trabalho quimica

15
-Autores: -Ailton Roberto SILVA - Ana Maria VERONEZI - Roger Antônio MANTOVANI - Henrique Emilio ZOREL Junior - Clóvis Augusto RIBEIRO - Marisa Spirandeli CRESPI IDENTIFICAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DE RESINAS, CARGAS E PIGMENTOS EM TINTAS LATEX BRANCA (SãoPaulo 2000)

Upload: joao-avila-barreiros-neto

Post on 03-Jan-2016

14 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Trabalho Quimica

-Autores:-Ailton Roberto SILVA

-Ana Maria VERONEZI 

-Roger Antônio MANTOVANI-Henrique Emilio ZOREL Junior-Clóvis Augusto RIBEIRO-Marisa Spirandeli CRESPI

IDENTIFICAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DE RESINAS, CARGAS E PIGMENTOS EM TINTAS LATEX BRANCA (São Paulo  2000)

Page 2: Trabalho Quimica

A tinta é formada por uma mistura de uma parte sólida, constituída por pigmentos, cargas, aditivos e resinas. A parte líquida é constituída de água, solventes orgânicos e/ou aditivos (desengraxantes, dispe rsantes, entre outros).

Introdução

Page 3: Trabalho Quimica

A tinta tipo latex branca apresenta a composição básica: 25% de pigmentos, 30% de veículo sólido, material volátil correspondente aos solventes (diluentes) de 45% e aditivos voláteis em quantidades variáveis3.

As tintas para revestimento de paredes variam principalmente quanto à quantidade de resinas, cargas e pigmentos dependendo do local de aplicação.

Page 4: Trabalho Quimica

Selecionamos os componentes das partes sólida e volátil da tinta, de acordo com as características que se deseja para o filme seco, tais como cor, brilho, espessura, dureza, flexibilidade e resistência. Além destas características é fundamental conhecer o tipo de secagem da tinta (temperatura ambiente ou aquecimento) e se ocorre por oxidação ou por de catalisadores.

Page 5: Trabalho Quimica

As tintas para revestimento de paredes podem variar principalmente quanto à quantidade de resinas, cargas e pigmentos dependendo do local de aplicação.

As tintas encontradas no mercado apresentam na sua maioria resinas do tipo vinílica(acetato de vinila, cloreto de vinila e o estireno butadieno) , acrílica(hidroxila, carboxila ou amida, éster acrílico e um estireno) e alquídica(poliéster).

Estudo para a identificação das resinas do látex com resinas alquídicas vem sendo desenvolvidas usando a espectroscopia (usado para analisar os elementos). A separação das misturas e identificação delas foi utilizada para analisar algumas tintas epóxi, acrílicas e sistemas complexos.

Desenvolvimento

Page 6: Trabalho Quimica

As temperaturas onde ocorrem perdas de massa em análise de pequenas amostras de fibras acrílicas e tintas alquídicas brancas foram determinadas por termogravimetria (TG). O uso simultâneo de TG/DTA (análise térmica diferencial) permitiu estudos sobre de tinta usando água como solvente. DSC (método do TG) foi usado para analisar a temperatura e frequência de cura do epóxi, a ordem de reação, energia de ativação, e ordem de reatividade em sistemas isotérmicos e dinâmicos.

Neste trabalho, propõe-se pré-tratamento de amostras para identificar e qualificar as resinas e cargas na tinta látex branca à base de solvente e água

Page 7: Trabalho Quimica

A – Obtenção da Amostra Seca

A metodologia proposta neste trabalho permitiu a redução do tempo de preparo da amostra para apenas quatro horas, se comparado com o método de burfield, que levava dezoito horas, foi uma redução considerável. Além disto permitiu também aumentar a estabilidade térmica do filme seco.

Resultados da Discussão

Page 8: Trabalho Quimica

 B – Resinas

Nos resultados das resinas alquídica, vinílica e acrílica que foram obtidas sob atmosfera de ar sintético, foi verificado uma estabilidade térmica, com intervalo de termodecomposição e comportamento térmico distintos, dependendo da resina.

Na resina vinílica a decomposição térmica ocorre em três etapas, enquanto que para as demais resinas, em apenas duas etapas de perda de massa e resíduos inferiores a 4%. Os resíduos encontrados são provavelmente constituintes que ficaram do processo de fabricação e que não se decompõem até 900°C.

Page 9: Trabalho Quimica

Sob atmosfera de nitrogênio, o intervalo de decomposição térmica diminui para 180-500°C, com alteração nas etapas de decomposição térmica.

Page 10: Trabalho Quimica

C – Tintas

Sob atmosfera de ar sintético de algumas tintas látex branca comerciais à base de resinas alquídicas, vinílicas e acrílicas. Foi verificado que a decomposição térmica ocorre entre 180 e 550°C, permitindo identificar as resinas nas tintas.

Sob atmosfera de N2, verificou-se que entre 180 e 550°C o comportamento térmico das tintas é semelhante ao das resinas que a constituem.

Page 11: Trabalho Quimica

Então, através dos resultados obtidos em nitrogênio e nos obtidos em ar sintético foi possível, conhecendo o intervalo de temperatura e aspectos em que o componentes se decompõem e a variação de massa correspondente, identificar e quantificar as resinas nas tintas, além de identificar e quantificar a presença de carbonato de calcio e descartar a presença de outros possíveis componentes que se decompõem no mesmo intervalo de temperaturas.

Page 12: Trabalho Quimica

Com as amostras em baixa temperatura e pressão obtemos tintas em forma de pó em menor tempo.

TG e DTA foram técnicas precisas e rápidas, uso de pequena quantidade de amostra, em condições específicas permitiram a identificação e quantificação de resinas, CaCO3 e pigmentos presentes na tintas látex branca.

Conclusão

Page 13: Trabalho Quimica

Considerando os valores e dados da pesquisa, concluímos que Difratometria (difraçao de raios para se obter informações de um composto químico) de raios X foi empregada para confirmar a presença do pigmento TiO2 de fase Rutílo no resíduo final de decomposição térmica.

Page 14: Trabalho Quimica

Sitewww.scielo.org/php/idex.php

LivroFundamentos da Química - Ricardo Feltre

Bibliografia

Page 15: Trabalho Quimica

Henrique Silvestri de Mello

Pedro Henrique Fuchter

Felipe Tasso

Membros da Equipe