trabalho numero 01

3
TRABALHO NUMERO 04 - PARA ENTREGA NO DIA 02 / 09 / 2.015 Ler atentamente os capítulos 6 e 7 da referencia: Pratica de prevenção de acidentes – ZÓCCHIO, e responder as seguintes questões: 1 – Porque as inspeções de segurança são consideradas como sendo uma grande fonte de informações? Explique e de exemplos. Resp.: Por que quando bem conduzidas, propiciam a determinação de prevenções antes da ocorrência dos acidentes, ajudando a desenvolver a mentalidade de segurança, melhorando o entrelaçamento entre os serviços de segurança e demais áreas da empresa e também despertam nos funcionários a confiança na administração. Pode ser criado um fantástico banco de dados para facilitar o equacionamento de resoluções de diversas situações, onde inclusive poderia haver um intercambio entre várias empresas, mesmo que sejam de seguimentos diferentes, sempre com o objetivo de melhorar a segurança do trabalho. 2 – Quais os principais tipos de inspeções de segurança que podem e devem ser feitas em um ambiente de trabalho? Defina, caracterize, explique e de exemplos de cada uma delas. Resp.: Inspeção geral: As inspeções de segurança são chamadas gerais, quando abrangem toda uma área geograficamente distinta da empresa - ou toda a área da empresa - com o objetivo de vistoriar de um modo geral todos os aspectos da segurança e da higiene do trabalho. São, às vezes, efetuadas por um grupo do qual participam gerentes, engenheiros, médicos, inspetores de segurança e outros, conforme o caso, embora não seja necessária a participação de todos. Inspeções parciais: Inspeções parciais são as que se limitam a apenas parte da área total, a determinadas atividades ou a certos equipamentos ou máquinas existentes. Este tipo de inspeção é dividido em: inspeção de rotina; inspeção periódica; inspeção eventual; inspeção oficial; inspeção especial. São feitas, conforme o caso, pelo

Upload: silas-marques-ribeiro

Post on 04-Jan-2016

2 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

eng de seguranca

TRANSCRIPT

Page 1: Trabalho Numero 01

TRABALHO NUMERO 04 - PARA ENTREGA NO DIA 02 / 09 / 2.015

Ler atentamente os capítulos 6 e 7 da referencia: Pratica de prevenção de acidentes – ZÓCCHIO, e responder as seguintes questões:

1 – Porque as inspeções de segurança são consideradas como sendo uma grande fonte de informações? Explique e de exemplos.

Resp.: Por que quando bem conduzidas, propiciam a determinação de prevenções antes da ocorrência dos acidentes, ajudando a desenvolver a mentalidade de segurança, melhorando o entrelaçamento entre os serviços de segurança e demais áreas da empresa e também despertam nos funcionários a confiança na administração. Pode ser criado um fantástico banco de dados para facilitar o equacionamento de resoluções de diversas situações, onde inclusive poderia haver um intercambio entre várias empresas, mesmo que sejam de seguimentos diferentes, sempre com o objetivo de melhorar a segurança do trabalho.

2 – Quais os principais tipos de inspeções de segurança que podem e devem ser feitas em um ambiente de trabalho? Defina, caracterize, explique e de exemplos de cada uma delas.

Resp.: Inspeção geral: As inspeções de segurança são chamadas gerais, quando abrangem toda uma área geograficamente distinta da empresa - ou toda a área da empresa - com o objetivo de vistoriar de um modo geral todos os aspectos da segurança e da higiene do trabalho. São, às vezes, efetuadas por um grupo do qual participam gerentes, engenheiros, médicos, inspetores de segurança e outros, conforme o caso, embora não seja necessária a participação de todos.

Inspeções parciais: Inspeções parciais são as que se limitam a apenas parte da área total, a determinadas atividades ou a certos equipamentos ou máquinas existentes. Este tipo de inspeção é dividido em: inspeção de rotina; inspeção periódica; inspeção eventual; inspeção oficial; inspeção especial. São feitas, conforme o caso, pelo inspetor de segurança, pelo supervisor do trabalho, por técnicos, pelos próprios trabalhadores, etc.

Inspeções de Rotina: Essas são as inspeções mais comuns; estão sempre na "ordem do dia" das atividades de muita gente.

3 – Fale sobre o chamado ciclo completo das inspeções de segurança. Explique sua importância, e cada uma de suas fases. Exemplifique.

Resp.: Além da resposta da questão 6, que tem objetivos compatíveis com o desta questão, podemos também acrescentar que para obtenção do sucesso nas inspeções de segurança, deve existir um começo, meio e fim das investigações, conforme os passos abaixo:

Observação: Deve-se saber observar para identificar os pontos críticos, considerando os dados já conhecidos e experiências já vivenciadas, verificando o lado humano e o material. Não se deve ostentar atitudes dos superiores e muito menos dar a este trabalho o caráter de espionagem. O sucesso depende do procedimento utilizado e principalmente, praticando, ao invés de utilizar somente a teoria.

Page 2: Trabalho Numero 01

Informação: Deve-se comunicar qualquer irregularidade ao responsável pela área onde originou a ocorrência, se possível no exato momento, se deixar para depois a situação pode se agravar, depois esta deve ser registrada para consultas futuras.

Registro: Deve ser registrado em formulário específico, todas as irregularidades encontradas. No registro deve constar as observações sobre o fato, o local, facilitando a visão geográfica da irregularidade, a recomendação ou sugestão do que se espera que seja feito para solucionar tal situação. Para que uma investigação tenha bons resultados, proporcionando reivindicações e acompanhamentos, é primordial que os fatos sejam registrados, e de forma correta, não basta só registrar, a qualidade da informação é fundamental.

Encaminhamento: Os registros não devem ser utilizados somente como estatística, ou para censurar setores ou funcionários, e sim, para possibilitar o encaminhamento de solicitações de compras ou reparos, onde cada empresa tem seu procedimento, e que portanto, deve ser respeitado.

Acompanhamento: Após todos os registros efetuados, deve-se verificar e acompanhar o andamento das medidas corretivas até a sua implementação final, não importa o tempo proposto, o que importa é que esta ação seja eficaz, e é para isto que o acompanhamento é importante, ele deve assegurar que a ação tomada atenda a expectativa desejada, propiciando o sucesso total deste trabalho.

4 – Porque a investigação de acidentes, quando bem conduzida, é uma das fontes de informação para a segurança do trabalho?

Resp.: Por que possibilita a introdução de novas ou adicionais medidas de segurança do trabalho onde ocorreu o acidente. Abre um grande campo para as inspeções de segurança, em outras atividades nas quais o mesmo risco possa existir. Não adianta investigar os acidentes apenas para manter os registros das causas ou para apresentar os coeficientes de freqüência e gravidade, e sim, para estudá-los e levá-los a sério, pois podem ter aplicação não só no local onde ocorreu o acidente, mas em diversos outros locais.