tricomoníase

8
T ricomoníase Alunas : Andressa Macena & Talita Veríssimo . 2º CTE

Upload: andressa-macena

Post on 02-Jul-2015

1.412 views

Category:

Health & Medicine


1 download

TRANSCRIPT

Tricomoníase

Alunas : Andressa Macena

& Talita Veríssimo .

2º CTE

A Tricomoníase é uma doença sexualmente

transmissível, causada

pelo parasita protozoário unicelular

Trichomonas vaginalis .

Sintomas Nas mulheres, a doença pode começar com uma

secreção espumosa de cor verde - amarelada e odor desagradável , proveniente da vagina ; este corrimento típico , contudo , ocorre em apenas cerca de 20% das pacientes . Nas demais , a referida secreção é apenas ligeira ou ausente . A vulva (os órgãos genitais femininos externos) pode estar irritada e dolorida , e é possível que o coito também cause dor devido à vaginite . Nos casos graves , a vulva e a pele que a rodeia inflamam-se , bem como os grandes e pequenos lábios . Outros sintomas são dor ao urinar ou um aumento na frequência das micções . Nas infecções crônicas , os sintomas são discretos e o corrimento vaginal , pouco intenso .

Os homens com tricomoníase não manifestam habitualmente sintomas , mas podem infectar as suas parceiras sexuais . Alguns apresentam uma secreção proveniente da uretra , espumosa e semelhante ao pus , sentem dor ao urinar e polaciúria . Os referidos sintomas costumam acontecer principalmente de manhã cedo . A uretra pode sofrer uma ligeira irritação e por vezes aparece umidade no orifício do pênis . Pode também se manifestar como doença sintomática leve .

MULHERES HOMENS

Tratamento O tratamento , que é específico e eficiente , pode ser realizado com os

quimioterápicos metronidazol ou tinidazol , administrados em dose oral única . Na gestação , até o primeiro trimestre , não é recomendado o uso dos quimioterápicos devido a seu potencial mutagênico e carcinogênico . Aconselha-se o uso de clotrimazol tópico , de eficácia moderada , por ser inócuo ao feto . Na nutriz , recomenda-se a suspensão da amamentação durante o tratamento . Efeitos colaterais podem incluir cefaléia , náusea , boca seca , e gosto metálico , muito raramente , efeitos no Sistema Nervoso podem ocorrer , incluindo encefalopatia , convulsões , perda de coordenação motora e ataxia . Efeitos alérgicos também são possíveis . O consumo de álcool deve ser evitado , pois sua associação pode resultar em efeitos colaterais importantes . Também devem ser evitados os anticoagulantes orais . Todos os parceiros sexuais devem ser simultaneamente tratados , de maneira a se evitar a re-infecção . Pelo menos até que se tenha a certeza de cura , os pacientes devem utilizar preservativos em todas as relações sexuais .

A doença não confere imunidade permanente , portanto a re-infecção é possível e deve ser diferenciada da falha terapêutica . A resistência aos quimioterápicos é possível , porém é usualmente dose – dependente , bastando o re-tratamento com uma dose maior e/ou mais prolongada .

Prevenção Evita-se a transmissão do parasita

causador da doença praticando o sexo

seguro , ou seja , pela adequada higiene

genital , diminuindo o número de

parceiros sexuais e usando preservativos .

Tanto o preservativo masculino quanto o

feminino provaram-se eficazes em reduzir

as chances de contaminação .