the rental show 2015

28

Upload: phungdien

Post on 08-Jan-2017

215 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: ThE RENTAL ShOW 2015
Page 2: ThE RENTAL ShOW 2015
Page 3: ThE RENTAL ShOW 2015

3 - Rental News - setembro-outubro/2014

PALAVRA DO PRESIDENTE

Caro Colega Associado da ALEC,

Estamos nos aproximando do fim do ano e com muitas incertezas econômicas pela frente.

Nós, locadores de equipamentos, temos um grande expertise em superar obstáculos com que nos deparamos no dia a dia.

O segmento de locação de máquinas está em situação inversa a do mercado imobiliário. Em 2014 tivemos 9400 unidades habitacionais comercializadas, enquanto que no mesmo período em 2013 foram 17.000, a retração foi superior a 45%. Por outro lado, o resultado da pesquisa mensal realizada pela ALEC mostrou que nossa atividade está em crescimento e devemos fechar 2014 com 35% a mais de faturamento do que em 2013.

Continuamos investindo muito em cursos, palestras e certamente conseguiremos atingir o nosso objetivo que é elevar o nível de profissionalização das equipes das locadoras de equipamentos.

Nesta edição apresentamos a programação completa da Missão Técnica Rental ALEC que visitará o evento “The Rental Show” a ser realizado em fevereiro, em New Orleans.

Em 28 de novembro acontecerá nosso Jantar de Confraternização, este ano com o tema “O Rental em New Orleans”, quando haverá um sorteio de viagem entre locadores presentes na festa para o evento “The Rental Show”. Os convites já estão à venda e sua participação é fundamental!

Fale com o Presidente. Envie suas ideias, críticas e sugestões.

Juntos construímos uma Associação cada vez mais forte.

Fernando Augusto L. de Moraes Forjaz Presidente

Gestão 2014/2015

A Revista RENTAL NEWS é um informativo bimestral exclusivo da ALEC distribuído para seus associados e locadoras do Brasil.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DELOCADORAS DE EQUIPAMENTOS

Associação Brasileira das Empresas Locadoras de Bens MóveisAvenida Mandaqui, 67 - Bairro do Limão 02550-000 - São Paulo - SP - Tel: 11 3965-9819www.alec.org.br

Gerente Executivo: Adalberto Cruz Filho - [email protected]: Allan Sicsic - [email protected]: Daniele Nogueira - [email protected]: Mirian Borges - [email protected]

GESTÃO 2014/2015

Diretoria ExecutivaPresidente - Fernando Augusto L. de Moraes Forjaz (Formeq)Vice-Presidente - Expedito Eloel Arena (Casa do Construtor - Rio Claro)Diretor Tesoureiro - Armando Nassiff (Trimak)Diretor Secretário - Francisco Maciel (Casa do Construtor - São Paulo)

Conselho Consultivo Presidente do Conselho - Durval C. Gasparetti1º Vice-Presidente do Conselho - Expedito Eloel Arena1º Conselheiro - Rui Manuel Ventura do Rosário e Silva2º Conselheiro - Adilson Vicari3º Conselheiro - Gilson Macedo Santana4º Conselheiro - Euclides Carvalho

Diretoria/Gerência RegionalDiretor Regional - S. J. Rio Preto - Carlos Cezar Galvão TeixeiraDiretor Regional - Bauru - Arlindo KanoDiretor Regional - Baixada Santista - Claudio Campana RodriguesDiretor Regional - Sorocaba/SP - Sr. Sidnei Xavier dos SantosGerente Regional - Sorocaba/SP - Sr. Milton Reis BarbosaDiretor Regional - Rio de Janeiro - Sebastião Lucas Rentes

Diretoria DistritalDiretor Distrital - Zona Leste/SP - Paulo Chiomento

Diretoria SetorialDiretor de Balancins - Ronaldo Max ErtelDiretor de Canteiro de Obras - Élvio Luiz LorieriDiretor de Equipamentos - Hamilton Diniz AbdalaDiretores de Estruturas Tubulares - Renato Caetano Nunes/ Joe Max NicodemosDiretor de Fabricantes - Fernando GrobaDiretor de Ferramentas Elétricas - Márcio RodriguesDiretor de Gruas - Paulo M. A. Carvalho Diretor de Plataformas Aéreas - Miguel B. Almeida Diretor de Projetores e Misturadores de Argamassa - Andrés Natenzon

Redação, Edição e Produção Gráfica

Multifoco Comunicação e MarketingTel.: 11 3554-3503 | 3758-8138www.multifocogroup.com.br

Jornalista responsável: Marot Gandolfi - [email protected]: 2700 - Periodicidade: bimestralEdição: setembro/outubro de 2014

As informações contidas nos anúncios são de inteira responsabilidade das empresas.Os artigos são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião da Associação.

Page 4: ThE RENTAL ShOW 2015

4 - Rental News - setembro-outubro/2014

17

22

24

8

26

10

JURÍDICOContrato de Locação, aprenda mais um pouco

GESTÃO & MARKETINGTem pouca verba para investir em comunicação? Isso não é um problema.

FIQUE POR DENTROSorocaba agora tem Diretor e Gerente Regionais

MISSÃO TÉCNICAALEC organiza Missão Técnica rumo ao evento mais importante do segmento The Rental Show 2015

ESPECIALHelio Lamberti da Geraforça fala sobre sua história no mercado de locação desde o início

CURSOS, FEIRAS E NOVOS ASSOCIADOS

25 EM FOCONovidades dos fabricantes para o segmento rental

Page 5: ThE RENTAL ShOW 2015

ENERGIACONFIÁVELPARA CONDIÇÕES

NOVA LINHA DE GERADORES

DE ENERGIA• NovalinhadeGeradoresdeEnergiaPortátilCPDG

• De24a227kVA

• FabricadosnoBrasil

• FINAMEeCartãoBNDESdisponíveis

• Tanquedecombustívelempolietileno(materialplásticorígido)

• Préfiltrodecombustívelcomseparadordeáguaefiltrodeartipoheavydutycomoitenspadrão

• Carenagemsupersilenciada

• MódulodecontroleDSE4520,maioresfunções,maiorproteçãoeoperaçãofacilitada

SEVERAS

PORTÁTIL CPDG

ChicagoPneumaticConstructionEquipmentFone(+55)112755-6850E-mail:[email protected]

People.Passion.Performance. www.chicagopneumatic.com.br

Page 6: ThE RENTAL ShOW 2015

6 - Rental News - setembro-outubro/2014

PUBLIEDITORIAL

REFERêNcIA MuNDIAL NA FAbRIcAçãO DE gERADORES há MAIS DE 90 ANOS

A cummins Power generation é a única fabricante no mercado que fornece sistemas completos de geração de energia e com

uma rede de mais de 611 distribuidores em 190 países.

A Cummins Vendas e Serviços está presente em 7 estados no Brasil e é um dos distribuidores com estrutura completa para desenvolvimento do projeto, venda, locação, instalação, treinamento e assistência técnica.

De acordo com Waldir Coelho, Gerente Rental, a empresa não faz a locação direta de equipamentos, mas os produtos podem ser locados através da rede de distribuidores da Cummins para empresas de locação e também para clientes de outros segmentos do mercado. Os equipamentos da Cummins Power Generation podem ser aplicados em manutenção programada, unidades móveis de geração de energia de emergência ou em situações de cargas críticas e eventos especiais. Coelho diz também que nos casos em que o Departamento de Vendas não tem prazo, eles atendem os projetos locando os equipamentos para os clientes.

Rinaldi Zavagli, Gerente de Negócios, afirma que a unidade brasileira da empresa tem mantido investimentos em grupos geradores para locação visando ampliar sua participação em projetos de infraestrutura, termoelétricas, plataformas onshore e offshore. Em 2013, de acordo com Zavagli, foram lançados quatro modelos (C90D6R, C135D2R, C400D6R e C500D6R) com potências maiores ou intermediárias. Ainda, para o executivo, os segmentos que terão maior demanda, são a construção civil, termoelétricas, plataformas onshore e offshore, além de grandes eventos como as Olimpíadas 2016. Muitas obras em fase final para suporte de infraestrutura estão demandando uma geração de energia extra, principalmente em hotéis, hospitais, shopping center, condomínios de luxo e rodovias.

Page 7: ThE RENTAL ShOW 2015

7 - Rental News - setembro-outubro/2014

A Cummins Vendas e Serviços também investe no pós-venda. Os contratos de serviços podem suprir as necessidades de operação e manutenção totalmente ou parcialmente, há a possibilidade de cobertura total dos sistemas de energia, componentes, operação e custos de manutenção. “Também temos a melhor garantia e plano de extensão do mercado com suporte para os produtos da marca, reparo de todas as falhas resultantes de defeitos de materiais ou de fabricação e cobertura em todo o território nacional, através da rede de distribuidores, afirma Zavagli.

A empresa tem uma equipe formada por técnicos em motores e grupos geradores, engenheiros e especialistas em sistemas elétricos aptos a projetar, fornecer, instalar e realizar a manutenção de todos os componentes do sistema de geração de energia, além de fazer modificações nos sistemas existentes. A assistência técnica dos geradores Cummins é 100% feita pela rede de distribuidores Cummins.

As novas normas de segurança determinam que os geradores sejam equipados com um reservatório para contenção de vazamentos de combustíveis e a Cummins, pontua Coelho, lançou no mercado, há mais de um ano, uma linha de produtos que atende estas exigências. Estes novos equipamentos também contêm a bacia de contenção exigida pelo corpo de bombeiros e os requisitos solicitados pelos próprios locadores como filtro de ar Heavy Duty, tanque com autonomia de 10 horas com bacia de ruptura (plástico/aço), disjuntor

motorizado QSL9/NT/QSX15), base com pega de empilhadeira para todos os modelos, ponto central de içamento de 500Kw, acesso externo para painel de potência e controle com fácil conexão de cabos, abastecimento externo, pré-filtro de combustível com separador de água, chave de corte da bateria, opções diferentes de cores (branco, verde, vermelho, amarelo e azul), atenuação de 85 dbA @ 1 meter acordo com ISO 8528-10, controle de paralelismo para acima de 500Kw.

Para o setor de locação, o Gerente Coelho indica equipamentos que suportem até 625kVA ou 500kW. A Cummins Power Generation também desenvolveu uma linha de geradores standart C65D2R (motor 4BT-G4), C110D4R (motor 6BT-G6), C200D2R (motor 6CTAA-G1 e C300D2R (motor QSL9-G5),

equipada com motores de 3.9 a 9 litros, que suportam aplicações até 375kVA ou 300KW. Após dois anos de pesquisa com nossos clientes, chegamos ao conceito de um produto standart que oferece maior robustez e pode ser customizado, a exemplo da cor.

Para a empresa, a troca de informações com os técnicos da ALEC contribui significativamente para a profissionalização do mercado de geradores de energia. É fundamental ter acesso às normas, procedimentos técnicos do setor e participar do desenvolvimento do mercado de locação, pois somente desta forma podemos melhorar nossos processos e oferecer produtos que atendam às necessidades dos clientes.

www.cummins.com.br11 2106-9800

Page 8: ThE RENTAL ShOW 2015

8 - Rental News - setembro-outubro/2014

JURÍDICO

cONTRATO DE LOcAçãO DE cOISAS EQuIPAMENTOS E MáQuINAS

Em nosso ordenamento jurídico brasileiro, a maior parte dos contratos de direito privado são regulamentados com base no Código Civil – Lei nº 10.406/2002, o qual dispõe acerca de contratos em geral e das várias espécies de contratos.

A espécie de Contrato de Locação de Coisas está prevista nos Arts. 565 a 578, do CC, e por isso existem algumas peculiaridades a serem observadas e respeitadas, diferentemente de outras espécies de contratos que não estão expressamente previstas na legislação e regem apenas pelas regras gerais dos contratos do Código Civil.

Inicialmente, faz-se necessário frisar que todo contrato deve ter sua função social devidamente atendida, sua execução e conclusão devem ser norteadas pelos princípios da probidade e boa-fé, bem como as cláusulas ali acordadas fazem o direito entre as partes.

Pois bem, o Contrato de Locação de Coisas (bens móveis – Equipamentos e máquinas) nasce no momento em que uma

das partes de uma relação comercial se obriga a ceder o direito de uso e gozo de um bem a terceiro, por tempo determinado ou não, mediante certa retribuição, que na maior parte das vezes se reflete na prestação pecuniária.

Na constância deste contrato, existem obrigações mútuas entre as partes, as quais sempre devem ser cumpridas. De acordo com o Art. 566, do CC, o Locador tem a obrigação de entregar o bem locado ao locatário, com suas pertenças e bom estado para o uso que se destina, bem como garantir que durante o tempo do contrato avençado o uso do bem será pacífico.

Já com relação ao Locatário, nos termos do Art. 569, do CC, tem a obrigação de utilizar o bem locado apenas naquilo que foi previamente convencionado, zelar pela integridade do bem, efetuar o pagamento do aluguel no prazo e local estipulado, informar o locador acerca de turbação de terceiros e restituir o bem locado no fim da locação, caso este não esteja em condições de uso, salvas as deteriorações naturais do uso regular.

Page 9: ThE RENTAL ShOW 2015

Importante salientar, caso o locatário venha fazer uso diverso do que fora ajustado ou danificar o equipamento devido uso inadequado, o Locador poderá rescindir o contrato imediatamente, além de exigir perdas e danos sobre eventual prejuízo causado.

Em contraponto, o Locador não poderá exigir a devolução do bem locado, em meio ao prazo da constância do contrato com prazo determinado, sem ressarcir o Locatário em perda e danos resultantes da rescisão antecipada do contrato. Assim como, o Locatário não poderá devolver o bem locado antes do término do contrato, salvo pagando proporcionalmente o aluguel e multa previamente estipulada no contrato.

Por fim, a extinção do contrato de locação se dará no fim do prazo determinado, quando este existir, sem a necessidade de notificar o Locatário. No entanto, caso o locatário permaneça em posse do bem locado, sem oposição do Locador, será presumida a prorrogação do contrato por tempo indeterminado, o qual poderá ser rescindido após notificar o locatário. Douglas Cavalheiro SouzaPalma, de Natale & Teracin

Page 10: ThE RENTAL ShOW 2015

10 - Rental News - setembro-outubro/2014

GESTÃO & MARKETING

MARKETINg PARA QuEM TEM ORçAMENTO PEQuENO

Durante décadas, as empresas de pequeno e médio porte anunciavam nas páginas amarelas e o resultado era fantástico, o telefone não parava. Faz tempo que a situação mudou.

É preciso ter uma estratégia de marketing definida de acordo com o público-alvo que se quer atingir. Não são raros os que argumentam “Sou uma empresa pequena, não tenho estrutu-ra, nem verba para isso.” Mais um motivo. Ser uma empresa de pequeno ou médio porte não significa ser de fundo de quintal, é fun-damental não abrir mão do profissio-nalismo, ao contrário. É impor-tante redobrar o cuidado e a atenção com a imagem que se passa para o cliente, isso sem falar, em saber como chegar até ele. A concorrência é cada vez mais acirrada e chegar até o público-alvo com um traba-lho mal feito dá mais trabalho, é jogar tem-po e dinheiro no lixo. Consertar a imagem distorcida passada para o mercado tam-bém é muito mais difícil.

O que interessa para o dono do negócio é ven-der, mas para isso é tem que ter estratégia. O cliente esta cada vez mais exi-gente, afinal há mais opções disponíveis no mercado. Ele sabe distin-guir um bom atendimen-to, uma boa apresenta-ção, um bom produto e um bom pós-venda. Os concorren-tes estão aí e só sobrevive quem tem bons diferenciais.

Ainda existe o mito que contratar um profissional de comunica-ção ou uma assessoria/agência de propaganda e marketing é privilégio de grandes empresas. Não é. Assim como você pre-

cisa de um contador e de um advogado, é importante contar com a ajuda de um especialista para cuidar da imagem dos seus produtos e empresa. Por que delegar esta função para um sobrinho ou uma afilhada adolescente que sabe mexer no computador? Não é tão simples assim.

As páginas amarelas foram substituídas pelo Google, mas o telefone não toca como an-tes. Durante um período este

mecanismo de busca foi o Salvador da Lavoura, hoje sozinho não é suficiente. O caminho natural do possível comprador ao pro-

curar sua empresa no Google é entrar no seu

site. Se ele gostar, encon-trar o que procura, aí sim ele entra em contato com você. Agora vem a pergun-

ta: Como está o seu site? É fácil de navegar? As infor-mações estão completas? Existe um padrão visual? O cliente encontra rapidamente o que precisa?

É como um diagnóstico de um médico. Para avaliar como está

o marketing da sua empresa ana-lise algumas questões: como está o seu folheto, catálogo, cartão de

visita? Ligue para sua empresa e finja ser um cliente. Só as-

sim você poderá avaliar o atendimento, mas este-

ja preparado. Depois de toda esta análise você vai precisar mudar... para melhor. É como um paciente

passar por um clínico geral e fazer um check-up.

Encontrado algum problema vai para um especialista.

Uma empresa só tem a ganhar quando elabora uma estratégia de marketing para saber aonde e como chegar.

Marot GandolfiMultifoco Comunicação e Marketing

Page 11: ThE RENTAL ShOW 2015

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

3257_anunciofinal_ok.pdf 1 24/06/14 12:05

AÇÃO SOCIAL

“PROjETO SEguNDA chANcE”

Existe há 8 anos, mas ainda não tem apoio governamental, nem patrocínio de nenhuma espécie. São pessoas comuns que contam com recursos próprios na luta contra o abandono de animais. Não tem abrigo e hospedam os cães e gatos em hotéis em que a estadia não é gratuita.

A grande maioria dos animais está debilitada, faminta e desnutrida.

A partir do resgate do animal são realizadas as seguintes ações:

• Avaliação médica e procedimentos de urgência, quando necessários;• Quarentena e realização de exames de saúde indicados;• Vermifugação;• Vacinação;• Castração;• Socialização com outros cães e pessoas;• Encaminhamento para adoção.

“Seja a mudança que você quer ver no mundo”Mahatma Gandhi

Para mais informações:www.projetosegundachance.com.br | [email protected]

Page 12: ThE RENTAL ShOW 2015

PESQUISA DE MERCADO

Pesquisa realizada em agosto pela ALEC em parceria com a Survey Monkey revela o cenário do mercado e clareia o horizonte para tomada de decisões estratégicas no segmento de locação. É importante sair do “achismo” e ter base mais sólida para as ações de sua empresa.

FATuRAMENTO DA EMPRESA NO 2º SEMESTRE DE 2014 EM RELAçãO AO 2º SEMESTRE DE 2013

TAXA DE OcuPAçãO DE SuAS MáQuINAS E EQuIPAMENTOS

FATuRAMENTO DA EMPRESA EM AgOSTO EM cOMPARAçãO A juLhO

VALORES DE LOcAçãO DAS MáQuINAS E EQuIPAMENTOS

TAXA DE INADIMPLêNcIA

MELhOR AuMENTANDO

MELhOR AuMENTANDO

AuMENTANDO

48,57% 22,9%

17,14% 11,43%

37,14%

28,57% 54,3%

28,57% 51,43%

51,43%

22,86% 22,9%

54,28% 37,14%

11,43%

IguAL ESTáVEL

IguAL ESTáVEL

ESTáVEL

PIOR DIMINuINDO

PIOR DIMINuINDO

DIMINuINDO

Made for yourPerto de você ondevocê estiver

Melhor conforto e sensação de segurança

Ótima performance e fácil utilizaçãoFácil manutençãoExcelente robustez e durabilidade

HAULOTTE ARGENTINA - RUTA PANAMERICANA Km. 34,300 (Ramal A Escobar) - 1615 GRAN BOURG (Provincia de Buenos Aires) - ARGENTINA - tel: +54 3327 445991HAULOTTE DO BRASIL - Av. Tucunaré, nº 790 - CEP 06460-020 - Tambore - Barueri - Sao Paulo - BRASIL - E-mail: [email protected] - tel: +55 11 4196 4300HAULOTTE CHILE - El Arroyo 840, Lampa (9380000) - Santiago (RM) - CHILE - E-mail: [email protected] - tel: +562 2 3727630HAULOTTE MÉXICO - Calle 9 Este, Lote 18, Civac, Jiutepec, Morelos - C.P. 62578 - Mexico - E-Mail: [email protected] - tel: +52 7 773 217 923

www.haulotte.com.br

More than lifting

Page 13: ThE RENTAL ShOW 2015
Page 14: ThE RENTAL ShOW 2015

Você acaba de alugar uma Furadeira Elétrica. Existem vários tipos e marcas de Furadeiras Elétricas no mercado. Elas possuem dupla isolação e requerem basicamente os seguintes cuidados:

• Conforme a NR18 (18.21.1) “A execução e manutenção das instalações elétricas devem ser realizadas por trabalhador qualificado e a supervisão por profissional legalmente habilitado”. • Assegure-se de que a voltagem da rede é a mesma do equipamento. • A ligação elétrica deve ser feita por intermédio do conjunto tomada/plug macho. • O cabo de ligação e possíveis extensões deverão ser compostos por cabos de condução elétrica com proteção mecânica do tipo PP.

Cuidado com as extensões: • O cabo de ligação deverá ser inteiriço, sem emendas, de modo que não haja correntes de fuga. • O circuito de alimentação deverá ser protegido por interruptor de corrente de fuga do tipo “DR”. • As engrenagens do mandril deverão estar em perfeito estado, sem que nenhuma esteja faltando ou amassada. • A chave do mandril deverá acompanhar a furadeira e suas engrenagens devem estar em perfeito estado.

- Verifique se a Furadeira está com seus respectivos acessórios. Para sua maior segurança utilize luvas e óculos de segurança.- Verifique se a Furadeira a ser utilizada é correta para o seu trabalho. Se as brocas estão de acordo com a capacidade de perfuração e se serão utilizadas com impacto (brocas de widea) ou sem impacto (brocas aço rápido ou carbono). Para isso, ajuste corretamente as funções da Furadeira (velocidades, com impacto e sem impacto). Observe se essas mudanças de funções devem ser efetuadas com a Furadeira parada ou em funcionamento. - Coloque a broca no mandril girando-o até as castanhas firmarem a broca. Utilize a chave de mandril nos três furos do mesmo para efetuar o aperto por igual. Ligue a Furadeira para verificar se a broca não está oscilando. - Ao executar os furos, não faça uso nem de força, nem de peso excessivos na Furadeira. Não bata durante a furação contra o material. No caso de Furadeira com reversão, só faça uso deste recurso com a Furadeira parada.

FuRADEIRA ELÉTRIcA

Lembre-se, conforme a NR18 (18.22.1) “A operação de máquinas e equipamentos que exponham o operador ou terceiros a riscos, só pode ser feita por trabalhador qualificado e identificado por crachá”.

Av. Mandaqui, 67 – Bairro do LimãoCEP: 02550-000 – São Paulo/SP

www.alec.org.br – [email protected]: 11 3965-9819 | 3965-9599

Associação Brasileira de Locadores deEquipamentos para Construção e Bens Móveis

Page 15: ThE RENTAL ShOW 2015
Page 16: ThE RENTAL ShOW 2015

Você acaba de alugar uma Serra Circular Manual. Há vários tipos e marcas de serras, porém todas requerem basicamente os mesmos cuidados.

Elas são de fácil operação, apropriadas para cortes de madeiras, aglomerados, compensados e revestidos.

Estas ferramentas possuem dupla isolação, mesmo assim exigem basicamente os seguintes cuidados:

- Conforme a NR18 (18-21-1) “A execução e manutenção das instalações elétricas devem ser realizadas por trabalhador qualificado e a supervisão por profissional legalmente habilitado”. - Assegure-se de que a voltagem da rede é a mesma do equipamento. - A ligação elétrica deve ser feita por intermédio de conjunto tomada / plug macho.- O cabo de ligação e possíveis extensões deverão ser compostos por cabos de condução elétrica com proteção mecânica, do tipo PP. - Cuidado com as extensões.- O cabo de ligação deverá ser inteiriço, sem emendas, de modo a não haver correntes de fuga. - O circuito de alimentação deverá ser protegido por interruptor de corrente de fuga do tipo “DR”. - Verifique se a chave para a troca e aperto da lâmina de serra que acompanha a ferramenta corresponde ao diâmetro correto. - Verifique se a guia reta de corte está em perfeito estado. Para sua segurança e exatidão certifique-se de que está alugando a Serra compatível ao trabalho a ser executado. Quanto maior for a necessidade da capacidade de corte, maior deverá ser a potência da Serra. Em caso de dúvida consulte seu LOCADOR. - Verifique se a Serra está com seus respectivos acessórios. - Para sua maior segurança utilize luvas, óculos de segurança e protetor auricular. - Verifique se a lâmina da Serra está corretamente fixada no eixo. - Verifique se a lâmina da Serra é compatível com a rotação (RPM) da ferramenta e se está com todos os dentes em ordem. - Verifique se a lâmina da Serra é adequada ao material a ser serrado. - Somente coloque ou retire a lâmina da Serra na ferramenta com o uso da chave apropriada. - Verifique a regulagem de altura para ajustar a capacidade de corte. - Ao executar a tarefa de serrar, não faça uso nem de força nem de peso excessivos na Serra. - Nunca retire a coifa de proteção do disco de corte. Cuidados devem ser tomados com a posição dos dedos do operador, nunca deixando-os em posição de risco.

SERRA cIRcuLAR MANuAL

Lembre-se, conforme a NR18 (18.22.1) “A operação de máquinas e equipamentos que exponham o operador ou terceiros a riscos só pode ser feita por trabalhador qualificado e identificado por crachá”.

Av. Mandaqui, 67 – Bairro do LimãoCEP: 02550-000 – São Paulo/SP

www.alec.org.br – [email protected]: 11 3965-9819 | 3965-9599

Associação Brasileira de Locadores deEquipamentos para Construção e Bens Móveis

Page 17: ThE RENTAL ShOW 2015

17 - Rental News - setembro-outubro/2014

FIQUE POR DENTRO

A REgIãO DE SOROcAbA TEM AgORAuM DIRETOR E uM gERENTE

SINDuScON cOMPLETA 80 ANOS

INTEgRANTES DA ANALOc REÚNEM-SE NA cONcRETE ShOW

Em 10 de setembro foram reunidas mais de 40 locadoras da região de Sorocaba quando a ALEC pôde escutar as necessidades, dificuldades e interesses comuns. Detectou-se a importância de se nomear ao menos dois responsáveis por esta região e a Associação. Em 18 de setembro, em uma nova reunião, foram escolhidos um Diretor e um Gerente Regional para fazer a interface com a ALEC, agilizar o contato, promover encontros com mais frequência, disseminando assim treinamentos, conhecimento e informação.

O Sinduscon-SP comemorou em 23 de setembro na Sala São Paulo, em São Paulo, 80 anos de fundação. Durante a cerimônia também foi realizada a posse solene da nova Diretoria, Conselho Fiscal e Conselho Consultivo, gestão 2014/2016. A entidade passa a ser presidida por José Romeu Ferraz Neto.

Representantes das entidades integrantes da ANALOC - Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações Representantes dos Locadores de Máquinas, Equipamentos e Ferramentas participaram de uma reunião realizada em 28 de agosto no Restaurante do Pavilhão de Exposição Imigrantes, das 10h às 12h. Aproveitou-se a ocasião em que a maioria estava em São Paulo para visitar a Concrete Show para juntar todos e tratar assuntos pendentes. Mais uma etapa cumprida.

Fotografia: Thiago Capodanno

Assumiram os cargos:

DIRETOR REGIONALSidnei Xavier Santos

Kaisen Locações

GERENTE REGIONALMilton Reis Barbosa

Degraus Andaimes & Máquinas

“O Grupo 3A que é composto por empresas de Bauru, Marília e São José do Rio Preto sempre participa dos eventos como o ALUGAR promovidos pela ALEC. A reunião de hoje foi bem produtiva, conversei com locadoras que não conhecia, a região estava carente e acredito que a iniciativa renderá bons frutos.”

Rodrigo Augusto3A Equipamentos (associada à ALEC)

“Recebo a Revista Rental News, e-mails com várias informações, mas não conhecia profundamente o trabalho da ALEC, nem tinha noção de como estava o tamanho do mercado nacional e internacional. Após a reunião de hoje pretendo me associar.”

Tulio JagasCordeiro Locações - Sorocaba

“Na apresentação que vi aqui nesta tarde fiquei surpreso com o tamanho e o potencial do mercado de locação no Brasil, existe ainda um bom caminho a percorrer. Este evento foi muito bom para conhecer as outras locadoras.”

Carlos Alberto RodriguesAndaime Norte - São Paulo e Sorocaba

DEPOIMENTOS

Page 18: ThE RENTAL ShOW 2015

18 - Rental News - setembro-outubro/2014

FIQUE POR DENTRO

8ª cONcRETE ShOW – uM EVENTO PARA REAQuEcER O MERcADO

Um dos mais importantes eventos do segmento da construção civil da América Latina, a 8ª Concrete Show South America, aconteceu entre 27 e 29 de agosto no Pavilhão Imigrantes em São Paulo, trazendo novidades em tecnologia e serviços para obras em infraestrutura, residenciais e industriais.

A ALEC esteve presente com um stand institucional e fez importantes contatos com possíveis novos associados e estreitou relacionamentos com outras Associações, associados, parceiros, além de divulgar suas ações.

Mais de 30 mil pessoas visitaram o evento que contou com 600 expositores, entre eles 30 associados à ALEC.

ANDMAX ANVI ASSESSORIA INTEgRADA

Page 19: ThE RENTAL ShOW 2015

19 - Rental News - setembro-outubro/2014

bARAM

cASA DO cONSTRuTOR

FINITI FORTEQuIP

bETOMAQ

cSM

FORT

hILTI

bRuDDEN

EMIT

hONDA huSQVARNA

Page 20: ThE RENTAL ShOW 2015

20 - Rental News - setembro-outubro/2014

FIQUE POR DENTRO

MEcAN

RAISMAN

SITI

LOcAbENS

MENEgOTTI

ROThENbERgER

TOWERS/KÄRchER

LOcguEL

METAX

SISLOc

Page 21: ThE RENTAL ShOW 2015

OS MELHORES PRODUTOSPARA TODO OS TIPOS DE OBRA.

A MECAN agora disponibiliza também o Andaime Fachadeiro Mecanofl ex, com 900mm de largura.

- É ideal para montagem em espaços menores.

- Tudo para aumentar a produtividade da sua obra com mais segurança e efi ciência.

- Produto em conformidade com a NR18.

www.mecan.com.br

ANDAIMES • ELEVADORES • ESCORAMENTOSLOCAÇÃO • VENDAS • SERVIÇOS

0800 200 00 10

TRIuNFO

WAcKER NEuSON

TuPER

WEbERMT

VIbROMAK

Page 22: ThE RENTAL ShOW 2015

22 - Rental News - setembro-outubro/2014

MISSÃO TÉCNICA

MISSãO TÉcNIcA RENTAL ALEc: “ThE RENTAL ShOW 2015”

Rumo ao evento mais importante do mercado de locação do mundo!

A ALEC está organizando uma missão técnica para o evento “The Rental Show” que acontecerá em fevereiro de 2015, em New Orleans, nos Estados Unidos.

Trata-se do evento mais importante do segmento rental que reúne mais de 900 expositores de todos os tipos de equipamento. Para quem quer estar por dentro das novidades do setor é uma excelente oportunidade.

No programa estão iNcluídos:

• Tradutor bilíngue com acompanhamento para visitação em grupos.• Passagem aérea ida e volta.• Hospedagem por 8 dias e 7 noites nos hotéis Hilton ou Hyatt.• Saída: 21/02/15 | Retorno: 28/02/15.• Assistência aos visitantes do evento The Rental Show no lobby dos hotéis das 9h às 10h30.• Kit de informações.• Seguro viagem.• Grupos de visitação às locadoras da região.• Transfer aeroporto/hotel/aeroporto.

Hospedagem e Passagem aérea (via Washington) pela United Air Lines*Nem ALEC e nem a WISH são responsáveis pelo passaporte, visto e despesas decorrentes deles.

programação

21/02 Embarque no Voo United 860, às 00h05, São Paulo-Washington - Chegada às 6h45Embarque Washington às 12h20 - Chegada em New Orleans às 13h51

22/02 Visitação a The Rental Show com o grupo ALEC (Noite livre)

23/02 Visitação a The Rental Show com o grupo ALEC (Noite livre)

24/02 Visitação a The Rental Show com o grupo ALEC (Tarde livre)

25/02 Visitação às locadoras da regiãoSerão formados dois grupos com tradutor bilíngue para acompanhamento nas visitas

26/02 Visitação às locadoras da regiãoSerão formados dois grupos com tradutor bilíngue para acompanhamento nas visitas

27/02 Dia livre

28/02 Retorno ao Brasil pelo Voo United 6044 às 17h30

Page 23: ThE RENTAL ShOW 2015

23 - Rental News - setembro-outubro/2014

MISSãO TÉcNIcA RENTAL ALEc: “ThE RENTAL ShOW 2015”

Rumo ao evento mais importante do mercado de locação do mundo!

Taxa de inscrição a ser paga na data de confirmação da viagem:Associado: U$ 120.00Não associado: U$ 220,00

Taxa de visitação às locadoras. A contratação deverá ser realizada no ato da inscrição:Incluso: Transfers, Acompanhante BilíngueAssociados: U$ 100,00Não associado: U$ 150,00

Parte aérea uS$ 1.333,96Pagamento em até 6x no cartão

Hotelaria - Pacote de 8 dias e 7 noites

condições de pagamentoCartão de Crédito: 30% de entrada e saldo em 06 parcelas sem juros.À vista: Depósito bancário em conta corrente ou em parcela única com cartão de crédito.Parcelado: 30% de entrada + saldo em até 60 dias antes do embarque convertidos ao câmbio do dia do vencimento de cada parcela.

Suporte localA ALEC terá um funcionário bilíngue que fará plantão em cada lobby dos hotéis das 9h às 10h30.

Ingresso para The Rental ShowApós confirmar sua viagem e pagar a taxa terrestre, o Locador receberá o formulário “The Rental Show” para informar seus dados para fazer sua inscrição e também informações complementares.O Locador deverá preencher o Formulário “The Rental Show” informando seus dados.O ingresso da Feira tem valor variável dependendo da data de confirmação.Quem confirmar a inscrição antes terá um desconto. Os Locadores poderão participar das palestras do evento “The Rental Show” mediante o pagamento do valor, conforme consta no formulário.

A relação das empresas a serem visitadas será fornecida próxima à data da viagem.Despesas com passaporte e visto americano não estão incluídas e devem ser providenciadas pelo viajante.Refeições e extras no hotel não estão incluídos.

Valores do investimento para conhecer o maior mercado de rental do mundoOs valores que constam nesta programação são por pessoa e estão expressos em USD (dólares americanos), válidos somente para pré-pagamento no Brasil e estão sujeitos a reajustes e disponibilidade de hospedagem sem aviso prévio, caso haja mudança na política comercial por parte dos fornecedores (companhia aérea, hotéis) ou ainda variações cambiais.Valores sujeitos a reajuste e disponibilidade no ato da solicitação da reserva.

Individual Apto. Duplo Apto. Triplo Apto. Quádruplo

hyatt US$ 1.985,00 US$ 1.080,00 US$ 875,00 US$ 780,00

hilton US$ 2.775,00 US$ 1.475,00 US$ 1.135,00 US$ 960,00Os preços estão em dólares e serão convertidos para Real na data do pagamento.

Page 24: ThE RENTAL ShOW 2015

24 - Rental News - setembro-outubro/2014

ESPECIAL - GERAFORÇA

DEPOIMENTO HELIO LAMBERTIComecei a atuar com locação em 1970. Trabalhava numa firma de produtos químicos que possuía ações de uma empresa que fabricava moto-compressores no Brasil. Quando a companhia encerrou suas atividades, ficou com 8 moto-compressores como parte do pagamento. Para recuperar parte do investimento, recebi o convite para vendê-los.

Após 60 dias, a resposta era sempre a mesma: “A Moto-Compressor fechou no Brasil, como fica a reposição de peças, não tem filial nem representante no local?”. Percebi que a locação era um mercado excelente e dei a ideia aos acionistas que concordaram em abrir uma locadora, desde que assumisse a gerência.

Em 2 anos de atividade, de 8 máquinas passamos para 200 na frota. Alugávamos geradores e compressores para empresas como: Refinaria de Paulínia e São José dos Campos (Replan e Revap), Transamazônica, Ponte Rio-Niterói e entre outras, as construtoras passaram a alugar em vez de comprar, porque locação entra em despesas e é melhor ter o lucro em R$ no caixa do que em equipamentos.

Ficando 30 anos como diretor desta empresa, adquiri um bom conhecimento sobre locação e, até hoje, com 43 anos no ramo, continuo aprendendo, a vida é uma eterna escola.

Como todo setor apresenta altos e baixos, muitas vezes, com a falta de obras em São Paulo, parti para outros estados, para atender “grandes obras” como a Refinaria Gabriel Passos- RS, Alcoa – São Luis – MA, Cia. Siderúrgica – Tubarão – ES,

Aeroporto Galeão – RJ, entre muitas outras. Hoje há locadoras e construtoras idôneas para atender o mercado em todos os estados.

Com saudade, observo o “sumiço” de grandes construtoras e outras absorvidas por outros grupos a CCA, Tenenge, Nordon, Ecel, Ecisa, Imeel, Itaipuan, Nielsen, Montreal, entre tantas outras.

Há 20 anos como Diretor Comercial da Geraforça, acho que este segmento ainda é promissor, não só pela deficiência do setor energético, mas pelo que o Brasil ainda tem a realizar. O potencial é muito grande, basta manter a firma bem estruturada e trabalhar sério, atendendo todas as necessidades do cliente, auxiliando no dimensionamento dos geradores e precauções sobre o uso para evitar acidentes. Na Geraforça, adotamos a filosofia de “quem não é maior, tem que ser o melhor”. Agregar valores na locação também é importante.

Acredito que 2015 ainda será um ano difícil para as locadoras, principalmente por causa das eleições, até “novos governantes assumirem seus cargos”, analisarem toda situação do governo anterior e darem continuidade às obras ou abertura de novas demora muito tempo, além de outros índices pessimistas.

Em qualquer segmento de mercado, a energia elétrica está presente, logo a demanda é muito grande, o que facilita a locação. Há meios de enfrentar 2015, é só ter garra e não querer obter o mesmo lucro dos anos anteriores.

Helio LambertiDiretor Comercial

Geraforça – Locação e Com. Equipamentos Ltda.

Page 25: ThE RENTAL ShOW 2015

25 - Rental News - setembro-outubro/2014

EM FOCO

geradores Portáteis QAS 360 e QAS 550

Os geradores portáteis QAS 360 e QAS 550, da Atlas Copco, ocupam exatamente metade do espaço do que outros similares, na faixa de potência entre 360 e 550 kVA. De fabricação 100% nacional, na prática esses geradores reduzem pela metade os custos de frete e contam com outras vantagens, como o risco zero de contaminação do solo.

ATLAS cOPcO11 3478 8700 | [email protected] | www.atlascopco.com.br/energiaportatil

Aplicativo de pós-vendas para dispositivos móveis

Aplicativo móbile de Pós-Vendas com sistema operacional Android ou IOS que pode ser instalado no Tablet ou Smartphone. Um novo canal que auxiliará na redução de gastos com manutenção e preservação dos equipamentos. Para baixar o APP basta acessar o Apple Store ou Google Play e buscar por Menegotti.

[email protected] | (47) 3275-8082 | www.menegotti.ind.br

Dispositivo de Segurança

Um dispositivo, desenvolvido pela CSM, amplia a segurança na operação das betoneiras da marca. O mecanismo, dotado de botão de emergência, quando acionado, interrompe de maneira imediata o funcionamento da betoneira e, em casos de queda de energia, impede que a máquina volte a ligar automaticamente.

cSM47 3372-7600 | www.csm.ind.br

Nova linha de Plataformas Aéreas hA16 RTj - hA16 RTO - hA16 RTjPRO

Alcança 16 metros de altura, 8.3 metros de alcance com 7.65 m de altura livre; capacidade de carga de 230 kg; cesto modular com 1.83 m X 0.80 m; capacidade de carga 230 kg e velocidade de elevação que, com menos de 40 segundos, pode chegar a altura máxima.

hAuLOTTE11 4196 4300 | [email protected] | www.haulotte.com.br

Page 26: ThE RENTAL ShOW 2015

26 - Rental News - setembro-outubro/2014

CURSOS FEIRAS & EVENTOS

OuTubROAlugar Manutenção compactação + Placa MENEgOTTI

DATA LOCAL30/10/2014 ALEC

NOVEMbROTreinamento Técnico Linha hammer MAKITA

DATA LOCAL

12/11/2014 Fábrica da Makita São Bernardo do Campo - SP

Treinamento Técnico Linha hammer MAKITADATA LOCAL

13/11/2014 Fábrica da Makita São Bernardo do Campo - SP

DEZEMbROAlugar Manutenção Misturadores MENEgOTTI

DATA LOCAL18/12/2014 ALEC

FEIcON bATIMAT Nordeste23, 24 e 25 de outubro de 2014

Centro de Convenções de PernambucoOlinda/PE

www.reedalcantara.com.br

jANTAR DE cONFRATERNIZAçãO ALEcO RENTAL EM NEW ORLEANS

28 de novembro de 2014Mansão Cidade Jardim - São Paulo/SP

www.alec.org.br

bAuMA chINA25 a 28 de novembro de 2014

Shangai, China www.bauma-china.com

MISSãO TÉcNIcA RENTAL ALEc “ThE RENTAL ShOW 2015”Saída: 21/02/15 | Retorno: 28/02/15

www.alec.org.br

NOVOS ASSOcIADOS

bETEL LOc SERVIcE(Locadora) - Marabá - MA betellocservice.com.br/internas/localizacao.htm

Produtos: Andaimes, escoras, betoneira, ferramentas elétricas, compactador, placa vibratória, bombas, martelos, retroescavadeira.

cONTAINER SEguRANçA(Locadora) - Campinas - SP www.containerseguranca.com.br

Produtos: Containers, banheiros, sanitários, chuveiros e módulos habitáveis.

gc LOcAçÕES(Locadora) - São Bernardo Do Campo - SP

Produtos: Compressores de ar e secador de ar comprimido.

jAAL cOMERcIO E SERVIçOS(Locadora) - São José dos Campos - SP www.jaal.com.br

Produtos: Plataforma aérea, tesoura e articulada elétricas.

MAgO LOcAçãO E SERVIçOS LTDA.(Locadora) - São Paulo - SPwww.magoservicos.com.br

Produtos: Dumper 1,5t, 2t, torre de iluminação 4000w, empilhadeira 3t, betoneiras 600l.

MANITOu bRASIL(Fabricante) - São Paulo - SPwww.manitou.com

Produtos: Plataformas elevatórias, manipuladores telescópicos, minicarregadeiras, empilhadeiras.

METALPAMA INDÚSTRIA E cOMÉRcIO(Fabricante) - Birigui - SP www.metalpama.com.br

Produtos: Betoneiras, andaimes tubulares e seus acessórios (pisos metálicos, guarda corpo, escadas, rodízios e sapatas), escoras de lage tubulares, carrinhos de mão, carrinhos armazém, gabinetes de aço para cozinha.

Page 27: ThE RENTAL ShOW 2015
Page 28: ThE RENTAL ShOW 2015