. Se as es-colas e os cursos existem é preciso, então, que os pais e os emprega-dores estimulem os jovens a se ins-creverem para poderem participar dos vários setores produtivos de uma cidade.

Quero deixar bem claro que não estou falando de cursos que somente ensinam os participantes a trabalharem. Falo dos cursos de-senvolvidos em Brusque que têm como objetivo formar o cidadão integralmente; formar um ser hu-

mano participativo que poderá criar inovação tecnológica, executar as informações, tomar decisões no am-biente de trabalho, agir com ética e responsabilidade, ser comprometido com o seu trabalho.

Atualmente, há cursos de qualifica-ção profissional com custo zero para o participante. Através de uma par-ceria Senai/Prefeitura de Brusque/Pronatec estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos de Qualifi-cação Profissional de Eletricista In-dustrial e Estampador de Tecidos. Já na área de Cursos Técnicos Senai – Pronatec, estão abertas as ins-crições para os seguintes cursos: Eletromecânica, Produção de Moda, Vestuário, Informática e Eletrotécnica. Além dos cursos acima citados, o Se-nai de Brusque oferece uma extensa programação de cursos nas áreas de Eletromecânica, Gestão Empresarial e Têxtil.

Paralelamente, outras instituições como Senac, Sebrae, Unifebe, Facul-dade São Luiz e Uniasselvi/Assevim, entre outras, oferecem uma extensa grade de cursos direcionados à quali-ficação e aperfeiçoamento profis-sional. Cabe aos nossos jovens, aos profissionais que buscam uma maior capacitação em sua área de atuação fazerem a escolha certa. Afinal, o caminho mais prático para entrar no mercado de trabalho ou crescer no emprego está diretamente ligado à educação.

Page 3: uM AlMOçO, VáRIAs IdEIAs - acibr.org.br · mos objetivos, todos só têm a ganhar”, afirma. O principal objetivo de Roberto é in-vestir constantemente em alta tecno-logia e estar

Página 3

FAIxA Azul dEsENVOlVE RAçãO pARA lINhA pEsAdA

Foi a formação de técnico em agro-pecuária que inspirou o empresário

Arcibaldo Pedrinho Toniêto a fundar a Faixa Azul Agro Industrial Ltda, em Gua-biruba, no ano de 1994. Até então, ele havia trabalhado na área de assistência técnica a produtores rurais de suínos e aves em Blu-menau, e, também, de coelhos e suínos em Brusque.

“Foi quando senti a necessidade indus-trial de uma fábrica de ração da linha pe-sada, composta por aves, suínos, equinos, coelhos e peixes. Produzimos ração para todos esses animais e em suas diferentes fases”, explica Arcibaldo.

Hoje, a Faixa Azul abastece pequenos, mé-dios e grandes produtores do Vale do Itajaí e Rio Tijucas. Já a matéria-prima utilizada, em sua grande maioria, vem do Paraná. Milho, farelo de soja, farelo de trigo, arroz e casquinha de soja, enriquecidos com vi-taminas e minerais, produzem uma ração de qualidade reconhecida pelo mercado.

“Desde a fundação, a empresa é automa-tizada, algo que não é muito característico nesse setor. Isso permite o controle e a precisão de peso, medida e qualidade. Nós recebemos a formulação elaborada por nu-tricionistas e, após o processo, são efetua-dos exames de laboratório para verificar se o produto está de acordo com os índices exigidos pelo Ministério da Agricultura”, acrescenta.

Segundo Arcibaldo, há quatro anos o Ministério da Agricultura intensificou a fiscalização e o controle das fábricas de ali-mentos para animais. Por essa razão, toda a matéria-prima que chega na empresa também é fiscalizada, impedindo que o

produto contamine outros na etapa inicial do processo. “Pelo menos uma vez por ano somos fiscalizados através de amostras aleatórias, coletadas nos pontos de venda de nossos produtos. Além do Ministério da Agricultura, somos auditados pelo Inme-tro, Vigilância Sanitária e Conselho de Me-dicina Veterinária”, declara o empresário.

Arcibaldo explica que um dos maiores

entraves de seu setor é a concorrência desleal, sobretudo por intermédio de cooperativas cuja finalidade principal não é a produção de ração, mas ela acaba sendo desenvolvida como subproduto. E, para as cooperativas ainda há facilidade de crédito e incentivos fiscais.

“O desafio está em romper paradigmas com a diferenciação de nosso produto e sua excelente conversão alimentar (o cál-culo da quantidade de alimento que o ani-mal consome para a produção de um quilo de carne). Não é preciso fazer testes com-plicados, já que os resultados positivos são visíveis”, observa o médico veterinário da empresa, Cezar Correa da Rosa.

Investimento em matéria-prima garante ração de qualidade para aves, suínos, equinos, coelhos e peixes

Empresa de Guabiruba abastece Vale do Itajaí e Rio Tijucas

Ao lado das filhas, o empresário Arcibaldo Pedrinho Toniêto administra a Faixa Azul Agro Industrial Ltda

Page 4: uM AlMOçO, VáRIAs IdEIAs - acibr.org.br · mos objetivos, todos só têm a ganhar”, afirma. O principal objetivo de Roberto é in-vestir constantemente em alta tecno-logia e estar

Página 4

spEEd pREss: quAlIdAdE E RApIdEz EM IMpREssãO

Com o sonho de ter seu próprio negócio, Roberto Schindler, abriu

em maio de 1994, na cidade de Blume-nau, a 3ª gráfica rápida do Estado de Santa Catarina, a Speed Press. Roberto deixou o cargo de diretor de marke-ting na empresa em que trabalhava e decidiu vestir a camisa do seu negó-cio. Mas, o início não foi fácil. Com o alto custo dos maquinários, os poucos equipamentos que podia ter, eram alu-gados. Nesse período tinha cinco fun-cionários que ajudavam nos processos da gráfica.

Alguns anos depois, Roberto mu-dou-se para Brusque, instalando-se no centro da cidade. Nesta época ele já possuía equipamentos próprios. “O investimento neste ramo é altíssimo. Além das máquinas terem um custo alto, sua depreciação é muito rápida, duram em média três anos. Quando estou terminando de pagar, já está na hora de trocar”, declara Roberto.

Sempre procurando melhorias em sua área, foi um dos criadores da As-sociação das Gráficas Expressas de Santa Catarina (ASSOGESC). Como presidente busca trazer soluções para o ramo. “Unidos na busca dos mes-

Alta tecnologia num mix de produtos para diversos segmentos

mos objetivos, todos só têm a ganhar”, afirma.

O principal objetivo de Roberto é in-vestir constantemente em alta tecno-logia e estar sempre atualizado. Seu diferencial é a qualidade e rapidez na entrega.

Atualmente oferece os serviços de im-pressões, fotocópias, crachás, banners, convites em geral, lacres de segurança, xícaras personalizadas, camisetas per-sonalizadas, fronhas personalizadas, cartões de visitas, panfletos, flyers, catálogos e o mais novo produto: im-pressão de plantas de engenharia.

Diariamente, mais de 100 pessoas passam pelo local. Além da sede em Brusque, conta com duas franquias, uma em Jaraguá do Sul e outra, em São João Batista.

“Todo profissional que trabalha em minha empresa tem acesso a vários cursos de qualificação. Invisto forte nesta área, pois a tecnologia avança de forma muito rápida”, afirma Roberto.

Sua expectativa futura é crescer mais através da loja virtual, aumentar seu mix de produtos e atingir todo ter-ritório nacional.

Atualmente conta com oito colabora-dores, sua sede está localizada na rua Rodrigues Alves, no centro da cidade.

Sede da empresa localizada no centro da cidade

Roberto Schindler ao lado de sua mais nova aquisição, plotter de engenharia

Page 5: uM AlMOçO, VáRIAs IdEIAs - acibr.org.br · mos objetivos, todos só têm a ganhar”, afirma. O principal objetivo de Roberto é in-vestir constantemente em alta tecno-logia e estar

Página 5

Foi num rancho localizado nos fun-dos de sua residência, que Luciano

Aquiles Tridapalli junto com sua espo-sa Ivone, fundaram a Dafe Tapetes.

Em junho de 1982, Luciano trabalha-va em uma Malharia, enquanto Ivone administrava o negócio que acabava de iniciar.

A Dafe fabricava tapetes com sobra de resíduos, comprados em São Paulo.

O setor de tear era terceirizado, por-tanto o produto chegava pronto. Só fa-zia o corte e o acabamento na empresa. Os tapetes eram vendidos em kits com três peças para banheiro e passadeiras, ou também comercializados de forma avulsa.

Para Luciano, foram três anos de muito trabalho, conciliando o emprego na malharia durante o dia, e trabalhan-do na fábrica a noite.

Em 1985, com o fechamento da em-presa em que trabalhava, Luciano de-cidiu se empenhar intensamente em seu negócio.

“Nosso rancho ficou pequeno, então adquirimos um novo terreno, no qual construímos um galpão com 450m2. Eu acreditava que nunca mais precisaria aumentar”, afirma.

Com o passar dos anos, o empresário

dAFE TApETEs E A ATENçãO AO MERcAdOPara continuar competitivo, o empresário Luciano Tridapalli precisou inovar

Luciano Aquiles Tridapalli, fundador da Dafe Tapetes

percebeu que poderia expandir seu negócio apostando em novas linhas de produtos.

“Eu vivia em fábrica de tapetes em São Paulo, e tinha o sonho de fazer todo processo de produção, foi onde encon-

trei os tapetes tufados”, declara.O investimento para aquisição da

máquina era muito alto, então, com a perspectiva de compra de seus clientes para investir neste novo produto, em 1996, Luciano decidiu comprar uma máquina de tapetes tufados, de uma cor só.

Neste método o fio é preso numa tela, e depois a tela passa por um processo de emborrachamento.

Os tapetes feitos de resíduos, são ela-borados com sobras de materiais, por-tanto, fica todo colorido. Com a nova máquina era possível desenvolver so-mente com uma cor.

Com o novo produto, as vendas alavan-caram e Luciano conquistou seus prin-cipais clientes na região Sul do Brasil.

“Depois que os tapetes de uma cor só ganharam mercado, tivemos um crescimento ordenado”, ressalta o em-presário.

Atualmente a empresa conta com 90 colaboradores e confecciona 7.000m2 de tapetes mensal.

Hoje a Dafe é a maior empresa do Bra-sil neste segmento.

“Tenho ideia de continuar crescendo gradativamente, com o objetivo de di-versificar e aumentar o mix de produ-tos”, afirma.

Luciano é casado com Ivone, pai de Fernanda e Daniel, e avô de Davi.

Luciano e parte da equipe Dafe, responsáveis pelo sucesso da empresa

Page 6: uM AlMOçO, VáRIAs IdEIAs - acibr.org.br · mos objetivos, todos só têm a ganhar”, afirma. O principal objetivo de Roberto é in-vestir constantemente em alta tecno-logia e estar

Página 6

O palestrante do almoço de ideias, Ozinil Martins

No dia 21 de junho, o reitor do Grupo UNIASSELVI, professor

Ozinil Martins de Souza, ministrou uma palestra sobre sustentabilidade no Almoço de Ideias, realizado na So-ciedade Esportiva Bandeirante, pela Associação Empresarial de Brusque (ACIBr).

“Primeiro é necessário entender que, a partir do ano 2000, a velha economia, fundamentada na mão de obra barata e farta acabou. No século 21 ninguém mais procura profissio-nais que fazem as coisas com a mão. Para isso existem as máquinas, que não engravidam, não vão ao banheiro e funcionam 24 horas por dia. E se nós temos um novo mercado de trabalho, também mudou o perfil de quem está trabalhando. E, nesse sentido, sus-tentabilidade não é modismo, mas uma necessidade que veio para ficar. Tudo que se gasta a mais hoje, vai fazer falta no futuro e ninguém tem o direito de consumir o planeta”, desta-cou o professor.

Segundo Ozinil, a sustentabilidade atinge diretamente as empresas e pode afetar em até 5% o PIB mundial no futuro. Com mais demanda para o combustível, seu fornecimento ficará comprometido e será necessário bus-car novas fontes de energia, sobretu-do as limpas. Mudanças nos hábitos de vida também serão exigidas. É o

AlMOçO dE IdEIAsReitor do Grupo UNIASSELVI, professor Ozinil Martins de Souza, palestrou

caso dos banhos mais rápidos e da televisão desligada. “Um exemplo sustentável é o de uma boate que gera energia a partir do movimento que as pessoas provocam no chão. É preciso

sair da zona de conforto e reutilizar o po-tencial que já existe”, acrescentou.

Outro problema a ser administrado é a escassez de água. A previsão é que até 2030, 33 países tenham suas reser-vas comprometidas. E a atenuação desse quadro começa já, através do raciona-mento, reuso e do proveito da água da chuva.

“Em 2030 seremos 8,4 bilhões de pes-soas nesse mesmo planeta, utilizando os mesmos recursos de hoje. Enquan-to o mundo troca carros grandes por pequenos, nós, no Brasil, fazemos o contrário. Será que esse é o caminho? O mundo não é nosso e devo tratar com respeito aquilo que uso’, obser-vou.

De acordo com o reitor do Grupo UNIASSELVI, a área da educação tam-bém precisa de um cuidado especial, sobretudo na base. O que ele observa no Ensino Superior são jovens com dificuldade para cálculos simples e na interpretação de textos. “Ainda assim, só 10% da população brasileira chega ao Ensino Superior e 63% não termina sequer o Ensino Médio”, afirmou.Empresários de diversos segmentos marcaram presença no evento

Page 7: uM AlMOçO, VáRIAs IdEIAs - acibr.org.br · mos objetivos, todos só têm a ganhar”, afirma. O principal objetivo de Roberto é in-vestir constantemente em alta tecno-logia e estar

Página 7

Mais ideias

O professor Ozinil ainda destacou que, nos próximos 20 anos, a classe média deve crescer 172% e a proposta é que se incluam na escola de base disciplinas de empreendedorismo, já que dificilmente será possível gerar emprego em escala suficiente.

A urbanização das cidades também precisa acompanhar esse desenvol-vimento, pensando de forma cons-ciente em transporte público e ciclo-vias. Nesse contexto, se intensifica o conceito de casa como sinônimo de lazer e trabalho.

A previsão do declínio do ecos-sistema já dá seus primeiros sinais. Conforme Ozinil, um exemplo é a ilha de lixo formada no Oceano Pacífico pelas correntes marítimas e, também, as dezenas de espécies animais e ve-getais que entram em extinção todos os dias.

“Para crescer, o Brasil precisa au-mentar sua produtividade, estagnada há 30 anos, melhorar seus índices de escolaridade e fomentar uma legisla-ção florestal e trabalhista adequada às novas realidades”, concluiu.

Como você avalia o Almoço de Ideias?

“Excelente. Mostra que nós precisamos avançar em muitos aspectos, principalmente nas áreas de educação e sustentabili-dade. Não tem outro jeito” (Waldemiro Dalbosco)

“Muito importante. Abriu nossos horizontes de forma global, envolvendo assuntos que, com a correria do nosso dia a dia, pas-sam despercebidos” (Ronimar Tachini)

“Foi muito interessante. Trouxe um assunto atual e mostra o quanto é importante começar nos preocupar com as questões que abrangem o futuro do planeta” (Germano Hoffmann Filho)

Page 8: uM AlMOçO, VáRIAs IdEIAs - acibr.org.br · mos objetivos, todos só têm a ganhar”, afirma. O principal objetivo de Roberto é in-vestir constantemente em alta tecno-logia e estar

Página 8

0

O reconhecimentoque sua empresaesperava O Prêmio SENAIsc Aprendizagem Cidadã vai reconhecer e premiar as

indústrias catarinenses que possuem jovens aprendizes estudantes do

SENAIsc e cumprem sua função social, contribuindo para o desenvolvimento

do nosso país e de um futuro melhor para todos nós.

Se sua empresa possui jovens aprendizes do SENAIsc,

participe deste projeto.

As inscrições vão de 2 de julho a 14 de setembro.

• Categoria I — Indústria de médio porte (entre 100 e 500 empregados)

• Categoria II — Indústria de grande porte (acima de 500 empregados)

Acesse www.aprendizagemcidada.com.br e leia o regulamento completo.

Page 9: uM AlMOçO, VáRIAs IdEIAs - acibr.org.br · mos objetivos, todos só têm a ganhar”, afirma. O principal objetivo de Roberto é in-vestir constantemente em alta tecno-logia e estar

Página 9

O Núcleo de Moveleiros, que in-tegra a história da Associação

Empresarial de Brusque e que estava desativado, retomou as atividades há um ano e segue forte, com o intuito de formar mais parcerias e menos concorrência entre os profissionais do setor.

“O objetivo é fortalecer a classe no sentido de valorização e combater a concorrência desleal. Ainda é comum em nossa região o funcionamento de empresas sem registro, que não pagam impostos e não possuem profissionais registrados. Consequentemente, essas empresas entregam um produto mais barato, embora não exista qualquer traço da profissionalização que temos buscado”, explica o coordenador do Núcleo de Moveleiros, Ricardo Lang.

Segundo ele, o Núcleo tem buscado muitas informações e novidades para surpreender o mercado consumidor sem perder a competitividade. Por essa razão, ainda em junho, os mem-bros do Núcleo estiveram em um con-gresso moveleiro realizado em Cu-ritiba. Já em julho haverá uma missão para a segunda maior feira de tecno-logia em móveis do país, a Formobile, em São Paulo.

“Hoje, em Brusque, nosso ramo não está ruim. Há trabalho para todos. Mas, através da profissionalização, nós conseguimos ser mais competiti-

NúclEO dE MOVElEIROs: MAIs pARcERIA E MENOs cONcORRêNcIA

vos pela automação e pelos softwares disponíveis. Posso garantir que toda a tecnologia que existe no Brasil está aplicada e é oferecida pelos moveleiros de Brusque”, ressalta Lang.

A valorização do setor é tão im-portante para o Núcleo que já estão avançadas conversas com o Senai de Brusque, para a abertura de um curso de formação de marceneiro e, num futuro próximo, o desenvolvimento de um centro de tecnologia nessa

Núcleo que já foi importante na história da ACIBr, retoma suas atividades em força total

FOR YOu IdIOMAs dOOu ROupAs à sEcRETARIA dE BEM EsTAR sOcIAl dE NOVA TRENTO

área, no município, conforme acon-tece em São Bento do Sul. “Existe o interesse e já estamos reformulando grades curriculares para o início do curso. Hoje, uma grande dificuldade das empresas moveleiras é a mão de obra qualificada”, observa o coor-denador.

O Núcleo de Moveleiros se reúne na sede da ACIBr, sempre na última quinta-feira de cada mês, às 19h e está aberto para novas participações.

Integrantes do núcleo de moveleiros unidos ao associativismo

A Escola For You Idiomas, com sede em Brusque e em Nova

Trento, deu exemplo de solidariedade neste início de inverno. A diretora da escola, Rosemeri Seubert fez a entrega de roupas doadas por seus alunos à Secretaria de Bem Estar Social e Habi-tação de Nova Trento. O ato foi acom-panhado pelas servidoras municipais da referida Secretaria, Genice Tomasi e Alini Dallabrida, além de profes-sores, funcionários e alunos da Escola For You Idiomas. As roupas serão en-tregues às famílias carentes cadastra-das naquela Secretaria.

As roupas têm como destino famílias carentes cadastradas na secretaria do município

Page 10: uM AlMOçO, VáRIAs IdEIAs - acibr.org.br · mos objetivos, todos só têm a ganhar”, afirma. O principal objetivo de Roberto é in-vestir constantemente em alta tecno-logia e estar

Página 10

EMpREsAs AdEREM AO úTIl cARd E úTIl AlIMENTAçãO

Indústria e Comércio de Plásticos Cajovil

A Cajovil é mais uma empresa que apostou no cartão de benefícios Útil Card, ferramenta que oferece vantagens, tanto às empresas, quanto aos seus fun-cionários e rede de credenciados. Instalada em Brusque desde 1999, na Ro-dovia Ivo Silveira, a Cajovil investe constantemente em novas tecnologias e nos seus colaboradores a fim de motivá-los a crescer junto com a empresa, trazendo assim resultados positivos para todos.

O objetivo é oferecer mais um serviço diferenciado aos seus colaboradores

Shopping Gracher

O Grupo Gracher há vários anos se destaca no cenário local nos segmentos de hotelaria, comércio e lazer, primando sempre pela qualidade, profissio-nalismo, hospitalidade e bom atendimento, além de promover investimentos constantes em seu quadro de colaboradores. Recentemente firmou parceria com a ACIBr para oferecer aos seus colaboradores mais uma importante fer-ramenta: o Cartão Útil Alimentação.

Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE

Os colaboradores do Centro Universitário de Brusque – Unifebe já contam com o benefício do Cartão Útil Card. Na foto, recebendo o cartão, a analista de RH Adriana Venturi e a assistente do Departamento Pessoal Janara Cristine Block Bruns, recebendo das mãos de Sônia Fumagalli, do Departamento Co-mercial da ACIBr, um exemplar do Útil Card.

Hospital e Maternidade Cônsul Carlos Renaux

Com cerca de 180 colaboradores, o Hospital e Maternidade Cônsul Carlos Re-naux – Hospital Evangélico, é mais um conveniado ACIBr para utilização dos cartões Útil Card e Útil Alimentação. A direção do HE acredita que esta parce-ria além de facilitar as operações efetuadas pelo RH da unidade hospitalar vai trazer muitos benefícios e comodidade para os usuários e o comércio local.

Page 11: uM AlMOçO, VáRIAs IdEIAs - acibr.org.br · mos objetivos, todos só têm a ganhar”, afirma. O principal objetivo de Roberto é in-vestir constantemente em alta tecno-logia e estar

Página 11

sENAI dE BRusquE: EducAçãO dE quAlIdAdE cOM cuRsOs gRATuITOsAtravés do Pronatec são oferecidos cursos técnicos e de educação profissional gratuitos para pessoas de baixa renda

Criado no dia 26 de Outubro de 2011 com a sanção da Lei nº

12.513/2011 pela Presidente Dilma Rousseff, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivo princi-pal expandir, interiorizar e democra-tizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técni-ca e financeira que juntos oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis. Todo este benefício é oferecido também na unidade Senai local. Conforme o diretor do Senai Brusque, José Wanderley Cardoso, conheça um pouco mais sobre este programa.

O que é o PRONATEC?

José Wanderley Cardoso: É o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. O programa possui tipos de Bolsa-Formação: a Estudante e a Trabalhador. Na Bolsa-Formação Estudante, cursos técnicos a partir de 800 horas serão destinados a alu-nos das redes públicas de ensino mé-dio. Já a Bolsa-Formação Trabalhador oferecerá cursos de qualificação às pessoas em vulnerabilidade social, e trabalhadores de diferentes perfis e alunos das redes públicas de Ensino Médio. Em ambos os casos, os bene-ficiários terão direito a cursos gra-tuitos e de qualidade, alimentação, transporte e todos os materiais esco-lares necessários que possibilitarão a posterior inserção profissional dos beneficiários.

Quais são os cursos gratuitos? E como participar?

José Wanderley Cardoso: Os cursos

de qualificação profissional são o de eletricista industrial e o de es-tampador de tecidos. Para cursar é necessário ter entre 18 e 54 anos e ter como escolaridade mínima o ensino fundamental incompleto.

Já os cursos técnicos Pronatec são de eletromecânica, produção de moda, vestuário, informática e eletromecânica. Para participar destes cursos o requisito é estar ma-triculado no 2o ou 3o ano do ensino médio da rede pública ou estadual. Os cursos tem duração de dois anos.

Com tantos benefícios, existe algum de-safio para aplicação do Pronatec?

José Wanderley Cardoso: O grande de-safio do Senai está na busca de candi-datos para participar do programa.

Em nossa sede que atende Brusque e região, foram pactuadas 330 vagas para dez turmas de cursos técnicos.

O projeto teve início em março deste ano, e temos apenas quatro tur-mas em execução. Estamos ofertando mais cinco turmas para início deste mês de julho.

A procura está muito baixa, estamos com média de 8 a 10 alunos por curso, sendo que o mínimo é 30 candidatos por turma. Percebemos que a maioria dos alunos da rede pública e estadual estão trabalhando em atividades in-formais.

Estamos com divulgação em veícu-los de comunicação, panfletos, asso-

ciação de bairros, paróquias, e ainda assim não há canditados.

Recentemente o Senai Brusque passou por uma grande revitalização. Quais são as novidades?

José Wanderley Cardoso: Com o obje-tivo de ampliar, e melhorar nossos serviços o Senai acaba de ampliar sua sede, com a construção do novo bloco. Ali estão instalados dois labo-ratórios que são referência no Sul do Brasil, o Têxtil Químico e o Têx-til Físico, creditados pelo Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Além disso, foram instaladas três novas salas de aula, além de salas de reprografia, de coordenação pe-dagógica, de professores e novos es-paços de convivência. Também foram reformados o auditório e o bloco A, onde funcionam a administração e os setores de atendimento, secretaria escolar, área financeira, recursos hu-manos, aquisição, qualidade, relações com o mercado e gestão empresarial. Toda a unidade recebeu nova pintu-ra. O projeto foi concebido seguindo conceitos atuais de sustentabilidade, prevendo o máximo aproveitamento da água da chuva e da luz natural. Com a ampliação, a unidade passa a contar com um total de 6,2 mil me-tros quadrados.

Page 12: uM AlMOçO, VáRIAs IdEIAs - acibr.org.br · mos objetivos, todos só têm a ganhar”, afirma. O principal objetivo de Roberto é in-vestir constantemente em alta tecno-logia e estar

Página 12

EMpREsAs ANIVERsARIANTEs - Mês dE JuNhO

3RHO Interruptores Automotivos Academia do Triunfo Treinam. Corporativo

Adenacon Marcas e Patentes ADM Peças

APE Ind. e Com. de Confec. Aradefe Ind. Com. Malhas

Caixa Econômica Federal – Agência CentroCavacos Araldi

Cine Vision Midia Digital CLO Oficina de Veículos

Colégio São LuizContabily Contabilidade

CTG Malhas D & D Distribuidora de Alimentos

DecorgessoDegustus

Dimensional Engenharia Drogaria Farmaposto

Estamparia Wenskann Estofaria Tomasi

Faixa Azul Agroindustrial Farmácia Lindóia

Fiação Águas Negras Fischer Eletrodutos

Gracher Empreend. Turísticos Gráfica Bandeirante

Havan Lojas de Departamentos HHC Administradora de Bens

Horst Heinig Escritório ImobiliárioHotel Sgrott

Ind. Com. de Malhas Pemgir Jateamento Floriani

Kanto Íntimo Iind. e Com. Lavanderia Tom da Cor

Magnus Assessoria e Informática Malhas Cadore

Malossi Comércio de Utilidades

ERPA Corretora de Seguros Estillo Confecções Etiquetas Fama Beneficiamento Têxtil

Floricultura Tropiflora Garmischh Têxtil

Heinig Pré-Moldados Irmãos Beilfuss

J & J Contabilidade Juvenal Administradora Bens e Imóveis

Kohmar Ind. Com. de Confecções Leoni Contabilidade

Link Language School Lyon Ind. e Com.

Malharia Feito Criança Malhas GBA

Malhas River Sport Malhas RVB

Marazul

Malosssi Eletrodomésticos Manatex Têxtil

Maria Teresinha B. Gervasi – Cor. de ImóveisMc’ju Indústria e Confecções

Panificadora RistowRR Com. e Instal. de Vidros e Ferragens

Rubens Comércio de Pneus SB Instalações Gerais

Santa Fé TintasSassipan Panificadora e Confeitaria

Colégio EnergiaSomelos Tecidos Brasil

Supertex Ind. e Com. Confec. Tecelagem Olinda Ind. e Com.

Tecelagem Santo Antonio Tecelagem Vale

Tripservice Agência de Viagens e Turismo Willrich Ind e Com Têxtil

A2 Controle de PragasAbelardo João Minella

AM ContabilidadeArcher Materiais de Construção Auge Contabilidade e Assessoria

Banco Bradesco – Agência BrusqueBecker Ind. Com. Cosméticos

Brastec Ind. Com. Máq. e Sistemas Câmara Dirigentes Lojistas Brusque

Center System Informática Centro Empres., Social E Cultural de Brusque

Cervi ContabilidadeContabilidade Colombi

Contasse Contabilidade e Assessoria Contidata Contabilidade e Inform.

Cozinhas Cunha Brasil Dermavita Ind. e Com. Prod. Farm.

Drogaria Farmaposto Ltda. - Drog. MalucheEmpresa Brusq. Comunicação-TV Brusque

EMpREsAs ANIVERsARIANTEs - Mês dE JulhO

Tubos Pereira

Fundada em 1o de junho de 1968, a Tubos Pereira está há mais de 30 anos no mercado de artefatos de cimento. Sua experiência a posiciona como uma das

mais conceituadas empresas da região neste segmento.

OBS: As empresas destaque nesta editoria, obedecem o critério

da data de fundação mais antiga dos meses acima.

Foto Primavera

Atuando no mercado desde julho de 1970, nos dias de hoje têm como foco principal a realização de trabalhos na área social, como casamentos, batizados, aniversários, jantares e bailes.

MC Oficina Latoaria e Pintura Mega Motos Com. Imp. Exp.

Metalúrgica Coelho Mtalúrgica Visa

Padaria e Confeitaria Guabiruba Panificadora e Confeitaria Panissa

Pega Mania Confecções RC Com. e Assist. Máquinas Costura

Rolasul Com. Repres. S & C Soluções em Captura de Dados

Sartori Produtos Têxteis Stoltenberg Irmãos

TAC-Trade Imp. E Exp. - BruswebTecelagem LM

Transville Transp. V. Kings Instrumentos Musicais Vita Farma Drogaria e Farmácia