transparência transição de governo - diariocentral.com.br · no momento atual nenhum candida-to...

8
GOIÂNIA - GO | Nº 398 TERÇA-FEIRA, 6 DE NOVEMBRO DE 2018 WWW.DIARIOCENTRAL.COM.BR www.diariocentral.com.br (62) 4101-3231 jornaldiariocentral diariocentral BRASIL | 6 ESPORTE | 8 CUIDADOS SÉRIE B Distribuidoras de energia lançam campanha sobre riscos de acidentes Duelo de vida ou morte para Brasil de Pelotas e vila Nova REDE ELÉTRICA RODADA DECISIVA POLITÍCA | 3 Divulgação Prefeitura de Goiânia CIDADES | 4 DESCONTO CIDADES | 4 DETRAN Cinco cidades tem novas pistas para provas de NOVO PERCURSO Divulgação TRANSPARÊNCIA Governo usa dados artificiais para tentar encobrir realidade do Estado, diz Caiado TRANSIÇÃO DE GOVERNO CIDADES | 4 DESCONTO CIDADES | 4 DESCONTO CIDADES | 4 DESCONTO Prefeitura negocia dívidas com até 80% de desconto em multas e juros NEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS

Upload: hoangnga

Post on 14-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: transparênCia tRaNsição de GoveRNo - diariocentral.com.br · no momento atual nenhum candida-to favorito. BRonca Esse colunista levou bronca de alguns leitores de Hidrolândia,

Goiânia - Go | nº 398terça-feira, 6 DE novEmbro DE 2018

www.diariocentral.com.br

www.diariocentral.com.br (62) 4101-3231jornaldiariocentral diariocentral

Brasil | 6

esporte | 8

Cuidados

série B

Distribuidoras de energia lançam campanha sobre riscos de acidentes

Duelo de vida ou morte para Brasil de Pelotas e vila Nova

Rede elétRica

Rodada decisiva

politíCa | 3

Divu

lgaç

ão

Pref

eitu

ra d

e Go

iâni

a

Cidades | 4

desConto

Cidades | 4

detran

Cinco cidades tem novas pistas para provas de

Novo peRcuRso

Divu

lgaç

ão

transparênCia

Governo usa dados artificiais para tentar encobrir realidade do Estado, diz Caiado

tRaNsição de GoveRNo

Cidades | 4

desConto

Cidades | 4

desConto

Cidades | 4

desConto

Prefeitura negocia dívidas com até 80% de desconto

em multas e juros

NeGociação de dívidas

Page 2: transparênCia tRaNsição de GoveRNo - diariocentral.com.br · no momento atual nenhum candida-to favorito. BRonca Esse colunista levou bronca de alguns leitores de Hidrolândia,

terça-feira, 6 DE novEmbro DE 20182 política

Diretor administrativoThiago Moura Fé

RedaçãoCaroline Morais Giullya Franco

Editor de arteDécio Parma

colunistas Ana Flávia Marinho

Divino OlávioJosé Luiz Bittencourt

Marcelo HelenoRafael Vilela

Telefone: (62) 4101-3231circulação:

Estado de Goiás tiragem:

Atende a Lei Estadual n° 17.928/12

www.diariocentral.com.br jornaldiariocentral diariocentral

Fotos: Divulgação

notici@[email protected] olávio

Cresce expectativa sobre a equipe de CaiadoEnquanto que no Rio de Janeiro já começa a fluir a composição da equipe ministerial do futuro governo do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), por aqui ainda é mistério a composição da equipe do futuro governo do democrata Ronaldo Caiado. É grande a expectativa principalmente sobre quem será o secretário da Fazen-da. Em outras palavras, quem será, afinal, o “Paulo (ou “Paula”) Guedes” da equipe de Caiado? Ninguém arrisca mencionar um nome até agora. Nem mesmo entre os mais próximos do governador eleito. Mas um ponto é tido como certo nessa escolha, será convidado um técni-co certamente vindo de São Paulo ou de qualquer outro Estado da região Sudeste. Pelo que a coluna conseguiu apurar junto integrantes influentes da equipe do gover-nador eleito, a economista Ana Carla Abrão Costa, tem colaborado de forma importante com Caiado, nessa fase de busca de informação na preparação do con-junto das informações sobre a real situação do Esta-do. Filha da senadora Lúcia Vânia e do ex-governador Irapuan Costa Júnior, Ana Carla Abrão foi titular da Sefaz nos dois primeiros anos desse último governo de Marconi Perillo. Perguntado da possibilidade de vir a ser a própria Ana Carla convidada a assumir a pasta no governo de Caiado, um importante coordenador da equipe do governador eleito praticamente descartou essa possibilidade. Segundo ele, até pelo fato de já estar praticamente definida a sua ida para a equipe do futuro governo do tucano João Dória, em São Paulo.

BalDy é incERtoHá quem considere como “muito difícil” a situação política do atual ministro das Cidades, Alexandre baldy, na composição da equipe do futuro governo de Jair bosonaro. o crescimen-to das especulações nesses últimos dias, de que o deputado goiano João Campos (Prb) pode ser eleito próximo presiden-te da Câmara. o melhor para o projeto do ministro Alexandre baldy, em permanecer no ministério das Cidades será nova eleição do deputado rodrigo maia (DEm-rJ) para a presidên-cia da Câmara, o que não parece provável até o momento.

Há DinHEiRo?Houve grande movimentação por par-te do ministro Alexandre baldy à frente da pasta das Cidades, levando grande número de ordens de serviço não só em Goiás, mas também em outras uni-dades da federação. Daí, à pergunta: há dinheiro e orçamento suficiente para suportar todas essas obras autorizadas brasil afora, ainda nesse exercício?

caiaDo poDE inDicaR nomEPara quem conhece as ligações políti-cas do senador ronaldo Caiado brasil afora, não haverá surpresa se couber ao Democrata goiano à indicação de um quadro para compor a equipe ministerial do novo presidente, que assumirá em janeiro. Existe boa rela-ção entre Caiado e toda a equipe do presidente eleito Jair bolsonaro, mas principalmente com o deputado onyx Lorenzoni (DEm-rS) que, além de se-rem do mesmo partido, sempre foram muito próximos um do outro.

WilDER é o nomEE, caso seja convidado a fazer alguma indicação na composição da equipe do governo do novo presidente, o 1º nome que aparece em sua memória, nessa hi-pótese, hoje é o do atual senador Wil-der morais, do seu partido. EntREvistaIso MoreIra avalIa candIdatura

como está sua candidatura à presi-dência da assembleia legislativa?Iso – não está descarta, estou avaliando.o senhor já foi procurado por ou-tros candidatos?Iso – Sim, pelo deputado Álvaro Gui-marães.o senhor acredita que tem algum candidato favorito nesse momento?Iso – não, eu não acredito que tenha no momento atual nenhum candida-to favorito.

BRoncaEsse colunista levou bronca de alguns leitores de Hidrolândia, por não ter in-cluído o município no rol daqueles que, de acordo com análise feita na edição anterior, têm tudo para ser atingido pela onda de mudança que varreu a política estadual em 2018. Caros lei-tores, não foi esquecimento. Apenas naquela relação foram incluídas as maiores cidades, por isso a capital das jabuticabas ficou de fora. mas pelo visto a coisa anda meio braba em Hidrolândia, não é mesmo?

canDiDatoPara as eleições municipais de 2020, o vi-ce-prefeito Cassimiro neto (DEm) deverá ser o candidato do partido a prefeito de Hidrolândia, com o apoio do governador ronaldo Caiado. Tenho ouvido entre de pessoas próximas do governador eleito, comentários elogiosos sobre Cassimi-ro neto. Embora seja novo na política, possui uma característica muito valo-rizada pelo futuro governador, que é a lealdade. Isso conta muito.

coRREçãoo governador José Eliton é natural da ci-dade de rio verde e não de Posse, como grafei erroneamente na edição de quin-ta-feira, 1º /11 dessa coluna. As minhas desculpas pelo erro. A coluna agradece aos leitores que enviaram mensagens apontando o erro. obrigado a todos por prestigiarem o nosso trabalho.

aRDEnDo oRElHasAs orelhas do governador José Eliton e do ex, marconi Perillo, devem ter ardido por um bom tempo, duran-

te almoço de cerca de 40 prefeitos numa churrascaria da capital, na sex-ta-feira, 26/10. A falação foi por conta do cancelamento dos empenhos das parcelas referentes aos convênios do Goiás na Frente, firmados entre as prefeituras e a Segplan, para pavi-mentação de ruas nas suas cidades.

psDB DERREtE

vitti DEvE DEixaR paRtiDoExternando sinais de insatisfações com a cúpula tucana desde o ano passado, o deputado José vitti (PSDb), presidente da Assembleia Legislativa, fala pela primeira vez com exclusividade após as eleições, que é concreta a possibilidade de ele sair do partido. Leia na íntegra a sua fala.“Eu ainda não tomei a decisão cem por cento, mas estou sim propenso a deixar a deixar o PSDb. não tenho ne-nhum problema pessoal com ninguém, mas acredito que a forma com que o partido vem sendo conduzido não é muito aquilo que eu penso e que deve-ria ser. Então eu devo deixar o partido, mas não sei se retornarei ao Democra-ta ou para qual partido. o certo é que hoje a possibilidade de eu deixar o PSDb ela é concreta...Estou aguar-dando apenas algumas reuniões...”

Page 3: transparênCia tRaNsição de GoveRNo - diariocentral.com.br · no momento atual nenhum candida-to favorito. BRonca Esse colunista levou bronca de alguns leitores de Hidrolândia,

3terça-feira, 6 DE novEmbro DE 2018 política

GoVERNo DE GoiÁS

Governo usa dados artificiais para tentar encobrir realidade do Estado, diz Caiadoo governador eleito

Ronaldo Caiado (De-mocratas) cobrou,

nesta segunda-feira (5), maior transparência nos da-dos repassados à equipe de transição pelo atual gover-no. Em entrevista coletiva no Tribunal de Contas do Estado (TCE) após encontro com o procurador Fernan-do Carneiro, o democrata afirmou que as informações apresentadas até o momen-to são incompatíveis com a realidade de Goiás e com os dados fiscais obtidos por meio do Tesouro Nacional e do Ministério da Fazenda.

“A realidade é que os da-dos apresentados até o mo-mento pelo governo são arti-ficiais. Se raciocinarmos bem como é que o Estado pode estar dentro da normalida-de se não há o pagamento de Organizações Sociais, da

Bolsa Universitária e nem sequer do funcionalismo pú-blico? Não é uma situação de normalidade. É preciso que o atual governo dê total trans-parência à realidade por qual passa Goiás”, afirmou.

Questionado sobre as mais de cinco mil páginas enviadas pela atual gestão para avaliação por parte da equipe de transição, Ronaldo Caiado afirmou que as infor-mações são meramente des-critivas e não aprofundam no principal, que é explicitar o quadro fiscal do Estado e mostrar em que situação ele irá receber o governo em pri-meiro de janeiro de 2019.

“O que estamos receben-do são informações des-critivas, que qualquer um acessa pela internet. Não tem nenhum dado que seja capaz de mostrar a realida-de do Estado. Não é trans-

parência mostrar apenas quantos funcionários têm em Goiás. Como que rece-bo informações do Tesouro Nacional, do Ministério da Fazenda e do responsável pelas contas públicas que não batem com as que recebemos de Goiás? A União está nos oferecendo dados que não são verda-deiros?”, questionou.

Principal motivo do en-contro realizado nesta ma-nhã, Ronaldo Caiado afirmou que o decreto que revoga a obrigatoriedade de se pagar o salário dos funcionários públicos dentro do mês tra-balhado escancara as dificul-dades financeiras do Estado.

“O próprio decreto do governador [José Eliton] ainda mostrou a fragilidade com que Goiás se encontra do ponto de vista fiscal”, disse. “A legislação vigente

não autoriza quem quer que seja a baixar um decreto di-zendo que não reconhece aquilo que é o mais previ-sível, que é o pagamento da folha de funcionários. Toda a população entendeu com isso que a situação fiscal do Estado é grave, gravíssima. Por isso o governo não pode sinalizar para um quadro de normalidade”, ponderou.

O quadro caótico tem afetado diretamente a eco-nomia do Estado. “Quero que seja colocado às claras o que está causando esse colapso na economia do Estado de Goiás. Segurança, saúde, salários de funcioná-rios, matrículas dos alunos, empregos que serão ceifa-dos nesse período de final de ano. É uma preocupação de todos os funcionários públicos se vão receber ou não. É um momento deli-

cado até para a economia do Estado. Vejam bem, são duas folhas de pagamento. Estamos falando de R$ 2,6 bilhões. São valores subs-tantivos”, destacou.

Segundo o governador eleito, a equipe de transi-ção estabeleceu um prazo até 30 de novembro para apresentar dados que real-mente apontem caminhos para 2019. “Me interessa saber qual é a capacidade de recuperação do Esta-do, quais são as dívidas, os contratos que vão in-discutivelmente trazer consequências diretas no momento em que eu assumir o governo. Isso que precisa ser repassado agora”, reforçou.

Sobre a previsão orça-mentária do governo de que haveria superávit de R$ 900 milhões nas contas do Esta-

do, Ronaldo Caiado lembrou que isso não deve se confir-mar. “A previsão era de supe-rávit de R$ 900 milhões, a realidade é de um déficit de R$ 3,6 bilhões. Não sou eu quem estou dizendo, são técnicos da própria Secre-taria da Fazenda do Estado de Goiás, sobre o orçamen-to aprovado e sancionado pelo governo”, disse.

Por fim, o democrata des-tacou sua determinação em resolver o caos nas contas públicas de Goiás e resolver os incontáveis problemas de todas as regiões. “Começare-mos 2019 com um novo mo-delo de gestão. Acredito que terei por parte da sociedade, dos empresários, servidores públicos, trabalhadores, um grande engajamento. Nin-guém governa sozinho. Mais do que nunca precisarei do apoio de todos”, arrematou.

Foto

s: Di

vulg

ação

30 aNoS coNtRa a coRRupção

A história das eleições diretas no brasil tem tudo a ver com o combate à corrupção e a melhoria na economia. Em 1989, Fernando Collor foi eleito pelo Prn como o “caçador de marajás”, que daria a moralidade necessária para o país, perdida nos anos Sarney. não deu certo. Derrubado, Collor ce-deu lugar a Itamar Franco, que queria os melhores do país como ministros. ninguém aceitou. Talvez por ser final de governo. FHC se destacou no Pla-no real e foi eleito e reeleito pelos bons ventos da economia. veio a crise e o povo buscou a mudança com Lula, que incluiu a luta contra a fome e contra a corrupção em sua plataforma. mensalão e Pe-trolão acabaram embalando a onda conservado-ra, representada por Bolsonaro, que firmou forte compromisso de combater a corrupção. Terá que apresentar resultados rápidos e concretos. Para não gerar mais uma frustração em 30 anos do voto contra a corrupção no país.

palaNquE BRaSíliaDepois de dois meses como estrela do Facebook na campanha vitorioso e transformando sua casa no QG primeiro de campanha e, depois, do novo governo, bolsonaro chega a brasília. Chega como um embaixador apresentando as credenciais. no caso, do novo governo. vai precisar construir uns laços e reconstruir outros. Acima de tudo, começa a tentar conquistar a confiança necessária, espe-cialmente dos poderes Legislativo e Judiciário. De fato, começa a transição. De um presidente pálido (michel Temer) para outro que está nos braços do povo, chegando a ser tratado como mito.

coRação DE DEputaDoCom a nomeação de onyx Lorenzoni para coman-dar a transição, ele renuncia ao mandato de depu-tado federal pelo DEm gaúcho. Em seu lugar, as-sume Washington, centroavante que fez sucesso na Ponte Preta, Fluminense e Atlético Paranaense, com passagem pela Seleção brasileira. Washing-ton comoveu o país um tempo quando teve que suspender a carreira para tratar de um problema do coração. E voltou a jogar em bom nível. Suplen-te pelo PDT, vai cumprir três meses de mandato. Atualmente, estava trabalhando como dirigente na Associação Itabaiana, de Sergipe.

aGoRa Vai. ou Não Atlético, vila nova e Goiás jogam dois dos quatro jogos que faltam na Série b nesta semana. Fortes emoções.

FEchou o tEmpoo decreto baixado pelo governador José Eliton

na quinta-feira sobre empenho do pagamento do funcionalismo virou bucha de canhão em tempo de transição. As explicações dadas pelo governo não foram acatadas pela equipe do governo novo. ronaldo Caiado (DEm) continua externando sua preocupação com as contas do governo. atrasos, que já se tornaram públicos, no pagamento da bolsa Universitária, tornozeleiras e oSs podem adiar a adoção de novos projetos.

coNtaS No VERmElhonesta semana, o Estadão mostrou problemas com contas de praticamente todos os Estados brasileiros. Situação mais crítica é do rio Grande do norte, onde o funcionalismo espera para rece-ber o 13º de 2017. rio Grande do Sul, minas Gerais e rio de Janeiro não tem como pagar este extra também.

WalDiR NãoDelegado Waldir (PSL) não deve buscar novo voo sobre Goiânia em 2020, apesar de repetir a vota-ção de quatro anos atrás. Quer fazer um mandato melhor. Alega que não conseguiu aprovar seus projetos, por ser parlamentar de oposição. Espera nova situação agora, tendo sido um dos pilares da campanha de bolsonaro em Goiás. Além do man-dato, prioridade é estruturar o partido para ocupar espaços maiores em 2022.

SERÁ?na campanha, Caiado chegou a propor a retoma-da da Celg, hoje sob comando e com o nome da Enel, uma das maiores empresas do ramo em todo o mundo. A alegação é que a empresa não vem

cumprindo as suas metas, enm de expansão, nem de qualidade, o que quebraria o acordo de privati-zação. o último reajuste, equivalente a cinco vezes à inflação anual, tem mexido com a paciência de consumidores. Incluindo os empresários. cuSto BRaSil27 pessoas estão nomeadas e começam a traba-lhar na transição de bolsonaro. o custo estimado é de r$ 1 milhão para os próximos dois meses.

SiNE DiESenador eleito, Jorge Kajuru (PrP) continua de licença na Câmara municipal de Goiânia por 120 dias. Com problemas de saúde no final da campa-nha, foi examinado em São Paulo e teve cirurgia descartada, por ora. mas segue afastado das ativi-dades normais no legislativo goianiense. póStumo“Educação em Feitio de oração” é o livro que será lançado no próximo sábado, dia 10, no Colégio de Aplicação da UFG. o autor é o pro-fessor emérito da Universidade, Geraldo Faria Campos, falecido no início do ano. militante do movimento da Igreja Católica e educador de fé, corpo e alma, Geraldo dedicou boa parte da carreira ao Colégio e à formação de professores, devendo reunir uma parte de seus ex-alunos no lançamento póstumo. A conferir.

[email protected]

“Para a arte de viver, é preciso saber a arte de ouvir, sorrir e ter

paciência... sempre”. (Hermann Hesse)

Page 4: transparênCia tRaNsição de GoveRNo - diariocentral.com.br · no momento atual nenhum candida-to favorito. BRonca Esse colunista levou bronca de alguns leitores de Hidrolândia,

4 terça-feira, 6 DE novEmbro DE 2018cidades

NeGOciaÇÃO

Prefeitura negocia dívidas com até 80% de desconto em multas e juros

Oidadãos que estão em dívida com a Prefeitura de Goiâ-

nia podem negociar débi-tos com até 80% de des-conto em multas e juros a partir desta segunda-feira (5). A oportunidade faz par-te da 13ª Semana Nacio-nal da Conciliação (SNC), iniciativa do Conselho Na-cional de Justiça (CNJ) em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Goi-ás (TJ-GO) que estimula negociações espontâneas, voluntárias e de comum acordo entre as partes em prol da resolução de con-flitos de forma rápida e participativa. A ação acon-tece simultaneamente em todo o país até sexta-feira (9). Em Goiânia, os acordos podem ser firmados no Palácio da Campinas Ve-nerando de Freitas Borges (Paço Municipal), no Park Lozandes; na Atende Fácil Cidade Jardim, localizada no Shopping Cidade Jar-dim e em oito das unida-des Vapt Vupt.

A redução da multa mo-ratória e de juros de mora incidentes sobre dívidas em atraso abrange os im-postos Predial e Territorial Urbano (IPTU/ITU) e So-bre Serviços (ISS), taxas e contribuições municipais, além das oriundas de multa formal por infração à legis-lação ou descumprimento de obrigações acessórias. O abatimento para quitação dos créditos tributários e

fiscais, no entanto, é restrito aos débitos vencidos até o dia 31 de outubro de 2018, estejam eles ajuizados ou não, de pessoas físicas ou jurídicas, e é aplicado de forma escalonada de acordo com a forma de pagamento escolhida pelo contribuinte. A redução de 80% alcança os pagamentos à vista, em parcela única. No caso de parcelamento, o desconto é de 60% se parcelado em até 24 vezes e de 40% se for di-vidido entre 25 e 40 parce-las mensais. Nos dois casos, o valor de cada parcela não pode ser inferior a R$ 100.

As negociações efeti-vadas durante a Semana Nacional de Conciliação de-vem ser pagas por meio do Documento Único de Arre-cadação Municipal (Duam) efetuado até o dia 13 de novembro. Os pagamen-tos à vista ou a primeira da parcela do débito podem vir acrescidos de taxas carto-rárias nos casos em que a dívida já foi inscrita em ser-viços de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, após protesto em cartório. Tam-bém podem ser compostos por custas processuais nas situações em que a dívida está em cobrança judicial. Nesse último caso, o dos débitos ajuizados, pode ha-ver incidência também de honorários de sucumbência só que, diferentes das cus-tas processuais, esse pode ser incluso nas mesmas condições da forma optada

na negociação, como o par-celamento em 20 parcelas, por exemplo. “No entanto, tratando-se de débito em execução fiscal com blo-queio, penhora, arresto de bens efetivados nos autos ou com outra garantia, a concessão do parcelamento fica condicionada à manu-tenção da garantia”, explica o secretário municipal de Finanças, Alessandro Melo.

Durante a 13ª SNC acrés-cimos gerados pelo ajuiza-mento de débitos podem ser isentados por meio de decisão judicial. Exclusiva-mente no Paço Municipal haverá juiz de plantão para apreciar pedidos de assis-tência judiciária gratuita. Os casos deferidos terão isen-ção de custas judiciais e de honorários de sucumbência. Para solicitação de gratui-dade é necessário a apre-sentação de documento

pessoal com foto, compro-vante de endereço, extrato bancário dos últimos três meses, carteira de trabalho assinada ou contracheque do mês de outubro. Se o pe-dido for em nome de tercei-ros, é imprescindível apre-sentação de procuração.

RestriçãoA oportunidade de regu-

larizar situação de inadim-plência junto à prefeitura com abatimento de multas e juros é restrita a débitos que não foram beneficiados por programas de nego-ciação realizados em anos anteriores. Os benefícios são exclusivos a dívidas que nunca foram negociadas sendo, portanto, vetados para reparcelamentos que não foram cumpridos pelo contribuinte.

O não pagamento de três parcelas consecutivas de

acordos firmados durante a 13ª Semana Nacional de Conciliação provocarão a antecipação do vencimento de todas as outras parcelas

negociadas e, consequente-mente, a inscrição ou reins-crição do débito em Dívida Ativa para fins de cobrança extrajudicial ou judicial.

Goiânia integra a Semana nacional da Conciliação, que acontece em todo o país entre os dias 5 e 9 de novembro

deTRaN

Cinco cidades têm novas pistas para provas da CNH de motosO Departamento Estadu-al de Trânsito de Goiás (Detran-GO) em parceria com centros de forma-ção de condutores (CFC’s), inaugurou cinco pistas padronizadas de moto, nos municípios de Bom Jesus, Piranhas e Jussara,

instaladas na feira cober-ta da cidade. O município de Santa Helena recebeu pista no lago municipal, e Santo Antônio do Desco-berto no estacionamento da Igreja Católica.

As pistas contam com rampa, cones, declive,

circuito interno e pran-cha, para aprimorar o sistema de formação dos condutores. O objetivo da reforma é melhorar as condições dos usuários, oferecendo atendimento de qualidade e segurança na realização das provas.

Divu

lgaç

ão

Divu

lgaç

ão

n Site da Prefeitura de Goiânia atendimento presencial para pagamento à vista e parcela-mento de débito:- Atende Fácil Cidade Jardim: Aveni-da nero macedo, 400, Setor Cidade Jardim, das 8h às 20h- Paço municipal: Avenida do Cer-rado, 999, Park Lozandes, das 8 às 16 horas- vapt vupt Araguaia Shopping: rua 44, 399, Setor Central, das 7 às 19 horas- vapt vupt buena vista: rua T-61, 180, Setor bueno, das 8 às 20 horas- vapt vupt Campinas: Avenida Anhanguera, 7840, Campinas, das 7 às 19 horas- vapt vupt Central do Servidor:

rua 82, S/n, Praça Cívica. Centro, das 7 às 19 horas- vapt vupt mangalô: Avenida mangalô, Qd. 156, Setor morada do Sol, das 7 às 19 horas- vapt vupt Passeio das Águas: Avenida Perimetral norte, S/n, mansões Goianas, das 8 às 20 horas- vapt vupt Portal shopping: Ave-nida Anhanguera, 14.404, bairro Capuava, das 8 às 20 horas- vapt vupt Praça da bíblia: Avenida Anhanguera, 2727, Setor Leste Uni-versitário

n Solicitação de aSSiStência judiciária Gratuita:- Paço municipal: Avenida do Cerrado, 999, Park Lozandes, das 8 às 16 horas

Atendimento on-line pArA pAgAmento à vistA:

Page 5: transparênCia tRaNsição de GoveRNo - diariocentral.com.br · no momento atual nenhum candida-to favorito. BRonca Esse colunista levou bronca de alguns leitores de Hidrolândia,

5terça-feira, 6 DE novEmbro DE 2018 social

Foi divulgada pelo TmZ a causa da morte de mac miller, a suspeita de overdose foi confirmada pelo site, que teve acesso ao laudo oficial da perícia.

Shawn mendes e Khalid lançaram o clipe da faixa Youth, que os dois tem

juntos no último álbum do canadense.

Tyga e nicki minaj lançaram o remix de Dip, a nova parceria da dupla de rappers. Com uma batida instrumentista e muito violino, os dois embarcaram em uma viagem

bem futurista.

Segundo reportagem divulgada pelo nerdlist, a série Stranger Things que é distribuída pela netflix vai ganhar um livro com fotos exclusivas e inéditas dos bastidores das gravações.

coNsciÊNcia NEGRano mês em que se celebra a Consciência negra, o Clube de Costura destaca uma programação especial para a data com

duas oficinas. No dia 14, a partir das 14h, acontece no espaço ““Estandartes de

Afro referências”, ministrada por naya violeta e “bonecas Abayomi”, ministrada

por nutyeli Cena. o valor de r$ 50,00 inclui a inscrição nas duas atividades.

BElEZa E BEM EsTaRo Setor oeste acaba de receber uma

nova clínica de estética com conceito e atendimento únicos. o noah Centro

de Estética Avançada abriu suas portas recentemente e oferece um centro

completo para cuidar da autoestima. Para praticidade de seus clientes, o espaço oferece tratamentos faciais,

corporais e de beleza, realizados por uma equipe altamente especializada. Avenida

D, n°544, Setor Oeste - Goiânia

aUDi sPoRT EXPERiENcE

o Audi Sport Experience acontece entre os dias de 8 a 10 de novembro, das

9 às 17 horas, na concessionária Audi Center Goiânia, do grupo Eurobike, no

Jardim Goiás. O evento receberá clientes que terão a experiência de dirigir os

superesportivos da Audi, tais como o r8 Coupé, TTrS, SQ5, rSQ3, rS3 Sedan e

o rS6 avant performance. A decoração ficará por conta de Mauro Camilo, o

buffet será assinado por Liliane Lobo, e o DJ brasiliense bruno Freitas faz a

trilha sonora do evento. os convidados terão direito ao test-drive, previamente

agendado, com os instrutores/pilotos da empresa 2Drive. A Audi Center Goiânia fica na Av. Jamel Cecílio, nº 3113, Jardim

Goiás, em Goiânia.

aDoÇÃoA Via Pet do setor Alto da Glória recebe,

no dia 10 de novembro, das 9h às 13h, voluntários do Grupo Miau AuAu para

realizar mais um Evento de Adoção. A ação vai reunir cerca de 30 animais entre cães e gatos, que estão à procura de um lar cheio

de atenção e carinho. os bichinhos já estão vermifugados, vacinados e castrados.

Além de adotar, o público também poderá adquirir os produtos personalizados

do miau AuAu, como canecas, bottons, coleiras, camisetas e plaquinhas de

identificação com gravação de nome e telefone feita na hora.

3x4

1

rafael [email protected]

Caldas Country - Há três anos a digital influencer e empresária Ana Laura Clemente, idealizou um novo conceito de camarote, lançado no evento Caldas Country Show, o público pode contar com várias surpresas uma delas é o camarote agora ser temático.

Natura - os empresários Juliana brasileiro e Antônio Neto inauguram, nesta sexta-feira, 9, mais uma franquia “Aqui tem Natura” em Goiânia.

2 3

4

Competição - A empresária Delcione ovelar e a gestora Fernanda Cordeiro realizaram a competição ILG Contest 18, Edição Halloween, na sede da escola Infinite Loop.

Divu

lgaç

ão

Divu

lgaç

ão

Isabe

lla Lo

nde

Kadu

Far

ia

Apresentação - A blogueira Poliana Toledo e seu marido Jonatas Alves foram conferir a grande apresentação do cantor Kevin ndjana, finalista do The voice brasil, no Passeio das Águas Shopping.

Page 6: transparênCia tRaNsição de GoveRNo - diariocentral.com.br · no momento atual nenhum candida-to favorito. BRonca Esse colunista levou bronca de alguns leitores de Hidrolândia,

6 terça-feira, 6 DE novEmbro DE 2018brasil

rEDE ElÉTriCa

Distribuidoras de energia lançam campanha sobre riscos de acidentes

a Associação Brasilei-ra de Distribuidores de Energia Elétrica

(Abradee) lançou hoje (5), em São Paulo, a campanha de prevenção contra os acidentes ocorridos pelo contato com a fiação da rede elétrica. Com o slogan “É aí que mora o perigo”, a campanha abre a XII Se-mana Nacional de Segu-rança com Energia Elétrica. A peça pretende conscien-tizar em torno de 120 mi-lhões de pessoas sobre os riscos e cuidados que se deve em relação aos fios de alta tensão e toda a estrutura que envolve os cabos de distribuição de

energia.Para atingir os objetivos

da campanha, a Abradee pretende utilizar vários canais de comunicação, entre eles as escolas onde os estudantes poderão ser os multiplicadores da conscientização junto aos seus pais, informou o pre-sidente da entidade, Nel-son Fonseca Leite.

Entre as dicas a se-rem repassadas para a população estão alertas como não empinar pipas próximos à rede elétrica e “jamais usar fios me-tálicos ou cerol e, caso a pipa fique presa, não tentar resgatá-la”.

Também recomenda que ao instalar uma ante-na de TV, a mesma deve ser colocada em lugar afastado do fios, ser ins-talada apenas com tempo sem chuva e se, eventu-almente, o equipamento encostar na fiação nunca se deve recuperá-la. Ou-

tra dica refere-se à poda de árvores, que deve ser feita apenas por profis-sionais preparados e qua-lificados. A recomendação é acionar a prefeitura.

A Abradee quer ainda chamar a atenção para o ato de construir ou re-formar, advertindo para a necessidade de se manter distância segura da rede elétrica, em especial ao movimentar materiais metálicos como barras de ferro e arames. A entida-de adverte ainda contra a ligação clandestina, os chamados “gatos”, desta-cando que “furtar energia é muito perigoso, pois além de ser um crime, provoca acidentes e colo-ca vidas em risco”.

CampanhasDe acordo com Fon-

seca Leite, as sucessivas campanhas feitas desde 2006, contribuíram para reduzir em 14% a média

de mortes por ano, mas o número de casos fatais ainda é alto. Em média são registrados 838 aci-dentes com 293 mortes. Ao longo do ano passado, 252 pessoas perderam a vida por se envolverem em algum tipo de aciden-te do gênero, uma queda de 12 casos, em compara-ção com 2016.

A grande maioria des-sas mortes ocorreu pela proximidade de uma construção com a rede elétrica ou em uma ação de manutenção predial, totalizando 29% dos ca-sos fatais. Os dados da Abradee mostram que no período entre 2009 e 2017, 736 pessoas mor-reram em alguma situa-ção do gênero.

“Os chamados puxadi-nhos [extensão de casas] estão entre os exemplos de situações que mais têm provocado aciden-tes [desse tipo]”, apontou

o presidente da Abra-dee. Ele reconhece ser um quadro mais comum nas periferias das cida-des como consequência da crise econômica, mas pondera que as ocorrên-cias poderiam ser evita-das se a população fosse melhor informada quanto à gravidade no manuseio ou no contato com a rede.

A segunda causa de morte sãos as ligações clandestinas, responsá-veis por 11% dos casos registrados em 2017. En-tre 2009 e 2017, foram contabilizadas 279 mor-tes desse tipo. Em tercei-ro lugar, estão as vítimas que tiveram contato com a fiação quando instala-vam antena de TV, tota-lizando 136 casos, nos últimos nove anos, se-guida da poda de árvores (127) e por empinar pipa e ter encostado a linha do brinquedo na rede (77).

Questionado sobre o

impacto causado pelos fenômenos climáticos como os vendavais que derrubam árvores sobre a fiação, Fonseca Leite informou que tem sido uma preocupação das concessionárias o desen-volvimento de projetos de infraestrutura que re-forcem a qualidade dos fios para prevenir aciden-tes. Ele recomenda que se alguém estiver próximo a um fio solto caído so-bre a via “não deve che-gar perto”, pois o mesmo pode estar energizado e, avisar, imediatamente, a companhia de energia da cidade para que tome as providências.

A rede de distribuição atende a 207,7 milhões de habitantes e chega a 82,5 milhões de unidades consumidoras entre resi-dências e prédios comer-ciais. Segundo a Abradee, anualmente, são feitas 1,8 milhão de novas ligações.

vendavais derrubam árvores, que danificam as redes de energia

Arqu

ivo/

Agên

cia B

rasil

Page 7: transparênCia tRaNsição de GoveRNo - diariocentral.com.br · no momento atual nenhum candida-to favorito. BRonca Esse colunista levou bronca de alguns leitores de Hidrolândia,

classificadosPara anunciar ligue (62) 4101-3231terça-feira, 6 DE novEmbro DE 2018 www.diariocentral.com.br

imóveis negócios empregos serviços publicidadelegalveículos

眀眀眀⸀挀漀渀猀漀爀挀椀漀挀椀挀愀氀⸀挀漀洀⸀戀爀㘀㈀ ㌀㘀 㜀ⴀ㜀㌀㌀㈀㘀㈀ 㤀 㠀㈀㘀㤀ⴀ㤀㌀㌀

猀攀洀 瀀愀最愀爀 樀甀爀漀猀℀瘀漀挀 瀀漀搀攀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀爀 漀 猀攀甀 瘀攀挀甀氀漀

刀␀㜀Ⰰ   瀀漀爀 搀椀愀䌀漀洀 愀瀀攀渀愀猀

CRÉDITOPARA IMÓVEL

URBANO E RURAL

Capital de giro sem consultar SERASA e SPC

Comprar, reformar, construir e quitação de imóvel

cRÉdiTo PaRcElaR$ 70.000,00 R$ 514,78R$ 90.000,00 R$ 661,87R$ 130.000,00 R$ 953,03R$ 220.000,00 R$ 1.617,89R$ 500.000,00 R$ 2.436,00

062 3645-0600062 99110-0606062 99399-6590

carros

uNo WaY 1 .0 brAnCo 2014 ComPLETo 4 Por-TAS ÚnICo Dono ACEITo TroCA E FInAnCIo WHAT-SAPP:(62)9-8438-7649

s10 lTZ FLEX PrETA 2012 ÚnICo Dono ACEITo Tr-oCA E FInAnCIo WHAT-SAPP:(62)9-8438-7649

adquira o seu carro Novo ou semi Novo com parcelas que cabem no seu bolso. Faça uma simulação sem compromisso, Créditos com parcelas a partir de 309,38 r$. Crédito Para novo 25.732,39. Entrada + Parcelas de 422,26. Crédito para Semi novo 20.138,40 r$. Entrada 529,00 + Parcelas de 327,60 r$. Ligue e agende uma visita ! WhatsApp : (062) 98108-1508. Consultora de ven-das: Evanilde Fernades

sisTema de coNsórcio - ÔNix 2015 - Entrada + Prestação de 518,00. Consultor de vendas : marcos vieira. WhatsApp : (062) 99128-6147

gol g6 4 PorTAS brAnCo 2014 C/ Ar+DH ÚnICo Dono ACEITo TroCAS E FInAnCIo WHAT-SAPP:(62)9-8438-7649

Jac T6 vErmELHA 2014 GArAn-TIA DE FÁbrICA ÚnICo Dono 2.0 FLEX WHATSAPP:(62)9-8438-7649

NeW civic lxs PrETo 2008 AU-TomÁTICo PnEUS novoS ACEITo TroCA E FInAnCIo WHATSAPP: (62)9-8438-7649

crédiTo para semi Novo 19.019,60 r$. Entrada : 499,58 + Parcelas de 309,38 mensais. Ligue e agende a sua visita ou faça uma simulação sem com-promisso pelo WhatsApp. mais Informações : Tell/What : (062) 98550-9156. Consultora de ven-das: Ana Paula Pimentel.

crédiTo para Novos 40.390,00 r$. Entrada + parcelas 592,83 r$. Ligue e agende sua visita & realize seu sonho! Telefone ou WhatsApp : (062) 99259-4025 Consultora de vendas: valéria rocha.

sTrada cs 1.4 PrATA 2010 Com-PLETA ACEITo TroCA E FInAnCIo WHATSAPP:(62)9-8438-7649

dodge ram 2500 PrATA 2008 CAbInE DUPLA ACEITo TroCA E FInAnCIo WHATSAPP: (62)9-8438-7649

peugeoT 206 vErmELHo 2003 ComPLETo 2 Por-TAS 1.0 SoLEIL r$8.800,00 WHATSAPP:(62)9-8438-7649

moTos

crediTo para moTo biZ. (062) 99259-4025.

crediTo para moTos cg 160 TiTaN Ex 11.188,00 r$. Entrada 352,99 + parcelas de 241,11 mensais. não perca mais tempo e adquira sua moto através do consórcio cical!! mais informações: Tel/Whatssap : ( 062 ) 985509156. Consultora de vendas: Ana Paula Pimentel.

Page 8: transparênCia tRaNsição de GoveRNo - diariocentral.com.br · no momento atual nenhum candida-to favorito. BRonca Esse colunista levou bronca de alguns leitores de Hidrolândia,

8 terça-feira, 6 DE novEmbro DE 2018esportes

futebol nacional

Duelo de vida ou morte para Brasil de Pelotas e Vila Nova

na noite desta terça-feira, a 35ª rodada da Série

B terá continuidade e o duelo Brasil de Pelotas e Vila Nova, no estádio Bento de Freitas, a partir das 19h15 (Horário de Brasília), promete mexer com a parte alta e baixa da classificação.

Após 34 jogos, o Xa-vante ocupa a 15ª posi-ção, com 40 pontos e um triunfo diante da própria deve sacramentar sua permanência na segunda divisão. Já o Vila, com 52 pontos, está na cola do G4 e precisa dos três pon-

tos de qualquer maneira.Na rodada passada, o

Brasil de Pelotas foi até Caxias do Sul e levou a melhor no encontro re-gional com o Juventude. Agora a missão é fazer o dever de casa e, ao lado do torcedor, garantir sua permanência na Série B.

Na escalação, o time gaúcho não terá nenhu-ma mudança. O técnico Rogério Zimmermann vai apostar na força do con-junto para sair de campo com mais três pontos.

Vila Nova son com a elite

Com dois pontos a menos que o Goiás, quarto colocado, o Vila Nova precisa vencer de qualquer maneira e apa-gar a péssima impressão deixada no empate da rodada passada, quando não conseguiu vencer o Paysandu, um dos inte-grantes da zona de re-baixamento.

Para o confronto no Rio Grande do Sul, o técnico Hemerson Maria não vai mexer no time. A principal mudança pro-metida é na postura da equipe, que vai pressio-nar o Brasil de Pelotas.

Se o time gaúcho luta contra o rebaixamento, o vila ainda sonha com o acesso à elite do futebol nacional

Carlo

s Ins

aurr

iaga

/Bra

sil-R

S

Prováveis EscalaçõesBrasil de Pelotas: marcelo Pitol; Éder Sciola, Leandro Ca-milo, Heverton e Alex ruan; Itaqui, michel Schmoller, ra-fael Gava, Diego miranda e

Lourency; Wallace Pernam-bucano. Técnico: rogério Zimmermann.Vila Nova: mateus Pasinato; moacir, Wesley matos, Diego

Giaretta e Gastón Figuera; Washington, Geovane, ma-teus Anderson, Juninho e Alan mineiro; rafael Silva. Técnico: Hemerson maria.