tipos mais comuns de tratamento térmico

10
TRATAMENTO TÉRMICO DEFINIÇÃO: São processamentos de material que adotam efeitos térmicos para promoverem modificações estruturais. OBJETIVO: Modificar as estruturas e otimizar as propriedades do material de acordo com as necessidades.

Upload: sergio-martins

Post on 01-Jul-2015

1.971 views

Category:

Documents


16 download

TRANSCRIPT

Page 1: Tipos Mais Comuns de Tratamento Térmico

TRATAMENTO TÉRMICO

DEFINIÇÃO:

São processamentos de material que adotam efeitos térmicos para promoverem modificações estruturais.

OBJETIVO:

Modificar as estruturas e otimizar as propriedades do material de acordo com as necessidades.

Page 2: Tipos Mais Comuns de Tratamento Térmico

TRATAMENTO TÉRMICO

FASES DO TRATAMENTO TÉRMICO:

O processo de Tratamento Térmico é constituído de 3 fases:

Aquecimento;Patamar;Resfriamento.

TIPOS MAIS COMUNS DE TRATAMENTO TÉRMICO:

Recozimento Normalização Têmpera Revenimento Cementação Nitretação

Page 3: Tipos Mais Comuns de Tratamento Térmico

TRATAMENTO TÉRMICO

RECOZIMENTO:

Tratamento térmico que consiste no aquecimento do material à uma temperatura crítica (800° C), permanência durante tempo pré-determinado (Patamar) e resfriamento lento (geralmente dentro do forno).

NORMALIZAÇÃO:

Tratamento térmico, através do qual determinados aços, após atingirem a temperatura crítica, são resfriados de maneira moderada (geralmente ao ar).

TÊMPERA:

Tratamento térmico que consiste no aquecimento do material à uma temperatura crítica e seguido de um resfriamento brusco, ocorrendo aumento de dureza. Durante o resfriamento, a queda brusca de temperatura, promove transformações estruturais.

Page 4: Tipos Mais Comuns de Tratamento Térmico

TRATAMENTO TÉRMICOREVENIMENTO:

Aplicado nos aços temperados, imediatamente após a têmpera, a temperaturas inferiores a crítica, resultando em modificações da estrutura obtida na têmpera, melhorando a ductilidade, reduzindo os valores de dureza e resistência à tração.

CEMENTAÇÃO:

É o tratamento termoquímico que consiste em se introduzir carbono na superfície do aço com o objetivo de se aumentar a dureza superficial do material, depois de convenientemente temperado.

TÊMPERA:

É um tratamento termoquímico em que se promove enriquecimento superficial com nitrogênio buscando o aumento da dureza do aço até certa profundidade – entre 0,3µm e 0,15µm.

Page 5: Tipos Mais Comuns de Tratamento Térmico

TRATAMENTO TÉRMICO

TIPOS DE FORNOS:

Os tipos de fornos mais comuns para os processos de Tratamento Térmico são:

Forno Tipo Câmara; Forno Tipo Poço; Forno Tipo Contínuo.

Page 6: Tipos Mais Comuns de Tratamento Térmico

TRATAMENTO TÉRMICO

FORNO TIPO CÂMARA:

Desenvolvido para os processos de recozimento, normalização, têmpera, revenimento e cementação em caixa sólida. A maioria dos modelos possuem controle microprocessado digital de temperatura, com rampa de aquecimento e patamar, e com sensor de temperatura blindado. A isolação térmica é de fibra cerâmica, o que reduz o tempo de aquecimento e o consumo. Temperaturas padrão de trabalho: 650 °C, 1000 °C, 1200 °C, 1300 °C e 1400 °C.

Page 7: Tipos Mais Comuns de Tratamento Térmico

TRATAMENTO TÉRMICO

FORNO TIPO POÇO:

Os fornos tipo são indicados para processos de tratamento térmico como cementação em banho de sal, cementação gasosa e revenimento; servem também para aquecimento de peças em geral e processos com atmosfera controlada. Temperaturas padrão de trabalho: 650 °C, 1000 °C, 1200 °C, 1300 °C e 1400 °C.

Page 8: Tipos Mais Comuns de Tratamento Térmico

TRATAMENTO TÉRMICO

FORNO TIPO CONTÍNUO:

Desenvolvidos para uso em processos contínuos de grande produtividade e repetibilidade. São adequados nos processos de recozimento, normalização, têmpera, revenimento, cementação, secagem e outros. Temperaturas padrão de trabalho: 650 °C, 1000 °C, 1200 °C, 1300 °C, 1400 °C.

Page 9: Tipos Mais Comuns de Tratamento Térmico

TRATAMENTO TÉRMICO

Principais Falhas Encontradas nos Processos de Tratamento Térmico

Descarbonetação

A descarbonetação pode ocorrer durante qualquer tratamento térmico e deve ser evitada pelo seu efeito danoso na superfície da peça acabada. O uso de atmosferas de proteção pode reduzir ou eliminar a descarbonetação. Outras técnicas como o uso de coberturas de bórax ou vidro pode reduzir os efeitos de descarbonetação.

Page 10: Tipos Mais Comuns de Tratamento Térmico

TRATAMENTO TÉRMICO

Resfriamento Irregular

Em peças com perfis complexos pode ocorrer a variação nas condições de resfriamento na superfície. Estas condições irão fazer com que a velocidade de resfriamento seja diferente em cada ponto, conduzindo também ao aparecimento de trincas, empenamentos ou mesmo pontos moles.