tomografia de ultima geração chega ao sírio

6

Click here to load reader

Upload: carlos-roberto

Post on 04-Jul-2015

108 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Tomografia de ultima geração chega ao Sírio

Tomografia de ultima geração chega ao Sírio-LibanêsEscrito por Redação - Quinta-feira, 30 de Setembro de 2010 - 23:32Comente!

Da REDAÇÃO

O Hospital Sírio-Libanês é o primeiro da América Latina a colocar em funcionamento o Somatom Definition Flash, tomografia computadorizada que combina maior rapidez na obtenção de imagens com níveis menores de radiação. O equipamento, fabricado pela Siemens, torna o procedimento 3 vezes mais rápido que os similares e, por isso, proporciona mais conforto e segurança para os pacientes. Desde que o Somatom Definition Flash foi instalado, em junho, houve um aumento de 38% no número de solicitações deste exame no hospital.

Ideal para exames cardiológicos e oncológicos, o Somatom Definition Flash possibilita examinar todo o tórax e as artérias coronárias em menos de 1 segundo, com baixa dose de radiação. Este fato permite a realização do exame, por exemplo, em crianças sem sedação ou anestesia.

A exclusiva tecnologia 4D Spiral permite aquisições dinâmicas de até 48 cm de cobertura do corpo e um sistema inovador garante a redução do ruído durante o procedimento. Para evitar a exposição desnecessária de órgãos sensíveis à radiação, foi desenvolvido o sistema X-CARE, que inibe em até 40% a emissão de raios X sobre órgãos sensíveis como mamas, tireoide e cristalinos, mantendo a qualidade de imagem. Para exames de tórax e abdômen essa redução pode chegar de 50% a 60%, dependendo do paciente.

“Nos casos de exames especificamente cardíacos, a dose reduzida de radiação e a alta velocidade do procedimento abrem portas para novas possibilidades, como o diagnóstico precoce e mais preciso de lesões na parede das artérias coronárias”, explica Luiz Francisco Avila, médico cardiologista do HSL. Segundo ele, os exames convencionais só detectam a lesão obstrutiva quando ela é igual ou maior a 70%. “Atualmente, registros da literatura mostram que 68% dos infartos do miocárdio ocorrem com lesões coronarianas com obstruções inferiores a 50%. O novo equipamento, além da baixa radiação e pequena quantidade de contraste venoso, é ideal para avaliar a anatomia e o grau de comprometimento das artérias coronárias, permitindo ao cardiologista um melhor diagnóstico e controle da Doença Coronária Obstrutiva.”

Para Giovanni Cerri, coordenador do Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Sírio-Libanês, os diferenciais desse novo equipamento beneficiarão principalmente os pacientes que precisam fazer esses tipos de exames várias vezes, bem como as crianças, em razão da significativa redução do nível de radiação. 

Paralelamente à aquisição do Somatom Definition Flash, o HSL é o único hospital brasileiro a oferecer o serviço de tomografia coronária com especialistas 24h por dia. Desde que iniciou a atualização de seu Centro de Diagnósticos, em 2007, o Hospital Sírio-Libanês já investiu aproximadamente R$ 52 milhões na compra de equipamentos de última geração e readequação dos ambientes. 

Page 2: Tomografia de ultima geração chega ao Sírio

Entre as inovações que já estão disponíveis no hospital estão a Ressonância Magnética acoplada a uma sala do Centro Cirúrgico, para cirurgias de tumores do sistema nervoso central e o Centro de Intervenções Guiadas por Imagem (CIGI), com o mais completo equipamento de Radiologia Intervencionista da América Latina.

Tomografia 4D pode ser feita a partir de nanotubos de carbonoA técnica utiliza fóton induzido à microscopia de campo próximo e femtossegundos para dar movimento à estruturatamanho da letraA-A+Cientistas da Physical Biology Center for Ultrafast Science and Technology, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, desenvolveram uma tomografia eletrônica em 4D. A nova tecnologia soma, às três dimensões já conhecidas, o tempo de resolução da imagem. As tomografias tradicionais oferecem apenas uma visão tridimensional de estruturas e amostras biológicas.Os cientistas utilizaram nanotubos de carbono para mostrar os diferentes movimentos da estrutura analisada (proteínas e células inteiras de Escherichia coli). A técnica utiliza fóton induzido à microscopia de campo próximo (PINEM) para definir imagens de amostras biológicas e femtossegundos (fs) para a resolução temporal. Até então, as estruturas eram analisadas a partir de uma foto ou da construção de uma maquete. Com essa tecnologia é possível fazer um filme da estrutura em movimento.No estudo, publicado pela revista Science, o doutor Ahmed Zewail diz que tem trabalhado com tomografias 4D para esclarecer os processos biológicos de proteínas, vírus e células. Mas acredita que, em um futuro próximo, a técnica poderá contribuir também para a saúde humana.A pesquisa atual ainda é dedicada à dinâmica estrutural de sistemas biológicos menores. A utilização da microscopia eletrônica em 4D permite uma visualização da estrutura no espaço e no tempo, com objetivo de compreender a complexidade das transformações biológicas.

Novo equipamento de mamografia digital na Radelfe dá mais conforto e segurança12/10/2010, 16:33

Page 3: Tomografia de ultima geração chega ao Sírio

Já está em funcionamento na Radelfe (Paços de Ferreira) um novo equipamento de mamografia digital que, entre outras vantagens, permite um melhor diagnóstico das patologias da mama (pela melhor qualidade de imagem obtida), um maior conforto para os utentes enquanto realizam o exame e, em relação aos aparelhos convencionais, baixa significativamente os níveis de radiação a que ficam expostos por cada exame que façam.O MAMMOMAT Inspiration é o mais recente e mais avançado equipamento Siemens de Mamografia Digital e é um aparelho único na região. A aposta na tecnologia de "Mamografia Digital por Aquisição Directa" fornecido pela Siemens, traduz a preocupação da Radelfe em melhorar permanentemente a capacidade de resposta às necessidades dos seus pacientes.A tecnologia de última geração para o diagnóstico das patologias da mama foi complementada com uma estação de trabalho especificamente dedicada ao estudo da mama - MammoReport Plus; o conjunto permite agora uma optimização do fluxo de trabalho, com exames mais rápidos e eficientes e uma maior qualidade de diagnóstico. Possibilitando, ao mesmo tempo, um maior conforto e segurança para os pacientes que tenham necessidade de se submeter a uma mamografia. Este equipamento integra novas funcionalidades no que diz respeito à aquisição e visualização da imagem. Graças ao detector digital de selénio amorfo permite uma qualidade de imagem optimizada com a emissão mais baixa possível de dose de radiação (até menos 50% que nos aparelhos de geração anterior) e, simultaneamente, oferece um maior conforto aos utentes, através da inovadora tecnologia de compressão da mama, que evita o desconforto dos pacientes na realização do exame.Este investimento permite uma maior eficiência no trabalho dos especialistas da Radelfe e foi feito também a pensar nos avanços tecnológicos, uma vez que este equipamento permite adaptação às tecnologias do futuro, nomeadamente a Tomossíntese (Mamografia tridimensional).

Page 4: Tomografia de ultima geração chega ao Sírio

FLEURY TEM NOVO EQUIPAMENTO DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICAEscrito por Redação - Quarta-feira, 27 de Outubro de 2010 - 09:16

O Fleury Medicina e Saúde implanta o primeiro equipamento de ressonância magnética de alto campo para extremidades de São Paulo.Instalado na Unidade Higienópolis, em São Paulo, o MSK Extreme 1.5T destina-se especificamente ao diagnóstico de problemas osteoarticulares em pés, tornozelos, joelhos, mãos, punhos e cotovelos. “Como produz alto campo magnético, ou seja, de 1,5 Tesla, o equipamento consegue gerar imagens de qualidade superior às obtidas por meio da maioria das máquinas disponíveis no mercado, que habitualmente se limitam a campos iguais ou inferiores a 1,0T”, explica o radiologista Xavier Stump, coordenador do serviço especializado em imagens musculoesqueléticas do Fleury. Além disso, o equipamento oferece mais conforto para pessoas que não toleram bem lugares fechados. Graças ao seu design ergonômico e à menor emissão de ruído, o novo equipamento proporciona uma experiência mais agradável na realização do exame. O paciente é acomodado em uma poltrona, com a área anatômica de interesse posicionada adequadamente para o estudo, sem que seja necessária a entrada de todo o seu corpo no interior do aparelho. Dessa forma, é possível minimizar a sensação de encarceramento e permitir que pessoas claustrofóbicas realizem o exame sem sedação. “A tecnologia utilizada por esse aparelho o torna capaz de adquirir imagens com grande precisão e contraste, mesmo tendo sido projetado com foco em conforto. Isso significa dizer que o ganho de conforto para o paciente não interfere na qualidade do exame”, ressalta o radiologista.