reforma política - diariocentral.com.br · comissão da reforma política adia ... (pec) 77/03,...

12
DEBATE GESTANTES SORTEIO OTIMISMO COMBATE AO CÂNCER MENINAS DE LUZ NOTA FISCAL GOIANA MERCADO DE TRABALHO Lideranças femininas debatem estratégias para combater o câncer na mulher Projeto está com inscrições abertas para grávidas entre 12 a 21 anos para receber apoio e orientações Consumidor que não se cadastrou no Programa e quer participar do próximo sorteio tem até o dia 20 para se inscrever e já concorrer aos prêmios 60% dos jovens da América Latina e do Caribe têm confiança em seu futuro profissional BRASIL | 11 CIDADES | 5 CIDADES | 5 EDUCAÇÃO | 10 Antonio Cruz/Agência Brasil GOIÂNIA - GO | Nº 99 SEGUNDA-FEIRA, 14 DE AGOSTO DE 2017 WWW.DIARIOCENTRAL.COM.BR POLÍTICA | 2 CONSTITUIÇÃO REFORMA POLÍTICA Comissão especial da Câmara adia votação de destaques para esta semana Pedro Ventura/ Agência Brasília OPORTUNIDADE POLÍTICA | 3 Goiás se mantém entre os líderes na geração de empregos nos primeiros sete meses do ano ECONOMIA GOIANA

Upload: truongliem

Post on 06-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

DEBATE

GESTANTES

SORTEIO

OTIMISMO Combate ao CânCer

menInaS De LUZ

nota FISCaL GoIana

merCaDo De trabaLho

Lideranças femininas debatem estratégias para combater o câncer na mulher

Projeto está com inscrições abertas para grávidas entre 12 a 21 anos para receber apoio e orientações

Consumidor que não se cadastrou no Programa e quer participar do próximo sorteio tem até o dia

20 para se inscrever e já concorrer aos prêmios

60% dos jovens da

América Latina e do Caribe têm

confiança em seu futuro

profissional

BRASIL | 11

CIDADES | 5

CIDADES | 5

EDUCAÇÃO | 10

Antonio Cruz/Agência Brasil

Goiânia - Go | nº 99seGunda-feira, 14 DE agosto DE 2017

www.diariocentral.com.br

POLÍTICA | 2

CONSTITUIÇÃO

reForma PoLítICa

comissão especial da câmara adia votação de destaques para esta semana

Pedro Ventura/ Agência Brasília

OPORTUNIDADE

POLÍTICA | 3

goiás se mantém entre os líderes na geração de empregos nos primeiros sete meses do ano

eConomIa GoIana

segunda-feira, 14 DE agosto DE 2017

Diretor AdministrativoReinaldo Netto Atassio

Diretor ComercialThiago Moura Fé

RedaçãoCaroline Morais Giullya Franco

Izadora Resende Colunistas Divino Olávio

Fausi HumbertoMarcos Vinícius Rabelo

Editor de FotografiaRenan Accioly

Designer GráficoDécio Parma

Editor de ArteThiago Dornelas

Tiragem: Atende a Lei Estadual n° 17.928/12

Circulação: Estado de Goiás

Telefone: (62) 3207-5614

www.diariocentral.com.br jornaldiariocentral diariocentral

2 políTiCA

CoNSTiTUiÇÃo

Comissão da reforma política adia votação de destaques para esta semana

A comissão especial da Câ-mara criada para analisar a Proposta de Emenda à

Constitucional (PEC) 77/03, que propõe mudanças no sistema político-eleitoral brasileiro, adiou para a próxima terça-feira (15) a conclusão da votação dos desta-ques apresentados à matéria.

Ficaram pendentes de votação dois destaques de supressão de artigos do projeto substitutivo, elaborado pelo deputado Vicente Cândido (PT-SP). A PEC deverá ser discutida e votada no plenário da Câmara ainda no mês de agosto, segundo previsão do presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Um dos destaques pendentes visa retirar o dispositivo que prevê que um candidato possa disputar mais de um cargo, majoritário e proporcional, em um mesmo plei-to, figurando simultaneamente na lista preordenada pelo partido. O

outro pretende suprimir o artigo que estabelece que o suplente de senador seja o deputado federal mais votado do partido.

Mudanças aprovadasOs deputados já aprovaram na

comissão algumas mudanças nas regras eleitorais, como a instituição do chamado distritão, que retira a proporcionalidade nas eleições de cargos como deputado federal, estadual, distrital e vereador e a criação de um fundo público para financiar as campanhas.

O texto-base do relator foi aprovado na última semana pela comissão, assim como o destaque que institui o voto majoritário, co-nhecido como distritão, para depu-tados e vereadores, com validade para as eleições de 2018 e 2020.

A comissão retomou o pro-cesso de votação na quinta-feira passada e analisou outros desta-

ques. Mesmo sob obstrução dos partidos de oposição, os mem-bros do colegiado mantiveram o sistema distrital misto a partir de 2022 e a proposta de financia-mento público, com a criação do Fundo Especial de Financiamen-to da Democracia.

O fundo deve ser abastecido com recursos da União da ordem de R$ 3,6 bilhões para as próximas eleições. Os deputados suprimiram do parecer o trecho que previa a distribuição dos recursos do fundo

público pela direção nacional dos partidos, a partir de critérios defi-nidos 30 dias antes da escolha dos candidatos à eleição.

Os deputados também reti-raram do texto do relator a pro-posta de acabar com a figura do vice nos cargos de presidente da República, governador de estado e prefeito. Eles rejeitaram ain-da a sugestão de mudanças nas regras de suplente de senador e nas datas de posse de prefeitos e vereadores, além da diferencia-

ção na forma de eleição de vere-adores considerando o número de habitantes do município.

Os deputados, no entanto, votaram a favor de manter no projeto de Cândido a sugestão de acabar com a vitaliciedade dos mandatos de ministros dos tribunais de Justiça. O relator propõe que os mandatos de integrantes de Cortes do Poder Judiciário ocupados por indica-ção política tenham duração de, no máximo, 10 anos.

Fabi

o Ro

drig

ues P

ozze

bom

/ Ag

ênci

a Br

asil

os deputados já aprovaram na comissão algumas mudanças nas regras eleitorais, como a instituição do chamado distritão

SAÚDE

Prefeitura de Goiânia implanta monitoramento em tempo real nas ambulâncias do SamuOs veículos do Serviço de Atendi-mento Móvel de Urgência (Samu) começaram a ser monitorados via satélite, em tempo real, na capi-tal, na última semana. O projeto implantado pela Prefeitura de Goiânia já monitora 41 unidades móveis de saúde pelo sistema de georreferenciamento.

O novo serviço possibilitará que a direção do Samu e a Secre-taria Municipal de Saúde (SMS) acompanhem o trajeto das am-bulâncias e o tempo de per-manência em cada local. Entre os 41 veículos monitorados, 18

são para o transporte básico (co-mum), 18 para o transporte sa-

nitário e cinco para o transporte avançado (com UTI móvel).

De acordo com o diretor geral do Samu, André Braga, o sistema de rastreamento garantirá mais eficiência durante o trabalho dos profissionais médicos. “O objetivo do georreferenciamento é ga-rantir mais agilidade no serviço prestado à população, assegu-rando mais qualidade de aten-dimento da rede de urgência e emergência e também mais segurança para os profissionais que atuam na área”, explica.

O serviço é totalmente onli-ne e permite que os gestores do Samu tenham acesso às coorde-

nadas e visualize diversos dados das unidades móveis. “A partir de agora teremos acesso às rotas das ambulâncias, tipos de atendimen-tos e tempo-resposta. Essas infor-mações vão auxiliar na tomada de decisões durante os atendimen-tos de emergência”, pontua.

Além do monitoramento via satélite, em até 90 dias os veí-culos do Samu estarão equipa-dos com câmeras de vigilância. “A partir da implantação dessas novas medidas, queremos tornar mais transparente o trabalho da instituição”, finaliza André Braga.

Divu

lgaç

ão

Comissão Especial da Reforma Política vota destaques do texto aprovado

3segunda-feira, 14 DE agosto DE 2017 política

opoRtUNiDaDES

Goiás se mantém entre os líderes na geração de empregos em 2017

G oiás se mantém entre os Estados que mais geram empregos no País, mos-

tram os números do Caged (Ca-dastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho divulgados na últi-ma semana. Segundo o levanta-mento, o Estado ficou em terceiro lugar no saldo positivo de em-pregos no mês de julho, mesma posição verificada para os sete primeiros meses de 2017.

A economia goiana também foi a única a registrar saldo po-sitivo de emprego em todos os sete primeiros meses do ano, situação diferente mesmo entre São Paulo e Minas Gerais, pri-

meiro e segundo colocados no saldo geral acumulado entre ja-neiro e julho. Segundo os dados do Caged, Goiás acumula 40.074 postos de trabalho criados nos sete primeiros meses de 2017, somados os saldos positivos mês a mês, o equivalente à terceira posição. Em julho, a economia

goiana abriu 4.745 vagas a mais do que fechou, número também equivalente à terceira colocação.

Segundo o Caged, São Paulo lidera o ranking estadual de sal-do positivo de geração de em-pregos entre janeiro e julho, com 81.550 novas vagas criadas. Na segunda posição aparece Minas

Gerais, com 63.148 vagas criadas no período. São Paulo também lidera o ranking de julho, com 21.805 vagas criadas a mais que fechadas. A segunda posi-ção para o sétimo mês do ano ficou com Mato Grosso, com saldo positivo de 8.085 vagas.

Segundo o Caged, em julho,

entre as vinte e sete Unidades da Federação, verificou-se resul-tados positivos em vinte delas, com destaque para São Paulo, Mato Grosso e Goiás. Segundo o levantamento, o saldo positivo de empregos da economia goia-na apresentou destaque no se-tor dos Serviços (+1.621 postos), da Indústria de Transformação (+1.234 postos) e da Construção Civil (+782 postos de trabalho).

O governador Marconi Perillo afirmou que os números do Caged comprovam “o bom momento da economia goiana, que demonstra na geração de empregos o acerto das políticas de austeridade fiscal adotadas pelo Governo de Goiás associada à manutenção de uma política de incentivos fiscais arro-jada e diversificada, com respeito aos contratos, mantendo o Estado atrativo para os investimentos”. “Isso vem se comprovando por meio de sucessivos anúncios de novos empreendimentos no Es-tado, atraídos também pela ma-nutenção dos investimentos por parte do Estado, com destaque, desde março deste ano, para o Programa Goiás na Frente.“

Agên

cia

Bras

il

Em julho, a economia goiana abriu 4.745 vagas a mais do que fechou, número também equivalente à terceira colocação

EcoNoMia

Governo de Temer toma medidas rigorosas para equilibrar contasO presidente Michel Temer afirmou na última semana que, muitas vezes, o gover-no toma medidas rigorosas, mas que são necessárias para o equilíbrio das contas públicas do país. Segundo o presidente, seu governo não adota medidas populistas, que rendem aplausos ime-diatos, mas no futuro cau-sam prejuízos ao país.

“Falei em diálogo, de um lado, e responsabilidade fis-cal, de outro lado, e hoje, da responsabilidade social. A cada dia, nós praticamos um ato. Ora da responsabilidade fiscal, ou seja, o governo não mente para o povo brasileiro, faz, muitas vezes, toma me-didas rigorosas, mas indis-pensáveis para a higidez das finanças públicas do nosso país”, disse o presidente, em discurso na cerimônia na qual foram divulgados

dados sobre a distribuição dos resultados do Fundo de Garantia do Tempo de Ser-viço (FGTS).

Temer destacou que é pre-ciso fazer uma distinção entre medidas populistas e popula-res no momento de tomar de-cisões. “Sempre fazendo uma distinção muito clara entre as medidas populistas, que são aquelas que, produzidas hoje, ganham aplausos ama-nhã, mas causam um grande prejuízo depois de amanhã. Eu as distingo das medidas ditas populares. Estas, sim, praticadas hoje para ter o reconhecimento popular muito tempo depois. E é o que nós temos feito.”

O presidente reforçou a importância do diálogo e ci-tou especificamente o diálogo com o Congresso e a socieda-de. O diálogo permite a per-cepção dos problemas do país,

o que não ocorre àquele que se “encastela”, afirmou Temer.

“É exata e precisamente em função do diálogo que você acaba tendo a percepção dos problemas do país. Se você se encastela, se encasula e não dialoga, você não recebe as naturais sugestões que sur-gem precisamente da con-versa ampla que se faz ao longo do tempo.”

Durante o discurso, ao lado dos ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, e do Pla-nejamento, Dyogo Oliveira, o presidente falou sobre eco-nomia e disse que a inflação está “caindo sensivelmente”. Temer também citou as re-centes quedas na taxa bá-sica de juros (Selic) e disse que a indicação é de que o indicador esteja caminhan-do para chegar ao fim do ano a 7,5%. Atualmente a Selic está em 9,25% ao ano.

Rua Padre Conrado nº 60 - Qd. 150 - Lt 11Cidade Jardim - CEP: 74.4130-150Goiânia - Goiás

62 3558-4264 / 3093-3584 / 9 8566-4656

4 segunda-feira, 14 DE agosto DE 2017economia

BeneFÍcio

Trabalhadores receberão até o final de agosto parte do lucro do FGTS

a té o final de agosto, a Caixa Econômica Fede-ral (Caixa) vai creditar

R$ 7,8 bilhões nas contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de 88 mi-lhões de trabalhadores, como distribuição dos resultados do fundo. Com isso, a rentabilida-de das 245,7 milhões de con-tas chegará a 7,14%.

Segundo dados divulga-dos em cerimônia no Palácio do Planalto, o lucro líquido do FGTS no ano passado foi de R$ 14,555 bilhões. Com a distribui-ção dos resultados do fundo, serão creditados, em média, R$ 29,62 em cada conta.

“É a primeira vez que o lu-cro do fundo está sendo dis-tribuído com os verdadeiros donos do dinheiro”, ressaltou o presidente Michel Temer.

“São décadas que os trabalha-dores lutam para ter a remunera-ção do seu FGTS no mesmo nível da inflação. Com essa mudança, o FGTS terá 7,1% [de remuneração]

e a inflação do ano passado foi de 6%. Depois de décadas o FGTS terá uma correção acima da infla-ção”, disse o ministro do Planeja-mento, Dyogo Oliveira.

É a primeira vez que os resul-tados do FGTS são repassados aos trabalhadores. A medida foi instituída pela medida provisória que liberou o saque do valor das

contas inativas do FGTS.Pela regra, o percentual de dis-

tribuição de resultado do FGTS é de 50% do lucro líquido do exer-cício anterior. A lei estabelece que os valores creditados nas contas dos trabalhadores sejam proporcionais ao saldo da conta vinculada apurada no dia 31 de dezembro do ano anterior.

O presidente da Caixa, Gil-berto Occhi, informou que a distribuição dos resultados do FGTS ocorrerá anualmente, com os depósitos sendo efetuados sempre até o dia 31 de agosto. Occhi disse ainda que a remu-neração não fará parte do cál-culo de uma multa rescisória. “Essa medida foi pensando nos

empregadores. Temos convicção que com essa medida o traba-lhador e a sociedade saem ga-nhando com essa decisão.”

De acordo com a Caixa, com a distribuição dos resultados do equivalente a 1,93%, a rentabili-dade das contas do FGTS, nesse ano, sairá de 5,11% ao mês (3% mais TR), para 7,14% ao mês.

Fabi

o Ro

drig

ues P

ozze

bom

/ Ag

ênci

a Br

asil

Com a distribuição dos resultados do fundo, serão creditados, em média, R$ 29,62 em cada conta

BaLanÇo

Petrobras registra lucro de R$ 316 milhões no segundo trimestreA Petrobras registrou um lucro líquido de R$ 316 mi-lhões no segundo trimestre de 2017. O resultado ficou um pouco abaixo do mes-mo período do ano anterior. Em 2016, o lucro líquido da companhia atingiu R$ 370 milhões no trimestre.

Já no primeiro semestre de 2017 a Petrobras registrou um lucro líquido de R$ 4,8 bi-lhões, o que representa uma reversão do prejuízo registra-do no mesmo período do ano anterior, de R$ 876 milhões.

O presidente da Petrobras,

Pedro Parente, destacou que parte do resultado foi obtido com o aumento de receita da companhia com exportações, causado por maiores volumes e preços do petróleo.

A redução de 68% nos cus-tos exploratórios e de 16% nas despesas com vendas gerais e administrativas também in-fluenciaram o resultado.

Ao comentar a política de preços da companhia, Pedro parente disse que “a periodi-cidade nos permite reajustar muito rapidamente a volatili-dade do mercado.”

Rogé

rio S

anta

na

5segunda-feira, 14 DE agosto DE 2017 cidades

aPOiO

Meninas de Luz abre vagas para adolescentes e jovens grávidas

O projeto Meninas de Luz está com inscrições abertas para adolescen-

tes e jovens grávidas. O projeto é desenvolvido no Centro Social Dona Gercina Borges, unidade da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), que funciona no Setor Campinas, em Goiânia. Durante o atendimento ofereci-do gratuitamente, gestantes de 12 a 21 anos recebem apoio e orientações sobre a gravidez e cuidados com o bebê.

As inscrições ao projeto são feitas apenas presencialmen-te, na sede do Centro Social Dona Gercina Borges, na Rua Benjamin Constant, nº 239, em Campinas, mediante a apresen-tação de documentos pessoais de identificação, uma foto 3×4 atualizada, comprovante de en-dereço e cartão da gestante ou exame de ultrassom. Menores de idade precisam estar acom-panhadas do respectivo respon-sável no ato da inscrição.

O atendimento é realizado

uma vez por semana, no período matutino ou vespertino. As ges-tantes recebem acompanhamen-tos médico, odontológico, psico-lógico e nutricional. Elas também participam de oficinas de Artesa-nato e de Beleza, trabalhos ma-nuais e praticam atividades de lazer como sessões de cinemas e passeios a parques da cidade.

A unidade desenvolve o pro-jeto Cantinho da Leitura. A inicia-tiva tem o objetivo de despertar nas adolescentes e jovens ma-mães atendidas no local o inte-

resse pela leitura. A ação bene-ficia mensalmente cerca de 80 gestantes e mães. O espaço conta com um armário com cerca de 500 livros literários.

Outro trabalho desenvolvido é o projeto Família Fortalecida. Uma vez ao mês, em reuniões previamente agendadas, assis-tentes sociais orientam as fa-mílias das gestantes e discutem com elas temas diversos, entre os quais: drogas e alcoolismo, planejamento familiar, econo-mia doméstica, importância do

apoio familiar no dia a dia, edu-cação sexual, direitos do cida-dão, entre outros.

A equipe que compõe o Me-ninas de Luz é multidisciplinar e trabalha com as jovens diver-sos temas relacionados à saúde, educação sexual, planejamento familiar e direitos do cidadão. O atendimento prestado no Cen-tro Social se estende também às meninas grávidas que foram ou são vítimas de violência ou ex-ploração sexual. Antes do parto, as gestantes recebem um kit de

enxoval para o bebê.

Pós-partoO projeto Meninas de Luz ain-

da oferece às jovens mães acom-panhamento durante o pós-parto. Nesta fase, elas participam de palestras sobre cuidados com o bebê, recebem atendimento mé-dico e também integram oficinas de artesanato. Esse apoio é rea-lizado até um ano após o nasci-mento da criança, inclusive com o recebimento gratuito de medi-camentos contraceptivos.

OVGo atendimento às

gestantes é realizado uma vez por semana, no período matutino ou vespertino

cONsUMidOR

Cadastro na Nota Goiana para sorteio deste mês será até o dia 20O consumidor que não se ca-dastrou ao Programa Nota Fis-cal Goiana e quer participar do próximo sorteio, marcado para a última quinta-feira deste mês, dia 31, tem até o dia 20 para se inscrever e já concorrer aos prêmios: um de R$ 200 mil, 50 de R$ 1 mil e 100 de R$ 500,00 (valores brutos). Atualmente o programa conta com quase 320 mil inscritos dos quais 9.700 se cadastraram no mês passado.

Para se cadastrar, basta aces-sar o site (www.nfgoiana.sefaz.go.gov.br), clicar em Cadastre-se, no topo da página inicial, preen-cher os campos com número de CPF, nome da mãe, data de nas-cimento, e em seguida, preen-

cher formulário com endereço, e-mail, telefone e, por fim, criar senha com dez dígitos. Quem não tem acesso à internet pode se cadastrar nos guichês da Se-faz nos Vapt Vupts.

A Coordenação da Nota Goiana ressalta que, ao fazer o cadastro, o nome da mãe deve ser escrito exatamente como está cadastrado na Receita Fe-deral, caso contrário o consu-midor não conseguirá concluí--lo. Esta é uma das principais dúvidas recebidas pelo Call Center do programa que, no mês passado, fez um total de 914 atendimentos.

Outra demanda recebida nos últimos dias é em relação

à mensagem de “conexão não segura” que aparece para alguns usuários ao tentar acessar o site do programa. A Gerência de In-formações Econômico-Fiscais orienta que o alerta pode ser ignorado e ocorre devido a uma troca de certificados. Foi ela-borado um manual para ajudar o consumidor a acessar o site quando aparecer a mensagem.

Se tiver alguma dúvida, o consumidor pode ligar para os telefones: 4000-100 (moradores da Região Metropolitana de Goi-ânia) ou 0800-9429011 (interior do Estado) de segunda a sexta--feira, das 7h às 19h, ininterrup-tamente, ou pelo site do progra-ma no menu Fale Conosco.

Ânge

la S

calo

n

6 segunda-feira, 14 DE agosto DE 2017Cidades

Seco

m /

TST

Ministro é aprovado para ser Conselheiro do CnJo Plenário do senado Federal aprovou a indicação do ministro aloysio Corrêa da Veiga, do tribunal superior do trabalho, para conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no biênio 2017/2019. Ele representará o tst no CNJ em substituição ao ministro Lelio Bentes Corrêa. aloysio Corrêa da Veiga, que é ministro do tst desde 2004, foi sabatinado e teve sua

indicação aprovada em junho pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do senado.

proCesso seletivo para Juízes leigoso tribunal de Justiça do Estado de goiás, por meio de sua Comissão de seleção e treinamento, vai abrir Processo seletivo Unificado de Provas e títulos para contratação temporária de 85 profissionais, que atuarão como juízes leigos. Eles

[email protected]

marcos vinícius rabelo

Data Venia

trabalharão no âmbito dos Juizados Especiais do Estado de goiás. as inscrições poderão ser feitas entre os dias 12 de setembro e 13 de outubro, via internet, com taxa de 200 reais. as provas objetivas serão realizadas no dia 19 de novembro.

seMana da Justiça pela paz eM CasaEntre os dias 21 a 26 de agosto, a Coordenadoria Estadual da Mulher em situação de Violência Doméstica, do tribunal de Justiça do Estado de goiás, realizará a VIII semana da Justiça Pela Paz em Casa, uma mobilização que faz parte da Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres no Poder Judiciário, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça. o evento visa ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/2006).

ConCurso para o trF da 1ª regiãoo tribunal Regional Federal da 1ª Região escolheu o Centro Brasileiro de Pesquisa em avaliação e seleção e de Promoção de Eventos para organizar o próximo concurso público para preencher vagas de servidores. o certame vai oferecer vagas para analista judiciário e técnico judiciário, para os Estados do acre, amazonas,

Bahia, goiás, Maranhão, Mato grosso, Minas gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e tocantins. os vencimentos são de R$ 9.736,27 (analista) e de R$ 5.934,16 (técnico).

dispensa disCriMinatóriao Itaú foi condenado a reintegrar um bancário demitido durante tratamento de câncer, pagar os salários do período compreendido entre as datas da dispensa e da efetiva reintegração, além de indenizá-lo por danos morais, conforme sentença mantida na íntegra pela terceira turma do tribunal Regional do trabalho da 11ª Região - aM/RR (tRt11). a condenação, confirmada por unanimidade de votos pelos ministros do tst, totalizou o valor de R$ 100 mil.

expediente na proMotoria de CroMíniaa Promotoria de Justiça de Cromínia comunica que não terá expediente na próxima segunda-feira (14/8) devido ao feriado municipal em memória do falecimento do ex-professor e servidor público antônio José Fernandes. as atividades retornarão normalmente na próxima terça-feira (15/8).

liMpeza

Comurg faz limpeza geral em córregos e mananciais de GoiâniaA Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), está rea-lizando a limpeza de córregos e mananciais desde o início de fevereiro deste ano. No total, a

cidade possui 29 ribeirões e apro-ximadamente 70 quilômetros de mananciais na área urbana. Nes-te mês de agosto, as atividades são realizadas por 40 servidores, que recolhem móveis, plásticos,

entulhos, pneus e todo tipo de lixo que são descartados inde-vidamente pela comunidade ri-beirinha e outros moradores.

De acordo com o presidente da Comurg, Denes Pereira, é impor-tante ressaltar que as ações fa-zem parte do cronograma diário da Companhia e que o trabalho

é intensificado ao longo do ano nos períodos de chuva. “É ne-cessário que os moradores cola-borem mantendo o local limpo, evitando novos descartes.”

Atualmente, as equipes encon-tram-se nas imediações da Ave-nida José Monteiro, às margens do Rio Meia-Ponte, que é a bacia

mais importante da Capital e do Estado de Goiás, onde se concen-tra a maior parte da população goiana. Neste local, os servido-res já recolheram em um único dia cerca de 570 pneus, sendo 421 de carros de passeio, 53 de caminhões, 84 de motos e bici-cletas e oito de tratores.

COM

URG

Atualmente as equipes se encontram nas imediações da Avenida José Monteiro, às margens do Rio Meia-Ponte

7segunda-feira, 14 DE agosto DE 2017 social

stefanny alves e Reginaldo aguiar, youtubers do canal Nerdista, são os entrevistados do tá Logado? que vai ao ar hoje, na tV Brasil Central, às 18h.

Hoje é o último dia de conferir com descontos de até 90% nas marcas como Le Lis Blac, Bo.bô, John John e Rosa Chá, na loja Estoque, do outlet Premium Brasília.

o sindicato do Comércio atacadista no Estado de goiás (sinat) lança hoje, em almoço na sede da entidade, a 13ª edição da Campanha atacado solidário - Doe sangue, Doe Vida.

a Banda sinfônica de goiás vai apresentar amanhã, às 20h, no teatro sesi, clássicos da música popular e erudita

adaptados para metais. a regência é de Everton Luiz.

a nova campanha do McLanche Feliz™ está disponível em todos os restaurantes do país. são quatro surpresas inspiradas nos personagens de Hellosanrio, e cinco super-heróis incríveis da teentitansgo.

oPEN HoUsEa empresária Pollyanna Ramos

recebe convidados e parceiros dia 15 de agosto para apresentar seu

novo espaço no setor Marista dedicado exclusivamente às damas

de honra e pajens. Com 8 anos de história, a Maria amora amplia o mix de produtos com linha baby reajustável que acompanham o

crescimento da criança, sapatos e peças exclusivas do prêt-à-porter

da grife paulista Letiti.

EsPaÇoPelo terceiro ano consecutivo, o

chef Pedro Ernesto está à frente do restaurante e pub, na mostra de

decoração Morar Mais por Menos goiânia 2017. No restaurante Bistrô

Rustique serão servidos entradas, pratos principais e sobremesas, já no bar pub Baa’art o visitante irá

saborear petiscos variados.

EsPaÇo 2Nos dois ambientes, o cardápio será harmonizado com cervejas especiais

e artesanais e uma variada carta de vinhos. a mostra de decoração começa

hoje e segue até 17 de setembro na casa do cirurgião plástico, na Rua t-38, no

setor Bueno.

ENcoNTRoo 7º Intermídias, Congresso Centro-oeste de Comunicação, Informação e Marketing, será realizado nos dias

18 e 19 de agosto, das 10h às 20h, no Passeio das Águas shopping. o evento desse ano terá como tema principal “Como superar a Crise na

Comunicação”.

ENcoNTRo 2Uma das novidades dessa edição é

que os participantes poderão assistir a todas as atividades e não apenas

algumas delas, como foram em anos anteriores em razão da programação

simultânea. as inscrições custam a partir de R$ 30,00 e podem ser feitas

pelo site do evento.

EsPaNHaEm uma viagem à Espanha, os

estilistas Fernando Peixoto e Patrick Noronha mergulharam no universo

do Flamenco para elaborar a nova coleção de vestidos de noivas “La Dama”, que será apresentada no

dia 22 de agosto, às 19h30min, na Mansão dos arcos, em Brasília, em

um evento para 600 convidados.

3x4

fausi Humberto

[email protected] Fotos: Giovanna Cristina

01 – Íntima. o casal Luciana Castro e Yuri guimarães receberam convidados durante a inauguração da loja

Duhellen, no setor Marista. 02 – A digital influencer Pricylla Pedrosa ladeada por Nícholas Bárhtras e Lara

Macedo responsáveis pela organização do evento. 03 – 008 - sandra gontijo e anna Júlia Porfírio. 04 – A modelo

Carol Zago foi a vitrine viva para o dia da inauguração.

2

4

3

8 segunda-feira, 14 DE agosto DE 2017Mundo

ALERTA

Iêmen já tem quase meio milhão de casos suspeitos de cólera

o Iêmen já registra mais de 480 mil casos sus-peitos de cólera e quase

2 mil mortos por esta e outras doenças vinculadas, anunciou a Organização das Nações Uni-das (ONU) na última semana. De acordo com o porta-voz da organização, Stéphane Dujarric, somente uma das 22 províncias do país se livrou até agora do surto. Conforme ele, o número de novos casos diminuiu nas últimas semanas, mas poderá aumentar novamente com a chegada do período de chuvas. A informação é da EFE.

“Em meio a um grande confli-to armado no país, os trabalhado-res do setor da saúde já estão há quase um ano sem paga-mento e 8,8 milhões de pessoas moram em áreas sem hospitais suficientes”, disse Dujarric.

A ONU e os parceiros huma-nitários abriram mais de 200 centros para o tratamento de có-lera, e, desde a semana passada, a organização tem voos entre as

capitais do Djibuti (Djibuti) e do Iêmen (Sana) para levar supri-mentos ao país. Segundo Dujar-ric, até o momento as Nações Unidas receberam dos doadores menos da metade dos US$ 254

milhões solicitados para res-ponder à cólera no país.

Desde 2014, o Iêmen vive uma guerra entre os rebeldes houthis, de credo xiita, e as for-ças leais ao presidente Abd Ra-

bbuh Mansur Hadi, cujo gover-no foi transferido para a cidade de Aden, no sul do país, depois que os insurgentes tomaram o controle da capital, Sana, nos primeiros meses da disputa.

Por causa do conflito, o país do Oriente Médio, vizinho da rica Arábia Saudita, é palco da crise de fome mais grave do mundo atualmente e que já ameaça 17 milhões de pessoas.

AMIS

OM

Pho

to /

Tobi

n Jo

nes

ONU afirma que já houve quase 2 mil mortos por esta e outras doenças vinculadas

VEnEZuELA

Maduro propõe lei que pune com prisão manifestações de intolerância e ódioO presidente da Venezuela, Ni-colás Maduro, entregou na úl-tima semana à Assembleia Na-cional Constituinte (ANC) um projeto de lei para punir com até 25 anos de prisão para quem “sair às ruas para mani-festar intolerância e ódio.”

“Aquele que sair às ruas para manifestar intolerância e ódio será preso, julgado e punido com duras penas de 15, 20 e 25 anos de prisão. É o que proponho nesta lei”, disse Maduro, ao entregar o projeto à Assembleia Constituinte durante sessão especial.

Ele acrescentou que essas se-riam as penas para aqueles que “manifestam ódio, intolerância e violência por razões culturais,

políticas e ideológicas.”Esse projeto de lei, que de-

verá ser debatido pela Assem-bleia Constituinte, já tinha sido anunciado pelo presidente.

Na semana passada, Maduro pediu à presidente da Constituin-te, Delcy Rodríguez, punições se-veras para crimes de ódio” com uma lei constitucional.

“As pessoas que agridem por sua loucura de ódio em territó-rio nacional devem ser presas, julgadas e punidas de forma imediata”, disse ele, ao condenar o incidente em que manifestan-tes repreenderam Socorro Her-nández, reitora do Conselho Nacional Eleitoral da Venezue-la, em um supermercado.

Gove

rno

da V

enez

uela

classificadosPara anunciar ligue (62) 3207-5614segunda-FeIRa, 14 de agosto de 2017 www.diariocentral.com.br

imóveis negócios empregos serviços publIcIdadelegalveículos

CRÉDITOPARA CARROS E IMÓVEIS

RUA 20 N° 1115 CENTRO - GOIÂNIA

Compra, construção, reforma e quitação de imóveis, trabalhamos com consórcio.

cRÉdiTo PaRcElaR$ 15.000,00 R$ 230,63R$ 50.000,00 R$ 356,78R$ 95.000,00 R$ 670,28R$ 120.000,00 R$ 846,67R$ 200.000,00 R$ 1.260.00R$ 500.000,00 R$ 2.437,70R$ 700.000,00 R$ 3.412,77

Capital de Giro? Nós temos a solução!Créditos c/ garantia imobiliária. Valores a partir de R$ 1000.000,00 até 5 Milhões. Paracapital de giro, compra de imóveis.Temos planos c/ parcelas fixas com taxas a partir de 1,56 ao ano.

3092-837399107-3190

Para anunciar ligue: (62) 3207-5614

(62) 3538-4441 / 9 9127-6177

眀眀眀⸀挀漀渀猀漀爀挀椀漀挀椀挀愀氀⸀挀漀洀⸀戀爀㘀㈀ ㌀㘀 㜀ⴀ㜀㌀㌀㈀㘀㈀ 㤀 㠀㈀㘀㤀ⴀ㤀㌀㌀

猀攀洀 瀀愀最愀爀 樀甀爀漀猀℀瘀漀挀 瀀漀搀攀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀爀 漀 猀攀甀 瘀攀挀甀氀漀

刀␀㜀Ⰰ   瀀漀爀 搀椀愀䌀漀洀 愀瀀攀渀愀猀

Conheça nosso sitewww.diariocentral.com.br

@jornaldiariocentral

diariocentral

CRÉDITOPARA IMÓVEL

URBANO E RURAL

Capital de giro sem consultar SERASA e SPC

Comprar, reformar, construir e quitação de imóvel

cRÉdiTo PaRcElaR$ 70.000,00 R$ 514,78R$ 90.000,00 R$ 661,87R$ 130.000,00 R$ 953,03R$ 220.000,00 R$ 1.617,89R$ 500.000,00 R$ 2.436,00

062 3645-0600062 99110-0606062 99399-6590

caRRos

adquIRa o seu caRRo novo ou semI novo com parcelas que cabem no seu bolso. Faça uma simu-lação sem compromisso, Créditos com parcelas a partir de 309,38 R$. Crédito Para Novo 25.732,39. En-trada + Parcelas de 422,26. Crédito para Semi Novo 20.138,40 R$. Entrada 529,00 + Parcelas de 327,60 R$. Ligue e agende uma visita ! WhatsApp : (062) 98108-1508. Consultora de Vendas: Evanilde Fernades

sIstema de consóR-cIo - ÔnIx 2015 - En-trada + Prestação de 518,00. Consultor de ven-das : Marcos Vieira. What-sApp : (062) 99128-6147

uno WaY 1.0 BRANCO 2014 COMPLETO 4 POR-TAS ÚNICO DONO ACEITO TROCA E FINANCIO WHAT-SAPP:(62)9-8438-7649

s10 ltZ FLEX PRETA 2012 ÚNICO DONO ACEITO TROCA E FINANCIO WHAT-SAPP:(62)9-8438-7649

stRada cs 1.4 PRATA 2010 COMPLETA ACEITO TROCA E FINANCIO WHAT-SAPP:(62)9-8438-7649

Jac t6 VERMELHA 2014 GARANTIA DE FÁ-BRICA ÚNICO DONO 2.0 FLEX WHAT-SAPP:(62)9-8438-7649

gol g6 4 PORTAS BRAN-CO 2014 C/ AR+DH ÚNICO DONO ACEITO TROCAS E FINANCIO WHAT-SAPP:(62)9-8438-7649

lassIc PRATA 2010 C/ AR ACEITO TROCAS E FINANCIO WHAT-SAPP:(62)9-8438-7649

neW cIvIc lxs PRETO 2008 AUTOMÁTICO PNEUS NOVOS ACEITO TROCA E FINANCIO WHAT-SAPP:(62)9-8438-7649

cRédIto paRa semI novo 19.019,60 R$. Entrada : 499,58 + Parcelas de 309,38 Mensais. Ligue e agende a sua visita ou faça uma simulação sem compromisso pelo WhatsApp. Mais Infor-mações : Tell/What : (062) 98550-9156. Consultora de Vendas: Ana Paula Pimentel.

cRédIto paRa novos 40.390,00 R$. Entrada + par-celas 592,83 R$. Ligue e agende sua visita & Realize seu sonho! Telefone ou WhatsApp : (062) 99259-4025 Consultora de Vendas: Valéria Rocha.

dodge Ram 2500 PRATA 2008 CABINE DUPLA ACEITO TROCA E FINANCIO WHATSAPP: (62)9-8438-7649

peugeot 206 VER-MELHO 2003 COM-PLETO 2 PORTAS 1.0 SOLEIL R$8.800,00 WHAT-SAPP:(62)9-8438-7649

motos

cRedIto paRa mo-tos cg 160 tItan Ex 11.188,00 R$. Entrada 352,99 + parcelas de 241,11 mensais. Não perca mais tempo e adquira sua moto através do consór-cio cical!! Mais informa-ções: Tel/Whatssap : ( 062 ) 985509156. Consultora de vendas: Ana Paula Pimentel.

Rio Vermelho Mineração Ltda, CNPJ: 10.649.567/0001-47 vem tornar pú-blico que solicitou junto a SECIMA a Licença de Instalação e Licença de Funcionamento do processo DNPM N°862.164/2007 para extração de Areia industrial localizado no município de Luziânia no Estado de Goiás.

bIZ 125 es 0 Km Entra-da + Parcelas de 218,41 R$ & onIx 0 Km. Entra-da + Parcelas de 592,83. Consultora de Vendas: Cida Bueno WhatsApp : (062) 98190-0363.

auto centRo Hb e acess óRIos, com au-las teóricas e práticas. Endereço: RUA TV10 QD 6 LT 1 ST TROPICAL VERDE PRÓXIMO AO POSTO COMBUSTIVEL PQ IND. JOAO BRAZ. Maio-res informações Fone: (62) 3573-4674/9375-5216/8415- 1031

cRedIto paRa moto bIZ seu sonho. Apenas 219,00 sua parcela. (062) 99259-4025. Consultora de vendas: Valéria Rocha

seRvIços

oFIcIna de teatRo negRo Realização:CIA TEATRAL ZUMBI DOS PAL-MARES - Professor: Paulo Vitória /setor Sul. Inscrições: (62) 9219-20 33 / (62) 8510 7260 ou 3432-0001

tv, InteRnet e tele-Fone A PARTIR DE R$ 94,80. NÃO PERCA TEM-PO VENHA PARA NET. FONES: (62) 3626-0075/ 9186-6656 (Whatsapp) /8550- 9330 (oi)/8186-3371

acompanhantesdepIlaçÃo masculIna + massagem Relaxante - COM CERA ANESTÉSICA COM CAUTERIZA ÇÃO QUE EVITA QUE OS PÊLOS ENCRAVE OU APARA COM MÁQUI-NA. TR: (62) 4101-9525

gela 39 anos, ótima em sexo oral até o fim R$ 50,00 com local F: 9964-3091 / 9461-2970 / 8593-4990

massagens e depIla-çÃo A MÃOS MASCULINA Massagem relaxante e sensual, anti-stress, es-gotamento físico, tântrica, prostática e outras. Ter-apûtica com estimulação e esfoliação corporal. 9117-4159 / 99901-8676

10 segunda-feira, 14 DE agosto DE 2017educação

MeRcado de TRaBaLHo

Pesquisa da Organização Interna-cional do Trabalho (OIT) mostrou que 60% dos jovens da América

Latina e do Caribe têm confiança em seu futuro profissional até 2030, enquanto 40% sentem incerteza ou medo. Um total de 69% espera trabalhar em sua própria empresa, 76% mostraram-se otimistas com a possibilidade de ga-nhar bons salários e 59% consideram que as mudanças associadas à tecnolo-gia, como a robotização, serão positivas.

O otimismo dos entrevistados contras-ta com a realidade diagnosticada pela OIT, que avalia que os jovens da região enfrentarão um percentual de informali-dade que, em média, deverá chegar a 56% deles, e uma taxa de desemprego três ve-zes maior que a dos adultos. Segundo a organização, apenas no último ano, o de-semprego juvenil aumentou mais de três pontos percentuais na média da região, passando de 15,1% para 18,3%.

A pesquisa El Futuro del Trabajo que Queremos. La Voz de los Jóvenes y Dife-rentes Miradas desde América Latina y el Caribe, lançada na última semana pela organização, tentou mostrar como os jo-vens da América Latina e do Caribe veem o mundo do trabalho em transformação e as relações do trabalho com o avanço da tecnologia, as transformações demo-gráficas - que inclui o envelhecimento da população e a incorporação de migran-tes- , as mudanças climáticas e a disper-são da produção por diversos países.

MetodologiaUma das explicações sugeridas pela OIT

para os resultados otimistas encontrados foi a metodologia utilizada na pesquisa, que foi feita em três etapas. As duas pri-meiras tiveram como foco a juventude do Peru. Ocorreram reuniões com especialistas e jovens lideranças, bem como pesquisas presenciais com mais de 400 participantes entre 18 e 29 anos no país andino.

Em seguida, o foco foi ampliado por meio de realização de questionário virtual respondido por 1.554 jovens, de 15 a 29 anos, de 26 países da região. A maior parte dos que responderam a pesquisa, portanto, é formada por jovens com acesso à inter-net e maior qualificação que a população em geral dos países pesquisados. Apesar da metodologia, na opinião da OIT, os dados permitem alimentar e aprofundar o debate sobre o futuro do trabalho na região.

A investigação considerou a situação acadêmica e laboral dos jovens; o futuro do trabalho e sua relação com a educa-ção; a perspectiva acerca das relações de trabalho; o papel das tecnologias e os fatores considerados por eles como

obstáculos ou facilitadores da concreti-zação de oportunidades.

Maior importânciaDos jovens pesquisados, 80% estavam

estudando; 55% trabalhavam e 4% não es-tudavam e nem trabalhavam – um percen-tual que chega a 20% na América Latina e no Caribe, quando considerado o quadro geral da população. Entre os jovens estu-dantes, é forte a percepção da importância da qualificação profissional, pois 97% deles consideram que a educação recebida influi em seu cotidiano e 78% esperam fazer uma pós-graduação no futuro. Uma expec-tativa que é maior para as mulheres (81%) do que para os homens (73%).

Os jovens que trabalham foram questio-nados sobre o que consideram mais impor-tante na dinâmica laboral. No topo da lista, estão os seguintes critérios: bom salário, bom ambiente de trabalho e oportuni-dade de crescer na empresa. A impor-tância da proteção social e da repre-sentação social cresce com a idade dos trabalhadores. Esses fatores foram apontados como mais importantes pelos jovens que têm entre 25 e 29 anos do que entre aqueles da faixa etária dos 15 aos 17. Para os mais velhos, é menor a importância dada, por exemplo, à qualidade do ambien-te de trabalho. Em geral, os jovens que trabalham têm expectativa de trabalhar em suas próprias empresas (69 %) e no setor público (41%).

Ao divulgar a pesquisa, a OIT destaca a importân-cia dessas expectativas serem respondidas, por meio da criação de uma infraestrutura de opor-tunidades e emprego. Do contrário, alerta a organização, a frustra-ção poderá impactar dinâmicas políticas e pactos sociais, além de afetar individual-mente os jovens.

Otimismo dos entrevistados contrasta com a realidade diagnosticada pela OIT, que avalia que os 56% dos jovens enfrentarão um percentual de informalidade

Jovens da América Latina e Caribe confiam em seu futuro profissional

o vsasasa.Dsasasasa.

Csasasa

11segunda-feira, 14 DE agosto DE 2017 BRASIL

MULHER

Lideranças femininas debatem estratégias para combater o câncer

Lideranças femininas dis-cutiram na última semana questões políticas, sociais

e econômicas relacionadas ao câncer na mulher duran-te a 1ª Conferência Nacional de Prefeitas e Governadoras e a 7ª Conferência Nacional de Primeiras-Damas, organizadas pela Federação Nacional de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Fema-ma), com participação de orga-nizações não-governamentais. Estratégias para enfrentar a do-ença, partindo de um panorama mundial para o debate de ações locais envolvendo o poder pú-blico e o terceiro setor, também foram debatidas.

Na abertura do evento, a pre-sidente voluntária da Femama e médica mastologista, Maira Caleffi, falou da importância do empoderamento da mulher e da paciente, citando a impor-tância de dar informações ao portador da doença e envol-vê-lo nas conquistas da cau-sa. “Essas ações devem estar também dentro dos hospitais, para que todos envolvidos no atendimento desses pacientes saibam da luta pelos direitos ao diagnóstico e tratamento dignos e efetivos”, disse.

As razões do fenômeno da invisibilidade das mulheres, evi-

denciado pelo pouco índice de estudos que buscam aprimorar a assistência em saúde da popula-ção feminina, foi assunto da pa-lestra de Erika Zoeller, assessora da ONU Mulheres. “É um proble-ma cultural em todo o mundo, cujo foco sempre foi o homem. Como resultado, cresce o núme-ro de mulheres que morrem em decorrência de doenças cardio-vasculares, tidas como majorita-riamente masculinas”, disse.

Segundo Zoeller, investir na saúde da mulher é fator primor-dial para o crescimento social, político e econômico. Ela apre-sentou a Agenda 2030 da ONU para desenvolvimento sustentá-vel, com um guia para implan-tação de políticas públicas para alcançar a igualdade de gênero. “Um dos itens desse documento é assegurar vida saudável a todos e todas, com redução de mortali-dade materna, serviços de saúde sexual e reprodutiva e combate ao abuso de substâncias”, disse.

Já a vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, lem-brou da criação dos Centros de Diagnóstico do Câncer de Mama e a distribuição pelo SUS do medicamento trastu-zumabe para câncer de mama metastático, aprovada pelo Ministério da Saúde em 3 de agosto. O remédio tinha alto

custo para as pacientes, mas agora ele será produzido no Brasil e distribuído para as pa-cientes da rede pública.

Custo socialO economista da saúde An-

dré Medici falou sobre o custo social do câncer e o impacto direto e indireto da doença no ponto de vista macroeconômi-co. “A maior causa de mortalida-de precoce do mundo [pessoas com menos de 70 anos] é o cân-cer. Em 2012, esse número che-gou a 8 milhões de óbitos, 7% na América Latina”, disse.

Somando os gastos econômi-cos diretos, indiretos e sociais, o custo foi de US$ 1,16 trilhão. “Esse valor se justifica principal-mente pelos casos identificados tardiamente, que demandam me-dicamentos e tecnologias mais caras”, avaliou. Segundo dados apresentados no evento, o Tri-bunal de Contas da União (TCU) concluiu que 60% dos casos de câncer são diagnosticados no es-tágio 3 e 4, ou seja, já localmente avançado ou em metástase.

Ele defendeu a melhoria do Sistema Único de Saúde para receber essas pacientes ain-da na fase inicial da doença, quando as chances de cura são maiores e o tratamento é efetivo e mais barato.

TratamentoA coordenadora geral de Aten-

ção Especializada do Ministério da Saúde, Aline Leal Gonçalves Creder Lopes, falou da necessi-dade de estruturar o serviço de saúde para atender a paciente em até 60 dias, previsto na Lei dos 60 Dias. “Trabalhamos em to-das as regiões do país para criar estratégias de operacionalizar essa política. Logo na aten-ção básica precisamos pensar como referenciar essa mulher, definir quem pode receber e atender a paciente”, disse.

No evento, foram apresenta-dos os dados mais atualizados disponíveis sobre registros de casos de câncer no Sistema de Informação do Câncer (Siscan), em que devem ser feitos os re-gistros dos casos diagnostica-dos para controle da realização do início do tratamento em até 60 dias. Os números de feve-reiro de 2017 apontam apenas 51.149 casos registrados com datas no sistema desde 2013.

“Esse número representa um percentual muito pequeno do total de casos esperados da doença. O Inca projeta 600 mil novos casos de câncer anual-mente no Brasil. Dessa forma é impossível dizer se a Lei dos 60 dias está ou não sendo posta em prática”, disse Maira Caleffi,

presidente da Femama.

Registro CompulsórioEm um dos debates, Leoni

Margarida Simm, presidente da Associação Brasileira de Portadores de Câncer, e Gla-dis Helena Silva, gerente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria estadual de Saúde de Santa Catarina, falaram da experiência do estado catari-nense, onde a notificação do câncer é obrigatória. “O câncer é uma epidemia e epidemias são registradas. Isso auxilia o poder público na definição de prioridades para alocação de recursos, compreendendo as regiões com maior incidência, o gênero mais afetado, os ti-pos recorrentes, e até a faixa etária mais acometida pela doença”, disse Leoni.

“Somente com essas infor-mações podemos montar estra-tégias efetivas para o combate ao câncer, melhorando os meca-nismos de prevenção e de trata-mento”, avaliou Gladis.

No encontro, estiveram pre-sentes cerca de 100 pessoas, entre prefeitas, governadoras, primeiras-damas, vereadoras, deputadas, secretárias da saúde, vices e representantes de orga-nizações não- governamentais associadas à Femama.

Rove

na R

osa

/ Agê

ncia

Bra

sil

Estiveram presentes cerca de 100 pessoas, entre prefeitas, governadoras, primeiras-damas, vereadoras, deputadas, secretárias da saúde, vices e representantes de oNgs

12 segunda-feira, 14 DE agosto DE 2017esporte

Wik

imed

ia

seLeÇÃoCássio não escondeu a alegria de retor-nar à Seleção Brasileira depois de quase dois anos. O goleiro relembrou a volta por cima que deu no gol do Corinthians e exaltou o atual treinador do clube, Fá-bio Carille, essencial na sua retomada.

“Ele foi um dos caras fundamentais, porque se você não tem a confiança do treinador, às vezes as coisas ficam mais difíceis. Ele sempre foi um cara que me deu força, sabe de tudo que aconte-ceu aqui no Corinthians desde que eu cheguei. É um cara que eu trabalho há muito tempo. Com certeza, me dando confiança, conversando bastante comi-go, me deu muita força para eu voltar e ter um ano bem regular. Então é um cara que respeito muito”, afirmou.

Até a convocação de Tite, havia uma expectativa em cima do camisa 12 do Corinthians e do goleiro Vanderlei, do Santos, que demonstram boa forma e receberam a visita de Taffarel, prepara-dor de goleiros do Brasil. Cássio, no en-tanto, preferiu se esquivar e incumbir a responsabilidade ao seu ex-técnico.

“É muito difícil responder. Até porque quem tem que fazer este tipo de ques-tionamento é o Tite. A gente sabe que o Vanderlei é um grande goleiro, assim como outros goleiros que não foram chamados. Então é difícil responder uma pergunta sobre outro atleta, onde, que-rendo ou não, a gente não acompanha o dia a dia, o trabalho dele”, finalizou.

o Marrocos apresentou oficialmente na última sexta-feira (11) sua can-

didatura para sediar a Copa do

Mundo de 2026, anunciou a Fe-deração Real Marroquina de Fu-tebol (FRMF) em comunicado. A informação é da Agência EFE.

“A Federação apresentou sua candidatura às comissões compe-tentes da Federação Internacional de Futebol [Fifa]”, explicou a Fede-

ração marroquina no texto.Sexta foi o último dia para que as

federações de futebol apresentassem suas candidaturas para organizar a Copa do Mundo de 2026. Até agora, os únicos que se candidataram fo-ram as federações dos Estados Uni-dos, do México e Canadá, que oficia-lizaram uma candidatura conjunta.

O Marrocos já tinha apresentado anteriormente quatro tentativas fra-

cassadas (1994, 1998, 2006, 2010).A sede da Copa do Mundo de

2026 será decidida durante o 68° Congresso da Fifa, que será realizado na Rússia em 13 de junho de 2018.

Se até lá não houver uma can-didatura que cumpra os requisi-tos, o processo será aberto tam-bém à Ásia e à Europa e a decisão final sobre a sede será tomada no Congresso de 2020.

Cássio vê parcela de Carille em convocação e fala sobre Vanderlei

Paulo Fernandes/Vasco

Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

MUNDIAL

Marrocos apresenta oficialmente candidatura para sediar Copa do Mundo

até agora, os únicos que se candidataram foram as federações dos Estados Unidos, do México e Canadá, que oficializaram uma candidatura conjunta