top trends 4

2
T endências sobre educação & negócios Dezembro 2011 by A cultura organizacional define o caráter de uma organização, influenciando a forma como é percebida por clientes, colaboradores e o mercado. Ela tem sido cada vez mais considerada na construção de compromisso e lealdade, sendo um estímulo importante para o desenvolvimento de pessoas. A CULTURA ESTÁ EM TUDO A cultura organizacional é encontrada na filosofia geral de qualquer empresa e sempre se reflete na dinâmica do ambiente de trabalho. No dia a dia, a cultura determina as interações entre pares e gestores, o desenvolvimento das pessoas, a forma de vestir, os benefícios, os horários, o espaço de trabalho e a impressão geral de estar em um ambiente hostil ou acolhedor. Em síntese, a cultura organizacional é a expressão de valores coletivos de uma organização, crenças e comportamentos. SEM IGUAL Empresas como a Southwest Airlines, com seu otimismo, ou o Google, com sua reputação aberta e criativa, são exemplos que mostram o poder da cultura. Mas é um equívoco seguir uma lista com dicas sobre cultura organizacional para mudar a empresa. Cada empresa tem uma cultura única. Há muito a considerar: FATORES CULTURAIS Segundo estudo da McKinsey, 70% das barreiras que impedem o negócio de aperfeiçoar seu desempenho vêm de fatores culturais. Sendo que 33% estão relacionadas ao comportamento da gestão e 39% à relutância de colaboradores em aceitar mudanças: _04 Fonte: “How Do I Create a Distinctive Performance Culture?”, McKinsey, March 2009. Fonte: “What's Your Corporate Culture?”, Ilya Leybovich, 2009. Como as coisas são por aqui Por isso, tornar-se um excelente ambiente de trabalho demanda investimento de longo prazo em colaboradores. As empresas mais bem-sucedidas demonstram que isso aumenta a produtividade, melhora recrutamento e retenção e reduz custos. Hoje, fica cada vez mais claro que as empresas não devem buscar ser grandes lugares para se trabalhar só porque é a coisa certa a fazer, mas porque é bom para os negócios. dos esforços para aperfeiçoar o negócio falham em alcançar o objetivo de impacto Fatores culturais são as barreiras mais significativas para a mudança organizacional: 70% Fatores que contribuem para o fracasso 14% Outros obstáculos 14% Recursos ou budget inadequados 33% Comportamento da gestão que não apoia a mudança 39% Resistência dos colaboradores quanto à mudança Fatores culturais que ideias são valorizadas? De quem? Como o cliente é tratado? Quem chega atrasado é quem entrega melhor? Sugestões são consideradas? Neste mundo em transformação, a tarefa não é criar ou inventar uma nova cultura, mas identificar o que existe, avaliar o que precisa ser melhorado e desenvolver um plano de execução. Pode parecer óbvio, mas quem salta direto para a implementação não terá nenhuma chance de mudar.

Upload: affero-lab

Post on 13-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Tendências sobre Educação & Negócios

TRANSCRIPT

Page 1: Top Trends 4

Tendências sobre educação & negócios

Dezembro 2011

by

A cultura organizacional define o caráter de uma organização, influenciando a forma como é percebida por clientes, colaboradores e o mercado. Ela tem sido cada vez mais considerada na construção de compromisso e lealdade, sendo um estímulo importante para o desenvolvimento de pessoas.

A CULTURA ESTÁ EM TUDOA cultura organizacional é encontrada na filosofia geral de qualquer empresa e sempre se reflete na dinâmica do ambiente de trabalho. No dia a dia, a cultura determina as interações entre pares e gestores, o desenvolvimento das pessoas, a forma de vestir, os benefícios, os horários, o espaço de trabalho e a impressão geral de estar em um ambiente hostil ou acolhedor. Em síntese, a cultura organizacional é a expressão de valores coletivos de uma organização, crenças e comportamentos.

SEM IGUALEmpresas como a Southwest Airlines, com seu otimismo, ou o Google, com sua reputação aberta e criativa, são exemplos que mostram o poder da cultura. Mas é um equívoco seguir uma lista com dicas sobre cultura organizacional para mudar a empresa. Cada empresa tem uma cultura única. Há muito a considerar:

FATORES CULTURAISSegundo estudo da McKinsey, 70% das barreiras que impedem o negócio de aperfeiçoar seu desempenho vêm de fatores culturais. Sendo que 33% estão relacionadas ao comportamento da gestão e 39% à relutância de colaboradores em aceitar mudanças:

_04

Fonte: “How Do I Create a Distinctive Performance Culture?”, McKinsey, March 2009.

Fonte: “What's Your Corporate Culture?”, Ilya Leybovich, 2009.

Como as coisas sãopor aqui

Por isso, tornar-se um excelente ambiente de trabalho demanda investimento de longo prazo em colaboradores. As empresas mais bem-sucedidas demonstram que isso aumenta a produtividade, melhora recrutamento e retenção e reduz custos. Hoje, fica cada vez mais claro que as empresas não devem buscar ser grandes lugares para se trabalhar só porque é a coisa certa a fazer, mas porque é bom para os negócios.

dos esforços para aperfeiçoar o negócio falham em alcançar o objetivo de impacto

Fatores culturais são as barreiras mais significativas para a mudança organizacional:

70%

Fatores que contribuem para o fracasso

14% Outros obstáculos

14% Recursos ou budget inadequados

33% Comportamento da gestão que não apoia a mudança

39% Resistência dos colaboradores quanto à mudança

Fatores culturais

que ideias são valorizadas? De quem? Como o cliente é tratado? Quem chega atrasado é quem entrega melhor? Sugestões são consideradas?

Neste mundo em transformação, a tarefa não é criar ou inventar uma nova cultura, mas identificar o que existe, avaliar o que precisa ser melhorado e desenvolver um plano de execução. Pode parecer óbvio, mas quem salta direto para a implementação não terá nenhuma chance de mudar.

Page 2: Top Trends 4

O Top Trends tem como objetivo promover a divulgação de tendências em aprendizagem, aumentando o acesso e a disseminação de conteúdos relevantes e originais sobre educação & negócios, para criar repertório e gerar maior troca de ideias e conhecimento estratégico entre nossos stakeholders.

Envie sugestões e comentários para: [email protected]

Alexandre Santille: direção • Carolina Correa: supervisão • Isadora Marques: pesquisa, redação e edição • Marcelo Valenthe: projeto gráfico • Fabiana Reis: diagramação

SINAIS CONSTANTESNão só as pessoas são profundamente individuais, imprevisíveis e difíceis de categorizar – as organizações e grupos dentro das empresas têm a mesma qualidade. Um tipo de liderança pode ser ideal para uma função específica e não funcionar nada para outra pessoa ou trabalho. Alguns colaboradores precisam de flexibilidade e autonomia; outros, de constante pressão. No entanto, o líder é um só. Intencionalmente ou não, as ações da liderança enviam sinais constantes que moldam o comportamento de todos na empresa. É isso que determina a cultura. Para influenciar o desempenho de colaboradores, o papel do líder será cada vez maior em relação às mensagens que as pessoas recebem quanto ao que é valorizado na empresa.

CULTURE WALKA cultura organizacional em grande parte é difundida de um grupo de colaboradores para o outro por meio de histórias corporativas e sistemas informais que transmitem valores. Por isso, é preciso ir além da história oficial e examinar os relatos que circulam no ambiente corporativo, principalmente os que sobrevivem por mais tempo. Vale observar as emoções e os conflitos de perto, pois eles são indicadores de valores. Ninguém fica animado ou chateado com algo que não considera importante. Para conhecer a cultura de uma empresa, será cada vez mais necessário explorar e “ler” esses sistemas informais.

PRODUTIVIDADEUm estudo sobre efetividade organizacional, realizado com 70 empresas, indica que, em culturas pouco produtivas, 100 pessoas realizam o trabalho de 68. Em culturas de alta performance, 100 pessoas fazem o trabalho equivalente a 152 pessoas. Imagine quão mais efetiva (e lucrativa) uma empresa pode ser com 52 colaboradores a mais. Para construir uma cultura de alta performance, será cada vez mais inaceitável manter colaboradores pouco produtivos na empresa.

Fonte: “New trends in organizational development and corporate culture”, George Carter, 2011.

A cultura de uma empresa está tão arraigada em rituais, suposições, atitudes e valores que só se torna transparente para os membros da organização quando, por alguma razão, ela muda.” Rob Goffee

www.labssj.com.br

váalém