trabalho de biologia - doenças virais - catapora

13
Trabalho de Biologia Doenças virais CATAPORA

Upload: marko-farias

Post on 02-Aug-2015

125 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Trabalho de Biologia - doenças virais - catapora

Trabalho de Biologia

Doenças virais

CATAPORA

Nomes:______________________________________.

Turma: 226

Page 2: Trabalho de Biologia - doenças virais - catapora

Indice:

Pg3............................. O que é catapora

Pg3................................. Causas

Pg4................................. Sintomas

Pg5................................. Prevenção e tratamento

Pg6................................. Curiosidades

Pg7.................................Imagens

Pg8................................ bibliografia

Page 3: Trabalho de Biologia - doenças virais - catapora

O que é a catapora?

A catapora, nome popular da varicela, é uma doença infecciosa causada pelo vírus varicela-zoster, um vírus envelopado com DNA de cadeia dupla o qual ocasiona lesões na pele em forma de bolhas, coceiras, cansaço e febre. Afeta frequentemente crianças, com formação de pústulas na pele, que regridem após 3 ou 4 dias; a infecção também pode atingir diversos órgãos internos. O DNA viral permanece, em geral, em estado latente nos gânglios nervosos espinais e pode ser ativado décadas mais tarde, causando lesões dolorosas na pele, ao longo de nervos sensitivos, quadro clínico chamado de herpes zoster ou cobreiro.

CausasO ser humano é o único hospedeiro natural do vírus varicela-zóster. A infecção, em geral, ocorre através da mucosa do trato respiratório superior (porta de entrada). A transmissão do vírus ocorre, principalmente, pela secreção respiratória (gotículas de saliva, espirro, tosse) de um indivíduo infectado ou pelo contato direto com o líquido das vesículas. Mais raramente, a transmissão se dá forma indireta, pelo contato com objetos recém-contaminados com secreção das vesículas. É possível ainda a transmissão da varicela durante a gestação, através da placenta.

O período de maior risco de transmissão começa 48 horas antes do aparecimento das vesículas e vai até a formação de crostas em todas as lesões. Em crianças previamente saudáveis este período é de geralmente 6 a 8 dias (4 a 6 dias após o surgimento das lesões na pele), porém pode ser mais prolongado (até meses) em indivíduos com imunodeficiência, perdurando por todo o período de surgimento de novas lesões (vesículas).

A varicela é uma doença altamente transmissível. Cerca de 90 % dos contactantes domiciliares susceptíveis de uma pessoa com varicela podem adquirir a doença. O risco é elevado em situações de contato próximo (como o namoro) e de permanência em um mesmo ambiente (fechado)

Page 4: Trabalho de Biologia - doenças virais - catapora

por mais de 1 hora, como comumente ocorre em creches e salas de aula e, eventualmente, em enfermarias e salas de espera de consultórios.

O período de incubação da varicela varia de 10 a 21 dias (comumente entre 14 e 16). Após a infecção, a maioria das pessoas apresenta manifestações clínicas. Algumas vezes, no entanto, as manifestações são muito discretas e a infecção pode passar despercebida. Os indivíduos infectados, mesmo aqueles que apresentaram doença leve, desenvolvem proteção (imunidade) permanente. O sistema imunológico controla a replicação viral e, na maioria das vezes, o indivíduo evolui para a cura da doença, mesmo sem tratamento específico. Contudo, os mecanismos de defesa não são suficientes para eliminar completamente o vírus, e o agente infeccioso permanece latente no organismo por toda a vida e pode ser transmitido durante os episódios de reativação (herpes zóster).

Sintomas

A varicela costuma iniciar-se como um quadro inespecífico de mal-estar, dor de garganta, febre baixa e perda de apetite. 24 horas após o início desses sintomas surge o rash típico da catapora.

As lesões iniciam-se como pequenas elevações avermelhadas (pápulas) que logo se transformam em vesículas (bolhas). Depois de alguns dias, essas bolhas viram crostas que caem ao final de 1 a 2 semanas, deixando a pele temporariamente mais escurecida nestas áreas.

Catapora com lesões em diferentes estágios

O que ajuda a diferencia o rash da catapora do rash de outras doenças virais como rubéola (leia: RUBÉOLA - SINTOMAS E VACINA) e sarampo, por exemplo, é o fato de haver lesões em vários estágios ao mesmo tempo, sendo possível identificar crostas, bolhas e pápulas espalhados pelo corpo.

O rash da varicela é muito pruriginoso, sendo muito comum a criança querer ficar se coçando o tempo todo. É importante evitar que o paciente

Page 5: Trabalho de Biologia - doenças virais - catapora

estoure as bolhas evitando assim a contaminação das lesões por bactérias naturais da pele como o estafilococos e o estreptococos.

O paciente permanece contagioso até que todas as suas lesões já tenham virado crostas, o que costuma demorar de 1 a 2 semanas. Enquanto houver bolhas, ainda há o risco de transmissão da catapora.

Prevenção e tratamentoPor ser uma doença viral, o ideal é a prevenção através da vacina. Uma vez contaminado, o paciente deve ficar em casa, longe do convívio social, e esperar que as lesões da pele cicatrizem, para só aí retomar sua rotina normal.Via de regra são administrados antitérmicos para controlar a febre e a prostração. Mas há também medicamentos antivirais efetivos para tratar os casos mais graves, especialmente em imunodeprimidos (indivíduos com deficiência imunológica, seja por doenças como HIV, ou por tratamentos de quimioterapia) e adultos.Além disso, os médicos alertam que não se administre aspirina ou outros medicamentos contendo ácido acetilsalicílico (AAS) para baixar a febre em crianças com a doença porque há registro, na literatura médica, de uma síndrome que acomete o fígado e pode causar coma, atribuída ao uso desse medicamento durante o quadro. É a chamada Síndrome de Reye, que atinge o sistema neurológico. Em substituição aos derivados de AAS, recomendam o paracetamol.

Esquema de VacinaçãoUma única dose da vacina, aplicada por via subcutânea, protege 97 % das crianças com até 13 anos. Resultados semelhantes são obtidos em pessoas maiores de 13 anos com a aplicação de duas doses da vacina. Sua indicação inclui todas as pessoas maiores de 1 ano de idade.Assim como todas as vacinas obtidas a partir de vírus atenuado, esta também é contra-indiciada durante a gravidez, em pessoas imunodeficientes e em prematuros.

Page 6: Trabalho de Biologia - doenças virais - catapora

CuriosidadesGestação

A mulher grávida podem transmitir catapora por meio da placenta, durante a gestação

Principais vítimas

A doença é mais freqüente em crianças, mas pode atingir pessoas de qualquer idade

Taxa de mortalidade

A cada 100 mil casos, 2 crianças e 80 adultos morrem

Número de ocorrências

Cada pessoa só contrai a doença uma vez. Se tomar vacina, estará imune para o resto da vida

Page 7: Trabalho de Biologia - doenças virais - catapora

Imagenscatapora em adultos

Page 8: Trabalho de Biologia - doenças virais - catapora
Page 9: Trabalho de Biologia - doenças virais - catapora

Catapora em crianças

Page 10: Trabalho de Biologia - doenças virais - catapora

Bibliografia:http://www.copacabanarunners.net/catapora-varicela.html

http://www.tekatun.com/2010/09/catapora-sintomas-e-cuidados.html

http://www.cives.ufrj.br/informacao/varicela/var-iv.html

http://www.mdsaude.com/2009/11/catapora-varicela-zoster.html

Livro de Biologia dos organismos 2

http://www.pediatriabrasil.com.br/2010/10/catapora.html

http://www.vivatranquilo.com.br/saude/colaboradores/vivatranquilo/doencas/catapora.htm

http://blogdotony.com.br/diferenca-entre-sarampo-e-catapora/