treinamento de membros da cipa nr-05 · treinamento de segurança para manuseio de líquidos...

6
CONFFSEG • TREINAMENTOS WWW.CONFFSEG.COM.BR Treinamento de Membros da CIPA NR-05 o treinamento pode ser feito por profissionais da SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) ou seja, por técnicos em segurança do trabalho ou engenheiros em segurança que possuam um extenso conhecimento nos aspectos citados pela NR 5, item 5.33 o curso pode ser contratado com prestadores de serviços. Porém é importante ressaltar que de acordo com a NR 5, o treinamento deve contemplar diversos aspectos de segurança, dentre os quais posso citar: O processo produtivo da empresa em sua totalidade Os possíveis riscos que podem ocorrer em função desse processo produtivo Os acidentes mais frequentes no ambiente de trabalho daquela empresa As doenças mais comuns que se desenvolvem pela exposição aos riscos de dentro da empresa As práticas e técnicas regulamentadas pela SST (Segurança e Saúde do Trabalho) Desta forma, é importante que os instrutores estejam devidamente preparados para ministrar tais treinamentos. Treinamento de Uso Correto de EPI”s NR-06 Atender a Norma Regulamentadora Seis (NR-6) do MTE que prevê a obrigatoriedade da realização do treinamento para os funcionários que utilizem qualquer tipo de EPI, a fim de capacitar e orientar os trabalhadores quanto à necessidade e uso correto dos equipamentos, visando garantir sua segurança e integridade física. É responsabilidade do empregador: orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação do EPI.

Upload: others

Post on 20-Aug-2020

5 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Treinamento de Membros da CIPA NR-05 · Treinamento de Segurança para manuseio de líquidos Combustíveis e Inflamáveis NR–20 Atender a Norma Regulamentadora Vinte (NR-20) do

CONFFSEG • TREINAMENTOS WWW.CONFFSEG.COM.BR

Treinamento de Membros da CIPA NR-05 o treinamento pode ser feito por profissionais da SESMT

(Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e

Medicina do Trabalho) ou seja, por técnicos em segurança do

trabalho ou engenheiros em segurança que possuam um

extenso conhecimento nos aspectos citados pela NR 5, item

5.33

o curso pode ser contratado com prestadores de serviços.

Porém é importante ressaltar que de acordo com a NR 5, o

treinamento deve contemplar diversos aspectos de

segurança, dentre os quais posso citar:

• O processo produtivo da empresa em sua totalidade

• Os possíveis riscos que podem ocorrer em função desse processo produtivo

• Os acidentes mais frequentes no ambiente de trabalho daquela empresa

• As doenças mais comuns que se desenvolvem pela exposição aos riscos de dentro da empresa

• As práticas e técnicas regulamentadas pela SST (Segurança e Saúde do Trabalho)

Desta forma, é importante que os instrutores estejam devidamente preparados para ministrar tais treinamentos.

Treinamento de Uso Correto de EPI”s NR-06

Atender a Norma Regulamentadora Seis (NR-6) do MTE que

prevê a obrigatoriedade da realização do treinamento

para os funcionários que utilizem qualquer tipo de EPI, a

fim de capacitar e orientar os trabalhadores quanto à

necessidade e uso correto dos equipamentos, visando

garantir sua segurança e integridade física.

É responsabilidade do empregador: orientar e treinar o

trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação do EPI.

Page 2: Treinamento de Membros da CIPA NR-05 · Treinamento de Segurança para manuseio de líquidos Combustíveis e Inflamáveis NR–20 Atender a Norma Regulamentadora Vinte (NR-20) do

CONFFSEG • TREINAMENTOS WWW.CONFFSEG.COM.BR

Treinamento de Primeiros Socorros NR-07

Atender a Norma Regulamentadora Sete (NR-7) do MTE que prevê a obrigatoriedade do treinamento anual para os funcionários da empresa, a fim de capacitar e orientar quanto às técnicas básicas de primeiros-socorros visando à segurança e atendimento de vítimas dentro do ambiente da empresa. Todo estabelecimento deverá estar equipado com material necessário à prestação dos primeiros socorros aos cuidados de pessoa treinada para esse fim.

Treinamento de Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade NR-10

Atender a Norma Regulamentadora Dez (NR-10) do MTE que prevê a obrigatoriedade do treinamento bienal específico para os trabalhadores autorizados a intervir em instalações elétricas, sobre os riscos decorrentes do emprego da energia elétrica e as principais medidas de prevenção de acidentes. Para as empresas em que os trabalhadores intervenham em instalações elétricas energizadas com alta tensão, que exerçam suas atividades dentro dos limites estabelecidos como zonas controladas e de risco, eles devem receber

Page 3: Treinamento de Membros da CIPA NR-05 · Treinamento de Segurança para manuseio de líquidos Combustíveis e Inflamáveis NR–20 Atender a Norma Regulamentadora Vinte (NR-20) do

CONFFSEG • TREINAMENTOS WWW.CONFFSEG.COM.BR

treinamento de segurança específico em segurança no Sistema Elétrico de Potência (SEP) e em suas proximidades.

Treinamento de Sistema Elétrico de Potência (SEP-NR-10)

O Curso NR-10 Complementar SEP (Sistema Elétrico de Potência) da Norma Regulamentadora 10 é obrigatório para trabalhadores que são expostos diretamente a Alta Tensão (AT). O MTE exige que todos os profissionais que trabalham com eletricidade acima de 1000 (mil) volts sejam treinados nas diretrizes básicas para implantação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança e saúde.

Público Alvo Todos os profissionais que trabalham em áreas de alta voltagem (1000 volts) que tenham feito o básico de NR-10. Objetivo Este treinamento visa a capacitação a partir dos itens descritos na Norma regulamentadora 10, que estabelecem requisitos e condições para a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança dos trabalhadores que direta ou indiretamente interagem em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

Treinamento de Operador de Empilhadeira NR- 11

A Norma Regulamentadora (NR) 11 do Ministério do Trabalho e Emprego, cuja redação foi dada pela Portaria 3214/78, estabelece em seu item 11.1.5, que todo operador de equipamento com força motriz própria devem participar de treinamento específico, dado pela empresa, que o habilitará para realizar esse trabalho.

Page 4: Treinamento de Membros da CIPA NR-05 · Treinamento de Segurança para manuseio de líquidos Combustíveis e Inflamáveis NR–20 Atender a Norma Regulamentadora Vinte (NR-20) do

CONFFSEG • TREINAMENTOS WWW.CONFFSEG.COM.BR

Treinamento de Operador de Ponte Rolante

e Talha NR-11

Objetivo O objetivo do curso de Operador de Ponte Rolante é instruir os trabalhadores a operar o equipamento de maneira segurança e consciente, cumprindo assim o disposto na Norma Regulamentado – NR-11 e garantindo assim a prevenção de acidentes.

Treinamento de Segurança para manuseio de líquidos Combustíveis e Inflamáveis NR–20

Atender a Norma Regulamentadora Vinte (NR-20) do MTE que prevê a obrigatoriedade para a realização de treinamento para todos os empregados que estejam diretamente envolvidos com inflamáveis e/ou líquidos combustíveis, visando a garantir a execução de suas atividades com segurança.

Page 5: Treinamento de Membros da CIPA NR-05 · Treinamento de Segurança para manuseio de líquidos Combustíveis e Inflamáveis NR–20 Atender a Norma Regulamentadora Vinte (NR-20) do

CONFFSEG • TREINAMENTOS WWW.CONFFSEG.COM.BR

Os treinamentos d segurança são voltados para aqueles empregados que adentram na área e não ou para aqueles que mantêm contato direto com o processo ou processamento, variando a carga horária de suas capacitações.

Treinamento de Brigada de Incêndio NR-23

Atender a legislação vigente , notadamente o Decreto Estadual nº 56.819, Instrução normativa 17/2011, exigências da Lei Federal 6.514, Portaria 3.214, Norma Regulamentadora NR-23, NBR-14.276/06. Que trata, exclusivamente, da Brigada de Incêndio.

Treinamento de Abandono de Área NR-23 Atender a Norma Regulamentadora Vinte e Três (NR-23) do MTE que prevê que toda empresa deve providenciar para todos os trabalhadores informações sobre: utilização dos equipamentos de combate ao incêndio, procedimentos para evacuação dos locais de trabalho com segurança e dispositivos de alarme existentes, visando garantir a segurança do local e preservação de vidas.

Page 6: Treinamento de Membros da CIPA NR-05 · Treinamento de Segurança para manuseio de líquidos Combustíveis e Inflamáveis NR–20 Atender a Norma Regulamentadora Vinte (NR-20) do

CONFFSEG • TREINAMENTOS WWW.CONFFSEG.COM.BR

Treinamento de Espaço Confinado NR-33

Atender a Norma Regulamentadora Trinta e Três (NR-33) do MTE que prevê que toda empresa que realize serviços em áreas de espaço confinado deve providenciar aos trabalhadores treinamento específico, visando garantir a capacitação sobre os riscos, medidas de controle, de emergência e salvamento. Todos os trabalhadores autorizados, vigias e supervisores de entrada devem receber capacitação e também um treinamento periódico anual com carga horária mínima de oito horas.

Treinamento de Trabalho em Altura NR-35

Atender a Norma Regulamentadora Trinta e Cinco (NR-35) do MTE que prevê que toda empresa que realize trabalhos em altura, promovam treinamento para capacitação dos trabalhadores, submetendo-os a treinamento teórico e prático, visando garantir a capacitação sobre os riscos, medidas de controle, de emergência e salvamento. Todos os trabalhadores autorizados a realizar serviços em altura devem receber capacitação e também um treinamento periódico bienal com carga horária mínima de oito horas.