tradições da madeira maria e bruna 4ºc

14
TRADIÇÕES DA MADEIRA! MARIA 4ºC

Upload: marilenecunha1

Post on 13-Apr-2017

337 views

Category:

Education


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Tradições da Madeira Maria e Bruna 4ºC

TRADIÇÕES DA MADEIRA!

MARIA 4ºC

Page 2: Tradições da Madeira Maria e Bruna 4ºC

As Missas Do Parto

De 16 a 24 de Dezembro, a Madeira celebra uma das suas principais tradições de Natal: as Missas do Parto.

Um pouco por toda a Região, estas nove Missas anunciam o Nascimento de Jesus e primam pelos seus cânticos católicos, delicadamente entoados por coros locais.

No final das Missas, a animação faz-se sentir nos adros das igrejas, onde a população se reúne e oferece “comes e bebes” aos fiéis e visitantes.

Estas missas são celebradas de madrugada, por volta das seis horas da manhã.

Page 3: Tradições da Madeira Maria e Bruna 4ºC

Missas Do Galo A Missa do Galo é uma missa

que se realiza à meia-noite de 24 para 25 de Dezembro e é celebrada depois do jantar da Véspera de Natal.

É chamada Missa do Galo,

devido à lenda de um galo, que se acredita ter sido o primeiro animal a presenciar o nascimento do menino Jesus, o que fez com que este galo passasse a anunciar todos os natais, o nascimento de Cristo através do seu canto

Page 4: Tradições da Madeira Maria e Bruna 4ºC

Os Trajes Regionais O traje tradicional da Madeira é objeto de

muitas especulações no que diz respeito à sua origem e evolução. Calcula-se que sofreu várias influências nacionais e estrangeiras, sobretudo minhotas, mouriscas, africanas e da Flandres. É comum encontrar-se vendedoras de flores e funcionários de restaurantes vestidos com o traje típico madeirense.

No traje feminino predomina a cor vermelha. As mulheres casadas e solteiras, na Ponta do Sol, usavam capas de cor vermelha enquanto as viúvas usavam capas azuis.

O tipo de vestuário no Funchal, Machico e Santa Cruz era composto por saia de lã, de cor ou listada, um colete e um corpete vermelhos e uma carapuça azul.

O traje masculino não foi alvo de muitas transformações. É composto por um calção branco com franzido sobre o joelho, uma camisa com pregas que podia ser bordada ou não.

As botas, chamadas botachas ou bota-chã, feitas de pele de vaca curtida, eram usadas tanto por homens como por mulheres. O cano da bota era virado para fora e descia até ao tornozelo, e era adornado por uma

Page 5: Tradições da Madeira Maria e Bruna 4ºC

Colar De Rebuçados Os tradicionais colares de

rebuçados típicos de qualquer arraial na Madeira.

Antigamente, quando o dinheiro não dava para grandes despesas, o colar de rebuçados era a alegria dos mais novos.

Hoje, os tempos são outros e o número de vendedores e as variedades de guloseimas aumentaram.

Page 6: Tradições da Madeira Maria e Bruna 4ºC

As Bonecas De Massa A boneca de massa é

tradicionalmente encontrada nos arraiais, e esteve em vias de desaparecimento por durante muito tempo a atividade não ter sido continuada pelos mais novos. Esta tradição foi recentemente retomada pela Casa do Povo do Curral das Freiras que convidou alguns habitantes da freguesia para aprenderem a moldar estas figuras.

É feita à base de farinha, água, fermento, corante de ovo ou de tangerina e um pouco de sal. Os ingredientes são todos misturados e a massa resultante é trabalhada manualmente de modo a dar vida à boneca tradicional. São usadas sementes para os "olhos" e fitas coloridas para fazer os cabelos e roupa. Depois vai ao forno durante 20 minutos e está pronta a ser vendida.

Page 7: Tradições da Madeira Maria e Bruna 4ºC

Os Arraiais Na Madeira os meses de Verão são marcados pelas

tradicionais Festas e Romarias, tradicionalmente apelidadas de “arraiais”. A maior parte destas festas são de cariz religioso, no entanto existem outras que não o são.

No Arquipélago da Madeira, celebram-se em todas as paróquias festas religiosas ou romarias a maior parte das quais organizadas pelo "festeiro" - pessoa que custeia as despesas do arraial e das celebrações religiosas.

Nestes arraiais não pode faltar a animação, a cargo das bandas filarmónicas e de bandas de ritmos modernos.

As ruas circundantes à Igreja ou mesmo o sítio são enfeitadas com bandeiras coloridas que se colocam em mastros de madeira ornamentados na base com louro ou buxo

As barracas, feitas com madeira e ornamentadas com

louro e outra vegetação, são ponto obrigatório de passagem para a maioria dos forasteiros. Nestes pequenos espaços de venda podemos encontrar um pouco de tudo desde guloseimas, brinquedos, bebidas, variedades gastronómicas, entre outros.

As barracas de comes e bebes são das mais procuradas nos arraiais da Madeira. Não podem faltar a espetada, o bolo do caco com manteiga de alho, o vinho da região ou a tradicional “laranjada”. A carne de vaca cortada em cubos é colocada em espeto de louro e assada diretamente nos braseiros instalados nas proximidades das barracas. É junto ao lume que se reúnem homens e mulheres em ambiente de festa.

Page 8: Tradições da Madeira Maria e Bruna 4ºC

A Festa Do Bom Jesus A Festa do Santíssimo Sacramento,

mais conhecida pelo arraial do "Bom Jesus", acontece sempre no primeiro domingo de Setembro, na freguesia da Ponta Delgada, em São Vicente.

Antigamente a festividade, com forte carácter religioso, recebia a visita de milhares de peregrinos que percorriam a pé os caminhos que ligavam o sul ao norte da ilha, podendo demorar 2 ou 3 dias na viagem.

Hoje em dia, as romagens já não se fazem da mesma forma, e os romeiros levam a viatura própria ou então seguem até à Ponta Delgada nos transportes públicos.

Este é ainda nos dias de hoje um

dos maiores arraiais da ilha da Madeira.

Page 9: Tradições da Madeira Maria e Bruna 4ºC

Os Santos Populares O mês de Junho é sinónimo de Festa em

louvor aos três Santos Populares, por toda a ilha da Madeira. Todas as paróquias vivem esta quadra de modo mais ou menos intenso.

Os Festejos em honra de Santo António estão

centrados na freguesia com o mesmo nome, no Concelho do Funchal. A noite de 12 para 13 de junho fica marcada pelo desfile das marchas populares.

No dia 24 de junho realiza-se a Festa de São João. No passado, a Capela de São João da Ribeira, no Funchal, era um dos locais mais concorridos arraiais de toda a região. Hoje em dia a animação está centrada na Praça do Carmo, também no Funchal, com os conhecidos "Altares de São João".

As Festas de São Pedro, o Santo protetor dos pescadores, realizam-se de 28 para 29 de Junho, e as atenções ficam viradas para a vila da Ribeira Brava. Todos os caminhos vão dar a esta festa conhecida também pela forte animação musical, marchas populares e ainda pelos passeios de barco que algumas empresas de transporte marítimo realizam entre o Funchal e a Ribeira Brava.

Page 10: Tradições da Madeira Maria e Bruna 4ºC

Festa Do Senhor Dos Milagres

Um dos grandes arraiais madeirenses, acontece no mês de Outubro, no Concelho de Machico, a leste da Madeira.

Page 11: Tradições da Madeira Maria e Bruna 4ºC

Arraial do Monte No dia 15 de agosto,

celebra-se a padroeira do Funchal e de toda a Diocese. Mais do que uma tradição, que se arrasta há largos anos, é acima de tudo uma manifestação de fé que atrai milhares de pessoas ao centro da freguesia. A festa estende-se do Largo da Fonte às Babosas, conhecida pela Capela destruída durante o temporal de fevereiro de 2010 - um novo projeto será erguido no mesmo local.

Page 12: Tradições da Madeira Maria e Bruna 4ºC

Festa de São Martinho O dia 11 de Novembro é

comemorado tanto pela Igreja Católica como pelo povo que aproveita a ocasião para assar as últimas castanhas. A Festa de São Martinho é bem elucidativa da fé e das tradições do povo madeirense. Embora não se saiba ao certo quando é que se começou a celebrar o São Martinho na região, a verdade é que se trata de um costume antigo.

Page 13: Tradições da Madeira Maria e Bruna 4ºC

Folclore O folclore é entendido, em

cada região ou país, como uma manifestação genuína das tradições culturais dos povos.

Na ilha da Madeira, o folclore é praticado durante todo o ano sendo vivido mais intensamente durante as comemorações de determinadas fainas agrícolas, como as vindimas, ceifas e cavas, e durante festas religiosas, arraiais ou romarias.

Page 14: Tradições da Madeira Maria e Bruna 4ºC

A Música Os habitantes da

Madeira gostam apaixonadamente de música.

Do riquíssimo instrumentário usado na música popular madeirense destacam-se sobretudo os cordofones de mão.