tormenta - filhos da luz e trevas

6
No mundo de Tormenta, aventureiros com o sangue de anjos e demônios Aggelus e Sulfure: oBemeoMaI correndo nasveias

Upload: pedro-jones

Post on 06-Aug-2015

398 views

Category:

Documents


27 download

TRANSCRIPT

Page 1: Tormenta - Filhos Da Luz e Trevas

No mundo de Tormenta,aventureiros com o sangue

de anjos e demônios

Aggelus e Sulfure:oBemeoMaI

correndo nasveias

Page 2: Tormenta - Filhos Da Luz e Trevas

Lançado durante a 19a Bienal. Internacional do Livro de Sp,O Panteão tem sido um dos mais

aguardados suplementos para a linhaTOrmenta D20. Seu tema são as divin-dades de Arton e seus servos: embora ospróprios deuses sejam a grande atração,o livro prioriza material para perso~a-gens jogadores, com novos talentos,classes, e até mesmo duas novas raças.

Descendentes de seres celestiais eabissais, os Aggelus e Sulfure pertencemao restrito grupo das raças Tacadas pelosPlanos. Eles são apresentados a seguir, co-mo um preview exclusivo de O Panteão.

ExtraplanaresNativos

Como qualquer estudioso arcano ouaventureiro experiente pode confirmar,o plano Material não é o único mun-do existente. O multiverso é formadopor numerosos outros planos de existên-cia, desde os inóspitos planos Elementaisaos incríveis Reinos dos Deuses, mora-das do Panteão e suas criaturas; esses ou-tros mundos, também têm seus habitan-tes. Nativos de outros planos de existên-cia são conhecidos como extraplanares.

A maioria dos extraplanares pode serclassificada em dois grandes grupos: os"celestiais", aqueles de tendência bondo-sa, e os "abissais", de tendência maligna.Assim como os próprios deuses, ambosestão fortemente ligados a um dos extre-mos do eixo Bem e Mal, as energias con-flitantes da Luz e Trevas.

Muitos pensam que todos os nati-vos dos Reinos dos Deuses são anjos oudemônios - sejam criados pela própriamão divina, sejam almas dos mortos re-nascidas como seres superiores (ou in-feriores). Não é bem assim: celestiais eabissais desses tipos são raros, servos es-peciais das divindades maiores. Existemem número relativamente pequeno, en-quanto milhões de outros seres (nem an-

.~ jos, nem demônios) povoam os planos."O:'!! Esses extraplanares mais comuns fre-~ qüentemente visitam Arton. Muitos fa-:JO zemjornadas voluntárias, através de fei-iJjt::<1:

tiços, porrais mágicos ou habilidades na-turais. Outros são invocados (ou captu-rados) por conjuradores poderosos ou fe-nômenos sobrenaturais. Seja qual for omotivo, o resultado muitas vezes é o en-volvimento amoroso entre uma criaturade Arton e um extraplanar.

Os frutos deste tipo de união são co-nhecidos como "tocados pelos planos",seres que têm extraplanares como ante-passados. Entre esses, os mais comunssão os aggelus, descendentes de celestiais,e os suifUre, descendentes de abissais.

É difícil traçar exatamente esta des-cendência. A herança planar pode sermanifestar apenas muitas gerações maistarde, quando os ancestrais da criatu-ra já foram esquecidos. Além disso, umsem-número de criaturas residentes nos

fure. Apenas observadores atentos e pro-fundos estudiosos dos planos conseguemidentificar com precisão esta origem.

O termo "tocado pelos planos" não émuito empregado. Seres com ancestraisextraplanares são chamados por váriosoutros nomes, como Filhos dos Deuses,Crias dos Céus (ou Infernos), Abenço-ados (ou Amaldiçoados) e outros. Tam-bém não é incomum que sejam chama-dos de meio-anjos e meio-demônios, em-bora isso seja um erro.

Por sua herança planar, aqueles toca-dos pelos planos (aggelus e sulfure) pos-suem características combinadas de ex-traplanares e nativos do planp Material,sendo assim conhecidos como "extrapla-nares nativos". Esses seres têm alguns tra-ços especiais:

• Magias que afetam apenas huma-nóides, como Enfeitiçar Pessoa ou Do-minar Pessoa, não afetam extraplanaresnativos.

• Um extraplanar nativo é afetadopor magias e efeitos que tenham co-mo alvo apenas criaturas extraplana-res. Armas como uma Espada dos Pla-nos também são mais efetivas contrasulfure e aggeluss.

• Magias que enviam extraplanaresde volta ao plano de origem, como Ex-pulsão e Banimento, não afetam extrapla-nares nativos, já que seu plano nativo é opróprio plano Material.

• Extraplanares nativos podem serdevolvidos à vida com magias como Re-viver os Mortos ou Ressurreição normal-mente, enquanto um extraplanar normalsó poderia ser trazido de volta com ma-r gias como Desejo e Milagre.

'i • Aggelus e sulfure têm cerras tra-ços particulares, ligando-os aos planos deseus ancestrais. Um teste bem-sucedidode Conhecimento (os planos) (CD 25)permite deduzir que plano seria esse.

I Aggelus e Sulfure:. BastidoresI Aggelus e sulfure (respectivamente,

1formas latinas para "anjo" e "enxo-fre") são equivalentes para as raças

-'I aasimar e tiefling, existentes no jogo /-Dungeons & Dragons, onde são co- !.

I nhecidos como "tocados pelos pla-I nos". Suas habilidades raciais são ,

quase exatamente as mesmas, comoconsta na Licença Aberta OGL.A cosmologia de Tormenta não incluium Abismo, Infernos e outros pla-

I nos diabólicos ou demoníacos: seusextraplanares malignos habitam ospróprios Reinos dos Deuses, espe-cialmente Keenn, Megalokk, Sszza-as, Ragnar e Tenebra. Assim, seusdescendentes também têm raizesr ligadas ao Panteão artoniano.

.'Y ,- E

Reinos dos Deuses pode gerar este ti-po de prole - um mesmo aggelus po-deria descender de nativos dos reinos deAllihanna, Khalmyr, Marah, Lena ou ou-tros deuses bondosos, enquanto o ances-tral de um sulfure poderia vir dos rei-nos de Keenn, Megalokk, Tenebra, Rag-nar ... Isso sem mencionar que meio-ce-lestiais também podem gerar aggelus, emeio-abissais também podem gerar sul-

AggelusFilhos dos Anjos

Celestiais muitas vezes apaixonam-se por mortais - ou são capturados por

oduzem descenden

Page 3: Tormenta - Filhos Da Luz e Trevas

mitindo sua herança divina. Em outroscasos, o nascimento de um Filho dos An-jos é provocado pela intervenção diretade uma divindade; este ser especial seriaum enviado santo, destinado a lutar peloBem e cumprir um grande destino.

Personalidade: com a própria bonda-de dos deuses correndo no sangue, agge-lus tendem a ser generosos e caridosos.Promover o Bem é para eles uma aptidãonatural, sendo milito comum que se sa-crifiquem pelos outros, e sintam-se felizescom isso. Muitos são serenos, introspec-tivos, evitando contato com outros mor-tais e buscando preservar sua pureza divi-na"- sendo, talvez, os mais egoístas entreesta raça. Outros são radiantes, comuni-cativos, alegrando todos à sua volta. Agge-lus manifestam os traços de personalida-de mais positivos de sua raça mortal: hu-manos são inspiradores, elfos são poéticos,anões são determinados, halflings são ino-centes, e assim por diante.

Descrição Física: um aggelus tem aaparência de um humano ou semi-hu-mano muito atraente para os padrões desua raça. Humanos são altos e esbeltos,elfos são ainda mais graciosos, anões exa-lam nobreza e imponência. Quase todostêm olhos e cabelos claros, muitas vezesem cores metálicas, como dourado ouprateado. Sua voz é límpida e poderosa.

Relações: da mesma forma que suapersonalidade reflete os melhores pon-tos de sua raça mortal, os relacionamen-tos dos aggelus também tendem a seguiros padrões de sua "metade" mundana -mas de formas positivas. Humanos mistu-ram-se facilmente, elfos são educados e gra-ciosos, anões são amigos leais, halflings sãoamistosos e hospitaleiros. Claro, isso tam-bém depende da sociedade onde o aggeluscresceu, e da educação que recebeu.

Tendência: quase todos os aggelustêm tendência Boa, mas existem exce-ções. Alguns, por razões variadas, rene-gam a bondade natural de seus ancestraise agem de formas malignas - até mes-mo usando sua aparência angelical emproveito próprio, enganando e manipu-lando. Os aggelus podem ser Leais, Caó-

utros.

Terras dos Aggelus: por causa de suaorigem incomum, os aggelus não têmterras próprias, nem mesmo nos Reinosdos Deuses. Eles normalmente vivem en-tre aqueles que os criaram, adotando suacultura e costumes. Pequenas comunida-des formadas apenas por esses seres nãopassam de lendas.

Religião: por afinidade, os aggelustendem a seguir sua divindade ancestral,aquela de cujos servos descende. No en-tanto, qualquer divindade de tendênciaBondosa pode ser escolhida como favo-rita - Azgher, Khalmyr, Thyatis, Alliha-nna, Lena, Marah, Glórienn ou Valkaria.

Idioma: os aggelus falam o idiomade seus pais, mas também aprendem -através de sonhos, visões, ou mesmo di-retamente de um ancestral divino - oidioma Celestial.

Nomes: em geral seguem as conven-ções da raça de seus pais. No entanto,vistos como enviados dos deuses e desti-nados a grandes feitos, os aggelus em ge-ral recebem nomes com significados po-sitivos e poderosos.

Aventuras: os aggelus aprendem des-de cedo que são especiais - portanto,têm forte tendência a abraçar a carreirade aventureiros. É comum encontrá-Iascomo membros de grupos que comba-tem o mal e defendem os inocentes; ou,na falta de companheiros dignos, comojusticeiros solitários. Normalmente esco-lhem classes que empregam poder divi-no, como o clérigo, o paladino, o drui-da e o ranger.

Traços Raciaisdos Aggelus

• +2 Sabedoria, +2 Carisma. Aggelussão prudentes, dotados de bom senso eseguros de si.

• Aggelus são Extraplanares (Nativos);não pertencem ao tipo Humanóide.

• Tamanho Médio. Aggelus nascidosem famílias humanas, élficas e de outrasraças de tamanho Médio também con-servam este tamanho, sem receber qual-quer bônus ou sofrer qualquer penalida-de em relação ao tamanho.

• Tamanho Pequeno. Aggelus nasci-dos em famílias halflings, goblins e deoutras raças de tamanho Pequeno tam-bém conservam este tamanho, receben-do os mesmos bônus e sofrendo as mes-mas penalidades (+ 1 de bônus de tama-nho nas jogadas de ataque e na Classe deArmadura, +4 de bônus de tamanho emtestes de Esconder-se, armas menores e% da capacidade de carga normal).

• Um aggelus Médio tem desloca-mento básico de 9 metros; um agge-lus Pequeno tem descolamento básicode 6 metros.

• Exceto por seu tamanho e deslo-camento, os aggelus não partilham denenhum outrO traço racial da raça deseus pais.

• Visão no Escuro: os aggelus podemenxergar no escuro a até 18m, mas empreto e branco.

• +2 de bônus racial em testes de Obser-var e Ouvir. Aggelus são muito atentos.

• Luz do Dia: aggelus podem conju-rar luz do dia uma vez por dia, com nÍ-vel de conjurador igual ao seu nível depersonagem, como uma habilidade simi-lar a magia.

• Resistência a Ácido 5, Frio 5 e Ele-tricidade 5.

• Idiomas Automáticos: Comume Celestial. Idiomas Adicionais: Anão,Dracônico, Élfico, Halfling e Silvestre.

• Classe Favorecida: Paladino. O san-gue celestial concede certa afinidade coma carreira de guerreiro dos deuses.

• Ajuste de nível: +1. Um persona-gem aggelus é um pouco mais podero-so que as raças padrão, por isso equiva-le a um personagem com um nível adi-cional (por exemplo, um paladino agge-lus de 2° nível equivale a um personagemde 3° nível).

SulfureCrias do Inferno

Abissais visitam o Plano Mate-rial com mais freqüência que os celes-tiais, com objetivos variados -desfru-tar dos prazeres terrenos, corromper al-mas mortais ou cumprir missões em no-

Page 4: Tormenta - Filhos Da Luz e Trevas

me de seus lordes. Muitos têm a habili-dade de assumir formas humanas, faci-litando seu disfarce como nativos. Ou-tros, da mesma forma que os celestiais,podem ser invocados e capturados co-mo escravos. De qualquer forma, ro-mances entre mortais e abissais podemproduzir, ao longo de gerações, indiVÍ-duos sulfure.

Personalidade:de forma oposta aosaggelus, os sulfure car-regam no sangue o malde seus ancestrais, o queafeta o seu comportamen-to. Quase todos são egoís-tas, mesquinhos e ganancio-sos - alguns mais, outros me-nos, mas todos em algum grau.Pensam primeiro em si mesmos, edepois nos outros (quando se im-portam com isso). Têm prazer es-pecial em ferir os sentimentos da-queles 'à sua volta. Estão sempre fa-zendo comentários carregados de sar-casmo, ironia e preconceito, vitimandoaté mesmo seus eventuais companhei-ros. Como resultado, quase nunca con-seguem ser agradáveis, mesmo quandose esforçam para isso.

Descrição Física: os sulfure tam-bém apresentam a aparência de huma-nos ou semi-humanos, mas desagradá-vel de alguma forma - quem os obser-va logo percebe "alguma coisa errada",mesmo quando não há nenhum elemen-to óbvio. Seus traços são mais alongadose agudos, mesmo entre os sulfure compais anões. Sua pele é mais escura que opadrão da raça, sendo muitas vezes ne-gra, assim como seus cabelos. Tambémé comum que apresentem traços "demo-níacos" mais gritantes, como pequenoschifres, língua bífida ou cauda. A pe-rícia Disfarce (com +5 de bônus ra-cial) pode ser usada para que o sul-fure consiga se fazer passar por ummembro normal da raça.

ê I d'v Re ações: o nascimento e um~ sulfure é visto como mau agouro, um,g sinal de que os deuses estão zangados.,~ Muitos sulfure recém-nascidos sáo ex-u~«

pulsos da comunidade juntamente comsuas famílias, enquanto outros são tolera-do~ - por medo de desagradar aos deu-ses. De qualquer forma, quase todos ossulfure são vítimas de ódio e preconceitoe, como resultado, tratam de "retribuir agentilezà' ao mundo. Eles manifestam opior da raça de seus pais - humanos são

dominadores e brutais, elfos são intole-rantes e arrogantes, anões são ganancio-sos e desconfiados, halflings são introme-tidos e impulsivos.

É fácil perceberde quem os deuses

gostam mais

Page 5: Tormenta - Filhos Da Luz e Trevas

Tendência: quase rodos os sulfu-re têm tendência Má, embora haja exce-ções. Muiros são apenas amargos e reser-vados, buscando viver suas vidas longede qualquer contaro com outras pesso-as, sem necessariamente prejudicar nin-

guém. Alguns, muiro raros, lutam contrasua herança infernal e adotam tendênciasBoas. Sulfure podem ser Leais, Neutrosou Caóticos.

Terras dos Sulfure: as Crias do Infer-no também não têm terras próprias, nem

mesmo nos Reinos dos Deuses. Vivemonde são aceiros (ou onde conseguem per-manecer escondidos), quase nunca for-mando comunidades próprias - pois emgeral não confiam nem mesmo em seussemelhantes, e com bons motivos!

Aggelus e sulfure alados:talentos raciais paraeles em O Panteão

Page 6: Tormenta - Filhos Da Luz e Trevas

Religião: poucos sulfure senrem-se obrigados a louvar quaisquer deu-ses, uma vez que esses lhes deram ascostas. No entanto, promessas de po-der e recompensas por comportamén-to maligno podem levar alguns a lou-var divindades comoSszzaas, Keenn, Mega-lokk e Ragnar. Algunstambém escolhem Oce-ano e Tenebra.

Idioma: os sulfurefalam o idioma de seuspais, e também conhe-cem o idioma Infernal.A forma como aprendemesta língua Planar é mis-teriosa; muitas vezes elaé revelada em pesadelos,visões ou dolorosas quei-maduras que surgem edesaparecem no própriocorpo do sulfure.

Nomes: ao nascer,um sulfure recebe umnome normal de acordocom sua raça. Mas é co-mum que, cedo ou tar-de, abandone este nomepara adotar outro mais

adequado, muitas vezes ~I.

na forma de um título ~em seu idioma maligno.

Aventuras: rejeitados pela socieda-de, muitos sulfure acabam se tornandoaventureiros errantes - mas dificilmen-te aceitando ou merecendo o título de"heróis". Uma vida de batalhas, masmor-ras e tesouros pode render-Ihes o respei-to e a riqueza que nunca teriam em ci-dades e ofícios "normais". Por sua astú-cia e agilidade, também podem ser bem-sucedidos como membros de sociedadessecretas, especialmente guildas de assas-sinos e ladrões. Espantosamente, muitostambém decidem ser monges.

astúcia dos demônios, mas têm dificul-dade em ser agradáveis.

o Sulfure são Extraplanares (Nativos);não pertencem ao tipo Humanóide.

o Tamanho Médio. Sulfure nascidosem famílias humanas, élficas e de outras

nenhum outro traço racial da raça deseus pais.

o Visão no Escuro: os sulfure podemenxergar no escuro a até 18m, mas ape-nas em preto e branco.

o +2 de bônus racial em testes deBlefar e Esconder-se.~

1 Sulfure são escorregadiose furtivos.

o Os sulfure apren-dem desde cedo a masca-rar sua descendência de-moníaca, recebendo + 5de bônus racial em testesde Disfarce realizados pa-ra esconder pequenos de-talhes de sua aparência(chifres vestigiais, línguabifurcada, etc.).

o Escuridão: sulfurepodem conjurar Escuri-

I dáo uma vez por dia, comnível de conjurador igualao seu nível de persona-gem, como uma habili-dade similar a magia.

o Resistência a Fogo 5,Frio 5 e Eletricidade 5.

o Idiomas Automá-ticos: Comum e Infer-nal. Idiomas Adicionais:Anão, Dracônico, Élfico,Halfling e Ore.

o Classe Favorecida: Ladino. A astú-cia, rapidez e esperteza naturais dos sul-fure concedem-lhes uma afinidade natu-ral com a vida de ladino.

o Ajuste de nível: + 1. Um persona-gem sulfure é um pouco mais poderosoque as raças padrão, por isso equivale aum personagemcom um níveladicional (porexemplo, umladino sulfu-re de 2° ní-vel equivalea um per-sonagemde 3° ní-vel). m

.--"-

I Pelos Deuses!I Vinte deuses comandam o mundo de Arton. Alguns são nobres e honrados, ou-I tros tiranos e cruéis. Eles agem através de seus campeões. Clérigos. Druidas.

IRangers. Paladinos. Aventureiros Que lutam por suas divindades, recebendoincríveis poderes divinos em troca de sua devoção.

IAlém dos próprios Aggelus e Sulfure - incluindo uma classe de prestígio etalentos exclusivos para estas raças -, O Panteão também inclui:

I o A revelação das verdadeiras identidades do deus louco Tilliann e o Terceiro,I o Deus Esquecido.

o Regras completas para clérigos, druidas, paladinos, rangers e adeptos dos I

vinte deuses.o Uma nova classe básica: Samaritano, o maior conjurador de magias de cura,agora com novos poderes.o Seis classes de prestígio novas ou revisadas: Cavaleiro Libertador, Cavalei-ro de Khalmyr, Cavaleiro da Luz, Cultista do Mal, Herdeiro Planar, e Tirano doTerceiro.o Mais de 80 talentos atualizados, incluindo Poderes Concedidos inéditos comoAnatomia Insana, Toque da Ruína, Sangue de Ferro e outros.o Novas regras opcionais: devotos não-conjuradores, paladinos neutros ou ca-óticos, sacrifícios rituais, e mais.o Regras completas para a construção de avatares, deuses maiores, deusesmenores e semideuses.o Pela primeira vez, fichas completas de todos os vinte avatares do Panteão,além de outros PdMs épicos.o Tudo sobre os Reinos dos Deuses, agora com informações adicionais sobreos Plano: E:mentais, diabos, demônios e outras cri~tu~as extraPI:na~~~. ]

raças de tamanho Médio também con-servam este ramanho, sem receber qual-quer bônus ou sofrer qualquer penalida-de em relação ao tamanho.

o Tamanho Pequeno. Sulfure nasci-dos em famílias halflings, goblins e deoutras raças de tamanho Pequeno tam-bém conservam este tamanho, receben-do os mesmos bônus e sofrendo as mes-mas penalidades (+ 1 de bônus de tama-nho nas jogadas de ataque e na Classe deArmadura, +4 de bônus de tamanho emtestes de Esconder-se, armas menores e% da capacidade de carga normal).

o Um sulfure Médio tem deslocamen-to básico de 9 metros; um sulfure Peque-no tem descolamento básico de 6 metros.

o Exceto por seu tamanho e deslo-camento, os sulfure não partilham de

Traços Raciaisdos Sulfure

~ o +2 Destreza, +2 Inteligência, -2::>D Carisma. Sulfure herdam a agilidade ea;~