treinamento 2004 professoras visitantes

10

Click here to load reader

Upload: kelle

Post on 08-Jun-2015

6.461 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Treinamento 2004 Professoras Visitantes

Professoras Visitantes Antes da visita, oramos e pedimos ao Senhor para nos abençoar para sabermos como

ajudar as irmãs que visitamos. (Ver Manual de Instruções da Igreja, Vol. 2, seção 3, pág. 203)

As vezes, podemos visitar as irmãs em suas casas. Algumas vezes, as visitamos na Igreja. O ideal é visitar nossas irmãs todos os meses. Planejamos logo no início do mês onde e quando iremos visitar ou fazer um contato.

(Ver Manual de Instruções da Igreja, Vol. 2, seção 3, pág. 202)

Compartilhamos a mensagem de professoras visitantes que sai na Liahona. Lemos as escrituras juntas. Falamos sobre o amor de Deus para conosco e sobre maneiras de como podemos viver melhor o evangelho.

Compartilhamos nossa fé e testemunhos de Jesus Cristo. Oramos juntas. Se uma irmã não pode ler as escrituras, nós lemos as escrituras com ela.

Como professoras visitantes, nos importamos com cada irmã. Se ela tem uma família, nos preocupamos com seus filhos e seu marido.

Sempre que encontrarmos a irmã que visitamos, nósa cumprimentamos. Perguntamos sobre sua família. Sentamos junto dela nas reuniões da Sociedade deSocorro.

Devemos nos lembrar de não criticar, resmungar ou fofocar sobre a irmã, sua família ou sua casa. Nós nos incentivamos mutuamente. Nossa irmã sempre saberá que pode confiar em nós. Ela sabe que a amamos.

Page 2: Treinamento 2004 Professoras Visitantes

Responsabilidades das Professoras Visitantes

As professoras visitantes visitam e fazem outros contatos com as irmãs que lhes foram designadas. Quando possível, é preferível fazer uma visita mensal na casa da irmã. Quando as irmãs tiverem necessidades especiais, as professoras visitantes poderão visitá-las e prestar-lhes assitência com mais frequência.

As professoras visitantes criam relacionamentos de amor desenvolvendo amizade e confiança com cada irmã. Também se inteiram das necessidades espirituais e temporais da irmã e sua família e prestam a assistência que for adequada.

As professoras visitantes dão instruções espirituais por meio de uma mensagem mensal. As mensagem publicadas em A Liahona devem ser usadas como guia e adaptadas às necessidades de cada irmã.

As professoras visitantes têm uma responsabilidade especialmente importante de ministrar aos membros novos e menos ativos. Para mais informações, ver as páginas 307-310, na seção “Ensino e Liderança no Evangelho”.

Antes de cada visita, as companheiras devem reunir-se para orar, estudar as intruções dos líderes, estudar a mensagem, e discutir como ajudar cada irmã.

Todos os meses, as professoras visitantes fazem um relatório sobre o bem-estar espiritual e temporal de cada irmã. Conforme determinação da presidente da Sociedade de Socorro, fazem esses relatórios a um membro da presidência, à líder das professoras visitantes ou a uma supervisora das professoras visitantes. Se as necessidades de uma irmã forem urgentes ou confidenciais, as professoras visitantes relatam imediatamente à presidente da Sociedade de Socorro.

(Ver Manual de Instruções da Igreja, Vol. 2, seção 3, pág. 203)

2

Page 3: Treinamento 2004 Professoras Visitantes

As líderes da Sociedade de Socorro podem usar as aulas do primeiro domingo para ensinar a importância do programa de professoras visitantes. Elas podem expressar apreço por cada professora visitante. O programa de professora visitante é o modo do Senhor amar e cuidar uns dos outros.

“E aconteceu que ele lhes disse: Eis aqui as águas de Mórmon ... e agora, sendo que desejais entrar no rebanho de Deus e ser chamados seu povo; e sendo que estais dispostos a carregar os fardos uns dos outros, para que fiquem leves;

Sim, estais dispostos a chorar com os que choram; sim, e consolar os que necessitam de consolo e servir de testemunhas de Deus em todos os momentos e em todas as coisas e em todos os lugares em que vos encontreis, mesmo até a morte; para que sejais redimidos por Deus e contados com os da primeira ressurreição, para que tenhais a vida eterna ...”

3

Page 4: Treinamento 2004 Professoras Visitantes

Mosias 18:8-9

DICAS:

Responsabilidades das Professoras VisitantesAs professoras visitantes visitam e fazem outros contatos com as irmãs que lhes foram

designadas. Quando possível, é preferível fazer uma visita mensal na casa da irmã. Quando as irmãs tiverem necessidades especiais, as professoras visitantes poderão visitá-las e prestar-lhes assistência com mais frequência.

As professoras visitantes criam relacionamentos de amor desenvolvendo amizade e confiança com cada irmã. Também se inteiram das necessidades espirituais e temporais da irmã e sua família e prestam a assistência que for adequada.

O que são necessidades espirituais? E temporais?* Instruir às professoras visitantes que elas não devem oferecer ajuda financeira para as famílias que visitam. A igreja tem fundos que devem ser administrados de forma sagrada. Passar as necessidade para a presidente da sociedade de socorro, que passará para o bispo, esta ordem deve ser obadecida. No caso da necessidade de auxílio em dinheiro, as irmãs devem ser entrevistadas pelo bispo.* O trabalho de professoras visitantes também está ligado com o bem-estar, pois muitas vezes ajuda que uma irmã precisa pode ser espiritual, nos afazeres domésticos. Ou até mesmo um projeto de serviço na casa da irmã. Por exemplo, a irmã pode estar precisando que alguém corte a grama para ela (por não ter mais ninguém que faça), os mestres familiares desta irmã podem ser contactados conforme o tipo de necessidade, como uma benção, por exemplo (mas não prometer nada para irmã antes de verificar se é possível).* Muitas vezes a irmã está com tantos problemas que nem conseguimos dar a mensagem direito, temos que ter sensibilidade para perceber o que ela precisa no momento mesmo que ela não fale sobre o assunto, muitas vezes está na nossa cara, é por isso que devemos nos preparar e fazer uma oração antes de ir à casa da irmã.* Lembre-se da irmã que visita em seu aniversário, datas comemorativa, mande um bilhetinho, é muito bom a gente sentir que tem alguém que se importa com a gente e nós não estamos sozinhos.

As professoras visitantes dão instruções espirituais por meio de uma mensagem mensal. As mensagem publicadas em A Liahona devem ser usadas como guia e adaptadas às necessidades de cada irmã.

* Falar com o responsável pela a assinatura de A Liahona da ala pois que todos devemos ter a assinatura da revista (R$ 2,00) por mês. Ou Ligar para 0800 13 03 31 (ligação gratuita). Ou ainda enviar e.mail para [email protected]. Quantas estão sem assinatura?

4

Page 5: Treinamento 2004 Professoras Visitantes

As professoras visitantes têm uma responsabilidade especialmente importante de

ministrar aos membros novos e menos ativos. Para mais informações, ver as páginas 307-310, na seção “Ensino e Liderança no Evangelho”. * Sempre que um novo membro for batizado pertencente a sociedade de socorro deverá ser apresentada a ela a no dia do seu batismo, sua nova dupla de professoras visitantes e de se preferir o papelzinho com a declaração da sociedade de socorro.) Uma organização ajuda a outra, a Sociedade de Socorro deve estar informada sobre o que ocorre com a obra missionária da ala, através do Líder de Obra Missionária da ala, pois missionários muitas podem estar para batizar uma irmã que vai pertencer a sociedade de socorro e precisa ser bem recepcionada ou muitas vezes os missionário fazem também trabalho com membros inativos que pertencem a organização da sociedade de socorro Também fala dos menos ativos que muitas vezes precisam de um carinho atenção especial, têm muitas dúvidas * Se a irmã visitada perguntar algo à professora visitante, que esta não tenha a resposta ou autoridade para responder, não dizer o que acha, indicar o bispo ou alguém capacitado, ou tirar a dúvida antes, mesmo que só se tenha a intenção de ajudar. Principalemente no que se refere a um membro novo ou inativo. Se o membro for novo cuidado em entrar em doutrinas profundas, principalemente se houver alguém da família que não seja membro, como por exemplo, o marido.* As professoras visitantes de irmãs inativas, devem levar os convites das atividades de aprimoramento e outras atividades para estas irmãs.* Irmãs que não querem receber visita da igreja, mas só como amizade, podem continuar sendo visitadas (mesmo que seja só por amizade). Sugestão do bispado: Fazer visita a cada 3 meses, ou 1 mês sim, 1 mês não. Mas não deixar de visitar a irmã e saber como ela está.* Se a irmã não quiser mesmo receber a visita não insista, mas continue tratando ela bem, lembre dela de vez enquando. Deseje feliz aniversário. Escreva um bilhetinho desejando Feliz Natal. Dê um bombom para ela na Páscoa (Ela deve perceber que você não quer apenas compartilhar a mensagem com ela, mas que você se importa com ela como pessoa, afinal de contas ela continua sendo uma filha de Deus como você). Se tiver dúvidas peça orientação à presidente da Sociedade de Socorro ou ao Bispo.

Antes de cada visita, as companheiras devem reunir-se para orar, estudar as intruções dos líderes, estudar a mensagem, e discutir como ajudar cada irmã.

* Como as irmãs devem se comportar nas visitas : de preferência marcar com a irmã que será visitada para ver se o horário não é inconviniente, não dessita na primeira tentativa, vestimenta adequada (respeito com a irmã e as pessoas do lar, exemplo)* Quanto tempo devem demorar numa visita, para não fugir do propósito e constrangir a presença do espírito. Alguém sabe?*Não fazer fofocas, devemos procurar enfatizar o que há de bom em cada uma de nós, defeitos todos temos. Cuidado com o inimigo, é isso que ele quer, nas pequenas coisas quer nos desunir e 5

Page 6: Treinamento 2004 Professoras Visitantes

nos afastar dos propósitos de estarmos crescendo indivulmente e em conjunto, em união para que todas possamos um dia a viver com o Pai Celestial.* Quando marcar visita com a irmã uma primeira vez e esta irmã não estiver, não conta como vista. Mas se for marcada uma 2ª vez e novamente esta irmã não estiver, se deixar cartinha, bilhetinho, conta como vista.* Não irá contar como vista se esta visita não for nem marcada com a irmã e ela estiver em casa, mas sua professora visitante passa e deixa apenas o xerox da mensagem do mês na sua caixinha de correio.*As visitas de cada mês só podem ser feitas até o último dia daquele mês. E o relatório deve ficar pronto neste dia. Apoiem este trabalho ajudando a Lider de Professoras Visitantes, a Presidente da Sociedade de Socorro, as Supervisoras se houverem.

Todos os meses, as professoras visitantes fazem um relatório sobre o bem-estar espiritual e temporal de cada irmã. Conforme determinação da presidente da Sociedade de Socorro, fazem esses relatórios a um membro da presidência, à líder das professoras visitantes ou a uma supervisora das professoras visitantes. Se as necessidades de uma irmã forem urgentes ou confidenciais, as professoras visitantes relatam imediatamente à presidente da Sociedade de Socorro.

*Relatório: todo o mês. A líder deve entregar o relatório de visitas todo o mês para a presidente que entrega ao bispado. Ela pode pedir ajuda às supervisoras para que a ajudem a perguntar às irmãs se já fizeram e incentivar as irmãs a fazerem. Passar relatório das visitas que realizou. A presidente da sociedade de socorro precisa saber como estão as irmãs da ala, mesmo que essas irmãs estejam bem. Isso é mais importante que os números os registros, estes devem ser uma consequência para que haja ordem e controle. Exemplo: - Para irmãs que não podem ir à igreja por trabalharem no domingo, por exemplo, podem ser sugeridos cursos do SRE, que também incentiva o membro a procurar um trabalho que seja melhor para ele, e que de preferência não precise trabalhar no domingo. Pode-se conversar, sugerir para a irmã, informar que é de graça, que há flexibilidade de horários, e pode passar o nome da irmã para a responsavel pelo SRE da ala. Inclusive não membros podem ter acesso ao curso, desde de que tenham de 16 anos para cima.

- Se precisam de ajuda do sacerdócio. O programa de professora visitante é o modo do Senhor amar e cuidar uns dos outros.

Ler A Liahona Novembro de 2006 página 19 – Mensagem Oh! Sede Sábios! – Élder M. Russel Ballard (terceira maneira pela qual podemos servir bem e com sabedoria)

(Ver Manual de Instruções da Igreja, Vol. 2, seção 3, pág. 203)

6

Page 7: Treinamento 2004 Professoras Visitantes

* Bispado informou que a visita de professoras visitantes e mestres familiares será pré-requisito para obter a recomendação ao templo. (cobrar os maridos para fazerem)* Bispado soliciou que a liderança cobre com afinco o relatório de professoras visitantes (presidencia, lider de professoras visitantes, e supervisoras).* Não podemos deixar que o inimigo se aproveite de nossas fraquezas para impedir nosso crescimento. Cada irmã de cada dupla deve apoiar uma a outra cobrando para fazerem suas visitas, este é um dos motivos de serem duas. Se uma não poder mesmo, pode solicitar a companhia de outra irmã que possa fazê-lo. Quem está sem dupla?O Senhor não quer que apenas 1 irmã cresça, mas todas.

* Se houver algo a mais que o bispado queira que seja comentado no congresso favor nos passar: _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

* Quem fez visita preenche e me devolve. Hoje é 29/06/07 , precisamos entregar amanhã ao bispado.

7