trabalho de quimica

19
DR. INÁCIO KOURY GABRIEL NETO PROF°: THIAGO LUZ ALUNOS(A):FÁBIO DOUGLAS THAIS DA SILVA OLIVEIRA IZOLEIDE DO ROSARIO RARIANY MAIA JHONANTAN GOMES DE SÁ INSPIRAÇÃO EM: CÁSSIA REJANE ELLER

Upload: iloveyou0000

Post on 10-Jul-2015

198 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Trabalho de Quimica

DR. INÁCIO KOURY GABRIEL NETO

PROF°: THIAGO LUZ

ALUNOS(A):FÁBIO DOUGLAS

THAIS DA SILVA OLIVEIRA

IZOLEIDE DO ROSARIO

RARIANY MAIA

JHONANTAN GOMES DE SÁ

INSPIRAÇÃO EM: CÁSSIA REJANE ELLER

Page 2: Trabalho de Quimica

Cássia Rejane Eller nasceu no Rio de Janeiro, em 10 de dezembro de 1962. Foi criada entre músicos (família da mãe). O pai, militar, foi responsável por constantes mudanças de endereço. Daí vem a mistura de culturas, ritmos, estilos que a cantora Cássia mantém em sua obra. Aos 6 anos, Cássia mudou-se com a família para Belo Horizonte. Aos 10, mudava-se novamente, desta vez para Santarém, no Pará. Quando tinha 12 anos, estava de volta ao Rio. Com 18, outra mudança, foi morar em Brasília.

Page 3: Trabalho de Quimica

Tudo Certo pra sua carreira Cássia Eller já estava certa do que queria na vida,

cantar era tudo o que importava. Na verdade, a história musical da cantora começou bem antes. Aos 14 anos e ganhou um violão de presente. Nessa época os Beatles eram uma das mais fortes influencias para Cássia. Em Brasília fez de tudo para estar sempre nos palcos. Cantava em coral, fazia testes pra musicais, trabalhou em duas óperas como corista e, em 1981, participou de um espetáculo de Oswaldo Montenegro. Cantou também em um grupo de forró e participou do primeiro trio-elétrico do planalto, o Massa Real, onde cantou durante dois anos. Então mais uma referência juntou-se às já adquiridas pela cantora: a música baiana. Inclusive a instrumental, que Cássia confessa não ter notado antes.

Page 4: Trabalho de Quimica

Não era muito chegada as estudos

Escola nunca foi o forte de Cássia, que não terminou o segundo grau. Sua grande meta era poder cantar o tempo todo. Tentou até estudar canto para se tornar cantora de ópera. Mas a rigidez e disciplina que esse tipo de trabalho exige acabaram por afastar Cássia da música clássica.

Page 5: Trabalho de Quimica

Fita e Cd’s Foi a partir de 1989 que Cássia começou seu

trajeto pelo mundo do disco. Em São Paulo, ela gravou uma fita demo, apoiada pelo tio, que foi seu primeiro empresário. Ele que levou a fita para uma audição na gravadora Polygram. Nesta fita estava gravada a música que viria a ser o primeiro sucesso na voz de Cássia, a música "Por Enquanto", de Renato Russo. Veio então o contrato com a gravadora e o primeiro disco, lançado em 1990. Depois disso, Cássia não parou mais. Foram seis discos gravados. vários sucessos e uma personalidade inconfundível, que mistura sua timidez latente à rebeldia quase adolescente. Cássia não gosta de pensar em metas para o futuro. Não planeja novos trabalhos nem se preocupa com conceitos. Queria estar no palco o tempo todo e produzir muitas canções. Aos 36 anos, ela ainda era a mesma garota que tocava Beatles aos 14.

Page 6: Trabalho de Quimica

Durante sua Gravidez Cássia Eller nunca escondeu que era

usuária de drogas. Sua preferida era a cocaína, que consumiu durante mais de dez anos. Numa de suas últimas entrevistas, concedida à revista IstoÉGente menos de duas semanas antes de sua morte, a cantora abordou o assunto. "Eu cheirava muita cocaína. Parei total, graças a Deus. Fiquei um tempo sem beber também, e isso me fez bem. Não foi nem exatamente por causa do Chicão que parei, meu corpo não estava mais agüentando. Durante a gravidez parei porque, milagrosamente, enjoei de cigarro, café, maconha, de tudo.

Page 7: Trabalho de Quimica

Relacionamento

Era homossexual assumida e morava com a parceira “Maria Eugênia Vieira Martins”, com a qual criava o filho Francisco (chamado carinhosamente de Chicão), que ela teve com o baixista Tavinho Fialho, falecido em um acidente automobilístico pouco antes do seu nascimento. Maria ficou responsável pela criação do filho de Cássia após sua morte.

Page 8: Trabalho de Quimica

"Eu não achava que precisava cheirar para cantar, mas ia de onda, tinha bastante e sempre mandava uma. Era o frisson da galera, todo mundo ia."

"Fumei meu primeiro baseado aos 20 anos, cocaína foi com 25. Resisti por muito tempo, mas quando comecei a cantar foi uma perdição total. Cantava em dois bares, ganhava umas drogas de presente."

Divulgação

"Eu embalava dois, três dias sem parar. Aí deu um clique, fiquei pirada com a história. Meu problema hoje é que bebo, entorno uma cana. Eu gosto de birita."

Page 9: Trabalho de Quimica

Seu Sofrimento Cássia Eller, de 39 anos, a melhor cantora pop do

Brasil, morreu em sofrimento. Em suas últimas horas de vida, sentiu dores, desespero e medo e teve intensas crises de choro. No sábado 29 de dezembro, quando chegou à clínica Santa Maria, na Zona Sul do Rio de Janeiro, vinha de uma noite difícil. Vestia calça jeans e uma camiseta vermelha e estava em péssimas condições físicas. Abatida, apresentava voz pastosa e uma indisfarçável confusão mental. Tinha os olhos vermelhos e inchados e chorava muito. No caminho para a clínica, queixara-se de fortes dores na barriga e no peito e chegou a vomitar

Page 10: Trabalho de Quimica

O Sofrimento de Cássia estava Apenas Começando

Ela tinha passado o Natal em Brasília com a família e já dava sinais de que não estava bem. No dia 26, "teve um ataque de nervos e quebrou uma porta de vidro". Por isso voltou ao Rio para ensaiar o show que daria na noite de réveillon com o hematoma na testa e os arranhões nas coxas que tinha ao dar entrada na clínica.

Page 11: Trabalho de Quimica
Page 12: Trabalho de Quimica

Entre os que acompanhavam de perto sua luta para se livrar da dependência de drogas, havia a preocupação com uma recaída. O temor aumentou durante um ensaio com sua banda na tarde de sexta-feira, num estúdio na Tijuca, na Zona Norte. Mal-humorada, Cássia estava indócil, agitada. A certa altura, abriu uma garrafa de cerveja. Criou-se um mal-estar. As seis horas de ensaio foram um suplício para os músicos, que também sentiam a carga dos 95 shows que fizeram entre maio e dezembro em todo o país. O ensaio não rendeu, o cansaço pesou", conta o baterista João Viana, integrante da banda de Cássia há três anos. Apesar do clima ruim, a cantora ficou até o final e foi para casa acompanhada da percussionista Elaine Moreira, a Lan Lan. A essa altura, já era evidente que havia algo errado. Mas, segundo a versão de Lan Lan, Cássia preferiu passar a noite sozinha, depois de quebrar os telefones fixos.

Page 13: Trabalho de Quimica

Esta Tudo Chegando ao Fim, de Todo Sofrimento.

Page 14: Trabalho de Quimica

De manhã, começou a última e mais terrível parte do drama de Cássia Eller. Logo cedo, ela ligou do celular para Lan Lan pedindo ajuda. A percussionista chegou de carro ao apartamento da cantora, acompanhada pela amiga e companheira de banda Thamyma Brasil. As duas decidiram levar Cássia para dar uma volta de carro, ainda segundo a versão de Lan Lan. No meio do caminho, a cantora começou a se desesperar, com fortes dores e vômitos, e foi levada para a clínica Santa Maria, um hospital pequeno e modesto, distante cerca de 2 quilômetros de sua casa. Chegou por volta do meio-dia e topou com a sala de espera cheia. Assustada, recusou-se a entrar e voltou correndo para o carro. A vizinhança acompanhava das janelas seu choro convulsivo. O médico Marcelo Heringer, 31 anos, um dos sócios da clínica, tirou o jaleco e foi tentar convencê-la a voltar. Sentaram-se na calçada. Cássia, enfim, aceitou entrar no hospital.

Page 15: Trabalho de Quimica

A Morte Às 13h30, quando ainda estava em observação, Cássia

teve a primeira parada cardíaca e iniciou uma luta pela vida que só terminaria às 19h05. O atendimento que recebeu seguiu o padrão utilizado nos casos de intoxicação por drogas em doses acima do suportável pelo organismo, a chamada overdose. Os médicos ministraram atropina, lidocaína e bicarbonato de sódio. Pela ordem, esses medicamentos servem para recuperar os batimentos cardíacos, normalizar o ritmo do coração e manter em níveis adequados algumas substâncias que regulam o pH do sangue. Por volta das 16h30, quando estava sendo preparada para se submeter a um ecocardiograma, a cantora teve a segunda parada cardíaca.

Page 16: Trabalho de Quimica

O que se seguiu foi um horror. Toda a equipe médica, a essa altura formada por dez pessoas, espremeu-se em um dos boxes do CTI da clínica, num espaço de não mais de 10 metros quadrados. Por 25 minutos, os profissionais revezaram-se no esforço de fazer o coração da cantora voltar a funcionar. Fizeram massagens cardíacas, deram choques e ministraram novos medicamentos. Foi um período longo demais para uma pessoa da idade de Cássia. Com quase meia hora de parada cardíaca, o coração entra em sofrimento e praticamente não há esperança de reversão do quadro. Tecnicamente, não se podia fazer mais nada. Cássia, porém, mais uma vez resistiu. Naquele momento, os médicos já haviam constatado uma obstrução arterial no braço esquerdo da cantora. Das três artérias, apenas uma funcionava – mesmo assim, de maneira sofrível. Se ela sobrevivesse, provavelmente teria seqüelas naquele braço. A situação era tão delicada que um angiologista(especialista em sistema vascular) foi chamado, mas não houve tempo. Às 7 da noite a cantora sofreu a terceira e última parada cardíaca.

Page 17: Trabalho de Quimica

(1962-2001)

Page 18: Trabalho de Quimica

“POR ENQUANTO” Mudaram as estações, nada

mudouMas eu sei que alguma coisa aconteceuEstá tudo assim tão diferente

Se lembra quando a gente chegou um dia a acreditarQue tudo era pra sempreSem saber, que o pra sempre, sempre acaba

Mas nada vai conseguir mudar o que ficouQuando penso em alguém só penso em vocêE aí, então, estamos bem

Mesmo com tantos motivosPra deixar tudo como estáNem desistir, nem tentar agora tanto fazEstamos indo de volta pra casa

Mesmo com tantos motivosPra deixar tudo como estáNem desistir, nem tentar agora tanto fazEstamos indo de volta pra casa

Page 19: Trabalho de Quimica