textos e ilustrações fábio souza - ultra safeuma corda para montar sistemas de tracionamento como...

6
INFORME TÉCNICO ULTRA SAFE #6 USO DE TRAVA QUEDAS NOS TRABALHOS EM ALTURA E RESGATE Textos e ilustrações Fábio Souza Informe Técnico Ultra Safe#6 - Uso de trava quedas - maio/2020 pág 1/6

Upload: others

Post on 25-Oct-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Textos e ilustrações Fábio Souza - Ultra Safeuma corda para montar sistemas de tracionamento como em um 3:1 em Z. Além disso também é usado em manobras de resgate por cordas

informe técnico ultra safe #6

uso De traVa QueDas nos traBalHos em altura

e resGate

Textos e ilustraçõesFábio Souza

Informe Técnico Ultra Safe#6 - Uso de trava quedas - maio/2020 pág 1/6

Page 2: Textos e ilustrações Fábio Souza - Ultra Safeuma corda para montar sistemas de tracionamento como em um 3:1 em Z. Além disso também é usado em manobras de resgate por cordas

o dispositivo trava quedas é um dos principais elementos de segurança para os trabalhos que necessitam de uma rápida intervenção na retenção de uma queda. Quando seu uso é feito de forma adequada,a atuação é muito rápida fazendo com que o fator de queda seja reduzido assim como as consequências advindas de uma força de impacto da desaceleração. como qualquer outro dispositivo de segurança, as recomendações de uso e de compatibilidade do fabricante devem ser muito bem conhecidas pelos usuários e respeitadas sempre. os trava quedas são divididos entre os retráteis e os deslizantes. os deslizantes ainda podem ser produzidos para uso em trilhos, cabos de aço ou cordas de material sintético. são muitas as diferenças e detalhes que poderiam ser pontuados dentro desse assunto tão amplo, sendo assim nesse informe vamos tratar da aplicação dos trava quedas deslizantes para cordas, principalmente com foco em uma das soluções da ultra safe para atividades de resgate e acesso por cordas: o trava quedas Bloccare.

uso De traVa QueDas nos traBalHos em altura e resGate

Informe Técnico Ultra Safe#6 - Uso de trava quedas - maio/2020 pág 2/6

PrincÍPios De funcionamento e aPlicaÇÕesO dispositivo trava quedas possui a função de deslizar livremente em um sentido e acionar um mecanismo de bloqueio quando exigido no sentido contrário, ou seja, se houver uma queda.

De acordo com a norma técnica nacional, quando o mecanismode bloqueio não é exigido, o trava quedas deve deslizar livremente tanto para baixo como para cima sem necessidade de ação humana, entretanto sabemos que não é o que ocorre com a grande maioria do equipamentos disponíveis. Na parte da descida é onde mais ocorre o problema, pois o dispositivo acaba travando na corda e impede a descida livre sem uma intervenção.

A nBr 16489 orienta que em linhas fl exíveis é possível instalar um peso na parte inferior da corda para servir como um lastroe assim o trava quedas deslizar com facilidade.Esse problema pode ser reduzido também quando montamos linha de vida debreável e a deixamos tensionada. Facilita muito a vida de quem precisa se deslocar em uma escada por exemplo e o sistema fi ca muito mais seguro para o caso de uma emergência e necessidade de resgate.No caso acima estamos falando de um trabalhador que precisa se deslocar por uma escada, um torre de transmissão ou outro tipo de deslocamento vertical se apoiando em estruturas.

Outro uso muito importante para o trava quedas está nas atividades de acesso por corda, onde o profi ssional necessita se deslocar em atividades de ascensão e descensão com seu sistema de trabalho e o trava quedas (sistemas de segurança) deve acompanhá-lo o tempo todo e mantendo um fator de queda mínimo. Nas atividades de acesso por cordas esse dispositivoé muito exigido e seu funcionamento deve ser livre para queo profi ssional não precise ajustar o tempo todo a altura do seu posicionamento ou fi car liberando para que a descida/subidaseja efi caz.

Page 3: Textos e ilustrações Fábio Souza - Ultra Safeuma corda para montar sistemas de tracionamento como em um 3:1 em Z. Além disso também é usado em manobras de resgate por cordas

uso De traVa QueDas nos traBalHos em altura e resGate

Informe Técnico Ultra Safe#6 - Uso de trava quedas - maio/2020 pág 3/6

No resgate vertical em altura ou espaço confi nado podemos encontrar muitas aplicações para o trava quedas.O dispositivo pode estar em um sistema de captura de progresso em sistemas de vantagem mecânica e içamentos, pode estar em um sistema paralelo de segurança no acompanhamento da descida ou subida de uma maca. É também utilizado na captura de uma corda para montar sistemas de tracionamento como em um 3:1 em Z. Além disso também é usado em manobras de resgate por cordas onde resgatista e vítima descem juntos por um mesmo sistema de cordas (trabalho e segurança). Esse tipo de aplicação deixa algumas dúvidas para os usuários e precisamos esclarecer algumas delas neste informe.

A primeira que coisa que precisamos entender é que não existe trava quedas para duas pessoas. O trava quedas é um equipamento de proteção individual, ou seja, foi fabricado e testado para o uso de apenas uma pessoa. Está dentro da certifi cação de uma norma para apenas uma pessoa e mesmo que aqui no Brasil ele tenha perdido sua posição dentro do Anexo 1 da NR-6 como EPI, ele continua a ser um equipamento de proteção individual.

entÃo Por Que usamos no resGate com Duas Pessoas?É importante entendermos que o trava quedas é fabricado para uso comum de trabalho em situações normais laborais. A aplicação em um resgate entra em um cenário anormal onde algo inesperado aconteceu e precisa ser resolvido com brevidade e segurança. Nesse caso estamos tratando de uma aplicação muito mais técnica e feito por pessoas bem treinadas e com artifícios que deixam o seu uso seguro mesmo prevendo carga de duas pessoas. Entretanto não é qualquer trava quedas que fi ca seguro dentro de um sistema de resgate com mais que uma pessoa caindo e esperando que o trava quedas atue para essas duas pessoas.

como assim, nem toDo traVa QueDas é seGuro?Entendam que por resistência de material, sim os trava quedas são muito resistentes e testados dentro de parâmetros iguais. De acordo com nossa norma de referência, a nBr 14.626, o dispositivo é exigido em teste de tração com carga de pelo menos 15kN, ou seja, é construído de forma a aguentar. É testado também com a queda de uma massa de 100 kg. O problema em um resgate envolvendo cordas não é esse. Muito provavelmente o trava quedas não vai quebrar. A questão é outra.Durante o resgate, de acordo com o fator de queda em que esse dispositivo esteja e a quantidade de massa que ele deverá reter, haverá um aumento de energia cinética e no momento do travamento essa energia será dissipada na corda. Nessa queda o maior de todos os riscos são os danos severos para a corda onde pode existir rompimento da capa ou até mesmo da alma.

uso do Bloccare em acesso por cordas. o cordim de 4mm ajuda a trazer o dispositivo junto na descensão.

Page 4: Textos e ilustrações Fábio Souza - Ultra Safeuma corda para montar sistemas de tracionamento como em um 3:1 em Z. Além disso também é usado em manobras de resgate por cordas

uso De traVa QueDas nos traBalHos em altura e resGate

Informe Técnico Ultra Safe#6 - Uso de trava quedas - maio/2020 pág 4/6

como os faBricantes tratam Disso?Para que a operação de um resgate com duas pessoas esteja segura com o uso de um único trava quedas, os fabricantes produzem absorvedores de energia “calibrados” para dissipar essa energia de uma forma que não impactem o corpo humano, mas que também preservem a corda ou o local onde esse trava quedas esteja conectado. O segredo do uso seguro está no fator de queda e na capacidade do absorvedor de energia atuar nesse tipo extremo de uso. Poucos fabricantes realmente possuem ABS com essas propriedades e muitos profi ssionais da área de acesso por cordas e resgate ainda utilizam equipamentos inadequados.Uma solução possível para dividir esse problema seria trabalhar com 3 cordas, ou seja, uma para o descensor e mais dois trava quedas separados. Mesmo assim uma prática um pouco complicada e de acordo com o local e tipo de trava quedas seria um tanto quanto inefi caz.Sendo assim se o sistema está previsto para duas pessoas caírem em apenas um trava quedas, é necessário utilizar a ferramenta correta. Trataremos mais a frente dos detalhes do Bloccare da Ultra Safe que é um trava quedas realmente testado com 200 quilos e em um Fator de Queda 2.

uso seGuro Do traVa QueDasNo cinturão de segurança só existem dois pontos onde o trava quedas pode e deve ser conectado: no ponto peitoral ou no dorsal. Esses pontos são testados para a retenção de uma queda. Se o resgate é feito com um cinturão abdominal (cadeirinha) então não existe nesse equipamento um local adequado para instalar o trava quedas.Em situação de trabalho o trava quedas deslizante preferencialmente deve ser colocado no ponto peitoral por muitos fatores. Pela facilidade de conectar o equipamento, para retirar, para visualizar quando em uso, para inspecionar e principalmente pelo risco que se corre no caso de uma queda quando se está escalando uma estrutura.Uma queda pelo ponto dorsal estando com uma estrutura a frente (escada por exemplo) haverá projetação da face do usuário contra a estrutura e risco de batida de nariz, boca, olhos, pescoço e a geração de lesões graves. Além disso sair por conta própria da situação de suspensão será bem mais difícil. No caso de um resgate também trará difi culdade para a aproximação e conexões para tirar a vítima da situação indesejada. Portanto se suas atividades são feitas com escalada de frente com estruturas, use sempre o ponto peitoral do cinturão para conectar o trava quedas.No acesso por cordas algumas situações exigem o uso do ponto dorsal para proteger o equipamento contra a projeção de fagulhas, calor e até produtos químicos, entretanto são situação específi cas.

sistema montado para a descida de uma vítima.o Bloccare atua como segurança para o caso de falha na corda principal.

sistema montado para a descida de para a descida de

o Bloccare atua como segurança para como segurança para o caso de falha na corda principal.corda principal.

Page 5: Textos e ilustrações Fábio Souza - Ultra Safeuma corda para montar sistemas de tracionamento como em um 3:1 em Z. Além disso também é usado em manobras de resgate por cordas

uso De traVa QueDas nos traBalHos em altura e resGate

Informe Técnico Ultra Safe#6 - Uso de trava quedas - maio/2020 pág 5/6

outras situações de segurança que a serem consideradas no uso de trava quedas deslizante são:• temperaturas extremas: o frio ou o calor em excesso podem prejudicar o funcionamento do equipamento, principalmente o calor que pode dilatar os metais e fazer com que o acionamento do bloqueio seja prejudicado.• umidade: o acionamento do bloqueio em uma linha de vida de corda pode ser prejudicado e existir um maior deslizamento no caso de um local muito úmido.• Poeira: atividade em locais com geração de muito pó e poeira como de carvão, açúcar e granulados devem ter uma certa restrição para o uso de trava quedas deslizante devido as interferências no acionamento dos mecanismos de funcionamento e bloqueio.• uso coletivo da linha de vida vertical: a subida ou a descida por uma linha vertical deve ser feita por uma pessoa por vez, sendo que é necessário o primeiro usuário se desconectar da linha para que o outro se conecte. Essa prática segura evita que em caso de acidente uma pessoa caia sobre a outra.

traVa QueDas BloccarePensando nessas diferentes situações de uso no trabalho e no resgate, a Ultra Safe desenvolveu um trava quedas muito robusto e seguro para uso em situações extremas como o resgate por cordas.

O Bloccare está dimensionado, graças ao absorvedor de energia, para uso e retenção da queda de uma ou duas pessoas com um limite de carga de 200 kg. Os testes do dispositivo foram feitos em um Fator de Queda 2 com uma queda de 200 kg agindo sobre uma corda. Os resultados de deslizamento máximo e preservação da corda foram aprovados conforme norma técnica nacional. Dentro dos testes previstos, o dispositivo apresentou deslizamento máximo na corda de 1 cm e a força de impactode 5,4 kN.

Apesar de ser um equipamento muito robusto o seu peso e tamanho são bem interessantes para o kit de qualquer profi ssional de resgate, acesso pro cordas ou atividade de trabalho em altura que necessita de deslocamento por linha de vida fl exível.A facilidade de abrir, fechar e tirar da corda também ajudam muito quem precisa estar suspenso por cordas e realizar manobras de trabalho ou resgate complexas onde é necessário trocar o equipamento de corda várias vezes. Além disso, nenhuma peça fi ca solta durante os movimentos de tirar e recolocar o trava quedas, reduzindo o risco de derrubar o equipamento ou alguma peça.

Para subidas por escadas ou estruturas o comprimento do ABS facilita bastante que o braço seja passado por baixo do Bloccare e assim mantendo sempre em um Fator de Queda reduzido e acompanhando a subida.

Nas descidas por cordas o dispositivo possui um cordim de 4mm para que o mesmo seja carregado junto e não exista interferência na atuação do mecanismo no caso de uma queda. Esse cordim possui um comprimento bem reduzido para que fi que apenas entre os dedos e não fi quem enroscados para o caso de uma emergência.

Para uso em sistemas de tração, eliminar a ação do aBs para não gerar danos no dispositivo.

Page 6: Textos e ilustrações Fábio Souza - Ultra Safeuma corda para montar sistemas de tracionamento como em um 3:1 em Z. Além disso também é usado em manobras de resgate por cordas

uso De traVa QueDas nos traBalHos em altura e resGate

Informe Técnico Ultra Safe#6 - Uso de trava quedas - maio/2020 pág 6/6

conclusÃoCompreendemos nesse informe técnico a importância que o dispositivo trava quedas possui em atividades verticaise sua aplicação no resgate. Seja subindo por uma escada, no acesso por cordas, nos resgates por cordas ou em sistemas de movimentação de macas, é fundamental compreender os limites de cada equipamento e as indicaçõesde uso que o fabricante faz.

O uso inadequado de um equipamento pode levar a uma situação insegura ou até mesmo a um acidente. Os principais riscos estão no funcionamento inadequado do dispositivo e ou nos danos que o trava quedas pode gerar na linha de vida ou no sistema onde esteja conectado e atuando.

A Ultra Safe lançou o Bloccare pensando principalmente no público que necessita de uma atuação mais rigorosa do equipamento e com cargas elevadas de trabalho, mas ele também serve para o dia-a-dia de trabalho sem a previsão de um resgate.

Mais uma vez a escolha de bons equipamentos e com especifi cações diferenciadas devem fazer parte do planejamento da atividade, da análise de risco, da verifi cação das vulnerabilidades, da experiência dos profi ssionaise da efi cácia desejada na execução do trabalho e ou do resgate. Invista sempre em bons equipamentos para obter bons resultados.

www.ultrasafe.com.br • [email protected].: 11 3613 2929 • 11 98416 0743 Tel.: 11 3613 2929 • 11 98416 0743 Tel.: 11 3613 2929 • 11 98416 0743

@ultrasafebrasil

fábio souza é Técnico em Segurança do Trabalho, professor em cursos de formação de SST, graduado em Gestão Ambiental, pós-graduado em Psicopedagogia Institucional e em Gestão de Emergências e Desastres, é escritor e Supervisor de Acesso por Cordas N3 e Coordenador de Resgate Industrial na empresa Controle Acima. Utiliza os equipamentos ultra safe em seus projetos e treinamentose é parceiro técnico da corax, empresa detentora da marca Ultra Safe.